Libras & saúde em Encontro de professores e alunos: premissas para um Brasil bilíngue

Page 153

II- Instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação; III- Professor ouvinte bilíngue: Libras-Língua Portuguesa, com pósgraduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2005).

Diante disso, constata-se uma contradição no mesmo texto legal e entre este e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Outro fator complicador para a definição do perfil do docente de Libras que poderá atuar no ensino superior está disposto no inciso II do artigo 7º, citado anteriormente, onde se abre a possibilidade para que uma pessoa com formação em nível médio seja instrutor de Libras e com certificado de proficiência em Libras (Prolibras), possa preencher a vaga, mesmo sem possuir algum curso de magistério ou de licenciatura (curta ou plena). Também se constata outra incongruência nesse artigo, que se refere à possibilidade de qualquer graduado, desde que tenha a certificação de proficiência como professor de Libras, lecionar a referida disciplina, isso porque como a Libras é uma língua, dever-se-ia seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica no que se refere ao ensino de língua materna ou de língua estrangeira. Estas orientam que o professor deverá ter conhecimento e domínio da língua que é seu objeto de estudo, em termos de sua estrutura, funcionamento, manifestações e variações linguísticas e culturais, capacidade de refletir teoricamente sobre a linguagem em seus vários aspectos, bem como domínio dos conteúdos básicos relativos aos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, para ser professor de uma língua materna ou de língua estrangeira, faz-se necessário a formação em curso de graduação de licenciatura plena em Letras. A falta de uma definição da formação a ser exigida do candidato e da finalidade da disciplina nos cursos de Licenciatura, culminando na seguinte questão: Libras: Quem ensina? O que se aprende? Os professores devem visualizar seus alunos, respeitando suas necessidades e dificuldades, valorizando sua forma de agir, de pensar e de resolver problemas. Ou seja, garantir a aprendizagem a todos seus alunos, modificando seu método de ensino sempre que necessário. Dessa forma, desenvolverá a aprendizagem, atingindo seus objetivos no


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.