Issuu on Google+


Ômar Souki

PAIXÃO POR

MARKETING O fantástico diferencial dos gênios

2012


Prefácio do Comandante Rolim

O livro do Dr. Ômar Souki fala da paixão dos gênios em marketing. Acredito que essa paixão está relacionada com a preocupação constante que tenho em encantar o Cliente. Eu, pessoalmente, sinto orgulho em assumir esse dever, pois tenho grande identificação em recebê-los durante as manhãs no Aeroporto de Congonhas. A obra ressalta a importância da afinidade entre a pessoa e a carreira que abraçou. Valoriza o ato de gostar do que se faz. Para mim foi muito fácil, porque estar próximo dos aviões é muito mais do que agradável, é administrar a minha paixão. O inebriante cheiro da gasolina de cem octanas tem para mim um valor superior a qualquer Channel no 5, vendido nas melhores perfumarias do mundo (aliás, no Brasil, ele tem a mesma incidência de impostos que a gasolina). Se coubesse fazer alguma contribuição para este livro, eu talvez colocasse, em vez da paixão dos gênios, a genialidade das paixões, porque nelas se encontra a força sobrenatural para trabalhar mais do que se pode, para encontrar forças para vencer as adversidades e, sobretudo, para continuar renovando a motivação, mesmo nas horas mais difíceis. Eu creio que o Dr. Ômar Souki aborda com propriedade o tema do desenvolvimento das pessoas e das organizações – por isso o felicito! Tive imenso prazer em participar deste trabalho, para o qual desejo sucesso! Meu abraço,

Rolim Adolfo Amaro Fundador da TAM


UM Como tornar-se um gênio em marketing

A pessoa talentosa faz o que pode, o gênio faz o que tem que ser feito! Bulwer-Lytton

A genialidade é fruto da entrega incondicional. Thomas Alva Edison disse que genialidade é apenas 1% inspiração, e que os 99% restantes são fruto de transpiração. Ao estudar a vida de vários gênios empresariais descobri que Edison estava coberto de razão. Em 1999, escrevi um artigo que colocava a TAM como uma das marcas que haviam conquistado as mentes dos braPara tornar-se sileiros. Enviei uma cópia para o Comandante Rolim e ele um gênio em me escreveu uma carta agradecendo a menção que eu tinha qualquer atividade feito à sua TAM. é preciso querer Na carta, o Comandante Rolim dizia também que apaixonadamente! aquela gloriosa conquista tinha sido suada. Foi o resultado de muito trabalho! Certa vez, parabenizei Salim Mattar pelo elevado número de aberturas de franquias da Localiza: mais de duas lojas por semana. Além disso, uma pesquisa de marcas demonstrou que a marca mineira mais conhecida fora do estado era a Localiza.


16 | Paixão por Marketing

Ao ouvir meus comentários, Salim disse: “Ômar, imagine o esforço necessário para conseguir abrir mais de duas lojas da Localiza por semana, no Brasil e em vários outros países!” Conversando com Elizabeth Pimenta, ela comentou que estava exultante de felicidade, pois a Água de Cheiro acabava de concluir uma nova fábrica de 9 mil metros quadros. A fábrica, situada em um terreno de 31 mil metros quadrados, fora construída em plena crise e representava um enorme desafio. Beth, como é mais conhecida, completou o seu racioEste livro foi cínio: “Fiquei apaixonada ao ver tudo novinho – a fábrica escrito para pessoas cercada de jardins – e prometi a mim mesma que nada neste apaixonadas, mundo deteria a Água de Cheiro em sua trajetória ascencomo você! dente. Pode vir crise ou guerra, o que for, estou disposta a dar minha vida pelo sucesso de minha empresa!” Esses diálogos refletem o envolvimento absoluto que esses seres geniais têm com suas respectivas obras. O sucesso desses gênios possui um forte componente emocional. A teoria pode ajudar, mas o que vai determinar sua genialidade em marketing é a sua paixão! Você pode saber toda a teoria, pode ser um grande pesquisador, um magnífico professor. Mas, se não estiver apaixonado pela sua obra, não se tornará um gênio, nem em marketing, nem em coisa alguma. Por outro lado, mesmo que entenda pouco de marketing, mas esteja disposto a entregar-se de corpo e alma ao seu negócio, no final, você conquistará o seu lugar ao sol. Você fará o que for necessário para empurrar sua empresa e conquistar palmo a palmo o seu sucesso. Nesse processo aprenderá como conquistar seus Clientes e fidelizá-los para sempre. Esta obra é para ser lida como foi escrita: com paixão! Eu escrevi este livro para os verdadeiros campeões. Para pessoas como você, que estão dispostas a ir até às últimas consequências para fazer uma diferença positiva neste mundo.


Como tornar-se um gênio em marketing | 17

Entregue-se à leitura e imagine o seu sucesso em marketing e, consequentemente, na vida. Veja como será a sua evolução pessoal e a evolução de seu empreendimento. Escute o seu caloroso diálogo interno, enquanto saboreia cada página deste livro, e sinta o sangue ferver em suas veias. Definitivamente, não escrevi este livro para ser mais um Permita que esta obra conduza você compêndio teórico de marketing. Eu o escrevi para mexer à ação congruente, com você. Para dizer que, se você fizer o que tem que ser decisiva e feito, você também se tornará um gênio como o Salim, a apaixonante rumo Beth e o Rolim. à realização de O universo de gênios pesquisados inclui Ford, Gates, seus sonhos! Disney, Johnson, Ogilvy e outros. Mas preferi dar destaque especial à Beth, ao Rolim e ao Salim porque são três pessoas que iniciaram da estaca zero, em um país considerado de terceiro mundo, constantemente açoitado por crises políticas e econômicas. São gênios na total acepção da palavra. Tiveram que conquistar o seu espaço. Competir e disputar cada centímetro de sua caminhada rumo ao sucesso. Eles precisaram se tornar gênios em fidelização de Clientes, pois, de outra forma, não sobreviveriam. Infelizmente, em 2001, devido a um acidente de helicóptero, perdemos o convívio do saudoso Comandante Rolim. Mas a teoria contida aqui corria em suas veias, assim como vibra no coração de Beth e de Salim. Eles respiram marketing. Alimentam-se de marketing no café da manhã, no almoço e no jantar. As coisas que eu passo para você neste livro não são segredos. Pelo contrário, são extremamente simples e, por isso mesmo, muitas vezes ignoradas pelos mais espertos. Antes de publicar este livro, eu o submeti à apreciação desses três gênios e pedi que riscassem o que não estivesse de acordo com a própria prática pessoal deles. Portanto, tudo que está aqui teve a aprovação desses gênios antes de chegar até você.


18 | Paixão por Marketing

Se você pautar sua vida pessoal e empresarial pelos princípios deste livro, eu lhe garanto que se tornará não só um gênio em marketing e na arte de fidelizar Clientes, mas também um gênio da própria vida. Como dizia Henry Ford: “Todos os dias levanto-me para vencer!”

O sucesso é constituído de 99% de fracasso. Soichiro Honda


Paixão por marketing