APRENDIZAGEM

Page 13

4.1. Modelo Behaviorista/Comportamentalista Segundo

este

modelo,

a

aprendizagem

centra-se

apenas

nos

comportamentos objectivamente observáveis, negligenciando as actividades mentais. A aprendizagem é simplesmente definida como a aquisição de um novo comportamento. Nesta definição, toda a ênfase é colocada

nos

comportamentos

observáveis adquiridos através da repetição sucessiva. Assim, considera-se que toda a aprendizagem por repetição, até à obtenção de um comportamento-hábito, é desencadeada por um estímulo que responde à essa situação. Este princípio de educação pode parecer um pouco rígido, mas não deixa de estar na base de muitas das nossas aprendizagens. Por exemplo, o manusear do garfo e da faca, depois a caneta e o lápis, a conjugação da tabuada e outras definições, que implicam uma repetição constante do comportamento. Associada aos princípios deste modelo encontra-se ainda a noção de reforço. O reforço adequado possibilita a obtenção de melhores resultados no desempenho. Neste modelo, o reforço (positivo) desempenha um papel fundamental na aprendizagem, dado que conduz a um fortalecimento das respostas e aumenta a sua frequência.

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.