Issuu on Google+

nove fora nada!

9

Museu do Quartzo aguarda traduções do Google O Rotundas ficou esta semana a conhecer a razão do último adiamento por tempo indeterminado da abertura do Museu do Quartzo e segundo a informação apurada desta vez o atraso está relacionado com as traduções de conteúdos que a autarquia contratou à Google. O Museu que pretende ser uma referência tecnológica terá o seu website cuidadosamente traduzido pela Google à semelhança do que já aconteceu à página oficial da autarquia na Internet. Devido a este atraso a CMV está já a preparar uma acção judicial contra a Google cujo objectivo é apenas permitir o encaixe financeiro que para actualizar todo equipamento anunciado como “de ponta” em 2008 e que está agora obsoleto. A construção do museu foi iniciada em 1809 e estava inicialmente prevista a sua inauguração em 2008, o que não foi possível devido a sucessivos atrasos, nomeadamente a falta de previsão no projecto de ar condicionado, a falta de pedras de quartzo de cor laranja e até a contratempos de furtos de equipamento desprotegido que iria fazer parte do espólio do museu. Américo Nunes, diz que deste lamentável atraso de vários anos, os únicos que podiam ser evitáveis pela autarquia são apenas os relacionados com os furtos de equipamento abandonado, porque se o Museu fosse aberto na data prevista, estes equipamentos já estariam devidamente protegidos. A Autarquia está convencida que a Google vai acelerar o processo de tradução e certamente que este Verão ou porventura no próximo Inverno o Museu abrirá portas ao público!

PS apoia candidatura de Mota Faria à CMV O PS Viseu veio esta semana a terreno confirmar a intenção de apoiar publicamente a decisão de Mota Faria do PSD caso este venha a ser candidato à Câmara Municipal de Viseu. Segundo várias fontes ligadas ao PSD local o também reconhecido estratega Mota Faria pondera avançar com a candidatura embora se saiba que a esmagadora maioria das bases laranja nem sonha com a sua existência nem nunca tenha ouvido falar do líder distrital laranja. O PS contudo reafirma que fica aberto a essa escancarada “janela de oportunidade” e tem apelado aos seus militantes para que vão passando palavra por forma a que tal intenção venha a ser realidade. Alexandre Azevedo Pinto chegou mesmo a afirmar ao nosso jornal que a acontecer tal então ponderará ele próprio avançar à cabeça da lista pois José Junqueiro terá manifestado vontade de desistir de qualquer candidatura nesse cenário pois a distrital não é o seu campeonato e não joga contra figuras menores.

Central de Biomassa produz milhões em Viseu A empresa administrada por Marques Mendes que arrancou em pleno funcionamento neste ano de 2012 iniciou esta semana a produção em larga escala de notas de 100 euros. A Central de Biomassa da Nutroton-Energias localizada no Parque Industrial de Coimbrões vai numa primeira fase produzir esta energia verde para colmatar a falta do milhão da CMV depositado no BPP e numa segunda fase acumular mais um milhão para apoiar a candidatura de Carlos Marta à CMV. O grupo empresarial, presidido pelo tondelense Leitão Amaro, está satisfeito com o apoio prestado pela Autarquia de Viseu na cedência dos 10m2 de terreno para instalação da empresa e pela oferta de 120 bilhetes gratuitos para passeios no funicular por parte dos 2 funcionários da empresa que em breve espera adquirir mais uma impressora térmico-electrica biomassa para passar a produzir uma nota de 100 euros por hora para distribuir a cada um dos viseenses! O Rotundas esta semana saiu de novo atrasado pelo que as próximas edições passarão a sair a horas sempre às segundas-feiras! Quando não saírem a horas às segundas poderão ter que sair a horas às terças ou quartas! Fica o esclarecimento e a garantia de sair a horas nas próximas edições!

Centro de Informação Autárquica fez cerca de 6 atendimentos em 2011

O CIAC de Viseu criado em 1989, serviço gratuito que tem como finalidade a prestação de informação aos munícipes dando-lhes a conhecer os seus direitos e deveres como consumidores registou no ano de 2011 um significativo acréscimo no seu intenso volume de trabalho tendo sido registado uma média de 0,5 atendimentos por mês perfazendo um total de 6 atendimentos no final do ano. As queixas registadas dizem na sua maioria respeito a informações erradas prestadas pelo nosso jornal mas que a DECO julgou .

http://gamvis.blogspot.com/


CART

N


Apresentação da dança do ventre em Viseu A Autarquia de Viseu em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Árabe Portuguesa, levou a cabo esta semana uma sessão de “apresentação dos mercados árabes”, no Pavilhão Multiusos que constou de demonstração sobre a “dança do ventre”, famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. A acção teve como objectivo ensinar as mulheres viseenses a tornarem-se mães através de ritos religiosos dedicados a deusas. No Oriente é conhecida pelo nome em árabe raqṣ sharqī e foi muito participada por parte do Executivo Camarário que pondera agora fomentar a aprendizagem do árabe durante as horas normais de serviço em paralelo com as actividades de lazer promovidas pela Edilidade como foi o caso desta aprendizagem nesta sensual dança das arábias. Fernando Ruas manifestou-se surpreendido por verificar que a dança é composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo e afirmou ter apreciado os aspectos sensuais exóticos apesar de muitos lhe apontarem uma atitude conservadora mas isto só prova que com o seu mandato Viseu pauta pela procura de novos mercados e novas culturas à semelhança do que aconteceu com a novela da TVI, referiu o Autarca a finalizar.

Passos Coelho conseguiu pôr a funcionar Viatura Pandur no RI 14 O Primeiro Ministro Passos Coelho surpreendeu tudo e todos quando no passado dia 19 de Março se apresentou no RI 14 para presidir à Cerimónia do Dia da Unidade. A operação foi montada em absoluto segredo pelo seu homem de mão o General Chaves, que em tempos teve o seu Quartel General instalado na Unidade dos Viriatos e que trouxe com ele cerca de uma dezena de zelosos militares especialistas em bloqueios para blindarem os jornalistas presentes no local por forma a que poucas perguntas fossem colocadas ao líder do PSD e Chefe do Governo. Após condecorar o Estandarte do Regimento com a medalha da Troika e Austeridade Total o Primeiro Ministro dirigiu-se ao parque das viaturas Pandur onde demonstrou ter grande conhecimento técnico do uso de viaturas blindadas de rodas mostrando aos soldados da guarnição ser capaz de colocar em funcionamento o equipamento além de a ter conduzido durante 100 mts após o que a viatura se imobilizou por falta de gasóleo. O Primeiro Ministro prometeu reforçar o Orçamento do RI 14 em mais 153 euros para permitir recolocar a viatura no parque fechado e após o almoço de rancho á RI 14 saiu em alta velocidade com destino a mais uma reunião preparatória do próximo Congresso com o seu mandatário Fernando Ruas que durante toda a visita não conseguiu esconder a satisfação de ter o PM a seu lado junto da tropa da sua cidade, referência feita aos deputados do PSD Viseu que durante toda a manhã não arredaram pé da parada do RI 14.

Autarca de Santa Comba Dão monta estátua de Salazar O nosso jornal foi encontrar esta semana João Lourenço, actual presidente da Autarquia de Santa Comba de Dão a montar uma gigantesca estátua de Salazar com recurso a caixas de fósforos. Segundo o Edil "o tempo dos grandes investimentos acabou para as autarquias. Os municípios têm tudo feito, das redes de saneamento aos espaços culturais e desportivos, e, obrigatoriamente, o papel dos municípios terá de ser redireccionado, o desenvolvimento tem de partir de ideias locais" e por isso se lembrou deste projecto. O inventor da estátua está seguro da viabilidade económica da ideia estando convencido que vai conseguir obter cerca de 17 milhões de euros com as visitas já programadas de turistas á Cidade para observarem a obra in loco. Se assim for, diz o Autarca, vamos conseguir pagar umas despesas extra que realizámos ao longo deste mandato e encaixar uma verba suficiente para promover a figura de Salazar. João Lourenço, descendente por afinidade de Salazar diz sentir correr nas suas veias a gesta gloriosa do ditador e critica os que estão contra a ideia sendo que muitos deles nem vinho bebem e por isso não chegam a perceber a “marca Salazar” já distribuída gratuitamente pela Autarquia aos munícipes sob a forma de um garrafão de 5 lts de vinho tinto com 18% de grau alcoólico. Devido aos diversos problemas registados na edição não foi possível realizar a entrevista de fundo mas fomos perguntar aos militantes laranja e socialistas o que pensam sobre as candidaturas previstas por parte dos seus partidos. Aqui ficam as respostas R. O que acha da candidatura de Mota Faria à CMV? *Ruben Fonseca (militante nº 123000 da concelhia) – he he he he *Pedro Escadote (sócio efectivo) – Não brinquem com coisas sérias! Vocês no Rotundas lembram-se de cada uma! *Carlos Águas (sócio honorário) – Só por cima do meu cadáver! R. O que acha da candidatura de José Junqueiro à CMV? *José Gomes (militante nº 123000 da concelhia) – he he he he *João Paulo (sócio efectivo) – Não brinquem com coisas sérias! Vocês no Rotundas lembramse de cada uma! *Manuel Carrilho (sócio honorário) – Só por cima do meu cadáver!

Breves (desenvolvimento na edição impressa à venda na FNAC Viseu) Fernando Ruas ameaça mandar “correr à pedrada” os vendedores ambulantes ++ Bispo de Viseu pretende multiplicar o dinheiro da diocese no casino da Figueira da Foz ++ Crentes de Viseu vão receber um chip electrónico para registo nas missas dominicais ++ JSD Viseu não aceita convite da JS para reunião no Ice Club ++ Maçonaria Viseu promove iniciativa pública em Viseu mas em absoluto secretismo

Podem parar de enviar textos e fotos para o nosso email porque a caixa do correio está cheia e o funicular está parado esta semana. .


O Rotundas 09ª edição