Issuu on Google+

Informativo TF

Fortaleza, Outubro/2007

EEFM Profa. Tecla Ferreira Informativo TF – Outubro/2007 - 1 Rua Francisca Bezerra, 417, Lagoa Redonda (085)3101-7803 - Fortaleza-CE

Informativo TF – Outubro/2007 - 2

Ano II, No. 2

Editorial

Cartas /Opiniões

Parece um samba de uma nota só,

IX Gincana Cultural TF Novos talentos foram revelados na Gincana Cultural pág. 03

Irreverência e humor em Como Seria o Mundo se Governado pelas Mulheres. Equipe do 3oC Tarde INFORMÁTICA NA ESCOLA

Sonhamos um sonho Possível O Nosso Laboratório de Informática chegou! pág.06

Profa. Solânea fala-nos de sua viagem ao pág. 05 Pan2007

O Pré-vestibular do Tecla A desmotivação dos estudantes pelo Vestibular preocupa os professores - pág.04

BEAUTIFUL PEOPLE Nossa galera em foco

Falando em Amor Amigo, de Elias José ... Um lugar para você mandar seu recado, sua poesia e muito mais...

pág 08

Agenda Escolar

Conheça a equipe campeã do interclasse 2007 pág 05

Dia do Professor

O city tour, o lazer no Beach Park… pág. 05. Vamos comemorar juntos!

pág 08

CITAÇÃO DO MÊS E o Primeiro Lugar vai para… “A vida é o que acontece com

você, enquanto você está Quem é quem nas ocupado fazendo outros plaVisite a nossa Escola na Olimpíadas 2007 web. pág. 08 Pág. 03 nos” – John Lennon Seja nosso parceiro. Anuncie conosco o seu produto. Fale com a profa. Vanda Os 5 Graves Problemas Éticos da (Coord.) ou mande um e-mail para Sociedade Atual. nunesoi@oi.com.br (provisório)

Semana Cultural 2007

mas precisamos lembrar que a idéia de editar um jornalzinho vem de muito tempo. Em dezembro passado, lançamos o primeiro número com este formato, sob a coordenação do Grêmio da nossa Escola. Foi muito aceito por todos, o que nos fez acreditar que esse seria o caminho para publicação de nossas idéias de forma objetiva e agradável. Só agora foi possível entregar ao público escolar este novo exemplar. E desta vez, foi o Núcleo Gestor quem coordenou os trabalhos. Nossa intenção é colocar ao seu dispor um veículo de comunicação para registrar o dia-a-dia de nossa Escola. Mas ele não tem sentido se você também não abraçar a idéia como sua. Gostaríamos que você o lesse com carinho, e não só o elogiasse. Criticasse também: o que poderia ter sido feito para que ele ficasse melhor? Como deveríamos editar o próximo número? Em que você pode contribuir para melhorá-lo? A idéia foi nossa, mas o jornalzinho agora é seu. Dê sua sugestão diretamente à equipe responsável pelo projeto. Uma boa leitura e até o próximo!

Sobre a gincana de 05 e 06/setembro Foi um belíssimo trabalho da organização do evento, que contou com o apoio de todos da Escola: núcleo gestor, professores, funcionários e alunos. As atividades foram bem escolhidas e representadas de forma brilhante pelas equipes participantes, que engrandeceram a educação e orgulharam a todos os envolvidos, revelando muitos talentos em diversas áreas. Entre as tarefas cumpridas, mereceram destaque, pela originalidade e inovação, a criação da bandeira para simbolizar a nossa escola e a composição do hino estudantil. Destacaram-se também a alegria contagiante na dança e o talento humorístico de alguns colegas. Sugiro que no próximo ano o evento volte a ser realizado e que cada equipe participante interaja com a doação de uma cesta básica a ser sorteada entre os participantes ou entregue às comunidades carentes. O ideal é que outros eventos desse porte sejam realizados freqüentemente, uma vez que isso proporciona um enriquecimento cultural aos alunos e à Escola como um todo. Todos estão de parabéns.

Nosso jornalzinho é melhor visualizado em PDF. Brevemente, você poderá acessá-lo no blog do prof. Nunes em htttp://nunesrgs.blog.uol.com.br

Eduardo Freitas, 1o H – Noite.

Este software é free, e é o plugin ideal para você ver nosso jornalzinho com qualidade!

TECLA NEWS Este informativo é de responsabilidade da comunidade escolar Tecla Ferreira, com o apoio do Núcleo Gestor. Procure a coordenadora Vanda e . Diretor Geral: Fernando Rebolças entregue sua matéria para publica. Edição e diagramação: Nunes (prof.) ção no próximo número! . Contatos: (085) 3101-7803


Informativo TF – Outubro/2007 - 3

Informativo TF – Outubro/2007 - 4

Fogo de Palha

A gincana foi Show

O pré-vestibular no Tecla Ferreira

Que bom! Estamos contentes com a

Todo

realização de mais uma gincana cultural que aconteceu nos dias 05 e 06 de setembro. O evento veio proporcionar momentos de alegria, cultura e lazer para todos que fazem a comunidade escolar. Foram realizadas tarefas de grande importância: medicamentos doados à escola, confecção da bandeira e do hino da Escola, doação de jarros e plantinhas... As apresentações artísticas incluíram tarefas como teatro e dança, que revelaram o talento de nosso aluno que, quando quer, aprende, sabe e faz bem feito. Mais livros! Livros de montão! Uma tarefa de especial importância

“Como seria o mundo se Governado pelas Mulheres” – Performance da Equipe 3o E – 1o Lugar. foi a de doação de livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias. Foi grande a quantidade de livros arrecadados. Ampliar o acervo de nossa biblioteca é muito importante.

DOEM LIVROS SEMPRE! Sala de multimeios

Olimpíadas 2007 Destaque para os primeiros colocados nas olimpíadas realizadas na Escola TF: Em Ciências Sociais: Ens. Médio: 1o.lugar: Ana Carla da S. Santana (3oC) / 2o. lugar: Geissivan S. Ferreira (1o I) Ens. Fund.: 1o. lugar: Gabriela Araújo Rodrigues (9o B) e Camila L. do Nascimento (9o B) / 2o lugar: Andrêssa Silveira L. Matos (9o B) Em Matemática (OBM): Ens. Médio: 1o.lugar: Fco Hermeson Barreto (1o A) / 2o lugar: Christian Johnes S. Rodrigues (1o C) e Antônio Carlos C da Silva (1o C) Ens. Fund.: 1o.lugar: Daniel das Neves Gomes (9o A) / José Anderson B. da Silva. Em Linguagens e Códigos: Ens. Médio: 1o. lugar: Wanessa Pereira (3o A) / 2o. lugar: Maria Arlete R. Pereira (2o D) Ens. Fund.: 1o. lugar: Vanessa Rodrigues (9o B) / Amanda (9o B)

Entre em contato conosco pelo 3101-7803

ano o triste fenômeno se repete: O Coordenador Pedagógico Gerardo Júnior tem a preocupação de planejar as aulas de pré-vestibular para dar oportunidade aos estudantes da 3a série do Ensino Médio de se prepararem melhor para o vestibular. Convida os professores da escola para ministrarem as aulas e até consegue trazer professores de outras instituições particulares, que o atendem com presteza – e trabalham de graça. No início, a turma atende às expectativas, chegando a 50 alunos. Mas gradativamente este número vai diminuindo num ritmo alarmante. Agora em setembro pasmem(!) -, apenas uma média de 10 alunos estão freqüentando as aulas, e isto porque a metade é da 2a série que também foi convidada a participar.

Agora, reflita, estudante do Tecla Ferreira: Com que direito você poderá reclamar se não passar no vestibular? Com esse interesse todo, de quem é a culpa? “- Eu vou fazer um cursinho”, é o que muitos dizem. Mas vai fazer para quê? Se você pensa que vai aprender tudo em um cursinho, está muito enganado. Você aprende mesmo é na escola. Cursinho é só uma revisão do conteúdo do Ensino Médio. Acorde pessoal! Valorize o que você tem ao seu alcance! Profa. Vanda – Coordenadora

Datas comemorativas Aniversariantes: Profas. Rosineuda (06/10) Alice (16/10) Cláudia(25/11)

O Evento!

No dia 20/10, no sítio do Prof. Vivico, acontecerá um grande encontro dos professores e funcionários Obs.: A foto que ilustra esta matéria pertence para comemorar o Dia do Professor. Será ao site da UNICAMP, publicada no google. um dia de muita alegria e descontração, ------------------------------------------regado a churrasco e cerveja geladinha!

outubro e novembro/2007 - City tour com visitação a UECE e aos principais pontos históricos e turísticos da nossa cidade, objetivando aprofundar o conhecimento sobre Fortaleza. O evento terá o apoio das professoras Gisele e Vanda (Coordenadora). As turmas contempladas com esse passeio foram: 2o Ano A e 3o Ano C e acontecerá nos dias 06 e 08/11. Bom proveito!

- Um dia de lazer no parque aquático Beach Park, promovido pelo projeto Beach Park Escola. O evento é aberto a todos os alunos que queiram participar, bastando, para isso, comprar o ingresso promocional. Dia 23/11. Apoio – Coordenadora Vanda e professores.


Informativo TF – Outubro/2007 - 5

Informativo TF – Outubro/2007 - 6 Informática e Tecnologia

Agenda Escolar - Ação Social – A Pastoral da Cri- Cultura & Diversão ança estará na nossa Escola ofereSemana Cultural 2007 cendo à comunidade vários serviços... - Dia 27/10 Vem aí a tão esperada Semana Cul- Bazar – com o objetivo de angari- tural. Acontecerá nos dias 29, 30 e ar fundos para a festa de conclu- 31/out e 01/nov. A cada ano, a qualidasão de curso 2007. Participe! Esta- de dos trabalhos apresentados pelos rão à venda muitos objetos de 1a estudantes vem melhorando. É uma qualidade! Dia 27/10, na nossa oportunidade para mostrarem sua capaEscola. Organização: Vanda (Co- cidade de realizar projetos científicos e ordenadora), Conselho Escolar e culturais e seus dotes artísticos através professores. do teatro e da dança. Participe!

Eu estava lá Profa. Solânea Andrade

ver as meninas LarisGrande emoção! Eu sa e Juliana, uma estava lá! O Pan 2007 no dupla que vi crescer. Rio, para mim, foi muito Que orgulho! marcante. Na verdade, Parabéns a todos fui ver apenas o vôlei de nós, brasileiros, por praia – esporte do qual esses raros momentos A alegria contagiante do PAN sou muito fã - mas não de vitória. pude deixar de sentir um clima todo especial no segurança! Consegui ver nosso Brasil ganhando no Rio de Janeiro. Muita organização e masculino e no feminino. Maior emoção ainda foi e terminaram em agosto. Esporte no Tecla Com a empolgação dos participantes, a equipe O esporte faz parte de campeã foi a do 1o Ano A – nosso calendário escolar. da manhã, e será apresentaTodos os anos, a Escola da à Comunidade Escolar promove o campeonato na Semana Cultural. de futebol interclasse. É isso aí, mandaram bem, Os jogos começaram galera! Uma viagem inesquecível! ainda no início do ano To think about “I close my eyes only for a moment, and the moment’s gone (...)

É... campeão!

All we are is dust in the wind.” - Sarah Brightman

Sonhamos um Sonho Possível! Prof. Nunes sionais legalizados? Para tentar resolver O sonho do laboratório essa situação surgiu a proposta de se adode informática em nossa tar os programas Open Source (códigos Escola, aos poucos, está abertos) que estão sob a licença de uso da se tornando realidade. E GNU General Public License (GPL), uma está mais perto do que licença escrita pela Free Software Founnunca! Estamos com toda a estrutura montada, e ainda não dation (FSF). Esses programas pertencem a toda a entrou em funcionamento por falta comunidade do mundo da informática que do monitor autorizado pelo CREqueira utilizá-los e alterá-los – mas se DEFOR/ SEDUC. souber! Assim o Linux foi adotado pelo Segundo informou o nosso Dire- governo federal, e substituindo o Office tor Fernando, estão habilitando da Microsoft surge o Open Office, com n pessoal para assumir o comando versões, e segue... E como nos preparar para o mercado de desses laboratórios. Sua previsão é de que as máquinas estarão sendo trabalho? Quando formos manusear uma usadas no próximo ano. É que todos máquina nas empresas, qual o S. O. que os computadores do programa In- ela utiliza? E se vamos estudar o Linux, formática nas Escolas trazem o poderemos manusear uma máquina com o Sistema Operacional Linux e não é Windows? Uma tentativa de responder seria: Por permitido trocar esse sistema pelo que não? Não é uma questão de adaptatradicional e conhecido Windows. Os programas de códigos fecha- ção? Aguardemos o que dirá o nosso dos, quando se paga pela licença de professor de Informática... E que realiuso, têm preços impraticáveis no zando nosso sonho, sejamos informatizapaís. Um usuário doméstico preci- dos e muito mais felizes ☺. Prof. Nunes é professor de inglês e saria desembolsar cerca de R$ técnico em informática. Visite seu blog 580,00 para utilizar o Windows em http://nunesrgs.blog.uol.com.br Vista Home Premium, o Photoshop na última versão CS3 10.0 não sai ... E o Linux por menos de R$ 2.300,00 e o Offipoderá detonar ce Professional 2007 – para você o windows? digitar seus textos no Word, suas ___ Sim. planilhas no Excel... - estava por ___ Não. volta de R$ 1.549,00 quando feito ___ Talvez. este levantamento. Dá para se ter Participe deste uma idéia do custo de um computadebate! dor com todos os programas profis-


Informativo TF – Outubro/2007 - 7

Poesia Falando em Amor... Amigo A palavra AMIGO abre-se com a gente e sabe escutar e guardar queixas e segredos Chora a dor que é nossa, faz festa na nossa alegria.

Informativo TF – Outubro/2007 - 8

Beautiful People Livros “Porque há muita gente rezando para que sejas feliz.”

Os mais Lidos

Fio de Esperança

... E nosso público leitor está cada vez mais romântico. Afinal, dizem que o amor não sai de moda. Conforme informação da sala de multimeios, O Guarani, de Nossa comuniJosé de Alencar está entre os mais dade escolar também lidos do semestre. Confira tamestá na web. A inibém outros que estão no topo da ciativa foi de nosso lista, escolha o seu e boa leitura: ex-aluno monitor de informática desta As Crônicas de Nárnia (C.S.Lewis) casa, Luís BeneviRomances: O Memorial da Bruxa (Alda Anorfia) des. Uma idéia que deu certo. Contamos Ana Terra (Érico Veríssimo) atualmente com 357 A Casa (Natércia Campos) participantes e é um O Quinze (Raquel de Queiroz) Brida (Paulo Coelho) ponto de convergênNas Margens do Rio Pedra eu Chorei cia, um espaço virtu(Paulo Coelho) al que se tornou uma extensão do dia-a-da Infanto: escolar. Visite e Amar não é tão Fácil (Pedro Conetti) participe do fórum Amor Impossível, Possível Amor ou post sua mensa(Pedro Bandeira) Vivendo o Amor (Marlene del Guer- gem.

Por que tanto lamento? Por que tanta miséria? Tanta indiferença Elias José um imenso descaso o grito de Munch com tanta gente sofrendo O mundo seria mínimo se agarrando num pequeno fio de esperança? e sem graça, Vivemos numa selva cruel e impiedosa se não existisse a luz cada um por si da palavra AMIGO. salve-se quem puder (Elias José. O Jogo das palavras mágicas.) esperando ajuda somente divina * ** ** ** ** ** quando Deus assim quiser. Homenagem ao Professor O arco-íris no lago Um mundo de trevas todos pedindo socorro Querido Mestre pessoas perdidas andando sem rumo Trago-te o recado de muita gente procurando uma saída buscando num futuro o direito de viver Houve gente que praticou uma boa ação e cicatrizar a ferida. e manda dizer-te que foi porque Ninguém vive de promessas, ninguém ateu exemplo convenceu. güenta mais palavras. Até quando? Houve alguém que venceu na vida Isso terá fim? e manda dizer-te que foi porque Para o mundo melhorar tuas lições permaneceram. é preciso querer, é preciso dizer sim. Eduardo Freitas 1o H E houve mais alguém que superou a dor Talvez...

Por isso que és importante, o teu trabalho é o mais nobre. De ti nasce a razão e o progresso, a união e a harmonia de um povo! E agora... Esqueça o cansaço, a preocupação e... sorri... sorri...

Talvez tenha sido por um olhar... Talvez por um sorriso... Talvez tenha sido por aquelas palavras ou talvez aquele instante contigo... talvez um dia estaremos juntos e talvez tudo será esquecido... Talvez possam existir outros momentos E aí quem sabe... Nem nuto estará perdido.

Isabel, estudante do 3o.E, foi a vencedora da noite!

No Ano Passado...

Performance dos alunos do 3H, em uma grande produção na Semana Cultural 2006

Sete Ossos e uma Maldição

Anderson de Sousa – 2o C

Foto do arquivo Tecla Ferreira

Vanessa, do 2o.A, a mais bela estudante entre os turnos manhã e tarde

ra)

Terror:

e manda dizer-te que foi a lembrança de tua coragem que ajudou.

A beleza de nossas estudantes foi destaque na passarela do Tecla.

Uma Dica!

Forme uma comunidade mais informada. Leia mais: jornal, livro, revista, panfleto, o que vier.

Ler exercita a mente e faz muito bem para nós.

Nossa Escola faz a diferença!

... Ainda confuso com o vestibular? Não sabe o que vai fazer? Visite o site guia de carreiras em http://noticias.uol. com.br/educação/ dica. jhtm


Tecla News 2