Page 1

Agrupamento de Escolas Engยบ Fernando Pinto de Oliveira Nยบ 23 | abril 2018

1 | Nova Onda | Junho 2011


EDITORIAL | ÍNDICE EDITORIAL ÍNDICE

O segundo período no AEFPO é sempre marcado por duas grandes atividades que movimentam um número elevadíssimo de alunos: A Semana da Leitura e o Desfile de Carnaval. A Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema “O Património”, conheceu inúmeras atividades que se desenvolveram nas várias escolas do Agrupamento, que se encontram registadas nas páginas deste jornal, e que contaram com um elevado número de participantes externos. Ao longo desta semana ficou bem vincada a dinâmica e influência que cada escola do AEFPO tem sobre o meio que a rodeia.

EDITORIAL|ÍNDICE

2

EB AMOROSA

3

JI MONTE ESPINHO

6

EB CORPO SANTO

7

EB ENGº FERNANDO PINTO DE OLIVEIRA

9

EB NOGUEIRA PINTO

13

EB PORTELA

15

EB PRAIA

17

EB VISCONDESSA

19

Departamento de Línguas

21

O Desfile de Carnaval, este ano com o mesmo tema da Semana da Leitura, apresentou nas ruas de Leça da Palmeira uma forma divertida de mostrar a riqueza da nossa freguesia, do nosso concelho e do património de uma forma geral. Desfilaram cerca de 900 crianças acompanhadas pelos nossos professores, educadoras e assistentes operacionais, contando com um número elevado de pessoas a assistir.

Dep. de Matemática e Ciências Experimentais

23

Dep. de Ciências Sociais e Humanas

25

Departamento de Expressões

28

Dep. Serviços Especializados de Apoio Educativo 34 BIBLIOTECAS

37

ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

42

Mereceu destaque nas nossas escolas todas as atividades ligadas ao Projeto Experimentar Ciência, aberto a todos os alunos do AEFPO. Do pré-escolar ao 9º ano todos os alunos tiveram um conjunto de atividades letivas que permitiram realizar um conjunto de experiências e melhorar os seus conhecimentos.

SERVIÇOS

43

PROJETOS

44

PASSATEMPOS

51

Janeiras, Higiene Oral, Divercook, Feira da Saúde, Ciência em Ação, Pangea , SuperTMatik foram algumas atividades que decorreram no Agrupamento e que contaram com uma elevada adesão de alunos.

FICHA TÉCNICA Direção Jorge Sequeira

Estão de parabéns os nossos alunos, professores, assistentes e famílias que facilitaram, promoveram e participaram em todas as atividades desenvolvidas neste período no AEFPO. O diretor Jorge Sequeira

2 | Nova Onda | abril 2018

Coordenação: Graça Vilela Design/Paginação: Vânia Oliveira Revisão: Eugénia Serrano


EB AMOROSA Encontro com… Durante o 2.º período letivo, na EB Amorosa, tivemos oportunidade de conhecer dois escritores: o Luís Diogo, no dia 15 de janeiro e o Bernardino Pacheco, no dia 8 de março. Com as histórias que estes escritores nos trouxeram, aprendemos valores fundamentais para o relacionamento humano.

Escritor Luís Diogo O escritor Luís Diogo apresentou-nos a sua obra “O cão que chovia”. Uma história em quadras e com uma ilustração cheia de cor. A história e a ilustração são da autoria do Luís Diogo que também é professor de Educação Visual e Tecnológica. Este livro conta a história de uma aldeia muito florida. Um dia a seca matou todas as flores. O cão verde, triste por ninguém lhe dar atenção, sempre que urinava (“chovia”) nas plantas dava-lhes vida. A população descobriu que o segredo era o cão sentir-se abandonado e não deixava que alguém lhe desse mimo. Um dia o cão morreu… A chuva chegou, mas era salgada (lágrimas do cão)…

Escritor Bernardino Pacheco O escritor Bernardino Pacheco, pela segunda vez na EB Amorosa (em 2011 apresentou “Hospital das Palavras), trouxe-nos histórias encantadoras de Timor e o seu livro mais recente “Aroyo e a Galinha Evalina”, ilustrado por Isabel Soares. Ficámos admirados com as descrições de como são as escolas em Timor: animais na sala de aula na hora do recreio; o lanche dos alunos é arroz cozido que levam num saco de papel ☹… e muitas coisas mais. Apesar de algumas histórias reais, serem tristes, percebemos que, em Timor, as crianças são felizes e dão valor ao que têm!

Alunos da EB Amorosa

janeiro 2018 | Nova Onda |3


JANEIRAS na EB Amorosa No dia 5 de janeiro, os familiares dos alunos da EB Amorosa foram presenteados com uma surpresa: o cantar das Janeiras pelas crianças da escola. Com a colaboração de alguns elementos do Rancho Típico d’Amorosa, os alunos cantaram e encantaram!

Evidência comprovada pela reação maravilhada dos familiares ali presentes. Obrigada aos colaboradores! Alunos da EB Amorosa

Higiene Oral na sala de aula Na turma 1 do 1º ano, tivemos sessões de Higiene Oral com as enfermeiras estagiárias da Universidade Católica. Aprendemos como se deve escovar os dentes. Mais importante, aprendemos a escovar os dentes a seco, sem utilizar água. Agora, todos os dias, após o almoço, os meninos e meninas da Turma 1, que almoçam na escola, escovam os dentes com muita responsabilidade!

A professora está muito contente, pois já todos sabemos fazer a escovagem autonomamente sem que ela tenha trabalho algum. Obrigada às enfermeiras que nos ensinaram! T1 – 1º ano EB Amorosa

4 | Nova Onda | abril 2018


Carnaval em Leça da Palmeira! O Património Leceiro esteve em destaque no cortejo, com a Lenda da Fonte D’Amorosa! Entre frades, noivas e cavalos, todos se entenderam e divertiram para contar esta história pelas ruas de Leça, no habitual cortejo pela comunidade.

Experiências na sala de aula O Projeto Experimental das Ciências foi desenvolvido nas salas de aula e proporcionou sessões experimentais animadas. Os pequenos cientistas juntaram os materiais com as professoras, conjeturaram hipóteses, experimentaram e concluíram! Mais uma forma divertida de aprender.

Alunos da EB Amorosa janeiro 2018 | Nova Onda |5


JI MONTE ESPINHO VIVÊNCIAS:

“As crianças são cientistas ativos, que procuram, constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade sobre o mundo que as rodeia”. (Reis,2008:16).

O envolvimento e a participação da família na vida do jardim-de-infância promove interações positivas para o desenvolvimento da criança.

Gostamos de ouvir a história em fantoches do Capuchinho Vermelho.

6 | Nova Onda | abril 2018

Aprendemos a fazer biscoitos muito saborosos.


EB CORPO SANTO Janeiras A escola do Corpo Santo comemorou as Janeiras com a realização de um pequeno “concerto” protagonizado pelos alunos. Esta atividade, desenvolvida em colaboração com os professores de Música, contou com adesão de toda a equipa educativa da escola, para alegria de todas as crianças!

Carnaval No passado dia 8 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira invadiu a cidade, enchendo-a de cor, alegria e muita agitação! A EB CORPO SANTO, como sempre, participou no desfile que teve como tema, «Património». Tudo se concretizou graças à dedicação, disponibilidade, espírito de entreajuda e muita imaginação por parte de alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.

Divercook Kids: bolos e bolinhos – (Cookies de banana e aveia) Sob o lema «aprender, cozinhando», o projeto Divercook Kids visa sensibilizar os mais novos para uma alimentação saudável, levando-os a participar na confeção de pratos simples, mas deliciosos. No dia 6 de março, na biblioteca escolar, após a explicação inicial das monitoras, os alunos do 1º e 3º ano puderam «meter mãos à obra» e prepararam uns deliciosos Cookies de banana e aveia.

janeiro 2018 | Nova Onda |7


Semana da Leitura «Ler é para a mente o que os exercícios são para o corpo»

Richard Steele

EB do Corpo Santo comemorou, de 19 a 23 de março, a Semana da Leitura, levando a cabo várias iniciativas, proporcionando um conjunto de atividades promotoras da leitura. Esta semana foi, sem dúvida, muito intensa e repleta de emoções. A Leitura tem destas Coisas!

Turma do 2º ano – Apresentação da história «O Príncipe com Orelhas de Burro» aos pais.

Encontro com o escritor Miguel Borges, como forma de motivar os alunos para a leitura e o desenvolvimento de várias literacias. A sessão do encontro decorreu em ambiente de bastante informalidade, tendo o escritor falado da importância da escrita na sua vida e, também, nas suas motivações para começar a escrever para jovens. Contou uma história que deliciou os alunos e finalizou a sessão com os alunos a questionar o escritor sobre aspetos da sua vida literária, e também, da sua biografia pessoal.

8 | Nova Onda | abril 2018


EB ENGº FERNANDO PINTO DE OLIVEIRA 1.º Ciclo / Pré-escolar

Cantar as janeiras As crianças do pré-escolar cumpriram mais uma vez a tradição, cantaram as janeiras a toda a comunidade educativa da EB E.F.P.O, desejando votos de um bom ano 2018.

Feira da Saúde Participação do pré-escolar na abertura da Feira da Saúde e no hastear da bandeira da Eco Escolas, com uma canção “QUERO UM AMBIENTE ONDE EU POSSA ESTAR”, da autoria do professor do ensino da música, Gabriel. Os alunos das turmas do 3.º ano, puderam interagir com todas as temáticas presentes na Feira da Saúde, através de jogos e atividades muito divertidas que agradaram a todos os intervenientes.

Dia Mundial da Árvore

Comemoramos o Dia Mundial da árvore com a sementeira de pinheiros mansos. janeiro 2018 | Nova Onda |9


Pequenos Cientistas Clube de Ciências experimentais no laboratório – articulação pré-escolar / 2.º ciclo.

Continuamos a promover a relação entre a escola e a família

Aula de dança “Urbana”.

Ilustração de uma história.

Aula sobre o Sistema reprodutor.

No seguimento da aula do Sistema reprodutor, a turma 5 do 3.º ano realizou um exercício de Escrita Criativa. O aluno Afonso Braga escreveu sobre o Nascimento.

O Nascimento

Quando eu nasci, olhei em redor, Pensei: - Como foi possível D’umas células pequeninas nascer? Vou-vos explicar como se nasce: - É assim: Duas células pequeninas juntam-se - Como se chamam? - Os espermatozoides Fecundam o óvulo e daí, Passadas 40 semanas, Demorei eu a nascer. É assim o nascimento.

10 | Nova Onda | abril 2018


Atividade Divercook Aprendemos a confecionar uma sobremesa sem adicionarmos açúcar!

VIVA O CARNAVAL Para dar as boas vindas a toda a comunidade educativa nesta época de magia e fantasia, os nossos alunos elaboraram

máscaras

carnavalescos,

que

e

adereços

serviram

para

decorar o átrio da nossa escola. Durante a elaboração dos trabalhos, a criançada demonstrou muita criatividade e imaginação. E… para tirar umas selfies, não faltou um maravilhoso placard com duas fantásticas personagens da Disney: a Minnie e o Mickey!

Desfile de Carnaval Como já tem vindo a ser tradição no nosso agrupamento, no dia 8 de fevereiro, realizou-se o desfile de Carnaval. O tema escolhido pela da nossa escola foi “Cinema de Animação”, onde retratamos os melhores filmes animados de sempre: Mínimos; Toy Story; Peter Pan… Assistiram ao desfile um grande número de familiares, que nos acompanharam entusiasticamente, durante todo o percurso. Esta atividade envolveu os alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo, professores, Direção, assistentes operacionais e Encarregados de Educação. Neste dia as crianças tiveram possibilidade de ser princesas, piratas, cowboys, super-heróis…

janeiro 2018 | Nova Onda |11


No final do desfile, todos os alunos contaram com um delicioso lanche oferecido pela Junta de Freguesia. Houve música, dança e sobretudo muita alegria! Apesar do dia cinzento e da ameaça da chuva foi uma grande animação!

Dia do Pai O Dia do Pai, continua a ser um dia muito especial para todos nós. Para celebramos esta data, todos nos empenhamos com o devido carinho e afeto na elaboração de cartões e lembranças para oferecer ao pai.

Para homenagear todos os pais, foi lido, durante a abertura da semana da leitura, um lindo poema de José Jorge Letria, pela Erica do 4.º ano.

Feliz Dia do Pai!

12 | Nova Onda | abril 2018


EB Nogueira Pinto Janeiras…

Na Nogueira Pinto já nasceu o dia À rua saímos com muita alegria As Janeiras vamos cantar e a voz fica no ar Com os professores, os pais e avós E os funcionários que se juntaram a nós Da Nogueira Pinto um bom ano viemos desejar

Em diferentes instituições, soaram lindas vozes, procurando manter bem vivas as tradições, que os nossos antepassados nos transmitiram!...

Barcos e gaivotas de Leça Ouçam o que ouvimos é a música a tocar Da Nogueira Pinto estamos Prestes a chegar E a todos vocês que aqui estão Queremos agradecer Pela dedicação e toda a ternura Em aqui nos receber Chega de tragédias e desgraças Tudo a tempo passa, não há nada a perder Da Nogueira Pinto voltamos Só para vos ver O acordeão não deixa desafinar Para as tradições conseguirmos preservar Celebrando mais este dia que não vamos esquecer Muito ensaiamos para aqui vir E com esta música pôr todos a sorrir Vamos a cantar todos ter um ano a valer Adaptada “Meu Amor de longe” de Raquel Tavares

Carnaval…Os piratas de Leça… Este ano, o tema para o nosso desfile carnavalesco, no âmbito do Património, foi os Piratas de Leça da Palmeira e a sua história ao longo da nossa costa, que com os navios, «pirateavam» por estas terras.

Dia do Pai… Nos dias 19 e 20, a nossa escola recebeu a visita dos pais para realizar atividades diferentes. Fizeram-se jogos variados, apresentaram-se teatros e canções e deramse as prendinhas elaboradas com muito carinho para eles.

janeiro 2018 | Nova Onda |13


Nós e os Avós…

EB Nogueira Pinto gostaria de agradecer aos maravilhosos avós que generosamente vieram à nossa escola, partilhar um pouco da sua infância connosco num momento muito especial e divertido. Recuámos uns anos no tempo e brincámos sem tecnologias, nem eletricidade. Construímos figuras diferentes com peças de madeira, lançámos o pião, içámos mercadorias com a ajuda de uma grua em ponto pequeno e até um jogo de futebol de tabuleiro houve. Para os mais aventureiros, houve mesmo uma corrida de andas.

Semana da leitura A 12ª edição da Semana da Leitura, que decorreu de 19 a 23 de março de 2018 foi vivida intensamente por todos os alunos da EB Nogueira Pinto. Este ano, a semana da leitura, coexistiu com as celebrações do Dia do Pai, do Dia Mundial da Árvore e da Poesia e, por isso, houve muita animação. No Dia Mundial da árvore e da Poesia e no âmbito da semana da leitura, os alunos do 4º ano apresentaram poesias da sua autoria aos mais novos.

No Dia Mundial da Árvore, o 1º ano foi acarinhar as árvores da nossa escola, visitando-as e transmitindo-lhes mensagens positivas e carinhosas como sinal de respeito pela Mãe Natureza, que tanta falta nos faz. Seguidamente, dirigiram-se para a biblioteca e leram um pouco, para comemorar o Dia Mundial da Poesia. Para muitos, foi o primeiro livro que leram. Durante a semana, tivemos ainda a visita, sempre especial, de alguns encarregados de educação que se prontificaram a ler-nos algumas histórias e propondo-nos algumas atividades bem divertidas e interessantes. Foi uma semana em cheio!

14 | Nova Onda | abril 2018


EB PORTELA ERA UMA VEZ… Todas as quintas feiras, os meninos da pré 2, vão à carrinha da biblioteca itinerante com a educadora Dores. Fazem a troca de livros para levar para casa, deixam um e escolhem outro para ler em família!

A NOSSA BIBLIOTECA Todas as terças feiras

Também requisitamos livros,

Na Biblioteca da Portela

Vemos filmes e jogamos.

Para nos contar uma história

Temos uma “caderneta”

Aparece uma “fada” bela.

Com os livros que levamos!

O seu nome é Fátima

É tudo muito organizado

E é muito nossa amiga

E não há confusão

Traz sempre uma novidade

Pois na Biblioteca

E por vezes uma cantiga!

Damos asas à imaginação!

Receita de cookies de banana e aveia A turma um da EB da Portela participou na atividade de Divercook. Aprendeu a fazer docinhos saudáveis… Os alunos colocaram um avental, um chapéu de cozinheiro, lavaram as mãos e… toca a trabalhar! Cozinhar e aprender é muito divertido!

Ingredientes: 1,5 banana;

25 ml de leite de amêndoa;

45gr uvas passas;

1 ovo;

60 gr de puré de maçã;

200 gr de flocos de aveia;

80 gr de avelãs;

q.b. canela; q. b. extrato de baunilha. janeiro 2018 | Nova Onda |15


Confeção: Pré – aquecer o forno a 180ªc e forrar um tabuleiro com papel vegetal. Num recipiente, triturar a banana, misturar o puré de maçã, a canela em pó e o extrato de baunilha. Num outro recipiente, misturar o leite com amêndoa com o ovo. Adicionar à mistura anterior. Adicionar a aveia, as avelãs e as passas. Formar pequenas bolas com a ajuda de uma colher, colocar num tabuleiro e achatar. Levar ao forno durante cerca de 15 minutos. Bom Apetite!

SOMOS CIENTISTAS…. Os alunos do 3º ano, no Projeto Experimentar, estiveram a comprovar que o ar tem peso!!! Foi divertido!!!

HIGIENE ORAL Os alunos do 4º ano, da escola da Portela, estiveram numa sessão sobre a Higiene Oral. Puderam aprender bastante,

questionar

a

Senhora

Enfermeira

sobre

dúvidas que tinham…foi uma manhã bem passada, onde aprenderam coisas novas.

CARNAVAL NA NOSSA ESCOLA Realizou-se no dia 9 de fevereiro, o nosso desfile carnavalesco. Este ano não tivemos o tradicional desfile pelas ruas de Sta. Cruz, mas nem por isso foi menos divertido. O desfile realizou-se dentro da própria escola, quer no recreio, quer no polivalente.

16 | Nova Onda | abril 2018


EB PRAIA Comemoração do Dia de Reis Em janeiro a E.B. da Praia festejou a entrada num novo ano civil, comemorando a vinda dos Reis/Janeiras. Como tal, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo equiparam-se com coroas e reuniram-se para alegrar pequenos e grandes, com lindas melodias alusivas à data comemorativa. De salientar que a Professora de música, em colaboração com os titulares de turma e as crianças prepararam com empenho e dedicação, estes momentos de linguagem musical, permitindo assim a preservação social e histórica desta quadra.

Visita de José Fanha e Daniel Completo A presença do escritor numa escola, traz benefícios para os alunos, porque desperta a paixão pelos livros, mudando muitas vezes a visão sobre a literatura, pois as palavras na voz do autor tornam-se mágicas. No dia vinte e nove de janeiro, tivemos mais uma vez a visita do escritor José Fanha e do cantor Daniel Completo. As crianças acompanharam com palmas e gestos as canções que já tinham memorizado, tornando este momento num pequeno espetáculo. O escritor José Fanha, com a facilidade que possui em construir rimas adaptou para cada criança uma rima para o seu nome no momento de autografar os livros.

janeiro 2018 | Nova Onda |17


Carnaval - 2018 O tema deste carnaval foi o património local. Assim, a nossa escola representou no cortejo várias figuras míticas importantes dos nossos antepassados e algumas figuras da atualidade. Desta forma as crianças e adultos vestiram-se de surfistas, marinheiros, piratas, faróis, lavadeiras, pescadores, chegando mesmo até ao rancho folclórico de Leça da Palmeira. O desfile decorreu numa forma dinâmica e alegre, uma vez que as crianças incorporaram as personagens que vestiam. Os encarregados de educação empenharam-se ao longo de vários meses para criar verdadeiras obras de arte.

Semana da Leitura – 19 a 23 de março Na Semana da Leitura desenvolveram-se competências transversais aos currículos, promovendo o trabalho colaborativo, assumindo a leitura como fator de desenvolvimento individual e de grupo, criando um ambiente festivo. Na E.B. da Praia, esta semana foi dinamizada por príncipes, princesas, reis e animais do mundo da aventura e da fantasia. Os nossos alunos dramatizaram histórias de encantar, uma peça de teatro da História de Portugal, cantaram músicas e leram pequenos versos da sua autoria. Desta forma, esta semana foi enriquecida com a entusiástica troca e partilha de apresentações entre todas as turmas.

18 | Nova Onda | abril 2018


EB VISCONDESSA Os pequeninos desde os três anos aos seis, não resistem a um desafio, é vê-los com muito entusiasmo a criar o movimento a partir de uma força que dá impulso. Propulsão No corpo humano, os ossos e músculos devem estar em harmonia, para conseguir criar propulsão para atirar, andar, correr e movimentar.

Semana da Leitura

Na semana da leitura estivemos mesmo deliciados com as histórias que a Dr.ª Lurdes e os nossos avós nos vieram contar. Todas estas atividades nos fizeram sentir que pertencemos a um coletivo restrito e mais alargado, e como as regras e a partilha são importantes.

janeiro 2018 | Nova Onda |19


Carnaval Carnaval é época de muita folia. Na EB da Viscondessa também foi assim, houve música, cantigas, palhaçadas, cortejo à volta da escola, concurso de fantasias e muita…muita alegria.

Cozinhar e aprender foi muito divertido! DIVERCOOK- Este projeto tem como objetivo, alimentares

apelar

aos

através

da

bons

hábitos

confeção

e

degustação de alimentos saudáveis. Assim, realizaram-se atividades de culinária com turmas do pré-escolar e 1ºciclo. Fizemos bolachas e bolinhos saudáveis.

Estamos a fazer compostagem. A compostagem é um processo biológico através

do

qual

os

microrganismos

transformam a matéria orgânica, (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças), numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto. Este composto, rico em nutrientes, melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins. Vamos plantar muito!

20 | Nova Onda | abril 2018


DEP. LÍNGUAS «A força dos meus sonhos é tão forte, Que de tudo renasce a exaltação E nunca as minhas mãos ficam vazias.» Sophia de Mello Breyner Andresen, Obra Poética I

CONCURSO CONCRETE POETRY – THE KISS No âmbito do plano anual de atividades, o grupo disciplinar de inglês do 3º ciclo promoveu o concurso “Concrete Poetry- The Kiss”, destinado aos alunos do 7º e 8º ano. Este concurso visava promover a criatividade e as competências de escrita

em

língua

inglesa,

celebrando

simultaneamente, a efeméride de S. Valentim. Os alunos responderam com grande entusiasmo à iniciativa, o que se pode comprovar pelo número, qualidade e criatividade dos poemas apresentados, o que tornou muito difícil a tarefa do júri. Essa dificuldade ficou bem patente na necessidade de atribuir dois primeiros lugares, ex aequo, no 7º ano. Parabéns

aos

participantes,

vencedores pela

qualidade

e

a dos

todos

os

trabalhos

apresentados.

janeiro 2018 | Nova Onda |21


Ida ao Teatro – Auto da Barca do Inferno

No dia 31 de janeiro, os alunos de 9ºano deslocaram-se ao Auditório de S. Mamede, em Perafita, para assistirem à peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, encenada e representada pela companhia teatral "O Sonho". Foi um espetáculo que promoveu, como habitualmente, uma interação direta entre público e atores, o que agradou bastante aos alunos. Houve muitas gargalhadas! A experiência tornou-se, sem dúvida, muito enriquecedora, aproximando os alunos da obra estudada nas aulas e incutindo-lhes, ao mesmo tempo, o gosto pela arte teatral.

AVÔ Eu sempre vivi com os meus avós, não na mesma casa, mas muito perto. Quando era mais nova, sempre que saía das aulas ia para casa deles. O meu avô era um homem não muito alto, usava uns óculos muito espessos e a sua cabeça, sem nenhum cabelo, era tão lisinha que o sol até refletia! Ele sofria de Alzheimer. Normalmente, era ele que me ia buscar à escola, mas devido à sua condição começou a ser a minha avó a fazê-lo. Havia momentos em que ele não se lembrava do próprio nome, de onde morava ou de quem eu era. Uma vez, eu estava em sua casa a lanchar quando, de repente, começou aos berros comigo, a insinuar que ia chamar a polícia. A partir desse momento, comecei a ir lá só quando a minha avó estava. O aniversário do meu avô era a 23 de outubro. Quando ele fez 93 anos, numa sexta-feira, ao final da tarde eu fui com os meus pais até à casa dele para lhe cantarmos os parabéns. Eu levei uma caixa dos bombons que nós costumávamos comer quando ele me ia buscar à escola. Ele sempre levava dois no bolso. Ao chegar lá, começámos a cantar os parabéns e o meu avô estava com uma cara muito séria, como se não quisesse estar ali. Na altura de oferecermos as prendas, peguei na caixa de bombons e ajudei-o a abrir. Ele tirou um bombom e comeu, olhou para a minha cara e disse: - Olá, Sofia! Como foi a escola? Nesse momento, o sorriso dele foi de orelha a orelha, mesmo com a sua placa meio descolada! Nunca o tinha visto a sorrir daquela forma… Ele pegou num bombom e deu-mo. E guardou outros dois no bolso.

Sofia Gonçalves, nº20, 9ºG

22 | Nova Onda | abril 2018

janeiro de 2018


DEP. MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Concurso Pangea Entre os dias 19 a 21 de março, realizou-se na sala de informática e na biblioteca da escola o concurso Pangea. Com o lema “Matemática para todos”, este é um concurso que quer unir estudantes de diferentes locais, estratos sociais e níveis de ensino, e tornálos entusiastas da matemática. Os jovens terão a possibilidade de partilhar as suas experiências e a alegria que encontram na matemática. Este Concurso é organizado em outros onze países europeus: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Hungria, Itália, Polónia, República Checa e Suíça. O objetivo dos seus organizadores é espalhar o entusiasmo pela matemática, promovendo a mensagem que: “O receio da matemática não tem fundamento. Todos podem ser bem sucedidos.” Agora basta esperar pelos resultados da primeira fase.

SuperTmatik Decorreu, no dia 28 de fevereiro, a fase interturmas do Campeonato SuperTmatik – Cálculo Mental, com os três alunos mais bem classificados de cada turma de 5º e 6º anos. Foi uma tarde muito divertida! Ficaram apurados para a segunda fase, os alunos: 5º Ano

6º Ano

1º lugar – Rafael Castro – 5º 1

1º lugar – Gabriel Martinho - 6º 1

2º lugar – Joana Pinho - 5º 2

2º lugar – Carlota Alves - 6º 1

3º lugar – Luís Vicente - 5º

3º lugar – Maria Sampa – 6º 10

Pelo empenho e espírito de competição saudável demonstrado, enviamos a todos os alunos participantes, os nossos parabéns.

Dia da Informática em Movimento No último dia do 2º período, 23 de março, realizou-se a atividade “Dia da Informática em Movimento”. Esta atividade consistiu em alertar os alunos para uma distribuição equilibrada/ajustada do tempo entre as atividades realizadas no computador e as atividades físicas. Os alunos tiveram a oportunidade de jogarem na consola Wii, uma consola que permite que os jogos sejam mais físicos e interativos. Os alunos divertiram-se bastante com esta atividade, trabalhando também competências físicas tais como coordenação e equilíbrio.

janeiro 2018 | Nova Onda |23


VISITA DE ESTUDO A AVEIRO Nada melhor que em dia de equinócio para rumar até Aveiro e explorar a fábrica da Ciência! Vinte de março foi dia dos 8.º anos aprenderem fora da sala de aula. Numa visita orientada, onde era proibido não mexer, tiveram oportunidade de produzir um protetor solar, conhecer a química da cozinha, construir robot e fazer hologramas. Sempre muito recetivos, curiosos e bem-dispostos, os alunos demonstraram estar à altura dos desafios propostos! A curiosidade, criatividade e o gosto pela ciência também se ensinam e quando dissolvidos num momento de espírito de camaradagem…. a combinação é fantástica!

ECOLEITURAS 2018 No âmbito da Semana da Leitura e do Programa Eco-Escolas, durante as aulas de ciências naturais, de 19 a 23 de março, foi lido um poema relacionado com o ambiente e as ciências. “Sei de um ninho” e “Poema do coração”, respetivamente de Miguel Torga e António Gedeão, foram dois dos poemas lidos. Sei um ninho Sei um ninho. E o ninho tem um ovo. E o ovo, redondinho, Tem lá dentro um passarinho Novo. Mas escusam de me atentar: Nem o tiro, nem o ensino. Quero ser um bom menino E guardar Este segredo comigo. E ter depois um amigo Que faça o pino A voar... Miguel Torga

Poema do coração Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração, e também a Bondade, e a Sinceridade, e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração. Então poderia dizer-vos: "Meus amados irmãos, falo-vos do coração", ou então: "com o coração nas mãos". Mas o meu coração é como o dos compêndios Tem duas válvulas (a tricúspide e a mitral) e os seus compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos). O sangue a circular contrai-os e distende-os segundo a obrigação das leis dos movimentos. Por vezes acontece ver-se um homem, sem querer, com os lábios apertados, e uma lâmina baça e agreste, que endurece a luz dos olhos em bisel cortados. Parece então que o coração estremece. Mas não. Sabe-se, e muito bem, com fundamento prático, que esse vento que sopra e que ateia os incêndios, é coisa do simpático. Vem tudo nos compêndios. Então, meninos! Vamos à lição! Em quantas partes se divide o coração? António Gedeão

24 | Nova Onda | abril 2018


DEP. CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Exposição de Castelos No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no segundo período, no mês de fevereiro, esteve patente, no átrio da Escola Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, uma exposição sobre “Castelos Portugueses”, construídos com materiais reciclados, pelos discentes do quinto ano de escolaridade, com a ajuda dos encarregados de educação e pais. No início do ano letivo, sensibilizámos os alunos para a execução dos “Castelos Portugueses”, explicando de que forma esta atividade iria decorrer. À medida que o tempo passava, os alunos questionavam sobre a forma como deveriam elaborar as suas “obras de arte”. O entusiasmo ia crescendo, como se podia constatar no brilho do olhar dos meninos que estavam a descobrir a nova escola, o gosto de aprender e a magia da disciplina. “Professora posso utilizar cartão?”; “Professora posso fazer o castelo com rolhas, plásticos, cortiça, caixas vazias?”; “Quando vão ser expostos os Castelos?”; “Nas férias do Natal vou pedir ajuda ao meu pai”. Passaram as férias do Natal e, na primeira aula do segundo período, os alunos referiram, com entusiasmo e motivação, a fase em que ia a construção do seu castelo. Passado pouco tempo, muitos meninos perguntavam: “Professora posso trazer o meu castelo?”. No decorrer do mês de janeiro, nos armários das salas de aula, foram guardados os Castelos, à medida que iam sendo trazidos pelos alunos. Eram tantos que o espaço começava a ser exíguo. No dia sete de fevereiro, foram expostos no átrio da escola, com a ajuda do Coordenador, colegas do Departamento e Assistentes Operacionais, assim como de alguns discentes que, voluntariamente, se ofereceram para colaborar. Foi uma tarde de azáfama, sobe e desce escadas, abre e fecha armário. “Professora! “Olhe este que bonito; e este; e aquele da …”; E os castelos nunca mais acabavam!

A exposição deu vida e cor ao átrio da escola, permitindo recuar ao passado e sensibilizar

para o riquíssimo e vasto património deixado pelos nossos antepassados. Além disso, alertou os alunos para a importância da sua preservação. Foi gratificante participar nesta iniciativa. (Iolanda Ferreira- Professora de História e Geografia de Portugal)

Exposição dos Castelos – Testemunhos dos alunos A nossa professora de história lança-nos um desafio: fazer um castelo! Pronto, parte das minhas férias já estão preenchidas. Comecei logo a verme em Guimarães, Leiria, ou talvez em Sintra. Mas não, nada disso aconteceu. Castelos também há aqui perto – o da Foz, o do Queijo e o de Leça. Decidi então ficar por perto, mesmo aqui em Leça da Palmeira. Nas férias de Natal, fui com a minha família, conhecer o castelo e a sua história, para tentar representá-lo o melhor possível. janeiro 2018 | Nova Onda |25


Tal como os meus colegas, empenhámo-nos nessa tarefa, e na data indicada, a nossa sala ficou repleta de castelos. Num dia normal, ao chegarmos à escola para irmos para as aulas, vimo-nos rodeados de castelos que estavam expostos no átrio. Era o trabalho de todas as turmas do 5º ano. A exposição estava espetacular! Todos os castelos foram elaborados com empenho e dedicação. Uns eram contruídos em elevações, com muralhas e torres, outros tinham canhões, e a maior parte tinha uma ponte levadiça para se poder entrar no castelo. Ao admirarmos os castelos, dava, por momentos, para nos imaginarmos a viver naquele tempo, num tempo muito difícil, em que os nossos antepassados tanto sofreram e lutaram para defender as nossas terras e o nosso País! André Leal, nº 3, 5º1.

Exposição dos Castelos Pusemos a mão na “massa” No papel, na cortiça e no cartão Fizemos castelos coloridos Ai! Que bonita exposição! Havia de tudo no átrio A Escola pareceu ganhar vida Castelos de várias formas Com a Família envolvida. Castelos no chão e no ar Como nos sonhos nós temos Só que estes foram bem reais Grandes, médios ou pequenos A Fernando Pinto de Oliveira Gravou imagens na nossa memória Foi um prazer ter feito o castelo A pedido da Professora de História. Diogo Martins e Castro, 5º 1

26 | Nova Onda | abril 2018


DIA DE S. VALENTIM No dia de S. Valentim, o grupo de EMRC, teve a iniciativa de assinalar este dia, com música, dança e poesia, interpretada por alguns alunos do 7º/8º/9º anos, na sala dos professores. Depois da atuação dos alunos, seguiu-se uma pequena confraternização, com boa disposição e alegria.

Dia da Mulher

No dia oito de março, o “sexteto de E.M.R.C” homenageou a Mulher, a Mãe, a Professora, a vida…Lembrou a necessidade de educar as novas gerações, para que a igualdade de género seja uma realidade efetiva em todos os domínios.

Visita de estudo ao Templo Hindu e Padrão dos Descobrimentos No dia 19 de março, de 2018, os alunos do 7º ano de EMRC, participaram na visita de estudo ao Templo Hindú em Lisboa e ao Padrão dos Descobrimentos. A participação dos alunos, caracterizou-se pela curiosidade e interesse em conhecer outros hábitos, costumes, tradições e rituais de outras culturas, que os nossos alunos puderam vivenciar. Foi uma experiência marcante, porque os alunos tiveram durante este dia, a oportunidade de ter outros horizontes e reconhecer outros estilos de vida, diferentes dos nossos. No final da tarde, fizemos uma pequena visita pela baixa de Lisboa, onde tivemos a oportunidade de conhecer e saborear, os famosos pastéis de Belém.

janeiro 2018 | Nova Onda |27


DEP. EXP. | ED FÍSICA Como acontece no final de cada período, a área disciplinar de Educação Física dinamizou os Torneios Desportivos Interturmas. São sempre momentos vividos com grande emoção e entusiasmo por parte dos participantes onde as equipas das diferentes turmas tentam conquistar um lugar no pódio. Contudo, e porque o essencial é participar, torna-se importante estar presente, arbitrando e secretariando os jogos e jogando ou apoiando os colegas de turma. De realçar assim o papel dos alunos que participaram como árbitros e secretários pois dão um contributo fundamental nesta atividade. Pretende-se desenvolver o gosto pela prática de atividade física e desportiva aprendendo a participar com empenho e correção, promovendo o fairplay.

Torneios interturmas de 1º Período Nos dias 11 e 12 de dezembro, realizaram-se os Torneios de Bola ao Capitão (5º ano), Voleibol (6º ano), Andebol (7º ano) e Basquetebol (8º e 9º anos), tendo participado cerca de 405 alunos (jogadores), 38 árbitros e 21 secretários.

5º Ano – Bola ao Capitão FEMININO: 1º lugar – 5º2: nº3, Ana Correia; nº4, Anaísa Ribeiro; nº6, Carolina Cristino; nº7, Carolina Gomes; nº8, Constança Pinto, nº11, Helena Fonseca; nº13, Joana Pinho; nº17, Leonor Tinoco; nº20, Madalena Rodrigues; nº23, Matilde Conde; nº26, Rita Marques e nº29 Sofia Lobo./ 2º lugar – 5º3: nº 2, Beatriz Abreu; nº 3, Beatriz Carvalho; nº 4, Carolina Rodrigues; nº6, Francisca Nunes; nº 10, Inês Bento; nº 11, Inês Sousa; nº 18, Mafalda Costa; nº 23, Renata Silva, nº25, Sara Teixeira; nº 27, Sofia Carvalho. MASCULINO: 1º lugar – 5º2: nº 1, Afonso Conceição; nº 5, Bernardo Martins; nº9, Diogo Brito; nº 19, Lourenço Garcia; nº 21, Martim Castela; nº 24, Nuno Magalhães; nº 27, Rodrigo Araújo, nº 30, Tomás Ferreira. / 2º lugar - 5º9: nº 5, Bernardo Ferreira; nº10, Gonçalo Carvalho; nº 15, Lucas Xavier; nº 17, Miguel Fonseca; nº 18, Nuno Teixeira; nº 20, Tiago Pereira; nº 21, Rodrigo.

6º Ano – Voleibol FEMININO: 1º lugar – 6º10-A: nº3, Ana Rocha; nº6, Beatriz Cerveira; nº15, Maria Barroso e nº16, Maria Sampaio. 2º lugar – 6º5-A: nº4- Beatriz Pereira, nº6-Carolina Fonseca, nº11Mafalda Nunes e nº14- Matilde Moreira.

MASCULINO: 1º lugar – 6º1-A: nº6, Daniel Gomes, nº7, Dinis Abreu; nº24, Rafael Biscaia e nº27, Rodrigo Carvalho.

28 | Nova Onda | abril 2018


2º lugar – 6º3-A: nº2, Bernardo Oliveira; nº12, Jimmy Santos; nº 16, Raí Pinheiro e nº18, Santiago Araújo.

7º Ano – Andebol

FEMININO: 1º lugar – 7ºB (Equipa B): nº 1, Ana Sofia Silva; nº 5 Carolina Lopes; nº 13, Gabriela Rodrigues; nº 20, Maria Inês Cristino; nº 21, Matilde Pinto e nº 26, Sofia Trindade. 2º lugar – 7ºG): nº2, Ana Mafalda; nº 4, Carlota Silva; nº 11, Leonor Lopes; nº 13, Maria Almeida; nº 14, Maria Gil; nº 15, Marta Ferreira e nº 21, Rita Martins. MASCULINO: 1º lugar - 7ºE: nº 8, Diogo Ramos; nº 11, Gonçalo Mendes; nº 12, Gonçalo Silva; nº 13, Hugo Barbosa; nº 16, João Pereira, nº 17, Jorge Silva e nº 18, Jorge Santos/ 2º lugar - 7ºI: nº 3, Carlos Rodrigues; nº 4, Daniel Silva; nº 5, Diogo Lopes; nº 6, Eduardo Teixeira; nº 9, Francisco Sousa, nº 12, Allexander Silva e nº 20, Tomás Sousa.

8º Ano – Basquetebol FEMININO: 1º lugar – 8ºB (Equipa 1): nº 6, Carlota Pinto; nº 15, Lara Regufe; nº 16,Leonor Araújo e nº 24, Nisa Oliveira. / 2º lugar – 8ºA (Equipa 1): nº 2, Beatriz Barbosa; nº 6, Cláudia Vieira; nº 16, Inês Carvalho; nº 24, Maria Inês Oliveira e nº 26, Matilde

António. MASCULINO: 1º lugar - 8ºA: nº 8, Filipe Camacho; nº 11, Francisco Alves; nº 12, Francisco Serrão; nº 13, Henrique Gonçalves e nº 14, Hugo Escaleira. 2º lugar – 8ºC: nº1, André Alves; nº 7 Guilherme Temporão; nº 10, Rui Dias; nº 16, Pedro Lima e nº 19, Ricardo Pinto.

9º Ano – Basquetebol FEMININO: 1º lugar – 9ºA (Equipa 1): nº 6, Camila Barros; nº 13, Francisca Ramalho; nº 17, Inês Ferreira; nº 18, Iris Jorge; nº 19, Iris Nunes e nº 22, Juliana Meireles. 2º lugar – 9ºG: nº9, Inês Teles; nº 10, Joana Santos; nº 16, Beatriz Ferraz; nº 18, Rafaela Baptista; nº 20, Sofia Gonçalves. janeiro 2018 | Nova Onda |29


MASCULINO: 1ºlugar – 9ºH: nº 4, Bernardo Costa; nº 8, Gonçalo Bento; nº 10, Tomás Grulha; nº 16, Nuno Fonseca e nº 17, Pedro Cruz. 2º lugar - 9ºD (Equipa 2): nº 4, António Correia; nº 19, João Neves; nº 22, Miguel Moreira; nº 24, Rafael Matos e nº 25, Renato Dias.

Torneios interturmas de 2º Período Nos dias 22 e 23 de março, realizaram-se Torneios Desportivos Interturmas de Futebol para os alunos do 5º e 9º anos, Badminton para o 6º ano, Voleibol para o 7º ano, Tag Rugby para o 8º ano. Podemos considerar que esta atividade foi muito bem-sucedida pois contamos com a participação de um total de 424 alunos.

5º Ano – Futebol FEMININO: 1º lugar – 5º6: nº 1, Ana Teixeira; nº2, Ana Alves; nº3, Beatriz Paixão; nº12, Lara Reguengo; nº13, Lara Lopes; nº14, Lara Costa; nº15, Margarida Pinto e nº17, Patrícia Ribeiro/ 2º lugar – 5º4: nº 1, Ana Silva; nº2, Bianca Rodrigues; nº 3, Carolina Leite; nº 8, Francisca Lanços; nº11, Iris Couto; nº 15, Maria Moura e nº20, Verónica Carneiro. MASCULINO: 1º lugar - 5º1: nº 7, Filipe Pinto; nº 8, Francisco Pinho; nº9, Gonçalo Moreira; nº 10, Gustavo Loureiro; nº11, Gustavo Franco; nº 12, Afonso Valadas, nº 23, Rafael Castro; nº 24, Renato Silva; nº 25, Rodrigo Duarte e nº28, Tiago Santos 2º lugar - 5º6: nº 4, Cristiano Ribeiro; nº5, Francisco Marques; nº 6, Francisco Teixeira; nº 7, Gonçalo Pereira; nº 8, Gonçalo Faria; nº9, Gustavo Fernandes; nº 11, Júlio Mesa; nº 16, Nuno Ribeiro e nº22, Rui Pinheiro.

6º Ano – Badminton

FEMININO: 1º Lugar- nº 20, Raquel Prado/6º4 2º Lugar- nº 14, Matilde Moreira/ 6º5 3º Lugar- nº 14, Luísa Freitas/ 6º11

30 | Nova Onda | abril 2018

MASCULINO: 1º lugar – nº3, Bruno Soares/6º4 2º lugar – nº16, Miguel Moura/ 6º5 2º lugar – nº13, Lourenço Antão/ 6º11


7º Ano – Voleibol FEMININO: 1º lugar – 7ºE (Equipa 1): nº 1, Ana Cruz; nº 3, Beatriz Salgado; nº 7, Carolina Santos; nº 20, Maria Rocha/2º lugar – 7ºB (Equipa 1): nº 6, Cláudia Gonçalves; nº 9, Filipa Pacheco; nº 19, Mª Eduarda Torres; nº20, Mª Inês Cristino.

MASCULINO: 1º lugar - 7ºA (Equipa 2): nº 6, Diogo Gonçalves; nº 16, João Gomes; nº 26, Rodrigo Carvalho; nº 27, Vasco Maurício. 2º lugar – 7ºH: nº 2, André Teixeira; nº9, Bruno Sousa; nº 25, Pedro Rodrigues; nº 26, Sérgio Faria.

8º Ano – Tag Rugby 1º lugar – 8ºC: nº6, Gonçalo Silva; nº 7, Guilherme Temparão; nº 11, Lara Pereira; nº 13, Mariana Magalhães; nº 15, Miguel Santos; nº 19, Ricardo Pinto; nº 20, Rui Pedro; nº 22, Mariana Amaral. 2º lugar – 8ºD: nº 3, Ana Vigo; nº 5, Ângelo Cardoso; nº 10, David Araújo; nº 11, Diogo Palhota; nº 12, Diogo Regadas; nº14, Joana Queirós; nº 15, João Prado; nº 17, Mª Eduarda Barbosa.

9º Ano – Futebol FEMININO: 1º lugar – 9ºF: nº1, Ana Castro; nº2, Ana Carina; nº3, Catarina Isidro; nº11, Inês Bulcão; nº13, Joana Saraiva; nº17, Margarida Bulcão; nº19, Marta Alves; nº20, Renata Ferreira;/ 2º lugar – 9ºG: nº1, Ana Catarina Marques; nº9, Inês Teles; nº10, Joana Santos; nº13, Beatriz Amaral; nº16, Beatriz Ferraz. MASCULINO: 1º lugar - 9ºG: nº2, André Silva; nº4, Diogo Moutinho; nº7, Edgar Oliveira; nº8, Francisco Silva; nº11, José Pedro Fernandes; nº17, Nuno Miguel Cruz; nº19, Rui Miguel Santos./ 2º lugar - 9ºB: nº6, Gustavo Caiano; nº7, João Cardoso; nº13, Pedro Pereira; nº17, Rodrigo Ferreira; nº20, Tiago Rosado; nº21, Tiago Silva; nº22, Tiago Prima; nº25, Tomás Costa.

janeiro 2018 | Nova Onda |31


DEP. EXP| ED MUSICAL Um grupo de alunos das turmas 5º9 e 5º10, participou no dia 23/02/18, na “Feira da Saúde” e no dia 23/03/18, na “Festa da Leitura”, englobada na cerimónia de encerramento da semana da Leitura. Apresentaram dois momentos musicais, sob a orientação da professora Sandra Borges. Os alunos estiveram muito empenhados e tiveram uma boa performance.

Concurso de Flauta de Bisel - 2º Ciclo 6ºano No dia 20/03/18, decorreu o habitual Concurso de Flauta de Bisel de 6ºano, na nossa escola, organizado pelo grupo de Educação Musical, no auditório da escola sede. Participaram alunos de praticamente todas as turmas de 6ºano, que teve como vencedor o aluno Daniel Gomes, nº6, do 6º1. Como já vem sendo tradição, os elementos do Júri, contaram com a participação dos alunos vencedores do ano letivo anterior 2016/2017.

Alunos premiados 1º lugar: Daniel Gomes, 6º1, nº6 2º lugar: Carlota Alves, 6º1, nº3 3º lugar: Maria Luísa Viveiros, 6º1, nº19

Menções Honrosas: Maria Eduarda Rodrigues, 6º1, nº15 Rita Cortês e Sá, 6º1, nº26 Leonor Cruz, 6º9, n16

Parabéns a todos os participantes! 32 | Nova Onda | abril 2018


DEP. EXP | ET E EV Criatividade prova…

a

toda

à

Os alunos do 2º ciclo das áreas curriculares de Educação conhecer

Visual

e Tecnológica deram

a sua criatividade,

expondo

a os

trabalhos realizados até à data, nos quais foram exploradas

as

mais

diversas

técnicas

e

materiais. O átrio da escola foi inundado de cor e expressividade plástica.

Durante o mês de fevereiro, foi a vez dos alunos de 3º ciclo exporem os resultados do seu trabalho e empenho nas aulas de Educação Visual, dando a conhecer como, com materiais mais simples, também se podem alcançar resultados dignos de realce. janeiro 2018 | Nova Onda |33


DEP. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E APOIO EDUCATIVO

Existe um lugar onde é possível estimular todos os sentidos do corpo humano: o tato, através de diferentes texturas, a audição, com os barulhos suaves ou fortes, a visão, através das cores exuberantes ou suaves, o olfato com os aromas de diferentes plantas, vestibular e proprioceção através de zonas de equilíbrio. Estamos a falar de um Jardim Sensorial! Para a professora de educação especial, Margarida Santos, Terapeuta da Fala, Maria Cunha e Terapeuta Ocupacional Ana Raquel, dinamizadoras deste projeto, a construção do jardim sensorial é “um projeto aliciante e motivador, onde todos os alunos têm a possibilidade de explorarem o meio ambiente propiciando a integração dos sentidos, e assim promover o desenvolvimento motor global, através de experiências sensoriais motoras variadas.” Esta iniciativa tem a colaboração de professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e toda a comunidade educativa, que a nós se queira juntar! Pretende-se, igualmente, dar continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior “horta inclusiva/jardinagem, atividades funcionais, atividades plásticas.“

Serão 70 m2, desenvolvidos por diferentes áreas.

Figura 1- Tátil

Figura 2- Auditivo

Figura 3 Visual

Figura 4 - Olfativo

Figura 5 - Propriocetivo

O projeto tem vindo a passar por diversas fases para a sua elaboração: limpeza de cápsulas “Nespresso”, elaboração suporte de instrumentos musicais, sofá e mesa em paletes, pintura de flores em garrafas de plástico, criação de canteiros e limpeza do jardim. Fotos da primeira fase do projeto:

34 | Nova Onda | abril 2018


Comemoração da Semana da leitura na Biblioteca da EB Engº Fernando Pinto de Oliveira No dia 21 de março, no âmbito da semana da leitura, os alunos apoiados pela Unidade de Ensino Estruturado de Autismo (UEEA) da Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira, apresentaram na biblioteca, um pequeno momento musical, acompanhado de projeção de imagens do Património de Leça da Palmeira. Esta atividade foi dinamizada pela Professora Margarida Santos e o Professor

Gabriel

Monteiro

com

a

colaboração de técnicas e professora da UEEA. O Professor Gabriel aceitou este desafio e adaptou a música, No surprise, da banda Radiohed. Orientou o grupo acompanhando-o à viola, e, de uma forma simples e bonita, revelou talentos. Os alunos tocaram a ritmo instrumentos, e em simultâneo, foi observada uma breve apresentação de fotografias de alguns dos locais do património da cidade de Leça da Palmeira, com legenda em SPC. Foi um momento muito bonito e vibrante. No final, todos os alunos foram presenteados por um miminho de chocolate. No dia 22 de março, a professora Isaura Dias desenvolveu com os mesmos alunos o teatro de fantoches “Os três porquinhos”. Assistiram ao teatro os alunos do pré escolar da EB FPO que estiveram muito atentos e divertiram-se muito com a atuação das personagens. Foi mais um momento que valoriza a participação de todos, nas atividades desenvolvidas pela biblioteca.

Equitação terapêutica É com sorrisos rasgados que os alunos da UEEA da EB Viscondessa, UEEA da EB Amorosa e UEEA EB Engº Fernando Pinto de Oliveira vão para a Equitação terapêutica no Centro Hípico do Porto e Matosinhos, em Leça da Palmeira. Esta terapia desenvolve com harmonia o equilíbrio, a coordenação

motora

coordenação

óculo

geral,

a

manual,

a

agilidade e destreza. Para além disso, promove a autoconfiança, o espírito e a iniciativa de decisão. Melhora as relações interpessoais, a adaptação a mudanças e as respostas emocionais.

janeiro 2018 | Nova Onda |35


Os alunos vão acompanhados pelas professoras e assistentes operacionais da UEEA e têm a oportunidade de poder contactar com o cavalo dentro do picadeiro com objetivos psicomotores,

mais

direcionados

para

necessidades

específicas

na

área

educacional, psicológica ou cognitiva, estando estas atividades definidas por profissionais de saúde e instrutores de equitação. Podem ainda vivenciar outras experiências no exterior, tais como: fazer festas, dar de comer, visitar as boxes, etc. . Desta forma, os alunos desenvolvem competências, sem darem conta, exercitando as áreas do corpo e da mente fundamentais para um melhor desenvolvimento.

Todos os meses, a UEEA FPO faz a adaptação de um livro em formato adaptado – pictogramas (SPC) para ficar em destaque na biblioteca. Esta iniciativa teve início no mês de fevereiro e nasceu com o objetivo de permitir aos alunos com a Perturbação do Espectro de Autismo possam ler num espaço partilhado por todos. Assim, através da adaptação de obras originais, mantemos a fidelidade aos autores e aos livros que lhes deram origem e o respeito pelos novos leitores, que só assim os poderão passar a ler. Os livros criados refletem as competências profissionais mas, mais importante do que a qualidade técnica dos materiais, é a importância de dinamizar leituras que levem livros a todos e para todos.

Histórias já apresentadas:

Próximo destaque:

36 | Nova Onda | abril 2018


BIBLIOTECAS A azáfama habitual na biblioteca iniciou-se no 2º período, com a entrega de prémios do concurso "Natal Numa Frase". Organizada pela Associação de pais dos alunos do 2º,3ºciclos da EB Engº Fernando Pinto de Oliveira, em articulação com a biblioteca. Esta cerimónia

teve

como

objetivo

valorizar a participação dos alunos neste concurso, uma vez que foram premiadas as frases vencedoras e todos os alunos presentes receberam um diploma de participação e tiveram oportunidade de ler a frase que criaram. Este ano fomos surpreendidos com a atuação dos alunos das oficinas de música, teatro e espanhol que divertiram os participantes com as suas apresentações.

ENCONTRO COM… LUÍS DIOGO Em janeiro, Luís Diogo, professor, argumentista e realizador cinematográfico, veio às nossas bibliotecas para nos apresentar O cão que chovia, o seu primeiro livro infantil. O Cão que Chovia conta a história de um estrangeiro que chega a uma aldeia florida, onde é mal aceite pelos moradores. O Cão que Chovia é uma metáfora bastante atual sobre a forma como a nossa sociedade olha os imigrantes e os refugiados. É uma bonita história que nos mostra a importância da solidariedade e da aceitação do próximo.

SANDRA CARVALHO No dia 18 de janeiro, recebemos a escritora Sandra Carvalho autora da coleção “Saga das Pedras Mágicas” e “Crónicas da Terra e do Mar”. A clareza, a simplicidade e a simpatia da escritora conquistaram os participantes. Excelente comunicadora Sandra Carvalho prendeu os presentes ao apresentar o seu mundo imaginário, as suas obras e respetivas personagens, revelando uma verdadeira paixão pela leitura e escrita. A autora deixou aos alunos uma significativa mensagem: “o mais importante é seguirmos os nossos sonhos, se formos perseverantes e corajosos alcançaremos os nossos objetivos”.

janeiro 2018 | Nova Onda |37


ANIMAÇÃO DA LEITURA No dia 1 de fevereiro, algumas turmas

do

escolaridade

e

6ºanos

assistiram,

de na

biblioteca escolar, à animação da leitura das obras “A vida Mágica da Sementinha” e “Pedro Alecrim”. Estas leituras dinâmicas/encenadas foram partilhadas com os alunos no sentido de os desafiar e cativar a partirem à descoberta dos livros incluídos nas metas curriculares do 2ºciclo. Com esta atividade pretendíamos promover junto dos alunos estes livros como fonte de conhecimento e prazer, indo muito além do seu carater obrigatório e facilitando a sua leitura e interpretação.

WORKSHOP COM CLARA HADDAD Em fevereiro, aconteceu um inspirador workshop da contadora de histórias Clara Haddad, na EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira, com um grupo de professoras bibliotecárias. Clara Haddad é narradora profissional, com quase 20 anos de experiência, tendo inúmeros projetos e apresentações desenvolvidos em várias partes do mundo. Clara Haddad apresentou também o seu livro “Poeira das Estrelas”, com ilustrações de Anabela Dias.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 1ªFASE Como em anos anteriores, foi dada continuidade ao Concurso Nacional de Leitura, com o propósito de celebrar a leitura nas escolas, estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral. Este concurso acontece em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); com o Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); com a DGAE/ DSEEPE e com a RTP. Este ano, o concurso decorre em 4 fases: nível de escola, nível regional, nível distrital e nacional e foi alargado ao 1º e 2º ciclos de escolaridade. No dia 15 de fevereiro, realizou-se a 1ª fase deste concurso na nossa escola sede. Os alunos fizeram uma prova escrita, após a leitura autónoma dos livros: “O segredo do rio”, de Miguel Sousa Tavares – 1ºCEB; “Três histórias do futuro”, de Luísa Ducla Soares – 2ºCEB e “História da gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda – 3ºCEB. Participaram 367 alunos e ficaram apurados para a fase regional os alunos: 1ºCEB - Laura Moreira da EB do Corpo Santo; Guilherme Miranda e Ana Rita Graça ambos da EB Nogueira Pinto; 2ºCEB - Afonso Nabais Correia do 5º2, nº2; Gabriel Martinho do 6º1, nº8 e Joana Maria Borges do 6º2, nº16 e 3ºCEB João Pedro Ferreira do 7ºB, nº16; Bruna Filipa Mendes do 8ºA, nº 3 e António Maria Costa do 7ºB, nº2.

38 | Nova Onda | abril 2018


Estes alunos representarão a escola na etapa concelhia que decorrerá na Biblioteca Municipal Florbela Espanca em Matosinhos, nos dias 18 e 20 de abril.

CARNAVAL O desfile de Carnaval das escolas do 1ºCEB de Leça da Palmeira do nosso agrupamento foi, mais uma vez, espetacular! Muita cor, muita alegria, diversão e entusiasmo. Partindo do mote da Semana da Leitura “Património” as escolas desenvolveram

diversos

projetos de pesquisa para definirem o tema a abordar. Algumas escolas optaram por explorar o património cultural:

lendas,

rancho

folclórico, tradições de peixeiras e pescadores, cinema de animação, trajes típicos de determinadas épocas, etc. Outras enveredaram pela exploração do património monumental como o Forte Nossa Senhora das Neves e os seus piratas, a Quinta de Santiago e o Farol da Boa Nova. Também se fez referência ao património natural com a alusão ao mar. O trabalho de colaboração da família com a escola manifestou-se mais uma vez num desfile original, diversificado e muito enriquecedor para todos os participantes.

CONHECES TU OS QUÍMICOS? Este projeto realizou-se no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. O desafio foi lançado aos professores de FísicoQuímicas

e

foi

acolhido

pela

professora

Susana

Pereira

a

com

sua

turma de 8ºF. Ao longo deste período, as PB, em articulação com a professora da turma trabalharam o Modelo de pesquisa e tratamento da informação - Big 6, no sentido de orientar os alunos nas suas pesquisas e realização de trabalhos. Foi também feita a leitura do livro “Breve História da Química” de Regina Gouveia. Na Semana da Leitura os alunos apresentaram os seus trabalhos. janeiro 2018 | Nova Onda |39


DIA DO PAI Claro que a biblioteca não poderia deixar “em branco” este dia. Assim foram feitas leituras alusivas ao tema,

que

muito

divertiram

os

mais

pequenos.

ALECRIM Integrado na Semana da Leitura, tivemos a presença da psicóloga e professora Margarida Frias Rocha que apresentou o seu livro Alecrim, onde retrata alguns problemas do mundo da adolescência. ”Inês luta diariamente para manter a harmonia do "Alecrim". Mas não é somente dentro das paredes do seu colégio que esta gestora, professora e psicóloga, se vê confrontada com enormes fragilidades emocionais. Existem momentos e lugares especiais onde emergem segredos inconfessáveis e intimidades que contribuem para a resolução de angústias antigas… Porém, quando tudo parece solucionado, novos acontecimentos colocam a nu uma dimensão menos consciente que obriga a redefinir caminhos e relações.”

EDUCAÇÃO LITERÁRIA Neste período, continuamos a explorar algumas das obras de educação literária em articulação com o currículo do 1º ciclo. Estas obras são exploradas com recurso a estratégias diversificadas como teatro de fantoches, dramatizações, expressão plástica e expressão escrita e jogos.

“ A

40 | Nova Onda | abril 2018

m a i o r


DOCES LEITURAS No âmbito do projeto aLer+ os alunos que frequentam as bibliotecas, do nosso agrupamento, depois de algumas leituras sugestivas elaboraram marcadores onde escreveram frases sobre o Carnaval e sobre o amor. Estes soltaram

marcadores sorrisos

de

certamente quem

os

encontrou espalhados pelas mesas dos cafés e confeitarias locais.

OS NOSSOS CONCURSOS Os concursos semanais continuam a ser uma das causas do grande movimento da Biblioteca Escolar.

PARABÉNS aos VENCEDORES Concurso Brincar aos Desafios Pontapés da Gramática 2º período Leitor do 2º Período

Nome do Vencedor

Martim Oliveira Gomes, nº12, T8 da EBFPO 2ºCEB – Rute Santos Sá do 5º1, nº26 3ºCEB - Carolina Barros Martins do 7ºC, nº3 1ºCEB – Iúri Teles Ferreira Miguel do 3ºano, T5, nº 14 2ºCEB - Lara Sofia Lopes do 5º6, nº13 3ºCEB – India Pereira Neuman do 7ºA, nº 11

Semana da Leitura “Rota do Património”

Lara Sofia Nogueira da Costa do 5º6, nº14

Palavras com Música

Carolina Lopes do 7ºB, nº5

janeiro 2018 | Nova Onda |41


Estabelecimentos Prisionais E.P. FEMININO Para a promoção da leitura No âmbito do Projeto denominado “Conversar em torno dos livros numa prisão feminina: pela partilha e pela responsabilidade social”, a Escola Secundária de Paredes realizou, neste ano letivo e até ao momento, duas sessões de motivação para a leitura, dinamizadas

pelos

promotores/professores,

no

Estabelecimento Prisional Feminino Especial de Santa Cruz do Bispo. Este projeto, pensado a três anos, tem como objetivo principal proporcionar às reclusas momentos de fruição e deleite em torno da leitura. Neste contexto, serão, ainda, desenvolvidas mais quatro sessões até ao final do ano letivo. No seguimento destas atividades, será efetuada uma exposição de trabalhos plásticos elaborados por algumas reclusas no decorrer das leituras apresentadas no ano letivo anterior. A exposição decorrerá na Escola Secundária de Paredes e, num momento posterior, num espaço deste município.

Projetos simples de peças decorativas (A UFCD 0274) Ao longo dos períodos letivos, foram trabalhados projetos simples de peças decorativas, exploradas técnicas variadas, com a dinamização de atividades de desenho e pintura, com materiais diversificados, desenvolvendo assim as competências da motricidade fina, a sensibilidade visual e estética, aprendizagem de técnicas manuais e manejamento correto de materiais e utensílios. Promoveu-se também, o gosto pela arte, fazendo referência a obras artísticas de diversos autores, nas diferentes vertentes… As formandas revelaram bastante interesse e participaram de forma empenhada, ao longo do desenvolvimento das atividades propostas.

42 | Nova Onda | abril 2018


SERVIÇOS SERVIÇO INTEGRADO DE RECURSOS ESPECIALIZADOS (SIRE) O cinescolas é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, que tem vindo a ser implementado, há já alguns anos, e com muito sucesso, na escola Engº Fernando Pinto de Oliveira, em parceria com o Serviço de Psicologia. Durante algum tempo, uma equipa especializada orienta uma turma, com o objetivo de educar através da arte. O cinema entra nas escolas, e é feito pelos alunos que as frequentam. Foi selecionada, este ano, a turma do 7ºI, que demonstrou grande empenho e talento na escrita e concretização da curta-metragem, sempre a ajuda preciosa da diretora de turma, Isabel Dias. Neste âmbito, cada aluno definiu uma função, de entre as inúmeras que fazem parte da produção, como seja, escrita de argumento, a realização, a representações, entre muitas. Desta vez, contamos igualmente com a participação da Assistente Operacional Maria do Carmo Mendes, que contracenou como atriz.

Estas curtas, com temas e histórias escritas e pensadas pelos alunos, serão apresentadas pela primeira vez à comunidade, numa gala a realizar no final do ano letivo. Serão também atribuídos prémios nas mais diversas categorias.

janeiro 2018 | Nova Onda |43


PROJETOS PROJETO EPS No âmbito do projeto EPS, realizou-se, no dia 23 de março, pela 4ª vez nesta Escola, o evento "Feira da Saúde". As atividades desenvolvidas, envolveram professores de todas as escolas do Agrupamento, alunos dos três ciclos e várias entidades parceiras, nomeadamente a UCC de Leça, Universidade Católica, a Escola de Música de Leça da Palmeira e a Junta de Freguesia. Tanto alunos como professores participaram nas atividades com enorme interesse e empenho sendo estas um exemplo concreto de articulação e transversalidade.

Este evento contou com um vasto programa: Abertura que incluiu, a intervenção do Diretor do Agrupamento, momentos musicais pelos alunos da pré e do 6º 1 e o hastear da bandeira Eco -Escolas. Em seguida, procedeu-se à dinamização das bancas pelas várias Escolas do Agrupamento.

E por último a Festa de encerramento aberta à Comunidade Educativa. É de salientar a forte presença dos Encarregados de Educação e dos alunos.

44 | Nova Onda | abril 2018


DESPORTO ESCOLAR Corta-Mato Escolar e Distrital/ janeiro de 2018

Contrariamente ao habitual, a prova de Corta Mato Escolar do nosso Agrupamento, este ano realizou-se a 17 de janeiro. Nesta atividade, organizada pela área disciplinar de Educação Física, participaram no total 357 alunos dos quais 45 do 4º ano de escolaridade das escolas de Amorosa, Praia, Nogueira Pinto e Engº Fernando Pinto de Oliveira que, com espírito de sacrifício e de auto superação, mostraram do que são capazes. Este ano tivemos uma “lebre” na frente da prova, tal como se vê na fotografia. Um aluno, o Ângelo, que, de bicicleta, indicava o percurso e marcava o ritmo. Na semana seguinte realizou-se o Corta Mato Distrital, no Parque da Cidade do Porto.

A Escola participou com 36 alunos e destacamos a conquista do 3º lugar por equipas no escalão INFANTIL A Masculinos pelos alunos: Afonso Capelão, Afonso Valadares, Afonso Conceição, Martim Sousa, Tomás Ferreira e Gonçalo Seara.

janeiro 2018 | Nova Onda |45


PROJETO ECO-ESCOLAS CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLAS Integrada na abertura da Feira de Saúde, realizou-se no dia 25 de fevereiro a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, relativa ao projeto 2016/17. Esta cerimónia contou com a presença do Diretor Dr. Jorge Sequeira, da Diretora Adjunta Dr.ª Graça Vilela, de ecoconselheiros professores, de ecoconselheiros alunos, das turmas 2 e 3 do Pré-escolar e respetivas educadoras. A Bandeira Verde representa o reconhecimento do trabalho realizado no ano letivo anterior no âmbito do Programa Eco-Escolas. Agradecimento a todos os que contribuíram com o seu trabalho para a atribuição deste galardão, aos meninos do Pré-escolar e suas educadoras que nos deliciaram com o seu desempenho musical nesta cerimónia.

ECO-CÓDIGO 2018 Se fores ao mar, tenta não sujar! Se gostas da luz natural, desliga a artificial! Não precisas de poluir, andar a pé é evoluir! Para o ambiente ajudar, água vamos poupar! Se queres respirar, as árvores deves respeitar! Come um prato variado: evita um corpo avariado! Não atires lixo para o chão, há ecopontos sempre à mão! Ruído é mau para tudo, com muito ruído podes ficar surdo! Se o ambiente queres proteger, a separação tens de fazer! O ambiente não deves poluir, para os animais continuarem a existir.

46 | Nova Onda | abril 2018


Dia da Escola Limpa

janeiro 2018 | Nova Onda |47


ROSA DOS VENTOS As áreas disciplinares de História e Geografia de Portugal e de Geografia lançaram o desafio aos alunos dos 5º e 7º anos de escolaridade, elaborar uma Rosa dos Ventos, reaproveitando os materiais que se acumulam em casa durante a época natalícia. Esta atividade pretendeu ser uma proposta motivadora para todos os alunos; obedecer ao rigor científico; usar materiais diversificados e envolver a família. A adesão dos alunos foi muito boa e os trabalhos proporcionaram uma exposição no átrio da sede do nosso Agrupamento, durante os meses de fevereiro e março. Quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos recursos da natureza, deste modo, foi possível associar mais esta atividade ao projeto Eco-escolas que preconiza, também, a adoção da política dos 3 Rs, reduzir, reutilizar e reciclar, ou até mesmo, a política dos 5 Rs, que envolve repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Professora: Anabela Silva

48 | Nova Onda | abril 2018


Testemunhos dos alunos Acho que foi uma forma engraçada de estudar mais a Rosa dos Ventos, porque para a fazer tinha de saber como ela era. Os pontos que a constituem como sejam os cardeias, colaterais e intermédios, os respetivos rumos e nomes. Depois, foi um desafio a procura em casa de materiais que dessem para a fazer. Quis usar diversos materiais e, tive de usar a imaginação para pensar em materiais que fossem diferentes e que juntos ficassem bem. Foi engraçado, porque deu para ver que com coisas que eram para ir para o lixo deu para fazer um trabalho que eu penso que estava bonito. Fiquei com a noção que com um pouco de imaginação pode-se dar um novo uso a materiais que não tinham mais utilidade. O átrio da escola ficou mais bonito com as diferentes Rosa dos ventos penduradas. Ficou com mais vida mais movimento. É uma forma de incentivar os alunos a fazerem trabalhos giros para poderem ser expostos. Decoramos a escola e todos gostamos de andar numa escola bonita. Gonçalo Pais, nº8, 7ºG

No âmbito da disciplina de Geografia, houve na minha escola, um concurso da Rosa dos Ventos. Este concurso foi muito interessante e muito proveitoso. Os trabalhos apresentados foram muito criativos e recorremos aos mais diversos materiais. Reutilizamos deste modo, plásticos, rolhas, placas de esferovite, entre outros. A escola ficou linda graças à exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos. Havia Rosa dos Ventos por todo o lado: coloridas, outras mais simples e outras com pequenos pormenores que se distinguiam pela grande criatividade e originalidade. Este concurso fez-nos refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e das diversas formas de podermos reutilizar os materiais que, muito provavelmente, iriam parar ao lixo. Adorei participar neste concurso! janeiro 2018 | Nova Onda |49


Maria Gil Santos, nº14, 7ºG

PROJETO “O Porto e o seu Património” No âmbito do projeto “O porto e o seu património”, desenvolvido pelos alunos do 5º1, realizou-se, no dia 21 de março, um encontro com o historiador e arqueólogo Dr. Joel Cleto. Esta atividade foi organizada pelas professoras de Trabalho de Projeto em parceria com a Biblioteca e contou com o apoio do Porto Canal. No início da sessão, os alunos receberam o convidado cantando uma canção do património musical português e, de seguida, apresentaram resumidamente os subtemas e a metodologia adotada durante a execução dos seus trabalhos, referindo algumas curiosidades resultantes das pesquisas efetuadas. Durante a palestra, os alunos ouviram com muito interesse o Dr. Joel Cleto e participaram com entusiasmo sempre que lhes foi dada a oportunidade de intervir. Nestes momentos colocaram questões diversas e pertinentes relacionadas com as temáticas estudadas. No final, foram oferecidos ao Dr. Joel Cleto um conjunto de marcadores de livros com frases e desenhos alusivos aos subtemas do projeto, que os alunos dos diferentes grupos de trabalho elaboraram nas aulas de Educação Visual. Estes marcadores estiveram em exposição durante a sessão. Esta atividade teve um impacto muito positivo nos alunos, tendo constituído uma experiência bastante enriquecedora para todos.

50 | Nova Onda | abril 2018


PASSATEMPOS Desafio 1: Na sala do Francisco os alunos estão sentados, em mesas individuais, por filas e essas filas têm todas o mesmo número de lugares. Todos os lugares da sala estão ocupados. O Francisco tem: • • • •

dois alunos sentados à sua frente; um aluno sentado atrás de si; dois alunos sentados à sua direita; três alunos sentados à sua esquerda.

Quantos alunos há na turma do Francisco?

Desafio 2: Um relógio digital marca 19:57:33. Qual o número mínimo de segundos que devem passar até que se alterem todos os algarismos? Desafio 3

Desafio 4

Quantos animais consegues ver na imagem?

Descobre a imagem diferente

Cartoon

Fonte: www.piada.com janeiro 2018 | Nova Onda |51


52 | Nova Onda | abril 2018

Jornal Nova Onda 2º Período 2017-18  
Jornal Nova Onda 2º Período 2017-18  
Advertisement