Guia e Roteiro ExperimentAnima 2022 - Versão 2022.1/Abril

Page 1

Guia e Roteiro

Versão 2022.1/Abril de 2022


Edição 2022 Versão 2022.1

Organização Elisangela Lobo Schirigatti Revisão Gabriela Roque dos Santos Projeto Gráfico Camila Mondini Núcleo de Design de Animação UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

O conteúdo dos trabalhos publicados nesta edição reflete a opinião dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos organizadores do ExperimentAnima ou do Núcleo de Design de Animação da UTFPR.




SUMÁRIO 1.

SOBRE

p.4

1.1

Como utilizo este Guia e Roteiro?

p.5

1.2

O que é o ExperimentAnima?

p.6

2.

PARTICIPE

p.8

2.1

Conheça nossos Eixos Temáticos

p.9

2.2

Submissão de Trabalhos Científicos e Acadêmicos

p.12

2.3

Quais as formas de Inscrição

p.15

2.4

Como posso me cadastrar?

p.18

3.

PERGUNTAS FREQUENTES

p.19

4.

CONHEÇA NOSSA EQUIPE

p.21

www.experimentanima.ct.utfpr.edu.br


1. Sobre

4


1.1

Como utilizo este Guia e Roteiro? Guia e Roteiro interativo? Nós temos! É só você clicar, ou tocar, nas imagens e textos que as 'flechas' indicam e lá terão links incorporados!

Para mudar de página você pode clicar na tela da 'direita' para ir à 'próxima página', ou clicar na tela da 'esquerda' para ir à 'página anterior'. Também é possível usar as setas do teclado para a esquerda ou direita. Qualquer dúvida sobre o Guia e Roteiro ou sobre o evento, entre em contato através do nosso email!

Quando houver link no meio do texto, irá aparecer assim, com o símbolo da flecha próximo.

experimentanima@gmail.com

Você pode usar o 'Sumário' de forma interativa também! Clique na seção a qual deseja ir e você irá aparecer na página certa!

5


1.2

O que é o ExperimentAnima? Está chegando o III Encontro Nacional de Animação Experimental, o ExperimentAnima! Para essa terceira edição, o tema deste ano é “Desafios e diversidades da animação experimental”. A intenção é que o evento continue virtual e, se possível, também ofereça atividades presenciais.

Onde acompanhar o evento? Você poderá acompanhar o evento de forma gratuita através dos nossos canais de divulgação! A realização do evento será integralmente feita pelo YouTube! Acesse nosso canal e inscreva-se para não perder nenhuma transmissão! Você também poderá conferir a edição passada na íntegra pelo nosso canal!

6

Confira as notícias pelas nossas Redes Sociais! Pode nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre o evento! Fique atento às edições periódicas do Guia e Roteiro, caso hajam mudanças, você será um dos primeiros a saber!


O ExperimentAnima é um evento técnico científico, mas o que isso quer dizer? Significa que promove a divulgação e discussão de trabalhos sobre animação e de animação, considerando essas duas vertentes: No âmbito científico, o evento envolve pesquisas em fase de conclusão ou já concluídas produzidas no meio acadêmico, em diversos níveis de atuação, tais como: a iniciação científica, conclusão de curso, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nesta categoria estão as mesas de discussão e as apresentações de trabalhos, promovendo a divulgação de referências e entrelaçamento dos polos de pesquisas.

No âmbito técnico, o evento trata de questões voltadas à cadeia produtiva da animação, incluindo diversas temáticas de natureza profissional ou amadora. Nesta categoria se encaixam a divulgação de projetos e iniciativas em andamento ou concluídas de animação, por meio da mostra de animação, lives, galeria de animadores e biblioteca de posts. Promovendo assim, o repertório audiovisual, a troca de experiências, as inspirações criativas e a aproximação entre universidade e o mundo do trabalho.

Quer falar com a gente? Aqui está nosso contato! Informações e sugestões sobre inscrições de participantes, submissão de trabalhos ou outra forma de divulgação, acesse a secretaria do evento:

experimentanima@gmail.com

Endereço de contato DADIN – Departamento de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná CAMPUS CURITIBA – SEDE CENTRO – Direção Geral e Setores Acadêmicos – Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças CEP 80230-901 Curitiba – PR – Brasil

7


2. Participe

8


2.1

Conheça nossos Eixos Temáticos Iniciativas e ações aplicadas ao ensino Você sabia que a animação experimental permite o estudo de movimentos complexos que podem ajudar a compreender diversos fenômenos naturais, físicos ou sociais? Diversas áreas de ensino podem utilizar essas animações: desde as ciências exatas como acústica, física quântica, matemática, mecânica, elétricos e também estudos de fenômenos sociais como migração de povos, fluxos

econômicos, ciclos históricos e mais! Algumas dessas animações experimentais podem ser utilizadas como ferramentas para ensinar e elucidar esses conceitos complexos. Assim, nesse eixo temático você pode propor temas e projetos que ilustram iniciativas e ações de animações experimentais aplicadas ao ensino de uma temática qualquer.

Processos e técnicas de animação autoral Partimos do pressuposto que toda animação, quando nasce, é experimental. Técnicas diferentes, temáticas inéditas, estética inusitada, novos usos de tecnologias conhecidas, tudo isso pode ser um processo ou método de animação autoral.

Se você tem um trabalho interessante em animação ou uma técnica inusitada, compartilhe com a gente! Queremos propostas de trabalhos voltados para o processo e o uso de diferentes técnicas na produção de animações autorais.

Soluções na linha comercial ou publicitária Nós sabemos que uma grande parte dos animadores, para sobreviver, trabalham com animações patrocinadas por marcas, produtos ou instituições. Mas isso não impede que essa animação não seja experimental ou que use técnicas inusitadas. Animadores renomados como Émille Cohl ou Alexandre Alexeieff possuem trabalhos muito interessantes na publicidade.

Se você tem trabalhos de animação experimental na linha comercial ou publicitária, venha nos mostrar! Você pode submetê-los e compartilhar suas experiências nas áreas comerciais ou dentro do ramo publicitário.

9


Animação experimental e arte Não ousaremos aqui definir a arte... Mas sabemos que muitos trabalhos em animação experimental possuem por finalidade a beleza estética do movimento e do casamento do movimento com o som.

Se você tem trabalhos nessa linha, este é seu momento! Submeta trabalhos que abordem a temática artística ou experimental relatando processos, métodos, problemas ou soluções encontrados na sua trajetória de pesquisa.

Precursores da animação experimental Se você se interessa pela história da animação, e possui pesquisas sobre pessoas que foram precursoras de diversas técnicas ou estéticas, você poderá propor trabalhos relacionados a esses precursores.

Trabalhos, curiosidades, percursos de vida, contexto histórico-social, tudo isso é muito interessante para conhecermos aqueles autores e títulos que deram origem e inspiraram o que fazemos hoje.

Animação experimental e saúde Diversas obras de animação estão relacionados ao funcionamento do corpo humano e à compreensão de doenças e de infecções. Esses trabalhos se tornaram ainda mais relevantes no contexto atual. Se você tem trabalhos de animação relacionados à saúde, ou estuda trabalhos nessa área, compartilhe conosco sua experiência. A animação é

um ramo muito fértil para compreender o corpo humano, suas funções, suas forças e suas fraquezas. Dessa forma, faça a submissão de trabalhos que abordem a relação da animação experimental com temas ou problemas encontrados na área da saúde.

Animação teatral: expansão de conceitos A representação teatral sempre teve forte correlação com a animação. Movimento dos personagens, cenários, iluminação, estudos de movimento, dança, expressões faciais, expressões corporais, marionetes, bonecos, teatro de sombras, acrobacias circenses, o teatro de vaudeville, espetáculos de 10

horrores, festas forenses, tudo isso faz parte do universo dessas duas áreas. Agora você pode propor trabalhos que correlacionam a animação experimental e o teatro, uma expansão entre estas duas áreas e as possibilidades encontradas nesse fértil correlação.


Desafios e necessidades na pré-produção A animação experimental é o resultado de diversas artes, essas também experimentais. Se você tem trabalhos dessas artes que compõem a animação experimental: técnicas, equipamentos, cenários, bonecos, roteiros, softwares, adaptações enjambres, jeitinho, adaptações, luzes, desenhos, storyboards, técnicas, objetos de cena, som, efeitos sonoros, efeitos acústicos,

música experimental, entre diversas outras formas! Se seu trabalho for inovador, chegou o seu momento de brilhar! Tirando o foco do produto final, essa categoria é para aqueles trabalhos voltados as fases inovadoras de préprodução dos trabalhos animados e os desafios e necessidades dessa fase tão importante da animação.

Exibição e divulgação de obras animadas Não apenas a realização da animação é importante, mas sabemos também que as formas de difusão desse material é também importante. Como diria McLuhan “o meio é a mensagem”.

Dessa forma, realize a submissão de trabalhos que possam contar para a gente detalhes sobre as formas de exibição e maneiras com que a divulgação de obras animadas podem ocorrer.

Narrativas e animação experimental A história que está por trás da animação é importante para todo o processo. Se você tem detalhes sobre a narrativa que gerou a animação, seja ela sua, de outros autores ou de materiais

consagrados, que tal compartilhar com a gente? Esperamos aqui a submissão de trabalhos que tratem sobre diferentes narrativas e abordagens na animação experimental.

Perspectiva de animação experimental em tempos de covid-19 O ano de 2020, com o Covid-19 e a situação mundial do “novo normal”, trouxe novas perspectivas para a animação. Se você tem alguma história relativa a esses novos tempos, compartilhe

conosco. Esperamos aqui a submissão de trabalhos relacionados às novas realidades trazidas pela pandemia de covid-19 e as perspectivas da animação experimental nesses novos tempos.

11


2.2

Submissão de trabalhos científicos e acadêmicos Aceitamos o cadastro de trabalhos acadêmicos e científicos, publicados ou não, sobre animação: iniciação científica, TCC, mestrado, doutorado, pós-graduação e pós-doutorado. • Data para a submissão de trabalhos é até 31/05/2022. • Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol.

Normas para submissão O autor deverá estar inscrito no Encontro para pleitear a apresentação de trabalho. Quando houver mais de um autor, ou coautores, pelo menos um deve estar inscrito no Encontro. A elaboração do texto dos resumos deverá atender às normas de formatação disponíveis no modelo disponibilizado. O trabalho deve se enquadrar em um dos eixos temáticos do evento.

Resumo Simples Título Fonte Arial 14, negrito, centralizado, espaço simples, máximo 16 palavras, apenas primeira letra maiúscula Texto O texto do resumo simples deve apresentar até 2.000 caracteres - incluindo espaços e excluindo as palavras-chaves. As referências bibliográficas com até 1000 caracteres com espaço. O resumo deverá conter introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão e conclusão. O texto deverá ser em fonte Arial tamanho 12 e justificado. Todas as 12

margens do resumo simples devem ser de 2,5 cm em folha tamanho A4 (21 x 29,7 cm) e orientação tipo retrato. O espaço entre as linhas deve ser simples. O arquivo deverá ser salvo em Word (.doc ou .docx). Todo texto explicativo neste modelo deverá ser substituído pelo conteúdo do seu trabalho. Destaques, como negrito ou sublinhado, não devem ser utilizados no corpo do texto. O resumo simples não deve conter tabelas, gráficos, citações ou referências bibliográficas. As palavraschaves devem conter no máximo cinco termos e vir em destaque como um segundo parágrafo. As instituições de fomento ou órgão financiador, se houverem, devem constar no final do texto e entre parêntesis, como um terceiro parágrafo. Resumos enviados fora das especificações não serão aceitos. Um dos autores que irá submeter o resumo também deverá participar do evento e realizar a apresentação do mesmo durante a sessão de trabalhos. A data para a submissão de trabalhos é até 31/05/2022. Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol. As apresentações deverão ser realizadas, de preferência, em português. Palavras-Chave Mínimo 03 e máximo 05 palavras, separadas por vírgula e que não constem no título (Fonte Arial tamanho 12, espaço simples). Órgão financiador Fonte Arial tamanho 12, espaço simples. Referências bibliográficas ABNT com até 2000 caracteres com espaço.


Resumo Expandido Título Fonte Arial 14, negrito, centralizado, espaço simples, máximo 16 palavras, apenas primeira letra maiúscula Resumo O resumo inicial deverá conter até 1000 caracteres - incluindo espaços. O texto explicativo neste modelo pode ser substituído pelo conteúdo do seu trabalho. Palavras-Chave As palavras-chaves devem conter no mínimo 03 e máximo 05 palavras, separadas por vírgula e que não constem no título (Fonte Arial tamanho 12, espaço simples) e vir em destaque como um segundo parágrafo. Órgão financiador: (Fonte Arial tamanho 12, espaço simples). As instituições de fomento ou órgão financiador, se houverem, devem constar após as palavras-chave em um parágrafo à parte. Formatação geral O corpo do resumo expandido deve apresentar até 4.000 caracteres incluindo espaços e deve estar dividido em subtítulos, como por exemplo: introdução; metodologia; resultados e discussão; conclusão. O resumo expandido pode conter tabelas, gráficos ou citações. O texto deverá ser em fonte Arial tamanho 12 e justificado. Todas as margens do resumo expandido devem ser de 2,5 cm em folha tamanho A4 (21 x 29,7 cm) e orientação tipo retrato. O espaço entre as linhas deve ser simples. O arquivo deverá ser salvo em Word (.doc ou .docx). Destaques, como negrito ou sublinhado, não devem ser utilizados no corpo do texto.

de preferência, em português. Normas utilizadas para Tabelas e figuras A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional. Palavras de língua estrangeira devem ser escritas em itálico. As citações de artigos no texto e as referências bibliográficas no final do resumo expandido devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As tabelas poderão ser tratadas como figuras, para não contar palavras, mas cuidado com a qualidade das mesmas. Procure tratar imagens e tabelas para melhorar a qualidade visual e reduzir o peso do arquivo final. Sobre a publicação Os resumos expandidos deverão ser inéditos e de autoria dos autores para fins de publicação nos Anais do evento. Todos os artigos inscritos, aprovados pelo comitê científico e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do evento. Não há cobrança de taxa, mas serão aceitos no máximo 3 (três) autores por artigo. Um dos autores que irá submeter o resumo expandido também deverá participar do evento e realizar a apresentação do mesmo durante a sessão de trabalhos. Referências bibliográficas Respeitando as regras da ABNT com até 2000 caracteres com espaço.

Resumos expandidos enviados fora das especificações não serão aceitos. A data para a submissão de trabalhos é até 31/05/2022. O idioma principal do evento é o português, porém são permitidas submissões em inglês ou espanhol. As apresentações deverão ser realizadas, 13


Datas importantes • 31/05/2022 até as 18h (GMT-3) – Data para a submissão de trabalhos • 30/06/2022 – Divulgação dos resultados • 30/07/2022 – Data limite para inscrição/confirmação de autores com trabalhos selecionados • 22 a 26/08/2022 – Realização do Evento online das 14h/21h (GMT-3)

Envie seu trabalho Acesse nosso formulário de submissão de resumos aqui. Acesse nosso formulário de submissão de TCCs aprovados aqui. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento receberão certificado.

Inscrição de TCCs aprovados Você pode preparar um motion graphics ou gravar um vídeo. Envie o link de uma apresentação audiovisual de 3 a 5 minutos seguindo o roteiro específico para o e-mail da secretaria executiva até 31/05/2022.

O roteiro deve conter: nome do autor, cidade, curso e instituição, título do TCC, ano de defesa, explique os objetivos, a metodologia e mostre os resultados alcançados.

Inscrição de trabalhos científicos O link da apresentação em PowerPoint que será utilizada no dia da apresentação dos trabalhos aprovados deverá ser

Modelos de arquivos Modelo do resumo simples aqui. Modelo do resumo expandido aqui. Modelo de apresentação aqui.

14

encaminhada antecipadamente para o e-mail da secretaria executiva até 31/07/2022.


2.3

Quais as formas de Inscrição

Nesta seção você saberá quais são as maneiras de participar do evento. Nosso evento foi criado para agitar as discussões e trocas sobre animação!

Quem pode participar? Todos os profissionais, estudantes, animadores e interessados na área de animação. Gosta de Animação? Vem pra cá!

Ouvinte O primeiro passo é se inscrever como ouvinte, o que garante acesso a todas as palestras e conteúdos do ExperimentAnima, que acontecerá de forma totalmente gratuita nos dias 22 a 26 de agosto de 2022.

O evento contará com muitas outras formas de participação e interação, e você pode se inscrever naquela que mais gostar!

Inscreva-se aqui!

Biblioteca de post Prefere não gravar vídeos? Então, participe enviando seu post ou conjunto de posts formato carrossel neste formulário. O evento vai realizar a postagem do(s) post(s) selecionado(s) em agosto de 2022 durante o III

ExperimentAnima. Você pode participar com mais de um assunto sobre Animação Experimental, mas preencha esse formulário para cada assunto abordado.

Aqui você encontra os templates para os posts (Feed e stories) e a fonte do evento.

Inscreva-se aqui! 15


Laboratório Aberto de Animação A edição 2022 irá absorver as atividades do Laboratório Aberto de Animação – LAAB, uma iniciativa que o Núcleo de Design de Animação da UTFPR iniciou em 2021 e que incentiva a participação dos estudantes e amantes da animação. É uma oportunidade que visa o compartilhamento de assuntos teóricos e técnicos interessantes sobre animação! Sendo que, você não precisa ser formado, famoso ou ter anos de experiência na área de animação. Aceitamos todos os amantes e idealizadores de animação. Pode vir! No Laboratório Aberto de Animação você pode mostrar o que sabe sobre animação: ensine um tutorial, apresente um trabalho autoral, leia um texto próprio,

reflita sobre uma teoria existente, mostre as facilidades de um App ou software, indique um filme ou livro, mostre sua técnica, apresente um animador, explique os princípios, relate uma experiências, etc. Queremos conhecer seus talentos! Os vídeos selecionados serão exibidos e compartilhados em nosso canal do YouTube. Para participar preencha o formulário e envie um vídeo sobre animação 3 a 5 minutos. Os vídeos selecionados serão exibidos durante o evento. Use o padrão de apresentação do evento disponível aqui.

Inscreva-se aqui!

Voluntário Este formulário é para inscrição de voluntários que gostariam de participar na organização do evento técnicocientífico ExperimentAnima 2022. As

Mostra de Animação Online Cadastre sua animação e envie-a para o evento. O ExperimentAnima vai realizar a exibição online das animações selecionadas. Conheça como foi a Mostra do ano passado aqui!

Inscreva-se aqui! 16

reuniões e atividades serão realizadas de forma remota e os voluntários irão receber certificado de horas complementares.

Inscreva-se aqui!


Quer propôr uma live no evento? Cadastre sua proposta de live para o ExperimentAnima 2022. A live pode ser um workshop, oficina, bate-papo, palestra, mesa, roda de conversa... A live ficará disponível no YouTube com link no nosso site. O evento vai realizar as lives selecionadas em agosto de 2022 durante o III ExperimentAnima. Você pode participar com mais de uma proposta, mas preencha um formulário para cada

proposta enviada. Vai precisar apresentar informações escritas durante a live? Clique aqui e use o padrão disponível. Precisa de um modelo de resumo? Aqui está o modelo do evento para escrever o resumo da live e enviar o link de acesso.

Inscreva-se aqui!

Você é professor ou representa uma Universidade? Um curso que abrange Animação? Você é representante de um estúdio de Animação? Sim? Você pode ser escolhido como nosso parceiro no ExperimentAnima 2022!!!

Como funciona a parceria? A parceria acontece a partir do momento que a universidade ou estúdio propõe uma atividade de live durante o evento (23 a 26/08) ou nas pré-lives (21/07, 28/07, 04/08, 11/08). Assim incentivamos a divulgação da área de animação e valorizamos a produção de animação de forma cooperativa!

O quê nossos parceiros recebem? Além dos certificados do evento, nossos parceiros recebem um espaço exclusivo no evento para apresentar uma live que ficará disponível no YouTube e no

nosso site. Essas lives podem ser: workshop, oficina, bate-papo, palestra, mesa, roda de conversa... As atividades podem ser no âmbito de interesse dos nossos parceiros! Também receberam divulgação com as logos nos posts do Instagram, no modelo de apresentação nas lives do YouTube e no site do evento. Por isso, assim que aprovada a parceria, será de extrema importância o envio da logo através do nosso e-mail! Ficou interessado? Faça a inscrição na proposta de live do item acima e mande um e-mail para nós informando o interesse!

experimentanima@gmail.com 17


2.4

Como posso me cadastrar? Pedimos o cadastro com o objetivo de: desenvolver as relações interpessoais, incentivar o compartilhamento de informações, instigar a comunicação, aumentar o repertório de pesquisa em animação. Aqui formulamos algumas opções que estarão disponíveis durante o evento. Quer saber mais sobre? É só seguir nesta página! Incentive a leitura! Facilite a pesquisa!

Cadastro Nacional de Trabalhos acadêmicos/científicos em animação Cadastro de trabalhos acadêmicos e científicos, publicados ou não, sobre animação: iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado, pós-graduação e pós-doutorado.

Os trabalhos cadastrados serão mostrados na nossa Biblioteca aqui.

Cadastre aqui!

Rede Nacional de professores e pesquisadores em animação É professor? pesquisador? Cadastre-se e divulgue sua pesquisa e área de interesse.

O espaço da Rede Nacional se encontra aqui.

Cadastre aqui!

Espaço Networking Participe do Espaço Networking e apresente sua iniciativa em animação. Vale projeto de extensão, mostras, grupos, blogs, coletivos, núcleos,

Espaço autor/ diretor na área de animação Divulgue suas publicações (e-books, livros impressos, catálogo, etc.), documentário sobre animação, entrevistas, etc.

Cadastre aqui! 18

projetos de extensão, mostras, grupos WhatsApp, redes sociais, canais (YouTube, Vimeo, etc), blogs, webpage...

Cadastre aqui! Galeria de Animadores Temos uma galeria de animadores com obras autorais e/ou experimentais. Caso tenha interesse em participar da galeria, por favor, preencha e envie seus dados.

Cadastre aqui!


3. Perquntas Frequentes 19


O que é o ExperimentAnima?

O ExperimentAnima é um evento de âmbito técnico e científico, envolvendo pesquisas acadêmicas, mesas de discussão, e apresentações de trabalhos. Incluindo a divulgação de projetos e iniciativas de animação profissionais e amadoras.

Quem pode participar?

Todos os apaixonados por animação, ou que tem curiosidade sobre o assunto, são bem vindos para participarem como ouvintes! Acadêmicos que realizam pesquisas voltadas à animação e alunos com TCC sobre animação são bem-vindos para enviar trabalhos e propor apresentações para o evento. Realizadores de animações são encorajados a enviar seus filmes para serem exibidos na mostra.

Como faço para me inscrever?

Para enviar trabalhos científicos e acadêmicos, siga aqui. Caso queira participar de outras maneiras, como elaboração de lives, na mostra de animações, ou cadastro de postagens sobre animação, siga aqui. Outros materiais relacionados a animações podem ser cadastrados aqui.

Tem certificado?

Sim! Todos os participantes que preencherem a lista de presença nas apresentações, assim como aqueles que enviarem material para apresentar no evento, ganharão certificado do ExperimentAnima. O envio é por e-mail e ocorre 30 dias depois do evento.

Posso oferecer alguma atividade?

Sim! Você pode apresentar propostas de lives de palestras, oficinas, demonstrações, workshops, entre outros, neste link.

Quais são participação?

as

formas

de

Você pode enviar trabalhos científicos ou acadêmicos, animações para a mostra, realizar lives, enviar posts para a biblioteca de posts, participar como ouvinte, ou participar na organização da mostra como voluntário.

20

Como faço para enviar meu material para a mostra? Para enviar animações a serem exibidas na mostra, preencha este formulário.

Que tipo de material em animação pode ser enviado?

Serão aceitas animações de natureza acadêmica e comercial, podendo ser também de tipo autoral, comercial, ou publicitário.

Se eu submeter um trabalho de pesquisa (tese, dissertação ou iniciação científica) preciso apresentar durante o evento?

Sim. Os autores que submeteram trabalhos e desejam que esses constem no e-book dos Anais devem apresentar os trabalhos durante o evento.

Na Submissão de trabalhos científicos e acadêmicos, se envia o artigo inteiro?

Será possível enviar resumos expandidos e resumos simples, que você encontra as normas aqui. Textos acima deste limite não serão aceitos.

Os trabalhos serão publicados em Anais depois do evento?

Sim, os trabalhos serão publicados em um e-book após a realização do ExperimentAnima.

O que é uma mini bio?

É um resumo da biografia do autor ou autores. Deve conter 1000 caracteres com espaços. Tem como trabalhar no evento? É preciso morar no local do evento? As reuniões e atividades desenvolvidas pelos voluntários são remotas. Você pode atuar de qualquer parte do Brasil ou do mundo. O TCC precisa já ter sido entregue? TCC não defendido pode ser apresentado no formato vídeo com a inscrição no LAAB.


4. Conheça nossa Equipe 21


Coordenação geral Dra. Elisangela Lobo Schirigatti

Dr. Marcelo Abilio Públio

UTFPR

UTFPR

Estagiários e Monitores Camila Mondini Trevisan

Letícia Máximo Almeida Santos da Silva

UTFPR

UTFPR

Mateus Marins Pina

Sofia Carlesso dos Santos

UTFPR

UTFPR

Suelen Zaramela Schelemei

UTFPR

Voluntários atuantes Ana Teresa Pereira Lopes de Sousa

Ariane Miwa Miake

UTFPR

UNESPAR

Bruno Azzani Braga

Cauã Carriço Guerrero

UTFPR 22


Gabriela Roque dos Santos

Leticia Thais da Silva Ribeiro

UTFPR

Faculdade Méliès

Nicole Nauck Nicolau

Talita Ribeiro Gonçalves

UNI-DOMBOSCO

UTFPR

Thiago Biazus Danieleski

UTFPR

Comitê Científico Dra. Ana Cláudia França

Dra. Elisangela Lobo Schirigatti

UTFPR

UTFPR

Dr. Glaucio Henrique Matsushita Moro

Dr. Leonardo Rocha Dutra

PUCPR

UFMG

Dr. Marcelo Abilio Públio

Dra. Marcia Alves

UTFPR

UNICURITIBA

23


Dr. Marcos Magalhães

Dra. Silmara Takazaki

PUCRIO

UTFPR

Dr. Ismael Scheffler

UTFPR

Comitê da Mostra de Animação Bruno Azzani Braga

Me. Sávio Leite

Endereço de contato DADIN – Departamento de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR: +55 (41) 3310-4593 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná CAMPUS CURITIBA – SEDE CENTRO –

24

Direção Geral e Setores Acadêmicos – Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças CEP 80230-901 Curitiba – PR – Brasil Telefone Geral: +55 (41) 3310-4545


Organização

Apoio

Parceria

25


26