Page 1

Blogue


V

ive-se em um mundo de simultaneidades e de antagonismos, de relações voláteis

e intensas, de economias globalizadas e globalizáveis, de organizações lucrativas, responsáveis socialmente, que ora se humanizam, para desumanizarem-se logo adiante. Estimulam-se os sujeitos organizacionais sem rosto, a virtualização das relações e dos diálogos. É a “era das solidões interactivas” segundo Wolton (2003.

p.103). O impacto das novas tecnologias é incontestável, estão em todos os lugares, no trabalho, no lazer, nos serviços, na educação...” (WOLTON, 2003, p.107). Nessa mesma linha de raciocínio, Tapscott (1999, p.19) entende que “Os novos meios estão mudando a forma de fazer negócio, de trabalhar, de aprender, de brincar e até mesmo de pensar.”


Para Bueno (2003, p.49) “, com as novas tecnologias, dentre as quais a Internet tudo muda. Castells (2003, p.255) afirma tratar-se “de um meio de comunicação, de interacção e de organização social constantes”. O impacto das novas tecnologias, e como já destacado da Internet, levou as organizações a diversificarem os seus canais de comunicação para favorecer os relacionamentos e estimular a interactividade junto aos públicos.


* Blogue, em português europeu, mais conhecido por blog (português brasileiro), é uma contracção do termo web log(diário da web);

Tem uma estrutura que permite a introdução de posts de forma rápida; De uma forma geral tem uma organização de forma cronológica inversa; Pode ser escrito por várias pessoas; Pode incluir ou não comentários ou noticias sobre diversos assuntos; Podem funcionar como diários online;


Um blog costuma ter: texto, imagens e links que direccionam para outros blogs acerca do mesmo tema ou de amigos Um blog costuma ter: texto, imagens e links que direccionam para outros blogs acerca do mesmo tema ou de amigos Podem incidir sobre qualquer assunto mas são geralmente sobre: arte, fotografia, vídeos, música, áudio ou diários. Curiosidade: existem também os microblogs que consistem em blogs com textos curtos. Existem 3 tipos de blogs: pessoais, organizacionais e de género.


* Antes do configuração Blog se tornar popular, havia vários formatos de comunicação digital como por exemplo Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads.

O blog actualmente é uma evolução do diário online, na medida em que as pessoas mantinham as suas informações pessoais. Os primeiros blogs eram simples componentes de sites. Derivado a evolução as ferramentas levou com que se aperfeiçoassem e hospedagem nos próprios blogs.


*  http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog, consultado no dia 30 de Maio de 2011  http://nunoquintaneiromartins.blogspot.com/2006/0 1/pequeno-dossier-sobre-o-conceito-de.html, consultado no dia 30 de Maio de 2011


Discentes : Ana Rita Marta Redondo Sandra Santos 1.ยบ Ano de AIS 2010/2011

conceito blog  

conceito blog

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you