Page 1

Porto Alegre, 16 de julho de 2009

OAB/RS CFOAB OAB vai a Encontro de Presidentes de Caixa de Assistência dos Advogados Começa hoje (16) o XVIII Encontro Nacional de Presidentes de Caixa de Assistência dos Advogados, promovido pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e a Caixa do Rio Grande do Sul (CAA-RS). O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será representado pelo seu vice-presidente, Vladimir Rossi Lourenço, pela secretária-geral Cléa Carpi da Rocha e pelo diretortesoureiro da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Junior. A abertura do evento será às 19h no hotel Dall Onder Vitória, na cidade de Bento Gonçalves (RS). O convite para que a diretoria do Conselho Federal da OAB se faça presente à cerimônia de abertura foi feito pelo presidente da Concad, Walter Cândido dos Santos, e pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Arnaldo de Araújo Guimarães. CFOAB OAB gaúcha saúda ampliação de horário de atendimento do TJ-RS O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, recebeu os juízes Carlos Eduardo Richinitti, diretor do Foro Central de Porto Alegre, Silvio Algayer, assessor da presidência do TJ gaúcho, e Rinez da Trindade, na sede da OAB gaúcha. Eles comunicaram à OAB-RS a ampliação do horário de funcionamento do Tribunal de Justiça do Estado. A partir do dia 1º de agosto, a Corte passará a funcionar das 9h às 19h. Hoje funciona das 12h às 19h. Lamachia saudou a iniciativa, que atende às expectativas da advocacia gaúcha. "A ampliação do horário de atendimento a advogados e partes está em sintonia com o que requer a sociedade em relação à efetividade e à celeridade da prestação jurisdicional", afirmou o presidente da OAB-RS. Por outro lado, Lamachia lamentou o fato de não ter recebido a notícia de ampliação do horário de atendimento também na Justiça de 1º Grau. A Ordem gaúcha vem requerendo reiteradamente junto ao TJ que o expediente da manhã seja externo, e não apenas interno, como ocorre hoje. ______________________________________________________________________________ 1 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as  matérias   mais   relevantes,   dos   principais   veículos   de   comunicação   do   Brasil   e   Rio   Grande do Sul.


"A manutenção desse expediente interno é uma contradição à ampliação do horário do TJRS, e fere frontalmente a Lei 8.906 - o Estatuto da Advocacia - uma vez que ela garante o livre acesso do advogado ao foro, em qualquer horário", ressaltou Lamachia.

______________________________________________________________________________ 2 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as  matérias   mais   relevantes,   dos   principais   veículos   de   comunicação   do   Brasil   e   Rio   Grande do Sul.

16 de julho de 2009 - Clipagem Online OAB/RS  

16 de julho de 2009 - Clipagem Online OAB/RS