Page 1

Jornal Jornal Pif Paf | ANO 10 | No 44 | Novembro de 2016

Pif Pag: Pag:

comprou, ganhou! Conheça o novo Clube de Compras da Pif Paf e descubra os seus benefícios

Entrevista

Pif Paf por aí

Na Prateleira

Marcelo Bicalho, gerente de Tesouraria, fala sobre expectativas para 2017

Pif Paf investe em saúde com novos ambulatórios nas unidades

O Natal está chegando e nada como ter a “Bella Ceia” como banquete

Págs. 04 e 05

Págs. 06 e 07

Pág. 16


Editorial

Novo Clube de Compras da Pif Paf Inovação, crescimento e mudanças são palavras que definem o que significou 2016 para a empresa. Fechamos o ano com mais uma novidade: o novo Clube de Compras, o Pif Pag, cuja proposta é divulgar ainda mais o nosso e-commerce, conquistando mais espaço no mercado.

objetivo envolver a família do profissional no programa de Segurança, valorizando o comportamento seguro. Outra inovação foi a seção Memória Pif Paf, na página 3. Sempre que falamos de futuro, vale a pena olhar para o passado, por isso, nesta edição, (re)apresentamos os 5S da empresa.

Nesta edição, mostramos como funciona o Clube de Compras, que é bem prático, seguro e fácil de se usar. Além disso, possui várias vantagens, como resgatar saldo acumulado para pagar o próprio pedido.

Também já finalizamos 2016 pensando no próximo semestre. Por isso, o gerente de Tesouraria da empresa, Marcelo Bicalho, fala sobre as expectativas financeiras para 2017, explicando, também, como funciona o setor e principais atribuições da área.

Uma das inovações do ano teve como foco a saúde e o bem-estar de nossos profissionais. E é por isso que inauguramos novos ambulatórios de saúde em Leopoldina, Patrocínio, Viçosa e no CD Contagem, além da reforma no de Visconde do Rio Branco. Ainda com foco no profissional, a empresa criou o “Família Pif Paf” no Frigorífico Palmeiras de Goiás, que tem como

Memória Pif Paf Apresentando o 5s

Pág. 3

Entrevista Págs. 4 e 5

Pif Paf por aí

Diretor Superintendente

Gestão com Você Academia de Líderes: reta final em VRB

Pág. 12

Começou o Programa de Estágio 2016 da Pif Paf

Pág. 13

Talento da Casa

Novos ambulatórios de saúde nas unidades

Pág. 6

Pif Paf por aí

Voz e violão

Pág. 14

Cuca Fresca

VRB contrata novos aprendizes

Pág. 7

Receita

Outubro Rosa e Novembro Azul

Pág. 15

Na Prateleira

Frango a Passarinho Pif Paf com macarrão

2 | Jornal Pif Paf

Luiz Carlos Mendes Costa

Gestão com Você

Ano-novo: expectativas para 2017

Jornal

No mais, desejamos a todos um bom fim de ano. Um feliz Natal com Bella Ceia para todos e um próspero ano-novo! Boa leitura!

Pág. 11

Natal é com Bella Ceia

Av. Raja Gabáglia 4.091 | Santa Lúcia | Belo Horizonte -MG | comunicacao@pifpaf.com.br | www.pifpaf.com.br Publicação destinada aos profissionais da Pif Paf Alimentos | Coordenação: Talitah Lacerda | talitahlacerda@pifpaf.com.br | Analista de Comunicação: Janaína Carvalho | janainacarvalho@pifpaf.com.br |

Pág. 16

Produção editorial: Link Comunicação Empresarial (31) 2126.8080 - www.linkcomunicacao.com.br | Jornalista Responsável: Sílvia Caldeira Costa (MG 09135 JP) | Redação: Wanessa Viegas | Editoração: Diogo de Andrade | Fotos: Pif Paf e Fotolia | Impressão: Cedablio | Tiragem: 5.000 exemplares


Memórias da Pif Paf

Apresentando o 5s Nesta edição, inauguramos a seção Memória Pif Paf, espaço que será uma oportunidade de lembrar um pouco da nossa história. Neste mês, por exemplo, vale a pena conferir como foi a apresentação do 5S em “O Amarelinho”, primeiro jornal interno da Pif Paf.

Jornal Pif Paf

|3


Entrevista

Tesouraria: maximizar resultados, minimizar riscos

Fazer a gestão do caixa, buscando a integração entre as áreas estratégicas da empresa. Essa é uma das funções de um tesoureiro. E quem cuida deste setor na Pif Paf é o recém-contratado gerente Marcelo Bicalho, que chegou à empresa motivado com os desafios e implantações de melhorias. Marcelo, quais as atribuições da área de Tesouraria? As funções passam desde o controle do caixa, envolvendo o entendimento dos números de toda a empresa, até a efetivação das estratégias com relação ao mercado. Um gerente de Tesouraria deve pensar sempre na maximização dos resultados, minimizando os riscos. Então, sendo gerente, quais os principais desafios, além de toda a responsabilidade? A Tesouraria é parceira estratégica de todas as áreas da empresa na busca por resultados. O papel do setor é difundir a disciplina financeira na organização, valorizar a clareza das informações que transitam internamente e, principalmente, dar tranquilidade para a empresa focar em seu crescimento. Por isso, um gerente de Tesouraria busca avaliar as melhores opções de captação de recursos no mercado financeiro, aplicando na outra ponta estes recursos com segurança e rentabilidade. A maior responsabilidade é gerenciar o caixa de modo eficiente e blindar a empresa contra riscos do mercado, com uma gestão de liquidez adequada e de acordo com o momento econômico do Brasil. Assim, antecipamos as flutuações de mercado, com visão sistêmica e muito foco em resultados. Como é gerenciar um setor que coordena, inclusive, as atividades do interior? A Tesouraria do ECBH abrange todas as unidades, por isso, é Corporativa. O grande desafio é dar o suporte necessário para viabilizar o financiamento dos novos projetos. Poder contribuir diretamente para o crescimento da empresa é extremamente gratificante. Qual o seu principal foco para o primeiro semestre de 2017? O principal foco para o primeiro semestre é a reestruturação dos processos com o objetivo de agilizar a resposta do setor às demandas da empresa e, consequentemente, melhorar a análise dos dados com foco na excelência das informações.

4 | Jornal Pif Paf


Qual a importância do controle do orçamento da empresa? O orçamento é a base para as projeções do fluxo de caixa no modelo direto, no qual o faturamento da empresa se transforma em entradas, que, se bem monitoradas, geram uma baixa inadimplência, fazendo com que a empresa busque o menos possível de capital no mercado. Assim, suas despesas são gerenciadas com austeridade, minimizando os impactos nas flutuações diárias de caixa. Neste ano, por exemplo, a Tesouraria contribuiu para apresentar os números de forma mais assertiva e alinhada à estratégia da empresa. Quais as suas metas para começar 2017 a todo vapor, pensando no trabalho em equipe? Desejo que neste próximo ano tenhamos força e tranquilidade para enfrentar os novos desafios. O sucesso da empresa depende da dedicação e do esforço profissional de cada um de nós.

“Poder contribuir diretamente para o crescimento da empresa é extremamente gratificante.”

Marcelo Bicalho

Jornal Pif Paf

|5


Pif Paf por aí

Programa Família Pif Paf

Frigorífico de Palmeiras de Goiás lança programa

“Família Pif Paf” Não é mais novidade que o maior valor da Pif Paf é você, o nosso profissional. Mas como sempre vale a pena frisar o que é bom, a empresa criou o “Família Pif Paf” no Frigorífico Palmeiras de Goiás. O Programa é bimestral e conta com visitas dos familiares dos profissionais à empresa, com a proposta envolver a família no programa

de Segurança, com foco no comportamento seguro. “Queremos demonstrar à família a importância da segurança para a integridade e bem-estar dos profissionais e, dessa forma, torná-la um catalisador no cumprimento das políticas de segurança e meio ambiente”, conta o consultor de Recursos Humanos do FPGO, Leandro Santos.

Novos ambulatórios de saúde nas unidades Com a proposta de promover estilos de vida saudáveis, falar de promoção da saúde e viabilizar assistência humanizada e de qualidade para os profissionais, a Pif Paf tem investido na Saúde Ocupacional. A área inaugurou novos ambulatórios de saúde em Leopoldina, Patrocínio, Viçosa e no CD Contagem. Além da reforma no de Visconde do Rio Branco. O responsável pela Saúde Ocupacional da empresa, Bruno Roldão, conta que Contagem, Leopoldina e Viçosa implanta-

6 | Jornal Pif Paf

ram o ambulatório com estrutura física nova, equipe médica e de enfermagem para melhor atender os profissionais. “VRB já era equipada com ambulatório, equipe multidisciplinar e médico, porém, a estrutura foi incrementada. Agora é possível realizar atendimentos simultâneos e com mais privacidade. Em Patrocínio, a estrutura foi completamente renovada.”, relata Bruno. O profissional credita os ganhos ao fruto da parceria entre o RH e os gerentes das plantas.


Pif Paf por aí

VRB contrata Jovens Aprendizes Unir teoria e prática. Os jovens aprendem em sala de aula e têm a oportunidade de realizar a prática na Pif Paf. Esse é um dos objetivos do Programa Jovens Aprendizes da empresa: funciona como um celeiro de talentos, uma porta aberta para que os estudantes possam crescer profissionalmente. Recentemente, em Visconde do Rio Branco, contratamos 10 jovens para somar à equipe. De acordo com Mônica Bento, consultora de Recursos Humanos de VRB, a expectativa é de que o aprendiz, ao ser efetivado, atue nas áreas aplicando todo o conhecimento adquirido durante o curso. “Além disso, queremos que o profissional possa, sempre, propor melhorias para o processo, com foco no resultado”, relata.

Visconde do Rio Branco recebe novos talentos

Vejam os nomes dos jovens contratados. Sejam bem-vindos: Luiz Sérgio Júnior Paloma Simoncini Danilo de Souza

Henrique Matos Joyce Cassimiro Marcélia Marques

Natália de Sousa Sabrina Aguiar Wanderica de Barros

Pif Paf contrata aprendizes em VRB

Foco em melhores

resultados e mudanças Semestralmente, a Pif Paf realiza o workshop Alinhamento pelas Diretrizes (GPD), evento direcionado para os líderes da empresa com o objetivo de alinhar informações de resultados obtidos no semestre anterior e traçar o plano de metas para o próximo. No segundo semestre, a Pif Paf realizou, em Belo Horizonte, o segundo GPD do ano, com a participação de acionistas, superintendente, diretores, conselheiros e gestores. A gerente de Estratégia e Qualidade da empresa, Núbia Chiriu, reA Pif Paf promove estratégia

latou que os participantes falaram a respeito dos desafios, entre eles o tema mudança. Além disso, o evento contou com a palestra de Sérgio Sampaio, diretor executivo do Grupo Boticário, que abordou assuntos como gestão de resultados, processo de mudança, motivação, entre outros. Posteriormente, houve, ainda, uma dinâmica, na qual as pessoas deveriam escrever apenas uma palavra que resumisse o que a Pif Paf representa atualmente. A palavra mais mencionada foi “atitude”. GPD discute o tema mudança como desafio do segundo semestre

Jornal Pif Paf

|7


Capa

Pif Pag:

Novo Clube de Compras da empresa Lançado em 24 de outubro de 2016, o Clube de Compras Pif Pag é um programa de recompensas da Pif Paf Alimentos, que traz benefícios e mais facilidade para o consumidor. No programa, o cliente pode comprar produtos Pif Pag, acumular saldo e utilizá-lo para pagar até 70% do pedido. Para participar é muito simples. De acordo com Adriana Dantas, analista de Marketing Digital e Social Media da empresa, basta possuir cadastro na Pif Paf e comprar os produtos intitulados como Pif Pag, “através dos nossos canais de venda exclusivos – Representante, Call Center ou E-Commerce”. No caso do e-commerce, os produtos participantes estarão com a tag vermelha PIF PAG. Já nas compras via Representante ou Call Center, eles serão devidamente apresentados pelo atendente. Um ponto positivo é que o saldo já é gerado em reais e não em pontos, não havendo, portanto, necessidade de conversão. Ou seja, “o entendimento e o resgate são muito mais simples”, relata Adriana. Para a empresa, a ideia é fidelizar os clientes por meio de uma nova modalidade de promoção. “Incentivar o uso do nosso e-commerce, aumentando, assim, os indicadores do canal.”

8 | Jornal Pif Paf


Em resumo, funciona da seguinte maneira: Você compra produtos Pif Pag

Acumula saldo

Utiliza o saldo para pagar até 70% do pedido

As vantagens de se usar o novo Clube de Compras são muitas. Veja só:

O Não é preciso se inscrever. Basta ter um cadastro no Compre Pif Paf e a senha para acessar o site; O Para começar a acumular saldo é só comprar produtos Pif Pag; O Como o saldo é em reais é simples utilizá-lo; O Você pode pagar até 70% da sua compra com o saldo; O O saldo acumulado só expira depois de um ano (a contar da data da aquisição). Durante o momento de compra, o cliente poderá acessar o Compre Pif Paf para saber a respeito de toda a movimentação (extrato, saldo a liberar, saldo a expirar, saldo disponível, como resgatar o saldo, formas de pagamento). Para mais informações, entre em contato com o nosso SAC pelo 0800 283 0872 de segunda à sexta, das 8h às 17h. Acesse também: www.comprepifpaf.com.br. Jornal Pif Paf

|9


Receita

OSASCO

SÃO BERNARDO DO CAMPO

10 | Jornal Pif Paf

VILA GUILHERME

ITAIM

AV. BRASIL

INTENDENTE

CAMPO GRANDE


Receita

Frango a Passarinho Pif Paf com macarrão

Pai de seis filhos, Valdinei Zacarias está desde 1994 na unidade Fabril de Visconde do Rio Branco e, hoje, é auxiliar operacional do setor de Congelamento. Além do talento profissional, ele arrasa na cozinha. Nesta edição, ensina como fazer Frango a Passarinho Pif Paf com macarrão. Para Valdinei, cozinhar é um momento de interação com a família. Vamos conferir as dicas para preparar esta delícia?

Ingredientes Valdinei Zacarias

Modo de Preparo

• 1 kg Frango a Passarinho Pif Paf; • 400 gramas de macarrão grosso (nº 1) ou goela de pato; • 5 colheres (sopa) de óleo; • 1 tablete de caldo de galinha; • 50 gramas de cebola de folha cortadinha; • 50 gramas de salsinha; • Sal a gosto; • 1 litro de água.

Numa panela comum, grelhe o frango a passarinho Pif Paf no óleo até ficar douradinho. Logo depois, acrescente 500 ml água e deixe-o cozinhar. Quando o frango estiver cozido, juntar mais 500 ml de água e o macarrão (cru) com o caldo de galinha dissolvido em uma xícara de água, juntamente com a cebola de folha. Deixe ferver por mais 10 minutos e, ao final, acrescente a salsinha por cima da refeição. Essa receita serve seis pessoas.

Jornal Pif Paf

| 11


Gestão com você

Academia de Líderes: reta final em VRB A Academia de Líderes, que está finalizando mais uma etapa com os coordenadores de VRB, tem como objetivo desenvolver os líderes da empresa por meio de treinamentos técnicos e comportamentais, de modo a garantir a melhoria de processos e aperfeiçoar a gestão de pessoas. No fim de agosto, os coordenadores tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos – que visam à otimização de recursos, à redução de custos e à primazia dos processos – ao gerente industrial, gestores e supervisores das unidades de Visconde do Rio Branco.

de diversas áreas e unidades do polo de VRB, além de proporcionar desenvolvimento pessoal e estímulo às competências necessárias para cargos de coordenação”, evidencia Juliana. No fim das apresentações, os coordenadores foram presenteados com o livro “O estilo de liderança para uma nova geração”, de Steve Jobs. Agora, as equipes têm mais um desafio: implantar os projetos.

Segundo a analista de Recursos Humanos da Fabril Visconde do Rio Branco, Juliana Lopes, muitos projetos inovadores foram mostrados, como: adequação da temperatura de água no choque térmico da salsicharia; substituição dos motores weg; Colhendo Ideias (pesquisa de satisfação realizada no refeitório); melhorias na esteira de carcaça; refeitório em ação; aquisição de esteira no setor de abate; reaproveitamento de água no degelo da câmara fria; reutilização de água na lavanderia e melhoria nos cones. “Esses projetos possibilitaram a interação entre as equipes e entre coordenadores

Lideranças apresentam projetos

12 | Jornal Pif Paf

Academia de Líderes: reta final em VRB


Gestão com você

Programa de Estágio 2016 da Pif Paf Vivenciar, desde cedo, a missão e os valores da Pif Paf, por meio de experiências práticas e conteúdo especialmente preparado pela empresa. O Programa de Estágio da Pif Paf tem esse formato: trabalhamos com programação específica com o intuito de desenvolver e formar futuros profissionais, que contribuirão conosco por meio de seu talento e técnicas adquiridas. Visando a essa inclusão de talentos, contratamos novos estagiários para somarem ao time das unidades. As boas-vindas ocorreram em setembro e, posteriormente, cada profissional, depois de receber os devidos

Palmeiras de Goiás

ECBH

treinamentos, foi direcionado para sua área de atuação, acompanhado por seu padrinho. Trabalhar competências técnicas e comportamentais de estudantes de cursos de graduação, promovendo a união dos conhecimentos teóricos à prática vivenciada, também é um dos objetivos do Programa de Estágio 2016 da Pif Paf. “Queremos focar no desenvolvimento, produtividade e eficácia, potencializando, dessa forma, o crescimento do estagiário na empresa”, relata a coordenadora de Educação Corporativa da Pif Paf, Amanda Fonseca, ao explicar o intuito da contratação.

Visconde do Rio Branco

Leopoldina

Patrocínio

Com a palavra, nossos estagiários “O estágio tem atendido minhas expectativas e trouxe muito aprendizado e esclarecimentos de dúvidas. A empresa fornece uma recepção e integração bem completa, que permite conhecer a empresa de uma forma geral e interativa.” Jaíne de Sousa Miranda Medicina do Trabalho Patrocínio Curso: Fisioterapia “Temos a oportunidade de aprender, de conhecer diversas áreas, de opinar. Sou muito grata pela oportunidade de estar aqui, pois me sinto acolhida como fosse um membro da família.” Tatiana de Paula Lyra Administração da Produção Leopoldina “É excelente quando você percebe que sua presença em uma empresa passa a fazer a diferença para outras pessoas. Fomos muito bem recebidos, ganhamos novos conhecimentos e houve um ‘intercâmbio’ entre nós, pois passamos a conhecer novas pessoas, pensamentos e sonhos, já que cada um faz parte de diferentes realidades. Espero poder me desenvolver muito mais na Pif Paf.” Francieli Braga Costa Call Center – VRB

Jornal Pif Paf

| 13


Talento da casa

Voz e

violão Ele faz a alegria dos colegas do Frigorífico de Palmeiras de Goiás. Durante o horário de almoço, o auxiliar do setor de Frango a Passarinho, Matheus Aryel Garcia Pinheiro, na empresa há 1 ano e 4 meses, diverte os colegas com os seus mais variados ritmos musicais. Saiba qual é o seu talento! Matheus, conte para os seus colegas profissionais qual é o seu talento. Eu toco violão, aprendi ainda adolescente, quando eu tinha os meus 14 anos de idade.

Matheus Aryel Garcia Pinheiro

E como você aprendeu a tocar? Tudo começou em reuniões de amigos. Começamos a assistir a vídeos de violão no YouTube, algumas videoaulas e, assim, fomos aprendendo aos poucos. Eu nunca fiz, de fato, aulas presenciais de violão, com professor profissional. Depois desse processo, você começou a tocar profissionalmente ou era somente um hobby? Ah, eu costumo tocar mais porque gosto mesmo. Mas também adquiri o hábito de tocar violão durante os cultos da minha igreja. E para os colegas da Pif Paf também? Sim! Geralmente, toco nas “resenhas” e na área de lazer da Indústria, nos momentos de pausa da Fábrica. Qual é o seu sentimento quando está tocando? Eu sinto um prazer enorme, um bem-estar físico e, ao mesmo tempo, mental. Quais os seus estilos preferidos? Curto muito sertanejo, pop rock e música gospel. Pretende investir na carreira musical? Qual o seu maior sonho? Em relação à música não tenho grandes ambições, gosto de tocar pelo prazer que isso me proporciona. Meus sonhos são ter a oportunidade de estudar e crescer profissionalmente.

14 | Jornal Pif Paf


Cuca fresca

Outubro Rosa: prevenir está em suas mãos Outubro, o mês mais cor-de-rosa do ano, passou. Aproveitamos para relembrar a todos sobre a importância de prevenir e rastrear a neoplasia que mais atinge as mulheres: o câncer de mama. O Outubro Rosa existe para lembrar da necessidade de se consultar, pelo menos uma ver por ano, com mastologista ou ginecologista para exames preventivos, como a mamografia.

1) A mamografia é imprescindível. Pode ser feita a partir dos 35 anos, se a mulher tem antecedentes familiares de primeiro grau. E anualmente após os 50 anos, para todas as mulheres.

Para quem não sabe, a mastologia é a especialidade que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O profissional da área previne, diagnostica e trata as doenças de mama. Na falta dele, um ginecologista também pode realizar os procedimentos de prevenção. Veja nossas dicas e se cuide!

2) O sedentarismo é inimigo, aumentando em 30% os riscos de vários tipos de tumores.

4) A questão emocional é muito importante. Muitas mulheres que sofreram perdas, perderam filhos, maridos, empregos, desenvolveram câncer. O estresse contribui para a diminuição da imunidade e fragiliza o organismo.

3) Fumar pode influenciar no câncer de mama, bexiga e próstata.

Na luta contra o câncer de próstata Depois do Outubro Rosa, vem o Novembro Azul para lembrar os homens de que eles também precisam cuidar da saúde, principalmente quando o assunto é a prevenção do câncer de próstata. Para isso, é preciso visitar o urologista anualmente, fazer exames de sangue e de toque. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, um em cada seis brasileiros pode desenvolver a doença, que causa uma morte a cada 36 casos. Veja como evitar a doença!

1) Consuma mais frutas, verduras e grãos;

Fonte: BBC Brasil

3) Faça 30 minutos diários de atividade física; 2) Diminua alimentos à base de gordura animal;

4) Mantenha o peso adequado à sua altura;

5) Diminua o consumo de álcool e não fume.

Jornal Pif Paf

| 15


Na prateleira

Fim de ano combina com

Bella Ceia

Com as festas de fim de ano chegando, a pergunta é: qual delícia Pif Paf preparar para os jantares em família? Bella Ceia, é claro! A linha oferece aves já temperadas e prontas para assar. É mais praticidade, comodidade e sabor para a sua comemoração. Seja ave temperada, frango, lombo suíno, filé mignon, pernil ou qualquer outro produto da linha, o importante é rechear as datas especiais com uma “bella” ceia! Adquira a linha completa no www.comprepifpaf.com.br.

16 | Jornal Pif Paf


Jornal Pif Paf nº 44  

Novembro 2016

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you