Issuu on Google+

Montagens do Grupo de 2006 a 2016 PALCO E RUA


SOBRE O ÊXTASE

O Grupo Êxtase nasceu há 33 anos no Núcleo de Arte e Dança em Viçosa e em 2016 comemora 10 anos de atividades profissionais. Ao longo dessa trajetória, foi construída uma história de sucesso, a partir do sonho da coreógrafa Patrícia Lima e do ator e diretor teatral Marcelo Andrade, que juntos montaram espetáculos de grande repercussão, excursionando pelas principais capitais do Brasil e pelo interior mineiro. Entre as montagens de sucesso está “O Grande Mentecapto”, que emocionou Fernando Sabino ao assisti-lo por várias vezes. Ele foi à Viçosa para acompanhar a montagem e mostrou-se fascinado pelo resultado. O mesmo aconteceu com “Hilda Furacão”, de Roberto Drummond. Quando a montagem de “Capitães de Areia” excursionou pelo Nordeste, Jorge Amado disse à imprensa, muito emocionado, que nunca imaginou que fosse a dança a melhor forma de retratar os personagens por ele criados. Em 2006, o Núcleo voltou a surpreender com uma montagem para a dança contemporânea da obra teatral “A Caravana da Ilusão”, de Alcione Araújo. O espetáculo marcou o início da profissionalização do Grupo Êxtase, por meio do incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A partir de sua profissionalização, o Grupo Êxtase montou e realizou nove turnês com os espetáculos “ A Caravana da Ilusão”, “Alguém atrás e mim”; “Eu de repente o outro” e “Cachorro perdido”, de Mário Nascimento; “Um tom para todos nós” e “7 flores”, de Rosa Antunã, “Por partes” e “Robertos e Carlos”, de Alex Neoral, e “Palhaços”, novamente com Rosa Antunã,” Entre acasos” de Fernando Martins, Paulo Chamone e Mario Nascimento, “For Sale” de Fernando Martins e o mais recente espetáculo “ E se?” coreografado pelo próprio Êxtase com direção coreográfica de Fernando Martins. Essas montagens já reuniram um público estimado quase 140 mil pessoas. O Grupo foi agraciado duas vezes com o Prêmio Cena Minas, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013. Atualmente é composto por 8 bailarinos, oriundos do Núcleo de Arte e Dança, do Curso de Dança da UFV e dos projetos sociais com os quais desenvolve trabalhos em parceria com as prefeituras da região. O Êxtase caminha com orgulho para seus 11 anos de atividade profissional levando a dança a públicos das mais diferentes características – crianças, jovens, adultos, estudantes, professores, trabalhadores em geral, donas-de-casa. Nestes anos, foram cerca de 120 apresentações, em mais de 40 cidades de Minas Gerais, além das capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro, alcançando um público recorde de mais de 140 mil pessoas de todas as idades e classes sociais.


PARA VER MAIS

Fotos: www.flickr.com/photos/148803856@N05/albums

Fanpage: www.facebook.com/extasededanca

Site: www.nucleoad.com.br/grupo-extase.php


OBRAS


UM ESPETÁCULO CONTEMPORÂNEO BASEADO NO TEXTO DE ALCIONE ARAÚJO QUE MISTURA POESIA E REALIDADE, DELICADEZA E ENERGIA, ABANDONO E ABRAÇO, FATALISMO E ESPERANÇA.

Bailarinos: Ana Carol Camargo, Carolina Mattedi, Cleison Lana, Flávia Borsani, Flora d'El Rei, Lidiane Jacinto, Liu Moreira, Paulo César Silva, Thiago Cavalcante.

2006 2007 2008 COREOGRAFIA - MÁRIO NASCIMENTO DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

PRÊMIO CENA MINAS 2007


UM MISTO DE INQUIETAÇÕES E BUSCAS. MUITA FORÇA E VITALIDADE NUM ESPETÁCULO QUE INVADE SUA EMOÇÃO COM SENTIMENTOS INTENSOS E INESPERADOS.

Bailarinos: Ana Carol Camargo, Cleison Lana, Flávia Borsani, Lidiane Jacinto, Liu Moreira, Paulo César Silva, Thiago Cavalcante. Estagiários: Alexandre Ferreira, Clara Cavalcante, Eliane Miranda, Paulo Vitor Carvalho.

2007 2008 2009

COREOGRAFIA - MÁRIO NASCIMENTO DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

PRÊMIO CENA MINAS 2008


Um tom para todos nos

COREOGRAFIA DE ROSA ANTUÑA DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

A CADA MÚSICA UMA IMAGEM, UMA SENSAÇÃO, UM SENTIMENTO DIFERENTE SOBRE SER BRASILEIRO. ESPETÁCULO INSPIRADO NO BOM HUMOR, NOS MOVIMENTOS, NO CORPO, NA CRIATIVIDADE, NA ALEGRIA E NOS DRAMAS DO POVO BRASILEIRO.

Bailarinos: Alexandre Ferreira, Ana Carol Camargo, Clara Cavalcante, Cleison Lana, Flávia Borsani, Jussara Bastos, Kátia Vitalino, Lidiane Jacinto, Liu Moreira, Paulo César Silva, Paulo Vitor Carvalho, Wellington Júlio.

2009


EU DE REPENTE O OUTRO COREOGRAFIA - MÁRIO NASCIMENTO DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

NA MAIORIA DAS VEZES PARA SE SUSTENTAR É PRECISO SUSTENTAR O OUTRO. DEBATER-SE COM UMA PESSOA É UM CAMINHO NO PASSO PARA SE SUPERAR. NO SE BUSCAR SER MAIS FORTE É PRECISO FORTALECER O OUTRO, ISTO COMPREENDE SER CAPAZ DE ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM O OUTRO, PROTEGENDO-O, USANDO-O COMO UMA PONTE, JAMAIS COMO UM OBSTÁCULO.

Bailarinos: Alexandre Ferreira, Ana Carol Camargo, Clara Cavalcante, Cleison Lana, Flávia Borsani, Jussara Bastos, Kátia Vitalino, Lidiane Jacinto, Liu Moreira, Paulo César Silva, Paulo Vitor Carvalho, Wellington Júlio.

2009


COREOGRAFIA - MÁRIO NASCIMENTO DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

CACHORRO PERDIDO É A CONDIÇÃO HUMANA TENTANDO SE DESVENCILHAR DE SUAS PRÓPRIAS TRAGÉDIAS, IRONIZANDO-AS.”

Bailarinos: Alexandre Ferreira, Clara Cavalcante, Cleison Lana, Flávio Borsani, Kátia Vitalino, Lidiane Jacinto, Liu Moreira, Paulo Cezar Silva, PV Carvalho.

2009 2010


7 FLORES TRAZ O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE AO LONGO DA VIDA. AQUELE QUE BUSCA O CAMINHO PARA RECONECTAR-SE À ALMA. É UM CAMINHO ÁRDUO, DE CONFLITOS DA MENTE E LUTA DO EGO. REDESCOBRIR O PODER DA VIDA E A INSPIRAÇÃO DA EXISTÊNCIA. HÁ BEM MAIS SÓIS CRESTANDO ENTRE AS ESTRELAS. TODOS SOMOS UM. A GRANDE VIRADA ESTÁ PRÓXIMA.

Bailarinos: Alexandre Ferreira, Ana Carol Camargo, Clara Cavalcante, Cleison Lana, Flávia Borsani, Kátia Vitalino, Lidiane Jacinto, Liu Moreira, Paulo Cezar Silva, PV Carvalho

COREOGRAFIA - ROSA ANTUÑA DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

2009 2010


UMA BRINCADEIRA COM AS PALAVRAS DE ROBERTO CARLOS, QUE RESULTOU EM UMA GRANDE HISTÓRIA, SEM FIM, QUE FICA ESPERANDO MAIS UMA OU A PRÓXIMA CANÇÃO. CANÇÕES QUE FAZEM HISTÓRIAS DE TANTOS ROBERTOS, CARLOS, MARIAS, JOSES, ... QUE SÃO IMORTAIS, ATEMPORAIS E QUE ATRAVESSAM O TAL TEMPO...

Bailarinos: Alexandre Ferreira, Cleison Lana, Guilherme Fraga, Jussara Braga, Katia Vitalino, Lidiane Jacinto, Loretta Pelosi, Maria Júlia Kaiser Paulo César Silva, PV Carvalho, Tailliny Avila, Wellington Julio.

COREOGRAFIA - ALEX NEORAL DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

2010 2011


TRAZ A FRAGMENTAÇÃO DO CORPO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CRIAÇÃO. É UM TRABALHO LEVE E BEM HUMORADO, QUE ORIGINALMENTE FOI CONCEBIDO PARA A FOCUS CIA. DE DANÇA EM 2002. EM 2010, A MESMA IDÉIA É RETOMADA PARA OS BAILARINOS DO GRUPO ÊXTASE, TRAZENDO UM TRATAMENTO ESPECIAL E ATUAL, APROVEITANDO A ENERGIA DOS EXCELENTES INTÉRPRETES.

Bailarinos: Alexandre Ferreira, Cleison Lana, Guilherme Fraga, Jussara Braga, Katia Vitalino, Lidiane Jacinto, Loretta Pelosi, Maria Júlia Kaiser Paulo César Silva, PV Carvalho, Tailliny Avila, Wellington Julio.

COREOGRAFIA - ALEX NEORAL DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

2010 2011


COREOGRAFIA - ROSA ANTUÑA DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

ELES SÃO A ESSÊNCIA DO MUNDO - A POESIA SEM COMPASSO QUE MARCHA DA ALEGRIA SAGAZ A ANGÚSTIA SUTIL. DE ESPERTALHÕES A TOLOS SÃO A PURA REPRESENTAÇÃO DO HUMANO COM AGUDAS DOSES DE HUMOR E SENSIBILIDADE.

Bailarinos: Alexandre José Ferreira, Ana Carol Camargo, Cleison Lana, Kátia Vitalino, Lidiane Jacinto, Lina Arruda, Maria Júlia Kaiser, Mônica Magalhães, Paulo Cézar Silva, Pedro Henrique Ferreira, Wellington Júlio, Alex Luis Ramos, Dalila Leon, Fernanda Cassilhas, Rafael Silva.

2011 2012


COREOGRAFIA - FERNANDO MARTINS PAULO CHAMONE MÁRIO NASCIMENTO DIREÇÃO GERAL - PATRÍCIA LIMA

A PROPOSTA INICIAL DE PERCEBER O QUANTO O ACASO TEM A VER COM OS DESTINOS, PARA ONDE O ACASO PODE NOS LEVAR E O QUE O ACASO É PARA CADA UM DE NÓS, TOMOU CORPO E VIDA NAS CRIAÇÕES, ONDE CADA COREÓGRAFO DESENVOLVEU E ELABOROU COM O GRUPO SUA CRIAÇÃO SEM CONHECER O TRABALHO DO OUTRO. TRÊS FORMAS DISTINTAS ARTÍSTICA E TECNICAMENTE.

Bailarinos: Cleison Lana, Dalilla Leon, Fernanda Cassilhas, Guilherme Fraga, Lidiane Jacinto, Lina Arruda, Maria Júlia Guimarães, Mônica Magalhães, Pedro Henrique Ferreira, Rafael Escolástico, Wellington Júlio.

2012 2013


FOR SALE COREOGRAFIA FERNANDO MARTINS DIREÇÃO GERAL PATRÍCIA LIMA

UM ESPETÁCULO QUE SURPREENDE O PÚBLICO COM UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSUMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

Bailarinos: Cleison Lana, Dalilla Leon, Fernanda Cassilhas, Guilherme Fraga, Lidiane Jacinto, Lina Arruda, Maria Júlia Guimarães, Mônica Magalhães, Pedro Henrique Ferreira, Rafael Escolástico, Wellington Júlio.

2013 2014

PRÊMIO CENA MINAS 2013

PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUS VIANA/2013


E SE? VOCÊ TIVESSE TOMADO OUTRA DECISÃO? E SE? FOSSE A SUA HISTÓRIA? E SE? O DESTINO POR MAIS CERTO QUE PAREÇA ESTEJA RECHEADO DE INCERTEZAS?

Bailarinos: Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Wellington Júlio, Rafael Tiko, Paloma Atanes, Jussara Braga, João Paulo Petronílio, Rayane Oliveira e Beatriz Lima.

DIREÇÃO GERAL: PATRÍCIA LIMA DIREÇÃO ARTÍSTICA: LIDIANE JACINTO DIREÇÃO COREOGRÁFICA: FERNANDO MARTINS COREOGRAFIA: GRUPO ÊXTASE DE DANÇA E FERNANDO MARTINS

2015 2016


"As inquietações e procura por novos horizontes e conhecimentos marcam este talentoso grupo do interior de Minas. O Grupo Êxtase se destaca pela preocupação em investigar a dança e seus princípios, com seriedade e muita vontade". Mário Nascimento


Contatos Patrícia Lima – Direção e Produção patricia@nucleoad.com.br +55 31 98666.9071 (Cel/WhatApp) +55 31 99125.9400 (Cel) Marisa M. Coelho - Produção Brasil marisa@polobh.com.br +55 31 99137.9137 (Cel) Maiores informações: imprensa@nucleoad.com.br

Rua Alex Doroffef, 50 Centro - Viçosa 36570-000 - MG Tel: +55 31 3891.2374



Grupo Êxtase de Dança [2016]