Page 1

A Formação Profissional no Contexto Organizacional

www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

FICHA TÉCNICA

Título A Formação Profissional no Contexto Organizacional

Autoria, Coordenação Geral e Pedagógica e Conceção Gráfica: Nova Etapa – Consultores em Gestão e Recursos Humanos, Lda.

Edição Nova Etapa 2011

2 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

ÍNDICE Objetivos Pedagógicos

4

Conteúdos Programáticos

4

Introdução

5

1. Conceito de Formação Profissional

7

2. Tipologias de Formação na Empresa

8

3. Caracterização da Formação na Organização

3 www.nova-etapa.pt

11


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS No final deste curso deverá ser capaz de:  Definir conceito de formação profissional;  Identificar os principais objetivos da formação nas organizações;  Distinguir as diferentes formas de classificação da formação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  Conceito de Formação Profissional;  Tipologias de Formação na Empresa;  Caracterização da Formação na Organização: Quanto à sua Natureza; Quanto ao seu Objetivo; Quanto à sua Organização.

4 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

INTRODUÇÃO Fazer formação a partir de princípios teóricos e conceitos abstratos, esquecendo a realidade vivida pelos profissionais a nível pessoal, de grupo e organizacional, é passar ao lado dos seus interesses, aspirações, necessidades, é impedir que neles nasça qualquer desejo de “mudança”.

Neste sentido, a conceção e gestão do processo formativo requer e reclama cada vez mais “profissionalismo” e “arte” e, porque não dizê-lo, dedicação e empenho.

A nossa realidade organizacional é, hoje em dia, profundamente marcada pela mudança. As novas formas de organização do trabalho, as novas exigências em termos de produtividade e competitividade decorrentes da globalização, os avanços técnicos e tecnológicos, são apenas alguns dos aspetos que estão na origem das mudanças contínuas a que as organizações estão sujeitas.

O grande desafio está precisamente em ser capaz de acompanhar este processo evolutivo, não apenas porque está na moda, mas porque é a única forma de “não perder o comboio” e de se manter vivo enquanto organismo produtivo.

5 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

A função de gestão da formação sempre foi considerada como uma das tarefas mais complexas no domínio formativo. Não tanto pela complexidade das tarefas a realizar, mas pelo “engenho e arte” em saber dar continuidade e conciliar a filosofia e estratégia da organização, as prioridades e os condicionalismos, os recursos necessários com os disponíveis, sem esquecer a definição de prioridades, a análise dos condicionalismos, a realidade dos diversos profissionais e as suas aspirações e motivações. “A otimização do potencial formativo dos contextos de trabalho passa, em termos de formação, pela criação de dispositivos e dinâmicas formativas que facilitem a transformação

das

experiências

vividas

no

quotidiano

profissional

em

aprendizagens, a partir de um processo autoformativo marcado pela reflexão e a pesquisa, a nível individual e coletivo. É esta articulação entre novos modos de organizar o trabalho e novos modos de organizar a formação (centrada no contexto organizacional), que facilita e torna possível a produção simultânea de mudanças individuais e coletivas. Os indivíduos mudam, mudando o próprio contexto em que trabalham.”1

1

Canário, Rui, Gestão da Escola - Como Elaborar o Plano de Formação, Ed. Instituto Inovação Educacional, Lisboa, 1998

6 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

1. CONCEITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Habitualmente, entende-se por formação um “processo, formal ou informal, de aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos com relevância para a atividade na função e para o desenvolvimento pessoal e organizacional”2.

O grande objetivo da formação é o de maximizar a eficácia e o desenvolvimento organizacional e, portanto, gerar mais-valias para a organização.

2

Câmara, P. e outros: Humanator, Lisboa, Pub.D.Quixote, 1999

7 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

2. TIPOLOGIAS DE FORMAÇÃO NA EMPRESA Genericamente, podemos falar de quatro grandes grupos de objetivos da formação:  Desenvolver as capacidades profissionais dos colaboradores para que possam contribuir de forma mais eficaz para os objetivos da empresa (curto prazo);  Desenvolver nos colaboradores comportamentos e atitudes que lhes permitam ter mais eficácia, eficiência e satisfação profissional no exercício da sua função atual (curto/médio prazo);  Proporcionar

aos

colaboradores

da

empresa

a

aquisição

de

conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento e progressão na carreira (médio prazo);  Proporcionar aos colaboradores da empresa o seu desenvolvimento enquanto pessoas.

Como podemos verificar, qualquer

que

seja

o

objetivo da formação, ela deverá sempre contribuir positivamente desenvolvimento

para

o das

pessoas e do negócio das empresas, seja direta ou indiretamente, a curto ou a médio prazo.

8 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

Relativamente ao momento em que a formação deve ser realizada, existem alguns momentos-chave que podem ser elencados:  Formação de integração;  Formação técnica funcional;  Formação para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes;  Formação para o cargo;  Formação para o desenvolvimento das equipas;  Formação para o desenvolvimento pessoal.

A formação de integração, tal como o nome indica, destina-se a familiarizar o novo colaborador, com os valores e princípios de atuação da empresa, estilo de gestão, estrutura interna e regras básicas relativas à forma de organização do trabalho;

A formação técnica funcional destina-se a dotar os indivíduos de conhecimentos e aptidões técnicas necessários para desempenhar as suas funções. Insere-se neste tipo de formação, aquela que deverá ser ministrada aquando da introdução de novas máquinas ou equipamentos, novas formas de produção, novos processos de trabalho, etc;

A formação para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes pretende desenvolver as competências sociais e relacionais necessárias ao exercício de uma determinada função;

9 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

A formação para o cargo pretende desenvolver determinadas competências específicas necessárias ao exercício de determinada função. Pode ser ministrada quando é feita a nomeação ou quando se percebe que existe necessidade de aperfeiçoamento dessas mesmas competências. Alguns exemplos: “Curso de Liderança” e “Curso de Avaliação de Desempenho para Chefias”;

FORMAÇÃO PARA O CARGO

A formação para o desenvolvimento das equipas, como é evidente, destinase a treinar as pessoas para trabalhar em equipa e adotarem comportamentos de cooperação com vista a atingir objetivos comuns;

A formação para o desenvolvimento pessoal é dirigida ao indivíduo em si. Tem como objetivo a promoção do seu bem-estar pessoal, social e emocional, baseando-se no pressuposto de que, quanto melhor se sentir a pessoa, melhor será o seu desempenho.

10 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

3. CARACTERIZAÇÃO DA FORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

Para melhor compreendermos a atividade da formação nas empresas, propomos uma breve caracterização da formação:  Quanto à sua natureza;  Quanto ao seu objetivo;  Quanto à sua forma de organização.

11 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

3.1 - QUANTO À SUA NATUREZA Quanto à sua natureza, a formação pode pretender

habilitar

o

colaborador

a

desempenhar um determinado cargo, a desempenhá-lo de forma mais produtiva, ou com maior qualidade.

Por outro lado, pode ter um caráter de desenvolvimento,

não

respeitando

diretamente ao cargo e às suas tarefas, mas antes a comportamentos e/ou atitudes, com

impacto

no

desempenho

do

colaborador.

Desta forma, podemos dizer que a formação, quanto à sua natureza, distinguese em:

Conhecimentos teóricos (saber-saber); Conhecimentos técnicos (saber-fazer); Comportamentos e atitudes (saber-ser, saber-estar, saber-evoluir).

12 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

3.2 - QUANTO AO SEU OBJETIVO NO QUE SE REFERE AO SEU OBJETIVO, A FORMAÇÃO DISTINGUE-SE EM:

Orientada para o cargo/função, tendo como finalidade melhorar o desempenho atual do exercício de uma determinada função; Orientada para o desenvolvimento pessoal do indivíduo.

3.3 - QUANTO À FORMA DE ORGANIZAÇÃO A formação pode desenvolver-se através de várias combinações de situações, que vão desde: Formação em sala Formação em contexto de trabalho, também designada por “on job” (realizada no próprio local de trabalho) Formação Outdoor (em espaço aberto) eLearning Em b-Learning (misto presencial e a distancia) Uma mesma ação de formação pode combinar várias formas, em sala, elearning, outdoor.

13 www.nova-etapa.pt


A Formação Profissional no Contexto Organizacional - eLearning

Podemos ainda falar de formação interna (sempre que a formação é ministrada por pessoal da própria empresa) ou externa, quando se recorre a formadores ou empresas externas.

Em resumo, a formação profissional na empresa pode ser realizada em diversos momentos, desde a integração até à formação específica para o cargo, passando pelo aperfeiçoamento de competências e sua adaptação aos novos contextos de trabalho. O Gestor da Formação deve distinguir as várias tipologias e características da formação, de forma a conciliar as necessidades organizacionais, funcionais e dos indivíduos, com vista à obtenção de resultados otimizados para todos os atores em presença.

14 www.nova-etapa.pt

Formação Profissional Contexto Organizacional  

Formação Profissional Contexto Organizacional

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you