Combate a Incêndios_MódIII_ Conceitos de Utilização e Sensibilização

Page 9

Combate em Incêndios - eLearning

Mód. III: Conceitos de Utilização e Sensibilização

Após avaliadas estas condições o utilizador efetua um primeiro disparo curto, para se certificar de que o extintor está em perfeitas condições de utilização. Após este pequeno ensaio o utilizador avança para o incêndio a uma distância aproximada entre três e cinco metros (dependendo do tipo de extintor). O jato deve ser dirigido para a base das chamas e há medida em que o extintor vai perdendo força o utilizador vai-se aproximando, se possível de uma forma organizada, iniciando numa ponta e percorrendo até à outra. De salientar que nas atuações com CO2 a projeção do agente extintor é reduzida (pouco alcance), logo vai obrigar a que a aproximação ao incêndio seja mais acentuada. Durante o procedimento de extinção, pretende-se que o jato seja gerido na horizontal associado a movimentos laterais (varrimento).

No caso do incêndio se desenvolver na vertical, o correto método a aplicar é iniciar a operação pela base e ir subindo controladamente. Nas situações de fogos da classe C (gás), o procedimento de atuação deve ser o seguinte, o jato de extinção deve ser dirigido a um ângulo entre 45º e 90º (evitar projetar contra a saída do gás).

9 www.novaetapa.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.