Issuu on Google+

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012 | Edição 4 | Ano 1

O ALVORADENSE

Projeto da PM transforma vida de crianças

Página 7

Alvorada apaga as luzes na Hora do Planeta Caderno Mais

Jéssica Amaral abre o jogo no Gente Nossa

Superlotação fecha maternidades

Região Metropolitana está quase sem vagas nas UTIs neonatais dos principais hospitais Página 6

Abril começa com alta nos preços dos remédios

Página 12

Variação de valores que passa a valer a partir desta segunda chega a quase 6% Página 5

Crime passional no Umbu choca moradores Jovem de 19 anos, que não tinha passagem pela polícia, morreu por engano Página 8

Casa abandonada vira ponto de tráfico no bairro Maringá

Feira do Peixe e do Chocolate começa nesta terça-feira

Moradores da rua Tobias Barreto cobram soluções que tragam segurança Página 8

Estrutura já está pronta para receber evento tradicional desta época do ano Página 5

Time de futsal de Alvorada joga em Gravataí

Página 11


2

OPINIÃO editorial

www.oalvoradense.com.br

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

começo de conversa

Os alvoradenses querem ser ouvidos JONATHAS COSTA

jonathascosta@oalvoradense.com.br

Desde que começamos a distribuir O Alvoradense, nossa redação recebeu inúmeras ligações de moradores de todos os cantos desta cidade com um único objetivo: buscar soluções. Por e-mail e através das redes sociais também nos chegam relatos, comentários, desejos e anseios. Toda a equipe do jornal sabia que tão logo começássemos a demonstrar que estamos produzindo um jornal à serviço da população, este tipo de retorno seria inevitável. Acontece que fomos surpreendidos. Isto porque o retorno veio rápido e de maneira maciça. De fato, o alvoradense quer ser ouvido, e viu n’O Alvoradense uma ferramenta possível de encontrar soluções. Tanto quanto ficamos felizes e honrados com essa escolha, em ser o porta voz de suas necessidades, ficamos surpresos. Isto porque esta situação nos leva

a vislumbrar um cenário onde não há – ou há em defasagem – a atenção com a população. Muito nos chegam relatando que veem em nós a única alternativa viável de solução de seus problemas. Cabe aqui, neste momento, reforçarmos nosso primeiro editorial: estamos e estaremos sempre ao lado do leitor. É para ele que a equipe d’O Alvoradense trabalha. E é pensando nele que acordamos todos os dias, em busca de novas pautas e histórias. Esta quarta edição, com a qual fechamos um mês de circulação, de certa forma agrupa exemplos dessa obstinação. Moradores da Tobias Barreto querem solução para o caso do terreno abandonado. A equipe do ABV de futsal quer passar a jogar na cidade que representa. As mães que fizeram seu pré-natal em Alvorada querem que seus filhos nasçam aqui. A todas essas pessoas, e às muitas outras que ainda entrarão em contato conosco, fica aqui nosso recado e nosso compromisso: não fugiremos à luta. Podem contar conosco!

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS 94810-000 www.oalvoradense.com.br Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda. CNPJ: 15.077.362/0001-58 Jornal publicado todas as segundas-feiras e distribuído de forma gratuita. VENDA PROIBIDA Redação

redacao@oalvoradense.com.br

Tel.: 3044.4751 Comercial

comercial@oalvoradense.com.br

Tel.: 3044.4741

ARTIGOS

artigos@oalvoradense.com.br NADSON DE FREITAS rocknadson@gmail.com

E

u estudei durante onze anos em uma escola pública aqui de Alvorada. Nesse tempo, já tive períodos sem aula por causa da greve dos professores. Me recordo que algumas foram curtas e outras foram longas. Isto acabou prejudicando, e muito, o andamento do ano letivo, mas vamos lá. Eu não sou nem a favor e nem contra a greve dos professores. Acredito que estão lutando pelo que é de direito deles. Mas todos temos que pensar, apoiando ou não a paralisação, que a greve dos professores, seja ela de longa ou curta duração, poderá prejudicar os alunos. Principalmente as crianças de primeira a quarta série. Há também os alunos do Ensino Médio. Pior ainda: os estudantes do terceiro ano. Isto tudo por causa do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), sem contar o vestibular. Mas não se engane pensando que os professores vão repor as aulas perdidas. No máximo, elas terminam no dia 23 de dezembro. Quem passou de ano, passou. E quem rodou de ano, rodou. Envie seu artigo para artigos@oalvoradense.com.br. Os textos devem conter 1.320 caracteres com espaço e serão selecionados, podendo sofrer alterações para adaptação de espaço.

OPINIÃO DO LEITOR opiniaodoleitor@oalvoradense.com.br

opiniaodoleitor@ oalvoradense.com.br “Morador Salgado Filho” Na rua Salgado Filho, bairro Sumaré, tem mosquitos muito parecidos com os da dengue. São pequenos e pretos com pintas brancas. Gostaria de alertar, pois fiquei preocupado com o que vi. Gostaria de solicitar uma vistoria nas casas desta rua, pois os mosquitos estão lá, só não sabemos se estão infectados ou não. @oalvoradense Dani Goncalves Creio que, com estes salários oferecidos aos de nivel superior, não querem contratar. É fachada. (comentário sobre a matéria “Concurso público oferece 40 vagas em

Alvorada”) /oalvoradense Jussara Mendes Como presidente do PSD, venho informar que é inverídica a afirmação do Líder do Governo de que o Presidente do Partido Dep. Danrlei irá apoiar a chapa Borba x Pila. Conversa de bastidores em Brasília não serve para retratar a realidade que se apresenta em Alvorada. O PSD não irá apoiar o Professor Borba. Tal afirmação, representando o governo, serve para demonstrar o que gostaria que fosse verdade, mas não é. E mais: o PSD é independente e jamais foi criado para compor a base. (comentário sobre a matéria “Procuradora entrega cargo e PSD se distancia do governo”)

Os artigos e comentários desta página são de responsabilidade de quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

LAÍS MEDEIROS laismedeiros@oalvoradense.com.br

Transporte coletivo: uma escola Eu ando de ônibus um pouco por necessidade, um pouco por opção. Nunca senti vontade de dirigir e, quando fiz dezoito anos, já estava tão acostumada ao transporte público que a ideia da carteira de motorista nem me passou pela cabeça. Andar de ônibus permite liberdades impensáveis num carro: parar onde se quer, sem se preocupar com estacionamento ou parquímetro. Distrairse durante o percurso, lendo, ouvindo música, falando ao telefone ou simplesmente admirando a paisagem. Além disso, o transporte coletivo ensina uma lição que julgo indispensável: o convívio com o outro. Claro que, de uma forma geral, convivemos obrigatoriamente com os outros a partir do momento em que saímos de casa. É inevitável. Mas andando de carro o convívio é mais restrito. Vemos um carro se aproximando, damos passagem, aceleramos quando é necessário, paramos quando tem que parar, algumas vezes buzinamos ou, em casos extremos, xingamos até a quinta geração do barbeiro desgraçado que quase nos fez entrar num poste. Já o ônibus nos obriga a uma série de contatos quase educativos do convívio humano. Começando pelo motorista e pelo cobrador: eles estão lá trabalhando, muitas vezes nos nossos dias de folga, e um pouquinho de simpatia, um “bom dia” e um “muito obrigado”, pode tornar o dia de todo mundo mais fácil. É uma coisa que reparo muito e muito me incomoda: as pessoas sobem no ônibus sem olhar pra quem está dirigindo, como se o veículo estacionasse automaticamente e não houvesse nenhum humano envolvido naquele processo. Só lembram da pessoa atrás do volante quando algo sai errado: o ônibus não para onde devia ou faz um movimento brusco que machuca alguém. Aí, sim, todos lembram do motorista, e o coitado que aguente a sequência de impropérios. O mesmo serve para o cobrador: quando faz seu serviço direitinho, nunca é notado nem cumprimentado; mas experimente contar o troco errado para ver! Temos também os outros passageiros, que podem tanto ser vistos como pessoas iguais a nós e, portanto, merecedoras do mesmo respeito, ou como empecilhos no meio do caminho. Empurrar em vez de pedir licença é de uma grosseria extrema e de uma frequência impressionante. Não menos grosseiro é ocupar os bancos prioritários e fingir não perceber quando alguém (gestante, idoso, deficiente físico) que tem direito ao lugar está em pé. Parece que, enquanto compartilhamos de um espaço coletivo, fazemos questão de agir como se fôssemos os únicos. É possível afirmar que o comportamento de uma pessoa dentro do ônibus diz bastante sobre quem ela é na vida – e, mais ainda, os ônibus podem ser tomados como uma amostra realista do senso de cidadania de uma população. E você, quando pega ônibus, o que acha que está demonstrando sobre sua cidade?

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/laismedeiros


Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

OPINIÃO 3

www.oalvoradense.com.br editorial

IMAGEM DA SEMANA

JONATHAS COSTA / OA

redacao@oalvoradense.com.br

começo de conversa

PREVISÃO DOTEMPO ALINE VAZ / OA

Depois do frio, vem o calor Quem estava com saudade das temperaturas baixas, aproveitou. Neste ano, o frio chegou mais cedo e derrubou os termômetros. Para esta semana, a previsão é de sol, mas com a cobertura de nuvens aumentando progressivamente. A partir de terça, a previsão é de chuva, seguindo até sábado. SUSTO. Um atropelamento próximo à parada 44 deixou moradores assustados na quarta-feira, dia 28. Handra Santos da Silva, de 20 anos, foi encaminhada ao hospital e teve ferimentos leves. No local, as ocorrências têm sido uma constante.

PONTO ALTO

Academia faz sucesso A academia instalada na praça João Goulart ainda não foi inaugurada oficialmente, mas já caiu no gosto popular. A movimentação no local é intensa.

PONTO BAIXO

Segunda

Faltou apoio O time alvoradense de futsal ABV vai disputar seus jogos em Gravataí porque não conseguiu a liberação do Ginásio Municipal da cidade. Ponto baixo!

Terça

Quarta

19ºC 31ºC 20ºC 33ºC

Sexta

17ºC 31ºC

Quinta

22ºC 27ºC

Sábado

Domingo

21ºC 27ºC 15ºC 27ºC

14ºC 31ºC

ACESSE O SITE D’O ALVORADENSE, SEU COMPLEMENTO DIÁRIO DE NOTÍCIAS. O MESMO PROFISSIONALISMO E QUALIDADE DO IMPRESSO, TAMBÉM NA INTERNET.

WWW.OALVORADENSE.COM.BR


4

NOTÍCIAS política

economia

www.oalvoradense.com.br geral

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

polícia

Negado recurso de empresário investigado na Operação Cartola

INVESTIGAÇÃO. Caso analisa suposto esquema de contratação fraudulenta e superfaturamento de serviços

A

4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) negou na quinta-feira, dia 29, o recurso do empresário Paulo Noschang, que teve bloqueados R$ 500 mil de sua conta e valores existentes nas contas bancárias da sua empresa, Noschang Artes Gráficas Ltda. O empresário é suspeito de participar de fraudes envolvendo publicidade em prefeituras do estado, entre elas a de Alvorada.

Em setembro de 2011, Paulo Noschang entrou com um mandado de segurança junto ao Tribunal, alegando que a gráfica tinha patrimônio suficiente para garantir quaisquer responsabilidades que poderiam surgir do processo, sendo equivocada a apreensão dos bens. A decisão de bloqueio foi tomada pelo juiz de direito José Pedro de Oliveira Eckert, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada. O mandado de segurança proposto pelo

empresário foi negado na quinta-feira de forma unânime pelos desembargadores. Nos autos, segundo o TJ, consta que Paulo Noschang havia solicitado um saque de R$ 500 mil a uma agência do Banrisul de Tramandaí. Por e-mail, o empresário teria justificado o saque a fim de evitar o futuro bloqueio judicial, tendo em vista a existência do inquérito policial. Foi determinada ainda a apreensão de cerca de R$ 124 mil, que ele teria

repassado para conta de um homem em Santo Antônio da Patrulha, bem como o bloqueio de todos os valores existentes nas contas bancárias da empresa Noschang. Operação Cartola Em julho de 2011, a chamada Operação Cartola foi deflagrada pela Polícia Civil do RS. Segundo as investigações, haveria um suposto esquema de contratação fraudulenta e superfaturamento de

Caduri é reeleito presidente do Comdica O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alvorada (Comdica) já tem a nova mesa diretora definida. A eleição, que ocorreu na quinta-feira, dia 29, reconduziu Tiano Caduri à presidência do órgão por unanimidade. Caduri assumiu pela primeira vez em novembro de 2011, após o afastamento da presidente eleita. Nesta semana, também de forma unânime, Maria Eliane Cobalchini foi eleita vice-presidente; Jaqueline Lunardi Bölter, secretária geral; e Rita Santos, secretária executiva. A meta de Caduri para a gestão deste ano é a criação de um plano de aplicação dos recursos do Fundo Municipal das Crianças e Adolescentes. Atualmente, a conta, que é alimentada por doações e os valores das multas aplicadas pelo Comdica em estabeleci-

DIVULGAÇÃO / OA

REELEITO. Tiano Caduri assume até o fim do ano.

mentos, está intocada. O montante, no entanto, segue aumentando devido à aplicação dos juros. O presidente reeleito já solicitou um extrato para verificar os valores atuais na conta de entidade. “Queremos utilizar estes valores em prol da comunidade e das

crianças de nossa cidade. Temos que passar a reverter em coisas positivas as ações do Conselho”, afirma Caduri. Há pelo menos seis anos o fundo não é aplicado por falta do plano de ação, que, segundo a lesgislação, é obrigatório. Os valores podem ser utilizados para aplicações definidas como “urgen-

tes” ou em projetos com parceria da prefeitura. O presidente também fez uma análise da sua gestão e do momento em que vive o órgão: “A grande marca deste momento é a reaproximação do Comdica com a sociedade. Hoje estamos trabalhando para não só fiscalizar, como também auxiliar aqueles que querem se reestruturar”, conta. “Nós não abrimos mão do nosso papel, mas nos colocamos à disposição para ajudar no que for dentro das nossas possibilidades”, explica Caduri. O Comdica é um órgão fiscalizador e propositor de políticas públicas para a infância e juventude. A ele compete registrar e fiscalizar as entidades de atendimento à criança e ao adolescente do município, bem como inscrever os programas de atendimento a este público.

Faça acontecer. Entre em contato com O Alvoradense.

DENÚNCIAS

RECLAMAÇÕES

SUGESTÕES

DÚVIDAS

?

serviços prestados por empresas de publicidade junto a prefeituras municipais. As fraudes teriam desviado cerca de R$ 30 milhões dos cofres públicos desde 2008. As investigações começaram em setembro de 2010, após denúncia ao Ministério Público de Contas, que passou a investigar agências de publicidade que financiariam campanhas eleitorais em troca de favorecimentos políticos e vantagens em licitações.

De acordo com a Polícia Civil, uma agência, localizada no Centro de Porto Alegre, teria envolvimento com o crime e tinha contrato com as prefeituras de Osório, Tramandaí, Viamão, São Sebastião do Caí, Cachoeirinha, Canela, Parobé e Alvorada. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aguarda que o Ministério Público se pronuncie sobre a denúncia ou o arquivamento do caso envolvendo a Operação Cartola.

PT debate plano de governo DIVULGAÇÃO / OA

UNIÃO. Encontro reuniu nomes tradicionais do partido.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Alvorada debateu a formulação do Plano de Governo que será defendido durante a eleição deste ano, que ocorre em outubro. Além da participação dos militantes da cidade, o encontro, coordenado pelo vereador Professor Serginho, contou com a presença de lideranças petistas no Estado, como o ex-governador Olívio Dutra, além do deputado federal Henrique Fontana e dos deputados estaduais Daniel Bordignon e Stela Farias, que também

é secretária de Administração do governador Tarso Genro. Segundo Serginho, o partido vai debater com a sociedade sobre o plano de governo. A proposta, segundo ele, é ouvir e aceitar as contribuições que a comunidade venha a apresentar. “É assim que o Partido dos Trabalhadores se apresentará em Alvorada, com muito diálogo e propostas concretas para mudar e governar a cidade com seriedade e honestidade”, destacou o petista.

3044 4751 redacao@oalvoradense.com.br


Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

NOTÍCIAS 5

www.oalvoradense.com.br política

Abril começou com remédios mais caros FERNANDA ESCOUTO

T

rês faixas de medicamentos receberam aumento, devido ao órgão regulador levar em consideração a variação dos preços acumulada dos últimos 12 meses medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice é apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O critério para esses reajustes é definido com base naqueles que possuem maior presença de genéricos no mercado. O grupo de remédios com maior participação de genéricos, que representa 20% ou mais do faturamento, pode ficar até 5,85% mais caro. Já os medicamentos do

grupo intermediário, que possui faturamento entre 15% e 20%, poderão subir até 2,8%. A medida também estabelece redução de preços em alguns medicamentos. É o caso da categoria de remédios com a menor participação de genéricos, ou seja, com faturamento abaixo de 15%. Os fabricantes desses medicamentos deverão reduzir os preços em 0,25%. No ano passado, com o IPCA de 2,47%, os reajustes foram de 3,54%, 4,78% e 6,01%. Os reajustes dependem da concorrência no mercado. Quanto mais genéricos tem um remédio, maior é o aumento autorizado. Em 2011, apenas a última faixa superou a inflação medida pelo

Prazo de validade vencido: o que fazer?

Grupo 1 Remédios que possuem participação de genéricos no mercado igual ou superior a 20%. AUMENTO de até 5,85% Grupo 2 Remédios que possuem participação de genéricos no mercado entre 15% e 20%. AUMENTO de até 2,8% Grupo 3 Remédios que possuem participação de genéricos no mercado inferior a 15%. REDUÇÃO em 0,25%

IPCA de 2010, que foi de 5,91%. Segundo o Sindicato dos Farmacêuticos do RS (Sindifar), entre os remédios do primeiro grupo estão os antiulcerosos, diuréticos, expectorantes, tranquilizantes e anticonvulsivante. No

segundo estão inseridos os antitussígenos, antipsicóticos e produtos antitabagismo. Já os do terceiro conjunto são os demais medicamentos não abrangidos pelos grupos 1 e 2, e que tenham preço controlado.

Feira do Peixe começa nesta terça A 32ª edição da Feira do Peixe e do Chocolate de Alvorada tem início na terça-feira, dia 3, e deve se estender até o sábado, dia 7, véspera do feriado de Páscoa. Neste ano o evento contará com nove espaços para a venda de peixe industrializado, um para peixe vivo, quatro para chocolate artesanal, três para lanches e um para a comercialização de cocada. Segundo a prefeitura, quase oitenta comerciantes disputaram as 18 bancas disponíveis no local. O espaço deve perma-

necer aberto ao público das 8h às 22h até sexta-feira, dia 6. No sábado, as bancas fecharão ao meio-dia.

JONATHAS COSTA / OA

Números de 2010 No ano passado, um público estimado de 140 mil pessoas visitou a Feira, que ocupou uma área de 1.300m² da praça João Goulart, na parada 48. No período, foram comercializados 18 mil quilos de peixe vivo; 74 mil de peixe industrializado; 5 mil quilos de chocolate e 1,8 mil ítens de artesanato.

polícia

POR ALINE VAZ seusdireitos@oalvoradense.com.br

ARTE: JONATHAS COSTA / OA | FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Como ficam os reajustes:

geral

SEUS DIREITOS

SEU BOLSO. Preços, que entraram em vigor no domingo, subiram quase 6% fernandaescouto@oalvoradense.com.br

economia

O consumidor que encontrar qualquer produto vencido nas prateleiras dos supermercados poderá levar outro gratuitamente dentro do prazo de validade. A regra vale para todos os produtos encontrados nas áreas de vendas dos supermercados e antes de passar pelo caixa. Para os casos em que o cliente perceber o problema em casa, valerá o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que autoriza a troca da mercadoria para aqueles que apresentem nota fiscal. O conselheiro da OAB de Alvorada Valmor Freitas Jr. explica: “Nesses casos, como o vício não pode ser sanado, impõe-se a obrigação do fornecedor de substituir o produto vencido por outro, ou restituir o valor pago.” De acordo com o CDC, colocar à venda produto com prazo de validade ultrapassado ou acondicionado diferentemente do que determina o fabricante constitui crime contra o consumidor. Dessa forma, o coordenador da Vigilância Sanitária (Visa) de Alvorada, Clairton Alves, salienta que a população deve denunciar aos órgãos competentes a existência de uma mercadoria vencida, além de ter todos os seus direitos garantidos pelo CDC. “É importante comunicar as irregularidades aos órgãos competentes, como Procon e Vigilância Sanitária, para que a mercadoria estragada, vencida ou em más condições de armazenamento seja apreendida”, afirma o coordenador. Segundo Clairton, a preferência é que as denúncias sejam feitas presencialmente. A orientação é que seja levado o alimento para que seja feita uma análise e, a partir disso, seja feita uma fiscalização no local. Dependendo da gravidade pode haver interdição do estabelecimento, multas e até mesmo a suspensão da licença de funcionamento do local. Vale lembrar que a ocorrência de intoxicação em decorrência de consumo de um alimento vencido é caracterizada pelo CDC como acidente de consumo. “No caso de o consumidor ter ingerido o produto, sofrendo qualquer tipo de problema, além do direito de troca, poderá pleitear também uma indenização por danos morais, assim como a reparação de qualquer outro prejuízo que eventualmente tenha sofrido”, salienta o conselheiro da OAB de Alvorada Valmor Freitas. Procon – RS Rua 7 de Setembro, 723, Centro de Porto Alegre. CEP: 90010-190. Telefone: 3286-8200. Atendimento das 10h às 16h. Centro de Vigilância em Saúde – Alvorada Rua Porto Rico, 131, bairro Sumaré. CEP: 94824-080. Atendimento das 10h às 17h.

LEIA MAIS NO BLOG TUDO PRONTO. Estrutura foi montada na praça da 48.

www.oalvoradense.com.br/seusdireitos

PARATI Auto Peças Ltda.

3483.2624 - 3483.5280 3044.2711 - 3044.2714 - 3044.2722

www .forfuncomunicacao.com

Matriz: Av. Presidente Getúlio Vargas, 1071 - Alvorada/RS Filial: Av. Presidente Getúlio Vargas, 1634 - Alvorada/RS


6

NOTÍCIAS

www.oalvoradense.com.br

economia

política

geral

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

polícia

Maternidades à beira do colapso DRAMA. Superlotação da UTI neonatal obrigou Hospital de Alvorada a suspender atendimentos durante a semana

JONATHAS COSTA / OA

LOTADO. Situação do Hospital Municipal estava complicada.

N

ão bastou a superlotação nas emergências hospitalares de Porto Alegre e Região Metropolitana. A onda agora atinge as UTIs neonatais dos principais hospitais da Capital e de cidades como Alvorada, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Canoas. O Hospital Municipal de Alvorada, por exemplo, precisou fechar o setor por não ter condições de internar novos bebês no início da semana passada. Na última quinta-feira, dia 29, o hospital reabriu com somente um único leito disponível para internação. Segundo a direção do hospital, os partos estão sendo feitos normalmente, o que não estava ocorrendo até a quarta-feira. As gestantes estavam sendo orientadas a procurarem outras instituições, incluindo as mães que já vi-

Avenida Zero Hora ganha pista de caminhada JONATHAS COSTA / OA

Q

uem tem como hábito realizar caminhadas na avenida Zero Hora, no bairro Porto Verde, ganhou um excelente incentivo nesta semana. A Secretaria de Mobilidade e Segurança Urbana (SMSU) delimitou espaços para a prática de caminhadas, corridas e ciclismo no local. Foram sinalizadas

O

IV

D AN

T UL

C

B

ER

SA

duas faixas de 800 metros cada. Vânio Presa, titular da SMSU, aconselhou como medida de segurança que os desportistas usem o contra fluxo da pista para os exercícios. Ainda segundo a prefeitura, a praça João Goulart, na parada 48, também deverá receber uma pista de caminhada ao seu redor nos próximos meses.

Oficinas Pedagógicas – Extra Classe Sistema de Hotelzinho Diurno Atendimento Psicopedagógico Reforço Escolar do 1º ao 9º ano com professores especializados

SEMEAR Av. Presidente Getúlio Vargas, 3936 – Alvorada/RS Tel.: 3447.4630 escolasinfantilsemear@gmail.com

nham realizando prénatal em Alvorada. Mesmo com a reabertura do centro obstetrício do Hospital de Clínicas, as maternidades de Porto Alegre permanecem cheias. A nova unidade tem capacidade para 20 bebês, mas, logo que começou a funcionar, foram 21 internados. A UTI neonatal do Hospital Mãe de Deus, também em Porto Alegre, fechou a semana com 20 bebês internados, todos sem previsão de alta. O local tem espaço para apenas 15 pacientes. Segundo a administração do hospital, a situação não tem previsão de melhora. Também na Santa Casa a situação é complicada. De 15 leitos disponíveis, 20 estão ocupados. Segundo uma enfermeira que preferiu não se identificar, a lotação está se tornando rotina no hospital.

ARTE: JONATHAS COSTA / OA

Confira como está a situação em cada instituição Alvorada Hospital Municipal: 16 leitos – 15 ocupados Novo Hambrugo Hospital Municipal: 11 leitos – 11 ocupados Maria Regina: 11 leitos – 11 ocupados Cachoeirinha Padre Jeremias: 6 leitos – 6 ocupados Canoas Hospital Universitário: 20 leitos – 20 ocupados Porto Alegre Presidente Vargas : 13 leitos – 16 ocupados Santa Casa: 20 leitos – 23 ocupados Mãe de Deus: 15 leitos – 20 ocupados Divina Providência: 10 leitos – 12 ocupados

Dia de conscientização sobre o autismo ocorre na segunda O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, e tem por finalidade esclarecer o que é o TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) autismo, e levar às pessoas informações sobre a deficiência, como diagnosticar e como proceder com quem possui essa doença. “É muito importante lembrar e deixar a sociedade atualizada desse dia, lembrando dos direitos e deveres de cada um. Falar sobre essas políticas públicas sempre vale a pena”, comenta a coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alvorada, Ana Alice Rezende. No município, a Apae, uma organização sem fins lucrativos, é que atende a demanda de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla. Os serviços e projetos desenvolvidos na instituição funcionam por meio de uma rede

JONATHAS COSTA / OA

APAE. Instituição também cuida de crianças com autismo.

básica de ações articuladas. A inserção de usuários se dá através do serviço social que realiza os atendimentos e, posteriormente, faz os encaminhamentos necessários ao Centro de Atendimento Especializado, que inclui o Atendimento Especializado em Saúde (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional), o Atendimento Educacional Especializado (AEE – Atendimento Especializado em Educação e Núcleo Educacional) e os Grupos de Convivência e Fortalecimento de Víncu-

los: Jovens e Adultos; Primeira Infância e Grupo de Pais. Para as crianças, são realizadas terapias e intervenções individuais e em grupo nas áreas de educação, saúde e assistência social. Conforme a fonoaudióloga da Apae municipal, as atividades realizadas visam a estabelecer maior socialização e interação dessas crianças com o meio em que vivem, através de estímulos para o desenvolvimento de linguagem e verbalização, preparando-os para o convívio social e/ou ingresso na rede de ensino.


MAIS + cultura + famosos + moda + agenda

+ Alvorada, de 2/4 a 8/4 de 2012 + Edição 3 + Ano 1

mais@oalvoradense.com.br JONATHAS COSTA / OA

FERNANDA ESCOUTO

fernandaescouto@oalvoradense.com.br

A energia é produzida por meio da construção de hidrelétricas e centrais nucleares ou da utilização de combustíveis fósseis em usinas térmicas, soluções caras e prejudiciais ao meio ambiente. Entretanto, outra solução se oferece: a economia de energia por meio de bons hábitos por parte dos consumidores e do desenvolvimento e difusão de novas tecnologias mais eficientes. Para combater o desperdício, temos que contar com vários segmentos de consumo e também com o sistema elétrico. Cabe reduzir as perdas nas etapas de geração, transmissão e distribuição de energia, assim como desenvolver projetos que tenham como objetivo combater o desaproveitamento. Há cinco anos, o último sábado do mês de março é marcado por uma ação que visa à conscientização da população mundial sobre o aquecimento global. Neste ano, mais uma vez, várias cidades em todos os continentes apagaram as luzes de residências, escritórios e monumentos públicos durante 60 minutos. Pode parecer pouco, mas o gesto chamou todos para uma grande reflexão sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e questões ambientais em geral. Alvorada não ficou de fora desse movimento, promovido pela organização não governamental (ONG) World Wildlife Fund (WWF), conhecido como Hora do Planeta. Foram desligadas as luzes dos prédios do governo e secretarias das 20h30min às 21h30min, todos com o mesmo objetivo: mostrar como é importante cuidar do meio ambiente. ”É necessário repensarmos nossos hábitos

Às escuras pela Hora do Planeta

TUDO APAGADO. Prédio da prefeitura ficou com as luzes apagadas por uma hora no sábado, dia 31, para participar do evento mundial.

diários, porque só assim poderemos ajudar o nosso planeta”, afirmou a diretora da Secretaria do Meio Ambiente (Smam), Janaína Bittencourt Silveira. Além do prédio da prefeitura, outros locais também participaram do evento. Segundo a WWF Brasil, ao todo, 133 cidades brasileiras aderiram ao movimento, que este ano contou com a participação de todas as capitais do país. Nas cidades que participaram do evento, 580 monumentos tiveram suas luzes apagadas. Conforme Janaína, a Smam tem desenvolvido um trabalho de educação ambiental entre as secre-tarias, conversando todas as quintas-feiras com os colegas e orientando sobre pequenos deta-lhes, como não amassar o papel, e sim rasgá-lo, para que possa

ser reciclado. Quando amassado, o papel quebra fibras que impossibilitam o processo de reciclagem. São pequenos gestos que fazem toda a diferença na hora de cuidar do meio ambiente, e todos podem ajudar no combate ao desperdício de energia. Essa atuação reverte em próprio benefício, pois representa economia para o bolso e melhoria na qualidade de vida. É uma atitude inteligente que contribui para o desenvolvimento sustentável, além de ser um exercício de cidadania.

O Brasil apagou as luzes:

São Paulo

Porto Alegre

Rio de Janeiro

Conteúdo extra no site Veja mais fotos da Hora do Planeta em Alvorada www.oalvoradense.com.br

Brasília

Manaus


+ A SEMANA DOS FAMOS

#2

+

CRUZADAS

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Bloco carnavalesco do Rio de Janeiro Cantora mineira de "Meu Eu em Você"

Livro do Novo Testamento O ácaro, por sua classe zoológica Rival política do MST (sigla)

© Revistas COQUETEL 2012

Osso do antebraço (pl.) Aos cuiCarro, em dados de (abrev.) inglês

Gênio renascentista italiano a quem é atribuída a frase "Quem pouco pensa, muito erra" Líquido que circula nos vegetais

Preposição essencial à crase Sujeita a um poder ou a um senhor Doença respiratória de Che Guevara

2, em romanos A narrati- Cervídeo va como a que habi"Ilíada" ta a tundra

Saiu e esqueceu do vestido Sabrina Sato apareceu com um vestido beeeem ousado em evento de uma joalheria em São Paulo. De tão transparente, o vestido do estilista Pedro Lourenço dava a impressão de que a apresentadora estava sem calcinha! “A calcinha é de tule. O Pedro Lourenço mandou fazer hoje e eu pedi para buscarem lá no atelier dele para eu usar”. Sei, Japeeennha!

Bela ou fera? Expirar com força Criar embaraço

Principal, em inglês Rondônia (sigla)

Extensão de terra cultivada

Observar atentamente o texto Marca da mão do cortador de cana

C

Tirada do campo (a produção agrícola) Filme com Mel Gibson Rede local (Inform.)

Honrado; honesto

A atriz Juliana Pae no interior do Piauí co bonita não estava pela agem! E, quem viu a que pudesse ser o me tumado a ver nas nov que temos da atriz é r

A

L

O

Lago em processo de desertificação Sulca (a terra) para o plantio Fêmea que simboliza a quarentona

Fazer diminuir a força de Naquele lugar (?) Wood, guitarrista informação falsa ou controvertida

(?) e Maicon, dupla sertaneja Bianca Comparato, atriz carioca A mais populosa cidade da China

Aquele que possui cultura

Frase da Semana:

3/car — lan — ron. 4/aral — main — pear. 5/probo — ulnas. 6/enredo.

BANCO

74

Solução A P A U L R A F S E P R N A E N D L E S

C U O C A L I R A C N I D R A Ã S E P O S SA D M A I A R A C B E A O O L M S A P L A C A R E D O E M A R T R A D O A X A N

P S D E I R V E A N A L E A R R A L L O B G A

L E O N A R D O D A V I N C I

+

“Sexo sem amor também é bom se você estiver na seca. Mas quando a mulher tem uma relação apaixonada, o sentimento do toque é exacerbado a um milhão, a sensibilidade das células toma outro sentido (...).” Ana Maria Braga

TIRINHAS

bodocão

luluzinha teen

Milagres acont

A funkeira Valesca P abusar de figurinos breg mau gosto em seus show apareceu toda “photosho em ensaio feito para rev mou: “ela é uma mulher mãe atenciosa. Esta foto sofisticada e sensual”. Quanto tempo vai dur


SOS

?

es apareceu em uma lanchonete omo veio ao mundo. Calma, a ada, estava era sem maquimorena assim, não acreditou esmo mulherão que estava acosvelas. De cara lavada, a impressão realmente outra.

tecem

Popozuda, que costuma gas e maquiagens de muito ws (e fora deles também), opada” e na versão classuda vista. O fotógrafo ainda afirr delicada, profissional e uma o mostra outra versão dela,

+ SAÚDE

#3

Saiba diferenciar produtos light, diet e zero A

pesar de ser obrigatório que os rótulos das embalagens tragam as informações necessárias sobre o produto, a maioria dos consumidores preocupados com a saúde se confundem. Por isso, confira algumas dicas para saber diferenciar cada produto: Diet – isento de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio). Indicado para portadores de doenças como diabetes.

Estes alimentos podem ter valor calórico maior do que aqueles que contêm açúcar, e nem sempre são úteis para perda de peso. Light – apresenta redução mínima de 25% de calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor destes elementos na alimentação. Nem todo alimento light é próprio para perda de peso.

Zero – Promete isen-

isso, leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos.

ção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. Não possuem muita diferença quando comparados aos produtos diet, a única mudança é que os alimentos zero geralmente possuem menos quilocalorias do que os produtos originais. É importante que o consumidor saiba as diferenças nas nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos. Por

Zero pode engordar? Seu consumo deve ser feito por indicação de médicos ou nutricionistas. Mesmo que tenha 0% de calorias, não significa que ele tenha redução de gorduras e sais minerais, apenas que houve a substituição dos açúcares por produtos não calóricos.

Luz na Passarela

POR ANE SOARES

O pretinho básico para o seu tipo de corpo Peça-chave no roupeiro de qualquer mulher, o vestido preto merece atenção redobrada na hora de escolher o modelo que combina melhor com cada tipo de corpo. Aquele que em um primeiro momento pareceu básico e elegante pode não ser o mais indicado para a sua estatura, por exemplo. Por isso, aqui vão algumas dicas para você saber escolher o que mais combina com você:

CURVILÍNEAS O modelo tomara que caia veste como uma luva em mulheres que têm o corpo violão, pois valoriza o colo, cintura fina e quadris. Cuidado com o comprimento do vestido!

BAIXINHAS ALTAS Vestido acima do joelho que deixe as pernas à mostra. Para não deixar o visual vulgar, use algo que esconda os braços e não seja muito decotado.

Deixar o colo e as pernas simultaneamente à mostra dá a impressão de que você é mais alta. O comprimento acima do joelho e detalhes no busto favorecem bastante.

rar essa sofisticação?

SEIOS FARTOS

OMBROS LARGOS As alças assimétricas e o comprimento acima do joelho ajudam a disfarçar os ombros, deixando a silhueta delicada.

Vestidos com alças largas, decote em V e caimento reto disfarçam os seios grandes.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/luznapassarela


#4

Gurizada Gurizada Adolescentes consomem como gente grande

Um estudo realizado com meninas e meninos de nove países mostra que, no Brasil, sete em cada dez jovens gostam de fazer compras. Desse grupo de brasileiros, quatro foram ainda mais longe, afirmando ter grande interesse pelo assunto. O resultado da pesquisa foi significativo. Os brasileiros ficaram em primeiríssimo lugar no ranking “quem consome mais?”, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos, italianos, indianos, americanos e mexicanos. Os adolescentes vão mais vezes ao cinema, viajam com maior freqüência, compram mais tênis, gostam mais de roupas de grife, consomem mais produtos diet, têm mais computadores, assistem a mais DVDs e vídeos. Não é à toa que, antes do final do mês, a mesada ou o salário já acabou. E você, gosta de comprar o quê?

Yasmin Fonseca 15 anos Adoro roupas, mais vestidos, e maquiagem. Como não trabalho, peço para minha mãe. E, mesmo sendo menina, gosto de videogames.

Gustavo Pghni 16 anos

Sem dúvida, calça jeans e tênis. Chego a pagar R$ 300 em um tênis.

Jainara Alves 17 anos Com meu salário do estágio, compro roupas e adoro sapato de salto alto, mas sempre prefiro gastar indo para festas com os meus amigos.

Maicon Felipe 17 anos Gosto de comprar tênis de marca e roupa, mas celular sempre é bom trocar.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/gurizada

+ AGENDA CULTURAL Lançamento “d’ Fogo”

No próximo sábado, dia 7, acontece o lançamento oficial da banda Cavalo d’ Fogo, no Clube Farrapos (rua Prof. Cristiano Fischer, 1331, bairro Petrópolis, Porto Alegre). O evento vai contar a participação da banda Expresso. A Cavalo d’ Fogo, composta por seis integrantes, surgiu para divulgar ainda mais a música gaúcha. Liderada por Altair Angelo Tremea, “Cavalo”, que integrou a banda Tchê Barbaridade durante 19 anos, a banda tem como objetivo desenvolver um trabalho que se estenda por todo estado e região Sul do país. Formação: Alex Ferrari – voz Dennys Vieira – voz Andy Gaspar – gaita e voz Cavalo – guitarra e voz Jackson Edgard – bateria Rafael César da Silva – baixo e vocal Contato com Marilda: 9680.8880

agenda@oalvoradense.com.br

Abertura da Feira do Peixe e Chocolate Começa na terça-feira, dia 3, às 10 horas, as atividades da já tradicional Feira do Peixe e Chocolate de Alvorada. O evento, que se encerra no dia 7 de abril, ao meio-dia, funciona durante a semana das 8 às 22 horas.

Exposição Cruzes, de Vera Junqueira, no SuBtê Café Até o dia 7 de abril, a artista plástica Vera Junqueira está com a exposição montada no SuBtê Café (rua São Borja, 211). A visitação acontece das 10 às 22 horas. Entrada gratuita.


Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

NOTÍCIAS 7

www.oalvoradense.com.br

PM Mirim atende mais de 40 crianças carentes

política

economia

geral

polícia

ECODEBATE POR LISIANE VAZ lisianevaz@oalvoradense.com.br

PROJETO SOCIAL. Trabalhos e atividades desenvolvidas afastam menores das ruas JONATHAS COSTA / OA

ALINE VAZ alinevaz@oalvoradense.com.br

D

esde que começou a participar do projeto PM Mirim, Edson, de 10 anos, não falta a um encontro. Além das atividades na sede do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) de Alvorada, ele está presente em todas as aulas e passeios. “Aqui pude visitar vários lugares, e o reforço escolar que ganhei melhorou muito meu desempenho, mas o melhor de tudo é poder conviver com os policiais militares”, declara, animado, o aluno da primeira turma deste ano. O projeto é desenvolvido com crianças de seis a 12 anos, que, durante seis meses, participam de várias ações, como de cidadania, ordem unida, hierarquia, disciplina, limpeza, cumprimento de

Lixo! Biodiversidade em crise

DISCIPLINA. Na fila, Edson, de 10 anos, cuida para estar o mais alinhado possível.

horários, educação física, esportes e também estudos complementares. A primeira turma de 2012 se formará no dia 25 de agosto, Dia do Soldado. Para o sargento Eugenio, ajudar essas crianças a construírem valores é importante. “Muitos têm familiares no crime,

e poder transformar a vida deles, inseri-los na sociedade com dignidade e respeito, dentro da disciplina militar, é fundamental para que não se tornem futuros delinquentes”, afirmou o sargento do 24º BPM. As aulas são realizadas às terças e quintasfeiras, em horários de turno inverso ao das atividades escolares das crianças. A iniciativa

é voltada aos jovens de baixa renda; dessa forma, nas quartas-feiras o batalhão vende rifas para adquirir o fardamento delas. Para os interessados em participar da segunda turma de 2012, é necessário comparecer na sede do 24º BPM (rua Roberto de Souza Feijó, 107) e fazer a inscrição, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Internet gratuita começa dia 14 de abril

Com o objetivo de ampliar o conhecimento, a cultura e a integração com o mundo, tendo como ferramenta as redes sociais, a prefeitura de Alvorada disponibilizará, a partir de 14 de abril, internet gratuita para toda a cidade. Segundo a prefeitura, o projeto, chamado de Internet Social, deverá benefíciar especialmente

as comunidades menos favorecidas, onde crianças e jovens só têm contato com o computador nas escolas e locais públicos. O projeto, que teve investimento de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos do Ministério da Educação, tem o objetivo de corrigir distorções como a mostrada em um levantamento divulgado

pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento revela o baixo percentual de alvoradenses – apenas 6,84% dos quase 200 mil habitantes – que conta com acesso à web, índice quase três vezes menor que a média nacional. A partir de 14 de abril, as 18 antenas instaladas em prédios públicos da cidade, com

alcances variados, vão transmitir o sinal, que poderá suportar até 35 mil acessos ao mesmo tempo, com uma velocidade de 300 kbps (banda larga). O acesso com equipamentos móveis (smartfones, notebooks e iPads) poderá ter maiores limitações de recepção do sinal espalhado em torno das antenas.

ARTE: JONATHAS COSTA / OA | FONTE: PREFEITURA DE ALVORADA

Saiba como vai funcionar: Na hora de comprar a antena externa, converse com um técnico que poderá auxiliar na escolha e instalação do produto. Só adquira antenas homologadas pela Anatel, e após ter certeza de que é o equipamento correto para a recepção do sinal.

Para acessar, o contribuinte deverá entrar no site da prefeitura, se cadastrar e receber uma senha que possibilitará o acesso em qualquer local onde o sinal esteja disponível. O link será divulgado nos próximos dias. A manutenção dos equipamentos, bem como a proteção contra vírus e invasões, é de responsabilidade do usuário, que para isso deverá adquirir softwares de proteção.

O sinal de internet está espalhado pela cidade, podendo eventualmente existir áreas de sombra (sem cobertura). O técnico que estiver efetuando a instalação deverá girar a antena em 180º até captar o sinal.

Para o acesso, não é necessário provedor ou telefone.

A produção de lixo parece até agora ser inevitável, e acaba repercutindo num mundo em crise, a exemplo das ilhas paradisíacas do Pacífico Sul, que estão sumindo devido à elevação do nível do mar causada pelo efeito estufa. Já as ilhas de Tuvalu, que são o 4º menor país do mundo, têm larguras que não ultrapassam 500 metros. Agora, adivinhe qual é o maior problema atual de Tuvalu? Sim, o lixo... e ninguém sabe o que fazer com ele. Assim, depósitos informais são característicos na região. E a crise do lixo em Nápoles, na Itália, divulgada pela mídia, há anos afeta a população – fruto da gestão ineficaz da administração local, e também devido à falta de espaço físico para novos depósitos adequados de lixo. Outro exemplo neste sentido são as ilhas flutuantes de lixo no Pacífico, nas quais os dejetos vêm sendo acumulado desde a década de 50, oriundos de todas as partes do planeta. Este fenômeno é facilitado pela atividade das correntes marítimas, que formam um imenso redemoinho feito de água, vida marinha e uma quantidade colossal de plástico. Pesquisas estimam que a quantidade de detritos de plástico constitua 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. Além disso, avalia que toda a quantidade de plástico flutuante provoca a morte de mais de 1 milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos por ano, pois muito desse material (e de outros) é encontrado nos estômagos de animais marinhos mortos. E você, já se perguntou para onde vai todo o lixo que é depositado em nossos rios? Não esqueçamos que toxinas acumulam-se ao longo da cadeia alimentar, e nós somos os predadores do topo dessa cadeia. Assim, como não há lugar que não seja afetado pela humanidade, essa última também é afetada por seus mesmos meios.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/ecodebate

Noblesse Festas e Eventos Agende sua visita e conheça nossos serviços. Atendimento de segunda a sexta feira das 13h30min às 17h.

www.noblesseeventos.com.br Av. Getúlio Vargas, 1133 Fone: (51) 3483-0066 ou (51) 3044-4635 noblesse_2011@hotmail.com


8

NOTÍCIAS política

economia

www.oalvoradense.com.br geral

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

polícia JONATHAS COSTA / OA

Pelotão da Morte na mira da OAB/RS Já está nas mãos do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul parte do inquérito que apura o envolvimento de policiais militares em um grupo de extermínio na cidade. Segundo Ricardo Breier, presidente da Comissão, a intenção da Ordem é auxiliar na investigação e garantir que os culpados pelos crimes sejam punidos.

Crime passional durante a madrugada CENÁRIO DE ABANDONO. Terreno na esquina das ruas Tobias Barreto e José de Alencar está abandonado há anos e vem tirando o sono dos vizinhos.

JONATHAS COSTA / OA

Casa abandonada vira ponto de tráfico no bairro Maringá MEDO. Moradores reclamam da falta de segurança na região e pedem providências ALINE VAZ alinevaz@oalvoradense.com.br

U

ma casa abandonada, localizada na rua Tobias Barreto, no bairro Maringá, tem tirado o sossego dos moradores da região. Segundo a vizinhança, a casa estaria sendo usada como ponto de usuários de drogas. Parte do imóvel foi demolida pelo proprietário e vendida, mas os problemas continuam. Situações constrangedoras já se tornaram comuns no local. “Eles perturbam a vizinhança e a algazarra à noite é intensa, impossibilita a nossa tranquilidade e tira a nossa liberdade. Estamos com medo”, conta um morador que preferiu não ser identificado, temendo sofrer represálias. Ele detalha que, durante a noite, o local está sendo usado por usuários de entorpecentes e pede providências. “É uma vergonha, não temos mais sossego, o dono da casa não dá a mínima, e a prefeitura muito menos. Já cobramos uma solução, mas até agora nada foi feito”, lamenta.

Os moradores da região já pediram rondas policiais a fim de solucionar este problema, mas, segundo eles, não houve retorno. Natalícia, de 76 anos, conta que já acenderam fogueira no local e que teme por sua própria segurança. “Moro aqui há mais de 30 anos e nunca me aconteceu nada, mas hoje tenho receio de circular no bairro”, afirma a moradora. Já Rejane, de 38 anos, afirma que os vizinhos se preocupam muito um com o outro. “Tem dias que ouvimos gritos de mulher durante a madrugada. A vizinhança fica muito assustada. Já acionamos a prefeitura para que se tomasse alguma medida e que se entrasse em contato com o proprietário, mas ainda não tivemos respostas”, lamenta a mãe que tem um filho de seis anos. O local também está sendo alvo de despejo de entulho e animais mortos. Segundo os moradores, os próprios vizinhos estão jogando lixo no espaço. A sujeira acaba proliferando o número de ratos e baratas.

JONATHAS COSTA / OA

UMBU. Adolescente foi morto com cinco tiros.

MATAGAL. Sem cuidados básicos, local é cenário perfeito para usuários de drogas da região.

Prefeitura e Brigada desconhecem o problema A Secretaria Municipal de Planejamento Urbanístico e Habitação (SPH) informou que não consta nenhuma notificação a respeito do caso no departamento de fiscalização. A secretaria acrescenta que irá mandar uma equipe ao imóvel na rua Tobias Barreto e que, dependendo do caso, o dono da casa pode ser

notificado. O gabinete da SPH informou que a medida está prevista no Código de Postura do Município e se assemelha às regras voltadas para os terrenos baldios, que devem ser limpos e murados pelos proprietários. De acordo com o comandante do 24° BPM de Alvorada, coronel Rocha, a Brigada Militar não rece-

beu nenhuma denúncia sobre usuários de drogas estarem usando a casa para consumo de entorpecentes, e pede que os moradores ajudem entrando em contato com a BM. O coronel acrescenta que denúncias feitas através do 190 ou presencialmente, na sede do batalhão, são imediatamente verificadas.

Um adolescente foi morto na noite de sábado, vítima de cinco disparos de pistola calibre .380. Segundo os policiais da volante da Polícia Civil que atenderam a ocorrência, o jovem, de 19 anos, não tinha antecedêntes criminais e foi morto por dois homens que efetuaram os tiros em frente à casa da vítima. No momento do homicídio acontecia um churrasco no pátio da residência, que fica na rua Iguaçu, no bairro Umbu. Os policiais suspeitam que a causa do crime seja passional. O irmão da vítima, que dois dias antes havia sido baleado na perna, teria saído com a esposa de um morador da região. Os atiradores, que chegaram a pé ao local, teriam ido acertar contas, mas acabaram matando o irmão do suposto amante. A investigação será realizada pelos agentes da 1ª Delegacia de Polícia.


Classificados Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

veículos

Oficina Mecânica Costa Car. Rua Icaraí, 106. Ligue: 3483-9506 e faça um ANUNCIE seu veícu- orçamento. lo novo ou usado nos classificados d’O Lavagem. Limpeza Alvoradense. Ligue: geral de veículos e 3044.4741. também de carpetes. Contamos ainda com vagas para estacioCOLOMBO VEÍCULOS namento cobertas. TEL.: (51) 3483.5290 W W W. C O L O M B O Rua Icaraí, 87, bairro VEÍCULOS.COM.BR Sumaré. Contato: VENDE: 9396-4808, com Sandro. Vectra Elite 2006. Preto. Completo. Diago Auto Som. Automático. Banco R. Santo Antônio, 37, de couro. R$ 34.900 pda 51. Há mais de 15 anos em Alvorada. Honda Civic 2008. Único dono. Baterias Duran. BateCompleto. Cinza. ria 45ah 89,90; bateImpecável. Só R$ ria 60ah 109,90. Mar45.900 ca Delfor a base troca. Av. 17 de Setembro, Fiat Idea 2009 306. Tel.: 3411.2254. 1.4. Vermelha. Tele-entrega. Completa. Por R$ 31.900 Feche bons negócios. Ligue 3044.4741 e Tucson 2007. Pra- anuncie serviços para ta. Top de linha. Por quem é daqui. A parR$ 46.000 tir de R$ 8,90. Omega Australiano 2000. Top de linha. Banco couro. Automático. Cor Prata. R$ 21.900 Senic 2008. Único dono. Completa. Cinza. R$ 35.900 Corsa 2010 1.4. Flex. Completo. Km 22.000. Prata. Por R$ 29.900 Astra 2005. Preto. Completão. Por R$ 22.900 Siena 2010. Tetrafuel. Completo. Prata. R$ 32.900 Cerato 2010. Único dono. Completo. Azul. R$ 32.900 Entrada para 6x no cartão e saldo em até 60x.

serviços

imóveis Persianas Alvorada. Verticais e horizontais. Tel.: 3483-4613 e 8411-1444. Manicure e pedicure. Atendimento aos finais de semana. Profissional com diversos cursos em sua área de atuação. Tel.: 3442-4812. Ligue e agende uma visita. Com Milene. Anuncie aqui e tenha sucesso em seus investimentos. Tel.: 3044-4741. Pare de sofrer Disk oração 8584-4606 Tem solução! Microbem Informática. Av. Getúlio Vargas, 1192. Tele-busca: 3442-0061 ou 30444061.

Borrachas Alvorada. P.brisas e vidros, maq. vidros e fechaduras, VENDA de produtos borrachas em geral. Avon e Natura. Faça Rua Dr. João Inácio, pedidos pelo tel.: 51/63. Tel.: 34839313-1390. 2840 ou 3044-4210. Doces variados. Trufas e ovos de chocolate para a Páscoa. Aceitam-se encomendas. Tratar com Lourdes pelo tel.: 3442-2536. Anuncie onde você e seu produto são vistos. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Profissional para sua obra. Do alicerce ao telhado. Reformas em geral. Água, luz, esgoto, pisos, azulejos e pintura. Orçamento sem compromisso. Tel.: 9658-2658. Av Maringá, 1214.

Rasul rações e produAluga-se salão para tos veterinários. Rua festas e eventos em do Parque, 35. Tijuca. Alvorada. Ótima lo- Tel.: 3443-8763. calização. Agende sua visita e conheça Baterias e Ferragem todos os nossos Andrade. Tele-entreserviços. Atendi- ga: 3442-4516 ou mento de segunda a 3044-4517. Av. Presisexta, das 13h30min dente Getúlio Vargas, às 17h. Tel.: 3044- 1168. Pda 45. 4635 ou 3483-0066. Endereço: avenida Anuncie em um luPresidente Getúlio gar de destaque. Vargas, número Ligue 3044.4741 e feche bons negó1133. cios. Cestas de chocolate lindas para a Páscoa. Encomende já. Não deixe para a última hora. Ligue: 98617682.

Anuncie aqui e tenha sucesso em seus inVende-se jogo de vestimentos. Ligue roda de liga leve aro para o nosso tele14, com pneu por R$ fone: 3044.4741. 550. Marca Vaska. Preto-diamantada. Nelson Chaveiro. Tel.: 9198-5439. Rua Icaraí, 145. Tel.: 3442-1148 ou 9222O Alvoradense. Tel.: 8753. 3044.4741. Anuncie!

JRS AUTOMÓVEIS TEL: 3483-2475 e 3442-4167 VENDE:

Pálio Fire Flex 1.0 2007/2008. Vermelho. Completo. Menos ar. R$ 23.900 Punto Essence 1.6 2010/2011. Prata. Flex. Completo. R$ 38.900 Fiesta 2002/2003. Vermelha. Gás. Desembaçador traseiro. Por R$ 18.900 Astra GL 1.8 1999/2000. Branca. Gás. Completo. Por R$ 20.900 Corsa Super 1998/1999. Azul.

no maior jorLigue feche bons negócios. Passat 1.8 2000. no maior jorPrata. Gás. Completo.nal R$ 18.900 de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche Vectra SD ELITE 2008.bons Gás negócios. e GNV. Prata. Completo. Por R$ 44.900 no maior jornal de Alvorada. Ligue Corsa Super e 3044.4741 feche 1998/1999. Azul. bons negócios. Desembaçador e limpador traseiro. no maior jorPor R$ nal14.500 de Alvorada. Ligue 3044.4741 feche Actyon SP 4X4 e 2008/2009. Prata. bons negócios. Diesel. Completa. no maior jorR$ 65.900 nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche Confira as fotos no sitenegócios. bons www.autocarro .com.br/jrs no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Gás. Desembaçade Alvorada. dor enal limpador trae seiro.3044.4741 R$ 14.500

veículos

empregos

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

serviços

Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios.

Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no m nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorad 3044.4741 e feche 3044.4741 bons negócios. bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISA DE DESTAQUE. Classificados Vende mais O Alvoradense porque é daqui.

r i t r a Ap de 0 9 , 8 R$

30.44.47.41 www.oalvoradense.com.br


10

www.oalvoradense.com.br

nal de Alvorada. Ligue Anuncie no maior jor3044.4741 e feche nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.7141 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche 3044.4741 e feche bons negócios. bons negócios.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISA DE DESTAQUE. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 bons negócios. Anuncie no maior jor- Anuncie no m nal de Alvorada. Ligue nal de Alvorad 3044.4741 e feche 3044.4741 bons negócios. bons negócios.

Classificados Vende mais O Alvoradense porque é daqui.

r i t r a p A de 0 9 , R$8

30.44.47.41 classificados@oalvoradense.com.br www.oalvoradense.com.br


Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012

ESPORTES 11

www.oalvoradense.com.br

ABV transfere mando de campo para Gravataí

A SEMANA DA DUPLA POR LAURA TOSCANI lauratoscani@oalvoradense.com.br VITOR RODRIGUEZ / DIVULGAÇÃO GRÊMIO / OA

FUTSAL. Equipe de Alvorada estreou neste final de semana na Série Prata

JONATHAS COSTA / OA

LESÃO PERIGOSA sofreu o atacante Kleber, do Grêmio, na partida válida pelo Campeonato Gaúcho. O atleta teve uma fratura na fíbula e fica pelo menos seis meses longe dos gramados. Um prejuízo imenso para o Tricolor, já que Kleber possui o maior salário do elenco, além de ser o goleador da equipe. PAULO ODONE, insatisfeito com o resultado do seu melhor jogador, bateu o martelo e disse que, se a violência e a falta de caráter num jogo de futebol regional permanecerem, o Grêmio não segue na competição em 2013. O que prende os times grandes são as cotas da televisão.

IMPASSE. Sem ter como jogar nem treinar do Ginásio Municipal, jogos da equipe foram transferidos para outras cidades. LAURA TOSCANI

lauratoscani@oalvoradense.com.br

Q

ue o futebol é o esporte mais importante do país todo mundo já está cansado de saber. Mais visto que o vôlei, mais grandioso que o hugby, mais assistido que o estreante MMA, o clube das chuteiras soube dar valor à herança dos ingleses, que foram os grandes responsáveis por esse esporte estar na cabeça dos brasileiros. Das atividades que possuem a bola no pé, não só o futebol se faz presente na vida dos atletas. O futsal e o futsete mostraram que também sabem engrenar ídolos, como o jogador da seleção brasileira Falcão e outros que nasceram dessas categorias e hoje brilham nos campos com 22 jogadores. Exemplos deles são o jovem Neymar, Robinho, Ronaldinho Gaúcho. Formar atletas, iniciar um time, disputar campeonatos, todas essas tarefas requerem muita dedicação e trabalho. E tudo seria mais fácil se o time da

sua cidade obtivesse o apoio incondicional da entidade mais importante do município: a prefeitura. O ABV de Alvorada é um clube de Futebol de Salão que lutou e cresceu com suas próprias forças. A história do time começou como uma Associação do Bairro Bela Vista, que já possui 24 anos. Em apenas um ano, o ABV passou para as categorias profissionais de sua modalidade, já podendo disputar a Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal. No domingo passado, dia 1º, a equipe disputou o primeiro jogo do campeonato enfrentando o AGF. O mais triste em toda essa movimentação é que os jogadores não podem competir na sua cidade, tendo que partir para os municípios vizinhos para se apresentar ao campeonato. É o que acontece com o ABV. O time vai para Gravataí estrear na série B do Gauchão. Os únicos representantes da cidade de Alvorada em um campeonato profissional ainda de-

pendem de aluguéis de quadras para realizarem seus treinos. O presidente do clube, Diego Amaral, de 27 anos, relata que é muito difícil reunir a sua equipe e conseguir realizar 100% dos seus exercícios junto aos seus jogadores. “Quando conseguimos uma horinha no Ginásio Municipal, sempre somos interrompidos por meia dúzia de pessoas que querem usar. E muitas vezes sem fins profissionais” relata Amaral, que reclama da falta de apoio da prefeitura da cidade, que não cede lugares para o ABV realizar suas tarefas. “Além da prefeitura, a Secretaria de Cultura, que cuida do Ginásio, não abre espaço para a prática esportiva. O local é usado mais para feiras e apresentações do que para jogos sérios”, conclui o presidente da ABV. Ainda segundo Amaral, o Ginásio apresenta vários problemas de infraestrutura. Vestiários pequenos e sem chuveiro, piso de parquê em falso e arquibancadas que não estão fixas são

algumas das reclamações dos atletas. A equipe se sustenta com seu esporte. São dois profissionais da área de Educação Física e um massagista. Todos os atletas são remunerados com o auxílio dos patrocinadores do clube, que hoje mantêm a equipe devidamente uniformizada. Segundo Amaral, a Secretaria de Juventude e Esportes ajuda como pode a equipe, marcando reuniões e tentando arrumar locais para a prática de treinos. O impasse acaba desperdiçando uma oportunidade de treinamento para a cidade que ainda tenta ser subsede de treinamentos da Copa de 2014. Ainda assim, por mais que os problemas persistam, o ABV segue na luta por reconhecimento e auxílio, e busca a sua primeira taça para a cidade de Alvorada. A prefeitura foi procurada pela equipe de reportagem d’O Alvoradense; no entanto, não houve manifestação até o fechamento desta edição.

O INTERNACIONAL, por sua vez, também está desfalcado. D’Alessandro sofreu falta no mesmo campeonato e não está participando da competição mais importante do Inter: A Libertadores. Dátolo, que está no seu lugar, conseguiu manter o equilíbrio. O Inter empatou contra o The Strongest, nos altos da Bolívia, no 1x1 no final do jogo. Esse resultado mantém o Inter vivo no campeonato. Dia 4 de abril acontece o jogo mais importante do ano para o Inter, que será contra o Santos, no Beira Rio. ALEXANDRE LOPS / DIVULGAÇÃO INTER / OA

LIBERTADORES todo mundo quer ver. E, para quem estava sem acompanhar, a operadora de TV por assinatura Net liberou o canal Fox Sports na sua grade de canais. Quem possui o pacote básico terá o canal aberto por apenas uns dias. Quem possui a TV a cabo deve colocar no canal 97. O GAUCHÃO desse domingo foi magro. O Grêmio perdeu por 1x0 para o Pelotas, porém segue na liderança do campeonato. O Pelotas, com a vitória, conseguiu a vaga para seguir no campeonato. E o Inter venceu a Universidade por 1x0. Semana que vem é a última rodada do primeiro turno da taça Farroupilha. O Colorado também é o líder de sua chave.

LEIA MAIS NO BLOG

www.oalvoradense.com.br/lauratoscani


12

GENTE NOSSA

Alvorada, de 2 a 8 de abril de 2012 www.oalvoradense.com.br

Ela quer trabalho, fama e sucesso

JÉSSICA AMARAL. A alvoradense com o bumbum mais bonito do Brasil mostra seu lado ireverente e descontraído

E

leita o bumbum mais bonito do Brasil no Concurso Preferência Nacional, a modelo alvoradense do bairro Salomé não nega esforços para ganhar notoriedade no mundo das celebridades. Aos 20 anos, Jéssica já fez vários trabalhos publicitários, mas ganhar o Garota Gaúcha 2008 deu a ela visibilidade para a profissão de modelo. Logo depois desse concurso, em 2009, a gaúcha fez seu primeiro ensaio sensual, o Colírio, que deu o gostinho para moça de realizar fotos publicitárias, pois, “para ser manequim, é necessário que não tenha muitas curvas”, afirma Jéssica. A modelo teve seu trabalho e beleza reconhecidos mais uma vez quando

mandou duas fotos 6cm de quadril. Por caseiras tiradas pelo causa disso, perdi namorado para a retrabalhos como modvista Playboy. A surelo de passarela, mas presa veio alguns dias sou bastante requisidepois, quando ela tada para fotos mais foi para São Paulo e comerciais, que pedem conseguiu uma mulher ficar entre com mais as 10 finaNão quero mudar curvas”, listas. comenta. mesmo, eu sou Não deu A taurina assim, falo o que outra, ela inquietante eu penso, gosto de ganhou o de olhos ouvir funk e não concurso e sorriso com 65 mil vou deixar de fazer expressivos o que eu gosto para já tem plavotos dos comer caviar e ir ao nos para o internaushow da Adriana tas, levanfuturo: fez Calcanhotto. Nada teste para do o valor de R$ 50 participar do contra, mas não mil como programa gosto. prêmio e Pânico na ainda foi TV como asJéssica Amaral, modelo capa do sistente de mês de palco, quer fevereiro da revista fazer um curso de atriz masculina. e também quer cursar “Desde a época do a faculdade de JornaGarota Gaúcha, o meu lismo. bumbum é elogiado. “Quero aproveitar De lá para cá, ganhei esse meu momento. Já

ARQUIVO PESSOAL

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios. Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISA DE DESTAQUE. A partir de R$ 8,90

Ligue:

ARQUIVO PESSOAL

fiz participações como atriz no filme “Eu odeio o Orkut”, mas quero estudar mais. Meu outro sonho é poder estudar Comunicação, falar de esportes, eu adoro, sempre vou aos jogos de futebol”, conta. E se engana quem pensa que essa gremista é vaidosa. O batom fica para depois, a dieta também – por sinal, a única que ela faz é para engordar. Ir para a academia já faz parte da sua rotina, ela vai três vezes por semana, pega pesado nos exercícios de glúteos, até porque é a parte mais admirada por ela e pelos homens, então precisa ser bem cuidada. Jéssica diz que, mesmo com a fama, não pretende mudar e muito menos se esquecer de onde veio. “Não quero mudar mesmo, eu sou assim, falo o que eu penso, gosto de ouvir funk e não vou deixar de fazer o que eu gosto para comer caviar e ir ao show da Adriana Calcanhotto. Nada contra, mas não gosto.” E essa alvoradense, moça cheia de atitude e beleza, deixou o seu recado. Mas não parou por aí. Ela quer ser mais famosa e trabalhar bastante para chegar, quem sabe um dia, na Rede Globo de Televisão.

30.44.47.41

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jornal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 e bons negócios. Anuncie no m nal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Classificados Vende mais O Alvoradense porque é daqui.


O Alvoradense | 4ª Edição | De 2 a 8 de Abril