Page 1

Explore

a natureza da Nova Zelândia

Caminhadas curtas / Trilhas de um dia

Faça uma pausa e entre em contato com a natureza. Aproveite algumas das melhores caminhadas curtas e trilhas de um dia da Nova Zelândia, que comprovam que algumas das melhores coisas da vida podem vir em pequenos pacotes. Os locais são de fácil acesso, ótimos para famílias e podem ser incorporados facilmente ao seu itinerário de viagem – tem para todos os gostos. Do extremo norte ao extremo sul, pelos arbustos nativos e florestas antigas e ao longo de costas acidentadas, a Nova Zelândia tem a sorte de oferecer muitas opções memoráveis de caminhadas curtas e trilhas de um dia. Antes de você partir para o passeio, use este guia para ajudar a planejar e se preparar para uma experiência incrível.

Escolha o passeio certo

Planeje sua aventura

A Nova Zelândia tem muitas opções de caminhadas curtas e trilhas de um dia – a maioria delas são feitas por caminhos fáceis de alta qualidade com marcadores de faixa laranja, mas algumas podem atravessar rotas desafiadoras sem trilhas definidas ou marcações e exigem que você seja autossuficiente. Antes de ir, certifique-se de ter selecionado uma caminhada curta ou uma trilha de um dia que seja adequada para você e seu grupo. Considere o tempo de caminhada e a duração esperada da atividade, quanto tempo você tem disponível, seu nível de aptidão física e se você tem a roupa e os equipamentos adequados. Se você tiver alguma dúvida a esse respeito, pergunte a um local no escritório do Department of Conservation (Departamento de Conservação) mais próximo ou no i-SITE (eles conhecem muito bem a região) ou peça conselhos a alguém em sua acomodação. Os Kiwis (como os neozelandeses também são conhecidos) adoram ajudar, então eles terão o maior prazer em compartilhar o que sabem com você.

Não é preciso muito para planejar uma caminhada curta ou uma trilha de um dia, e um pouco de esforço antes de ir ajudará a garantir que você tenha uma boa diversão. É importante ter em mente que a maioria dos playgrounds ao ar livre favoritos da Nova Zelândia são considerados “rurais”. Alguns locais dessas caminhadas podem ficar a várias horas de carro de estabelecimentos como postos de gasolina, supermercados, postos policiais, bancos e outros estabelecimentos/serviços que você esperaria encontrar nas cidades. Sendo assim, prepare-se de acordo. Se você estiver planejando uma caminhada curta / trilha de um dia, abasteçase de suprimentos e garanta que você tenha todos os equipamentos necessários antes de sair da cidade. Quando você estiver em seu destino de caminhada e sair da área de estacionamento, você não encontrará nenhum serviço ou estabelecimento, além de barracas básicas, placas de trilhas e, em alguns lugares, painéis de informações.

Lago Matheson, West Coast

Hooker Valley, Canterbury

Mangawhai Cliffs Walkway, Northland

Clima inconstante

Não deixe rastros

Falta de sinal de celular

A Nova Zelândia é um arquipélago no meio de um grande oceano, o que significa que nosso clima muda todos os dias e não é estável como a maioria das regiões continentais da Europa, Ásia, América e Austrália. É muito comum ver o sol uma hora e depois ver fortes chuvas e ventos fortes logo em seguida – o clima está sempre mudando, e essas mudanças podem ocorrer muito rapidamente. A maioria dos nossos ambientes naturais a céu aberto fica perto do mar ou das montanhas. Prepare-se para passar pelas quatro estações em um dia.

O meio ambiente da Nova Zelândia é muito frágil e precisa ser tratado com cuidado. Ao seguir estas sugestões, você pode fazer a sua parte para ajudar a manter a beleza da Nova Zelândia: permaneça nas trilhas marcadas, leve todo o seu lixo com você, use apenas os banheiros designados, deixe o ambiente natural como você o encontrou (não leve nada com você), respeite a vida selvagem que você encontrar e evite alimentar as aves, especialmente o papagaioda-nova-zelândia da Ilha Sul, pois é prejudicial à saúde dele.

A cobertura de telefonia celular (inclusive a cobertura de internet) é muito fraca nas áreas de recreação ao ar livre da Nova Zelândia. Na verdade, você não deve esperar ter qualquer cobertura de telefonia celular em sua caminhada curta ou trilha de um dia, e caso você encontre, isso será apenas temporário. Em muitos locais, você precisará viajar até a cidade mais próxima para obter cobertura de telefone celular, e isso pode significar várias horas de carro em algumas partes da Nova Zelândia. Leve sempre seu telefone com você só por precaução, mas não confie que ele funcionará sempre.

171220.MSC.COM.tourismsheet-dayhikes-POB.indd 1

4/27/2018 11:27:39 AM


A lista de coisas essenciais dos Kiwis Se você perguntar a um “tramper” da Nova Zelândia (o termo neozelandês para um caminhante ou praticante de trilha), ele lhe dirá o que deve estar em sua mochila. Aqui está uma lista simples de coisas que o Mountain Safety Council (Conselho de Segurança nas Montanhas) recomenda que você leve. Esta lista irá mudar dependendo do seu destino, de quanto tempo você passará no lugar e da previsão do tempo, mas use isso como um guia mínimo e adicione: • Calçados firmes de boa qualidade: Botas de trilha são as melhores. Nossas trilhas podem ser irregulares, então use calçado fechado e resistente que seja confortável para você – calçados abertos ou sandálias não são uma boa opção para as trilhas da Nova Zelândia. • Casacos: Casacos que você pode colocar ou tirar de acordo com as condições climáticas são ideais. Casacos térmicos de fleece, polipropileno ou lã fina são ótimos para o clima geralmente úmido da Nova Zelândia. Esqueça as camisetas de algodão e as calças jeans, pois não são bons para manter o corpo aquecido e seco.

Como o socorro pode chegar até você? Mesmo em uma caminhada curta ou trilha de um dia, é importante compartilhar seus planos com alguém antes de ir. Na Nova Zelândia, espera-se que você diga a alguém o que você fará e para onde está indo, antes de ir. Dessa forma, se algo der errado, nossos serviços de emergência poderão ajudar você, pois eles saberão sua rota planejada. Diga seus planos para alguém usando qualquer método que funcione para você. Pode ser um e-mail, um telefonema ou uma mensagem SMS detalhada para um amigo ou membro da família. Certifique-se de avisá-los quando você estiver de volta. Você pode não ter sinal de telefonia celular em sua caminhada curta ou trilha de um dia, então diga a eles seus planos antes de ir.

Em sua caminhada • Siga os marcadores laranja da trilha e mantenha-se na trilha

• Capa de chuva: Isso é essencial. Se você tiver a sorte de não precisar dela, ótimo, mas é sempre bom levar uma só por precaução, mesmo no verão.

• Use uma ponte para atravessar rios, quando disponível

• Gorros e luvas: Mesmo no verão, os Kiwis nunca saem de casa sem eles.

• Siga as recomendações ou informações das placas

• No mínimo 2 litros/meio galão de água potável: A menos que encontre um córrego ou passe por uma barraca, você não encontrará água, então leve o suficiente para um dia inteiro.

• Você não precisa de permissão para caminhar nas trilhas da Nova Zelândia

• Comida para o dia: Leve um pouco a mais para o caso de você sentir mais fome do que o normal. • Uma lanterna de cabeça e um pequeno kit de primeiros socorros, incluindo qualquer medicação pessoal: Você pode não usar esses itens, mas eles serão um ótimo recurso se algo der errado ou se você se atrasar. • Segurança para o sol: Os níveis de UV na Nova Zelândia são altíssimos. Isso significa que você geralmente vai precisar de óculos de sol, protetor solar e chapéu, independentemente da estação.

Leve suprimentos suficientes

O que fazer antes de sair na Nova Zelândia 1. Planeje sua viagem Procure informações sobre o local, planeje a rota que você seguirá e o tempo razoável esperado para o percurso.

2. Conte seus planos para alguém Conte seus planos para alguém e defina um horário para chamar o socorro caso você não retorne.

Obtenha as informações necessárias 171220.MSC.COM.tourismsheet-dayhikes-POB.indd 2

O clima pode sempre mudar

Siga as setas laranja

3. Fique atento ao clima O clima da Nova Zelândia pode ser altamente instável. Verifique a previsão do tempo e espere por mudanças climáticas inesperadas.

4. Respeite seus limites Encare o desafio dentro de seus limites físicos e experiência.

5

passos simples

5. Leve suprimentos suficientes Certifique-se de que você tenha comida, roupas, equipamentos e rações de emergência suficientes para a pior das hipóteses. Leve um meio de comunicação adequado.

DESCUBRA A NOVA ZELÂNDIA

ENCONTRE UM TRILHA

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO

PLANEJE SUA VIAGEM

100% Pure New Zealand www.newzealand.com

Department of Conservation www.doc.govt.nz

MetService New Zealand www.metservice.com

NZ Mountain Safety Council www.mountainsafety.org.nz

4/27/2018 11:27:42 AM

NZ Day Hiking Brochure: Portugese  

A translated introduction to day hiking in New Zealand. Showing visitors how to prepare for a safe and enjoyable walk in the outdoors.

NZ Day Hiking Brochure: Portugese  

A translated introduction to day hiking in New Zealand. Showing visitors how to prepare for a safe and enjoyable walk in the outdoors.