Page 1


Manual de Identidade Visual

Smash Dog & Burger

Desenvolvido por: NatĂĄlia Ribeiro Inocencio

SĂŁo Paulo, Novembro de 2018 3


Introdução 07 Conceito do Projeto 09 A Marca 10 Conceito da Marca 11 Conceito Cromático 13 Padrão Cromático 15 Conceito Tipográfico

17

Versões 21 Tratamentos Cromáticos de Exceções 23 Construção Modular 25 Campo de Proteção 29 Usos e Limitações 33 Redução da Marca 34 Usos Vetados 35 Fundos Permitidos 36 Fundos Vetados 37 Elementos Adicionais 39 Aplicações 43 5


Introdução A Identidade Visual de uma empresa é um organismo vivo, que possui personalidade própria, linguagens e atributos que a tornam capaz de ser reconhecida, e, para que isso ocorra é necessário que haja integração, consistência e uniformidade em suas aplicações diante do público e mercado de atuação. O principal objetivo deste Manual de Identidade Visual é orientar e facilitar a utilização dos elementos de identificação da marca Smash Dog & Burger, garantindo a correta utilização da marca, preservando assim sua integridade, propagação e identificação. Sempre que for necessário o uso da Identidade Visual, o presente documento deve ser consultado para assegurar que seja feita a sua correta utilização.

7


Conceito do Projeto


Conceito do Projeto A Marca A marca surgiu há aproximadamente um ano e o nome “Smash” foi inspirado na franquia de jogos de luta e ação “Super Smash Bros.” Fazendo uma análise do produto oferecido e do nome forte e desafiador que a marca possui, foi necessário definir o que a marca desejava passar para o público. O desafio era fazer algo jovem, descontraído e que estivesse inserido na ambientação que ela possui, já que é uma lanchonete temática com inspiração nos jogos de videogame dos anos 80 e 90. Todas as etapas do processo criativo foram feitas com muito carinho. Desde a idealização nos primeiros rafes (roughs), combinações de cores, a escolha dos elementos que fariam parte até a construção da nova identidade e a manipulação digital para finalização do projeto.

10


Conceito da Marca Como símbolo foi escolhido um joystick retro, que, além do ar nostálgico, é um elemento simbólico da cultura nerd/geek pois possibilita uma mesma pessoa “viver inúmeras vidas e em diferentes universos”. A escolha de uma fonte feita à mão, com inspiração na técnica chamada lettering, tornou possível a junção dos traços que formam a palavra Smash ao semi-círculo e ao retângulo colocados respectivamente acima e abaixo da palavra formando assim um sanduíche, dando um tom divertido e carismático além de sugerir uma sensação de proximidade. O uso de um traço grosso e contínuo deu corpo a arte, transmitindo de forma sutil o peso da palavra Smash, além de atingir o objetivo principal que é dar a impressão de ser o fio de energia do joystick, ou seja, a energia capaz de levá-lo para outros universos. A tipografia utilizada para as palavras “Dog & Burger” foi uma elegante sans serif aplicada em versalete. Apresenta carateres delicadamente arredondados que proporcionam uma leitura fácil e harmoniosa.

Símbolo

Logotipo Marca

11


Conceito Cromรกtico 13


Conceito Cromático As cores foram definidas conforme seus significados específicos e na relação que possuem entre si. Vermelho - O vermelho é uma das cores mais simbólicas do mercado por transmitir a ideia da urgência. Usada em logotipos de redes de alimentos faz com que a pessoa que vê a cor queira saciar a fome. Sua intensidade pode transmitir sensações como energia, velocidade, paixão, impulso, fúria, amor, guerra, violência, entre tantas outras que eu poderia citar. Amarelo - O amarelo é uma cor que remete à atenção, aos cuidados e ao otimismo. Combinada com o vermelho ela transmite a mensagem “Venha comer aqui e sinta-se satisfeito”. Preto - O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à imponência, seriedade e o poder. É elegante, forte e não existe nenhuma outra cor que não fique bem ao lado dela. Essa é uma característica muito interessante da cor, pois ao mesmo tempo que é neutra, ela chama a atenção transmitindo ideias diversas, como modernidade ou conservadorismo, inovação, tradicional, elegância, sofisticação, etc.

14


Padrão Cromático O uso da cor tem um papel fundamental na identidade visual, e não podem ser alterados em nenhuma situação, independente do material, papel, tipo de impressão ou superfície utilizada. O uso incorreto das cores enfraquece o impacto da marca e reduz a sua efetividade.

C= 0 M= 0 Y= 0 K= 0

R= 255 G= 255 B= 255

#FFFFFF

C= 0 M= 95 Y= 80 K= 0

R= 230 G= 37 B= 48

#E62530

C= 14 M= 100 Y= 89 K= 5

R= 199 G= 22 B= 37

#C71625

C= 5

M= 0

R= 252 G= 234 B= 16

#FCEA10

C= 0

M= 20 Y= 93 K= 0

C= 0

M= 0

Y= 0

K= 40 R= 178 G= 178 B= 178

#B2B2B2

C= 0

M= 0

Y= 0

K= 90 R= 60 G= 60 B= 59

#3C3C3B

C= 0

M= 0

Y= 0

K= 100 R= 29 G= 29 B= 27

#1D1D1B

Y= 90 K= 0

15

R= 255 G= 204 B= 7

#FFCC07


Conceito Tipogrรกfico 17


Conceito Tipográfico Para a criação da marca foi utilizada uma tipografia caligráfica. Seu desenho foi elaborado seguindo o conceito do projeto. Seu uso é exclusivo da identidade e não deve ser aplicada partes do tipo, mesmo que seja para ilustrações. Nesse caso deve ser aplicada a versão sem o símbolo1.

Títulos e Subtítulos A fonte Raleway É utilizada principalmente para designar a marca, bem como para seções e textos curtos, devido a sua estrutura. Composta de 18 pesos diferentes, é recomendado a utilização de mais de um peso na construção dos títulos e subtítulos. Abaixo estão listados os que mais se adequam:

Raleway Bold

Raleway SemiBold Italic

Bb

Aa

Raleway Black

Cc

Textos Devido a sua boa legibilidade e variação de pesos, a fonte Open Sans foi definida para compor a maioria dos textos longos e também quando a informação tiver seu tamanho igual ou inferior a 11 pontos. Abaixo estão listados os que mais se adequam:

Open Sans Regular

Aa

Open Sans Italic

Bb

1 A versão sem símbolo está especificada na página 22 deste manual.

18


Tipografias Auxiliares

Raleway SemiBold Italic Ab Bb Cc Dc Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789&*#@?!/+(.:;)

Raleway Bold Ab Bb Cc Dc Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789&*#@?!/+(.:;)

Raleway Black Ab Bb Cc Dc Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789&*#@?!/+(.:;)

Open Sans Regular Ab Bb Cc Dc Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789&*#@?!/+(.:;)

Open Sans Italic Ab Bb Cc Dc Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789&*#@?!/+(.:;)

19


VersĂľes


Versões Horizontal (Marca Prioritária) A versão principal da marca é aquela em que o símbolo encontra-se localizado ao lado direito do logotipo. Caso haja a necessidade de aplicação da marca em fundos escuros ou estampados, a marca deverá conter uma proteção ao redor para não prejudicar a visualização.

Símbolo ou Logotipo separado A separação do logotipo ou simbolo deverá ser utilizada apenas quando houver nescessidade de aplicação, e devem ser respeitadas as proporções estabelecidas na construção modular.

22


Tratamentos Cromáticos de Exceções Positiva A versão positiva deve ser utilizada quando as condições no processo de impressão forem limitadas e a impressão à cores não puder ser realizada. Toda a identidade deve ser em preto (k=100%), sem utilização de nenhuma variação, ou seja, tons de cinza.

Negativa Para versões de apenas uma cor na versão negativa foi estabelecido a utilização das cores vermelho e amarelo, além do preto, que compõem o padrão cromático da marca, garantindo sua reprodução de forma satisfatória.

23


Tons de Cinza A versão em tons de cinza deve ser utilizada quando houver a necessidade de aplicações de baixo custo, permitindo variações de tons de uma única cor. Não deve ser utilizada em ações de marketing.

k= 40% k= 60% k= 50% k= 10% k= 100%

k= 90% k= 30%

Outline A versão outline deverá ser usada apenas em último caso, quando houver necessidade de aplicações especiais ou quando houver restrições de cores e impressão.

24


Construção Modular


Construção Modular A construção é baseada por unidades modulares e tem como objetivo apresentar a organização dos elementos que compõe a Identidade na sua distribuição e proporção, garantindo a aplicação adequada da marca de modo a não sofrer deformidades. Seu uso é necessário quando é feita pintura manual ou outro tipo de aplicação que não seja passível de reprodução digital, contudo deve-se sempre priorizar o uso dos arquivos digitais da marca para preservar seus elementos e sua composição. Deve-se usar como referência a esfera do bastão do joystick presente no símbolo, com medidas proporcionais de um quadrado x por x. A fim de estabelecer as proporções entre os elementos é indicado as variações do quadrado x por x.

Legenda X X X/2 X/3 X/4 X/5

26


Marca com área de segurança Para a marca com área de segurança também foi utilizada a esfera do bastão do joystick como medida, conforme apresentado a seguir.

Legenda X X X/2

X/3

X/4

27

X/5


Simbolo ou Logotipo separado Para o símbolo e logotipo separados também foi utilizado a esfera do bastão do joystick como medida, conforme apresentado a seguir.

Legenda X X X/2

X/3

X/4

28

X/5


Campo de Proteção


Campo de Proteção O campo de proteção possui a finalidade de preservar a visibilidade da marca em todos os materiais, separando o logotipo de outros elementos gráficos que possam interferir em sua legibilidade. É obrigatório respeitar o campo ao redor seguindo referência aqui indicada. Nas três formas de apresentação da marca, é utilizado uma medida com seu padrão definido conforme a proporção e a composição em cada caso, ou seja, em cada versão da identidade mesmo sendo extraído da mesma região.

Elemento de medida para a área de resguardo.

30


Marca com รกrea de seguranรงa

Elemento de medida para a รกrea de resguardo.

31


Simbolo ou Logotipo separado

Elemento de medida para a รกrea de resguardo.

32


Usos e Limitações


Redução da Marca A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida. Recomendamos como limite de redução da marca as medidas aqui especificadas. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.

No papel

Na tela

30 mm

160 pixels

30 mm

160 pixels

10 mm

29 pixels

34


Usos Vetados Qualquer uso da marca que não esteja apresentado neste manual está incorreto. Neste material estão ilustrados alguns erros que não devem acontecer ao aplicar a marca. Essas recomendações também se aplicam na reprodução das outras versões do logo.

Não achatar a marca.

Não rotacionar a marca.

Não alongar a marca.

Não alterar a posição dos elementos.

Não alterar a ordem das cores.

Não aplicar sombra ou qualquer outro efeito.

35


Fundos Permitidos O ideal é a utilização do branco para preservar a legibilidade da marca. No entanto, a marca pode ser aplicada em fundos que contenham uma de suas cores institucionais. Caso haja a necessidade de aplicação da marca em fundos escuros, fotográficos, texturizados ou carregados de elementos, é obrigatório colocar uma área de segurança na cor branca com o campo de proteção, garantindo assim a boa leitura da Identidade.

36


Fundos Vetados NĂŁo ĂŠ permitido nenhum fundo que prejudique a legibilidade ou a integridade da marca.

37


Elementos Adicionais


Elementos adicionais Grafismo Todo o projeto gráfico é composto por ilustrações que seguem o mesmo conceito da Identidade para singularizar seu aspecto visual. O grafismo utilizado na identidade segue a mesma inspiração do logotipo: um sanduíche. Porém, diferente do logotipo que teve o nome como “recheio”, esse sanduíche manteve as formas de um hamburguer. O hamburguer do grafismo foi feito seguindo a mesma idéia de ser o fio de energia do joystick, e, para dar o efeito de que estão uns interligados aos outros foi invertido o original e espelhado, criando a trama que pode ser vista logo abaixo.

Idéia inicial

Repetição e espelhamento.

40


Grafismo - Embalagens e Material Institucional O grafismo deve ser aplicado sobre fundos com cores sólidas e que pertençam as cores institucionais. Deve ser aplicado em preto quando o fundo for branco e branco quando aplicado sobre a cor preta. Quando o fundo for nas cores vermelha ou amarela, ele pode ser aplicado na variação mais clara da cor (especificados no padrão cromático) ou na cor branca. É possível utilizar apenas uma parte do padrão criado, ou a repetição constante como pode ser observado abaixo. Quando usado os itens de papelaria é preferível utilizar com opacidade de 30% para não prejudicar a leitura de texto impresso.

41


Estamparia Têxtil A ilustração foi feita a partir de uma simplificação e separação do logotipo, mantendo a palavra “Smash” e o hamburguer separados, mas unidos pelo mesmo fio que forma os dois, levando a mesma idéia e conceito da marca e do grafismo. Para adicionar um pouco de cor, foram feitas pinceladas na cor amarela nos hamburgueres e em vermelho em curvas próximas a palavra “Smash”, fazendo referência a esfera do joystick. A arte que está na composição do uniforme (camisetas, bonés, aventais) são integrados ao conceito da marca. Seu uso é exclusivo do projeto de Identidade e é proibido sua reprodução em outras peças gráficas que não sejam autorizadas pela empresa.

42


Aplicações


Aplicações Papelaria e Itens Promocionais

5

1

2

44


1 - Papel Timbrado Tamanho: 297 x 210 mm Papel OffSet Gramatura: 75 g/m² Impressão: Off-set/Digital

2 - Envelope Carta Comercial Tamanho: 130 x 210 mm Papel OffSet Gramatura: 120 g/m² Impressão: Off-set/Digital

3 - Capa de CD Tamanho: 130 x 130 mm Papel OffSet Gramatura: 120 g/m² Impressão: Off-set/Digital

4 - Envelope 1/2 OfÍcio Tamanho: 162 x 229 mm Papel OffSet Gramatura: 120 g/m² Impressão: Off-set/Digital

5 - Moleskine/Agenda Tamanho: 140 x 90 mm Impressão: Sublimação

7 - Adesivos Tamanho: 55 x 47,16 mm Impressão: Off-set/Digital

6 - Bottons Tamanho: 38 mm

8 - Caneta Tamanho: 140 mm

6 4

7

8

3

45


Cartão de Visita Tamanho: 80 x 50 mm Papel Couche Gramatura: 180 g/m² Impressão: Off-set/Digital

Carimbo Tamanho: 35 x 35 mm

46


Embalagens

Embalagem Caixa-Prato Tamanho: 120 x 75 x 120 mm (Largura x Altura x Profundidade) Papel Duplex Gramatura: 240 g/m² Impressão: Off-set/Digital

47


2

3

1

1 - Copo descartável Tamanho: 300ml, 400ml Impressão: Off-set/Digital

2 - Saco de Papel Kraft (Delivery) Tamanho: 200 x 390 x125 mm (L x A x P) Papel Kraft Gramatura: 90 g/m² Impressão: Off-set/Digital

48

3 - Embalagem Saladas/Porções Tamanho: 95 x 45 x 77 mm (L x A x P) Papel Duplex Gramatura: 240 g/m² Impressão: Off-set/Digital


Itens Restaurante Cubo Porta Objetos Tamanho: 120 x 120 mm Papel Duplex Gramatura: 250 g/m² Impressão: Off-set/Digital

2

1 - Jogo Americano Tamanho: 210 x 300 mm Papel OffSet Gramatura: 70 g/m² Impressão: Off-set/Digital 2 - Porta-copo Tamanho: 55 x 55 mm² Papelão Gramatura: 850 g/m² Impressão: Sublimação

1

49


Cardápio Tamanho: 210 x 210 mm (fechado) 210 x 500 mm (aberto) Papel Duplex Gramatura: 240 g/m² Impressão: Off-set/Digital

Comanda de Consumo Tamanho: 150 x 110 mm Impressão: Off-set/Digital

50


Uniforme

1 - Boné Impressão: Silk-Screen - Sublimação 2 - Camiseta Tecido: algodão Impressão: Silk-Screen - Sublimação

3 - Crachá Tamanho: 55 x 85 mm Impressão: Off-set/Digital 4 - Avental Tecido: Algodão Impressão: Silk-Screen - Sublimação

51


Manual de Identidade Visual Smash Dog & Burger  
Manual de Identidade Visual Smash Dog & Burger  
Advertisement