Page 1


APRESENTA

Al Carlos de Carvalho 1301 Batel Tel 3013 1010

Av N Sra da Luz 1699 Jd Social Tel 3013 2020


BALAROTI BOM AR BONTEMPO CASA NOVA INTERIORES DECORlucce DECORMADE living Dellanno DIPROTEC ESPAÇO GOYA FLEXIV FLORENSE CASA FLORENSE ESCRITÓRIO FORMA & FUNÇÃo G.BARALDI INOVE DECORAÇÃO INOVE EMPRESARIAL INTERPAM JÔ MARTINS KRAFT LIVEMAX MAXFLEX Michelangelo


Natur NPK Originale Maison Pastilhart Performance PersĂŠpolis PlacoCenter & Adamus Drywall Projevidros Raffinato Riera Sis Rudegon Saccaro Shadow Decor Sonosul Stone Gallery Tech House Ton Sur Ton Ton Sur Ton Persianas Vila Sierra Zilda Fraletti


O

ano já está quase no final e esta edição da revista Núcleo Decor está no clima da estação mais quente do calendário. Os projetos trazem uma lufada de energia em cores, estampas e muita criatividade. As palavras de ordem são frescor e renovação para a casa, para o escritório, para a vida. E nesse astral tão positivo, também preparamos para essa edição um Especial Gourmet, que traz produtos e serviços para esse charmoso e sonhado espaço da casa. Nas lojas do NPDD, selecionamos sugestões que certamente irão enriquecer o ambiente e o paladar. Também nesta edição continuamos o especial Giro pelas lojas do NPDD, preparamos a terceira parte da Rota do Design, com um destino repleto de glamour, a Escandinávia, apresentamos a publicação do Programa Já Conquistei, em que parabenizamos os profissionais que ganharam viagens pelo Programa de Incentivos do NPDD Boa leitura Eviete Dacól

Presidente do Núcleo Paranaense de Decoração

ERRAMOS Na edição passada, na matéria referente a Casa Cor Paraná não citamos a participação do Balaroti. A marca participou na mostra como patrocinador e com um espaço assinado pelo decorador Lupercio Manoel e Souza (foto)


único como seu projeto

Arquiteta Priscilla Müller • Material: Limestone Bacarat

LOJA | SHOWROOM Profª Anette Macedo 54 - Jardim Botânico 41 3021.6000 | www.michelangelo.com.br

MÁRMORES NACIONAIS E IMPORTADOS | TRAVERTINOS | LIMESTONES | GRANITOS | MARMOGLASS | QUARTZSTONE


18

10 Editorial 16 Núcleo InteRvalo 18 Núcleo Vitrine 28 Conexão Núcleo Gastão Lima

39

Nove profissionais elegem produtos de lojas do NPD

33 Especial Office

Na sequência do Especial Office, profissionais apresentam a Florense Escritórios e Coletividade

68 62

39 Especial Showroom

10 profissionais levam clientes para um giro por 10 lojas do NPD

62 Rota do design

Nesta edição, Escandinávia

66 Núcleo casa 68 Núcleo ECO 70 Núcleo Inside

33

Confira o escritório do arquiteto Marcos Soares

73 ESPECIAL Espaços

Gourmet

Um especial com sugestões de produtos para um dos espaços mais apreciados da casa

73


21,000

Melissa Dallegrave Afonso, Christian Schรถnhofen e Richard Schรถnhofen, Joseane Althoff, Cris Daros e Adri Volpi

INOVEDESIGN.COM.BR


78 Entrevista

Léo Pletz e Gil Ferrucci falam sobre a Morar Mais 2012

80

86

80 PROJETO

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande Moderno & clean

86 PROJETO

Yvone Miyamura Charme à beira mar

92 PROJETO

Elaine Zanon e Claudia Machado Decor natural

98 PROJETO

Alexandre Johnsson Neves e Flavia do Amaral Santos Contrastes à disposição

104 evento

Confira a cobertura da festa de lançamento da Revista Núcleo Decor 27

106 AGENDA 108 Já Conquistei!

Confira os profissionais premiados do NPDD que participaram da ação “Já Conquistei”

115 Guia de

Profissionais E Guia de Compras

92 108


Gastão Lima Núcleo Intervalo

Arquiteto, urbanista, professor e proprietário do escritório de arquitetura que leva seu nome, Gastão Lima está entre o time de profissionais reconhecidos pela autonomia e excelência arquitetônica de suas criações. Com 28 anos de carreira e um currículo recheado de grandes obras e muitas participações em mostras, o arquiteto está sempre por dentro das concepções e tendências mundiais para criar seus projetos. Em sua mais recente visita aos Estados Unidos, Gastão aproveitou para conferir o que está em alta por lá e também se atualizar sobre conceitos técnicos relacionados à sua área de atuação. Confira nesta edição os gostos e curiosidades do profissional, assim como suas expectativas para o futuro.

intervalo Um livro Centro George Pompidou - Paris

“Da Cor à Cor Inexistente” de Israel Pedrosa. O livro de 1977 avalia a teoria das cores de Leonardo da Vinci do ponto de vista de sua aplicação junto à vida dos homens. Um projeto O Centro George Pompidou, em Paris. Projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, o local abriga um museu, uma biblioteca, teatros e outros equipamentos culturais. O edifício é um ícone da arquitetura high tech da década de 70 e transforma novas tecnologias em objetos estéticos. Um restaurante O restaurante Juvia localizado em Miami. Com visual assinado pelo escritório de arquitetura Herzog & Meuron, o local é inspirado na diversidade cultural da cidade, com um mix da culinária de vários países. Um estilo Prefiro o estilo Neo Clássico Italiano ou então o high tech, em aço Uma viagem Florença é linda não só pela arquitetura, mas também por respeitar os aspectos humanos. No inverno a cidade exala um perfume de chocolate pelas ruas, vindos de suas belas e saborosas confeitarias com cozinhas no subsolo e pequenas janelas aos pés das calçadas.

Florença

Um FILME Restaurante Juvia - Miami

Elejo o “Nono Mandamento” com o ator Kirk Douglas. O filme mostra Douglas como Larry Coe, um arquiteto bem sucedido que se separa de sua esposa. A história é bem divertida e se passa em Los Angeles. Uma peça de design O Espremedor de Limão desenhado por Philippe Starck traduz a genialidade e simplicidade de uma peça doméstica. Apostas para 2012 Aposto nos novos edifícios que compartilham espaços de morar e trabalhar de maneira moderna e com ambientes reduzidos, mas muito bem equipados. Exemplo disto é o Edifício Sky, no qual projetei junto a outros profissionais o último andar, batizado de Sky Lounge, onde se pode curtir o mais lindo nascer do sol e da lua com toda Curitiba aos pés, além de desfrutar de piscina, fitness center e gourmeteria .

16

Espremedor de Limão, de Philippe Starck


n.vitrine

Vibrante

vitrine

Objetos de decoração são essenciais a qualquer ambiente, levando sofisticação e diferencial. As peças assinadas pelo designer Ricardo Oliveira chamam atenção por sua composição de cerâmica em cores fortes e vibrantes e de alumínio. São destaque na Riera Sis.

Ousada A Bontempo desenvolveu a coleção Stile Notte, com linhas retas e “nervuras” que alongam as formas sem subtrair o conforto. O modelo Trentino é cheio de ousadia e personalidade, fazem com que a cama seja a protagonista do ambiente.

Coringa Com um design delicado, o Bar Aba, desenvolvido pela Inove Decoração + Design, apresenta principalmente praticidade e funcionalidade. Disponível em diversas cores, a peça pode ser considerada coringa por ficar bem em qualquer ambiente.

Happiness A nova linha de tecidos Tea, see...do!, da designer e estilista Adriana Barra faz parte da nova coleção da Kraft – The Home Store. Formada por tecidos ultra coloridos, que instigam a criatividade, compõe de forma ousada sofás, almofadas, pufes, cadeiras e o que mais vier a imaginação. O nome da linha vem da própria palavra tecido, e tem como tema as flores, que de maneira simples traz muito mais alegria aos ambientes.

18


Gavetas de luxo Uma boa dose de charme somada a muita praticidade fazem das gavetas portajoias Florense Casa e Complementos um item de pura sofisticação. As diversas divisões internas com forração protetora proporcionam perfeita organização e visualização de joias, relógios e acessórios. É mais um diferencial a demonstrar a preocupação da marca com os mínimos detalhes na fabricação de móveis de luxo, para atender e até superar as expectativas dos consumidores mais exigentes.

Elegante Com acabamento em cristais translúcidos e cúpulas em tecido marfim, o lustre é o destaque da Decorlucce Iluminação. Sua corrente com detalhe em camurça preta é o diferencial da peça, que completa perfeitamente qualquer ambiente, trazendo charme e elegância.

Controle e Conforto A cortina Duette da Luxaflex e encontrada na Ton Sur Ton Persianas é produzida a partir de tecidos em formato celular, que auxiliam no controle de temperatura e conforto acústico do ambiente. Por ter poliéster em sua composição, a Duette permite variados níveis de filtros de luz, que vão desde a transparência total até a opção blackout.

Feline A escultura “Pantera em ataque” do artista plástico Leopoldo Martins, com sua cor discreta e seu charme inconfundível, desperta atenção em qualquer ambiente. A peça é novidade no acervo da Zilda Fraletti Galeria de Arte, juntamente com outras esculturas de Martins, da série Os Grandes Felinos.

19


n.vitrine

Flexwall A PlacoCenter & Adamus Drywall está com uma novidade, o flexwall, uma placa de drywall revestida que não necessita de acabamento. Indicada para paredes em áreas comercias e residenciais, ou para dividir ambientes internos, a nova placa apresenta várias vantagens, entre elas a instalação rápida e prática e a resistência ao fogo.

Entrepostos Uma grande vantagem de bons tecidos é a versatilidade e a inspiração que eles permitem, facilitando na criação de espaços decorados. Cores fortes e elegância única são características dos tecidos da Entrepostos, além de um acabamento sofisticado que proporciona um diferencial ao décor. Podem ser encontrados na Espaço Goya.

Premiado O tapete Phylos é o lançamento da Originale Maison e esteve na Casa Cor Paraná 2012, no “Salão de jantar” criado pelo arquiteto Ivan Wodzinsky, espaço premiado como “ambiente mais sofisticado”. Com cores neutras, porém marcantes, a peça traz beleza e luxo.

Luxuoso Uma das peças mais sofisticadas da Coleção Couro, da Vila Sierra Interiores, o sofá de três lugares Chesterfield apresenta traços clássicos. Com alto padrão de acabamento, o móvel arrojado se encaixa em decorações, das tradicionais às modernas, levando ao espaço um ar de elegância e luxo.

20


n.vitrine

3 em 1 A Loja Cor Diprotec traz mais uma solução em tintas decorativas: o lançamento Coral 3 em 1, uma tinta antibactéria, anti mofo e sem cheiro. Além de eliminar 99% das bactérias, acabar com o mofo e não deixar odor algum, a Coral 3 em 1 é fácil de aplicar e possui uma diluição de até 40% em água, garantindo uma perfeita cobertura e excelente acabamento.

Quadrilli O lustre da Fine Art Lamps possui um acabamento sofisticado em bourbon com reflexos dourados. Linhas retas, cores neutras e básicas são características da peça que pertence à Coleção Quadrilli e contém cúpulas de crepe marfim suspensas dentro de uma tela brilhante de organza bronze. Disponível na Interpam Iluminação.

Inspiração Baseado no princípio de que beleza é inspiração, os chuveiros da Altero primam pela tecnologia e precisão. São diversos modelos, formas e tamanhos, que se encaixam perfeitamente em diversos projetos de salas de banho. A Forma & Função apresenta um corner exclusivo da marca, repleto de design e elegância.

Arrojada Com encosto em rattan, estofada em couro e toda de madeira maciça, a cadeira Milla é o destaque da Decormade Living. Com um ar rústico e arrojado, a peça se encaixa bem em diversos ambientes decorativos.

22


Technology A Tech House Climatização e Automação oferece opções que tornam o banho muito mais gostoso e agradável, como a linha de Toalheiros Aquecidos. A peça Quadra Standard é feita em aço inox e traz facilidade e elegância aos espaços, além de manter as toalhas secas e quentes.

Smart A poltrona da linha Smart possui acabamento em fibras, PVC e cordas náuticas e pode ser encontrada na Ton Sur Ton em 14 opções de cores. Perfeita para seu living ou jardim, a peça chama atenção por conseguir aliar design, estética e conforto.


Inovação A Luxaflex acaba de lançar a linha Parametre, única no Brasil, que é um verdadeiro convite à sofisticação e à ousadia. A peça traz um novo olhar para a criação de ambientes diferenciados e cheios de estilo. Pode ser encontrada nas lojas Jô Martins Persianas e Shadow Decor.

Artesanal O tapete da marca Kilim é sinônimo de elegância, quebrando a monotonia e dando um toque de requinte em qualquer ambiente. Feito com lã de carneiro em tear manual, possui dupla face, pois ao invés de nós, são dadas laçadas entre os fios da urdidura como se fosse um bordado, contribuindo para a praticidade e a beleza da peça. Este e muitos outros tapetes podem ser encontrados na Persépolis Tapetes e Carpetes.

23


n.vitrine Espelhados Inovação, elegância e acabamento são qualidades que se destacam no novo Antílope Espelhado, da Projevidros. Protagonistas nos ambientes, os vidros espelhados estão cada vez mais em alta, e podem ser inseridos nos mais variados espaços.

Humanizados Ergonomia, elegância e funcionalidade são características dos escritórios Florense Escritórios e Coletividade. Aos ambientes de trabalho é proposta a humanização, otimizando espaços em configurações baseadas na personalização dos postos individuais, como forma de devolver ao usuário o privilégio de ser o principal elemento em seu escritório. A combinação dos tampos, conexões, pés, gaveteiros, armários e divisórias, permite projetar desde escrivaninhas até grandes ambientes corporativos, com estações de trabalho e balcões de atendimento perfeitamente adequados a cada tipo de atividade.

Versátil Com inúmeras possibilidades, a linha de dormitórios e closets da Dell Anno permite a composição de armários com portas em larguras variadas ou ainda closets sem portas e concebidos com o sistema fly, que elimina as laterais existentes na modulação convencional. Somada a estas possibilidades existe ainda uma linha completa de acessórios com acabamentos em alumínio e até mesmo revestidos em couro ou linho, de acordo com a preferência de cada cliente.

24


SOLUÇÃO ACÚSTICA Solucionando três problemas: estético, acústico e de agilidade na execução, o forro Rigitone foi o produto escolhido pelas arquitetas Mônica Belich Katz e Giuliana Soncin, na PlacoCenter e Adamus Drywall. Com características de serfono-absorvente, proporciona conforto acústico em diversos níveis de exigência e tem uma aparência diferenciada dos forros comuns, o que confere uma variação na estética e design em revestimentos de teto. “São forros que utilizamos muito em obras comerciais, salas de home theater e conferências, atendendo a necessidade e funcionalidade com relação à acústica. Nos permite fazer uso continuo das placas, sem que se perceba as emendas, resultando em um teto visualmente mais limpo”.

BEM ESTAR União de conforto e bem estar, a poltrona Vegas da linha Stressless, foi o produto escolhido pela arquiteta Priscilla Rispoli em sua visita à Ton Sur Ton. “A peça pode ser inserida em vários ambientes e é ideal para diversas fases e momentos do dia a dia, o que confere versatilidade ao uso da poltrona”. O inigualável conforto deve-se ao equilíbrio perfeito, a poltrona se adapta a você e não você a ela, devido à alta qualidade de todos os componentes. “Podemos classificar o produto como o design do ‘bem estar’. O seu corpo pode relaxar totalmente, deixando qualquer stress de lado”.

DIFERENCIADO Os veios, desenhos formados nas cascas de carvalho, e a textura clássica da madeira são a essência do novo padrão de acabamento da Dell Anno. “Com um visual limpo, linhas retas e a cor preta que não a deixa convencional, a Cozinha Rovere Black pode ser útil para clientes de diferentes estilos”. Por se diferenciar do tradicional branco e bege, a arquiteta Ana Padilha acredita ser uma boa aposta, tanto em ambientes comerciais quanto residenciais.

28


FLEXÍVEL Arrojo e funcionalidade são características da peça escolhida pelas arquitetas Flávia e Roberta Bonet, na Inove Empresarial. “Trazendo inovação e alegria ao ambiente o armário da linha Four, além de ser um diferencial por sua altura e cor laranja, é muito flexível e pode ser usado em diferentes funções, podendo inclusive se manter fechado com uma porta de correr na vertical ou aberto.”

CRIATIVO Em sua visita à Espaço Goya a arquiteta Calina Mussi destacou nos tecidos da Weave a possibilidade de liberdade de criação. Com novas bases, como veludo com brilho Mohair, o chennile com textura de seda Glacial, ambos belgas, e a seda coreana com linho Linseda, o leque de opções de padronagens e cores são infinitas. “Praticamente tudo o que a imaginação criar em matéria de textura e cor, com estes tecidos, é possível executar”.

COMPLEXO A arquiteta Denise Leal Ribas selecionou o Home Theater em sua visita à Bontempo. A loja traz infinitas possibilidades para o móvel proporcionando leveza e equilíbrio. “O acabamento em Legno e Laccato traz sofisticação ao ambiente e torna a peça mais elegante e esteticamente agradável”. Funcional e cheia de charme, desperta atenção e surpreende quem a analisa com mais cuidado.

29


n.CONEXão BELEZA FUNCIONAL As pedras naturais ou sintéticas podem ser utilizadas em vários ambientes, complementando os espaços com classe. São vários os processos de corte, como o Pietra Fina, modo de produção que chamou atenção da arquiteta Eliana Garcia Franklin em sua visita à Stone Gallery. “Entre as vantagens do processo estão a possibilidade de revestir áreas muito difíceis tanto pelo peso ou pela dificuldade no transporte da peça, a alta resistência do material e, sobretudo, a estética. Todas as características da pedra são mantidas, muitas se tornam translúcidas e quando iluminadas geram efeitos fantásticos” afirma a profissional.

SOFISTICADO Em sua visita à Casa Nova Interiores, a arquiteta Claudia Sovierzoski escolheu os tecidos da Reggata. “Considero uma marca que tem produtos de qualidade e durabilidade, inclusive para ambientes externos e comerciais”, diz a profissional, que fez uma seleção de peças que podem ser inseridas em ambientes como sala de estar, home e jantar. “Para estes espaços prefiro cores mais suaves e neutras, que não causam cansaço com o tempo e se adequam a qualquer material de acabamento dos mobiliários, pisos e paredes”.

COMANDO TOUCH Com a automação residencial é fácil integrar os ambientes da casa, proporcionando conforto, requinte e tranqüilidade de forma simples e versátil. O painel de parede touch, da Crestron, produto escolhido pela decoradora Honeida Alves, na Performance Audiovisuais, alia alta tecnologia, conforto e praticidade, tão necessária no dia a dia. “Automação com simplicidade, num toque, a qualquer distância”, diz.

30


especial Office A Revista Núcleo apresenta a terceira edição da série Especial Office que destaca as lojas associadas ao Núcleo Paranaense de Decoração, especializadas em mobiliário corporativo. A Florense Escritórios e Complementos, uma das mais importantes e sofisticadas marcas de móveis high-end do mundo, conta com 72 lojas franqueadas no Brasil e exterior, inclusive em pólos do design como Nova York e Chicago. A loja de Curitiba, com 700m², oferece excelência não apenas em produtos mas também em serviços como medições, assessoramento técnico, transporte, instalação e assistência técnica.

office fotos Marcelo Stammer


Excelência

para empresas A Florense Escritórios e Complementos é o destaque da terceira edição do Especial Office

34


office

As arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski

Florense Escritórios e Complementos O mix de produtos Florense contempla 170 diferentes padrões de acabamentos. Em 2012, novas e impactantes coleções foram lançadas: a Charm Collection, com design retrô e a coleção de armários Camerette, composta por móveis versáteis, flexíveis, despojados e informais, com apelo estético diferenciado, que permitem criar projetos alternativos para os mais diversos estilos. A Florense se propõe a mostrar ao mercado produtos que aliam inovações tecnológicas, além de recursos completos em móveis para escritório, que permitem criar ambientes de trabalho cada vez mais harmoniosos e produtivos para os mais variados estilos. As arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski, da Perffectta Arquitetos Associados, puderam perceber os diferenciais dos produtos da loja. A identidade que une qualidade, flexibilidade e conforto engloba ainda um design exclusivo. Composições versáteis encontradas no mobiliário podem solucionar as necessidades de funcionamento de todos os tipos de empresas. O espaço com uma ampla mesa e cadeiras imponentes caracteriza-se como ideal para reuniões e conferências, perfeitas para quem precisa reunir a equipe ou receber clientes e fornecedores em um ambiente diferenciado que valorize o porte do seu empreendimento”, observam as arquitetas.

35


A arquiteta Barbara Roveda Sganzerla

Espaço amplo e ótimo aproveitamento do ambiente são destaques. Peças diferenciadas que mesclam o aspecto da madeira com a transparência do vidro criam uma composição suave e imponente. “Vale ressaltar ainda a divisória em vidro que proporciona uma identidade valorizando a estruturação. A presença das placas nas paredes também conferem um ar comercial com personalidade e limpeza visual”, pontuam. Projetada para empresas de qualquer tamanho, a sala multiuso pode ser utilizada para diversas atividades corporativas. Ideal para profissionais liberais, grandes empresas ou até mesmo em residências, o ambiente visitado pela arquiteta Barbara Roveda Sganzerla apresenta mobiliário de qualidade e grande durabilidade. “O mobiliário Florense nos faz pensar em quem somos e como gostaríamos de ser. Neste espaço, o ponto alto fica por conta do revestimento em lâmina de madeira palissandro, composta por processo ecologicamente correto e acabamento UV, que oferece maior resistência ao material natural”, explica a arquiteta. O espaço que pode ser utilizado por qualquer profissional pode ser usado como sala de reunião, trabalho individual ou coletivo. Ele atende às atuais necessidades dos clientes corporativos: projeto de qualidade e funcional. A arquiteta Sônia Araujo pôde ver de perto a solução da Florense para profissionais independentes. No Home Office, um ambiente de trabalho que compartilha a infraestrutura do ambiente doméstico, os destaques do ambiente ficam por conta do tampo da mesa, com espessura 60 milímetros e dos puxadores personalizados. “O mobiliário Florense define elegância e sofisticação alinhado com a ergonomia, funcionalidade e conforto. São peças que unem inovação tecnológica com materiais ecologicamente corretos e que proporcionam maleabilidade nas combinações de acabamento, podendo assim criar ambientes personalizados”, define a arquiteta. Atender as necessidades de funcionalidade e dinâmica de cada perfil corporativo, sem esquecer do conforto dos colaboradores, fazem parte das soluções apresentadas pela Florense Escritórios e Complementos.

36

A arquiteta Sônia Araujo


fotos Marcelo Stammer

Ambiente da loja Shadow Decor foto Marcelo Stammer


Balaroti Design

Rafael Egg e Eliana de Carvalho Cunha Na foto os arquitetos Rafael Egg e Eliana de Carvalho Cunha com a cliente Sonia Holtz

40


1 2

Balaroti Design Rafael Egg e Eliana de Carvalho Cunha 3

O Balaroti Design é um espaço exclusivo para arquitetos, designers e decoradores, cuidadosamente planejado para corresponder às necessidades e expectativas dos clientes. A loja recebeu a visita dos arquitetos Eliana de Carvalho Cunha e Rafael Egg, do escritório Anverso Arquitetura, que foram acompanhados de sua cliente, Sonia Holtz. Os arquitetos e a empresária já tem uma longa parceria, na qual já planejaram a reforma da loja de Sonia e continuam desenvolvendo projetos sempre que necessário. Os metais da Rocca foram as peças que mais de destacaram na opinião deles, durante a visita.

4

1 Spa Barcelona Aqualás 2 Porta Pivotante Camilotti 3 Misturador monocomando Docol – Linha Mangiare 4 Placa Bticino – Linha living 5 Ar condicionado Split – Ar quente e frio 6 Cuba de apoio Deca – Modelo meia lua

5

6

41


Flexiv Escrit贸rios de Sucesso Silvia Franzoni e Fernanda de Almeida Cassou Na foto a cliente Jaqueline Lobo da Rosa com as profissionais Silvia Franzoni e Fernanda de Almeida Cassou

42


2

1

Flexiv Escritórios de Sucesso Silvia Franzoni e Fernanda de Almeida Cassou A Flexiv Escritórios de Sucesso está sempre na vanguarda do que acontece em termos de design de mobiliário corporativo no país. O principal objetivo da marca é atender as necessidades das empresas no que diz respeito à praticidade, durabilidade e conforto, alinhando o design e a funcionalidade dos seus móveis. A loja lançou em setembro a Conext, uma solução para compartilhamento de telas e videoconferências integrado ao mobiliário, conferindo assim, muito mais agilidade no espaço de trabalho. Para conhecer essa e outras novidades da Flexiv, as arquitetas Silvia Franzoni e Fernanda de Almeida Cassou, do escritório SF Arquitetura, estiveram na loja acompanhadas da advogada Jaqueline Lobo da Rosa, cliente do escritório para quem já desenvolveram dois projetos, sendo o mais recente um apartamento.

3

1 Poltrona Generation Dark 2 Mesa de reunião e estante componível alta – Linha Uffizi 3 Estante Aparador triplo com portas e prateleiras – Linha DR3 4 Mesa retangular com estante componível média – Linha Estante

4

43


giro

Forma & Função FV Arquitetura

Na foto a cliente Marisa Coradin (de rosa) entre as arquitetas Michela Adriana Von Borstel, Patrícia Ribas Fouani e Joyce Martins de Castro

44


2 1

3

Forma & Função FV Arquitetura A Forma & Função disponibiliza a seus clientes um mix de marcas, produtos e soluções, desde puxadores, metais para a cozinha e banho, até maçanetas e corrimãos. Todas as peças são alinhadas a proporção, equilíbrio de formas e tecnologia, oferecendo mais qualidade e harmonia estética aos ambientes decorativos. Para conhecer um pouco mais sobre os lançamentos da loja a empresária Marisa Coradin fez uma visita acompanhada das arquitetas Joyce Martins de Castro, Michela Adriana Von Borstel e Patricia Ribas Fouani, do escritório FV Arquitetura. Desde 2008, as profissionais desenvolvem projetos para a família de Marisa e para a empresária, estão atualmente realizando a decoração de seu apartamento. 1 Puxador para armários 2 Toalheiro térmico 3 Coleção Banho Woman 4 Puxador duplo em latão cromado com vidro 5 Puxador duplo em cobre 6 Puxador duplo em latão envelhecido

5

4

6

45


giro

Interpam Iluminação Fabiana Rodrigues Strasser

Na foto a arquiteta Fabiana Rodrigues Strasser ao lado de sua cliente, a médica Adriana Vidal Schimit

46


1

2

Interpam Iluminação Fabiana Rodrigues Strasser A Interpam Iluminação, com mais de 25 anos de tradição no desenvolvimento e consultoria de projetos de iluminação, oferece a seus clientes luminárias nacionais e importadas de grandes marcas e aclamados nomes do design internacional. Para conferir as novidades, a arquiteta Fabiana Rodrigues Strasser visitou a loja, acompanhada de sua cliente Adriana Vidal Schimit, para quem já desenvolveu vários projetos, que incluem sua clínica médica e sua residência. No momento, Fabiana está acompanhando o projeto da nova clinica de Adriana e encontrou na Interpam uma linha técnica perfeita para a iluminação de ambientes.

3

1 Lustre Beveled Arcs 2 Abatjour Beveled Arcs 3 Abatjour Allegretto 4 Abatjour Vila Vista 5 Arandela Vision, da Delta Light

5 4

47


giro

Livemax Automa巽達o e Cinema Residencial Priscilla M端ller

Na foto a arquiteta Priscilla M端ller Crivellaro ao lado de sua cliente Marisa Abila

48


1

2

Livemax Automação e Cinema Residencial Priscilla Müller Reconhecida pela excelência em produtos de áudio e vídeo, a Livemax Automação e Cinema Residencial disponibiliza equipamentos que se encaixam nos mais diferentes estilos de decoração. Especializada em desenvolver projetos personalizados, seus equipamentos são referência em publicações nacionais e internacionais. A arquiteta Priscilla Müller Crivellaro e sua cliente Marisa Abila, para quem a profissional desenvolveu dois projetos, visitaram o showroom da loja, onde conheceram as novidades em tecnologia. 1 Caixa Acustica 802 Diamond 2 Toca Disco Clearaudio 3 Projetor SIM2 – Nero 4 Meridian Sooloos App

3

4

49


Michelangelo Belisa e Rosi Guelmann

Na foto a dupla de profissionais Belisa e Rosi Guelmann com a cliente Val Bievus (a direita)

50


1

2

3

4

Michelangelo Belisa e Rosi Guelmann A Michelangelo Mármores e Granitos está com novidades, entre elas a linha Platinium, em tons de bronze e cinza, e também o Mármore Bronze Colemandina. Além de oferecer diversos tipos de mármores e granitos, a empresa também faz o serviço de colocação e impermeabilização das peças. Com cliente Val Bievus, as profissionais Belisa e Rosi Guelmann, do escritório RG Arquitetura e Interiores, visitaram a loja com o objetivo de escolher peças que confiram um acabamento sofisticado à residência da cliente. Val contratou a arquiteta e a decoradora para a reforma de sua casa, que ainda está no início. 1 Mármore Bronze Armani 2 Mármore Napoleon Bourdeaux 3 Mármore Botticino Nuovo 4 Mármore Ciocolato 5 Onix Strito 6 Onix Caramel Orange 7 Onix Rosso Extra

6 5

7

51


PersĂŠpolis Tapetes e Carpetes Joseane Althoff

Na foto a cliente Marcia Cruz ao lado da arquiteta Joseane Althoff

52


1

2

4

Persépolis Tapetes e Carpetes Joseane Althoff Com 25 anos de tradição e qualidade, a Persépolis Tapetes e Carpetes apresenta a mais ampla variedade de tapetes de todos os países do Oriente, além de fornecer a seus clientes a limpeza e a restauração das peças. A loja recebeu a visita da arquiteta Joseane Althoff e de sua cliente Marcia Cruz, para quem a profissional já desenvolveu três projetos, além de uma obra que iniciará ainda neste ano. 1 Tapete Patchwork de origem Iraniana 2 Tapete Kermansha 3 Zigler – Tapetes Persas 4 Tapete Patchwork de origem Iraniana com pedaços de Kelim

3

4

53


giro

Raffinato Herivelto Yuri

Na foto a empresรกria Claudete Maria Matos, ao lado do designer Herivelto Yuri

54


1

2

3

Raffinato Herivelto Yuri Associada ao NPDD desde 2007, a Raffinato se destaca como referência em móveis e objetos de alta decoração. A loja trabalha com peças de própria criação, além de sofás e móveis de alto padrão de marcas conceituadas no mercado decorativo. Com o objetivo de conhecer as novidades, o designer Herivelto Yuri visitou a loja juntamente com sua cliente Claudete Maria Matos. O profissional realiza projetos para a empresária há algum tempo, entre eles a casa de Claudete, sua fábrica e também sua loja. 1 Poltrona Marsala 2 Poltrona Campi 3 Poltrona Cielo Fixa 4 Chaise Catanzaro 5 Poltrona Lisse

5

4

55


Shadow Decor Paulo Tabajara

Na foto a empresรกria Eva Paris com o arquiteto Paulo Tabajara

56


1 2

Shadow Decor Paulo Tabajara Representante da Luxaflex em Curitiba, a Shadow Decor possui uma enorme variedade de cortinas e persianas em madeira, tecido, alumínio, além dos toldos. A empresa também confecciona almofadas e acessórios, sempre preocupada e comprometida em oferecer a melhor qualidade e acabamento a seus clientes. Com a intenção de comprar cortinas para seu novo triplex, a empresária Eva Paris visitou a loja, acompanhada de seu arquiteto Paulo Tabajara, parceiro da marca. 1 Cortina Silhouette 2 3 Form – painés de eco-resina 3 Cortina Parametre Luxaflex 4 Cortina Pirouette - Luxaflex 5 Country Woods

4 3

5

57


Ton Sur Ton Persianas Alessandra Gonรงalves Gandolfi Na foto a cliente Ana Paula Pelanda com a arquiteta Alessandra Gonรงalves Gandolfi

58


1 2

Ton Sur Ton Persianas Alessandra Gonçalves Gandolfi Há mais de 20 anos a Ton Sur Ton Persianas é referencial em bom gosto e qualidade. Oferece a seus clientes cortinas e persianas de vários modelos e marcas, sendo todas peças sofisticadas, ideais para complementar ambientes decorativos. Cliente da loja, a empresária Ana Paula Pelanda, acompanhada de sua arquiteta Alessandra Gonçalves Gandolfi, fez uma visita ao showroom para conhecer as novidades e aproveitou a oportunidade para comprar algumas peças. Alessandra desenvolveu um projeto para a casa de Ana Paula, que agora, já está nos acabamentos.

3

1 Cortina Silhouette Originale 2 Persiana Metais Preciosos 3 Cortina Duette Sheer Visuale 4 Cortina Pirouette Satin

4

59


Nyhavn, região popular de Copenhague foto Saket Vora

Rota

do Design

design fotos Divulgação

Escandinávia A Revista Núcleo continua o ciclo de matérias em que o tema é o design mundial. Nele faremos um tour por cidades onde se cria, fala e faz-se design de excelência. Nesta edição, fique por dentro do que acontece em Oslo, Copenhague e Estocolmo, capitais escandinavas. Paris, Barcelona, Milão... As mais belas cidades européias são famosas por poderem ser exploradas não de carro, não de metrô, mas a pé. Em Oslo, Copenhague e Estocolmo, as coisas não poderiam ser diferentes. As capitais da Noruega, Dinamarca e Suécia, respectivamente, formam a Escandinávia, uma região geográfica e histórica do norte do continente. O início do século 20 ficou marcado na história da Escandinávia como época de surgimento de uma nova geração de arquitetos. Esta geração passou a pensar não apenas na construção de edifícios, mas em todo o design de seu interior. Desde os anos 30, o design escandinavo se destaca não apenas pela funcionalidade das peças, mas também pela simplicidade de suas formas, durabilidade e sustentabilidade. Os móveis criados por profissionais originários da Dinamarca, Suécia e Noruega, reconhecidos mundialmente por seu 62

Um verdadeiro clássico do design contemporâneo, a Poltrona Egg foi desenhada pelo dinamarquês Arne Jacobsen


Karl Johans, a principal rua de Oslo foto Jenny Hoff

Da norueguesa Vibeke Skar, o pendente Lily

O trabalho mais emblemático do designer norueguês Sigurd Resell, a cadeira Falcon

A cadeira Eva da dupla de designers noruegueses Anderssen & Voll

design inovador, jamais passam despercebidos em um ambiente. Um ilustre exemplo é a poltrona Egg, do renomado designer dinamarquês Arne Jacobsen, que alia ousadia e modernidade a conforto e praticidade desde os anos 50, quando foi criada, até os dias de hoje.

A visão noturna de Oslo

OSLo Centro cultural, científico, econômico e sede do governo da Noruega, Oslo é relativamente pequena se comparada a outras cidades européias. Bela e tranquila, a capital norueguesa oferece a seus habitantes um excelente padrão de vida. Famosa por suas belezas naturais, Oslo é cercada de florestas, lagos e ilhas. Por não possuir grande extensão territorial, uma ótima alternativa para conhecer a cidade é realizar passeios a pé ou de bicicleta. Mas para os que não gostam de caminhar ou de se exercitar, o transporte público é altamente eficiente.

foto Nora Andresen

63


O pendente BPL da designer sueca Camilla Diedrich

Estocolmo

Entrada do Palácio Real de Estocolmo

A elegante cidade de Estocolmo, capital da Suécia, é destino de turistas de todo o mundo e sede do governo. É composta por 14 das 24 mil ilhas que compõe o arquipélago de Estocolmo. Os moradores da capital costumam ir para suas casas de campo durante o verão, mas os turistas que gostam de ar puro podem admirar o céu azul, as belas paisagens e a arquitetura moderna da cidade em gostosas caminhadas, características a turistas que tem a Europa como destino. As ilhas, interligadas por pontes, podem também ser exploradas por balsas.

A criação do designer sueco Stefan Borselius, a poltrona Oppo

Visão de Gamla Stan, a cidade antiga de Estocolmo

O armário Weave, peça do designer sueco Lukas Dahlén

Copenhague A capital da Dinamarca é uma mescla do clássico com o contemporâneo. Construções antigas - incluindo castelos - e prédios de design moderno compõem a imagem da cidade. O charmoso centro histórico abriga lugares que chamam a atenção dos turistas. Um exemplo é o Porto Novo, também chamado de Nyhavn, onde estão localizados diversos bares e restaurantes. Bem como na maioria das capitais da Europa, as atrações turísticas de Copenhague ficam próximas uma das outras. Sobre a mobilidade urbana, apesar de o sistema de transporte público ser excelente, boa parte da população prefere utilizar a bicicleta.

Do designer dinamarquês Hans J. Wegner, a cadeira Wing

A cadeira Formiga, do arquiteto e designer dinamarquês Arne Jacobsen

64

Por Arne Jacobsen, o sofá Swan


n.casa

casa

Conforto Os pisos aquecidos, encontrados na Tech House, estão em evidência, em parte pela vantagem de não ocupar espaço e ficar totalmente invisível no ambiente, ao contrário dos aquecedores eletroportáteis. Esse tipo de calefação é de rápida e prática instalação, com um acabamento elétrico de própria finalidade, instalado sob o revestimento. O aquecendo começa no piso e envolve todo o ambiente.

Reinvenção Com cúpulas de linho texturizado e detalhes em metal, o lustre Staccato Gold, da Fine Art Lamps, foi finalizado em pátina de folha de ouro polido. A peça é considerada uma reinvenção de um lustre tradicional, trazendo um ar elegante ao ambiente. Na Interpam Iluminação.

Luminette A cortina Luminette, da Luxaflex, disponível na Ton Sur Ton Persianas, valoriza os projetos com sofisticação e elegância. Ela é ideal para compor grandes janelas e vãos de passagem, e seu design remete ao das cortinas tradicionais, sem perder a praticidade presente nas persianas. Seu motor que opera em 12V, com um transformador integrado em sua fonte, o que possibilita o acionamento de um sistema que permite bascular as lâminas e recolher a cortina. BiVolt, a Luminette é ligada diretamente na tomada.

Aconchegante O recamier Memory da Vila Sierra Interiores revela traços delicados e ao mesmo tempo elegância e aconchego. A peça pertence à coleção Clássicos da marca e tem acabamento sofisticado. Um complemento essencial a ambientes com decoração tanto tradicional como moderna.

66


Praticidade A Linha Casa, da Forma & Função, conta com uma variedade de peças repletas de design e elegância. São chuveiros, misturadores, torneiras e acessórios assinados por designers renomados e todos com a qualidade de metais de primeira linha.

Moderno Com acabamento contemporâneo, o sofá Play, da Ton Sur Ton, é puro detalhamento. A peça possui costuras espessas ao redor das almofadas, pés de metal e apoio para a cabeça regulável. Um diferencial neste modelo é que a versão de canto ainda possui a estação de dock, com alto-falantes ocultos.

Camurça Com acabamento cromado e revestido em camurça marfim, o lustre da Decorlucce Iluminação é sofisticado e leva um toque delicado ao ambiente, pela presença de cristais fumê. A peça tem versatilidade e pode ser utilizada para compor decorações que vão do clássico ao contemporâneo.

Parceria Desde 2009, a Animale e a Dell Anno investem na sincronia entre o vestuário e o mobiliário. Entre diversas estampas pertencentes à coleção verão 2013 da grife, a Ashanti foi a escolhida para ser o destaque também entre os móveis planejados. A moda e o design de interiores sempre mantiveram uma conexão, que nos últimos anos vem se transformando em fascinação de ambas as partes.

‘‘

Em primeiro plano é preciso avaliar o perfil do proprietário, respeitar as necessidades, estilos e costu-

mes. Acredito que para o sucesso de um projeto residencial nos dias atuais o ponto principal é o equilíbrio e o bom gosto, sendo que ter bom gosto para morar não é sinônimo de espaço ou dinheiro. Considero importante unir meio ambiente, recursos tecnológicos, conforto e aconchego, tornando o espaço uma atmosfera clean e iluminada, fruto de uma arquitetura estudada, tranqüila e simplesmente elegante.”

Anne Caroline Taborda - Arquiteta

67


n.eco

eco

Funcional Com o objetivo de preencher e dividir espaços, o closet ecologicamente correto é o novo projeto da Florense Casa & Complementos. Construído com placas de madeira extraídas de reflorestamento credenciado, a novidade tem como característica marcante a funcionalidade, facilitando a organização de roupas e calçados. É enriquecido com acessórios internos como luminárias automáticas, gavetas revestidas em couro têxtil, porta-jóias, divisões para peças íntimas e fechadura digital. Luxo e praticidade em perfeita sintonia com a ecologia.

Green Light A linha Green Light da Crestron é um sistema projetado para controlar a iluminação e minimizar o gasto de energia. Desligar automaticamente as luzes de ambientes desocupados e equilibrar a luz do espaço são vantagens do lançamento. Comunhão entre tecnologia e sustentabilidade, a nova linha pode ser encontrada na Livemax Automação e Cinema Residencial.

Luminosidade Ecologicamente correta, a Luxaflex disponibiliza a Duette Architella Illumicell, uma persiana cheia de requinte e elegância. Composta por fibras de bambu e com o verso em tecido branco, a peça ajuda na reflexão solar e proporciona maior luminosidade ao ambiente. Na Jô Martins Persianas.

Palha Da Inove Decoração + Design e assinada pelo designer Marcel Breuer, a cadeira Cesca carrega o conceito sustentável pelo fato de ser estofada em palha cor natural. Disponível nas opções com ou sem braço, a peça tem um visual arrojado e elegante, conferindo um charme particular a qualquer décor.

68


Ecopiso Sempre alinhada com as tendências em pisos e revestimentos para casa e ambientes comerciais, a Natur lança a coleção Ecopiso Demolição. Com um novo acabamento: Carbonizado, está disponível nos padrões Sucupira e Tauari, perfeitos para ambientes clássicos ou contemporâneos.

Verniz Eco A Sparlack está com lançamento do Cetol Base Água, o verniz de alto desempenho agora em uma versão ecologicamente correta. Sua fórmula proporciona uma película flexível que não trinca e não descasca, além de acompanhar os movimentos da madeira, ter secagem rápida e durabilidade de seis anos. A novidade está disponível na Loja Cor Diprotec.

Detalhada Da Vila Sierra Interiores, a estante composta por madeira de reflorestamento explora o conceito ecológico, que foge do padrão tradicional com várias gavetas e muitos detalhes. Cheia de charme, a peça é a união de consciência sustentável e beleza.

Sustentável Representado pela Zilda Fraletti Galeria de Arte, o artista plástico mineiro Menote Cordeiro manifesta seu fascínio por cores e elementos da natureza em suas obras extraordinárias, em que aborda conceitos sustentáveis.

‘‘

Sustentabilidade é a palavra do século 21 e não se trata de algo passageiro. A vantagem em trabalhar de uma maneira

ecologicamente consciente no desenvolvimento de nossos projetos é saber que estamos contribuindo para um mundo melhor e

que nossos clientes também se beneficiem de espaços mais confortáveis, com baixas taxas de resíduos poluentes. Nos projetos de

interiores a abordagem é, principalmente, com relação aos materiais de acabamentos. Conhecer o ciclo de vida do material especificado, trabalhar materiais regionais que contribuem para o menor impacto ambiental e, diretamente, valorizam a economia

local. Isso também é ser sustentável. Alguns materiais já possuem selo de garantia o que faz com que o conceito de sustentabilidade influencie desde a produção até o produto final e, é claro, o dia a dia dos nossos clientes.” Clarice Volpi Cassilha e Simone Volpi Zoller - Arquitetas

69


Para a coluna Inside, o designer Marcos Soares abriu as portas de seu escritório, dando seqüência à proposta de revelar “o que seu espaço de trabalho pode falar sobre você”. fotos Marcelo Stammer

Marcos Soares Reflexo de seu estilo e personalidade, o arquiteto Marcos Soares reuniu estética contemporânea, funcionalidade e requinte para dar forma ao seu ambiente de trabalho. Já na entrada com um único olhar é possível delimitar todas as particularidades do espaço. Pinceladas em tons claros e puros proporcionam um ar mais clean e realçam a visualização do décor perante os objetos de criação. Para deixar o escritório mais descontraído, um acervo com trabalho de artistas contemporâneos e cheios de cor faz um mix com antiques e peças étnicas.

70


71


especial

gourmet Neste Especial Gourmet, uma seleção de produtos e serviços para este “novo” espaço da casa, que tem a verdadeira vocação de reunir os amigos e celebrar os bons momentos da vida.

especial

Projeto da designer Gisele Busmayer foto Gerson Lima


e.GOURMET

especial

Luxo

Glauco Menta

Trazendo a sensação de pedra lapidada e a nobreza do mármore, o novo acabamento Pietra Bianco, exclusivo da Bontempo, é um sinônimo de luxo na decoração. Faz referência ao desenho da pedra natural oferecendo sofisticação a um ambiente, que além praticidade também exige beleza.

O prato pintado pelo artista Glauco Menta é um destaque na Zilda Fraletti Galeria de Arte. Básica, porém divertida, a peça traz um diferencial no décor do espaço, despertando interesse e surpresa de quem a vê. Pode ser usada em cozinhas, tanto com decoração tradicional, como contemporânea, por apresentar cores coringas.

Contemporâneo Com design inovador, a Everstone é uma das líderes mundiais na fabricação de porcelanatos, mosaicos de vidro, pedras naturais e metais, todos aliados à melhor qualidade e acabamento. Com peças que se encaixam perfeitamente na contemporaneidade, a marca aposta na variedade e na criatividade de seus produtos. Na G. Baraldi Revestimentos.

Style Uma ótima opção para os espaços gourmet são os pendentes nas bancadas que dividem ambientes. A peça de cristal conhaque tem o formato de uma taça da bebida e é um toque perfeito para um ambiente decorado com sofisticação. Sem muitos detalhes, o pendente tem fácil manutenção, imprescindível em um ambiente de manipulação de alimentos. Na Decorlucce Iluminação.

74


CaesarStone Presente na Stone Gallery, o CaesarStone é uma ótima opção para os profissionais. Por apresentar variedades de usos e aplicações, as peças se encaixam perfeitamente nos ambientes. Feitas de quartzo da melhor qualidade, as placas são fáceis de transportar, instalar e manter.

High tech A sofisticação das cozinhas da Florense Casa & Complementos sem dúvida confere luxo a qualquer espaço gourmet. Além de um visual impactante, a alta tecnologia também é uma aliada dos consumidores mais exigentes. Gavetas automatizadas, luminárias internas e outros itens, juntamente com o nobre acabamento, chamam a atenção de quem gosta de funcionalidade e beleza.

foto Nizo Gomide

White Com tampo central quadrado e em grande tamanho, esta cozinha da Dell Anno valoriza a integração. A parte da pia em balcão separado e o sobre tampo elevado para dois tipos de cooktops facilitam na hora do preparo dos alimentos. As linhas retas, os acabamentos inusitados e o branco puro valorizam ainda mais o ambiente.

Crystal Glass As pastilhas de vidro oferecem um acabamento superior em relação às pastilhas de porcelana, pois seu aspecto visual não se altera com o passar do tempo, permanecendo com seu brilho e cores originais. São aplicáveis em ambientes internos e externos, secos e molhados, em superfícies planas ou curvas. Na Pastilhart encontra-se a linha importada Crystal Glass, com mais de 30 cores, conferindo um toque a mais de sofisticação ao ambiente.

75


Cuisine Elegante e com acabamento perfeito para locais que envolvam alimentos, a CaesarStone traz praticidade tanto para ambientes residenciais, como para bancadas em cozinhas empresariais. Sofisticada e com um charme particular, a peça composta de quartzo pode ser encontrada na Stone Gallery.

Fiugi Com estrutura em ferro, revestimento em junco e assento estofado em trama de junco, a Banqueta Fiugi é uma peça indispensável para um ambiente gourmet. Disponível na Raffinato, traz uma incrível praticidade na hora de receber os convidados.

Rolô Uma solução moderna para a decoração em janelas maiores é a cortina rolô quantum, que pode ser encontrada em tecidos de três categorias: decorativas, funcionais e opacas. A peça bloqueia os raios solares, protegendo o mobiliário, contribui para o controle de luminosidade e para o conforto térmico do ambiente. Na Jô Martins Persianas.

Jader Almeida A Banqueta 102 assinada pelo renomado designer Jader Almeida acrescenta design às áreas gourmets. É composta por estrutura em madeira maciça e junções em finger joint. O assento e encosto são estofados e a peça apresenta um sistema de travamento dos pés em inox polido. Na Ton Sur Ton.

76


LORENSQUARE REQUINTE

COZINHA GOURMET

MISTURADOR MONOMIX 4257 C67

www.morarmais.com.br

MECANISMO MONOMIX ESCOLHA GRADUAL DA TEMPERATURA EM 1/4 DE VOLTA

WWW.LORENZET TI.COM.BR


Na foto, Gil Ferrucci e Léo Pletz

Design entrevista fotos Marcelo Stammer

A mostra Morar Mais por Menos chega a sua 6ª edição e expõe ambientes requintados que cabem no bolso Um dos eventos mais importantes da área de arquitetura e decoração, a Morar Mais por Menos Curitiba chega a sua 6ª edição. O evento, que apresenta soluções que tornam o design de interiores mais acessível e criativo, acontece entre os dias 31 de outubro e 30 de novembro em um imóvel no bairro Alto da XV. O evento busca aplicar os conceitos de sustentabilidade, brasilidade e tecnologia, com a criação de ambientes de bom gosto com o melhor custo-benefício. Para esta edição, os profissionais que assinam os espaços têm o desafio de imprimir singularidade com requinte. O diferencial da mostra consiste na harmonização de elementos sustentáveis, customizados e industrializados e também na mescla de peças acessíveis, sustentáveis e sofisticadas.

78

O imóvel que abriga a mostra tem dois mil m² de área externa e 750 m² de área interna. No total, serão projetados 43 ambientes assinados por mais de 60 profissionais, dentre arquitetos, designers e paisagistas. Além de incorporar ambientes adaptados para portadores de necessidades especiais, a casa também contará com elevadores especiais para permitir e facilitar o acesso de pessoas com deficiência física, dificuldades de locomoção e idosos. Para as crianças, um ambiente especial está sendo preparado. A Revista Núcleo apresenta a seguir uma entrevista exclusiva com o arquiteto Léo Pletz e o advogado Gil Ferrucci, licenciados da mostra em Curitiba.


Qual o conceito da mostra? A Morar Mais por Menos é um evento de arquitetura, design, decoração, paisagismo, gastronomia e moda. Na mostra é possível perceber a observação de importantes pilares conceituais de sustentabilidade, brasilidade, customização, vendas, tecnologia e inovação, trazendo do mercado o que existe de mais justo comercialmente para se investir em ambientes que observem a tendência arquitetônica e decorativa mais próxima da sofisticação possível, sem jamais deixar de lado o comprometimento com a realidade. Quais as mudanças que a Morar Mais por menos traz em 2012? A principal mudança é a introdução do conceito de luxo e sofisticação acessíveis. A intenção da mostra em 2012 é apresentar aos visitantes boas ideias para decorar a casa com sofisticação e bom gosto com o melhor custo-benefício. Além disso, teremos diversas atrações musicais para animar o evento; um simpático bistrô que será o ponto de encontro para os amantes da boa conversa, da gastronomia e do convívio social. A curadoria das arquitetas Márcia Helena Guimarães e Ivana Malczewski, que irão orientar os profissionais participantes sobre o conceito do evento, também é uma inovação. Outra surpresa é a possibilidade de comprar um passaporte de preço único que permite a volta à mostra quantas vezes o visitante quiser.

Quais os principais conceitos trabalhados na mostra? A Morar Mais por Menos já se consolidou com os conceitos de sustentabilidade, brasilidade, customização, vendas, mais por menos, tecnologia e inovação. Agora, em Curitiba, queremos também trabalhar com a ideia de sofisticação e luxo acessíveis, mostrando que é possível criar ambientes belos e requintados com um custo viável. O que é o luxo acessível? De que maneira ele será mostrado durante o evento? O luxo acessível nada mais é do que a inclusão de produtos sofisticados com alta qualidade e design na decoração sem a obrigatoriedade de altos investimentos, mantendo a realidade de mercado. Isso é possível através da harmonização de elementos customizados e industrializados, e também da mistura de peças acessíveis, sustentáveis e sofisticadas. E esse é o principal diferencial dos projetos da Morar Mais. Qual o principal diferencial da Morar Mais em relação a outras mostras de arquitetura e decoração existentes? A principal diferença é que na Morar Mais o visitante encontra ambientes realistas, perfeitamente passíveis de reprodução fiel em residências e escritórios, sem deixar de abrir espaço para as tendências momentâneas da ar-

quitetura e do design. Em todas as edições, tudo o que foi exposto na mostra foi acompanhado do preço final, o que possibilita que o visitante realize um orçamento prévio do investimento necessário para seu projeto e a contratação de profissionais do ramo. Porque a Morar Mais é uma mostra que vende? Por que possibilita uma ótima integração comercial entre visitante e fornecedor através de nosso sistema exclusivo de reservas, que permite que o visitante adquira os produtos expostos na casa com preço especial. Além disso, quem passa pela mostra facilmente encontra todas as informações dos produtos e dos fornecedores oficiais do evento. Além de ser uma mostra que vende, a Morar Mais também preza pela transparência. Para o profissional, seja ele arquiteto, designer ou paisagista, qual a importância de participar de um evento como a Morar Mais? A Morar Mais é um acontecimento único em que o profissional apresenta seu trabalho a um grande número de visitantes e clientes em potencial, o que também oportuniza experiências e relacionamentos com empresas do setor que valorizam o vínculo comercial duradouro, bem como com todos os demais profissionais envolvidos com a área.

“A Morar Mais por Menos já se consolidou com os conceitos de sustentabilidade, brasilidade, customização, vendas, mais por menos, tecnologia e inovação.” Léo Pletz e Gil Ferrucci

Ambiente dos arquitetos Daniella Fanaya e Rubens Portella, na edição de 2011

Ambiente dos arquitetos Sandro Percicotti e Marcia Helena Guimarães

Qual a importância da mostra no circuito de eventos de decoração de Curitiba? Além de movimentar o mercado de decoração e arquitetura, a Morar Mais apresenta soluções realmente viáveis para decorar e ambientar casas e escritórios através dos conceitos diferenciados que levam ao público ideias originais de profissionais talentosos e comprometidos com o meio ambiente, com a inclusão social e com o devido respeito ao bolso do cliente. Quando a mostra chegou a Curitiba? Como foi a evolução do evento até hoje? A Morar Mais foi trazida para Curitiba em 2006 e evoluiu a cada ano com a participação crescente de profissionais e empresas do setor. Hoje já estamos na sexta edição do evento na capital paranaense e também estamos presentes em mais oito capitais.

79


Moderno

&clean

Projeto Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande fotos Roger Dipold

80


O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande receberam o desafio de transformar uma residência tradicional no lugar perfeito para receber amigos e familiares com estilo e conforto. O pedido do jovem casal de empresários, com dois filhos pré-adolescentes, foi de uma decoração clean, porém acolhedora, e com detalhes diferenciados. Localizado no bairro Campo Comprido, em Curitiba, o triplex de 450m² conta com um total de 16 ambientes e ganhou um projeto que esbanja requinte e personalidade. Os profissionais realizaram a personalização de interiores, antes e durante a arquitetura. Móveis amadeirados foram escolhidos para compor o décor que privilegia os tons terrosos e oferece conforto e requinte. As fibras naturais estão presentes no mobiliário da sala de televisão e no espaço de jantar, na base e encosto das cadeiras e em detalhes do aparador. Os objetos ganham destaque na cor vermelha, trazendo vitalidade aos ambientes. O preto aparece de forma discreta em detalhes e revestimentos nas salas e banheiros, e mais incisivamente na cozinha, que celebra o monocromático.

81


82


A fluidez e harmonia da natureza são resgatadas com as plantas e flores que agraciam os cômodos de maneira sutil e em quadros e estampas com o tema. As listras, que tomam conta dos tecidos que revestem os móveis da área externa, são relembradas no papel de parede do lavabo. O branco fosco é a base do projeto, possibilitando o uso de cores fortes no décor. As paredes ganharam pintura a base d´água, em cores neutras e off white, e todo o piso é em Porcelanato, de fácil limpeza. Contrastando com os armários em branco e bege, as bancadas são em granito na cor preta. O projeto luminotécnico foi feito de maneira a valorizar a decoração. As telas e os objetos ganham destaque com uma luz direcionada e a leitura é valorizada com luminárias específicas. A luz natural adentra o living pelas extensas portas de acesso à sacada, que também auxiliam na sensação de amplitude, integrando as duas áreas.

83


Todos os vidros da residência são da Projevidros. As louças e metais foram escolhidos na Balaroti Design. O mobiliário dos ambientes é da Saccaro e da Vila Sierra Interiores, e os objetos que compõe o layout são da Kraft – The Home Store. Os tecidos, selecionados pensando no décor de cada espaço, são da Casa Nova Interiores e as paredes ganharam tinta da Loja Cor Diprotec. A cozinha ganhou acessórios da Rudegon e, assim como o banheiro que tem acessórios da Forma & Função, foi revestida com pastilhas da Pastilhart Pastilhas e Revestimentos. Os mármores e granitos encontrados em alguns cômodos foram fornecidos pela Michelangelo.

84


Charme

Ă beira mar Projeto da arquiteta Yvone MIYamura fotos Andrea Paccini

86


Para o apartamento de 420m² localizado à beira mar do Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a arquiteta Yvone Miyamura aderiu à informalidade e elegância de maneira arrebatadora e em sintonia com a proposta de aconchego e convívio familiar. Singular, o projeto integrou não apenas ambientes, mas sim dois apartamentos. Desta forma, a residência ganhou espaços amplos que foram concebidos de acordo com o perfil do cliente - que prima pelos momentos de descanso e lazer ao lado da família. Toda a decoração foi pautada por materiais refinados e de fácil manutenção. Estratégicas doses de laranja adentraram a sala e a cozinha evocando a luz do sol e proporcionando um clima acertado para receber com bom gosto, além de constituir um layout atemporal. Para o living, madeira em tons castanhos, sofás em um sobretom mais claro e o uso pontual da cor vermelha – preferida da cliente – criam um equilíbrio moderno.

87


Em algumas áreas da casa, as paredes receberam revestimentos em papéis vinilizados e porcelanatos, que além de proporcionarem beleza, também garantiram uma gama generosa de padronagens. Diferentes texturas e acabamentos unidos pela durabilidade e facilidade de manutenção. No piso, a opção do cliente foi unificar o material utilizado em todo o apartamento. A escolha foi o granito Wave, uma pedra clara que garantiu a sensação de iluminação em todos os cômodos. Na área íntima da casa, um visual leve e acolhedor. Todos os quartos destacam uma mescla de tons pastéis. Na suíte lilás o espírito contemporâneo ganhou um toque provençal no voil florido da cortina. Todo o projeto luminotécnico foi realizado para valorizar elementos e criar cenários. Por isso, optou-se por spots embutidos, além de pendentes e plafons com design diferenciado para cada ambiente. A iluminação também foi inserida no sistema de automação, o qual permite flexibilidade conforme a necessidade.

88


89


Os móveis da área interna são das lojas Ton Sur Ton, Inove Decoração + Design, Kraft – The Home Store e Raffinato. Os móveis da área externa são da Saccaro. Os acessórios dos banheiros são da Forma & Função. Nas paredes, os papéis decorativos são da Espaço Goya e as peças de arte da Zilda Fraletti Galeria de Arte. Os tapetes de toda a casa são da Persépolis Tapetes e Carpetes e as luminárias da Interpam Iluminação. Nos quartos os colchões foram comprados na Maxflex. A cozinha, lavanderia e armários das suítes são da Florense Casa & Complementos. As louças e metais são do Balaroti Design e o painel divisório da Shadow Decor.

90


Decor

natural Projeto Elaine Zanon e Claudia Machado fotos Andrea Paccini

92


Foi pensando no conforto e no dia a dia de um casal jovem com filhos pequenos que valorizam o convívio com a natureza que a arquiteta Elaine Zanon e a designer Claudia Machado realizaram o projeto da residência de 460m², em um condomínio fechado de Curitiba. Ao todo, são 19 ambientes que traduzem a elegância e o requinte nos pequenos detalhes. A casa, conceituada para ser sustentável, possui itens que diminuem o consumo de água e energia, com o reaproveitamento de água pluvial e aquecimento solar. O projeto segue uma leitura contemporânea que pode ser vista logo na entrada - linhas retas e volumétricas e elementos horizontais valorizam a fachada. O uso de pergolados e brises ainda criam um jogo de luz e sombra, tanto interna quanto externamente, o que confere uma atmosfera interessante e moderna ao projeto. Na porção interna, o amplo ambiente com pé direito duplo de seis metros integra lareira, living e sala de jantar e conta com grandes aberturas de vidro que permitem a entrada de luminosidade natural e a visualização da piscina coberta e do jardim com araucárias.

93


Tendo a natureza como inspiração, as profissionais utilizaram peças com materiais naturais em tons natural e fendi. Entre os materiais escolhidos para compor o décor, a pedra filetada da imponente lareira foi o grande destaque, com detalhes na boca de fogo em mármore marrom imperador. Destaque-se também o piso em porcelanato presente em toda a casa, recoberto com tapetes em fios de seda. Além da iluminação natural, luminárias técnicas foram empregadas direcionadas aos objetos. Além disso, trabalhos de luz linear com cortineiros e sancas tonalizam a residência, criando harmonia e aconchego.

94


95


A requintada cozinha é da Florense Casa & Complementos, enquanto os móveis que compõem elegantemente a residência são da Saccaro e da Ton Sur Ton. Os tapetes em fios de seda são da Originale Maison, que harmonizam de forma elegante com os tecidos da Casa Nova Interiores. As peças de arte são da Zilda Fraletti Galeria de Arte. Para as janelas, persianas da Natur. Completando a ambientação, as peças de decoração foram selecionadas na Riera Sis e na Vila Sierra Interiores.

96


Contrastes à disposição Projeto Alexandre Johnsson Neves e Flavia do Amaral Santos fotos Marcelo Stammer

98


Modernidade, luxo e funcionalidade deram o tom do projeto assinado pelos arquitetos Alexandre Johnsson Neves e Flavia do Amaral Santos, para uma residência em Curitiba. Com linhas suaves e ao mesmo tempo marcantes, o projeto da AJ Neves Arquitetura e Interiores enaltece a nobreza dos materiais e usufrui do jogo de contrastes para promover uma atmosfera única ao longo dos espaços distribuídos em dois pavimentos, que totalizam 325 m². No perfil dos moradores – um casal com dois filhos - foi baseado todo o conceito do projeto. Contemporâneo, com décor estruturado para emitir o gosto e personalidade dos moradores, a estética da construção foi absolutamente remodelada. O resultado é um visual aconchegante e com amplo espaço de convívio familiar.

99


100


Clássicos do design e materiais nobres como o mármore, a madeira e o vidro transitam entre os ambientes. Todo o conjunto de nuances pensado pelos profissionais transmite sofisticação e leveza, conseguida a partir de uma cartela de cores que varia entre tons de cinza, branco e bege, em contraste com pinceladas de tons escuros que promovem equilíbrio e afinidade entre composições. Como em um verdadeiro paraíso particular, a atmosfera exibe um estilo exclusivo e um generoso pé direito que chega a medir 5,3 metros no mezanino. Na casa onde prevalece a integração dos espaços, destaca-se a cozinha e a churrasqueira que em comunhão permitem a livre circulação dos moradores e convidados. Imponente e sem barreiras, o painel em madeira escura percorre todo o estar social com portas embutidas e geometria singular, além de abrigar a lareira em mármore. O projeto luminotécnico foi concebido para garantir o efeito cenográfico às áreas sociais, permitindo a customização dos níveis de iluminação, além de aguçar as sensações de conforto e bem estar. Para os cômodos funcionais, a luz se dispõe de forma mais intensa, contribuindo para formação de pontos focais específicos.

101


São da Forma & Função os acessórios da churrasqueira, assim como o guarda corpo e corrimão. Os colchões são da Maxflex. A Balaroti Design forneceu todos os materiais de acabamento e a Interpam Iluminação toda a iluminação. O mobiliário solto presente nos espaços internos é das lojas Inove Decoração + Design, Kraft the Home Store e Ton Sur Ton. É da Vila Sierra Interiores o mobiliário da área externa. Todas as pastilhas em vidro são da Pastilhart Pastilhas e Revestimentos e os tapetes da Originale Maison. A NPK Mármores forneceu os mármores, granitos e silestone. As persianas e o piso em madeira são da Shadow Decor. Os tecidos para xales e colchas são da Casa Nova Interiores.

102


Núcleo

em festa fotos Gerson Lima

evento Mais de 150 profissionais de arquitetura e decoração estiveram no lançamento da 27ª edição da Revista Núcleo Decor, que aconteceu na loja Dell Anno, em agosto. A prestigiada edição contou com nomes de peso do mercado, que abrilhantaram a edição e a festa, que teve a ambientação assinada pela arquiteta Ivângela Curra.

2 1

3 4

104


6 5

7

8

9

10 11

12 1 Da diretoria do Núcleo, Marilda Pereira, a arquiteta Caroline Andrusko, a proprietária da Dell Anno, Giorgine Biff e a arquiteta Janaina Luana 2 A arquiteta Ivângela Curra 3 O arquiteto Luiz Maganhoto, a presidente do NPDD, Eviete Dácol, a arquiteta Ivângela Curra e o designer Daniel Casagrande 4 Célia e Ronaldo Duschenes, empresários da Flexiv 5 A arquiteta Viviane Tabalipa, o publisher Eduardo Canto e a presidente do NPDD, Eviete Dácol 6 A arquiteta Calina Mussi e a designer de interiores Beth Egas 7 Ivânia Valdemarca e o arquiteto Gustavo Pinto 8 As designers de interiores Jane Rocha e Suely Ruon 9 O designer Daniel Casagrande e a empresária Edilene Riera 10 As arquitetas Fernanda Rocha Loures, Tatiana Marcassa e Val Ruon 11 As arquitetas Renata Pisani e Viviane Loyola com a empresária Sônia Elias (centro) 12 O arquiteto Joaquim Guimarães e a designer de interiores Silmara Pimpão 105


n.Agenda

agenda

Digital Crystal: Swarovski O Design Museum de Londres apresenta a mostra Digital Crystal: Swarovski com peças e instalações de alto design. A exposição conta com projetos assinados por 15 designers de países distintos, comissionados pela marca austríaca durante a última década. Entre eles, Ron Arad, Maarten Baas, Random International, Yves Béhar, Troika e Fredrikson Stallard. Com peças criadas para exprimir concepções radicais e futuristas, o evento traz a reflexão sobre a natureza mutável e o relacionamento do homem com objetos e o tempo. A mostra irá até janeiro de 2013. designmuseum.org

Casa Híbrida Entre os dias 19 de agosto e 23 de novembro, o Senac realiza em São Paulo o Design Essencial 2012, em 18 unidades da capital e do interior do Estado. Serão workshops, exposições, palestras e várias atividades voltadas a arquitetos, designers, decoradores, lojistas, indústrias do setor, estudantes e professores, com o tema Casa Híbrida e tudo sob a consultoria do arquiteto e designer Guto Requena. www.sp.senac.br

Biennale

Pop Arte

Common Ground é o tema da 13° Bienal de Arquitetura em Veneza, na Itália, que acontece entre os dias 29 de agosto e 25 de novembro. Esta edição tem o objetivo de estimular os arquitetos a reagirem contra ações individuais e isoladas e aplicar um espaço coletivo. Com curadoria de David Chipperfield, são 69 projetos de 55 países participantes espalhados por 10 mil m², que vão do Central Pavilion no Giardini até o Arsenale. O Brasil será representado por Márcio Kogan e Lúcio Costa. www.labiennale.org/en/architecture

A exposição “América do Sul, a Pop Arte das Contradições” traz à tona o movimento Pop Art nos dois países durante a década de 1960, reúne mais de 80 trabalhos de profissionais renomados no cenário artístico nacional e internacional. Entre eles, Claudio Tozzi, Nelson Leirner, Wesley Duke Lee, Samico, Antonio Dias, Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Décio Pignatari, Antonio Berni, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Artur Barrio. Com início na primeira semana de outubro, a mostra se estende até 20 de janeiro de 2013. www.museuoscarniemeyer.org.br

O chique que cabe no bolso O Morar Mais por Menos é um evento com o objetivo de reunir profissionais qualificados, soluções criativas e ideias inovadoras que pudessem criar uma decoração de interiores sofisticada com custo acessível. Criada em 2004, a mostra acontece em 10 cidades por todo o Brasil e em diferentes datas. Em Curitiba, a 6°edição acontecerá entre os dias 31 de outubro e 30 de novembro em um imóvel no bairro Alto da XV.

106


semana D design e inovação

especial

Reconhecido por suas inovadoras criações, Giovannoni é respeitado por sua contribuição ao design mundial, o que inclui seu primeiro projeto para a indústria, a série Girotondo, para a Alessi. Entre os objetos desenhados por ele, se tornaram genuinamente populares, o banquinho Bombo e as louças de banheiro Alessi, recordistas de vendas em todas as partes do globo.

C

uritiba sediou na primeira semana de outubro a segunda edição da Semana D, evento de abrangência nacional baseado nas grandes semanas de design que acontecem fora do Brasil. Diversos profissionais de renome internacional estiveram presentes na semana de palestras, workshops, mesas redondas e almoços, que teve como tema “Criatividade, Inovação e Negócio”. A intenção da Semana D, onde foram discutidos temas como design, cultura, criatividade, economia, inovação, urbanismo e artes, era colocar o design como centro de debate na capital paranaense. Cerca de 10 mil pessoas foram atingidas ou se envolveram de alguma forma. Realizado pelo Centro de Design e pela Prodesign PR, o evento ainda contou com ações paralelas na cidade, como atividades de moda e exposições. Entre os profissionais que estiveram presentes na Semana D, está o conceituado designer italiano Stefano Giovannoni, que abriu o evento com a palestra “Criatividade e a Produção do Design Italiano”. De acordo com Ana Brum, diretora técnica do Centro de Design Paraná, “um evento como a Semana D mostra a vocação que Curitiba tem para o design, seja pelas iniciativas já desenvolvidas, pelo repertório de escritórios atuantes ou pela sua história acadêmica na área”. Ana ainda enfatiza que o evento foi uma excelente oportunidade tanto para estudantes quanto para quem já está no mercado de trabalho. “Os estudantes foram beneficiados com uma vasta programação, enquanto os empresários entraram em contato com experiências reais de inserção do design nos negócios”.

Stefano Giovannoni

“Um evento como a Semana D mostra a vocação que Curitiba tem para o design, seja pelas iniciativas já desenvolvidas, pelo repertório de escritórios atuantes ou pela sua história acadêmica na área” Ana Brum diretora técnica do Centro de Design Paraná

As ações foram realizadas no CIETEP – Federação das Indústrias, no Memorial de Curitiba, no SESC Paço da Liberdade, na FNAC, no Solar do Rosário, na Unicuritiba e no Estação Business School. As ações paralelas aconteceram em diversos locais, como lojas, associações e universidades.

107


Eles já conquistaram Profissionais de destaque do NPPD participaram da ação “Já Conquistei”, nas lojas associadas ao Núcleo Viajar é uma fonte para profissionais de interiores reciclarem seus conhecimentos, buscarem inspiração e atualização. O resultado de uma viagem é facilmente percebido em projetos mais conectados com as tendências mundiais, cheios de vanguarda. É proporcionando oportunidades de ampliar horizontes que o NPDD agradece a fidelidade. Em pequenos eventos, as lojas associadas ao Núcleo receberam alguns dos mais importantes profissionais de arquitetura e decoração do Paraná. A iniciativa faz parte da ação “Já Conquistei”, que numa ação conjunta brinda e parabeniza o resultado desta parceria de sucesso, fortalecendo o relacionamento entre as lojas associadas e profissionais de interiores.

108


2

1

3

4

6

7

5

8

9 BONTEMPO (fotos Marcelo Stammer / Cesar Augusto Stefanello) 1 Ivania Valdemarca com a arquiteta Denise Leal Ribas 2 A empresária Ivania Valdemarca entrega o vaucher para a arquiteta Camila Pesenti 3 As arquitetas da Studio Archi, Andrea Pereira e Juliana Stocco, com a coordenadora de vendas Micheli Ascoli DecorlUcce IlUminaÇÃo (fotos Inez Sallum Photographer) 4 A designer Laudicéia Comelli e a arquiteta Claudia Sovierzoski 5 A arquiteta Sônia Araújo Decormade Living (fotos Paulo Pomkerner) 6 O decorador Lupercio Manoel e Souza e a designer de interiores Beth Egas 7 Maria Bond Schwartzburd e Fernanda Cassou da SF Arquitetura 8 Lislie Olegario e Maria Bond Schwartzburd Interpam IlUminaÇÃo (foto Andrea Paccini) 9 Com Simone Yared, da Interpam Iluminação, as arquitetas Mônica Belich Katz, Ana Leticia Virmond, a decoradora Melissa Dallegrave e a arquiteta Giuliana Soncin 109


1 2

3

4

6

9

7

5

8

10 EspaÇo GoYa (fotos Alex Trinks) 1 A engenheira e decoradora Margit Soares 2 O arquiteto Felipe Bender 3 A arquiteta Juliana Longo Raad Florense EscritÓrios e Coletividade (fotos Cristiane Schimidt Dessoy) 4 Romulo Eble de Sena e a arquiteta Bárbara Sganzerla Florense HOME (fotos Neto) 5 Do Escritório Campanelli & Sano, Lisandrea Campanelli e Andrea Sano 6 Tatiana Dallacorte da Florense, Rafael Egg e Eliana de Carvalho Cunha da Anverso Arquitetura e Leandra Calcagnotto 7 Carla Kiss, com Fábio Zuquetto e Leandra Calcagnotto da Florense G. Baraldi Revestimentos (fotos Hilton Ahrens) 8 Ana Vilas Boas e Claudia Baggio 9 Adriana Baraldi recebe as decoradoras Rosi e Belisa Guelmann 10 A arquiteta Yvone Miyamura e Adriana Baraldi

110


1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 11 Inove Decor + Design (fotos Flávio Ribeiro) 1 Maria Elisa Zagonel e Isis Ferraz 2 Com Eviete Dacol, da Inove, as arquitetas Fernanada Borio e Mariana Stockler 3 As arquitetas Samara Barbosa e Michelle Krauspenhar 4 As arquitetas Tatiana Marcassa e Patricia Cassol Inove Empresarial 5 Vania Regina Toledo Martins com Eviete Dacol 6 Helaine Góes Pinterich, da Esphera Arquitetura JÔ Martins Persianas (fotos Janaína Vilas Boas) 7 Jô Martins com a arquiteta Fernanda Rocha Loures Jung 8 Jô Martins e a decoradora Angela Russi 9 Andreia Dallarosa, da Jô Martins, com o arquiteto Jorge Elmor NatUr (fotos Marcelo Stammer) 10 Ana Maria Schonhofen, representando Christian Schonhofen, com Claudio Warkentin, da Natur 11 A arquiteta Zirnai Gomes e Claudio Warkentin 111


3

1

2

4

6

5

7

8 OriginaLe Maison (fotos Gerson Lima) 1 A arquiteta Vivian Lazzarotto 2 A arquiteta Fabiola Colombo Mourão 3 O arquiteto Luiz Mori PlacoCenter e AdamUs DrYWall (fotos Marcelo Stammer) 4 Fernanda Pichel e Maximiliano Scandelari, ao lado do gerente comercial Rômulo França 5 O empresário Rodrigo Ramalho com Denise Prado, da Prado e Rosa Arquitetos 6 A arquiteta Mariana Paula Souza e Rodrigo Ramalho Projevidros (fotos Rodrigo Ramirez) 7 Com Marilda Pereira (centro), a decoradora Gisele Busmayer e as arquitetas Calina Mussi, Eliza Schuchovski e Caroline Andrusko RUdegon (fotos Rodrigo Ramires) 8 As arquitetas Viviane Loyola, Renata Mueller e Nathalia Locks de Loyola 112


1

2

3

4

6

9

7

5

8

10 Michelangelo (fotos Andrea Paccini) 1 Simone Kovalhuk com a arquiteta Jaqueline Zeni 2 Com Simone Kovalhuk, a designer Claudia Machado e a arquiteta Elaine Zanon, do escritório Elaine Zanon e Claudia Machado Arquitetos Associados Raffinato (foto Cynthia Bondan) 3 A arquiteta Luciana Costin Tech HoUse (fotos Luciano Elias) 4 Os empresários Igor e Leticia Kaufeld com Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande 5 Com a arquiteta Priscilla Rispoli, Igor e Leticia Kaufeld Ton SUr Ton e Ton SUr Ton Persianas (fotos Luciano Elias) 6 As arquitetas Bianca Lombardi, do escritório Lupatini Lima Ramos e a arquiteta Rosa Dalledone 7 Sônia Elias com o arquiteto Roberto Amaral da Cunha 8 Edison Vello e Claudia Horta 9 A decoradora Yara Mendes 10 Sônia Elias recebe a arquiteta Mauren Granzotto 113


3

1

2

4

6

5

7

8 ShadoW DECOR (fotos Mauricio Klassen) 1 Voldemar Klassen recebe os arquitetos Luize Bussi e Leonardo Muller 2 Voldemar Klassen com a arquiteta Olga Bergamini Kraft - The Home Store (fotos Eduardo Macarios) 3 Eliane Macedo com Paulo Strasser, representando Fabiana Rodrigues 4 Eliane Macedo, da Kraft, com as arquitetas Leticia Kracik e Juliana Slavieiro Campos 5 Com Eliane Macedo, os arquitetos Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli Vila Sierra interiores (fotos Gerson Lima) 6 A decoradora Luciana Baggio, com os gerentes Osmar Junior e Rosemeire Calegari 7 A decoradora Suely Ruon, com os gerentes Osmar Junior e Rosemeire Calegari Zilda Fraletti galeria de arte (fotos Gerson Lima) 8 A marchande Zilda Fraletti recebe a arquiteta Michella Von Borstel, da FV Arquitetura 114


Guia de profissionais

Clarice Volpi Cassilha

Flávia Egg Bonet

Patricia Ribas Fouani

clarice@volpiarquitetura.com.br

fvarquitetura@fvarquitetura.com.br

(41) 3257 1580

contato@bonetarquitetura.com.br (41) 3045 2141

Claudia Christine Sovierzoski

Flavia do Amaral Santos

claudia@antuerpia.arq.br

(41) 9243 2614

(41) 3026 8378

Alessandra Gonçalves Gandolfi projetos@alessandragoncalves.com.br (41) 3039 2772

arquitetare@arquitetare.com.br

Priscilla Müller Crivellaro

(41) 3274 5957

pmc@pmcarq.com.br (41) 3336 6645

Giuliana Soncin contato@maganhoto.arq.br (41) 3335 2918

Alexandre Neves

contato@mgarquitetura.com.br (41) 3338 7505

Herivelto Yuri hatyury@terra.com.br

ajneves@ajneves.com.br

Denise Leal Ribas

(41) 3018 7862

arquitetura@lealribas.com.br

Honeida Alves

(41) 3282 4180

honeida_5@hotmail.com

Ana Padilha arquitetura@anapadilha.com.br

Elaine Zanon

(41) 3223 0002

arquitetare@arquitetare.com.br (41) 3333 5521

Anne Caroline Taborda anne@annetaborda.com (41) 3044 3055

Barbara Roveda Sganzerla barbara@sganzerla.com.br (41) 3253 7646

Belisa Guelmann rosiguelmann@uol.com.br (41) 3362 1112

Calina Mussi calinamussi@gmail.com.br (41) 3336 9105

Eliana de Carvalho Cunha projetos@anversoarquitetura.com.br (41) 3023 6764

tabajara.arquitetura@gmail.com

gastaolima@gastaolimaarquitetura.com.br

(41) 3333 5521

Daniel Casagrande

Paulo Tabajara de Oliveira (41) 3018 2727

Gastão Luiz Mendes Lima Filho Claudia Machado

(41) 3077 6402

Priscilla Rispoli arq.pririspoli@gmail.com (41) 9103 0022

Rafael Egg projetos@anversoarquitetura.com.br (41) 3023 6764

(41) 3266 0085

Roberta Curi Bonet

Joseane Bittencourt Althoff

contato@bonetarquitetura.com.br

joseaneba@terra.com.br (41) 3262 3804

(41) 3045 2141

Rosi Guelmann

Joyce Martins de Castro

rosiguelmann@uol.com.br

fvarquitetura@fvarquitetura.com.br

(41) 3077 9944

(41) 3077 6402

Silvia Franzoni

Eliana Garcia Franklin

Luiz Maganhoto

eli_franklin@hotmail.com

contato@maganhoto.arq.br

(41) 3015 7542

(41) 3335 2918

Eliza Schuchovski

Marcos Soares de Oliveira

Simone Volpi Zoller

contato@perffectta.com.br

marcos@marcossoares.com

simone@volpiarquitetura.com.br

(41) 3023 4996

(41) 3324 2422

(41) 3257 1580

Michela Adriana Von Borstel

Sônia Araújo

fvarquitetura@fvarquitetura.com.br

sa.arquitetura@gmail.com

(41) 3077 3402

(41) 3015 0623

Fabiana Rodrigues Strasser fabiana@fabianarodrigues.arq.br (41) 3078 2402

sf.arquitetura@hotmail.com (41) 3077 9019

Caroline Andrusko

Fernanda de Almeida Cassou

Monica Belich Katz

Yvone Miyamura

contato@perffectta.com.br

sf.arquitetura@hotmail.com

contato@mgarquitetura.com.br

yvoneprojetos@gmail.com

(41) 3077 9019

(41) 3338 7505

(41) 3352 3784

(41) 3023 4996

115


116


117


ANO 7 - EDIÇÃO 28 - 2012  

ANO 7 - EDIÇÃO 28 - 2012