Page 1

GESTÃO DA FORMAÇÃO

MÓDULO III - Arquitectura de um Projecto eLearning MANUAL DO FORMANDO

www.novaetapaworld.com


Gestão da Formação – Módulo III

ÍNDICE

pág. Objectivos Pedagógicos

3

Conteúdos Programáticos

3

Introdução

4

1. Arquitectura de um Projecto elearning

5

2. Síntese Conclusiva

9

www.novaetapaworld.com

2


Gestão da Formação – Módulo III

OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS No final deste módulo deverá ser capaz de: - Identificar Enumerar as principais etapas de concepção de um projecto de formação em eLearning.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - Arquitectura de um Projecto de Formação em eLearning.

www.novaetapaworld.com

3


Gestão da Formação – Módulo III

INTRODUÇÃO Antes de abordarmos especificamente a formação baseada em tecnologias de eLearning, é importante contextualizarmos brevemente o aparecimento do ensino a distância. A

transmissão

de

conhecimentos a distância não é de forma alguma uma ideia nova,

existindo

referências

segundo as quais a sua origem data de meados do século XVIII. No

entanto,

estas

primeiras

formas de acesso a conteúdos remotos

eram

basicamente

unidireccionais, funcionando no sentido da fonte dos conteúdos para o formando. Já no século XX, os cursos por correspondência começaram a tornar-se mais divulgados e na segunda metade do século começaram a utilizar-se as novas tecnologias como suporte à formação a distância, o que conferiu uma maior interactividade ao processo de assimilação de conhecimentos. Contudo, é conveniente distinguir o conceito global de formação a distância, utilizado para descrever situações em que a aprendizagem não requer a presença do formando e do formador no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo, do conceito mais específico de eLearning que implica o recurso a tecnologias de informação e comunicação, como veremos mais à frente.

www.novaetapaworld.com

4


Gestão da Formação – Módulo III

1. ARQUITECTURA DE UM PROJECTO ELEARNING A concepção de um curso em eLearning pode ter dois tipos de origem distintos: pode dar-se o caso de o curso que se pretende já existir, mas ser necessário convertê-lo para uma versão online, ou pode acontecer que se pretenda criar um curso de raiz.

Em qualquer dos casos, existem algumas etapas que consideramos fundamentais à criação de um curso de formação em eLearning, tendo sempre em mente que não existe uma solução única ou universal.

www.novaetapaworld.com

5


Gestão da Formação – Módulo III

O esquema que a seguir se apresenta pretende situar cada uma destas etapas e constitui uma proposta de arquitectura de um projecto de eLearning.

Arquitectura de um projecto de eLearning.

www.novaetapaworld.com

6


Gestão da Formação – Módulo III

De uma forma geral, estas etapas podem ser enquadradas em três sistemas, sendo que a forma como cada um destes é definido e estruturado constitui um factor decisivo para a eficácia da formação.

São eles:

Sistema de Planeamento e Concepção: A criação de um curso em eLearning exige, antes de mais, a identificação de

todos

os

profissionais

integrarão

o

projecto

diferentes

fases,

a

nas

definição

que suas da

população a que se destina o curso e sua caracterização, a selecção da plataforma tecnológica a utilizar e, ainda, a formulação dos principais objectivos (pedagógicos e de formação).

Depois de estarem definidas as condições iniciais da formação, torna-se possível estruturar a metodologia para o seu desenvolvimento, criar os conteúdos e recursos pedagógicos e elaborar o guião que irá orientar o trabalho da equipa de desenvolvimento.

Sistema de Implementação e Acompanhamento: A concretização do projecto implica, por um lado, que se assegurem as condições

materiais

e

humanas

necessárias à execução da formação e,

por

outro,

que

se

definam

estratégias de acompanhamento e

www.novaetapaworld.com

7


Gestão da Formação – Módulo III

tutoria que permitam aos formandos beneficiar de apoio técnico e pedagógico, ao longo de todo o percurso formativo.

Por fim, o Sistema de Avaliação, nas suas vertentes diagnóstica, formativa e somativa, é fundamental não só para averiguar o cumprimento dos objectivos estabelecidos, mas também como um elemento primordial de validação do próprio processo formativo.

Avaliação

www.novaetapaworld.com

8


Gestão da Formação – Módulo III

2. SÍNTESE CONCLUSIVA Com este módulo pretendemos, em primeiro lugar, introduzir o conceito de eLearning e chamar a atenção para o potencial acrescido que advém da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação na formação profissional, não esquecendo os desafios que devem ser tidos em consideração aquando da implementação de uma estratégia formativa deste género. Numa segunda fase, apresentámos uma proposta de arquitectura de um projecto de eLearning, tendo em mente que não existem receitas adequadas para todas as situações. Na verdade, cabe-lhe a si a tarefa de ponderar e ajuizar acerca da adequação dos diversos procedimentos, em função do tipo de curso a implementar, do objectivo final da formação e dos recursos humanos e materiais disponíveis.

www.novaetapaworld.com

9

Módulo III_Arquitectura de um Projecto eLearning_ne  

Módulo III_Arquitectura de um Projecto eLearning_ne

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you