Page 1

O DEMOCRATA www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

Ano v - Edição nº 111 - Distrito Federal e Entorno, 18 de dezembro de 2009 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - odemocrata@globo.com

GAMA ESTÁ EM ALTA Ano de 2009 foi de muitas melhorias na cidade, que ganhou infraestrutura na área de múltiplas atividades e terá ainda Vila Olímpica e Restaurante Comunitário Para ver as mudanças que deram uma nova cara ao Gama, basta uma volta pela cidade. À noite, por exemplo, será possível perceber que estacionamentos, becos ou mesmo quadras inteiras saíram da escuridão. Na DF-290, trecho paralelo ao Setor Sul, o GDF aplicou R$ 300 mil em postes e redes de energia. Mais de cinco mil metros quadrados de calçadas foram recuperadas no Setor Central. O governo também atendeu a uma antiga reivindicação da comunidade, especialmente dos feirantes: construir a cobertura da Feira Permanente do Gama. Página 04

Cidade Ocidental reúne 25 mil pessoas no aniversário O entusiasmo do prefeito Alex Batista contagiou a todos e de forma especial, aos deputados federal Sandro Mabel (PR-GO) e estadual Cristovão Tormin (PTB). A ex-prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, também foi parabenizar o município que completou 33 anos de fundação. O deputado federal e padrinho do evento, Sandro Mabel, lembrou de sua infância pobre e de sua satisfação em poder realizar eventos de grande porte com entrada franca para todos. “Tenho orgulho de poder fazer parte desta festa. Tenho muito orgulho de ser amigo e parceiro político do prefeito Alex e de Cidade Ocidental”, comentou orgulhoso o parlamentar. Página 08


2

O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

CULTURA

POESIAS

SONHANDO COM BOAS FESTAS, CRIANÇAS

NA PONTA DA LÍNGUA Por André Teixeira

Bolsa Universitária O vereador Pábio Mossoró trabalha para que a prefeitura de Valparaíso implante o programa Bolsa Universitária Municipal. Ele conseguiu aprovar, no último dia 27, requerimento indicando a idéia.

Baixaria A eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Valparaíso, no último dia 9, foi pura baixaria. Teve até café quente no rosto de vereador.

Força Policial Até a PM teve que intervir na Casa de Leis para manter a ordem. A confusão não impediu a vitória democrática do vereador Walter Mattos.

Fora do ninho O vereador Soldado Edivaldo foi o único petebista a votar contra Mattos. O parlamentar ficou com Afrânio Pimentel.

Tremendo Tem gente do Entorno tremendo de medo de ser atingido pela tsunami que avassalou o Distrito Federal.

Mistério A morte do secretário de Indústria e Comércio de Luziânia, João Abreu, ainda é um mistério investigado com lupa pela policia civil de Goiás.

Novo secretário Fernando Pádua é o novo se-

cretário de Habitação do Governo do Distrito Federal. Ele assumiu no lugar do distrital Paulo Roriz.

Na mira Uma importante revista brasileira investiga o patrimônio acumulado de alguns prefeitos e ex-prefeitos do Entorno. Uma mansão às margens de um lago já foi fotografada.

Cidade JK O distrito do Jardim do Ingá, em Luziânia, pode virar Cidade JK. A idéia é defendida pelo deputado federal Carlos Alberto Leréia e tem o apoio da vereadora Professora Edna.

Boa A iluminação natalina de Valparaíso bem que poderia ganhar o premio de melhor do Entorno.

Ordem A ordem em Brasília é não deixar a peteca cair. A crise não pode atrapalhar o andamento dos projetos do governo.

Deputado Moacir Machado, ex-prefeito de Santo Antônio do Descoberto, será mesmo candidato a deputado estadual.

Namorico Dizem que o ex-prefeito de Novo Gama, Delmiro Teixeira, namora, politicamente, às escondidas com o vereador

Akalanto.

Parrião O secretário de Finanças e Administração de Cidade Ocidental, Edinaldo Parrião, foi homenageado pela Associação Industrial e Comercial de Valparaíso. Ele recebeu o premio empreendedor 2009.

Muitos pais Alguns crentes de Novo Gama não conseguem se entender. O motivo de tanta discórdia é a marcha para Jesus. Todos querem ser pai do filho bonito. O vereador Pastor Luiz, por exemplo, anda todo nervozinho. Fez até discurso raivoso.

CPI da Celg O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, se reuniu na terça-feira, 15, com o secretário de Governo e Habitação, Mauro Miranda, e os deputados José Nelto e Samuel Belchior para “conversar” sobre a CPI da Celg. Não terá baixaria.

Rei do gado O rei do gado Júnior do Friboi pretende expandir seus negócios para a área de couro e venda de carne diretamente ao consumidor. A um amigo próximo, revelou que comprou 14 mil vans para entregar o alimento na casa de cada um dos consumidores.

Dificuldade O presidente Lula não conse-

g u e turbinar a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A mulher ainda não caiu nas graças do povo brasileiro.

Facilidade O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) estará em Goiás depois do recesso parlamentar. O pré-candidato a presidente da república visitará, também, algumas cidades do Entorno.

Andando Belezinha não para. O homem não perde uma única oportunidade de aparecer. Seu escritório político em Novo Gama é uma dos mais movimentados da região.

(Marcial Salaverry) Sempre aquela pontinha de otimismo e de alguma esperança inundando nosso interior, esperando que todos se lembrem de como é lindo o amor... E a ele se dediquem com mais carinho, dando-lhe o real valor... Que o ano que finda encerre, levando tudo o que de mau aconteceu, e que o ano que aí vem, apenas traga bons fluidos... Que a manchete seja: Acabaram-se as guerras... FINALMENTE A PAZ VENCEU... Utopia? Um louco sonho? Decerto... Mas não custa pelo menos imaginar... e desejar... E pelo menos a nossa parte, com fé, amor e carinho, executar...

Almoço Um grupo de professores de Cidade Ocidental se reuniu no último dia 17 no balneário Saia Velha. Todos declararam apoio a pré-candidatura da vereadora Professora Edna.

Everaldo O vereador Everaldo do Detran se deu bem. Esse ano não teve eleição para presidente da Câmara e ele continua por mais um ano no comando da Casa de Leis. Quem não gostou foi o armador da situação. O homem queria ficar dois anos. Não conseguiu.

PIADA: O sujeito chega em casa caindo de bêbado e encontra a mulher furiosa sentada na cama. - Seu cafajeste! - esbraveja ela. - Sabe que horas são? - Não... - Cinco horas da manhã! Você não tem vergonha? - Vergonha de quê? Eu não tenho culpa! Se eu estivesse em casa seria a mesma hora!

O C I D E N TA L ANTERIOR

O Democrata

EXPEDIENTE

Presidente: André Leonardo S. Sousa Editor: Raimundo de Sousa Jornalista Responsável: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DF Diagramação: Rodrigo Xavier

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO

TODOS CONTRA

pref. santo antonio Secretaria Municipal de Saúde

A DENGUE

Colunistas: Raimundo de Sousa e André Teixeira Impressão: F. Câmara Gráfica Editora Publicação: quinzenal Tiragem: 10 mil exemplares Distribuição: Cidades do Entorno, Distrito Federal e Goiânia Este jornal é de propriedade da empresa Democrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00 Conj 11HC rua 01 nº 48 - centro, Novo Gama/GO - CEP: 72860-201 fone: (61) 3628-4265 Sucursal - SDS Ed. Acropol - sala 104B - Brasília-DF - fone: (61) 8426 - 5564

O combate a dengue tem que fazer parte de nosso dia-a-dia. Não podemos relaxar. As larvas do mosquito continuam vivas por até um ano. A melhor forma de evitar a doença é impedindo a reprodução do inseto. Para isso, devemos impedir o acúmulo de água em caixas d água, piscinas, pneus, lajes, ralos, calhas, pratos de plantas e outros.

Anuncie pelo fone: (61) 3628.4265 / 8426.5564


O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

Everaldo estrutura trabalho legislativo “Estamos economizando para poder investir mais na estrutura da Câmara. Todo esforço vale apena”

O

trabalho do presidente da Câmara Municipal de Novo Gama, vereador Everaldo do Detran-PSDB (foto), está transformando a realidade do Legislativo local. Em pouco tempo ele conseguiu es-truturar as ações dos parlamentares, com a compra de equipamentos para os gabinetes. Em breve, conta ele, a Casa de Leis também ganhará sede própria. O governo municipal estuda, agora, os termos do convênio para a construção do prédio do legislativo. Everaldo ainda lembra que o processo licitatório para a compra de novos computadores já está em fase final e as máquinas deverão chegar no início do próximo ano, o mesmo acontecerá com o carro para

a instituição. “Sem estrutura, os vereadores não podem desenvolver um bom trabalho em prol da nossa comunidade”, conta ele. Os vereadores estão aprovando as ações de Everaldo. Para eles, a falta de estrutura dificulta ações direcionadas à produção legislativa. Segundo o chefe do Legislativo, a área contábil da instituição está fazendo um levantamento financeiro para ver quanto será disponibilizado, ainda este mês, para a construção do prédio da Casa de Leis. A expeditiva é de que seja disponibilizado aproximadamente R$ 200 mil. “Estamos economizando para poder investir mais na estrutura da Câmara. Todo esforço vale apena”, conclui Everaldo.

Narciso quer melhorar segurança no Lago Azul A comunidade do distrito do Lago Azul receberá em breve uma companhia da Policia Militar do Estado de Goiás. A proposta do vereador Narciso foi aprovada na Câmara Municipal. O objetivo da idéia, garante o parlamentar, é levar a policia para bem perto da comunidade. Como autor do primeiro projeto que beneficiará diretamente a comunidade do Lago Azul, Lunabel, Residencial Brasília,

Alvorada e Mont Serrat e Boa Vista, Narciso lembra que o órgão policial terá um comando próprio funcionando 24 horas. “Já foi assinado a ordem de serviço desta obra, no aniversario neste mês de novembro, o qual agradeço o prefeito Doka pelos 14 projetos aprovados sancionados e alguns em execução”, esclarece o vereador, que aproveitou para desejar boas festas à comunidade do distrito.

Prefeito Doka e vereador Narciso

Marcha para Jesus em Novo Gama A banca Evangélica da Câmara Municipal de Novo Gama e os pastores do município realizaram em conjunto a 1ª Marcha Para Jesus no dia 30 de novembro, dia do evangélico. O evento reuniu aproximadamente cinco mil fiéis vindos em trio elétrico, carros e marchando do

final do Lago Azul e Pedregal. A concentração foi em frente à rodoviária, onde aconteceu o maior show para Jesus na história dos evangélicos de Novo Gama. A festa teve a participação do cantor Robinson Monteiro, Wellington Camargo e várias

Bancada evangélica com o cantor Wellington Camargo

bandas locais. Na oportunidade, o cantor Robinson Monteiro frisou que não veio como artista e sim como pregador do evangelho. Os idealizadores da festa ficaram maravilhados pela quantidade de pessoas que participaram do evento, frisando que a Marcha era para todos, e não importava a religião. “O objetivo era de levar às pessoas a mensagem do Evangelho do Senhor Jesus Cristo através de louvores e orações”. A Marcha para Jesus é um projeto de lei conquistado pelo segmento evangélico representado pela bancada evangélica da Câmara Municipal de Novo Gama pelos vereadores Pastor Luiz, João Antônio, Carlos Simões e Laodicéia Dourado. O vereador Pastor Luiz co-

mentou que vendo tamanha violência em todos os lugares, acredita que eventos como esse possa aproximar mais os jovens e toda a comunidade, “do nosso Senhor Jesus Cristo”. Já João Antônio disse que a maior alegria dele é ver pessoas felizes, “não só pelas realizações dessa vida, mas principalmente pela alegria provocada pelo poder de Deus”. Laodicéia Dourado, por sua vez, agradece a Deus pelo acontecimento que era um dos maiores desejos do seu coração. “Tenho certeza que essa marcha é a primeira de muitas. Fico feliz em ver o povo de Deus abençoando e declarando que o Novo Gama é do Senhor Jesus. Precisava somente de uma iniciativa! Parabéns a todos que fizeram acontecer esse grande evento”.

Empresários de N. Gama são qualificados O SEBRAE em parceria com o Governo de Goiás, através da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e prefeitura municipal de Novo Gama, por meio da secretaria de Indústria e Comércio, está desenvolvendo o programa SEBRAE itinerante, destinado a qualificar e orientar empresários e empreendedores. Em Novo Gama os cursos aconteceram no salão da Paróquia Imaculada Conceição e tiveram como principais temas: Sua empresa está dando lucro? Excelência em vendas, Empre-endedorismo e atendimento presencial. O secretário de Indústria e Comércio do município, José Pacífico Neto (foto), lembra que o programa tem por objetivo desen-

volver ações de treinamento e consultoria de forma a proporcionar aos cidadãos empreendedores, mecanismos que lhe possibilitem ter seu próprio negócio ou ampliar os já existentes. Para atingir este objetivo, além das ações de consultoria e treinamento que serão desenvolvidas pelo SEBRAE, o governo disponibilizará técnicos do programa “Goiás Fomento”, do Banco do Povo e do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) para prestarem informações sobre as linhas de credito disponíveis, bem como as formas de acesso. “A estratégia de ação conjunta dos órgãos e instituições envolvidas possibilitará não só mul-

tiplicar a aplicação dos recursos disponíveis para financiamento, como irá proporcionar aos beneficiários, orientações e infor-

mações sobre a melhor forma de sua utilização, de forma a viabilizar novos negócios ou incrementar os em atividades”, conclui Pacífico.

3

País na m. Quem paga o preço? CARLOS ALBERTO LERÉIA deputado federal (PSDB-GO) www.twitter.com/carloslereia www.carlosalbertolereia.com.br Quero chamar a atenção sobre a gestão do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que considero como o catedrático da oportunidade no Brasil. Um presidente que se deixa encantar por si mesmo. “Nunca antes na história desse país”, termo utilizado por ele no início dos seus discursos, o país teve um presidente que utiliza de situações do povo, que geralmente são precárias, para conseguir seu eleitorado e construir seu marketing pessoal. Manobras eleitorais são utilizadas a todo tempo. Ora é a estréia de um filme que ilustra a sua vida a poucos meses da eleição, ora é um plano de obras que apresenta como a solução dos problemas no Brasil, ora é um termo chulo. Cada dia é uma novidade. Destaco que, entre os projetos sobre os quais faz um alarde, está o Projeto de Aceleração do Crescimento, o PAC, que depois de muito dinheiro envolvido apenas 13% foi concretizado. Vale lembrar que esse programa de trabalhos ganhou até uma “mãe”. Imagine se fosse órfão? Muito menos teria sido feito. Em outro fato recorrente, é Lula achar que tem o rei na barriga, quando trata do assunto do présal, que está a sete mil metros de profundidade. Age como se fosse uma obra criada por ele. Seguindo no cenário oportunista, depois de sete anos no governo, ele surge como um revoltado com a corrupção no Brasil e pede a mudança na lei, desejando transformá-la em crime hediondo. Uma bela oportunidade utilizada por ele para tentar mostrar um pouco de serviço para seu eleitorado. Considero uma ação correta e necessária, porém muito tardia a sua iniciativa. É notório, em seu discurso, ele criticar a corrupção como se o mensalão do PT nunca tivesse existido. Na realidade, as promessas de ética do Partido dos Trabalhadores não deram resultado. Jamais se viu tanta corrupção, mentira e insegurança. O que o presidente fez foi apenas requentar essa transformação, já que existem atualmente na Câmara Federal, quatro projetos desse teor e que se arrastam há anos. Temos um governo de propagandas e demagogia. Na sua permanência no poder não construiu nenhuma hidrelétrica, rodovia, ferrovia, porto ou refinaria de grande porte para o Brasil. Destaco agora sua passagem bombástica no Nordeste do País. Em comício, prometeu saneamento básico e “tirar o povo da merda”. Ora, senhor presidente, essa é a realidade que muitos brasileiros se encontram hoje. Pessoas vivendo a míngua sem esgoto e sem nenhum tipo de saneamento básico. Algo notório e vexatório em todo o país. Cidadãos brasileiros vivendo sem o mínimo de dignidade e saúde no século XXI. Esse termo é utilizado com freqüência por nós brasileiros, e que não falseia a vida real dos brasileiros, pois a maioria do povo permanece, às vezes até literalmente, mas vindo de um chefe máximo de uma nação, é algo chulo e ofensivo. O presidente deveria ao menos usar palavras que respeitem a liturgia do seu cargo, que pautam a lisura de sua representação e o respeito ao povo brasileiro. Algo que ele não dá a mínima importância. Esse termo de baixo calão foi repercutido por toda a imprensa, inclusive a internacional, como ele mesmo já tinha previsto. Senhor presidente, o povo permanece nesse estado crítico em razão dos insignificantes investimentos que o seu governo proporciona no campo do saneamento básico. Segundo a matéria publicada no jornal O Globo, o Brasil só terá universalizado esse serviço público essencial só daqui a 66 anos. Hoje no Brasil apenas 42% dos cidadãos brasileiros são atendidos por coleta de esgoto. De 2007 até hoje, o Governo Federal só conseguiu executar 11% do dinheiro reservado para o programa de saneamento básico rural e urbano. E dos recursos alocados para financiar essas obras vindas do FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, apenas 35% foram usados. Esses números ilustram a vagareza e o desleixo que o governo tem com o povo brasileiro. Recursos existem, mas o saneamento básico não é visto com bons olhos pelo presidente. Agora depois de muito tempo nessa lentidão, as vésperas da eleição, ele quer lançar em meados de 2010 o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), com novas metas de investimento. Uma jogatina eleitoral que segue os mesmos passos dos projetos como o PAC e o Fome Zero, bem devagar. Senhor presidente, essa área é tão importante quanto o investimento em outros setores, como a criação de hospitais, estradas, escolas entre outras. Observamos que esse povo sem serviço básico ficam a mercê das doenças, enchentes, entre outros malefícios originados pela falta de saneamento básico. Espero que esse projeto possa ao menos favorecer urgentemente os brasileiros que mais necessitam no momento, pois sei que o Lula irá sair da presidência, e que pouca ação será realizada, já que a intenção não é dar assistência ao povo e sim mais uma manobra para eleger o seu sucessor.


4

O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

Gama está em alta Ano de 2009 foi de muitas melhorias na cidade, que ganhou infraestrutura na área de múltiplas atividades e terá ainda Vila Olímpica e Restaurante Comunitário

N

o dia 19 de novembro do ano passado os olhos de todo o Brasil voltaram-se para o Gama. A cidade sediava, no novo estádio do Bezerrão, uma histórica partida de futebol entre as seleções do Brasil e de Portugal. Torcedores ficaram encantados não apenas com a vitória brasileira de 6 a 2 sobre os portugueses, mas também com a beleza e a modernidade da arena, que faz parte de um grande complexo esportivo erguido em sua volta. Nele estão sendo construídos uma Vila Olímpica, um Restaurante Comunitário e um Ginásio Poliesportivo. Há três anos o Gama está em alta. O GDF vem investindo pesado em áreas importantes, como Educação, Esporte, Infraestrutura, Segurança. Só na construção do Bezerrão, com capacidade para 20 mil espectadores, foram investidos R$ 55 milhões. A implantação da Vila Olímpica, com suas piscinas e quadras poliesportivas para atender estudantes no contraturno escolar, do Restaurante Comunitário, que servirá pratos balanceados a R$ 1, do Ginásio Poliesportivo e do estacionamento vai custar cerca de R$ 15 milhões. O complexo esportivo estará em funcionamento a partir de abril. A cidade ainda ganhou cinco Postos de Segurança Comunitária, iluminação pública e drenagem pluvial em várias quadras. A Área de Múltiplas Atividades do Gama foi uma das mais beneficiadas na cidade. Os lotes ganharam sistema de drenagem de águas pluviais, pavimentação, meiosfios – investimento de R$ 12,5 milhões. Algumas quadras nos

Principais melhorias realizadas no Gama - Estádio Bezerrão – R$ 55 milhões - Vila Olímpica - R$ 4,8 milhões - Restaurante Comunitário – R$ 300 mil - Ginásio Poliesportivo – R$ 6,5 milhões - Estacionamento – R$ 3,2 milhões - Pavimentação, drenagem e meiosfios da Área de Múltiplas Atividades – R$ 12,5 milhões - Drenagem pluvial em quadras dos setores Leste, Oeste e Central – R$ 3,4 milhões - Cobertura Metálica da Feira Permanente – R$ 3,4 milhões - Iluminação pública DF-290 – R$ 300 mil - Reforma do Caic da EQ 20/ 23 – R$ 570 mil - Pavimentação asfáltica na Q.11, Setor sul – R$ 1,1 milhão - Interligação das quadras QI 01 a 07 – R$ 1,1 milhão - Construção de 5 Postos Comunitários de Seguranças – R$ 654 mil setores Leste (28/30), Oeste (de 9 a 14 e de 28 a 32) e Central (quadras pares de 4 a 46) receberam R$ 3,4 milhões em obras de drenagem. Para ver as mudanças que deram uma nova cara ao Gama, basta uma volta pela cidade. À noite, por exemplo, será possível perceber que estacionamentos, becos ou mesmo quadras inteiras saíram da escuridão. Na DF-290, trecho paralelo ao Setor Sul, o GDF aplicou R$ 300 mil em postes e redes de energia. Mais de cinco mil metros quadrados de calçadas foram recuperadas no Setor

Central. O governo também atendeu a uma antiga reivindicação da comunidade, especialmente dos feirantes: construir a cobertura da Feira Permanente do Gama. Protegidos da chuva e do sol forte, os comerciantes esperam atrair mais clientes e aumentar as vendas. A cobertura metálica está orçada em R$ 3,4 milhões e deve ser inaugurada em março.

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO GAMA Adm.2009/2012 Cidadania e Progresso

Secretaria de Administração e Finanças COMUNICADO DE DESCONTO ESPECIAL A Secretaria de Administração e Finanças comunica aos contribuintes municipais que se encontram em atraso com pagamento do IPTU, ISSQN, ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO, LICENCIAMENTO DA FEIRA E OUTROS IMPOSTOS, que excepcionalmente, poderão quitar seus débitos, até 30/12/2009, com os seguintes benefícios fiscais: I – Isenção de 100% (cem por cento) do valor da multa, juros e atualização monetária; + (MAIS) II – Desconto especial de 20% (vinte por cento) no valor original, para pagamento à vista, até 30/12/2009; Aproveitem esta única oportunidade e evitem a inscrição de seu nome na Dívida Ativa do Município e SERASA, com posterior execução fiscal.


O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

5

Davi Leite quer toda criança longe das Drogas O Programa antidrogas formou 1.200 alunos em Santo Antônio do Descoberto. A participação da escola, família e policia é fundamental para afastar as crianças da criminalidade

E

m Santo Antônio do Descoberto 1.200 crianças foram beneficiadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nesse semestre. A formatura aconteceu no Ginásio de Esportes do município no último dia 11 e contou com a presença do prefeito Davi Leite (PR), do comandante da Policia Militar na cidade, Capitão Flávio e do presidente da Câmara Municipal, Junior Pezão. Segundo os organizadores, mais de duas mil pessoas participaram da solenidade. Pelo Programa, conta Davi, as crianças aprendem técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, ensinando-os a se defenderem e dizerem não as drogas e à violência, além de oferecer aos estudantes uma chance e às crianças a oportunidade de verem os adultos como amigos e pessoas em quem possam confiar. O programa foi aplicado em parceria com as escolas e direcionado para crianças de 9 a 12 anos de idade, sendo uma aula semanal, no decorrer de um trimestre letivo. Os instrutores PROERD são policiais fardados da PM-GO, que, auxiliados pela cartilha PROERD e pelos professores das turmas beneficiadas pelo projeto, os quais atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família. Conforme a PM, o conteúdo das lições é direcionado para o desenvolvimento da auto-esti-

ma, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. “O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia”, ensina Leite. Descontração Os 1.200 formandos são

oriundos de 36 turmas da 5ª serie do ensino fundamental de 17 escolas municipais. A 1ª. edição do curso foi em junho e formou 600 alunos. O soldado Alexandre, da 11ª CIPM que desde de 2002 vem conduzindo o PROERD no município, desta vez foi responsável pela instrução de 900 alunos. A Soldado Hester, que iniciou nesta última turma, foi responsável por 300 alunos. O momento de maior

descontração foi protagonizado pelo vereador Junior Pezão. O parlamentar lembrou que “as cores do PROERD são as mesmas do Flamengo”, campeão do Brasileirão 2009. O prefeito Davi Leite usou a Bíblia para fazer propaganda antidrogas. “Ensinai a criança o caminho que deves andar e quando adulto não se desviarás dele”, ponderou o mandatário.

LANÇAMENTO

ÓPTICA JEOVAH QUEIROZ OO FOCO SUA VISÃO FOCODA DA SUA VISÃO


6

O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

Doka entrega máquinas e sementes a agricultores Os recursos, no valor de R$ 118 mil, foram garantidos pelo deputado federal Sandro Mabel. Os agricultores comemoraram a conquista

N

ovo Gama recebeu do ministro da Integração Nacional, graças a uma emenda ao Orçamento Geral da União do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), uma patrulha mecanizada para atuação em benefício das comunidades rurais da cidade. A máquina, de acordo com o prefeito Doka, ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura “As máquinas serão usadas, exclusivamente, nas áreas rurais da cidade, em benefício dos agricultores novogamense. Com isso, poderemos ampliar o número de agricultores beneficiados, ao mesmo tempo em que vamos passar a economizar mais, pois atualmente a prefeitura faz esse trabalho com máquinas alugadas”, afirmou o mandatário. Segundo a assessoria do governo local, em 2008 foi assinado um convênio com o Ministério da Integração Nacional e, depois do processo licitatório, a prefeitura comprou um trator e seus implementos para atender aos

produtores do município. Na ocasião da entrega, lembra ainda a assessoria, foram distribuídos sementes e adubos, fruto de convênio com a secretaria de Agricultura do Distrito Federal. Na solenidade de entrega dos equipamentos estavam, além de Doka e Mabel, a primeira dama da cidade, Takane Pacífico, os secretários de Agricultura, Francisco das Chagas, de Indústria e Comércio, José Pacífico, de Meio Ambiente, Fernanda Feitoza, do Transportes, Damião Gilbério e a administradora do distrito de Lago Azul, Maria do Socorro, técnicos, vereadores e líderes comunitários. Segundo o secretário de Agricultura, Francisco das Chagas Lopes, foram entregues um trator, uma distribuidora de calcário, uma grade aradora e ainda sete toneladas de insumo (adubos, sementes de feijão e

milho). “O convênio com o Governo Federal foi no valor de R$ 118 mil”, lembra o chefe da

Takane enaltece programas sociais No último dia 27 Novo Gama foi palco de um grande encontro para enaltecer os programas sociais desenvolvidos nas principais cidades do Entorno. O 1º. Intercâmbio Cultural, promovido pela secretaria de Ação Social, através da primeira dama novogamense, Takane Pacífico, reuniu participantes de Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto. Atividades culturais e esportivas fizeram a alegria dos participan-

tes. Logo pela manhã, por volta das 8h30, teve a abertura dos trabalhos com a apresentação da fanfarra local e de um grupo teatral. Logo em seguida teve uma partida de futebol, entre Novo Gama e Valparaíso. Todas as atividades tiveram a participação de membros de programas sociais, como Pró-Jovem e Peti. “O objetivo foi alcançado pelo sucesso da ação que foi de alargar os laços de amizade, tro-

car experiência de ações educativas e demonstrar o que é o trabalhado produzido pelos alunos dos programas”, destacou Takane. Além da primeira dama de Novo Gama, participaram do evento as secretárias de Promoção Social de Santo Antônio do Descoberto, Simara Leite, de Cidade Ocidental, Fernanda Batista e o secretário de Valparaíso, Pastor Paulo, vereadores e coordenadores de diversos programas.

pasta. Fórum O prefeito Doka também

lembra que as obras da sede do Fórum da cidade já começaram. A expectativa é de que

o judiciário esteja de casa nova ainda no primeiro semestre do próximo ano.


O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

7

Prefeita Lêda entrega cartões do Bolsa Família “É uma ajuda do governo que contribui para movimentar a economia do município e garante a estas famílias mais necessitadas, um auxílio financeiro nas despesas do dia-a-dia”

D

ezenas de pessoas, a maioria mulheres, esti veram presentes no último dia 16, no auditório da Faculdade FACESA em Vaparaíso de Goiás para receber o cartão magnético para saque em dinheiro do benefício do programa Bolsa Família. A solenidade contou com a presença de várias autoridades locais, com destaque para a prefeita Lêda Borges (PSDB). Segundo Lêda, o auxílio financeiro às famílias varia entre R$ 22 a R$ 210, isso, de acordo com os critérios do programa,

como número de membros na família, de crianças em idade escolar, entre outros. Para a mandatária, com a entrega destes cartões, o município contará agora com 5327 famílias beneficiadas. “É uma ajuda do governo que contribui com R$ 600 mil mensal para movimentar a economia do município e garante a estas famílias mais necessitadas, um auxílio financeiro nas despesas do dia-a-dia”, conta ela. Já o secretário de Promoção Social da prefeitura de Valparaíso, Pastor Paulo, ressaltou que programas como este,

reforçam a preocupação do Governo em garantir uma ajuda mínima a famílias em situação de vulnerabilidade econômica. “A preocupação do Governo sempre foi com os pequenos e os mais necessitados. Poder dizer

que também contribuímos para fazer do Brasil um país mais justo em sua distribuição de renda, nos honra muito”, afirmou. Critérios de Inclusão Podem fazer parte do Programa Bolsa Família as famíli-

as com renda mensal de até R$ 140 por pessoa devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A renda da família é calculada a partir da soma do dinheiro que todas as pessoas da casa ganham por mês (como salários e aposentadorias). Esse valor deve ser dividido pelo número de pessoas que vivem na casa, obtendo assim, a renda per capita da família. As famílias que possuem renda mensal entre R$ 70,01 e R$ 140, só ingressam no Pro-

grama se possuírem crianças ou adolescentes de até 17 anos de idade. Já as famílias com renda mensal de até R$ 70 por pessoa, podem participar do Bolsa Família - qualquer que seja a idade dos membros da família. Se a família se encaixa numa das faixas de renda definidas pelo Programa, deve procurar o setor responsável pelo Programa Bolsa Família no município munido de documentos pessoais (título de eleitor ou CPF).


8

O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

Cidade Ocidental reúne 25 mil pessoas no aniversário

“Tenho orgulho de poder fazer parte desta festa. Tenho muito orgulho de ser amigo e parceiro político do prefeito Alex e de Cidade Ocidental”, disse o deputado federal Sandro Mabel

O

momento mais aguardado pela população ocidentalense e cidades do entorno, o mega show com a dupla Pedro Paulo e Matheus, fez a alegria de mais de 25 mil pessoas, segundo a Policia Militar. O prefeito Alex Batista era um dos mais animados da festa. Ele até arriscou cantar algumas canções. O entusiasmo de Batista contagiou a todos e de forma especial, aos deputados federal Sandro Mabel (PR-GO) e estadual Cristovão Tormin (PTB). A ex-prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, também foi parabenizar o município que completou 33 anos de fundação. O prefeito/cantor não fez feio. Ao lado de Pedro Paulo, o político ajudou a animar a platéia cantando algumas canções sertanejas. Quem passou por lá gostou do que viu. Foi o caso da estudante Ana Luiza Lima, moradora da Super Quadra 13. “Cidade Ocidental nunca mais vai esquecer este espetáculo. O prefeito realmente deu um ótimo presente a cidade e a nós, moradores que somos tão carentes de atividades culturais e esportivas”, elogiou. O deputado federal e padri-

nho do evento, Sandro Mabel, lembrou de sua infância pobre e de sua satisfação em poder realizar eventos de grande porte com entrada franca para os goianos. “Tenho orgulho de poder fazer parte desta festa. Tenho muito orgulho de ser amigo e parceiro político do prefeito Alex e de Cidade Ocidental”, comentou orgulhoso o parlamentar. Cristovão Tormin, por sua vez, fez referências a algumas pessoas presentes. Disse de sua relação com a cidade, isso desde que era adolescente, quando Cidade Ocidental ainda fazia parte da estrutura administrativa de Luziânia. “Tenho orgulho de poder participar deste mega evento. O povo de Cidade Ocidental e o prefeito Alex Batista estão de parabéns”. Opinião parecida tem a ex-mandatária de Novo Gama. Assim como Tormin, Sônia Chaves é natural de Luziânia. Melhor Idade Os aniversariantes da melhor idade de Cidade Ocidental, que participam das aulas de hidroterapia, receberam uma bela festa de confraternização preparada pela secretaria de Promoção Social, regada a chur-

rasco, refrigerante e seresta. O almoço comemorativo contou com mais de 50 pessoas, e a presença de alguns convidados, entre eles a viceprefeita Malvina Maria e a primeira-dama, Fernanda Meira. Segundo Meira, a festa foi uma das mais agradáveis. Mesmo após a entrega dos presentes e o tradicional parabéns, a festa prosseguiu com clima de total animação e participação dos homenageados que visivelmente tem a melhoria na qualidade de vida, proporcionada pela hidroginástica. Diariamente são desenvolvidas diferentes atividades sóciorecreativas e ocupacionais que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade. Tratados com o respeito que merecem dentro da atual gestão, os idosos recebem aulas de hidroginástica, alongamento e biodança, contam com terapias ocupacionais e atividades de lazer, como forró e dominó. Todas as atividades são coordenadas pela Secretaria de Ação Social, pasta comandada pela primeira-dama e desenvolvidas com acompanhamento de profissionais multidisciplinares.

O DEMOCRATA está disponível em todas as bancas de jornal, Shoppings e comércio de grande porte.

Acesse: www.odemocrata.com


O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

GDF

9


10

O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

Legislativo Local

2009: o ano que mudou a cara de Santa Maria O governador José Roberto Arruda, o deputado Paulo Roriz e o administrador da cidade, José Ricardo do Nascimento fez com que Santa Maria desse um salto neste ano Vereador Walter Mattos

Mattos continua no comando em Valparaíso. Cidade Ocidental terá Darilho Souto O vereador Walter Mattos (PP) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. Já o parlamento de Cidade Ocidental será comandado a partir de janeiro do próximo ano pelo tucano Darilho Souto, eleito com o apoio do prefeito Alex Batista (PR). Na eleição valparaisense teve acusações e até pancadaria. Ninguém ficou ferido. Em Cidade Ocidental o clima foi de estrema tranquilidade. Confusão mesmo só nos bastidores. A chapa de Souto foi eleita por unanimidade. Sua principal missão é manter a política de valorização e de estruturação da Casa de Leis. Hoje, segundo muitos, falta espaço até para

F

inal de ano é época de fazer balanço e planejar o futuro. 2009 foi um ano de grandes realizações para a cidade de Santa Maria. A união de esforços de três administradores públicos de alta capacidade – o governador José Roberto Arruda, o deputado Paulo Roriz e o administrador da cidade, José Ricardo do Nascimento – fez com que Santa Maria desse um salto neste ano. O resultado você acompanha neste balanço de realizações. Kits de malhação fazem a alegria da juventude – São equipamentos públicos utilizados para treinamento físico, que equivalem a uma academia de musculação. Esses equipamentos, também conhecidos como circuitos inteligentes de ginástica estão espalhados por toda a cidade. Novas ligações encurtam distâncias para outras cidades Implantação de três novas entradas e saídas da cidade: ligação com a BR-040, na altura do Setor de Oficinas; ligação com

a DF-290, na altura da Quadra 100; e ligação com o Areal, próximo à AC 300. Combate às enxurradas na Avenida Alagados - Para amenizar as fortes enxurradas e constantes alagamentos no trecho da Avenida Alagados, na altura da Quadra 203, a Administração de Santa Maria abriu dezenas de novas bocas-delobo na região. Também é constante a limpeza e desentupimento das galerias de escoamento. Praças ganham nova iluminação e comércio recebe estacionamentos- Postes de 16m de altura com luminárias de quatro pétalas dão nova vida às praças de Santa Maria. O investimento já trouxe melhorias à qualidade de vida da população. As famílias que já usufruíam das praças durante o dia, agora também aproveitam a noite para passear com os filhos, sentar nos bancos e apreciar os jardins, em meio a um convívio social relaxante e prazeroso. Também foi reforçada a iluminação pú-

blica da avenida comercial, entre as quadras 216/217/316/317, uma das mais importantes da cidade. Estacionamentos foram construídos em frente aos comércios, por toda a cidade. 100% da cidade asfaltada Com a entrega das obras de asfaltamento nas QRs 120, 121 e 22, Santa Maria tem agora 100% de suas quadras pavimentadas. Foram 56 mil metros quadrados de pavimentação, sete mil metros de redes de águas pluviais e 15 mil metros lineares de meios-fios. É parte do programa Pró-Moradia, parceria do GDF com o governo federal, que objetiva levar asfalto e redes de captação de águas da chuva às regiões mais carentes. Porto Rico sai da ilegalidade e ganha atenção especial – Este governo apresentou aos 5 mil moradores do bairro o projeto urbanístico da região. As obras de infraestrutura andam em ritmo acelerado. O Porto Rico foi a primeira área de baixa renda legalizada com base na Medida Provisória 459 do go-

verno federal. A população já recebeu luz, água, escola, posto policial e as obras de esgoto e águas pluviais estão em andamento. O asfalto vem aí e a Secretaria de Habitação está entregando os Termos de Concessão de Uso aos moradores. Legalização do Pró-DF de Santa Maria – Foi dado um grande passo rumo à legalização dos empresários do Pró-DF na cidade. Após os trâmites legais, o GDF tem entregue termos de indicação de área para dezenas de empresários da cidade, colocando em dias uma situação que estava irregular. Os empresários caminham com segurança para a geração de empregos. Pista de bicicross de padrão internacional – Para sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross de 2010, a Administração e a Associação de Esportes Radicais e Bicicross do DF construíram uma pista de padrão internacional na cidade, ao lado da Praça da Santa, no centro.

vereadores e servidores desenvolverem suas funções. Os gabinetes, lá, são coletivos. Em Valparaíso a disputa pelo comando da Câmara Municipal foi intensa. No último dia 9, pela manhã, foi necessário até a intervenção da Policia Militar de Goiás para manter a ordem. Pessoas ligadas ao grupo derrotado chegaram a agredir vereadores, física e verbalmente. O tumulto não impediu o processo democrático e Walter Mattos, com o apoio dos vereadores, Paulo Baiano, Zeca DF-20 (ambos do PTB), Professor Silvano, Professor Antônio Bites (ambos do PT) e Antônio Placido (PP) foi reeleito para o biênio 2010/ 2011.

Presidente eleito Darilho Souto

O DEMOCRATA está disponível em todas as bancas de jornal, Shoppings e comércio de grande porte das cidades goianas de Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia. No DF: Gama, Santa Maria e órgãos públicos. Acesse: www.odemocrata.com

Seis postos policiais aumentam a segurança A cidade já conta que com seis Postos de Segurança Comunitária inaugurados, a saber: QR 417/517, Santa Maria Norte (PCS 009); QR 202/302, Santa Maria Sul (PCS 035); QRC 17, Residencial Santos Dumont (PCS 078); em frente ao lote 15 do Porto Rico (PCS 081); QR 122, Santa Maria Norte (PCS 095); e QR 100, Santa Maria Sul (PCS 096). Campos sintéticos – Foi inaugurado o primeiro campo de grama sintética da cidade, na QR 409. O deputado Paulo Roriz obteve a liberação de emenda parlamentar de sua autoria, ga-

rantindo recursos para a construção de um novo campo sintético, com iluminação e alambrado, ao lado da Quadra 120. Iluminação da via que liga Santa Maria ao Gama Um antigo sonho foi realizado, a iluminação da DF-483, também conhecida como Via da Skol, que faz a ligação entre Santa Maria e o Gama. Há muito anos a comunidade de Santa Maria e do Gama vinha enfrentado a escuridão da pista e o risco de acidentes. Zona Rural vibra com inauguração de rodovia Chacareiros, empresários e usu-

ários do Polo JK, de Saia Velha e do Tororó, e a comunidade de Santa Maria e do Gama, comemoram a inauguração dos 8,5 km de asfalto na DF-495, no cruzamento com a BR-040. Benefícios também para o turismo rural

e o Pólo Industrial JK. São pequenas e grandes obras que significam mais qualidade de vida para toda a população. São benfeitorias que elevam a auto-estima dos moradores da cidade.

Restaurante

Salão de festas, serviço de buffet e coquetéis

• Fazemos buffet em qualquer lugar do DF, acima de 50 pessoas. • Alugamos toalhas para festas em 4 tonalidades com richaoud. O único alacarte da cidade Fone: 3384-3833 Quadra 39 – Lj 08, Setor Leste Comercial – Gama/DF

Estado de Goiás

Câmara Municipal de Novo Gama

“Legislativo ao alcance do povo”

CONVITE

A Câmara Municipal de Novo Gama convida a comunidade em geral à participar das sessões ordinárias que acontecem às segundas e quartas-feiras, a partir das 9:00h. Sua presença é indispensável Quadra 482, Lote 36, Pedregal - Novo Gama-GO


O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

11

Sindicato garante conquista CLASSIFICADOS aos servidores municipais ROSILDO ESCRITÓRIO IMOBILIÁRIO

“A nossa luta é antiga e árdua. A sensibilidade do governo municipal tem ajudado os servidores”, garante Luiz Lino

VENDE-SE casa quitada Novo Gama Conjunto 1 HI: C/ 3 Quartos,sala,copa,cozinha,banheiro ,varanda e área de serviço + casa nos fundos c/ 2 quartos sala,cozimha banheiro e área de serviço e garagem. Valor: R$ 120.000,00 VENDE-SE sobrado quitada Novo Gama CONJUNTO:2 HI: C/ 4 QUARTOS SENDO 1 SUITE C/ HINDROMASSAGEM, SAUNA, 3 SALAS, COZINHA C/ ARMÁRIOS PLANEJADOS,3 BANHEIROS E ÁREA DE SERVIÇO,2 SACADAS Valor: R$163.000,00

vidores da prefeitura de Novo Gama é uma das entidades mais respeitadas do sindicalismo goiano. Há cerca de 10 anos o órgão de representação vem,

através de suas pautas reivindicatórias, colecionando conquistas em benefícios dos servidores. Também participou da reunião o secretário de Agri-

cultura, Francisco das Chagas. “A nossa luta é antiga e árdua. A sensibilidade do governo municipal tem ajudado os servidores”, garante Luiz Lino.

Marconi Perillo também apóia Akalanto em Novo Gama O vereador Akalanto deixou Goiânia com o apoio do senador Marconi Perillo e com a garantia de que terá legenda O vereador Akalanto, acompanhado de uma comitiva formada por lideranças políticas de Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto, esteve em Goiânia no último dia 11 para buscar o apoio do senador Marconi Perillo (PSDB) a sua candidatura de deputado estadual. Conseguiu. Depois das fotos, o grupo almoçou com o senador em um famoso restaurante de Goiânia. O presidente regional do PMN, Armando Virgílio, pré-candidato a deputado federal, lembrou do potencial eleitoral do Entorno. Ele destacou Novo Gama como um dos pólos mais populares da região. Para ele, Akalanto é, hoje, uma das maiores lideranças do município com chances reais de chegar à Assembleia Legislativa como

TELEFONES:

(61) 3628 – 4041/ 8422-2167 / 916 – 1590 CRECI: 7060 8ª REG. NOVO GAMA - GO VENDE-SE

E

m reunião realizada na sede da prefeitura de Novo Gama, no dia do servidor público, com a presença de representante do Sindicato dos Servidores Municipais, o prefeito de Doka, informou que, a pedido do presidente da entidade, Luiz Lino, determinou ao secretário de Finanças e Administração, Edgar Gomes, que a partir de janeiro do próximo ano comece os estudos técnicos para a elaboração do Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores da prefeitura. O Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais tem, segundo Doka, como principal objetivo valorizar o trabalhador local, “estimulando-o ao melhor desempenho de suas atividades e atribuições funcionais.” Hoje, o Sindicato dos Ser-

CONJ. 1HI AV. CENTRAL ENTRE BLOS 1/3 NOVO GAMA –GO.

deputado estadual no próximo ano. Segundo Akalanto, Perillo foi “bastante cortês” com o grupo e lhe confirmou apoio a sua précandidatura. Outra boa notícia em favor do novogamense foi à garantia do presidente regional do PMN de que o vereador terá legenda garantida. “O PMN é um partido independente e está apoiando o senador Marconi para governador e o vereador Akalanto tem a garantia da legenda para disputar o pleito de deputado estadual por Goiás”, garantiu Armando Virgílio. Durante o almoço, Akalanto lembrou que em todas as eleições disputadas por Perillo, o senador teve o seu apoio, isso se repetiu nos anos de 1998, 2002 e em 2006. “Vou lhe apoiar incon-

dicionalmente em 2010 e em qualquer outro pleito que o senhor se candidatar”, lembrou. Hoje, Novo Gama tem dois pré-candidatos apoiados pelo parlamentar federal. Integraram a comitiva, além dos vereadores Akalanto e

Laodicéia Dourado, o presidente da legenda na cidade, José Pacífico, Raquel do Ferro Velho, Lulinha do PCdoB, e Alquimi, presidente do PMN em Santo Antônio do Descoberto, um dos apoiadores de Akalanto na cidade.

VENDE-SE casa quitada Novo Gama Conjunto: 12 HC: C/ 2 Quartos,sala,cozinha,banheiro e área de serviço. - Valor: R$ R$70.000,00 VENDE-SE casa quitada Novo Gama CONJ.12 HC: c/2 quartos,sala,cozinha,banheiro td na cerâmica e área de serviço + casa de fundos c/ 3 quartos, sala,cozinha,banheiro na cerâmica. Valor: R$ R$65.000,00 VENDE-SE Lote 0 Pedregal vale do pedregal: Com 3 barracos 2 com 3 comodos, com banheiro, 1 com 2 comodos com banheiro. todo murado com portão Valor: R$ 16.000.00 VENDE-SE casa quitada Pedregal QD.662: C/2 lojas + 3 barracos sendo todos c/ 1 quarto,sala,cozinha,banheiro área de serviço. Valor: R$ R$55.000,00 VENDE-SE Lote Pedregal Qd.525 lote:09: 3 BARRACOS BONS!1 C/ 3 QUARTOS ,SALA,COZIMHA,BANHEIRO E ÁREA DE SERVIÇO E OUTRO COM 2 QUARTOS,SALA COZINHA,BANHEIRO E ÁREA DE SERVIÇO + 1 C/ 2 QUARTOS,SALA,COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO. Valor: R$ R$65.000,00 VENDE-SE casa Pedregal QD.526: C/3 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA DE SERVIÇO + 1 GALPÃO NOS FUNDOS C O M E R C I A L . Va l o r : R$190.000,00

Perillo garante apoio a Akalanto

MINISTÉRIO DAS CIDADES

VENDE-SE quitada Gama QD.14 SETOR LESTE: C/ 2 APARTAMENTOS DE 3 QUARTOS SENDO 1 SUITE ,SALA, COPA,COZINHA ,BANHEIRO E ÁREA DE SERVIÇO + 2 APARTAMENTOS C/ 2 QUARTOS ,SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO 1 VARANDA E ÁREA DE SERVIÇO´TODO NO FORRO PVC + LOJA DE 200 m² + SUBSOLO DE 200 m² .AC.PROPOSTA CONFIRA! Valor: R$ R$450.000,00 VENDE-SE Sobrado Pedregal QUADRA:01: C/ 5.000 m² c/ água nascente e corrego nos fundos. Valor: R$ R$15.000,00 VENDE-SE Chacara quitada Vale das Andorinhas Quadra:27: C/ 6 QUARTOS,2 SALAS,3 WC ,2 VARANDAS + 1 PORÃO C/ 2 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO,2 PAVIMENTOS ,PARTE LAJE ,2 PISCINAS ,CAMPO GRAMADO + CASA DE CASEIRO ,CORREGO NOS FUNDOS COM 10.000 m² Valor: R$ R$95.000,00 VENDE-SE Chacara quitada Vale das Andorinhas Quadra:27: C/ 3 Quartos, copa, sala, cozinha, banheiro,varanda ,toda na telha colônial e na laje ,cerâmica toda murada + 2 corregos. Valor: R$ R$48.000,00 VENDE-SE casa 0 Vale das Andorinhas NOVO GAMA: C/ 2 QUARTOS , SALA COZINHA, BANHEIRO,AREA DE SERVIÇO ,VARANDA, E MAIS UM BARRACO COM 03 QUARTOS SALA COZINHA E BANHEIRO. Valor: R$ 60.000.00

VENDE-SE casa quitada Valparaiso QUADRA:24: C/ 3 Quartos endo 1 suite , sala,cozinha,banheiro área de serviço e varanda e área nos fundos + 1 barraco c/ 4 comodos na cerâmica individual .esriturada .confira! Valor:R$100.000,00 VENDE-SE Lote quitado Santa Maria QD.303 : C/ Barraco nos fundos. Valor: R$55.000,00 VENDE-SE Galpao quitada Santa Maria AC.419: C/ OFICINA MONTADA C/ FERRAMENTAS. CONFIRA! Valor: R$ R$100.000,00 VENDE-SE Santa Maria qr.402: 03 quartossendo 01 suite, varanda colonial sala, copa, cozinha gragem, churrasqueira, toda na ceramica, forrada. LINDA CASA Valor: R$ 85.000.00 VENDE-SE casa quitada Santa Maria QR.201 CONJUNTO K : 03 quartos , sala, cozinha ,banheiro, area de serviço e garagem Valor: R$ 110.000.00 VENDE-SE Sobrado quitado Valparaiso Cruzeiro do SulValparaiso de Goiás-GO qd. 10: c/ 5 quartos sendo 1 com suíte , 2 salas, cozinha , banheiro social, + 2 varandas. parte superior, p.v.c. toda na ceramica . Valor: R$ 80.0000.00 VENDE-SE Lote quitado Boa Vista 2: 2 lotes murado com portão Valor: R$ 53.000.00 VENDE-SE casa quitada Residencial Alvorada QUADRA:201: C/ 2 quartos, sala, cozinha,2 banheiros e área de serviço. TODO MURADO. Valor: R$22.000,00 VENDE-SE Chacara quitada Vale das Andorinhas QD.17: C/ 6 quartos,2 salas ,3 banheiros ,2varandas + porão c/ 2 quartos,sala,cozinha ,banheiro,2 pavimentos parte em laje ,2 piscinas , campo gramado + casa de caseiro ,corrégo nos fundos c/ 10.000 mts² AC.TROCA POR UM IMÓVEL NO - DF Valor:R$ 95.000.00 VENDE-SE casa quitada Boa Vista QD.17: C/ 2 QUARTOS,S ALA,COZINHA,BANHEIRO ,ÁREA DE SERVIÇO TODA NA CERÂMICA E TELHADO GROSSO. Valor: R$35.000,00 VENDE-SE Lote quitado Pedregal QD:17: c/ 200 m² Valor: R$ R$10.000,00 VENDE-SE casa quitada Lunabel 3 Quadra :21: 3 Quartos sendo 1 suite, sala, copa, cozinha,varanda,área de serviço e lazer ,sem semana ,estruturada p/ 2º piso. Valor: R$60.000,00 VENDE-SE Lunabel 3 QD.23: 3 Quartos sendo 1 suite, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço e garagem .Toda na laje e na cerâmica AC. CARRO ATÉ R$12.000,00 Valor: R$ 40.000,00 VENDE-SE Chacara quitada Vale das Andorinhas QR:27: 7.280m com casa de 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem, varanda, toda colonial lage e cerâmica, murada, 2 córregos. Valor: R$ 55.000,00 ALUGA-SE ALUGA-SE Apt Novo Gama Conjunto:12 HC: c/ 2 quartos,sala,cozinha,banheiro ,área de serviço e garagem. - Valor: R$ 450,00 ALUGA-SE Barraco de Fundos Novo Gama Conjunto:11 HC: C/1 quarto,sala,cozinha,banheiro e área de serviço. - Valor: R$ 170,00


12

O DEMOCRATA

18 de dezembro de 2009

Raimundão

DESTAQUE e - mail: odemocrata@globo.com

O Democrata recebe premio destaque 2009 Defensores da Educação são homenageados A ex-prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves (PSDB), o secretário de Educação do município, Waldson Rodrigues e a diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Iraídes Costa e Silva Dias, receberam na noite do último dia 15 das mãos do coordenador de tecnologia do Programa Quiosque Cidadão do Ministério da Integração Nacional, André Woguel, o certificado de “Parceiro Fundamental para o Aperfeiçoamento da Educação”. O Conselho Municipal de Educação da Cidade também fez homenagens. A entidade entregou placas de agradecimento a 30 pessoas que se descaram em defesa da educação de qualidade. Entre os homenageados estavam o jornalista Raimundo de Souza, editor de O DEMOCRATA, Professora Maria Eronilda do Colégio João XXIII e os empresários Waldecir do Colégio Logos e Robson Deivid, da escola Monte Sinai. A presidente do Conselho, Antônio da Silva, fez questão de enaltecer o papel dos conselheiros. A entidade prestou homenagem a 15 conselheiros. O evento aconteceu no salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Novo Gama.

O gerente Adélio Rocha confraterniza com seus colegas

CEF de Novo Gama faz confraternização Os funcionários da Caixa Econômica da Agência de Novo Gama, realizaram uma reunião de confraternização no último dia 13. O encontro aconteceu na fazenda do empresário Emival Oliveira, da loja O Boticário. O médico ginecologista Manuel Santana e o gerente da CEF no município, Adélio Rocha, eram alguns dos

mais animados. Os convidados, entre eles o editor de O DEMOCRATA, Raimundo de Souza, foram unânimes em elogiar a “hospitalidade” do anfitrião. Adélio, por sua vez, chegou a classificar o espaço como “um pedacinho do céu”. Emival lembrou: “Estar com amigos, também é uma dádiva de Deus.”

Supermercado Baratudo apóia atividades pró-natureza O grupo teatral “Unidos Pró-Natureza” realizou visita nas escolas de ensino fundamental da cidade de Santa Maria. Eles distribuíram aproximadamente 10 mil sementes de acerola com propósito de conscientizar as crianças da importância de valorizar o meio ambiente e despertar o interesse pela natureza. O “Unidos Pró-Natureza” é formado pelos personagens duende, homem terra e Mãe Natureza. O grupo tem o “selinho apoiando social” do Supermercado Baratudo, o mais tradicional da cidade. Todas as crianças das escolas receberam as sementes e estão concorrendo uma TV de 20 polegadas. O sorteio do aparelho de TV será realizado no próximo dia 31, às 14 horas no supermercado Baratudo.

Selinho apoiando o Social: Mãe Natureza, Homem Terra e Duende.

O Instituto Sigma de Publicidade e Pesquisas, realizou no último dia 15, no Restaurante Chão Goiano, o evento Destaque Empresarial e Profissional de 2009. A ação tem o intuito de homenagear e premiar as empresas, profissionais liberais e autoridades que se destacaram no decorrer do ano. Destaques do Novo Gama: Rosildo Imobiliária, Colégio Logos, Valéria Cabeleireira Unissex, Art Festas, Jornal O Democrata, Clínica Odontológica Novodent, Lua Moda Íntima, Supermercado Araújo, Auto Lanternagem e Pintura do Carlão, Clínica Diagnose, Decolores Assistência Técni-

ca e Informática, Kyoto Eletrônica, Borracharia VaptVupt, Super Áudio Sound Car, Academia de Música Toc-Art, Floricultura Criativa Cestas, Ótica Nova Visão, Colégio Êxito, Microlins e Lava Jato Novo Milênio. Destaques do Jardim Céu Azul: Colégio Êxito, Skoi-Skoi Móveis Usados, Ponto Gospel, Colégio Êxito Jr, Ótica Lima, Auto Escola Céu Azul, I.E.P – Instituto de Ensino Profissional, Bar e Restaurante do Cabeça. O jornal O DEMOCRATA foi representado pelo repórter fotográfico Emídio Ferreira.

111  

JORNAL O DEMOCRATA ED. 111