Issuu on Google+


Catherine Ponder

O Poder Prテウspero do Amor

Sテグ PAULO 2012

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 3

08.07.12 18:47:06


Introdução

O poder

multifacetado

do amor

Uma mensagem especial da autora Grande parte do material deste livro foi inicialmente publicada como uma série de artigos no começo dos anos 1960. Serei sempre grata ao finado James A. Decker, meu editor durante longo tempo, por reunir o material e indicá-lo para publicação pela Unity Books em 1966. Desde essa época este tem sido um de meus livros mais populares.

7

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 7

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

Um dos primeiros relatos que recebi dos que estudaram esse livro foi o de uma executiva de Kansas City, Missouri, que disse ter sido curada de uma dor nas costas depois que aprendeu a invocar o amor divino diariamente. Outro relato desse período veio de um grupo de executivas de Michigan — elas decidiram passar algum tempo em suas reuniões afirmando o amor divino para o clube e seus membros. Dentro de pouco tempo, muitas dessas mulheres de meia-idade se casaram! Uma delas, uma executiva de carreira, tinha sido viúva por 25 anos. Ela se mudou para o sul da Califórnia para viver com seu novo marido em uma bela casa perto do mar. Quanto ao clube — tantas mulheres naquele grupo se casaram que elas tiveram de reorganizar o clube inteirinho!

8

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 8

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero

do

Amor

Sou grata aos administradores da Unity School por me permitirem atualizar grande parte do livro original publicado em 1966 e de poder lançá-lo pelo meu editor da Califórnia, para que ele alcance um público sempre crescente.

Relatos de felicidade De todos os livros de autoajuda que escrevi nas últimas décadas, O poder próspero do amor é o que eu mais recomendo: em primeiro lugar, para as pessoas que estão iniciando sua busca espiritual; em segundo, para as pessoas que têm problemas de relacionamento, o que a maioria das pessoas­ experimenta ocasionalmente como parte de seu crescimento rumo a uma compreensão maior; e em terceiro, para as pessoas que estão buscando um livro que contenha uma abordagem simples, porém inspiradora, que elas possam partilhar com outros como uma maneira de ajudar.

9

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 9

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

Os relatos que recebi de meus leitores ao ­longo dos anos sobre o poder próspero do amor têm sido multifacetados: Contas vencidas foram pagas no Alabama: estive trabalhando na coleção de contas vencidas usando as ideias de O poder próspero do amor. Os primeiros resultados vieram na noite passada, quando um jovem me trouxe 5 notas de 100 dólares! De um hospital psiquiátrico a uma nova vida em Nova York: minha mãe me deu o livro O poder próspero do amor quando eu estava em um hospital psiquiátrico. Eu tinha passado por muitos problemas: divórcio, a perda de um filho e paralisia, só para citar alguns. Um ministro disse que eu tinha passado por mais coisas aos 30 anos do que a maioria das pessoas aos 90. Agora estou empregada e fora do hospital psiquiátrico. Tenho meu filho comigo, e posso

10

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 10

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero

do

Amor

andar novamente, depois da paralisia. Vivemos agradavelmente­ e planejamos comprar uma casa nova. Os médicos me disseram que eu era uma das pessoas mais fortes que eles já tinham visto. Estou otimista com relação ao meu futuro e continuo a estudar a minha cópia gasta e manchada de café deste livro. Já passamos por muita coisa juntos! Assumindo a responsabilidade nos estados do Sul dos EUA após uma depressão e dor: eu dei a uma inquilina, que estava atrasada com seus aluguéis, uma cópia de O poder próspero do amor. Como ela estava financeiramente desesperada, foi receptiva ao livro. Então, ela começou a declarar diariamente que o amor divino estava em sua vida. Ela sofria com dores constantes e sangramentos. Os médicos lhe recomendaram uma cirurgia como a única cura possível. Conforme ela

11

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 11

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

começou a invocar o amor divino para ajudá-la, a dor e o sangramento cessaram; ela se curou da depressão e começou a tomar importantes decisões­ ­comerciais, e até começou uma dieta para perder peso. Graças ao poder do amor divino, ela tomou as rédeas de sua vida, em vez de continuar a se sentir uma vítima impotente das circunstâncias. Eu me regozijo que o milagre do amor esteja atuando e fico maravilhada com as mudanças que estão acontecendo na vida dessa mulher. O romance apareceu para uma senhora inglesa: tenho estudado O poder próspero do amor, e do nada, o amor apareceu na forma de um cavalheiro da minha idade (72 anos). Ele é viúvo e financeiramente estável. A companhia dele é maravilhosa. Abençoo este livro por toda a felicidade que ele trouxe à minha vida.

12

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 12

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero

do

Amor

Como estas ideias ajudaram a autora Sou grata pelo modo que o poder próspero do amor expandiu minha compreensão e minha vida desde que escrevi sobre ele, numa época em que eu vivia em um apartamento próximo à Universidade do Texas, em Austin, onde meu marido lecionava. Nós éramos recém-casados e aquele foi um período especialmente feliz para mim. Entretanto, antes dos meus artigos serem publicados em forma de livro, meu marido morreu súbita e inesperadamente. O amor não parecia mais uma coisa esplendorosa, e sim algo estilhaçado. “Primeiro vem a iluminação, depois a iniciação, e em seguida a colheita do novo bem”, escreveram os místicos da antiguidade. Nesse período, aprendi e escrevi sobre o poder do amor divino, o que para mim foi uma fase de iluminação, em que recebi uma profunda iniciação sobre o amor.

13

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 13

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

Durante o resto daquela década, tive a oportunidade de viver as ideias encontradas neste livro. Elas foram um conforto, uma companhia e um guia para mim. Escrevi diversos capítulos sobre o amor divino em vários outros livros1, e foi também naquela época que comecei a dar muitas palestras por todos os Estados Unidos. Uma cópia de O poder próspero do amor me acompanhava nessas viagens, no calor ou no frio, em longos voos, em cidades estranhas, e enquanto trabalhava com pessoas novas em ambientes novos. Mas o trabalho interno sempre é seguido de trabalho externo. Em 1970 mudanças felizes chegaram à minha vida e me conduziram a uma mudança para San Antonio, Texas. Esse foi outro período especialmente memorável, pois foi lá que eu me casei

1 Veja As Leis Dinâmicas da Prosperidade, The Healing Secret of All Ages, Open your Mind to Prosperity e The Dyamic Laws of Healing, todos a serem publicados pela Editora Novo Século.

14

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 14

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero

do

Amor

novamente e ganhei de meu marido minha primeira casa. Poucos anos depois nos mudamos, uma mudança que eu desejava há muito tempo, para Palm Desert, na Califórnia, onde eu continuo o meu trabalho, agora em escala global. Nós nos estabelecemos em uma área repleta de belezas tropicais. Nesse novo lar comecei a escrever uma série de novos livros e, por insistência de meu marido, a levar uma vida mais normal e equilibrada do que tinha antes. Nos anos que se seguiram, expandi meu trabalho e estilo de vida; e eu confio que haverá ainda mais progresso no futuro. Descobri que a despeito das circunstâncias da vida — de épocas mais amargas ou doces, de escassez ou de conforto— as ideias contidas nesses livros ainda estão atuais. Ao longo dos anos, quando as pessoas me perguntavam como resolver problemas nunca antes imaginados, sempre sugeria que estudassem O poder próspero do amor.

15

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 15

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

Por quê? Porque como disse Gandhi: “Ao longo da história, o caminho do amor e da verdade sempre venceram.”

Um convite da autora Um executivo do Missouri recentemente escreveu: “Há muitos anos tomei conhecimento de O poder próspero do amor, o que me levou a estudar o Movimento da Verdade regularmente. Dei este livro a mais pessoas do que posso me lembrar. Quando comecei a aplicar suas ideias, eu mudei, e minha vida também mudou. Fico feliz em dizer que minha vida melhorou muito ao longo dos anos.” Como uma forma de aplicação das ideias que você encontra neste livro, uma executiva californiana deu a seguinte sugestão:

16

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 16

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero

do

Amor

“A seguinte declaração significou muito para mim ao longo dos anos: ‘O amor não foi colocado em seu coração para ficar lá. Amor não é amor enquanto você não o distribui.’” Como o amor divino é um poder próspero que ilumina, harmoniza e cura, acredito que ao estudar este livro você abençoará sua vida de muitas maneiras. Assim, eu o convido a escrever e compartilhar comigo os desdobramentos de sua própria “história de amor”. Catherine Ponder P.O. Drawer, 1278 Palm Desert, California 92261 U.S.A.

17

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 17

08.07.12 18:47:07


Capítulo 1

O milagre do amor

H

á alguns anos, um executivo do mercado de seguros ressaltou para mim o milagro-

so poder do amor. Naquele tempo, eu estava escrevendo uma série de artigos sobre prosperidade. Ao ouvir falar do meu projeto, ele me perguntou: — O que você tem em sua série de artigos sobre o amor? Perplexa, eu respondi: — Sobre o amor? Esta série é sobre prosperidade.

19

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 19

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

Ele então disse: — Eu sei. Mas sua série não estará completa sem um artigo sobre a lei da prosperidade do amor e da boa vontade. O amor é o maior milagre que existe. Então ele me contou como desenvolveu sua própria fórmula de sucesso para “endireitar” pessoas problemáticas. Disse-me que quando ele ficava quieto e as abençoava com uma afirmação de amor, era como se fosse gerada uma força elétrica, à qual elas se sintonizavam. Geralmente elas respondiam rapidamente com atitudes e comportamentos harmoniosos. Mesmo que os efeitos não fossem imediatos, essas afirmações, invariavelmente, acabavam produzindo resultados harmoniosos. Nos últimos tempos, temos escutado muito sobre o poder milagroso do amor. Um eminente psiquiatra declarou que a humanidade precisa de

20

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 20

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero

do

Amor

amor, pois ninguém sobrevive sem ele. O homem deve ter o amor em sua vida de alguma forma, ou ele perecerá. Segundo esse psiquiatra, o amor é o maior poder sobre a terra. Não há nenhuma novidade sobre essas ideias a respeito do poder do amor. Foi o Mestre Psicólogo da antiguidade que informou ao advogado que o amor era o maior de todos os mandamentos. Paulo, um dos maiores intelectuais do mundo e construtor do Cristianismo primitivo também atribuiu todo o poder ao amor. Você provavelmente deve conhecer o famoso ensaio de Henry Drummond sobre o amor2, no qual ele escreve sobre a Epístola de Paulo aos Coríntios (I Co 13). Nesse ensaio, Drummond descreve o amor como o dom supremo, o bem supremo. Ele diz:

2 Drummond, Henry. Amor – o maior mandamento, publicado pela Ágape Editora.

21

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 21

08.07.12 18:47:07


Catherine Ponder

O teste final da religião, não é a religiosidade, mas o amor... Vocês descobrirão, quando olharem para trás em sua vida, que os momentos que se destacam, os momentos em que vocês realmente viveram, são aqueles nos quais vocês agiram com um espírito de amor.

Depois Drummond descreve os vários aspectos do amor nas Cartas de Paulo, como a paciência, a gentileza, a generosidade, a humildade, a cortesia, o altruísmo, o bom humor, a inocência e a sinceridade. Ele fala sobre um homem que lê, uma vez por semana durante três meses, os escritos de Paulo sobre o amor e como isso mudou toda a sua vida.

Amor pessoal e impessoal Você e eu podemos pensar no amor nos termos que Paulo costumava descrevê-lo. Podemos expressar essas qualidades em dois tipos de amor:

22

PoderProsperoAmor_5aProva.indd 22

08.07.12 18:47:07


O Poder Próspero do Amor