Issuu on Google+

Porto Alegre, 25 de agosto de 2009

OAB/RS Felipe Vieira OAB/RS promove ciclo de palestras sobre a obra de Ovídio Baptista. Encontros integrarão homenagem póstuma e painéis terão especialistas de projeção nacional Dentro da programação especial do Mês do Advogado, a OAB/RS promove até amanhã, o Ciclo de Palestras em homenagem póstuma ao professor Ovídio Araújo Baptista da Silva (falecido em junho deste ano), com lançamento do seu último livro – “Epistemologia das Ciências Culturais”. Os encontros ocorrerão às 10h no auditório da entidade (Rua Washington Luiz, 1110, 2º andar), em Porto Alegre e reunirão painelistas de projeção nacional, especialistas nas matérias estudadas pelo homenageado, como ações cautelares, sentenças e Processo Civil, dentre outros temas. Informações pelos telefones (51) 3287-1831 e 3211-0669 ou pelo e-mail auxilioadv@oabrs.org.br. A entrada é franca e, as vagas limitadas. O professor Ovídio Araújo Baptista da Silva, além de advogado brilhante, foi um grande jurista que conhecia profundamente a dogmática jurídica, sendo um grande crítico da mesma. Dedicou-se ao estudo do Direito Processual Civil, a partir de uma perspectiva histórica. A visão do processo como mero instrumento é rechaçada em sua obra. Segundo ele, o Processo Civil não está situado em uma “estratosfera desatrelada dos fatos que compõem a sociedade”, mas serve à realização de direitos. O processo civil não é estático, mas dinâmico, estando em constante evolução. O comprometimento do seu pensamento com as transformações sociais é marcante em sua obra. Além de professor universitário, o advogado foi conferencista em universidades do Peru e Portugal e também autor das seguintes obras, bem como de vários ensaios e artigos jurídicos: As ações cautelares e o novo processo civil; Doutrina e prática do arresto; Sentença e coisa julgada (Ensaios); A ação cautelar inominada no direito brasileiro; Ação de imissão de posse no direito brasileiro; Curso de Processo Civil; Procedimentos Especiais; Comentários ao Código de Processo Civil (1º vol. da coleção coordenada por Ovídio A. Baptista da Silva); Da sentença liminar à nulidade da sentença (Ensaios e pareceres), Sentença e coisa julgada (Ensaios e pareceres); Processo e ideologia; Jurisdição e Execução na Tradição Romano-Canônica. Nos painéis, organizados pelos professores Fábio Luiz Gomes e Jaqueline Mielke Silva, estarão ______________________________________________________________________________ 1 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as  matérias   mais   relevantes,   dos   principais   veículos   de   comunicação   do   Brasil   e   Rio   Grande do Sul.


Nelson Nery Júnior, Darci Guimarães, Daniel Mitidiero, Manoel Caetano Ferreira Filho, Alcides Munhoz, Antônio Janyr Dall´agnol, Jânia Maria Lopes Saldanha, Elaine H. Macedo, Adroaldo Furtado Fabrício e Ben Hur Claus. Consultor Jurídico Eleições na OAB gaúcha serão no dia 16 de novembro O Conselho Seccional da OAB do Rio Grande do Sul aprovou na última sexta-feira (21/8) resolução que dispõe sobre as eleições. O pleito acontece no dia 16 de novembro (segunda-feira), das 9 às 17h. Esta será a primeira vez que a eleição não acontecerá em uma sexta-feira. Como informa o site Espaço Vital, o registro das chapas deve ser feito até as 18h do dia 16 de outubro. Eventuais recursos para impugnação e defesa serão de três dias úteis, “contados, o primeiro, da publicação do registro das chapas e, o último, da intimação dos impugnados”. A nova resolução aprovada aumentou o tamanho das chapas, criando 10 novas vagas para conselheiros titulares, cinco suplentes e um suplente para o Conselho Federal. Ao todo, cada chapa deve ter 55 conselheiros titulares, 27 suplentes, três conselheiros federais titulares, três suplentes federais e cinco diretores para a Caixa de Assistência dos Advogados. A íntegra da resolução ainda não foi publicada. A expectativa é que esta semana esteja disponível no site da OAB-RS. CFOAB Vladimir irá a cerimônia da Caixa de Assistência dos Advogados do RS O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Vladimir Rossi Lourenço, participará quarta-feira (26), às 17h30, da cerimônia de reinauguração da sede campestre da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA-RS) da OAB-RS, em Porto Alegre, construida com parte dos recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) da OAB Nacional. O convite foi feito pela diretoria da CAA-RS, presidida por Arnaldo de Araújo Guimarães. CFOAB Cléa participa de cerimônia da Caixa de Assistência dos Advogados do RS ______________________________________________________________________________ 2 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as  matérias   mais   relevantes,   dos   principais   veículos   de   comunicação   do   Brasil   e   Rio   Grande do Sul.


A secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Carpi da Rocha, participará amanhã (26), às 17h30, da cerimônia de reinauguração da sede campestre da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA-RS) da OAB-RS, em Porto Alegre, construída com parte dos recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) da OAB Nacional. Também estará presente o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço. O convite foi feito pela diretoria da CAA-RS, presidida por Arnaldo de Araújo Guimarães.

______________________________________________________________________________ 3 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as  matérias   mais   relevantes,   dos   principais   veículos   de   comunicação   do   Brasil   e   Rio   Grande do Sul.


25 de agosto de 2009 - Clipagem Online OAB/RS