Page 1

Porto Alegre, 17 de agosto de 2009

OAB/RS Diário de Canoas Dia do Advogado é lembrado na Câmara de Canoas Cezar Mossini (PMDB), também advogado, enalteceu o papel dos profissionais. A Câmara de Vereadores homenageou os advogados canoenses na sessão de quinta-feira, pela passagem do Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. Participaram os advogados Carlos Alberto Maack, vice-presidente da subseção Canoas da OAB; Neusa Bastos, Feres Augusto Uequed, e Carmelinda Mazardo, representando o presidente da OAB estadual, Cláudio Lamachia; além de diversos profissionais da cidade. A iniciativa foi do vereador Betinho do Cartório (PTB). Cezar Mossini (PMDB), também advogado, enalteceu o papel dos profissionais como "colaboradores da Justiça". Para Carmelinda Mazardo, o advogado é indispensável à aplicação da Justiça. Políbio Braga ZH erra o alvo e ataca advogado de Yeda. OAB cala. Na semana passada, durante tres dias seguidos, o jornal Zero Hora atacou o advogado da governadora Yeda Crusius: Segunda-feira - O dr. Fábio Medina Osório foi secretário Adjunto do deputado José Otávio, no primeiro ano do governo Rigotto. Terça-feira - O dr.Fábio Medina Osório não é membro da ONG Transparência Brasil, conforme afirmou. Quarta-feira - O dr. Fábio Medina Osório entrou em contradição com seu colega Paulo Olímpio. ______________________________________________________________________________ 1 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as matérias mais relevantes, dos principais veículos de comunicação do Brasil e Rio Grande do Sul.


. Os ataques ao defensor são inéditos no RS. - E o que se pergunta é o que faz a OAB do RS em defesa das prerrogativas do seu advogado. Como se sabe, odr. Medina Osório é a maio autoridade brasileira no campo da improbidade administrativa. Comentários Os bacamarteiros são atiradores... espetaculosos! Arno Edgar Kaplan Infante_PE disse... A OAB/RS certamente nada fará,afinal o dr. Medina não tem uma estrela vermelha no peito!!! Anônimo disse... O problema de Medina é que ele é advogado, se fosse "adivogadu di porta di cadeia" ou rábula , a OAB o defenderia! N67 disse... A OAB só se manifesta qdo o caso é a favor do PT. Vejam o mensalão, e toda a roubalheira do gov.lulla, ella(OAB) ficou quietinha. Inclusive é de se perguntar por onde anda o MPF que até hoje não se manifestou p/denunciar toda essa roubalheira a nível federal...? e que no gov.FHC era(o MPF) tão atuante, onipresente na imprensa os procuradores públicos viraram estrela da mídia naquela época e agora nesse gov.lulla ladrão o MPF tá calado...!!!??? Anônimo disse... Somente uma coisa interessa: o que disseram do Medina - adjunto do ZeO, estranho à ONG TBrasil e que contradisse o Olímpio, é verdade ou não? A OAB não vai defender um mentiroso! Espaço Vital Adiamento (1) Em razão da pandemia da Gripe A, que resultou na prorrogação do reinicio das aulas do segundo semestre letivo dos Cursos de Direito, a OAB/RS anunciou ______________________________________________________________________________ 2 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as matérias mais relevantes, dos principais veículos de comunicação do Brasil e Rio Grande do Sul.


que a data do prazo para a apresentação da grade curricular de conclusão de curso, para possíveis formandos, fica estendida para 10 de janeiro de 2010. O prazo de inscrição do Exame de Ordem 2009/02 ficou prorrogado para a próxima quarta-feira (19), observados os demais requisitos estabelecidos no edital publicado em 31 de julho de 2009. Adiamento (2) A primeira etapa da inscrição consistirá na submissão, exclusivamente por meio eletrônico, via Internet, nos endereços eletrônicos www.oabrs.org.br ou www.oab.org.br , até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de agosto de 2009, observando horário oficial de Brasília/DF, do formulário de solicitação de inscrição devidamente preenchido. A segunda etapa da inscrição consistirá no pagamento da inscrição no valor de R$ 130, a ser pago mediante boleto bancário impresso na primeira etapa da inscrição, até o dia 20 de agosto de 2009. A terceira etapa será o envio dos documentos informados no edital de 31 de julho de 2009, no período improrrogável de 3 a 20 de agosto de 2009, sob pena de indeferimento da inscrição. Espaço Vital O agravo contra o advogado que seria desagravado pela OAB Por Tamara Schüler Campello, advogada (OAB/RS nº 54.784) Manifesto profundo descontentamento com recente atitude da OAB/RS. No dia 11, fomos comunicados pelo colega advogado Fábio Kwasniewski de Almeida que no dia seguinte (12) ocorreria o desagravo, na comarca de Estância Velha, pelas ofensas que ele recebera do juiz dali. Já estamos aguardando a solenidade desde o ano passado - afinal o ato fora decido pelo Conselho Seccional em novembro de 2008 - nove meses atrás. Como seria um evento que não é presenciado de forma cotidiana, deslocamos advogados, colegas, amigos e estagiários para que comparecessem ao local marcado, no dia e hora agendados sem antecedência.

______________________________________________________________________________ 3 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as matérias mais relevantes, dos principais veículos de comunicação do Brasil e Rio Grande do Sul.


Inclusive tivemos que escolher uma advogada para comparecer a uma audiência agendada para a mesma hora, para que os demais pudessem se deslocar até aquela comarca. Assim, deixamos o escritório fechado, apenas para prestigiarmos o colega que seria desagravado. Passamos por grande surpresa e desapontamento, ao chegarmos na cidade de Estância Velha e nos depararmos com a informação - apenas fornecida lá no local - de que o ato de desagravo havia transferido sine die! Os colegas, amigos e demais interessados - avisados apenas na véspera tiveram que se organizar às pressas para poderem comparecer pois não houve comunicado com a antecedência desejável. Avalio como absurda essa falta de respeito para com os profissionais que perderam seu tempo e dinheiro em deslocamento para assistirem a um evento que foi desmarcado sem nenhum prévio comunicado! Houve uma total falta de respeito para com o próprio advogado que seria desagravado, bem como, para os demais que se deslocaram no maio da tarde para aquela comarca. Fomos, ali, também informados de que tudo ocorreria em um restaurante em frente ao foro. Ora, desde quando atos de advogados e juízes e advogados ocorrem em restaurantes? Já que o ato do magistrado que originou o desagravo foi publicado no Diário Oficial e abrangeu centenas de processos daquela comarca, deveria o desagravo ter a mesma divulgação e magnitude que teve o seu despropositado ato originário. Ou seja, deveria ocorrer nas dependências do foro, mesmo que fosse no saguão, na entrada, em frente, mas no local onde estão presentes habitualmente os advogados, o magistrado, os servidores, sendo acessível inclusive aos que lá estivessem para cuidar de seus processos e suas audiências, de modo a ter a mesma visibilidade e divulgação que teve o ato infeliz do juiz. Aguardaremos providências da Ordem gaúcha e principalmente que seja marcada imediatamente nova data próxima e que esta seja amplamente ______________________________________________________________________________ 4 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as matérias mais relevantes, dos principais veículos de comunicação do Brasil e Rio Grande do Sul.


divulgada, com a devida e necessária antecedência e que o ato ocorra em um local apropriado e condizente com a dignidade dos participantes. Afinal, desagravo não é ato de encontro de amigos em um bar... (*) E-mail - tamaracampello@terra.com.br ................................................................................... Uma situação constrangedora "Fui informado por um garçom sobre o adiamento".

Por Fábio Kwasniewski de Almeida, advogado (OAB-RS nº 39.391). Realmente, estive em Estância Velha no dia 12. Desloquei-me de Porto Alegre especialmente para o ato de desagravo. Fui informado, somente no local (por um garçom do restaurante em frente ao foro, onde seria a solenidade), que o desagravo havia sido transferido em função da homenagem da Assembléia Legislativa pela Semana do Advogado. O grande problema é que a OAB-RS não comunicou esta transferência nem mesmo para mim, principal interessado no desagravo, quanto mais para terceiros. Realmente, foi uma situação constrangedora. ______________________________________________________________________________ 5 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as matérias mais relevantes, dos principais veículos de comunicação do Brasil e Rio Grande do Sul.


No dia seguinte (12), liguei para a OAB deplorando o ocorrido. Já recebi diversas ligações de dirigentes da Ordem, pedindo desculpas pela falha. Ficaram de marcar nova data. (*) E-mail - fabio@cravoadvogados.com.br

______________________________________________________________________________ 6 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS, com as matérias mais relevantes, dos principais veículos de comunicação do Brasil e Rio Grande do Sul.

17 de agosto de 2009 - Clipagem Online OAB/RS  
17 de agosto de 2009 - Clipagem Online OAB/RS  

17 de agosto de 2009 - Clipagem Online OAB/RS

Advertisement