Issuu on Google+

Participação Ativa

Lista A CANDIDATURA AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO NÚCLEO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE COMPUTADORES E TELEMÁTICA

MANIFESTO ELEITORAL


Lista A

Participação Ativa

Projeto O projeto a que nos candidatamos surge como a próxima etapa de fortificação dos nossos objetivos e da continuidade das nossas linhas orientadoras, das motivações de cada aluno e dos exemplos educativos de cada um dos nossos membros. Torna-se imprescindível clarificar a importância e relevância do Núcleo na promoção de atividades de cariz académico, pedagógico, informativo, cultural e desportivo, no seio dos seus membros. Uma participação ativa no seio da comunidade académica e uma intervenção prática e constante no desenrolar da atividade da Universidade de Aveiro são fatores essenciais e imprescindíveis para o desenvolvimento do núcleo, dos estudantes e acima de tudo da nossa Universidade. Desta forma, a nossa motivação centra-se num forte suporte aos nossos membros, permitindo que todos consigamos evoluir e elevar o prestígio do nosso curso para além dos horizontes da Universidade de Aveiro. Acima de tudo, a promoção de um dos núcleos que mais notabilidade e trabalho tem demonstrado desde a sua criação, é uma componente à qual pretendemos dar continuidade. Não deixando de parte um contínuo trabalho e formação, é imprescindível o estímulo à participação e dinamização dos estudantes da academia, no intuito de uma maior envolvência estudantil nas atividades promovidas tanto pelo Núcleo como por toda a estrutura da Universidade e da AAUAv. A importância de um núcleo ativo e dinâmico, centra-se na dedicação e apoio dos nossos membros, dinamizando assim as atividades organizadas

Página 2 de 7


Lista A

Participação Ativa

e impulsionando o conhecimento e a cultura. Desta forma, a constante promoção de atividades extra-curriculares de elevada importância para o desenvolvimento dos nossos estudantes será uma prioridade, transmitindo conhecimento, criando discussão e complementando assim a formação dos estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática. É neste sentido que será direcionada a atividade do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática, dinamizando o presente e construindo o futuro. Um futuro sólido, ambicioso e envolvente em que os alunos e a sua formação são uma prioridade.

Dia 26 de novembro, participa ativamente na definição do teu núcleo, vota Lista A.

Página 3 de 7


Lista A

Participação Ativa

Coordenação A importância de uma coordenação responsável, interventiva e dedicada, revela-se um dos principais pilares estruturais da atividade da instituição. Neste projeto a que nos candidatamos, pretendemos ter uma participação ativa não só no projeto associativo do departamento mas também da Associação Académica e da Universidade de Aveiro. Por outro lado, é essencial a garantia de controlo financeiro, transparência e rigor em toda a nossa atividade. Principais objetivos:  Participação ativa no projeto global da Associação Académica e na definição do plano estratégico do Departamento.  Controlo financeiro, transparência e rigor  Desenvolvimento de sinergias entre núcleos da AAUAv  Implementação da bolsa de colaboradores do NEECT  Incentivo à participação dos alunos na definição da atividade do núcleo  Organização e dinamização do Encontro Nacional de Estudantes de Informática 2014

Página 4 de 7


Lista A

Participação Ativa

Política Educativa A

pedagogia

e

formação

dos

nossos

membros

revelam-se

responsabilidades cruciais no desenvolvimento do nosso plano estratégico. Desta forma o complemento das disciplinas do nosso curso com uma diversidade de atividades pedagógicas é uma prioridade, dando assim aos nossos membros outras perspetivas de futuro. Para além deste fator, é ainda essencial proporcionar aos membros uma melhor e mais adequada preparação para o mercado de trabalho, o qual está cada vez mais exigente. Pretendemos prosseguir com as atividades anteriormente desenvolvidas e apostar num projeto educativo forte baseado nos seguintes pontos estratégicos:  Investir na formação dos alunos através da realização de Geektalks, Palestras e Workshops e Visitas de Estudo  Disponibilizar sessões de estudo nas Unidades Curriculares em que os alunos apresentam mais dificuldades  Realização de iniciativas de solidariedade social de forma a ajudar os mais carenciados e incentivar os nossos membros à participação ativa no campo da solidariedade  Assegurar uma participação ativa nas atividades do interesse dos estudantes que representamos  Colaborar com a Comissão de Curso de MIECT de forma a conseguir representar da melhor forma os nossos membros no que diz respeito à resolução de problemas de âmbito pedagógico e educativo.

Página 5 de 7


Lista A

Participação Ativa

Comunicação e Imagem O processo de comunicação revela-se um fator determinante no sucesso das atividades organizadas pelo núcleo. Desta forma, promover-se-á uma comunicação cuidada e planeada, dotando as mensagens de um cariz atrativo e pertinente com o objetivo de alcançar todos os nossos membros. Neste sentido, foi construído um plano de divulgação e comunicação que envolve:  Divulgação ativa e cuidada de todas as atividades através das várias plataformas existentes  Produção de merchandisign do curso  Conclusão da renovação da plataforma myNEECT e implementação de novas funcionalidades  Dinamização da página web do núcleo (myNEECT) adicionando informações úteis a todos os membros, como alojamento, desporto e saúde.  Implementação de uma nova e reformulada revista do NEECT.

Página 6 de 7


Lista A

Participação Ativa

Desporto e Cultura O desporto e a cultura revelam-se como meios de promoção de saúde e bem-estar que impulsionam a inserção do individuo na sociedade. Deste modo, na vertente cultural, é objetivo deste mandato renovar as atividades com tradição no curso, bem como promover novas atividades que incentivem o convívio e interação entre os membros. Já na vertente desportiva, revela-se essencial a promoção da prática desportiva no seio da academia, estimulando a competição e o espírito desportivo. No âmbito do Desporto e Cultura temos planeadas as seguintes atividades:  Convívio de receção aos novos alunos  ECT Wars (Paintball) e ECT Races (Karts)  Promoção de festas temáticas no Bar do Estudante  Promoção do desporto e incentivo à participação dos nossos membros nas competições promovidas pela AAUAv nomeadamente na Taça UA  Acompanhamento das equipas do curso no desenrolar das competições da Taça UA  Desenvolvimento de diversas atividades de cariz desportivo como torneios de dardos ou voleibol de praia.  Averiguar a possibilidade da organização do Acampamento de ECT.

Página 7 de 7


Manifesto Lista A