Issuu on Google+


A CentĂŠsia Ovelha.indd 2

14/10/11 09:28


Pr. Roberto Caputo

A Centésima

Ovelha Eu nunca desisti de você

São Paulo 2011

A Centésia Ovelha.indd 3

14/10/11 09:28


Prefácio Quando adolescente, leitor ávido pelo exemplo e cultura de pais professores, devorava regularmente cada nova edição de uma revista muito popular chamada Seleções, que sempre estampava nos intervalos entre artigos e seções algumas frases marcantes. Uma dessas frases jamais saiu de minha mente, pois desestereotipava a visão que todos tínhamos da Igreja. Eis a frase: Igreja não é museu de santos, mas hospital de pecadores. O texto do pastor Roberto Caputo simplesmente trabalha este conceito vivificando o “museu eclesiástico” que passa a espelhar toda a riqueza de conflitos, dores, diagnósticos e tratamentos típicos da dinâmica de um verdadeiro hospital que não olha somente o homem per si, mas sim, como um todo. Indubitavelmente o vertiginoso crescimento numérico da Igreja Brasileira trouxe consigo o agravamento de muitos dos “acidentes de percurso” da vida eclesiástica que decorrem, via de regra, da primazia do crescimento do rebanho sobre o cuidado da ovelha. De alguma forma acostumamo-nos a eles e acabamos por achá-los “naturais”.

A Centésia Ovelha.indd 9

14/10/11 09:28


Atento ao problema o pastor Roberto elenca e discorre em onze capítulos sobre as principais causas que fomentam o numeroso grupamento dos “semigreja”, muitos deles efetivamente marcados pelo autoritarismo da liderança mas, também, alvo do amor imensurável do Pai. Sem justificar as mágoas ou mesmo minimizar equívocos, o autor remete o leitor à Palavra de Deus, poderosa para restaurar feridos, reequilibrar claudicantes e alertar a Igreja e seus ministros para serem proativos no exercício de cuidados pastorais que representem algumas milhas a mais na caminhada cristã. Henry Nowen, pastor de uma comunidade cristã atípica, lembra: A longa e dolorosa história da Igreja é a história do povo que sempre é tentado a escolher o poder, e não o amor; o controle, e não a cruz; a liderança e não o ser liderado. Aqueles que resistiram completamente a essa tentação, e com isso nos deram esperança, são os verdadeiros santos. Na certeza de que a leitura de A centésima ovelha há de enriquecer sua vida e ajudar a retomada do caminho,

A Centésia Ovelha.indd 10

Neander Kraul de Miranda Pinto Pastor, mas sempre Ovelha

14/10/11 09:28


Introdução Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la. E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso. E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida? Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:4-7 Quem é a centésima ovelha? Talvez seja você, que está começando a ler este livro. Bem... Na verdade, por mais estranho que possa parecer, existem muitas “centésimas ovelhas” espalhadas pelo mundo. Quem seriam elas? São pessoas que em algum momento passaram por uma igreja evangélica, tiveram uma experiência com Jesus e por algum motivo humano se afastaram do convívio da igreja. Conheço a história de alguns amados e amadas que estiveram tão perto de nós, que caminharam conosco, que fizeram a obra de Deus com grande determinação e zelo, que doaram de si mesmos quantas vezes foram necessárias, mas hoje estão muito distantes. Distantes do corpo, distantes do rebanho, distantes do Pai.

A Centésia Ovelha.indd 11

14/10/11 09:28


É possível que você conheça uma ou mais pessoas com essa mesma história. Então quero lhe dizer que este livro também tem por objetivo despertar, na igreja, o amor de Deus por essas ovelhas desgarradas. Sei que o Espírito Santo irá falar ao coração de pessoas que hoje são como a centésima ovelha, mas sei também que o Senhor falará ao coração da igreja para que se mobilize e vá à busca daqueles a quem o Senhor nunca abandonou e jamais deixou de amar. Não pense, amado irmão, que este encargo pesa apenas sobre os pastores e líderes. Deus requer da Sua igreja uma atitude, mais do que isso, uma vida de amor.

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35 Como é importante recebermos uma palavra de amor, de apoio e de valorização quando nos sentimos rejeitados, abandonados e temos a forte impressão de que não somos amados. É bem verdade que muitos saíram do meio da igreja por um equívoco na interpretação de alguma situação, por não terem compreendido uma determinada palavra que lhes foi dirigida ou por terem-se sentido preteridos em algum momento, mas a palavra de Deus nos assegura que o amor tem poder para vencer todas as coisas. Portanto eu tenho plena convicção de que se tão somente amarmos a estes que hoje estão distantes, o amor de Deus, em nós, quebrará cadeias e transformará corações de pedra em corações de carne.

A Centésia Ovelha.indd 12

14/10/11 09:28


É muito comum nos empolgarmos com a nossa igreja cheia, nossos cultos alegres cheios de músicas e danças, mas desejo lembrar-lhe o que a palavra diz acerca do filho que retorna à casa do Pai.

E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:6-7 (destaque do autor) Deus está nos convidando a sair da nossa zona de conforto, a abrirmos mão, por um tempo, de nossos cultos espetaculares e com uma porção dobrada de amor ir ao encontro da centésima ovelha, que talvez more na casa ao lado da nossa, ou mesmo longe. Este livro não é apenas uma convocação à igreja de Cristo para lutar contra o nosso inimigo e, juntos, resgatarmos aquelas vidas preciosas por quem Jesus deu a Sua vida, mas, também, é uma carta de amor aos filhos perdidos da casa de Israel. Pode ser que algumas coisas que aqui estão escritas não tenham nada a ver com a sua história e o porquê de você ter saído da igreja, mas pode ser, também, que apenas uma palavra venha a produzir cura no seu coração e a transformação que hoje Deus deseja operar em sua vida. Portanto, saiba que sua vida tem um valor tão alto que, muitas vezes, nem mesmo você consegue

A Centésia Ovelha.indd 13

14/10/11 09:28


perceber. Você é tão precioso que o preço que Deus teve de pagar por sua vida foi o maior de toda a história da humanidade. Por quê? Simplesmente, porque Ele nunca desistiu de você.

A Centésia Ovelha.indd 14

Pr. Roberto Caputo

14/10/11 09:28


Capítulo 1

Supercrentes Qual a visão que o mundo e as pessoas, de um modo geral, têm a respeito da igreja e dos crentes? Na verdade são muitas, mas uma delas é que nós temos de ser supercrentes, ou, para ser mais claro, eles entendem que quando uma pessoa passa a frequentar uma igreja evangélica, não pode mais cometer erros em sua vida. Há um grande equívoco neste ponto em relação à igreja. Não é difícil ouvir hoje, de alguém que não frequenta qualquer igreja, a seguinte expressão: “Viu o que ele fez? Ah!!! E é crente heim!!!” Esta é uma exigência que o mundo faz sobre todo aquele que confessa sua fé em Jesus. Então, o que percebo é que muitos que visitam uma igreja evangélica, ao ouvirem a pregação da palavra de Deus, tomam uma decisão ao lado de Jesus Cristo e passam a fazer parte do rebanho, trazendo consigo, porém, muitos valores adquiridos enquanto estavam no mundo. E um deles é esta visão de que o crente não erra. Quantos são aqueles que pensam que dentro de uma igreja, todos, sem exceção, têm de ser amorosos,

A Centésia Ovelha.indd 15

14/10/11 09:28


A centésima ovelha

compreensivos, amigos, prestativos, não fofoqueiros, não avarentos, hospitaleiros, etc, etc, etc. Isto é um grande engano, até porque a Bíblia não nos dá nenhum respaldo para assim crermos. Antes, pelo contrário, encontramos na Bíblia um texto que diz:

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. I João 1:8,10 A própria palavra de Deus apresenta qual é a verdadeira condição de todo homem diante de Deus.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 Entenda que não estou aqui, com isso, fazendo apologia ao pecado. Esta é a situação de todo homem ou mulher diante de Deus. Todos pecaram e necessitam da glória de Deus. Quem é justo? A Bíblia diz que não há nenhum.

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10 Mas o que eu quero demonstrar é que quem frequenta as igrejas são apenas pessoas simples e normais, como eu e você.

16

A Centésia Ovelha.indd 16

14/10/11 09:28


Supercrentes

Partindo deste pressuposto e com base na palavra de Deus, entendemos que nem a igreja e nem outra associação qualquer de pessoas pode ser formada por uma membresia de pessoas perfeitas e desprovidas de falhas. Na verdade, falando especificamente em relação à igreja, eu a vejo como um hospital espiritual, para onde são atraídos todos os tipos de pessoas, entre os quais eu me encontro. Em um hospital, como todos sabem, encontramos todo o tipo de doentes. Pessoas com pneumonia, tuberculose, resfriado, apendicite, câncer, lepra e outras moléstias. Na igreja não é diferente, a não ser pelas enfermidades. Lá encontramos adúlteros, prostitutas, lascivos, mentirosos, fofoqueiros, ladrões, enganadores, soberbos, arrogantes, mentirosos e todo o tipo de doentes da alma, do espírito e do corpo também. Em um hospital, quando o médico identifica o diagnóstico do paciente, imediatamente ele receita uma dosagem do remédio necessário para a cura daquele mal. Se o paciente tomar o remédio de forma correta e disciplinada, no tempo estipulado pelo médico ele estará curado. Na igreja acontece algo parecido, a única diferença é que o médico não é o pastor, mas sim o próprio Deus, e o remédio aplicado não se encontra em uma farmácia, mas dentro de cada um de nós, através da fé e da obediência. Muitos acreditam que se receberem uma oração feita pelo pastor da igreja então receberão a “cura” como em um passe de mágica, “plim, plim!!!”.

17

A Centésia Ovelha.indd 17

14/10/11 09:28


A centésima ovelha

Certa vez ouvi uma mensagem de um pastor português que estava ministrando num congresso em São Paulo, intitulada “Evento e Processo”. Como fui grandemente abençoado por esta mensagem, resolvi pregá-la em minha igreja para abençoá-la da mesma forma. Resumindo, há situações em que Deus decide, por Sua soberania, curar alguém através de uma única oração ou palavra (Evento).

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. Atos 3:6,7 (destaque do autor) Mas há outras situações em que o Senhor requer de nós atitudes de fé e uma participação prática para que a cura aconteça (Processo).

Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. João 9:6,7 Por que Jesus agiu assim? Por que Ele não ordenou simplesmente que o cego passasse a ver como já havia feito antes com tantos outros cegos? Aquele homem cego precisava ser provado um pouco mais em sua fé. Só o fato de ter de ir até ao 18

A Centésia Ovelha.indd 18

14/10/11 09:28


Supercrentes

poço de Siloé e se lavar daquela lama feita com a saliva de Jesus já era uma provação. Como você se sentiria se alguém cuspisse no chão e fizesse uma lama com a saliva e passasse no seu olho? Pois é... Jesus estava curando não apenas a visão daquele homem, mas o seu coração também. Quando lhe perguntaram sobre a sua cura ele disse:

Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. João 9:11 (destaque do autor) Este homem poderia ter desistido enquanto caminhava na direção do tanque. Ele poderia ter desanimado e ter pensado que tudo aquilo não iria dar em nada e que ele estava fazendo papel de bobo. Enfim, quantos pensamentos passaram por sua mente até que ele chegasse ao poço, se lavasse e comprovasse o milagre? Eu não sei, mas de uma coisa eu sei, fossem quantos fossem, ele venceu a todos e recebeu a sua cura, e ainda por cima, a salvação em Cristo.

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? João 9:35 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. João 9:38 Jesus agiu assim com este cego porque Ele é o Senhor e o Soberano Rei.

19

A Centésia Ovelha.indd 19

14/10/11 09:28


A centésima ovelha

Eu lhe dei estes dois exemplos para que você possa compreender que a forma de Deus agir não é padronizada. Deus não está restrito a formas, padrões, tempo e nem a qualquer outro tipo de convenção humana. Por isso é importante compreendermos que todos nós que congregamos em uma igreja, seja ela qual for, estamos em um “processo” de cura. Algumas pessoas são curadas em menos tempo de suas enfermidades da alma, outras, porém, necessitam de mais tempo para terem as suas mazelas tratadas por Deus. Todos nós, sem exceção, passamos por este tratamento divino dentro da igreja. Pastores, diáconos, presbíteros, professores da escola bíblica, líderes de louvor, líderes do ministério infantil, membros da igreja, enfim, todos. Penso que nesta altura do capítulo se faz necessário uma afirmação bem direta e objetiva. “Não existem super-crentes e nem eu e nem você seremos um, algum dia.” Saiba que Deus está tratando com você neste exato momento, enquanto lê estas páginas. Isto, porque este livro acaba se tornando parte do plano de Deus para a sua vida também. Amados, enquanto estamos vivos devemos nos empenhar em buscar ao Senhor.

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6 20

A Centésia Ovelha.indd 20

14/10/11 09:28


Supercrentes

Devemos, também, procurar conhecê-Lo cada vez mais.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; Oseias 6:3a Porém, também devemos sempre serví-Lo e obedecê-Lo.

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. I Samuel 15:22 Precisamos, ainda, aprender que o nosso relacionamento com Deus só se dá através de um único elemento, a fé.

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6 E por fim, precisamos ter a consciência de que nenhum de nós está pronto, nenhum de nós está totalmente curado, nenhum de nós é totalmente apto a realizar a obra de Deus e, principalmente, não podemos fazer absolutamente nada sem Ele.

21

A Centésia Ovelha.indd 21

14/10/11 09:28


A centésima ovelha

Por quê? Porque estamos em um processo de crescimento e cura, e neste processo o Senhor estará nos aperfeiçoando segundo a Sua perfeita vontade.

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. I Pedro 5:10 Para quê você vai à igreja? Qual a motivação que o impulsiona a acordar cedo, aos domingos, e se dirigir ao templo? Se formos realmente sinceros, veremos que há vários motivos, e, na grande maioria, humanos. O que quero dizer com isso? Bom, eu vou dar alguns exemplos que aconteceram comigo. Tenho certeza de que essas coisas nunca aconteceram com você. Eu já fui à igreja porque desejava rever aquela menina por quem estava apaixonado. Eu já fui à igreja porque tinha marcado com um irmão pra gente acertar os detalhes do passeio que faríamos com os jovens no final de semana seguinte. Eu já fui à igreja porque naquele domingo eu iria cantar no culto principal diante de toda a igreja e estava ansioso por receber os elogios após a minha apresentação. Eu já fui à igreja porque, sendo seminarista, seria eu quem iria pregar naquele domingo e não via a hora de apresentar à igreja a mensagem maravilhosa que “eu” havia preparado. Eu já fui à igreja porque estava ansioso para que todos, ou “todas”, pudessem ver a minha roupa nova e meu sapato novo. Eu já fui à 22

A Centésia Ovelha.indd 22

14/10/11 09:28


Supercrentes

igreja porque lá tem um pessoal que é muito legal e já fazia uma semana que a gente não se encontrava. Eu já fui à igreja por tantos motivos. Gostaria de fazer mais uma pergunta. Do que você mais gosta na igreja? Perdoe-me usar-me como exemplo de novo. Bem, eu gosto muito dos louvores. O pessoal do instrumental, desculpe a expressão, “arrebenta”. É bem verdade que às vezes eles não estão lá muito inspirados e as músicas são meio fraquinhas, mas de um modo geral eu gosto muito. Tem a cantina. Depois do culto, comer uns salgados quentinhos é muito legal. Que mais? Ah! Tem também o irmão Joãozinho... Nossa, ele é muito engraçado! Depois que acaba o culto a gente ri muito com ele. Ele sai com cada uma!!! Às vezes tem uma peça, mas o pessoal é muito fraquinho na interpretação. A mensagem do pastor??? Bom, ééééé... legal. É boa... Às vezes demora um pouco. Se eu já dormi durante a pregação? Bom... Poucas vezes, mas o pastor é um cara legal, eu gosto dele. Claro que você notou a minha ironia nesses exemplos fictícios que dei. Mas será que eles não expressam a realidade de alguns? Um só deve ser o motivo de se ir à igreja, e este motivo é o Senhor. Ele é a pessoa principal em todos os eventos, Ele é a figura central de qualquer igreja. Não é o pastor, nem o ministério de louvor, nem o ministério infantil, nem as mulheres, nem os homens, nem qualquer outra pessoa. Deus é e sempre deve ser o alvo do nosso culto. É muito comum declararmos que vamos à igreja para assistir ao culto, quando na verdade, deveríamos dizer que vamos à igreja para prestar culto ao nosso Deus.

23

A Centésia Ovelha.indd 23

14/10/11 09:28


A Centésima Ovelha