Page 1

GESTÃO DO TEMPO MÓDULO I

A IMPORTÂNCIA DE GERIR O TEMPO

www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

FICHA TÉCNICA

TÍTULO Gestão do Tempo

AUTORIA, COORDENAÇÃO GERAL E PEDAGÓGICA E CONCEÇÃO GRÁFICA Nova Etapa – Consultores em Gestão e Recursos Humanos, Lda.

ANO DE EDIÇÃO 2012

2 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

ÍNDICE

I. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS GERAIS DO CURSO

4

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS GLOBAIS DO CURSO

4

III. INTRODUÇÃO

5

IV. DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS Módulo I – A Importância de Gerir o Tempo

7

Objetivos Pedagógicos

7

Conteúdos Programáticos

7

1. O Conceito de Tempo

8

2. Outras características do Tempo

10

3 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

I. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS GERAIS DO CURSO - Identificar os agentes responsáveis pela má gestão do tempo no contexto laboral; - Planear, organizar e gerir produtivamente o seu tempo; - Delegar eficazmente; - Controlar eficazmente o stress no cumprimento dos objetivos; - Exponenciar a produtividade dentro do tempo disponível; - Contribuir para o aumento de resultados da empresa.

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS GLOBAIS DO CURSO - A importância de gerir o tempo; - Análise crítica da utilização do tempo; - Critérios habituais de distribuição do tempo; - Sintomas da má gestão de tempo; - Vantagens e desvantagens da gestão do tempo; - Estratégias para gerir melhor o tempo; - Planeamento na gestão do tempo; - Resolução de Problemas e Tomada de Decisões.

4 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

III. INTRODUÇÃO

“A gestão do tempo é um estado de espírito e um conjunto de técnicas que atendem a quatro elementos essenciais na ação: a vontade, a coerência, a energia e o tempo.” (Nicolas e De Boisse, 1992)

Ao mesmo tempo a que assistimos a uma aceleração cada vez mais intensa do ritmo de vida, em que sentimos que seria necessário dispor de mais tempo para responder a todas as solicitações e prazos profissionais, o nosso tempo pessoal é cada vez mais sacrificado...

É possível gerir o tempo de modo que no final de cada dia estejamos mais próximos daquilo que pretendemos alcançar e da pessoa que queremos ser, de forma a desfrutarmos a sensação de termos cumprido o que estava certo para nós.

Uma das causas mais comuns por que as pessoas dormem em frente à televisão ao regressar do trabalho, não é porque estejam cansadas pelo que fizeram, mas sim pelas coisas que não fizeram...

5 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

A principal finalidade da gestão do tempo consiste em harmonizar a vida de cada um em torno de uma riqueza única: o tempo. Exige da nossa parte determinação, organização e uma permanente capacidade de adaptação ao ambiente, em função dos nossos objetivos e circunstâncias.

A gestão do tempo considera as duas dimensões em que se inserem as nossas ações: procura de eficácia (médio e longo prazo) e procura de prazer e fruição (curto prazo), equilibra-as e permite que se exprimam em conjunto.

A utilização eficaz das técnicas de gestão do tempo conduz ao desenvolvimento de competências, tais como:

Habilidade para clarificar e estruturar: a clareza e a sensação de manter tudo sob controlo são condições indispensáveis para manter altos os níveis de realização e de energia, para evitar o stress e utilizar plenamente a capacidade intelectual.

Habilidade para criar resultados: o Homem necessita de se sentir importante, atingir algo, conseguir resultados, sentir êxito, saber que aquilo que faz tem significado e que merece a estima de outras pessoas.

Aprender a gerir o tempo, de modo natural, permite solucionar problemas, construir carreiras profissionais, atribuir valor à vida e ao tempo que se tem para viver.

6 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

IV. DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS

Módulo I - A Importância de Gerir o Tempo

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

No final deste módulo deverá ser capaz de:

• Reconhecer a importância de realizar uma gestão eficaz do tempo; • Definir conceito de tempo; • Identificar as características do tempo.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Importância da gestão eficaz do tempo; • Conceito de tempo; • Características do tempo.

7 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

1. O CONCEITO DE TEMPO

O tempo nasce da minha relação com as coisas. Ponty

O tempo é um conceito abstrato, em conexão

com

o

desenvolvimento estritamente

espaço, se

relacionado

e

cujo

encontra com

o

conceito de adaptação à realidade.

Entende-se por tempo matemático

a

duração sucessiva dos movimentos e

acontecimentos físicos. Por analogia, e existindo vários tipos de fenómenos e movimentos, físicos, fisiológicos, psicológicos, o conceito de tempo deve ser extensivo a qualquer duração sucessiva de fenómenos.

O tempo cronológico refere-se à diferença entre a medida de tempo que se lê no princípio e no fim de uma ação. A unidade de tempo, contrariamente às unidades de espaço ou de peso, não é uma quantidade a medir, mas sim um fenómeno cíclico no qual se admite a igualdade dos períodos.

O tempo não tem margens. Passa e nós passamos com ele. Lamartine

8 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

A este propósito, de referir as dificuldades apresentadas pelas crianças perante a perceção das coordenações temporais. Por exemplo, se apresentarmos a uma criança de cinco anos, uma sucessão de oito figuras durante quatro segundos (tempo total) e seguidamente uma sucessão de dezasseis figuras durante dois segundos (tempo total), a criança define o maior tempo de duração em função do maior número de figuras apresentadas.

No campo musical, tempo é a medida de som quanto à sua duração, considerando-se que é a duração relativa e proporcional desses mesmos sons que marcam o verdadeiro caráter de uma música. A linguagem própria da música atribui ao termo tempo significados muito particulares.

9 www.nova-etapa.pt


Gestão do Tempo - eLearning

Mód.I: A Importância de Gerir o Tempo

2. OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO

É comum, consoante o otimismo ou pessimismo generalizado pelo indivíduo, a ação presente ou futura ser avaliada de forma mais ou menos positiva.

Tem uma dimensão subjetiva que é função

do

interesse

pela

atividade

exercida: quando bem vivido corre muito depressa, mal vivido passa com uma lentidão desesperante.

Não é suscetível de ser armazenado, dilatado ou recuperado.

A competência temporal é uma atitude, tomada de consciência, que pode criar o seu futuro, e os resultados dependem de cada uma das ações que executa já hoje.

Curiosidade: A ainda atual expressão “tempo é dinheiro” que revela o sentido comercial do tempo, parece ter nascido entre os mercadores italianos do fim da Idade Média, à mistura com uma certa preocupação religiosa inculcada pela Igreja. A vida era curta e incerta, o tempo tinha que ser usado ao máximo...

10 www.nova-etapa.pt

Gestão do Tempo_Módulo I_A Importância de Gerir o Tempo  

Gestão do Tempo_Módulo I_A Importância de Gerir o Tempo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you