Issuu on Google+

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 | Edição 19 | Ano 1

O ALVORADENSE

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRITO INDUSTRIAL

Digitel inaugura hoje com presença do governador Página 7

Mostra de Ciências agitou o Ginásio Municipal

Números revelam o perfil do candidato a vereador Levantamento d’O Alvoradense aponta quem são os candidatos à Câmara Municipal. Página 4

2 são analfabetos 9 tentam a reeleição 141 homens 75% não são de Alvorada O mais novo tem 19 anos

206 candidatos 65 mulheres

GENTE NOSSA A sétima arte invade Alvorada

Bandidos marcam encontro e quem aparece é a Brigada

Em abordagem de rotina, policiais descobriram esquema de receptação de carro roubados envolvendo menores Página 8

Proerd forma mais de 300 alunos Programa que deixa crianças longe das drogas e da violência será estendido no próximo semestre Página 8 Correção: ao contrário do que foi publicado neste espaço na edição 18, o Ministério Público denunciou o vice-prefeito Geovanni Garcia, mas não houve pedido de afastamento.

Governo do Estado libera R$ 145 mil para a Saúde

Valor repassado para Prefeitura será investido na compra de equipamentos Página 7

Aberto domingos e feriados

TELE ENTREGA 3044-3090

Avenida Piratini, 639 Página 11

Internacional anuncia contratação do zagueiro Juan


2

OPINIテグ

www.oalvoradense.com.br

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012


Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

www.oalvoradense.com.br

OPINIテグ 3


4

OPINIÃO editorial

www.oalvoradense.com.br

começo de conversa

Um direito de todo alvoradense JONATHAS COSTA

jonathascosta@oalvoradense.com.br

J

á virou rotina. Quase toda semana novos fatos sobre a Operação Cartola vêm a toma. E eles são divulgados a conta-gotas. Até quando? Os alvoradenses merecem, de uma vez por todas, saber detalhes sobre a investigação que apura um desvio milionário dos cofres da Prefeitura. Afinal, como ocorria o esquema? Quem autorizava quem a fazer o quê, e de que maneira? Trata-se de uma megaoperação articulada em conjunto com a Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Estado. Compreende-se

que um trabalho deste montante, envolvendo tantos órgãos, leve tempo para ser concluído. Não discutese isto. Há, no entanto, o direito de todo cidadão alvoradense, que pode ter sido lesado em milhões de reais, de saber como funcionava este esquema. A importância em divulgar um organograma claro e objetivo de como funcionava o esquema está em não culpar de antemão aqueles que podem equivocadamente terem sido incluídos neste emaranhado de acusações. Tão importante quanto isso, há também de se destacar que nesta nebulosa nuvem de incertezas, culpados podem estar se aproveitando para alegar falsa inocência. A polícia fala em “provas irrefutáveis”. Apresente-nos.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS 94810-000 www.oalvoradense.com.br Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda. CNPJ: 15.077.362/0001-58 Jornal publicado todas as segundas-feiras e distribuído de forma gratuita. VENDA PROIBIDA Redação

redacao@oalvoradense.com.br

Tel.: 3044.4751 Comercial

comercial@oalvoradense.com.br

Tel.: 3044.4741

ARTIGOS

artigos@oalvoradense.com.br

H

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

ANGELA DE ABREU RODRIGUES angeladeabreurodrigues@yahoo.com.br

á poucas semanas foi preso na região metropolitana um jovem de 17 anos, acusado de ter assassinado mais de 30 pessoas. Os dois números são assustadores, tanto a idade do criminoso, quando os crimes imputados a ele. Como pode um adolescente que deveria estar estudando e se preparando para entrar no mercado de trabalho ter tamanha frieza? Esse não foi o primeiro caso de menor envolvido em crimes bárbaros, pois há alguns anos, um outro adolescente matou cerca de doze pessoas. Houve um caso recente em que duas meninas de 13 anos mataram uma amiga e ainda arrancaram o coração da vítima, demonstrando extrema frieza, ainda mais por se tratar de alguém com quem mantinham uma relação de amizade. Triste foi o depoimento da mãe da adolescente morta, que relatou que as assassinas frequentavam sua casa diariamente e inclusive comiam no prato de sua filha. Não entendo os motivos que levam as pessoas a cometerem essas barbaridades, mas o que mais me entristece é que muitas dessas pessoas parecem que têm um prazer tão grande em praticar essas atrocidades que elas voltam a ser cometidas. Peço que Deus toque o coração desses monstros e que as famílias que tiveram as vidas de seus entes queridos ceifadas por eles consigam perdoar ou pelo menos conviver com essa dor, que não deve ser pequena. Também desejo que a alma dos que se foram de maneira tão trágica possa descansar em paz. Envie seu artigo para artigos@oalvoradense.com.br. Os textos devem conter 970 caracteres com espaço e serão selecionados, podendo sofrer alterações para adaptação de espaço.

OPINIÃO DO LEITOR opiniaodoleitor@oalvoradense.com.br

Sinaleira da Getúlio apresenta problemas mais uma vez Flávio Souza E na parada 58 nada de sinaleira ainda. Todas as sinaleiras apresentam problemas à noite aqui. Conheça os três candidatos a prefeito de Alvorada Daniel Borges Moreno Alguém me fale algo sobre o cara do metrô. Jorge Vicente File Warez Acredito que o Serginho ganhe pela má administração do Brum.

Josias Cardoso de Aguiar O Borba é o candidato mais preparado para administrar Alvorada sem dúvida nenhuma. Cristiano Teobaldi Viana Eu não duvido que candidatura é algo que se constrói, e cada um “constrói a sua meneira”. Alguns da maneira correta, durante todo o mandato, outros preferem deixar para construir nos útimos seis meses de mandato. Com uma população de “analfabetos políticos” parece que deste jeito dá mais certo. Eu não duvido de mais nada.

Os artigos e comentários desta página são de responsabilidade de quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

LAÍS MEDEIROS laismedeiros@oalvoradense.com.br

Rengueando cusco O inverno chegou e agora é pra valer! Na última semana enfrentamos temperaturas baixíssimas, algumas vezes acompanhadas de chuva. Transtornos, estresse, preguiça, vontade de tirar férias e ficar dias sem sair de casa. Tão preocupados estamos em chegar logo em casa, imoblizados por montes de roupas, que esquecemos (ou lembramos, mas em seguida ignoramos) as tantas pessoas que enfrentam a cada inverno o risco de morrer de frio. A estação traz dificuldades para todos, mas sem dúvida a maior delas é não ter roupas quentes para vestir nestes dias congelantes. A ironia é que a maioria de nós tem algumas peças sobrando no armário: guardamos algumas que não servem mais, pensando que talvez voltem a servir; algumas que saíram de moda, mas talvez voltem; algumas dos filhos que já cresceram, para olhar e lembrar de quando eram crianças. Ocupamos um espaço desnecessário nos armários e nos sótãos, deixamos as traças destruírem as peças, mas não nos animamos a passá-las adiante, a dar um destino melhor àquilo que já não tem serventia para nós. Enquanto isso, milhares de pessoas seguem adoecendo, ou até morrendo, em consequência do frio enfrentado sem as condições necessárias. Por vezes não nos damos conta de como somos privilegiados por ter um casaco ou um quilo de massa sobrando. O que para nós é trivial, para muitos é luxo. Embora a Campanha do Agasalho 2012 já tenha encerrado, muitas instituições (como igrejas, asilos e abrigos) aceitam doações o ano inteiro, independentemente de campanhas. Para quem acha difícil procurá-las, existe também a opção de deixar a doação numa caixa ou sacola visível na frente de casa: certamente se quem passar por ali estiver precisando, levará consido e fará bom uso. Roupas, alimentos, cobertores, tudo que possa ajudar a amenizar a situação precária em que muitos vivem é bem-vindo. Esta semana promete temperaturas ainda baixas, mas isso não deve ser sinônimo de sofrimento. Não é preciso muito esforço para tornar um pouquinho mais digna a vida de quem passa necessidade: através de uma atitude que não faz tanta diferença em nossas vidas, podemos salvar a vida de alguém. É algo a se levar em conta na próxima vez em que formos arrumar o armário - ou ainda hoje.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/laismedeiros


Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

OPINIÃO 5

www.oalvoradense.com.br editorial

IMAGEM DA SEMANA

POLÍCIA CIVIL / DIVULGAÇÃO / OA

redacao@oalvoradense.com.br

começo de conversa

PREVISÃO DOTEMPO AMANDA FERNANDES / OA

Temperatura aumenta, mas frio continua Nesta segunda-feira, a massa de ar polar segue mantendo o tempo firme na maior parte do Rio grande do Sul. O frio continua, apesar de as temperaturas ficarem um pouco mais elevadas. Logo cedo os termômetros ficam próximos dos 7°C. Porém, com o sol, rapidamente a temperatura sobe e deixa com máximas em torno dos 17°C. INVESTIGAÇÃO. Com a criação da Força Tarefa de homicídios da Polícia Civil houve um aumento na identificação de suspeitos de serem autores de homicídios. A ação foi implantada em 1º de junho deste ano, com duração prevista de 120 dias. Alvorada teve 44% dos crimes de homicídio esclarecidos em relação ao ano passado.

PONTO ALTO

Campanha limpa Até o momento não há sujeira eleitoral pela cidade. A população agradece, mas espera-se que até o fim do pleito o cenário seja igual. Vamos ficar de olho.

PONTO BAIXO

Segunda

Sinaleiras falham Está virando rotina. Algumas sinaleiras da Getúlio Vargas ficam mais tempo inoperantes do que em funcionamento. E a segurança, como fica?

4ºC 17ºC

Terça

Quarta

Quinta

5ºC 18ºC

7ºC 17ºC

6ºC 18ºC

Sexta

Sábado

Domingo

7ºC 21ºC

11ºC 20ºC

11ºC 17ºC


6

NOTÍCIAS política

economia

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

www.oalvoradense.com.br geral

polícia

O perfil dos candidatos a vereadores ELEIÇÕES 2012. Conheça detalhes sobre os mais de 200 candidatos às 17 vagas na Câmara de Vereadores de Alvorada

E

les estão por aí, à procura do seu voto para ocupar uma das 17 cadeiras da Câmara Municipal de Alvorada. Neste ano, 206 candidatos estão aptos a receber votos no dia 7 de outubro. Em um levantamento profundo, O Alvoradense apresenta o perfil dos candidatos deste pleito. O partido que mais possui representantes à vereânça é o PDT, com 32 candidatos. Em seguida vem o PTB, com 28, e o PSB e PT, ambos com 26. Em se tratando de coligações, apesar de haver apenas duas na eleição para prefeito, na esfera dos vereadores se formaram seis. A Renovação e Ação (PPS, PHS, PMN, PV e PSDB), União por Alvorada (PDT e PSL), Força Popular

e Democrática (PMDB, PR, DEM e PCdoB) e PT e PP (formada pelas siglas de mesmo nome), possuem 34 candidatos cada uma. A Avança Alvorada (PRB e PTB) possui 33. PSB e PSD também formaram coligação e englobam 30 candidaturas. Apenas sete candidatos são realizaram coligação. Alguns dados supreendem: dentre os 206 candidatos, dois se declararam analfabetos. A lei permite que analfabetos se candidatem a cargos nas Câmaras Municipais. O mais novo dentre todos tem apenas 19 anos. Há ainda candidatos do Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. Mais da metade são de Porto Alegre, e apenas 50 de Alvorada. Nove dos atuais vereadores tentam a reeleição. Abaixo você confere estes e outros dados que apresentam um retrato fiel da eleição de 2012 em Alvorada.

O RAIO-X RAIO X DOS DOS CANDIDATOS CANDIDATOS sexo

escolaridade

206 candidatos

65 mulheres

141 homens

partido

PDT PTB PSB PT PV PSDB PP PSC DEM PPS PCdoB PRB PSD PHS PMDB PSC PMN PR

32 28 26 26 15 10 8 7 6 6 5 5 4 2 2 2 1 1

estado civil 43,2% são casados idade

2 20 21 99 16 29 19

9,7% são divorciados

Analfabetos Ensino Fundamental Completo Ensino Fundamental Incompleto Ensino Médio Completo Ensino Médio Incompleto Ensino Superior Completo Ensino Superior Incompleto 2,9% são separados judicialmente

42,7% são solteiros

1,4% são viúvos

O mais velho tem 73 anos e o mais novo, 19 14,5% têm entre 19 e 30

4,8% têm mais de 60 27,1% têm entre 51 e 60 origem 68 interior do RS 3 Paraná

78 Porto Alegre 3 50 Santa Alvorada Catarina 3 1 Mato Grosso Goiás

18,9% têm entre 31 e 40 34,4% têm entre 41 e 50

ocupação

9 Vereadores 7 Servidores Mun. 5 Servidores Est. 1 Policial Civil 1 Policial Militar 4 Cargos de Conf. 6 Advogados

10 Professores 24 Comerciantes 6 Estudantes 9 Empresários 7 Donas de Casa 9 Aposentados

ARTE: JONATHAS COSTA / OA | FONTE: JUSTIÇA ELEITORAL


NOTÍCIAS 7

www.oalvoradense.com.br

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

política

economia

geral

polícia

DIVULGAÇÃO / OA

SEUS DIREITOS seusdireitos@oalvoradense.com.br

Propaganda eleitoral

EXPANSÃO. A empresa, com 200 colaboradores, tem planos de expansão para chegar a 8 mil m² de área construída.

Nova fábrica da Digitel inaugura nesta segunda FESTA. Governador Tarso Genro estará em Alvorada para acompanhar evento

A

nova fábrica da Digitel S/A, empresa gaúcha líder na produção de equipamentos para a comunicação de dados e rádios-base digitais para operadoras de telefonia, inaugura nova fábrica nesta segunda-feira, dia 16, no Distrito Industrial de Alvorada. O governador Tarso Genro estará presente no evento. No local, dois prédios de 4.500 m² foram construídos em uma área total de 530 mil m², que devem dobrar a capacidade de produção da empresa. A nova sede terá 200 colaboradores e existem planos para a expansão da área, que pode chegar a 8 mil m² de área construída, atraindo inclusive seus fornecedores, além de cirar um setor especifico para logística de impor-

tação. Para a construção desta primeira fase da expansão, a empresa teve um investimento inicial de R$ 10 milhões. Para a segunda fase, com mais de 3.200 m², estará prevista a construção de um prédio administrativo que deve ficar pronto até o final de 2013. A Digitel investe há 34 anos no desenvolvimento de tecnologia e produção própria de produtos para telecomunicação nos mercados nacional e internacional, e fatura cerca de R$ 50 milhões por ano. A vinda da empresa para Alvorada começou a ser articulada durante o governo do ex-governador Germano Rigotto, com a assinatura do contrato que oficiali-zou o repasse do terreno, que anteriormente seria

ocupado pela Dell em Alvorada. A meta da empresa é transformar Alvorada em um pólo de empresas de tecnologia, com fornecedores dos equipamentos por ela produzidos. Para isso, a empresa prevê investimenos de R$ 100 milhões nos próximos dez anos. Perfil A Digitel é uma das maiores fabricantes nacionais de equipamentos de comunicação de dados, como modens, roteadores, rádios digitais e multiplexadores. A moderna e automatizada unidade fabril está equipada com as mais avançadas tecnologias de montagem em superfície e com os mais atualizados processos de produção e testes automáticos das placas,

produzindo até 10 mil produtos por mês. Entre os produtos da empresa, destacamse rádios-base digitais de alta capacidade da família DSR-6 38/200M, destinados às operadoras de telefonia. Liderando um consórcio de empresas nacionais, a Digitel firmou em 2011 contrato com a Telebrás para fornecer em quatro anos cerca de 6.500 enlaces de rádio de alta velocidade para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), e com isso viabilizar a internet de alta velocidade às camadas mais pobres da população brasileira. Do total de R$ 1 bilhão previsto pelo PNBL para investir em quatro anos, só o sistema via rádio representa um investimento da ordem de R$ 220 milhões em quatro anos.

Estado destina R$ 145 mil para qualificação da saúde em Alvorada A Secretaria Estadual da Saúde (SES) destinou mais de R$ 145 mil para Alvorada. O montante deverá ser aplicado para a compra de equipamentos do Programa de Prevenção à Violência. No total, mais de R$ 25 milhões foram repassados para 154 municípios gaúchos investirem na qualificação dos serviços públicos de saúde. Os recursos do Tesouro do Estado foram transferidos na sextafeira, dia 6. A liberação prevê a implementação de projetos prioritários

de Governo, Regionalização da Saúde e cofinanciamento hospitalar. Os valores repassados serão utilizados, entre outros fins, para a aquisição de ambulâncias e veículos, construção e equipamentos para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde, além de reforma e ampliação de hospitais do interior. O titular da SES, Ciro Simoni, ressaltou que o repasse inaugura uma nova modalidade de transferência de recursos do Governo do Estado.

“Isso se constitui como uma forma mais simples para os investimentos em saúde pública, trazendo mais agilidade para que os recursos estaduais cheguem aos municípios e aos serviços”, explicou o secretário. Todos os municípios contemplados apresentaram projetos completos para implantação e aprovados pela Comissão Intergestores Regional (CIR). Entre os investimentos aprovados estão iniciativas estratégicas de ampliação e qualificação da rede de urgência.

DIVULGAÇÃO / OA

Estamos em pleno período eleitoral. No entanto, como ainda há muita água para passar por baixo desta ponte, é necessário se preparar para este momento que todo brasileiro vive a cada dois anos. Seus Direitos de hoje vai pontuar algumas regras básicas que já estão valendo. E fique atento: algumas regras foram modificadas para o pleito deste ano. Segundo a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 23.370, o candidato não pode fixar cartazes ou propaganda na parede da fachada da casa de eleitores. Nesses casos, o morador é advertido e o candidato, caso não seja retirada a propaganda será multado de R$ 5 mil até R$ 25 mil. Em situações mais graves, o candidato poderá ter o registro cassado por captação ilegal de sufrágio (compra de votos). A lista de proibições é extensa. O uso de símbolos semelhantes aos governamentais é vetado, assim como utilizar organização comercial, prêmios e sorteios para propaganda. Distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor também são proibidos. A participação de artistas no período eleitoral também segue regras rígidas. Eles não podem usar a manifestação da sua arte para fazer campanha para algum candidato, e showmícios são proibidos. Algumas regras parecem óbvias, mas vale reforçar: não é permitido divulgar mentiras sobre candidatos ou partidos para influenciar o eleitor, ofender outra pessoa durante a propaganda eleitoral, alterar, danificar ou impedir propagandas realizadas dentro da lei, utilizar em propaganda criação intelectual sem a autorização do autor e, obviamente, agredir fisicamente qualquer concorrente. Há, no entanto, algumas proibições que podem ser novidades para os eleitores menos atentos. Propagandas em língua estrangeira, simuladores de urna eletrônica em materiais de campanha e divulgação de propaganda eleitoral em outdoors também são proibidos. Com tantas regras parece ser difícil encontrar algo permitido, mas não é. Os candidatos são liberados para distribuir santinho, broche e adesivo, colocar cavaletes em locais apropriados e no tamanho máximo de quatro metros quadrados, além de organizar carreatas, caminhadas e utilizar carros de som. Nos comícios, que podem ocorrer entre as 8h e 0h, trios elétricos e telões são permitidos. Nestes casos, com uma antecedência de 24h as autoridades policiais devem ser avisadas. Por isso, fique de olho. O eleitor pode – e deve – ajudar a fiscalizar as eleições. Caso o candidato esteja irregular, você pode fotografar, filmar ou recolher cartazes. Se não quiser ingressar com ação pessoalmente, você pode acionar o Ministério Público. Fique atento: se o candidato não respeita as regras agora, imagine depois de assumir um cargo público. Vote com consciência.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/seusdireitos

®

ASSINATURA. Recursos foram liberados sexta-feira.


8

NOTÍCIAS política

economia

www.oalvoradense.com.br geral

polícia

ECODEBATE POR LISIANE VAZ lisianevaz@oalvoradense.com.br

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

Proerd forma mais de 300 alunos alvoradenses BRIGADA MILITAR. Programa mantém crianças longe das drogas e da violência

D Geração Consumo A produção de bens de consumo, iniciada pela extração de matérias-primas e pela mão de obra barata, seguida pela produção, consumo e descarte, é um sistema em crise, ineficiente e acarreta riscos sociais e ambientais. Há um ciclo não sustentável, matéria-prima sendo esgotada, produtos químicos sintéticos sendo depositados ao longo da cadeia alimentar, perda de espaço, ar puro e desigualdade social. Sustentados pela necessidade humana de consumir, sendo na maioria das vezes dispensável, mas concedente de uma momentânea felicidade, quando cessada, novamente estimulada pela carência de se ter o mais moderno que o mercado oferece. Vivemos em um sistema adoecido onde o mais importante é o que você tem e não o que você é. O coração do problema é nosso consumo desenfreado. É necessário, além de reduzir e reaproveitar, urgentemente reciclar nossos conceitos e modos de agir, até porque matériasprimas são limitadas; dessa maneira, um sistema baseado no consumo desenfreado não pode sobrevive por muito tempo. Somos sujeitos e protagonistas na construção de valores verdadeiros, e urgentes de novos estilos de vida e necessidades reais. Ao mesmo tempo que somos influenciados, também somos influenciadores, e a compreensão deste fenômeno nos torna menos marionetes do sistema em que estamos introduzidos. Podemos pensar em consumo consciente no uso de sacolas plásticas, consumo de água e energia, a real necessidade da substituição de eletrodomésticos e eletrônicos e assim pordiante. Compreender a origem daquilo que consumimos e fazer esforços para reduzir e reaproveitar o que compramos é sinônimo de consumo consciente. A História das Coisas No blog, você vai conferir um documentário brilhante, com pouco mais de 20 minutos, que explica o processo de produção até o descarte, e conclui de forma magnífica: mostra a necessidade de mudar o Sistema Linear (em crise) para um sistema que não desperdice recursos e pessoas, um sistema cíclico, voltado para sustentabilidade e equidade (justiça e igualdade).

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/ecodebate

epois de um semestre com aulas sobre cidadania e como evitar o envolvimento com as drogas e se afastar da violência, 335 alunos de quatro escolas se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade ocorreu na sexta-feira, dia 13, no Ginásio Municipal de Esportes Tancredo Neves. Durante o semestre

letivo, o instrutor do Proerd, soldado Luis Carlos Silveira, lecionou aulas nas ecolas municipais Podalirio Inácio de Barcellos, Duque de Caxias e Elisardo Duarte Neto e na estadual Campos Verdes. A expectativa é aumentar o número de alunos atendidos no próximo semestre. Espera-se que três instrutores atendam mais de dez escolas em Alvorada.

24º BPM / DIVULGAÇÃO / OA

FESTA. Solenidade contou com a presença de 335 crianças e diversas autoridades do município, entre elas o prefeito.

Bandidos marcam encontro e quem aparece é a Brigada Tinha tudo para ser um plano perfeito, não fosse a artimanha dos policiais do 24º Batalhão da Brigada Militar de Alvorada. Em uma abordagem de rotina, dois policiais abordaram um veículo na Rua Ricardo F. Nunes, no Bairro Bela Vista. Dentro do chevette estavam três jovens, de 20, 17 e 16 anos. Ao analisar a documentação do chevette, os policiais descobriram que o veículo era roubado. Com voz de prisão dada, esta parecia ser

mais uma ocorrência de rotina. Mas não foi. Enquanto os policiais terminavam de revistar o carro, um dos presos acabou confessando que estavam à caminho do Bairro Porto Seco, em Porto Alegre, próximo ao sambódramo. A intenção era entregar o veículo para um receptor. Foi então que os policiais resolveram ir ao encontro. Além dos dois policiais que abordaram os jovens, mais dois homens da Inteligência da BM e outros dois policiais deram cobertura.

Ao chegarem ao local combinado, dois agentes à paisana identificaram o suspeito. Pelo rádio os policiais avisaram que era hora da ação. Em poucos segundos os seis policiais supreenderam o outro jovem, de 18 anos, que portava um revólver calibre .32 de fabricação espanhola com seis munições e sobre posse de outro veículo, também roubado. Ele também acabou preso. Os veículos foram encaminhados para o Detran.

Portoalegrenses furtando em Alvorada Os agentes do 24º Batalhão da Polícia Militar prenderam na quinta-feira, dia 12, duas mulheres por furto a uma loja na Avenida Getúlio Vargas, na altura do Bairro Passo do Feijó. Após deixarem a loja onde cometeram os furtos, populares descreveram as características da dupla, que foi localizada a poucas quadras do local. Uma com 41 anos e outra com 21, ambas moram em Porto Alegre. Elas foram reconhecidas pelos funcionários da loja e acabaram presas.

Comitê estadual de Igualdade Racial define estratégias em Alvorada A 28º reunião-trabalho do Comitê Estadual de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs aconteceu em Alvorada na terça-feira, dia 10. As reuniões do Comitê são itinerantes e buscam integrar os diferentes espaços das instituições de governo e da sociedade civil com vista às discussões étnico-raciais. A reunião de Alvorada foi articulada pelas representações das ONGs que atuam no município, entre elas a Cassangue e a Movimentação e o Instituto Cultural Kizomba. Segundo a organização do evento, todos os candidatos à prefeitura da cidade foram

convidados para apresentar suas propostas de políticas para as comunidades negras, a fim de firmar compromisso com o Comitê sobre o plano de governo que faça inclusão de negros nos quadros do governo municipal. Somente o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Professor Serginho, compareceu ao evento. O próximo encontro será em Porto Alegre, no dia 20 de agosto. A plenária encaminhou as ações do Comitê para Alvorada, sugerindo uma ação conjunta das organizações sociais para a realização de um encontro que trate da saúde da

DIVULGAÇÃO / OA

REUNIÃO. Evento aconteceu na Câmara de Vereadores.

população negra. Para os integrantes do Comitê, a saúde deve ter um olhar da pluralidade da cultura dos afrodescendentes, que trazem o conceito de “Cuidar da saúde para não precisar tratar das doenças”. Será marcada uma

nova data para reunião do Comitê em Alvorada, para que todos os candidatos a prefeito do município possam apresentar ao Comitê seus projetos para tratar as demandas da comunidade negra nos seus planos de governo.


Classificados Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012

imóveis

CORRETORES ASSOCIADOS

3443-1977 Av. Zero Hora, 1309, Porto Verde

www.portoverdeimoveis.com.br

Casas de Alvenaria Cód. 007

R$ 104 mil

Anuncie n’O Alvoradense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. VaQuer revender sem lores especiais para burocracia? Anuncie todo tipo de anúncio. no Alvoradense e tenha retorno garantido. Neste espaço pode Classificados do Alvo- estar a sua oportuniradense: Vende mais dade de fechar bons porque é daqui. Ligue negócios. Anuncie. 30444741 e feche gerais bons negócios hoje mesmo. VENDO Fogão à Lenha número 2. Torro: R$ 300. Vendo também uma bitonera 350L R$ 1 mil com rodado. Telefone: 96723932. Icaelétricas raí, 711. ELETRICISTA Postes, plantas, sen- Anuncie n’O Alvosores, chave hotel, radense. Vende mais disjuntores e venti- porque é daqui. Ligue ladores. Telefones: 30444741 e feche 8494-2036 (OI), bons negócios. Va9646-8306 (VIVO), lores especiais para 3442-3093. Com Em- todo tipo de anúncio. ilso. “Não deixe de brilhar a tua luz”.

veículos Fiat Uno Fire. Ano 2002/2002. Branco. 4 Portas. Com GNV. Som MP3. Roda Liga. Ótimo Estado. R$ 9 mil. Estudo proposta. Consigo financiamento. Tratar com Salvador. Telefone: 93752605 ou 34432939.

serviços automobilísticos VENDO Kit Gás para Kombi injetada. Barbada. Telefone: 3483-9506. VENDO Compressor de ar. Telefone: 3483-9506. Anuncie n’O Alvoradense. Ligue 30444741.

2 Dorm. Garagem

2 Dorm.

geriatria

Casa da Vó GERIATRIA

9906-2440 9179-6651

Classificados O Alvoradense Vende mais porque é daqui.

Centerciclo

Bisonhin

Tudo par as bicicleta ua .

Bicicletas - Peças - Acessórios Mão de Obra Especializada

Av. Pesidente Getúlio Vargas, 2550 - Alvorada/RS Fone: 3411-6544 Email: bisonhin@globo.com

R$ 110 mil

serviços

Sobrados A partir de:

R$ 120 mil

fretamentos

Neste espaço pode estar a sua oportunidade de fechar bons negócios. Anuncie.

imóveis

JR

VENDO terreno de Para anunciar aqui esquina na Getúlio é muito fácil. Ligue Vargas, próximo à 30444741 e escolha prefeitura. Excelente a melhor forma de ponto comercial. Dire- vender o seu imóvel to com o proprietário. de maneira rápida e Telefone: 8536-5583 segura. Anuncie. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jor- Anuncie no m nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorad 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche 3044.4741 e bons negócios. bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jor- Anuncie no m nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorad 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche 3044.4741 e bons negócios. bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jor- Anuncie no m nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorad 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche 3044.4741 e bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jorAnuncie no m nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorad 3044.4741 e feche 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jor- bons negócios. nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche Anuncie no m nal de Alvorad bons negócios. bons negócios. 3044.4741 Anuncie no maior jor- bons negócios. nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche Anuncie no m nal de Alvorad bons negócios. 3044.4741 bons negócios. 1º ESCOLHA O MODELO

Anuncie n’O Alvoradense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Valores especiais para todo tipo de anúncio. no maior jor- Anuncie no maior jorpesca nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. no maior jor- Anuncie no maior jor& PESCA Ligue nal de Alvorada. Ligue nal CAÇA de Alvorada. 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. Mira na aventura com você. no maior jorAnuncie no maior jorMATERIAL PARA SEGURANÇA nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue MOCHILAS 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche BARRACAS bons negócios. BOTAS no maior jor- Anuncie no maior jorLANTERNAS nalCOLETE de SAVA-VIDAS Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche VARA DE PESCA bons negócios. CARRETILHAS no maior jor- Anuncie no maior jorMOLINETES nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue INFLÁVEIS E BOTES 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche TARRAFAS E REDES bons negócios. MATERIAL PARA no CAÇA maior jor- Anuncie no maior jorCARABINA DE PRESSÃO Ligue nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. CHUMBINHOS e feche 3044.4741 e feche 3044.4741 bons negócios.

MIRA

SEU ANÚNCIO PRECISA DE DESTAQUE.

Veja como é fácil anunciar:

3483.2251

AV. PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, 1231

religiosos

floricultura

bicicletas

Cód. 058

empregos

2 Dorm.

Casa de Alvenaria

R$ 128 mil

RUA VINTE, 127 - JARDIM ALGARVE - ALVORADA

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO PAGAMENTO: ENTRADA 30 E 60 DIAS COM CHEQUE PRÉ-DATADO

2 Dorm.

Casas de Alvenaria Cód. 0080

veículos

AV. TIRADENTES, 180 – BAIRRO FONTOURA Jesus operando maravilhas! REUNIÕES Segunda-feira 20h Projeto Social Quarta-feira 20h Culto de Libertação Sexta-feira 15h Culto Socorro Espiritual Sábado 17h Culto de Adolescentes Sábado 20h Culto de Jovens Domingo 10h Culto da Família Domingo 19h Culto da Família ORAÇÃO Segundas, Quartas e Sextas 07/08h Culto de Oração ACONSELHAMENTO Segunda-feira 20h Aconselhamento Pastoral Quarta-feira 08h30min Aconselhamento Pastoral Quinta-feira 14h Aconselhamento Pastoral

Igreja Quadrangular

Vivendo o princípio do Reino Venha viver o Reino de Deus conosco Pastora Marineusa

Sexta: 15h Sábado: 19h30min – Culto Jovem Domingo: 19h – Culto da Família

Endereço: Rua Ricardo F. Nunes, 444. Telefone: 3483-9975

Classificados d’O Alvoradense: Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741.

Classificados d’O Alvoradense: Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741.

Modelo Simples | R$ 8,90 / edição

Modelo Com Borda | R$ 9,90 / edição

Classificados d’O Alvoradense: Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Modelo Fundo Amarelo | R$ 10,90 / edição

Modelo Destacado | R$ 0,78 cm²/ edição 3º

Sua Marca

ENTRE EM CONTATO

30.44.47.41 CLASSIFICADOS@OALVORADENSE.COM.BR

AGUARDE O RETORNO São 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente todas as segundas-feiras Seu anúncio ainda é veiculado no site

WWW.OALVORADENSE.COM.BR/CLASSIFICADOS


10

ESPORTES futsal

www.oalvoradense.com.br

Alvorada, de 9 a 15 de julho de 2012

brasileirão libertadores

A SEMANA DA DUPLA POR LAURA TOSCANI lauratoscani@oalvoradense.com.br

Como bem havia comentado na coluna da semana passada quanto à vinda do meia ELANO para o Tricolor, então se fez a troca. O atleta ex-Santos chegou a Porto Alegre e já se adapta ao time. Ele, que teve sua confirmação dada pelo BID da CBF, chega ao Grêmio com contrato até dezembro de 2014.

LUCAS UEBEL / GRÊMIO / OA

RAMON BITENCOURT / VIPCOMM / OA

EMPOLGANTE. Com o resultado, Grêmio subiu para a sétima posição da tabela, com 15 pontos.

Falando em Grêmio, o torcedor do time azul não está muito satisfeito com o desempenho e atuação do seu atual presidente, o deputado Paulo Odone. Nos últimos dias, se pode ver na Avenida Goethe, em Porto Alegre, uma enorme faixa pedindo o retorno do ex-presidente do clube FÁBIO KOFF, que foi o mandatário nas duas conquistas de Libertadores e no Mundial gremista. O dirigente ainda não definiu se irá ou não concorrer nas próximas eleições majoritárias. No lado vermelho da força, depois que o nome de Forlán foi anunciado, o Internacional agora promete dar respostas diante dos próximos jogadores que estão por vir. Um deles é o meia PAULO HENRIQUE GANSO, uma das estrelas do time do Santos. O possível contrato do camisa 10 com o clube gaúcho apura que o jogador deva ganhar cerca de R$ 500 mil de salário e pode assinar um contrato de quatro temporadas em Porto Alegre. Ainda falando de contratações no Inter, o nome mais cotado para ficar no lugar de Leandro Damião (que provavelmente será vendido na janela de transições do meio do ano) é o do jogador NILMAR. Atualmente o atleta compete pelo Villareal, da Espanha. O Inter tinha tudo pronto para assinar com o atacante e anunciá-lo como reforço até o final de semana. Mas no meio do caminho, tudo mudou. O agente Orlando da Hora e os dirigentes vermelhos entraram em rota de colisão através de rádios de Porto Alegre. E agora, o Colorado planeja um contato para tentar salvar a negociação. A intenção do colorado é repatriar pela terceira vez o jogador, que é prata da casa.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/lauratoscani

Grêmio supera o Cruzeiro de Celso Roth

3 a 1. Mesmo com um a menos e fora de casa, Tricolor conseguiu fazer boa partida LAURA TOSCANI

lauratoscani@oalvoradense.com.br

O

encontro do Grêmio com o ex-técnico Celso Roth não foi lá muito favorável ao professor do Cruzeiro. Isso porque o tricolor de Porto Alegre fez três gols fora de casa e mandou um show de bola diante da equipe mineira com seus atacantes. Já fazia tempo que os gremistas

não viam um resultado bom no campeonato brasileiro. E, diante do Cruzeiro, a coisa andava ainda pior. Mas era dia de apresentação de gente nova, portanto, nada como um plantel cheio de gás e novidade. Elano entrou no meiocampo para diferenciar o contra-ataque. O Cruzeiro foi “fichinha” para o azul celeste do RS, que construiu sua

quinta vitória ainda no primeiro tempo, quando abriu vantagem por cima de 2 gols. Apesar de atuar com um jogador a mais todo o segundo tempo, por causa da expulsão de Werley, o Cruzeiro não teve forças para se reabilitar na competição. Com gols dos excruzeirenses Marcelo Moreno e Kleber, ainda na etapa inicial, o Grêmio

Alvorada se consagra campeã estadual O time de futebol Alvorada Força Jovem sagrou-se campeão brasileiro das Competições Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), vencendo a finalíssima por 3 a 1 a equipe de Gravataí, representando o estado da Bahia, com gols de Lucas, Cristiano e Adriano. O campeonato,

que vinha sendo organizado durante um ano e três meses, contou com 36 times do Campeonato Brasileiro, representados, cada um, por um município do Estado. Mais de 500 pessoas prestigiaram o jogo final, que aconteceu no campo do Sest/ Senat, no primeiro domingo do mês de julho.

Os alvoradenses contaram com o apoio total e constante da SMJE (Secretaria de Juventude e Esportes), recebendo auxílio no deslocamento da equipe. Esta competição foi organizada pelo Força Jovem Gaúcha, com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol.

venceu o Cruzeiro por 3 a 1 na tarde deste domingo, no Independência, após duas derrotas seguidas, impondo ao oponente o seu terceiro tropeço consecutivo, o segundo em sua casa. Dessa forma, a equipe gaúcha, que iniciou a partida uma colocação atrás do adversário, superou-o, chegando a 15 pontos, um a mais que o clube celeste.

DIVULGAÇÃO / OA

TÍTULO. Força Jovem superou o Gravataí.


Alvorada, de 9 a 15 de julho de 2012

ESPORTES 11

www.oalvoradense.com.br

brasileirão

futsal

Inter desfalcado segura o empate

ALEXANDRE LOPS / INTER / OA

0 a 0. Colorado realizou partida sem gols e sem emoção

P

oderia ser uma noite memorável para Mike, Lucas Lima e Otavinho, que, com o grande número de desfalques, foram incluídos no time principal do Internacional. Sofrendo do mesmo mal, o Santos chegou a Porto Alegre sem Rafael, Neymar e Ganso, que parece ter deixado a camisa 10 santista nas boas mãos de Felipe Anderson – embora não tenha feito uma partida como a de domingo passado contra o Grêmio. No empate em 0 a 0, quem se saiu melhor foi o Santos, afinal, um pontinho conquistado nessas condições

e jogando fora de casa não é nada mal. Para o Inter, apesar da ausência de jogadores fundamentais, o placar acusou grandes problemas. E aí, o torcedor mais otimista vai lembrar-se do acerto com o zagueiro Juan, ou da estreia do grande protagonista do futebol gaúcho de 2012, Forlán. Mas a grande verdade é que algo precisa mudar, começando pela a atitude de Fabrício e sua “ingenuidade” em levar cartões amarelos. Alguém aprovou? Já na etapa complementar, o lateral-esquerdo Juan, do Santos, foi

expulso por levar o segundo amarelo. Vantagem colorada? Na teoria. Mesmo com 10 em campo, a equipe de Muricy Ramalho dominou o jogo. Não fosse a entrada de Otavinho no lugar de Mike, aos 29 minutos, dando agilidade ao setor ofensivo do Inter, o Santos emplacaria um gol a qualquer momento. Fora de campo, muito se falou sobre a presença de Dunga no camarote do Beira-Rio. Resta-nos saber se as providências começarão a ser tomadas… O próximo jogo será contra o Atlético-MG, no Estádio Independência.

Internacioal contrata zagueiro Juan por dois anos

33 ANOS. Juan foi titular da Seleção por seis anos e atualmente estava na Roma.

O Internacional acertou a contratação do zagueiro Juan por dois anos, com direito de renovação por mais uma temporada. O mais novo reforço do Colorado desembarca nesta terça-feira, dia 17, às 17h30min, em voo da TAP. O time já está convocando a torcida para lotar o aeroporto para dar as boas-vindas ao zagueiro que vestirá a camisa número 18. A partir da manhã desta segunda-feira já será possível comprar a camisa 18 de Juan na loja InterShop, no BeiraRio, e na Paquetá do Barra Shopping. O Clube vinha tratando da negociação de Juan há cerca de 40 dias, e contou com a dedicação do empresário Ta-

deu Oliveira para que ela se concretizasse. “Faço um agradecimento especial ao Tadeu Oliveira, que não poupou esforços durante a negociação. O Juan tem um perfil excelente, dentro e fora de campo. É jogador de nível de Seleção. Vai nos ajudar muito”, destaca o vice-presidente de Futebol, Luciano Davi. Durante as tratativas pelo jogador, o Inter venceu uma disputa com o Flamengo. O Colorado levou vantagem pela aproximação que tem com a Roma e pelo reconhecimento do atleta com relação ao formato de profissionalização da gestão do Clube. Trajetória Revelado pelo Flamen-

go, Juan profissionalizouse em 1996. Atuou até 2002 no clube carioca, quando acertou a transferência para o Bayer Leverkusen. Após cinco anos defendendo a equipe alemã, foi contratado pela Roma. Foram mais cinco anos atuando pelo clube da capital italiana, pelo qual foi campeão da Copa da Itália (20072008) e da Supercopa da Itália (2007-2008). O zagueiro também teve sólida passagem pela Seleção Brasileira. Assumiu a titularidade em 2004 e foi bicampeão da Copa América (2004/2007) e da Copa das Confederações (2005/2009), além de ter disputado as Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010).

NA MESMA. Com o empate, os colorados passam a somar 16 pontos, na sexta colocação.

ABV sofre derrota do Lagoense no detalhe O empate serviria como um bom resultado fora de casa, só não fossem os 10 segundos finais da competição para o gol de vitória do adversário fechar mal o sábado do ABV. Lagoense surpreendeu a equipe de Alvorada por cima de um placar de 5 a 4. Nada faltou na partida. Público bom, municipal animado, equipe entrosada e

tempo coperando. As cerca de 700 pessoas presentes no ginásio viram um bom futsal. Jogo pegado e disputado. Gols de entrada e de saída. Contra-ataque aberto e defesa fechada. Mas inevitavelmente quem levou a derrota para o vestiário foram os atletas da cidade da solidariedade. Destaque no time do ABV para os goleadores do ala Nenê e do fixo Jack, com dois gols

cada um. Esta partida marcou o primeiro jogo da segunda etapa da Série Prata. Agora, o time do presidente Diego parte para três peleias fora de casa. Dia 21, em Guaporé contra o AGE; dia 28 contra o ACA, em Cachoeira do Sul; e dia 4 de agosto contra o Vale do Sol. Em solo alvoradense será apenas no dia 11 de agosto, contra o Asaf, de Santo Ângelo.

Faça acontecer. Entre em contato com O Alvoradense.

DENÚNCIAS

RECLAMAÇÕES

SUGESTÕES

DÚVIDAS

?

3044 4751 redacao@oalvoradense.com.br


12

GENTE NOSSA

Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 www.oalvoradense.com.br

A sétima arte invade Alvorada EVANDRO BERLESE. Conheça o homem por trás dos projetos que deixaram as escolas da cidade em um verdadeiro alvoroço AMANDA FERNANDES

amandafernandes@oalvoradense.com.br

D

ifícil encontrar alguém que, em Alvorada, nunca tenha ouvido falar ou que já não tenha participado de alguma das ações do projeto Alvoroço. Mais difícil ainda é encontrar quem não tenha assistido aos filmes “Dá um Tempo” e “Eu Odeio o Orkut”. As exibições dos dois filmes foram eventos grandiosos que reuniram mais de 25 mil pessoas na Praça João Goulart. Morador de Alvorada há 30 anos, Evandro Berlesi é a pessoa à frente de um projeto que transforma meninos e meninas de Alvorada em atores de cinema. Através das oficinas do projeto Alvoroço nas escolas, jovens alvoradenses contracenam com atores famosos, como Marcos Kligman e Luana Piovani, e aprendem como funcionam os bastidores de uma produção cinematográfica. Evandro, que começou com o teatro, em 1995, afirma que iniciou a carreira de ator porque sonhava em fazer filmes. “Na minha cabeça eu achava que deveria saber atuar, escrever e dirigir para para fazer cinema. Eu achava que quem fazia filme fazia tudo”, declara. Ele, que já tentou ser ator da Rede Globo, trabalhou no Rio de Janeiro, São Paulo e em Porto Alegre como roteirista de diversas produtoras e, quando tudo deu errado, decidiu voltar pra casa. Entre um trabalho e outro, entre um “não” e outro nos testes de ator, ele passou a desenvolver a arte de escrever. Hoje, já perdeu as contas de quantos projetos, roteiros e sinopses tem guardados pelas gavetas aguardando a oportunidade de serem produzidos. Com dois livros lançados e preparando o lançamento do ter-

ceiro ainda para este ano, Evandro se divide entre a literatura e o cinema. A ideia de ensinar cinema nas escolas surgiu da vontade de unir educação e cultura e fomentar a criatividade dos jovens, formando, assim, uma nova geração de atores, roteiristas e produtores de audiovisual, além de incentivar os espectadores a terem uma visão mais crítica do cinema nacional. Com as oficinas, o projeto incentiva o gosto pela leitura e escrita e mostra que é possivel aproximar a arte de todas as camadas da sociedade. Cinema na Escola Foram 100 turmas de 12 escolas que participaram da produção de dois longas-metragens e nove curtas totalmente produzidos em Alvorada. O processo iniciado dentro das escolas rendeu, além de visibilidade na mídia, indicações para vários prêmios dentro e fora do Estado. Neste ano o projeto está em processo de finalização dos cinco curtas produzidos. Mas uma preocupação ronda o diretor: por tratar-se de ano eleitoral, Evandro teme que este seja o último ano do projeto que leva cinema às escolas. Ele, que afirma que precisa fazer filmes para ser feliz, teme que nova administração da cidade deixe de lado o projeto e o obrigue a interromper a produção. Tendo o atual prefeito um papel importante no suporte ao Alvoroço, Evandro afirma que não consegue imaginar a continuidade do projeto com a saída de Brum da prefeitura: “ele é uma dos nossos maiores apoiadores”. Mas também não descarta a possibilidade de tocar os projetos de forma totalmente independente.

AMANDA FERNANDES / OA

www.eletronicosdejade.com.br 3102-2705 Computadores e impressoras Consulte Valores no Site

Notebook

Celular Dual Chip

A PARTIR DE:

A PARTIR DE:

999

89

R$

R$

,00

,90

gratuita PARA ALVORADA ENTREGA

Tablet A PARTIR DE:

699

R$

,90


+ Alvorada, de 16 a 22 de julho de 2012 + Edição 18 + Ano 1

mais@oalvoradense.com.br

Mostra de Ciências agitou o Ginásio SAMUEL SILVEIRA / OA

CIÊNCIA. Mostra foi a oportunidade de a população apreciar trabalhos acadêmicos de alunos da rede municipal de ensino. AMANDA FERNANDES

amandafernandes@oalvoradense.com.br

N

a última quintafeira, dia 12, uma super Feira de Ciências ocupou o Ginásio Tancredo Neves. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Ligia Rockenbach, o evento que durou o dia inteiro reuniu 45 expositores compostos por representantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Participaram da mostra também instituições como a Corsan e a ONG Embrião. O evento deste ano superou os 3.500 espectadores do ano passado e teve destaque para o VIII Desafio Interescolar

de Robótica. Foram 38 equipes da rede municipal de ensino, além da participação da equipe da Robótica do Programa Mais Educação da E.M.E.F. Alice de Carvalho, coordenada pela professora Lisiane Biscaíno Guedes e pelo monitor Gabriel Di Giorgio Lopes. Organizada pelos professores Otília Beatriz Gomes e Bruno Zarzana, ambos do núcleo de Educação Tecnológica da Smed, a mostra serviu para promover a permanente atualização aos profissionais da educação e espaço de trocas de experiências em iniciação científica e uso de tecnologias em todas as áreas do conhecimento. A união dos trabalhos desenvolvidos em sala de

aula proporcionam um intercâmbio entre as crianças e os parceiros ambientais que ali estavam que é único. Utilizando a robótica como ferramenta multidisciplinar e um instrumento para ilustração de conteúdos de forma prática, a atividade coloca o aluno em contato com mecanismos tecnológicos atuais e amplia suas percepções, ao mesmo tempo em que contempla os conteúdos tradicionais. Este ano, a mostra, que ficou aberta até as 21h, reuniu os principais trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos em suas respectivas escolas e possibilitou também uma forte troca, desenvolvendo o trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico

e planejamento estratégico, além de fortalecer um trabalho cooperativo e inclusivo das crianças. Durante o evento foram oficialmente apresentadas para toda a comunidade de Alvorada os mascotes oficiais da Robótica, “Robotron” e “Kiana”, elaborados pela Metalúrgica Ralf Winter, através de um trabalho cooperativo e criativo pelas mãos de Daniel Figueiredo Fontoura e equipe. A metalúrgica Ralf Winter é uma das empresas que compõem o Distrito Industrial de Alvorada e elaboraram os robôs utilizando material reciclado, transformando em realidade a idéia da equipe do Núcleo de Educação Tecnológica da Smed-Alvorada.

FOTOS: ONG EMBRIÃO / DIVULGAÇÃO / OA


+ A SEMANA DOS FAMOSOS

#2

Menina sortuda! Rafaella Justus vai completar 3 aninhos em agosto e vai ganhar um festão para ninguém botar defeito. O paizão Roberto Justos resolveu fechar nada menos que o Hopi Hari, um dos maiores parques temáticos do país, para comemorar o aníver da filhota. A pequena tirou sorte grande!

O que você tem lido?

oste ou não, ler é um passatempo importante para quem G quer adquirir conhecimento. Ainda que a leitura não seja de um clássico da literatura, vale a pena dedicar um tempi-

nho para mergulhar nas mais diversas histórias. Embora em muitos dos casos as narrativas não apresentem lá uma grande lição, os livros “comerciais” – verdadeiros sucessos entre os adolescentes – ao menos estimulam a prática da leitura. As sagas Harry Potter, Crepúsculo e Eragon primam pela fantasia, transportando o leitor para um mundo diferente e ousado, demonstrando a tendência literária entre os escritores infanto-juvenis. Já Coração de Tinta e O Pequeno Príncipe, que foi publicado na década de 40, apresentam verdadeiros ensinamentos. Mas gosto não se discute. O importante é não parar na primeira leitura. Então vamos à lista dos 10+ na biblioteca do Gurizada: Os 10+ da gurizada

Saiba como estes livros podem estimular à leitura de clássicos.

Coleção Harry Potter – J. K. Rowling

As aventuras do bruxinho podem estimular conversas sobre amizade, além de despertar para outros tipos de leituras.

Saga Crepúsculo – Stephenie Meyer

Gossip Girl – Cecily von Ziegesar

Coração de Tinta– Cornelia Funke

Querido Diário Otário – Jim Benton

Frase de Semana

“Amar é muito simples, mas relacionamento é algo muito complexo.” Sabrina Sato, apresentadora.

Sensualizou! Uma das cenas mais marcantes de “Gabriela” é a subida da personagem no telhado com um microvestido para pegar uma pipa. Pois, nesta semana, David Brazil publicou em seu Twitter uma foto imitando a famosa imagem. “Quando eu vim pra esse mundo, eu não atinava em nada. Hoje eu sou GAYBRIELA, GAYBRIELA he! Meus camaradas”, escreveu o promoter no microblog.

Série mexe com as fantasias das meninas e pode estimular a leitura de histórias de amor como a de Romeu e Julieta.

Série, que retrata a vida de adolescentes abanados, pode introduzir discussão sobre temas polêmicos entre pais e filhos.

Tá podendo

Livro aborda as fronteiras entre realidade e fantasia, contando a história de uma leitora voraz e filha dedicada.

A vida do craque Adriano Imperador é um morango! É tanto dinheiro no bolso, que fica complicado decidir o que fazer com ele. Por isso, enquanto curtia uma roda de samba, o jogador resolveu jogar notas de dinheiro para o alto! “Quem quer dinheiro?”

A história de um menino que não gosta de escrever, mas fez um diário para expressar suas ideias pode estimular a escrita.

O Diário da Princesa – Meg Cabot

Série Eragon – Cristopher Paolini

O Ladrão de Raios – Rick Riordan

Descubra como enganar seu corp

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

10º

Contos de Beedle, o Bardo – J.K. Rowling

Você já reparou que muitas vezes um saco de minichocolates parece mais atraente do que uma barra do mesmo doce? Bem, não é só você que se sente assim. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Arizona, e divulgada pela revista Cosmopolitan americana, pequenos

História de uma menina que se descobre princesa pode servir até para ensinar geopolítica. Fantasia e aventura são os elementos desta ficção, que traz elementos da Idade Média.

Figuras mitológicas se misturam à realidade atual nessa história, que pode ser ponto de partida para outras obras. Fábula valoriza valores e é repleta de ilustrações, o que pode interessar as crianças.

Coleção traz histórias de magia e pode agradar leitores que se sentiram órfãos com o fim da saga Harry Potter. ARTE: JONATHAS COSTA / O ALVORADENSE | FONTE: EDUCAR PARA CRESCER

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/gurizada

+ SAÚDE

pedações de alimento têm mais poder de saciedade e são até mais gratificantes do que uma peça única do mesmo conteúdo. Durante o estudo, os cientistas recrutaram 301 pessoas, e deram a cada participante um bagel (tipo de pão) inteiro ou um igual cortado em quatro pedaços. Vinte minutos depois,

as pessoas pesquisadas deveriam almoçar comendo o que sentissem necessário para ficarem saciados. Os pesquisadores então descobriram que aqueles que comeram o bagel que não estava cortadoingeriram mais calorias durante a refeição do que os que tinham experimentado o pão em pedaços.


#3 POR ANE SOARES

Peças para aproveitar nas liquidações de inverno Modelo clássico dos casacos de inverno. É um ótimo investimento, pois além de lindo e quentinho, não sai de moda. casa superbem com calças skinny e vestidos tubinho.

Motivo: traição A separação dos atores Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo, no último mês, causou grande surpresa para os fãs. Mesmo não comentando os motivos do rompimento do relacionamento, que já durava alguns anos, várias especulações foram feitas a respeito do término do casal. E o motivo que levou ao fim do casamento seria a traição do ator pela segunda vez com a mesma pessoa. Após a separação, o casal continuou brigando porque Daniel quis vender a residência deles no Rio.

A calça skinny veio para ficar e o veludo na cor vinho é uma opção sofisticada para o inverno.

Pele falsa é sinônimo de sofisticação. Aposte se você pretende adotar um visual mais fashionista nesta estação. Para equilibrar o volume do casaco, combine com uma bota de cor parecida.

Amigos para sempre O ator Caio Castro e a atriz Giovanna Lancelotti se consideram os melhores amigos do mundo. Apesar de ambos terem fama de pegadores, juram que o que rola ali é só amizade pura e sincera. – Vivo com ele 24 horas por dia! Antes de ele viajar, ficamos grudados! Em uma semana, fizemos uma tattoo de amizade, pulamos de paraquedas, fomos à inauguração do restaurante dele... Não deu para eu ir ao aeroporto, mas liguei e chorei ao falar com o Caio. Ele também chorou. Ó, que liiiiiiiiiindo!

po para comer menos Portanto, se você está tentando manter a forma eis a dica: corte seus alimentos em pequenos pedaços antes de começar a comer. Isso vai ajudar você a emagrecer e ficar mais saciado. Mãos à obra!

Inverno não existe sem bota. Invista nas hiker boots, com cano curto e salto mais quadrado.

Nada de usar o blusão por baixo do casaco! A tendência agora é que ele seja peça chave para um look de inverno.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/luznapassarela


#4

+ AGENDA

agenda@oalvoradense.com.br

Professores receberão capacitação para uso de ferramentas digitais Os professores dos Ambientes Informatizados (AI) passarão, em agosto, por oficinas que visam a capacitar os professores para o uso das ferramentas digitais no aprendizado. Visando à permanente atualização dos mesmos, a Secretaria da Educação preparou para o mês de agosto uma série de oficinas voltadas para os professores dos AI, para que as ferramentas digitais possam ser incorporadas nas suas práticas pedagógicas, a fim de desenvolver as competências para o uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, sob a coordenação da professora doutora Patricia Alejandra Behar, do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação da Universidade Federal. O curso, composto de 80 horas, será realizado no ambiente informatizado da

Toda sexta é dia de duelo entre Pagode Nota 10 e Funk na Oz Academia, além de pistas de sertanejo universitário. A Oz fica na Avenida Presidente Getúilio Vargas, 2710. Ingressos podem ser adquiridos na secretaria da academia.

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

O âmago Privar de algo ilegitimamente, por fraude ou violência

O resultado esportivo com sabor amargo (pop.) Cantor de Básicos "A Cura"

Temperatura aparente do corpo, geralmente difere Grunhido da marcada nos terdos mômetros de rua porcos

Christian (?), ator de "O Vencedor"

Feitio do Amor, em barbeador inglês descar- Dele, em tável francês Suplemento nutricional extraído pelas abelhas do miolo das flores

(?)-sangues: os cavalos não miscigenados Hiato de "suor"

EMEF Alfredo José Justo e terá a primeira oficina no dia 9 de agosto. Quatro oficinas compõem o programa do curso: Introdução a EAD; Letramento Digital; Sistemas de Autoria e Composição de Trilhas Sonoras e Vídeos Educacionais. Sábado, 21/07

Sexta, 20/07

+ CRUZADAS PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

A Sociedade União apresenta o show nacional com MC Karol e MC Renan. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na Agafarma da 47, Xis Gostosão e Tropical Jeans.

+ TIRINHAS

Cintura (de calça) Caminho; direção

A empresa controlada pelo poder público

C O S Sigla de sites de partidos políticos

Típico personagem de faroestes (Cin.) André Ampère, físico francês (?) Itália, restaurante paulistano

Barco originário do Sri Lanka

Fora de (?): desnorteado

Desinência nominal do feminino

Punhal de lâmina fina Seguir pela beira (de um rio) Mensagem criptografada de ajuda Verbo do movimento "Free Hugs"

Efeito do Plano Real na economia (BR) Comportamento do Zé Carioca (HQ)

Cidade on- Astor de nasceu Piazzolla, mestre Tadeu Schmidt do tango

aricleison

"Nacional", em PNB (Econ.)

Caráter Indicador do oásis de sintonia visto na do rádio miragem

George Orwell, escritor de "1984"

Expressar alegria através da face Distrito Policial (abrev.)

Monograma de "Raul"

Lourenço Diaféria, cronista brasileiro

Formato do palito de dentes O maior dos órgãos humanos

Arco, em francês

A pessoa muito gastadora

3/arc — lui. 4/love. 5/pólen. 7/abraçar — terraço. 8/catamarã — espoliar.

BANCO

9

Solução

TA

O L U E I S T A A Ç N T

Seja quem for o seu público, nós atingimos todos. Lojista, agora você tem como falar diretamente com o seu público alvo de maneira rápida e eficiente. Anuncie no Caderno Mais. Todas as segundas-feiras encartado no seu O Alvoradense. Ligue: 3044.4741

E S P O L I A R

E S V E N O S A O Ç R Ã G O T D E R E M I R C I A

�S ��LHER�S?

B A R L O E N C R O U M A O M D A I R A G L E A A R

A �U�I���A?

O P�����L �LTE��A�I�O?

I L I R N D R P E L A D U L

Você quer falar com quem?

D I E L E M P U R O L R U O PI S T O A A N C T E R S O S E S T AB I R M A L A E Ç N A T A P E R

luluzinha teen


O Alvoradende #19 | 16 Julho de 2012