Page 1

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA POLO DE VISEU Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Administração e Organização Escolar Ano Lectivo 2007/2008

SEMINÁRIO DE PROJECTO

Prof. Doutor José Afonso Baptista

Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

Nuno Miguel Ferreira Simões Data de entrega: 15 de Julho de 2008


Seminário de Projecto Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

Índice Índice .......................................................................................................... 1 1. Tema .................................................................................................... 2 2. Objectivo ............................................................................................. 2 3. Problema .............................................................................................. 3 4. Hipóteses de investigação ................................................................... 3 3. Metodologia......................................................................................... 4 4. Resultados esperados ........................................................................... 4 5. Calendarização .................................................................................... 5 6. Orientador ............................................................................................ 5 7. Bibliografia base.................................................................................. 6

Nuno Miguel Ferreira Simões

Ano Lectivo 2007/2008

Página 1


Seminário de Projecto Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

1. Tema Utilização de plataformas de aprendizagem (e-Learning) – mudança de paradigma na educação. A utilização da plataforma de aprendizagem Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal.

2. Objectivo Considero este tema particularmente interessante, actual e pertinente atendendo ao clima que actualmente se vive nas escolas portuguesas e as crescentes competências técnicas, relacionais e comportamentais com que a profissão de professor está comprometida. Do ponto de vista pessoal gostaria de desenvolver uma temática que fosse de encontro à minha formação base: informática. Acredito que não é possível um professor continuar a ensinar eficazmente com giz e quadro negro, quando os alunos utilizam MP3, iPod, iPhone e telemóveis de última geração no seu dia-a-dia. Considero que o desenvolvimento de uma temática ligada às novas tecnologias, poderá contribuir para a minha valorização profissional e creio que poderá vir a ser mais um instrumento de reflexão para as comunidades educativas em geral.

Nuno Miguel Ferreira Simões

Ano Lectivo 2007/2008

Página 2


Seminário de Projecto Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

3. Problema Uma plataforma de aprendizagem, mais do que um instrumento pedagógico, deve ser considerada um elemento activo na contribuição para a mudança no paradigma relativo ao processo ensino-aprendizagem. Não pode ser considerado como um mero instrumento de disponibilização de cursos pela Internet ou videoconferência, mas sim uma referência à criação de hábitos de aprendizagem distintos daqueles incentivados pelo ensino presencial. A forte contribuição do e-Learning para a mudança do paradigma educacional baseia-se na constatação de que a Internet exige uma maior assertividade por parte do aluno, que deve conduzir a sua aprendizagem. Ao sistema presencial, por norma associa-se uma passividade do aluno em relação à condução do processo ensino-aprendizagem, no caso do e-Learning exige-se do aluno uma forte motivação e empenho para levar a cabo as tarefas propostas no decorrer da formação. As plataformas de aprendizagem podem ser aproveitadas pela comunidade educativa como um veículo de comunicação, como um instrumento integrador, sendo um importante recurso de apoio à gestão escolar.

4. Hipóteses de investigação H1: A utilização de plataformas de aprendizagem aumenta a motivação dos alunos. H2: A utilização de plataformas de aprendizagem potencia o rendimento escolar e sucesso educativo dos alunos. H3: A utilização de plataformas de aprendizagem incrementa o envolvimento da comunidade educativa no processo ensino-aprendizagem. H4: Os professores estão preparados para utilizar ferramentas de e-Learning. H5: A gestão escolar utiliza as potencialidades do e-Learning.

Nuno Miguel Ferreira Simões

Ano Lectivo 2007/2008

Página 3


Seminário de Projecto Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

3. Metodologia Pretendo neste trabalho desenvolver um campo empírico recorrendo a questionários a aplicar a alunos, professores e elementos da gestão escolar. Para o efeito pretendo desenvolver um estudo de caso, comparando duas realidades escolares, em fases distintas de implementação das suas plataformas de aprendizagem. A primeira é um agrupamento, constituído por jardins-de-infância, escolas do 1º ciclo do ensino básico e uma escola com 2º e 3º ciclo do ensino básico de Torres Vedras: Agrupamento de Escolas Padre Vítor Milícias. A segunda é uma escola profissional, que lecciona ensino secundário e cursos de especialização tecnológica (CET’s) de Coimbra: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Nestes estabelecimentos proponho a aplicação de questionários em que seja possível aferir a importância que as plataformas assumem e o envolvimento que a comunidade educativa tem, através das tecnologias, no processo de ensino-aprendizagem.

4. Resultados esperados Os resultados esperados com este trabalho dividem-se em duas partes: (1) maior sensibilização sobre o que são, para que servem, como se utilizam as plataformas de aprendizagem e (2) uma análise do que actualmente se faz e com que resultados nas escolas portuguesas. No final desta tese de dissertação espero que seja clara a importância deste tipo de ferramentas no ensino da actualidade. A urgência do desenvolvimento de novas competências tecnológicas dos professores. A importância da adaptação de novos métodos de ensino. A relevância da sua adopção para as gestões escolares.

Nuno Miguel Ferreira Simões

Ano Lectivo 2007/2008

Página 4


Seminário de Projecto Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

5. Calendarização

6. Orientador Para me orientar nesta difícil tarefa gostaria de poder contar com a ajuda do Prof. Doutor Paulo Almeida Pereira. Senti, em relação a este professor, desde a primeira hora, uma grande afinidade, em particular no respeitante à sua postura e disponibilidade e que está bastante à vontade com a temática que pretendo desenvolver, tendo já orientado teses ligadas às novas tecnologias.

Nuno Miguel Ferreira Simões

Ano Lectivo 2007/2008

Página 5


Seminário de Projecto Pré-Projecto de Tese de Dissertação de Mestrado

7. Bibliografia base Alencar, A. (2003). Favo – Uma ferramenta para garantir a identidade em avaliação Online. Andrade, P. (1997). A Internet e o ensino à distância. Carneiro, R. (2003). A evolução do e-Learning em Portugal. INOFOR. Correia, C; Tomé, I. (2007). O que é o e-Learning. Plátano Editora. Kristiansen, T. (1996). Tele-education. Teletronikk. Lagarto, J. (1994). A Formação Profissional à distância. Instituto de Emprego e Formação Profissional. León, J. (2002). Gestor de Educação e Aprendizagem Organizacional. León, J. (2003). O papel de cada profissional dentro de um projecto de e-Learning. Lima, J. C., Z. (2003). e-Learning e e-Conteúdos. FCA. Machado, J. (2001). e-Learning em Portugal. FCA. Neder, M. (2005). Avaliação educacional: o desafio de fazê-la útil. Santos, A. (2000). Ensino à distância & Tecnologias de Informação. FCA.

Nuno Miguel Ferreira Simões

Ano Lectivo 2007/2008

Página 6

Projecto de Tese  

Projecto de Tese