Page 1

Relatório de Atividades e Contas Final 2014 Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica – AAUAv


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Índice Órgãos Sociais do Núcleo

4

Mesa da Reunião Geral de Membros

4

Coordenação do Núcleo

5

Nota Introdutória

8

Mesa de Reunião Geral de Membros 13 Coordenação

14

1.Secção Pedagógica

14

1.1 Workshop Speak Up

14

1.2 Workshop Gestão de Tempo

14

1.3 Workshop Gestão de Projeto

15

1.4 Workshop Introdução ao LaTeX

15

1.5 Conversa com Antigos Alunos

16

1.6 Palestra de Erasmus

16

1.7 Apresentação dos grupos de investigação 1.8 Seminário sobre Dissertação

17

1.9 Seminário Tecnológico

18

1.10 Seminário Toyota

19

1.11 Workshop Excel

19

Balanço da Secção

20

2.Secção Sócio-Cultural

21

2.1 Merchandise Aveiro é Nosso

21

2.2 Bar de curso

22

2.3 Cachecol de Mecânica

22

17

2.4 Festa “Pop Balloon Rocks” com NAE-ESSUA

23

2.5 Carro de Curso & Desfile Enterro’14

24

2.6 Gala de Natal

25

2.7 Jantar de Enterro

26

2.8 Torneio de Matrecos & Sueca

27

2.9 Barraquinha de Enterro’14

28

2.10 Barraquinha de Integr@-te’14

29

Balanço da Secção Sócio-Cultural

30

3.Secção Desportiva

31

3.1 Torneio Futsal Intra-Mecânica

31

3.2 Taça UA - Inscrições das Equipas

32

3.3 Material Desportivo

33

Página 2


Relatório de Atividades e Contas Final 2014 Balanço da Secção Desportiva

33

4.Secção da Administração Interna

34

4.1 Gastos Administrativos

34

4.2 Cacifos NEEMec

34

4.3 Parceria com Dismel – Venda de Calculadoras TI NSpire CAS CX 4.4 Acertos AAUAv - NEEMec Balanço Orçamental Global

35

35 37

Página 3


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Órgãos Sociais do Núcleo Mesa da Reunião Geral de Membros Presidente José Diogo de Frias Rodrigues N Mecanográfico: Correio eletrónico:

59866 frias.rodrigues@ua.pt

1º Secretário Ana Carolina Fonseca Matos N Mecanográfico: Correio eletrónico:

60156 carolina.matos@ua.pt

2º Secretário Nuno Alexandre Novo Medeiros da Silva N Mecanográfico: Correio eletrónico:

67691 nunonovosilva@ua.pt

Página 4


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Coordenação do Núcleo Coordenador Manuel Maria Pinheiro Torres Portocarrero N Mecanográfico: Correio eletrónico:

49364 manuelportocarrero@ua.pt

Responsável Financeiro Jorge Manuel Machado Regufe N Mecanográfico: Correio eletrónico:

65068 regufe@ua.pt

Vogal Tiago Alexandre Morais Rodrigues N Mecanográfico: Correio eletrónico:

64434 tiagoarodrigues@ua.pt

Vogal Carlos Miguel Oliveira Rocha N Mecanográfico:

45612

Correio eletrónico:

carlos.miguel@ua.pt

Página 5


Relatório de Atividades e Contas Final 2014 Vogal Luís Miguel Martins Almeida N Mecanográfico: Correio eletrónico:

64337 lmalmeida@ua.pt

Vogal Jorge Daniel de Jesus Reis N Mecanográfico: Correio eletrónico:

59583 jdreis@ua.pt

Vogal Emanuel Silva Mimoso N Mecanográfico:

64514

Correio eletrónico:

mimoso@ua.pt

Vogal Hugo Emídio Azevedo N Mecanográfico: Correio eletrónico:

64760 hugo.emidio.azevedo@ua.pt

Vogal Flávio André Almeida Inocêncio N Mecanográfico: Correio eletrónico:

67783 flavio.andre@ua.pt

Página 6


Relatório de Atividades e Contas Final 2014 Vogal Tiago Lopes da Cunha Cappelle Teixeira N Mecanográfico: Correio eletrónico:

41733 tiagocappelle@ua.pt

Vogal Luís Miguel Silva Vieira N Mecanográfico: Correio eletrónico:

60049 luismvieira@ua.pt

Página 7


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Nota Introdutória Durante todo o ano de 2014 o Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica esteve consciente da sua responsabilidade quanto à representatividade de todos os alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, perante as diversas entidades. O núcleo esteve presente nas diferentes reuniões de Conselhos de Núcleos, teve reuniões regularmente com a direção do departamento e manteve a boa relação com o corpo docente, sempre zelando o melhor de todos os membros. É exemplo deste trabalho o voto contra o aumento de propinas em Conselho de Núcleos e toda a ação de sensibilização realizada nas redes sociais. Junto da direção do departamento o núcleo explorou diferentes estratégias para ceder o alargamento do horário de acesso ao departamento, apresentou problemas estruturais e debateu melhorias, que poderiam melhorar as condições e o aproveitamento de todos os membros. Em parceria com o corpo docente realizou várias ações de formação em diferentes áreas, apoiou inteiramente a implementação pioneira do projeto Tutoria, no departamento. Ainda interagiu durante o processo eleitoral do Conselho do Departamento, onde foram eleitos membros da futura coordenação do NEEMec, para os lugares dos representantes dos alunos.

O núcleo adotou uma estrutura interna mais sectorizada, de modo a dividir melhor as diferentes áreas de ação e ao mesmo tempo a manter-se focado durante todo o mandato. O trabalho de toda a coordenação foi sempre feito em equipa, para que a motivação e feitos de uns motivassem os restantes. E este trabalho em equipa também se refletiu no apoio mútuo entre os diferentes sectores internos, onde a cooperação e colaboração foram sempre uma máxima entre todos. De modo a que todos os membros da coordenação estivessem informados do restante trabalho, houve sempre a realização de uma reunião semanal, discussão sobre diferentes assuntos e redação de uma ata e posterior arquivo para consulta futura, como ferramenta de apoio e base de informação para as decisões futuras. As expectativas da coordenação no ramo da pedagogia foram atingidas pela organização de formações extracurriculares e em áreas específicas do curso de Engenharia Mecânica, tal como pretendido no planeamento. Além das que constavam em planeamento ainda foram realizadas mais formações em diferentes áreas, que atraíram a elevada adesão dos alunos dos do departamento, demonstrando a importância das mesmas, a flexibilidade e a capacidade da coordenação de 2014 se moldar às necessidades do departamento. Junto do desporto universitário o NEEMec

Página 8


Relatório de Atividades e Contas Final 2014 fez um trabalho que superou em muito as expectativas, conseguindo chegar perto das equipas, ter atenção às suas necessidades e colmatá-las quase na sua totalidade, ficando daqui para a frente um trabalho de gestão mais cuidado de todo o material desportivo que o núcleo conseguiu dispor a todos os seus atletas. Mais uma vez conseguiu o 2º lugar na Taça UA e contou com a subida à 1ª Divisão na modalidade de futsal feminino. Fica também a sugestão de se continuar a procurar meios para continuar a apoiar os atletas. O sector de multimédia esteve presente o ano todo, gerindo as plataformas online, encarregando-se da imagem dos diferentes eventos, divulgando os mesmos eventos e passando toda a informação importante a todos os alunos. Foi um sector que atuou em todo o trabalho do NEEMec, uma vez que toda a divulgação passou por aqui. O sector socio-cultural trouxe novidades aos membros do NEEMec durante todo o mandato, mantendo sempre ao dispor a compra de diferentes artigos úteis com a imagem do curso e do núcleo, reforçando a sua presença e a confiança dentro do departamento e dentro do Campus. Também relativo a este sector destacam-se pela positiva os balanços obtidos nas semanas académicas, a grande adesão na Gala de Natal e ainda a cooperação com diferentes núcleos da associação académica mais do que uma vez e o sucesso alcançado nestas cooperações. Nestes quatro sectores houve a cooperação entre diferentes núcleos e a importância desta cooperação revelou-se no interesse e na satisfação demonstrada pelos alunos do departamento. Começando pela cooperação pedagógica com o Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente, passando pela cooperação desportiva com o Núcleo Voleibol, pela cooperação social com o Núcleo de Estudantes da ESSUA e com o Núcleo de Cinema e Fotografia em diferentes atividades de grande sucesso. Houve ainda a cooperação entre 9 (nove) núcleos da AAUAv, estando o NEEMec incluído, para o avanço da encomenda de cachecóis de curso, dos quais mais de metade dos 200 encomendados já foram vendidos, demostrando o grande apoio a esta novidade. Por último, sempre que algum núcleo pedia ao NEEMec a colaboração para partilhar alguma atividade, o NEEMec nunca deixou de o fazer.

É de realçar também que os projetos dos estudantes do departamento também não foram esquecidos durante todo o ano. O NEEMec apoiou e colaborou com o Projeto Formula Student logo desde início de 2014 e no 1º semestre de 2014/2015, em acordo entre ambas as partes, ficaram as duas entidades associadas numa só. Com o Projeto Air Cargo não houve a mesma felicidade, uma vez que depois de uma reunião de esclarecimento acerca de todo o projeto, foi unânime que este ficaria parado até que haja uma equipa voluntária em querer avançar novamente. Página 9


Relatório de Atividades e Contas Final 2014 Durante o 1º semestre do ano 2014/2015 foi também notória a criação da Comissão Organizadora do ENEEM ’15. É um projeto que o NEEMec já estudava avançar há vários mandatos anteriores, mas que nunca se realizou. Este ano foi apresentado um projeto estruturado pela atual coordenação, onde perto de 90% dos 30 presentes na RGM decidiram abraçar e contribuir para a organização do mesmo, entrando na Comissão Organizadora do ENEEM ’15. Ainda depois da criação da comissão, houve várias reuniões entre a comissão e a coordenação do NEEMec, para apoiar o projeto na fase inicial e demonstrado sempre a sua disponibilidade para um bom desenvolvimento da organização do evento nacional. Para acabar esta breve revisão do trabalho desenvolvido e não menos importante, foi o restabelecimento da boa relação entre o NEEMec e a Comissão de Faina de Engenharia, que apoiou o NEEMec a chegar ao 1º lugar no Desfile do Enterro, apoiou na integração dos novos alunos e também na divulgação de atividades.

De futuro, é importante que o NEEMec averigue quanto à restruturação das plataformas online. Este projeto não avançou devido à intenção da criação de uma plataforma online conjunta entre AAUAv e núcleos no início do mandato. Esta intenção levou apenas à gestão do website, não aproveitando as capacidades a 100%. Quanto às redes sociais é bom que o núcleo continue a dinamizar a sua página, para chegar cada vez a mais alunos do Departamento. Considerando o tecido empresarial que há em Aveiro, o NEEMec poderá explorar um pouco melhor a sua ligação e de diferentes maneiras. Poderá tentar aproximar a indústria dos estudantes de acordo com as suas necessidades. Com a organização do ENEEM ’15 em Aveiro, será dado o primeiro passo criando uma oportunidade muito importante para criar e manter estas ligações.

Durante o atual mandato, o NEEMec realizou uma avaliação interna do trabalho desenvolvido até meio do ano, que poderá ser consultada na ata de 10 de Outubro de 2014. Nesta avaliação foram falados os pontos fortes e fracos até então e gostaríamos de deixar a sugestão de no próximo mandato esta avaliação ser externa, feita pelos alunos do departamento. Como última sugestão e uma vez que o NEEMec representa mais de 600 alunos, fica a ideia da criação de uma plataforma de colaboradores ativos, integrandoos em diferentes sectores tornando o núcleo mais forte e alargando a equipa de 11 membros da coordenação. Desta forma, os colaboradores poderão ser integrados de maneira a trabalharem com o núcleo, a participarem nas discussões de ideias e de Página 10


Relatório de Atividades e Contas Final 2014 problemas, a sugerirem melhorias e manterem-se a par do trabalho que realmente é feito em backstage durante todo o ano. Com esta contribuição, o núcleo terá mais condições para que a sua presença continue constante e diversificada durante todo o ano e ficará com uma estrutura mais consolidada, face a possíveis falhas.

Página 11


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Objetivos Estratégicos

O núcleo é a entidade representante dos alunos do DEM perante todo o corpo docente e discente. Desta forma, a boa relação e sentido de união entre o núcleo e os alunos é imperativo para o sucesso do mandato cessante. Respeitando este princípio máximo, a presente coordenação foi orientada pelos seguintes objectivos: 

Lutar pela melhor formação

Credibilizar o NEEMec e melhorar a comunicação entre núcleo e alunos

Proporcionar uma melhor experiência académica a todos os alunos

Dos objetivos apresentados o NEEMec teve-os sempre em mente e lutou para os alcançar, propocionando inúmeras actividades e participando na avaliação do curso, que resultou numa avaliação com distinção, o que reflecte que de facto é proporcionada a melhor formação no nosso departamento. Reporta-se apenas o problema de comunicação relativo à Barraquinha de Curso, no início do 1º semestre de 2014/2015. Este problema foi assumido, resolvido pela actual coordenação e aprovada a decisão em RGM, não deixando qualquer encargo futuro ao NEEMec.

Página 12


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Relatório de Atividades Mesa de Reunião Geral de Membros Durante o mandato de 2014 a mesa da RGM realça a realização de (nº de RGM’s) . Eis as datas de realização das mesmas e tópicos abordados: Ata nº1 – 13 de Fevereiro - Aprovação do RAC Ata nº2 - 20 de Fevereiro – Aprovação do PAO Ata nº3 – 26 de Março – Votação dos elementos da CRCC Ata nº4 – 9 de Abril – Votação do Design da T-shirt do desfile Ata nº5 – 9 de Outubro – Discussão acerca do futuro da barraca de curso, desenvolvimentos feitos na organização do ENEEM Ata nº6 – 27 de Novembro – Decisão final da barraca de curso; Desenvolvimentos feitos no ENEEM, aprovação do regulamento dos equipamentos desportivos.

Página 13


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Coordenação

1.Secção Pedagógica 1.1 Workshop Speak Up Workshop na qual são instruídas estratégias de forma a apresentar mais claramente e com mais à vontade ideias a uma audiência.

Workshop Speak up!

Nº de participantes : 10 alunos Despesas Designação

Data

Valor 1,00 €

Fevereiro Divulgação

Receitas Designação

49,25 €

Inscrições

1,00 €

Total

Valor

Total

Saldo Saldo Previsto

49,25 € 48,25 € -5 €

1.2 Workshop Gestão de Tempo Workshop, como o nome indica, na qual os participantes são dotados de estratégias de melhor aproveitamento do tempo e de gestão dos variados afazeres.

Workshop Gestão de Tempo

Nº de participantes : 12 alunos

Data

Despesas Designação Valor Divulgação 1,50 €

Receitas Designação Inscrições

Valor 64,25 €

Abril 1,50 €

Total Saldo Saldo Previsto

Total

64,25 € 62,75 € -5€

Página 14


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

1.3 Workshop Gestão de Projeto Workshop no qual os participantes são dotados de capacidade de gestão de projectos com introdução ao modelo SWAP entre outros.

de Projeto

Despesas

Data

Receitas

Designação

Valor 1,00 €

Divulgação

Designação

Valor 55,00 €

Inscrições

Outubro

1,00 €

Total

55,00 €

Total

Saldo

54,00 €

Saldo Previsto

-5€

1.4 Workshop Introdução ao LaTeX Descrição : Workshop para dar a conhecer e introduzir o software LaTeX aos alunos inscrito com o objectivo de facilitar a aprendizagem do software.

Número de Participantes : 25 alunos Workshop Introdução ao LaTeX

Workshop Gestão

Nº de participantes : 11 alunos

Data Durante o ano

Despesas Designação Valor Divulgação 1,00 €

Total Saldo Saldo Previsto

1,00 €

Receitas Designação -

Valor

- €

Total - 1,00 € - 30,00 €

Página 15


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

1.5 Conversa com Antigos Alunos Fomentar o conhecimento do mercado de trabalho no qual os antigos alunos já se encontram inseridos e transmitir algumas das dificuldades encontradas no mundo do trabalho comparando ao mundo académico.

Conversa com Antigos Alunos

Número de Participantes: 24 alunos

Data

Despesas Designação Divulgação

Total

Valor 0,55 €

0,55 €

Receitas Designação -

Valor

- €

Total - 0,55 € - 90,00 €

Saldo Saldo Previsto

1.6 Palestra de Erasmus Palestra com o Professor Gil Campos onde são esclarecidos muitos pontos do

Palestra de Erasmus

programa Erasmus e da participação dos alunos no mesmo.

Data

Despesas Designação Divulgação

Receitas Valor

Saldo Saldo Previsto

Valor -

Total

-

0,35 €

0,35 €

Total

Designação

- 0,35 € - 10,00 €

Página 16


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

1.7 Apresentação dos grupos de investigação Apresentação dos grupos de investigação do departamento, no qual o resto da comunidade ficou a conhecer o que se faz em cada um, as áreas que se inserem e as

Apresentação dos grupos de investigação

possibilidades de cooperação e pró-atividade existentes. Data

Despesas Designação Divulgação

Receitas Valor

Designação

Valor

-

Total

-

- €

- €

Total - € - €

Saldo Saldo Previsto

1.8 Seminário sobre Dissertação Seminário dado pelo Professor Catedrático Luís Adriano Oliveira no qual os alunos interagiram com o Professor trocando ideias sobre planos de dissertação e melhorando as suas capacidades de composição de uma tese.

Seminário sobre Dissertação

Número de Participantes : 85

Data

Despesas Designação Divulgação

Receitas Valor

Designação

0,45 €

Total Saldo Saldo Previsto

Valor

0,45 €

-

- €

Total - 0,45 € -€

Página 17


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

1.9 Seminário Tecnológico Este seminário foi organizado em cooperação com a Plataforma Tecnológica dos Moldes & Plásticos e com a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e da Mobilidade Suave, contanto com a presença de algumas empresas e estudantes. Esta sinergia permite o fortalecimento de relações entre o NEEMec e as plataformas tecnológicas da Universidade de Aveiro, o que será uma mais valia para os alunos do DEM e restante academia. O evento contou com a participação de um orador da Sqédio e um da Beeverycreative, os quais abordaram temas sobre impressão 3D e modelação de peças, modelação de moldes para injeção e simulação estrutural usando o Solidworks 2015. Este seminário deverá continuar a ser realizado anualmente e aperfeiçoado para mostrar às empresas e á comunidade académica as fortes valências do DEM e da UA.

Seminário Tecnológico

Nº de participantes : 86 alunos Data

Despesas Designação Divulgação

Receitas Valor

Designação 0,45 €

0,45 €

Total Saldo Saldo Previsto

Valor -

- €

Total - 0,45 € -€

Página 18


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

1.10 Seminário Toyota Esta palestra assentou numa cooperação com a docente da unidade curricular Energia, Mobilidade e Transportes. A Toyota - Salvador Caetano veio ao DEM dar a conhecer a tecnologia híbrida a toda a comunidade académica, tanto no que ela se baseia, como na evolução da tecnologia na Toyota e na Lexus.

Seminário Toyota

No exterior do DEM houve a exposição de um veículo híbrido da Toyota.

Despesas Designação Divulgação

Data

Receitas Valor

Designação 0,45 €

0,45 €

Total

Valor -

- €

Total - 0,45 € -€

Saldo Saldo Previsto

1.11 Workshop Excel Sinergia com o Núcleo de Ambiente com o intuito de dotar os alunos de capacidades de utilização do Excel.

Workshop Excel

. Data

Despesas Designação Divulgação

Receitas Valor

Designação 0,45 € Sinergia

Valor 10,00 €

Março 0,45 €

Total Saldo Saldo Previsto

Total

10,00 € 9,55 € - €

Página 19


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Balanço da Secção

Secção Pedagógica

Atividades

Saldo

Saldo Previsto

Speak up!

48,25

-€

5,00

Gestão de tempo

62,75

-€

5,00

Gestão de Projeto

54,00

-€

5,00

Introdução ao LaTeX

-€

1,00

-€

30,00

Antigos Alunos

-€

0,55

-€

90,00

Palestra de Erasmus

-€

0,35

-€

10,00

Apresentação Grupos de Investig.

-€

0,45

Seminário sobre Dissertação

-€

0,45

Seminário Tecnológico

-€

0,45

Seminário Tecnologia Híbrida

-€

0,45

Workshop Excel

9,55

Total

170,85 €

-155,00 €

Página 20


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.Secção Sócio-Cultural 2.1 Merchandise Aveiro é Nosso Camisolas e casacos fornecidos pela AAUAv de modo a integrar o NEEMec na política de uniformização da imagem dos alunos da academia, com um design fixo e uniforme. Número de participantes 66 Sugestões Manter algumas unidades em stock de modo a poder-se efectuar a venda direta nas bancas organizadas à porta do DEM.

Merchandise AEN

Data

Anual

Despesas Designação Valor Casaco Laranja S 40,94 € Casaco Laranja M 163,76 € Casaco Laranja L 225,17 € Casaco Laranja XL 61,41 € Casaco Laranja XXL 20,47 € Camisola Laranja XS Camisola Laranja S 65,48 € Camisola Laranja M 163,70 € Camisola Laranja L 163,70 € Camisola Laranja XL 49,11 € Camisola Cinzenta S 49,11 € Camisola Cinzenta M 114,59 € Camisola Cinzenta L 147,33 € Camisola Cinzenta XL 49,11 € Total 1313,88 € Saldo Saldo Previsto

Receitas Designação Valor Casaco Laranja S 45,00 € Casaco Laranja M 157,50 € Casaco Laranja L 180,00 € Casaco Laranja XL Casaco Laranja XXL Camisola Laranja XS 18,00 € Camisola Laranja S 72,00 € Camisola Laranja M 180,00 € Camisola Laranja L 180,00 € Camisola Laranja XL 54,00 € Camisola Cinzenta S 54,00 € Camisola Cinzenta M 126,00 € Camisola Cinzenta L 162,00 € Camisola Cinzenta XL 36,00 € Total 1264,50 € - 49,38 € -€

Página 21


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.2 Bar de curso O bar de curso do mandato foi o DaVinci uma vez que é um estabelecimento novo, à entrada da praça e que melhores condições apresentou.

Número Participantes: N.D

Objetivos da Atividade: Criar um ponto de encontro no início da Praça do Peixe de modo a permitir a reunião dos membros do curso na noite Aveirense.

Sugestões: Fomentar o consumo e actividades com gerência, de modo a retirarem-se dividendos desta parceria

2.3 Cachecol de Mecânica Introdução de um cachecol, com um design uniformizado e intemporal, capaz de representar os membros do NEEMec.

Número de participantes: 115

Sugestões: Inclusão deste artigo no Kit de Aluvião em parceria com a Comissão de Faina de Engenharia Mecânica.

Página 22


Cachecol Mecânica

Relatório de Atividades e Contas Final 2014 Despesas Designação Cachecóis

Data

Receitas Valor Designação Valor 492,00 € Cachecóis 402,50 €

Outubro 492,00 €

Total

402,50 €

Total - 89,50 € -€

Saldo Saldo Previsto

2.4 Festa “Pop Balloon Rocks” com NAE-ESSUA Festa de terça à noite, no Bar do Estudante com música Rock, do DJ Nuno Nobre, balões e marcadores para darem interactividade à temática. Esta actividade foi organizada em parceria com o NAE-ESSUA, e teve um balanço geral positivo

Número de partipantes: ~600

Objetivos da Atividade Trazer aos alunos uma festa com uma temática diferente e interativa, quebrando a rotina da noite académica.

Sugestões Num evento futuro do mesmo género, provir o espaço de um isolamento capaz de proteger as infraestruturas da tinta dos marcadores. Maior divulgação do conceito de modo a causar mais impacto nos estudantes.

Festa "Pop Balloon Rocks"

Data

Anual

Despesas Designação DJ Marcadores Cartões Fino Molduras Posters Cartazes Finos BE Balões Seguranças Funcionários Barris de Cerveja

Total Saldo Saldo Previsto

Valor 230,00 € 110,91 € 5,00 € 1,20 € 15,75 € 0,40 € 48,00 € 250,00 € 75,50 € 700,00 €

1436,76 €

Receitas Designação Balcão + Bengaleiro Pulseiras Cartões Fino Sinergia NAE-ESSUA

Valor 499,80 € 1034,00 € 969,00 € 10,00 €

-

Total

2512,80 € 1.076,04 € - €

Página 23


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.5 Carro de Curso & Desfile Enterro’14 Dinamização e organização da construção do carro de curso para o desfile do Enterro

Carro de Curso + Desfile 2014

de 2014.

Data

Maio

Despesas Designação

Valor

Compra de Cerveja

892,80 €

Plafond CRCC 2013 Inscrições Desfile Velas Despesas Extra T-Shirts

- € 367,76 € 27,00 € 122,04 € 209,00 €

Total

-1618,60€ Saldo Saldo Previsto

Receitas Designação Papéis de Quermesse Vendidos Prémio

Total

Valor 1823,00€ 275,00 €

2098,00€ 479,40 € -500,00 €

Página 24


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.6 Gala de Natal Jantar de Gala, com a temática natalícia, com o intuito de incluir o corpo docente do DEM nas actividades do NEEMec com um pouco mais de requinte e classe associada aos jantares de curso académicos. Entrega de prémios que distinguem os melhores do departamento em várias categorias. Incorporação de uma banda ao vivo para complementar o evento.

Número de participantes: 116

Objetivos da Atividade: Aproximar o corpo docente e discente de modo a criar mais laços entre estes. Proporcionar uma noite diferente aos alunos de Engenharia Mecânica. Sugestões Procurar bandas mais adequadas a espaços reduzidos. Procurar variar o local de realização bem como a ementa.

Despesas Designação Convites + Cartazes 7 Folhas de Inscrição Encomenda Prémios Dezembro Banda "Triciclo Vivo" Jantar no Hotel Boletins Voto + Mesas

Gala de Natal

Data

Total Saldo Saldo Previsto

Valor 13,80 € 0,21 € 120,54 € 209,10 € 1475,00 € 1,62 € 1820,27 €

Receitas Designação Convidados Pagos

Valor 1740,00 €

Total

1740,00 € - 80,27 € -€

Página 25


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.7 Jantar de Enterro Jantar no espaço anexo ao Departamento de Engenharia Mecânica no âmbito das actividades da semana do Enterro de modo a proporcionar uma reunião dos alunos antes do desfile.Com grelhada mista na ementa, sangria, cerveja e snacks.

Número de Participantes: 175

Objetivos da Atividade: Proporcionar um convívio mais económico e informal, mais acolhedor, em especial para os finalistas e para os que vão deixar de ser aluviões.

Sugestões: Contratar porco no espeto/grelhada mista com pessoal incluído. Alteração das bancadas móveis para mais fácil arrumação no fim do evento.

Jantar de Enterro

Data

Abril

Despesas Designação Sacos Carvão x2 Carnes Mercearia Vinho Branco Cartazes

Total Saldo Saldo Previsto

Receitas Valor 42,15 € 194,95 € 160,86 € 36,16 € 0,38 €

434,50 €

Designação Inscrições

Total

Valor 750,00 €

750,00 € 315,50 € 100,00 €

Página 26


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.8 Torneio de Matrecos & Sueca Torneio organizado no Bar Galeão e no Autocarro Bar com eliminatórias e oferta de prémios com bebidas na barraquinha de Enterro.

Número de Participantes 32

Objetivos da Atividade Relembrar os alunos da importância da competição e do trabalho de equipa, além de promover mais actividades durante a semana de Enterro

Sugestões

Torneio de Matraquilhos & Sueca

Procurar um espaço único onde se realizem os dois eventos em simultâneo. Data

Despesas Designação Jogos de Matraquilhos

Valor 6,00 €

Receitas Designação Inscrições Matraquilhos Inscrições Sueca

Valor 24,00 € 28,00 €

Abril

Total Saldo Saldo Previsto

6,00 €

52,00 €

Total 46,00 € 2,00 €

Página 27


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.9 Barraquinha de Enterro’14 Barraquinha da semana académica da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Número de Participantes:

Semana do Enterro'14

N.D Data

Abril

Despesas Designação Contrato SE'14 + Integrate'14 Credenciais Extra Impressora de Faturação + Rolos Compra de bebidas

Total Saldo Saldo Previsto

Receitas Valor 400,00 € 105,00 € 159,00 € 4.444,58 €

5.108,58 €

Designação Bebidas

Total

Valor 5.752,65 €

5.752,65 € 644,07 € 1190,00 €

Página 28


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

2.10 Barraquinha de Integr@-te’14 Particapação na semana de integração com uma barraquinha sob a exploração do NEEMec, desta vez, com a utilização de uma barraquinha da Super Bock de modo a evitar custos acrescidos de transporte e esforço de montagem e desmontagem da estrutura.

Número de partipantes N.D

Objetivos da Atividade Provir os alunos de um ponto de encontro e convívio no recinto da semana de integração, mostrar aos novos alunos uma realidade da noite e da gama de opções presentes neste tipo de actividade.

Sugestões Melhorar a estrutura da barraquinha do NEEMec de modo a permitir mais comodidade em eventos de curta duração como estes, e uma maior independência da coordenação.

Semana do Integr@te'14

Data

Despesas Designação Central de compras Credenciais Extra Aluguer Barraca SUPER BOCK

Receitas Valor Designação 2.193,85 € Venda de bebidas 30,00 € Valor Senhas do Barril 100,00 €

Valor 2.457,05 € 176,03 €

2.323,85 €

2.633,08 €

Outubro

Total Saldo Saldo Previsto

Total 309,23 € 700,00 €

Página 29


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Balanço da Secção Sócio-Cultural Atividades

Saldo

Saldo Previsto

-49,38€

145,00€

-

15,00€

Cachecol

-89,50€

45,00€

Festa "Pop Balloon Rocks"

538,02€

-350,00€

Carro de Curso

204,40€

-500,00€

Prémio Desfile

275,00€

-

Gala de Natal

-80,27€

-

Jantar de Enterro

315,50€

100,00€

Torneio de Matrecos & Sueca

46,00€

2,00€

Barraquinha de Enterro'14

644.07€

1.190,00€

Barraquinha de Integr@-te'14

309,23€

700,00€

2.113,07 €

1.347,00 €

Merchandise AEN

Secção Sócio-Cultural

Bar de Curso

Total

Tabela referente ao balanço global da Secção Sócio-Cultural.

Página 30


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

3.Secção Desportiva 3.1 Torneio Futsal Intra-Mecânica No dia 26 de Março de 2014, pelas 14:00H iniciou-se o Torneio de Futsal IntraMecânica 2014. O Torneio contou com a participação de 6 equipas, com a inscrição de 10 euros por equipa, e todos os jogos foram realizados no campo da Urbanização Chave. O mesmo foi divido em duas eliminatórias, tendo sido a primeira no dia 26 de Março de 2014 e a segunda no dia 14 de Maio de 2014. Correu tudo segundo o programado e todos os participantes se mostraram satisfeitos com a realização e programação da atividade. Sugere-se para posteriores edições que seja encontrado um local com

Torneio Futsal IntraMecânica

balneários para promover as condições da prática desportiva e de higiene. Data

Despesas Designação Medalhas Aluguer de Campo Água 0,33x16

Valor 14 € 28 € 9€

Total

51,00 €

Receitas Designação Valor Inscrições 60 €

Maio

Saldo Saldo Previsto

Total

60,00 €

9,00 € 75,00 €

Página 31


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

3.2 Taça UA – Inscrição das Equipas do NEEMec Inscreveram-se os alunos interessados na prática de desporto na competição da Taça UA, promovida pela Associação Académica da Universidade de Aveiro. Neste momento, contam-se com 7 equipas coletivas e com cerca de 10 atletas individuais. Sugere-se nas próximas edições que se promova a inscrição online e automática, através da plataforma da Associação Académica da Universidade de

Taça UA - Inscrição Equipas

Aveiro de credenciação.

Data

Anual

Despesas Designação Futsal Masculino Futsal Feminino Voleibol Basquetebol Andebol Badminton Ténis de Mesa

Valor 200,00 € 120,00 € 80,00 € 80,00 € 60,00 € 2,00 € 6,00 €

Total

548,00 €

Saldo Saldo Previsto

Receitas Designação

Total -548,00 € -208 €

Valor

-

Página 32


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

3.3 Material Desportivo Adquiriu-se diverso material desportivo para a divulgação das atividades desportivas e para os treinos e aquecimentos das equipas vinculadas ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Sugere-se a próximas coordenações continuar a promover a aquisição de material de modo a equipar na totalidade todas equipas do Núcleo de Estudantes de

Data

Novembro

Despesas Designação Mecos de disco x4 - Sportzone Bola Mikasa x2- Voleibol Bola Team Quest x2 - Andebol Bola Mikasa x2 - Futsal Cartaz de Divulgação dos jogos

Total Saldo Saldo Previsto

Receitas Designação

Valor 59,96 € 99,96 € 39,96 € 39,96 € 4,00 €

243,84 €

Valor

Total -243,84 €

-

Tabela referente ao Material Desportivo

Balanço da Secção Desportiva

Secção Desportiva

Material Desportivo

Engenharia Mecânica.

Atividades Torneio Futsal Intra-Mecânica Inscrição Equipas Taça UA Equipamentos Material Desportivo

Total

Saldo

Saldo Previsto

9,00€

75,00€

-548,00€

-208,00€

0€

-300,00€

-243,84€

-

-782,84€

-433,00€

Página 33


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

4.Secção da Administração Interna 4.1 Gastos Administrativos Estas despesas justificam-se pela representatividade do NEEMec perante o meio

Gastos Administrativos

académico e pela manutenção das plataformas online.

Data

Anual

Despesas Designação Renovação do Domínio Forum Mec Renovação Anual NEEMec.pt Material de Escritório

Valor 10,25 € 66,42 € 20,42 €

Transportes e Viagens

50,12 €

Funeral Prof. José Grácio

20,00 €

Total

167,21 €

Saldo Saldo Previsto

Receitas Designação

Total - 167,21 € - 50 €

Valor

- €

4.2 Cacifos NEEMec Facilitar aos membros do NEEMec um lugar de arrumação prático e próximo para as suas necessidades diárias.

Nº de Participantes : 34 participantes

Cacifos

Data

Despesas Designação Renovação de chaves

Receitas Valor Designação 2,00 € Aluguer Cacifos

Valor 99,00 €

2,00 €

99,00 €

Anual Total Saldo Saldo Previsto

Total 97,00 € 90,00 €

Página 34


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

4.3 Parceria com Dismel – Venda de Calculadoras TI NSpire CAS CX Descrição : Seguindo a estratégia adoptada pelo mandato anterior, decidimos continuar com a parceria com a distribuidora Dismel para obter calculadores TI NSpire CX-CAS a um preço mais baixo ao que é vendido nas lojas. Número de Participantes: 35 Objetivos da Atividade: Apoiar o estudo nas unidades curriculares no curso de Engenharia Mecânica. Sugestões: Divulgar esta atividade pelos Departamentos que possam usar estas calculadoras para obter um maior número de encomendas.

Despesas

Data

Designação

Receitas Valor 5.652,50 €

Compras à DISMEL

Designação

Valor 5950,00 €

Encomendas

Anual

5.652,50 €

Total

5.950,00 €

Total

Saldo

297,50 €

Saldo Previsto

-

Acertos AAUAv NEEMec

4.4 Acertos AAUAv - NEEMec Data

Despesas Designação Forma-te'14

Anual

Total Saldo Saldo Previsto

Receitas Valor Designação 80,00 € Subsídio Ordinário Bonificação PAO 2014 Transportar AC 2013 Festa "Inicio de Aulas" Festa "O BE está de volta!" Festa "Mega Fim de Aulas" 80,00 € Total

Valor 300,00 € 40,00 € 19,95 € 50,00 € 70,00 € 25,00 € 504,95 € 424,95 € - €

Página 35


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

-167,21€

Saldo Previsto no PAO -150,00€

Cacifos

97,00€

90,00€

Calculadoras TI Nspire CAS

297,50€

-

Acertos AAUAv - NEEMec

424,95€

-

652,24€

-60,00€

Administração Interna

Atividades Gastos Administrativos

Total

Saldo

Página 36


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Balanço Orçamental Global

Balanço Final

Secção

Saldo

Saldo Previsto no PAO

Administração Interna

652,24 €

-

60,00 €

Pedagógica

170,85 €

-

509,00 €

Sócio-Cultural

2.113,07 €

Desportiva

- 782,84 € -€

Mesa da RGM

Total:

1.102,00 € -

383,00 €

-

150,00 €

2.153,32 €

- €

Tabela do Balanço Orçamental Global

Página 37


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Situação financeira final Anterior

2013

2014

2015

Conta bancária

- €

241,86 €

2.004,65 €

2.135,92 €

Fundo Fixo

- €

37,08 €

- €

- €

Stock

- €

136,56 €

42,24 €

1.120,30 €

a Externos

- €

- €

- €

- €

à Direção da AAUAv

- €

277,05 €

20,47 €

2.003,94 €

Externos

- €

200,00 €

85,50 €

- €

Direção da AAUAv

- €

688,95 €

19,95 €

4.416,45 €

Resultado

- €

1.027,40 €

2.131,87 €

5.668,73 €

Saldo (valor do RAC)

- €

- €

1.104,47 €

3.536,86 €

Variação do stock

- €

- €

42,24 €

1.078,06 €

Saldo Final

- €

- €

1.146,71 €

4.614,92 €

Saldos

Dívidas

Devedores

´ Tabela da Situação financeira final

Página 38


Relatório de Atividades e Contas Final 2014

Anterior

2010

2011

2012

2013

2014

2015

Material em Stock Preço 1,00 € 1,00 € 1,00 € 1,00 € 1,00 € 1,00 € 1,50 € 0,80 € 1,00 € 3,50 € 18,00 € 22,50 € 22,50 € 22,50 € 22,50 €

Descrição T-shirt Enterro'10 T-shirt Enterro'11 T-Shirt Enterro'12 T-shirt Enterro'13 T-Shirt Enterro'14 T-Shirt Aluvião'10 Porta-Chaves Canetas Porta-Moedas Cachecol Sweat Cinza XL Casaco M Casaco L Casaco XL Casaco XXL

Quantidades 8 0 0 16 0 16

4 0 0 10 8 9 287 16 126 92 1 1 3 3 1

Património Preço

Descrição Barraca SA Material Desportivo Cofre Estantes x2 Mesa x2

1

1

1

1

1 1

1

1

1

1

Página 39

1 1 1 1 1

RAC - NEEMec 2014  

Relatório de Actividades e Contas para o mandato de 2014 do NEEMec