Caderno CNTE - Planejamento Estratégico Situacional

Page 29

Planejamento Estratégico Situacional • 29

Estes são momentos e não etapas porque, como diz Matus, “são um permanente fazer, uma permanente aprendizagem, um permanente cálculo, uma permanente explicação, um permanente desenho e uma ação persistente no dia a dia. É como uma espécie de espiral, onde estes momentos se repetem incessantemente, mas mudando de conteúdo, contexto e lugar no tempo”.

É importante destacar que, para Matus, devemos sempre aprender com o jogo, aprender com os erros, num processo de constante aprendizagem – correção – aprendizagem. Até aqui, apresentamos, de forma sintética, o que caracteriza a concepção de Planejamento Estratégico Situacional. Fica, então, uma pergunta:

Como fazer esse planejamento na prática ? Como operacionalizar essa concepção ? Matus propôs três métodos de planejamento que operacionalizam sua concepção, e sobre os quais vamos conversar em seguida. Mas é importante lembrar que o próprio Matus afirma que:

Cada ator terá que “desenhar seu próprio método particular dentro do método geral estabelecido. Nesse trabalho enfrentarão muitos problemas de adaptação ou de criação metodológica que vocês mesmos terão de resolver, caso a caso, para que esta reforma seja operativa”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.