Issuu on Google+

Com Cassinho e Fatinha as mulheres podem!


Editorial São inegáveis as conquistas para as mulheres em Nova Lima que, desde 2005, passou a contar com políticas públicas voltadas para as novalimenses. Essa nova realidade no governo Carlinhos recebeu grande respaldo em 2011, por meio da implantação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e, especialmente, pela inauguração do Centro de Referência da Mulher, que trouxe para a Nova Lima uma nova perspectiva de atuação em defesa dos direitos e da garantia de dignidade às novalimenses. Essa administração em que as mulheres têm vez e voz não pode parar. Com Cassinho e Fatinha à frente da Prefeitura, Nova Lima só tem a avançar e ser cada vez mais referência na garantia de uma vida melhor e mais digna para todos e todas. Ter uma representante feminina trabalhando lado a lado, com Cassinho, à frente da gestão de Nova Lima é reafirmar que a cidade mudou para melhor, é mais moderna, mais ativa e com vistas para que a igualdade nos direitos dos homens e das mulheres nunca mais fique só no papel.

Este é o século das mulheres. Mas não das mulheres contra os homens, e sim da mulher trabalhando ao lado do homem, de igual para igual. É preciso que a mulher assuma seu papel na sociedade, especialmente porque ela é a principal mola de propulsão para vencer a miséria, porque ela é o centro da família. Quando a mulher se ergue, levanta seu companheiro e seus filhos, fortalece a família. E a eleição do Cassinho e da Fátima Aguiar - minha companheira de partido e minha companheira no governo Lula - é fundamental para que Nova Lima continue avançando nas conquistas voltadas para as mulheres. Por isso, peço a você, que sempre deu a mim e ao Presidente Lula grandes vitórias, que continue apoiando este projeto. PEÇO O SEU VOTO PARA O CASSINHO E FATINHA, O VOTO NO 15.

Presidente Dilma

O Vida Nova mudou a vida da minha família, porque deu a mim e aos meus filhos a oportunidade de nos profissionalizarmos, além de assegurar uma renda mínima para o dia-a-dia. Isso é muito importante para as mães, que como eu, lutam para criar seus filhos, muitas vezes sozinhas.

Avançar com Nova Lima no Coração | Setembro de 2012 | Nº 1 CNPJ: 16.490.144/0001-03 | Partidos: PMDB/PT/PCdoB/PTdoB/ PTN/PHS | Impressão: CNPJ: | Tiragem: 5.000 Diagramação: Fúria Comunicação | Jornalista: Rafaela Pereira

| 02 |

Rosimere – moradora do bairro Cabeceiras e beneficiária do Programa Vida Nova

REVISTA DE CAMPANHA . AVANÇAR COM NOVA LIMA NO CORAÇÃO | ESPECIAL MULHER


Um novo tempo para as mulheres Com a inserção das mulheres como parte fundamental da gestão, Nova Lima viu sua história ser transformada. Além de ter à frente a força feminina em secretarias municipais como a Educação, a Habitação, o Meio Ambiente e a Ação Social, a Prefeitura teve como coordenadora de um dos programas divisores de águas no município uma mulher: Fátima Aguiar, coordenadora do programa Vida Nova.

Hoje, as mulheres encontraram seu espaço e seus direitos com a implementação de diversas políticas públicas. O primeiro passo foi dado em 2007. O programa Mulheres em Atenção Especial foi responsável por acolher vítimas e planejar políticas públicas de enfrentamento à violência. Já em 2011, a Prefeitura instituiu a Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres, que promoveu uma verdadeira transformação com a inauguração do Centro de Referência da Mulher.

As eleições municipais deste ano representam um momento muito especial na política brasileira: a ampliação da participação das mulheres nos espaços de decisão e poder. Somos mais de 30% de candidatas nas disputas municipais, o que significa um crescimento de mais de 70% em relação às eleições de 2008. Isto demonstra que a mudança já começou, que as mulheres querem e estão lutando para ocupar seu lugar na sociedade. Um lugar não apenas merecido, mas necessário, porque são justamente essas mulheres que melhor conhecem os problemas e as dificuldades de nossas famílias. Por isso, aceitei compor com o Cassinho esta chapa, a chapa do equilíbrio. A única chapa que tem uma mulher, a única chapa que une o olhar do homem e da mulher, um completando o outro, a única capazede administrar Nova Lima com o olhar sensível e cuidadoso Fatinha Dilma voltado para os mais carentes.

Presidente Dilma e Fatinha

O que quero é representar todas as mulheres novalimenses. Mulheres guerreiras, corajosas e determinadas. Mulheres que fazem mil coisas ao mesmo tempo: cuidam da casa, dos filhos, do marido, da família; muitas vezes sozinhas. Podem ter certeza: darei o melhor de mim para honrar este compromisso. Vote 15, vote Cassinho e Fatima Aguiar... POR UMA NOVA LIMA MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA!


Muitas ações para melhorar a vida das mulheres!

• Programa Primeira Escola: ajuda mães que não tinham onde deixar os filhos enquanto trabalhavam

• Academia Social: atividades esportivas gratuitas para a saúde das mulheres

• Habitação: as escrituras das casas populares construídas pela Prefeitura no Conjunto Paulo Gaetani estão, prioritariamente, em nome das mulheres

• Melhor Idade: recreação, atividades em grupo, atividades físicas e promoção da saúde

Você sabia?

A Prefeitura fez de 2011 o ano da mulher e convocou todos os moradores para entrar na luta pelo fim da violência. Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher marcaram a cidade como uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos.

• Centro de Atividades Culturais (CAC) Cabeceiras e Jardim Canadá: mulheres participam de atividades culturais gratuitas • Foram realizados 6.279 exames de mamografias por meio de um agendamento mais rápido e gratuito • Casa da Família – CRAS: promove atividades e oficinas com mulheres nas comunidades dos Bairros Cruzeiro, Jardim Canadá e Cascalho • Vida Nova: atende aproximadamente 1.600 famílias, sendo sua maioria composta por mulheres • Saber Cuidar: oferece oficinas de meio ambiente e geração de renda nos bairros • Concurso Miss Nova Lima e Miss Melhor Idade enaltecem autoestima feminina

Só quem tem filho pequeno sabe como é difícil ficar longe deles para trabalhar. E contar com o apoio que a Prefeitura oferece através das creches faz toda a diferença. Quero que Nova Lima continue tendo um prefeito que entenda isso, para que outras mães trabalhadoras sejam beneficiadas, assim como eu.

Aparecida Rosa da Silva – moradora do bairro Vale da Esperança e mãe de aluno da Educação Básica

| 04 |

REVISTA DE CAMPANHA . AVANÇAR COM NOVA LIMA NO CORAÇÃO | ESPECIAL MULHER


Centro de Referência da Mulher inaugura novos tempos para as novalimenses Inaugurado em novembro de 2011, o Centro de Referência da Mulher (CRM), localizado na Rua Tiradentes, marca uma nova etapa para a garantia dos direitos das mulheres em Nova Lima. O Centro recebe, orienta e encaminha mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. Além de prestar atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos, o Centro é fundamental para a criação de condições necessárias para que as mulheres possam promover uma ruptura com a violência que vivenciam diariamente. Atualmente, cerca de 70 mulheres vítimas de violência são atendidas por mês no Centro de Referência. Desses casos, a maior parte consegue se emancipar por meio das oficinas de elevação da autoestima, da Dos mais de 800 municípios mineiros, Nova terapia de grupos, das dinâmicas de Lima está entre as 12 cidades que contam autoconhecimento e das orientações jurídicas. com o Centro de Referência da Mulher e tem sido modelo para toda Minas Gerais, sendo procurado por outros municípios para apreender a metodologia de intervenção utilizada pela equipe multidisciplinar. Levantamento dos dados do Centro de Referência da Mulher (de agosto de 2011 a agosto de 2012) mostra que foram atendidas 992 mulheres com várias demandas, destas, 524 foram acompanhadas e 368 mulheres foram desligadas do serviço pela superação da situação de violência.

Você sabia?

As mulheres querem uma cidade onde elas estejam nos espaços de representação política, no comando das empresas, nas gerências das repartições públicas; uma cidade que lhes garanta emprego, que combata as desigualdades salariais, que assegure creches para seus filhos; uma cidade que previna a violência doméstica, que assegure uma saúde integral do nascimento ao puerpério. Vamos juntos trabalhar por políticas públicas para as mulheres. Por isso apoio e peço seu voto para Cassinho -15. Deputada Federal Jô Moraes

Quando a presidente Dilma me convidou para o Ministério, aceitei pelo compromisso histórico que tenho com as mulheres deste país. E, apesar da intensa agenda de hoje, fiz questão de estar aqui com vocês, por meu compromisso com uma sociedade mais justa. Porque para transformar a sociedade, você tem que escolher um lado, e esta aliança (Cassinho e Fátima Aguiar) é exemplo disso. É um exemplo que já deu certo. Ministra Eleonora Menicucci

| 05 |


Gonçalves13.133 Vereadora

Conheça as nossas candidatas Aninha

Gonçalves

13.133 Vereadora

Muito atuante nas questões sociais de Nova Lima, conhece bem a realidade do município. Trabalhou no Programa Vida Nova e Bolsa Família, é Assistente Social e atuou na coordenadoria dos programas de transferência de renda da prefeitura de Nova Lima. Pela renovação, Aninha Gonçalves!

Filha do ex-prefeito Rubem Costa Lima, foi secretária de educação, da gestão Carlinhos Rodrigues, de 2005 a 2012. Ângela Lima liderou um trabalho cuidadoso e competente, que elevou a qualidade do ensino a um novo patamar: Nova Lima conquistou o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Por mais educação para nossas crianças, Angêla Lima!

Claúdia Márcia Gente da gente

Trabalhou na Secretaria de Ação Social durante sete anos, coordenando os programas pró-ação, empregabilidade, inclusão produtiva, economia solidária e feira da terra “mãos que produzem”. Promoveu eventos culturais em seu bairro, apoiando o esporte e o lazer. Claudia é guerreira, determinada e gostaria de dar continuidade ao que mais gosta de fazer, criando projetos sociais que irão beneficiar a população de Nova Lima.

Elen foi vice-presidente da UMES-NL em 2001, é técnica em farmácia e, desde 2006, é servidora pública da saúde. Participou da formulação e implantação das coordenadorias municipais de políticas públicas de juventude e de mulheres, trabalha nos programas de transferência de renda Vida Nova/Bolsa Família. Na câmara, quer incentivar a cultura para que ela seja norteadora do desenvolvimento dos jovens novalimenses. Elen Correia lutará incansavelmente pelos direitos das mulheres e dos cidadãos.

Assistente social, é candidata pela segunda vez, para mudar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dedicada e cuidadosa com as pessoas, gosta de exercer trabalhos sociais, voluntários e está sempre pronta para ajudar o próximo. Tem como objetivo apresentar projetos para melhoria e evolução na saúde e na educação de todos. Vamos à luta e vote Fia do PT 13222.

Fia

do

VEREADORA

15023 | 06 |

Mais conhecida como Joana do salão, tem o compromisso moral de trabalhar, com dedicação e empenho, em prol da população de Nova Lima. Joana pretende representar a força da mulher no cenário legislativo municipal, com propostas para melhorias na saúde, educação, moradia e transporte. Joana conta com seu voto para a mudança na câmara dos vereadores.


Gabriela Campos

A candidata do leão do bonfim traz no seu coração o amor por Nova Lima e pelo Villa Nova. Sucesso nas redes sociais na internet, a jovem de apenas 23 anos representa o leão do bonfim em diversas promoções da equipe vermelha e branca. Seja para atrair o torcedor para o estádio ou para contribuir no aumento das receitas do time, Gabriela merece o título de candidata do Villa Nova. Vai lutar pelo esporte na cidade, com especial atenção aos jovens, e por mais glórias do leão do bonfim.

Gabriela Campos

Esposa do “bolinho de feijão”, Ivanilde, mais conhecida como Joia, é mãe de três filhos e avó de duas netas. Tem como compromisso criar programas para preservação da moral da família, propor projetos para construir um centro de atendimento às pessoas com câncer e um grupo de assistência aos usuários de droga e seus familiares.

to

Não vote em bijuteria. Dê um voto Joia.

do sindicato

Vereadora é

Professora da rede municipal e presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Públicos, Letícia, fundou, ao lado do saudoso vereador Diogo Pulião, a UMES Nova Lima. Participou da luta pelo desarmamento, pelo passe livre estudantil e contra a privatização da Vale. É presidente do PCdoB no município. Em 2005 liderou o movimento que fundou o Sindicato dos Servidores, melhorando de forma significativa a vida do trabalhador. Letícia pretende contribuir para a construção de uma Nova Lima melhor para todos. Funcionária pública há 20 anos, Rosana trabalhou como educadora no ensino fundamental, foi assistente administrativa na polícia civil, trabalhou no fórum do cartório eleitoral e criminal da cidade de Nova Lima. É moradora e secretária da associação da Chácara Belarmino residencial, em Santa Rita, e no final de 2011, com o apoio dos moradores, conseguiu com o prefeito, calçamento e asfalto para o bairro. Rosana é comprometida com as causas sociais e quer fazer muito mais por Nova Lima!”

Flor de Maio, sempre se doou para as pessoas, especialmente as mais carentes. Aproveitou seu talento como cabeleireira e já deixou muita gente em Nova Lima mais bonita. Natural da cidade, na infância vendeu salgadinho e pastel pelas ruas. Apesar das dificuldades, Flor de Maio se formou no magistério e na faculdade de pedagogia e conquistou a aprovação em concursos da prefeitura e do estado. Rosana quer dar continuidade ao trabalho de cuidar do ser humano, especialmente as pessoas portadoras de necessidades especiais.

FlorindA

31123

Com honestidade, humildade e transparência, Florinda quer conquistar melhor qualidade de vida aos cidadãos novalimenses, especialmente aos moradores da Vila São Luís, onde mora há mais de 30 anos. Se eleita, quer trabalhar em prol da melhoria nos serviços de saúde oferecidos em Nova Lima. SUS de qualidade e com profissionais qualificados, sem longas filas de espera, essa é a prioridade de Florinda, que vai olhar também pela educação e transporte.

| 07 |


Cassinho e Fatinha assumem compromisso com mulheres novalimenses O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Lima, recebeu, na quintafeira, dia 6/9, Cassinho e Fátima Aguiar. O Conselho entregou aos candidatos e à candidata o documento contendo os trabalhos realizados, os números da violência contra a mulher em Nova Lima e várias propostas, como por exemplo, a criação da Delegacia da Mulher em Nova Lima, do Abrigo Municipal para mulheres em situação de risco de violência e da Secretaria de Direito da Mulher. Ao final da reunião, os candidatos Cassinho Magnani e Fatinha Aguiar assinaram o documento, assumindo o compromisso de avançar nas políticas públicas voltadas para as mulheres.

Participei ativamente da construção e implementação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres em Nova Lima, acompanhamos do projeto à inauguração do Centro de Referência da Mulher, junto com nossa companheira Margareth. Fatinha foi uma grande parceira na construção desta política, levando inclusive o debate da inclusão e igualdade de gênero pra dentro do Programa Bolsa Família que coordenou. Vi e vivi tudo de perto ai. E hoje, tenho a certeza, que Nova Lima continua Nova e Melhor elegendo, para seguir em frente, Cassinho Prefeito e Fatinha Vice. Cassinho Prefeito, com a capacidade de articulação e fortalecimento da política para mulheres, na veia de sua vice, avançaremos mais na igualdade entre mulheres e homens. Por isso apoio e recomendo o voto.

Gláucia Helena de Souza - Coordenadora Geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento

| 08 |

REVISTA DE CAMPANHA . AVANÇAR COM NOVA LIMA NO CORAÇÃO | ESPECIAL MULHER


Não é preciso falar muito para dizer da importância das mulheres na nossa chapa. Afinal, é a primeira vez na história de Nova Lima que temos uma mulher em uma chapa majoritária. E, podem ter certeza, uma mulher muito qualificada para representar as novalimenses. Uma mulher preparada, com larga experiência técnica e administrativa, mas com um olhar muito especial para as políticas sociais, para as necessidades dos mais carentes. Por isso, nossa parceria é uma parceria de sucesso! Porque temos a mesma prioridade: cuidar das famílias, de cada pessoa. E não poderia ser diferente, afinal, tem sido assim durante toda a minha vida pública; como vereador, defensor público, advogado. E será assim na Prefeitura, se cada um de vocês, com a graça de Deus, permitir que eu seja eleito. Continuarei servindo a nossa população e retribuindo a confiança em mim depositada. Continuarei defendendo, como sempre fiz, como profissional e como político, as causas femininas; buscando alternativas para a construção e fortalecimento da autonomia e igualdade das mulheres, pelo direito de uma vida sem violência e sem discriminações.

Cassinho

Assumo esse compromisso, pois, entendo que a mulher é o centro da família, é ela que sustenta a estrutura familiar, educando e orientando os filhos, preparando-os para que na vida adulta sejam capazes de crescer e se desenvolver com dignidade, pautados em sólidos princípios éticos e morais. Neste sentido, combater as desigualdades de gêneros é fundamental para construir uma sociedade mais fraterna.

www.prefeitocassinho15.com.br www.facebook.com/AvancarComNovaLimaNoCoracao | 09 |


| 10 |


Propostas de Governo para as mulheres • Garantir educação inclusiva, não sexista, não racista e não homofóbica; • Assegurar o atendimento integral à saúde da mulher em todas as fases de sua vida, com garantia de qualidade dos serviços e respeito às usuárias; • Assegurar instituições sociais que garantam a co-responsabilidade na educação dos filhos e com os cuidados das dinâmicas familiares, tais como creches em horário integral, política de alimentação em creches e escolas, ampliação do número de vagas na rede pública; • Promover o enfrentamento das desigualdades que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas; • Fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher; as ações e projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência da Mulher e o COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; • Promover igualdade de gênero, raça e etnia através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; • Promover relações de trabalho não discriminatórias, com equidade salarial de formação, de qualificação profissional e de acesso a cargos de direção; • Apoiar o empreendedorismo das mulheres por meio de cadeias produtivas e marketing.

www.prefeitocassinho15.com.br www.facebook.com/AvancarComNovaLimaNoCoracao

| 11 |


CNPJ: 16.490.144/0001-03 | COLIGAÇÃO: AVANÇAR COM NOVA LIMA NO CORAÇÃO - PARTIDOS: PMDB, PT, PCdoB, PTN, PHS, PTdoB | CNPJ GRÁFICA:

| TIRAGEM: 5.000

a m i L a v o frente

a m co

N segue em

s e r e h l s mu


Revista das Mulheres