Jornal O Alto Taquari - 28 de dezembro de 2012

Page 39

12 | Cotidiano

Viajar e Conhecer

JORNAL O ALTO TAQUARI . Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012.

Regiões Turísticas Gaúchas 12ª parte

Arvorezinha Arvorezinha. O nome faz menção à figueira (nome do distrito antes da emancipação) ainda localizada ao lado da igreja matriz de Arvorezinha. A cultura de Arvorezinha deve muito a colonização italiana, tanto na gastronomia como no folclore e religião. O dialeto vêneto é presente no dia a dia dos cidadãos. Os casarões em estilo italiano também identificam a descendência da população. O município de Arvorezinha é um dos maiores produtores de erva-mate do Brasil, com distribuição em todo o Rio Grande do Sul e para outros estados do país. A erva-mate também é responsável pelo maior evento festivo do município, a Festa Nacional do Mate (Femate). Eventos como o Natal no Morro, Festival de Vinhos e Queijos e Festival do Choppe, os mais tradicionais, divulgam a cidade em todo o Estado. Distância até a capital 210km.

Bom Retiro do Sul Os formadores do novo povoado eram na sua maioria de origem lusa, alemã, alguns Italianos e de outras famílias que vieram da Europa. Não houve imigração direta, quase todos eram da 2ª geração em diante. Acredita-se que a navegação pelo rio Taquari tenha começado em meados do século XIII, com embarcações movidas a remo e vela. Com estas, se comunicava com o comércio de Porto Alegre, onde vendia a produção das fazendas. Uma das primeiras embarcações foi a “Flor de Taquari”, com o qual transportava produtos coloniais, oriundos do comércio de Estrela e Taquari, para Porto Alegre. Alguns anos mais tarde surge a Cia. Arnt, sendo então muito intensa a navegação pelo rio. Surge o 1° barco a vapor de transporte de passageiros no nosso rio, embarcações luxuosas. Outras companhias se destacaram

na época. Durante longos anos, devido ao fechamento dos portos, o ritmo das navegações diminuiu consideravelmente, voltando a ter força após a construção da Barragem Eclusa que leva ao Porto Pluvial de Estrela. A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul A Barragem começou a ser construída em 1959, paralisada por cerca de 10 anos. Reiniciou em 1969 e concluída em 1977. A construção possibilitou a navegação entre o Porto de Rio Grande e o Vale do Taquari, atingindo 432 km. Estima-se que atualmente passem cerca de 150 embarcações/ mês, que transportam em torno de 60.000 toneladas de mercadorias. A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul é um dos maiores destaques turísticos do Estado, atraindo famílias de vários municípios de diversas regiões para apreciarem a sua beleza arquitetônica. A Barragem possui seis comportas duplas do tipo vagão, com 17 metros de largura, de descarga de fundo, apresentando cota de represamento de 13 metros. Em sua margem esquerda foi implantada uma eclusa com dimensões de 120m de comprimento por 17m de largura, apresentando um desnível de 11,80 metros. Na margem direita encontra-se um vertedouro fixo, com 50 m de extensão e uma escada de peixes com a finalidade de permitir sua migração por ocasião da piracema.

Candelária Ali estava a mais próspera das 18 reduções jesuíticas a de Jesus Maria, na qual viviam cerca de 6 mil índios da nação Tupi-Guarani em uma espécie de cidade que apresentava condições de vida favoráveis em termos de subsistência. Dedicavam-se a agricultura, produzindo milho, trigo e mandioca, além de possuírem significativos rebanhos de bovinos, ovinos e suínos. O município tem como característica forte presença de costumes germânicos devido a sua colonização, sendo comum encontrar pelas ruas pessoas falando o idioma ale-

mão. Outro fato marcante é a forte presença de bicicletas na cidade, devido ao relevo favorável. Candelária possui um aqueduto transformado em ponto turístico, conhecido como Aqueduto de Candelária. Conta também com o Cerro do Botucaraí, conhecido como o Santo Cerro, para onde acorrem peregrinos em épocas de Sexta-feira Santa, Páscoa e Natal. Outro destaque é a ponte de pedra conhecida como Ponte do Império, que fazia parte da estrada do Botucaraí, importante caminho da época imperial. A Cascata da Ferradura é um bonito ponto turístico, propício para banho, porém pouco conhecido ainda. Em Candelária existe uma quantidade muito grande de fósseis de dinossauros. A cidade pertence ao geoparque da paleorrota, com muitas descobertas de fósseis. O Museu Aristides Carlos Rodrigues possui um acervo de fósseis da região. Distância da capital do Estado 180km.

Cruzeiro do Sul Os registros informam que os primeiros moradores das terras que compõem o município de Cruzeiro do Sul eram de origem portuguesa,

acompanhados de seus negros escravos. Vale à pena conhecer a Casa do Morro, edificada em 1888, hoje abriga a casa de cultura de onde se tem uma linda vista do vale do rio Taquari. De Porto Alegre são 128km.

Estrela O município é banhado pelo rio Taquari, principal afluente do rio Jacuí, estando à sua margem esquerda, e é cortado por vários arroios, como o Boa Vista e o Estrela. À margem do rio Taquari, o município possui o Porto de Estrela, inaugurado em 1977. O porto dista, por hidrovia 142 km de Porto Alegre e 450 do porto de Rio Grande. Todos os anos, o município realiza o Festival do Chucrute. Considerado o mais tradicional Festival de Folclore Alemão do estado do Rio Grande do Sul, realiza encontros e dois bailes típicos, com a presença de música, dança e gastronomia típicas alemãs, além do tradicional chope. O Grupo de Danças Folclóricas de Estrela é o mais antigo do Brasil em atividade ininterrupta. Estrela é a única cidade gaúcha que tem uma obra de Oscar Niemeyer, o Estrela Palace Hotel, encomendado ao arquiteto pelo então presidente Ernesto Geisel. Distante 113km da capital.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.