Page 1

PUB

PUB

Sexta-feira,

12 de Novembro de 2010

// N.º

367 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro

www.novaodivelas.pt

| informação regional PUB

TRABALHADORES DA JUNTA DE ODIVELAS PROTESTAM POR FALTA DE AVALIAÇÃO

JORNADAS DE TURISMO ISCE 2010

NESTE NÚMERO ● Entre Tanto ● Horóscopo ● Informalidades

2 2

em Caneças

3

● Posto de Comando 3 ● Directas 4 ● Câmara cedeu terreno para

● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

PENSAR O TURISMO PARA TODOS UEFA FUTSAL CUP TAMBÉM SE JOGA EM ODIVELAS

● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

Centro de Saúde da Ramada Formação para dirigentes associativos Trabalhadores da Junta de Odivelas em protesto Cidade vai ter Outdoor digital Directas Ponto e Vírgula Dualidades Mundo das Tropelias Natal no Centro Comercial Oceano Diesauto Jornadas discutem turismo acessível Talho e Forno da Cidade Directas desportivas Magusto nos Silveirenses Futsal: Dérbi concelhio Futsal: Jogo à meia-luz Agenda e Resultados Luemí aposta na beleza e bem-estar UEFA Futsal Cup em Odivelas Valores Muralha das Cores Universidade Sénior Novo Look Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do reino Consilcar

4 4 5 5 5 6 6 6 7 7 8 10 11 11 11 11 11 12 12 13 14 14 14 15 15 15 15 16 PUB


2

Nova Odivelas

12 Novembro 2010

Horóscopo de 1 2 a 18 de n ove mbro

ENTRE TANTO SEXTA 12 DE NOVEMBRO

Palavreando Alexandre Oliveira vai estar às 22h00 no Centro de Exposições de Odivelas para apresentar mais um programa da NO TV Palavreando. Este programa gravado ao vivo e aberto à participação de todos os poetas e amantes da poesia, conta com as habituais rodinhas de poesia, as conversas e a música. Para participar basta aparecer. Está convidado.

Dança: Sombra clara Às 21h30 no auditório do Centro Cultural Malaposta sobe ao palco o espectáculo de dança Sombra Clara – IV, dança Butoh com coreografia e interpretação de Vera Mateus. Preço 12,50 euros sujeito a descontos. 60’. M/6.

Noite de Fados

tinho que terá lugar na Escola Mello Falcão. Haverá castanhas e água-pé gratuitas, bem como a animação musical a cargo do conjunto Vários Duo. A entrada é livre. DOMINGO 14 DE NOVEMBRO

Dança: Arbá Com início às 16h00, vai realizarse no auditório do Centro Cultural Malaposta um espectáculo de dança para bebés e crianças. Denominado Arbá, é um espectáculo da Companhia das Migalhas com interpretações de Cláudia Sequeira, Sara do vale e Sandra Sequeira. Preço 12,50 euros sujeito a descontos. 60’. Dos seis meses aos cinco anos. TERÇA 16 DE NOVEMBRO

Atelier “Vem fazer trabalhos com Feltro” Em duas sessões de duas horas, uma com início às 10h00 outra com início às 15h00, vai ter lugar na Casa da Juventude este ateliê destinado a jovens dos 13 aos 35 anos, com inscrições gratuitas. Repete nos dias 17 e 18 de Novembro.

CURPIO

Às 22h00 começa a gravação ao vivo do programa da NO TV, Informalidades, com António Pedro, Graça Peixoto, Miguel Ramos e Xara Brasil. A moderação será de Henrique Ribeiro. O programa é aberto à participação dos webespectadores e será gravado na Sede do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube.

SÁBADO 13 DE NOVEMBRO

QUARTA 17 DE NOVEMBRO

Informalidades

Oleão da Pontinha Às 17h00 será inaugurado o 1º oleão da freguesia da Pontinha que ficará colocado na Praceta Dr. Hermínio Estrela.

Dança: Nrityaanjali Quando forem 21h30 sobe ao palco do auditório da Malaposta o espectáculo de dança clássica indiana Nrityaanjali. Preço 12,50 euros sujeito a descontos. 60’. M/6.

Alterações climáticas e jardins botânicos A terceira palestra do ciclo Jardins e Sociedade vai ter lugar no Sábado, 13 de Novembro, com início às 15h00, nos Paços do Concelho, tendo como oradora Maria João Alcoforado da Universidade de Lisboa, Instituto Geográfico e Ordenamento do Território, e como tema Alterações climáticas e jardins botânicos.

Baile de São Martinho 2010 A Junta de freguesia da Pontinha promove das 15h00 às 19h00, o seu tradicional Baile de São Mar-

gem também aos grandes actores que fizeram das palavras ditas uma arte maior como João Villaret, Mário Viegas, Eunice Munoz, João Perry ou João Grosso».

Exposição 25 anos da AMI “Intervalo” No Centro de Exposições de Odivelas vai ser inaugurada às 21h30 uma Exposição documental sobre os 25 anos da Assistência Médica Internacional (AMI). «Esta exposição trata-se em primeiro lugar de um intervalo, porque esse trabalho vai continuar. Não é uma exposição de fim de vida. É uma exposição de balanço». Patente até 16 de Janeiro de 2011. OUTROS DIAS

Com início às 21h00 realiza-se no Pavilhão Polivalente de Odivelas uma Noite de Fados com fadistas da Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas e da Associação Cultural O Fado. A entrada tem um custo de 5 euros e inclui ceia. A receita desta noite reverte a favor da Apacondro, Associação Portuguesa de Acondroplasia.

O Centro Comunitário de Reformados Pensionistas e Idosos de Odivelas (CURPIO) realiza esta noite a sua Assembleia-geral que terá início às 14h00 na sua sede, na Rua Rainha D. Estefânia, 4ª, em Odivelas. A Ordem de Trabalhos, de dois pontos, é a seguinte; Apreciação e Votação do Orçamento e Programa de Acção para o ano de 2011; Período de intervenção e esclarecimento aos sócios.

AGENDA. Mais eventos em www.diariodeodivelas.com

QUINTA 18 DE NOVEMBRO

Colóquio As Mulheres e a República Vai realizar-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com início às 15h00 o colóquio As Mulheres e a República, no âmbito das comemorações do 12.º Aniversário do Município de Odivelas.

800 Anos de Poesia Com início às 15h00 na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas vai ter lugar o espectáculo poético 800 anos de poesia. «Os poetas portugueses de A a Z, ou seja, desde os cantares de amigo até aos nossos dias; são cerca de 800 anos de amores, desamores, tristezas, alegrias, saudade e toda a génese poética de se ser português. Poesia encenada, dramatizada e dita numa homena-

Workshop de Tango Argentino Até 15 de Novembro, podem ser feitas na Casa da Juventude as inscrições para o Workshop de Tango Argentino que vai decorrer na Casa da Juventude nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro, entre as 20h30 e as 22h30, sob a orientação de Carlos dos Anjos. Este workshop destina-se a jovens dos 13 e os 35 anos. Valor da inscrição: 20 euros. O workshop só se realiza com um mínimo de 10 inscrições.

Como se faz um filme? Esta oficina de cinema ministrada por Henrique Espírito Santo volta ao Centro Cultural Malaposta de 15 a 27 de Novembro. De segunda a Sexta-feira realizamse três sessões diárias para escolas por marcação. Ao Sábado às 16h00 para grupos com mais de 12 crianças. Preço único 3 euros. 90’. Dos seis aos 12 anos.

Cinema Português As Tardes de Cinema do Centro Cultural Malaposta apresentam Quarta e Quinta-feira, 17 e 18 de Novembro, o filme de Cottinelli Telmo A Canção de Lisboa. Para ver às 15h00 com entrada livre, na Sala de Cinema. 91’. M/6 anos.

E AINDA... > Até 14 de Novembro: Exposição Anne Frank – Uma História para Hoje na Casa da Cultura de Caneças. > Até 08 de Dezembro: Arte Urbana, exposição venda de artesanato na Casa da Juventude com trabalhos de artesãos das duas associações do concelho, D. Dinis e Pov’Arte.

Carneiro Carta Dominante: O Louco, que significa Excentricidade. Amor: Sentir-se-á muito alegre e bem-disposto. Aproveite bem este momento. Saúde: Esteja mais atento às suas necessidades fisiológicas. Consuma alimentos ricos em ferro. Controle o seu sistema nervoso para que a sua saúde não saia prejudicada. Dinheiro: Assuma com responsabilidade os seus compromissos profissionais. Honre a sua palavra. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 11 Touro Carta Dominante: Ás de Espadas, que significa Sucesso Amor: Controle os ciúmes. Não seja tão possessivo com a pessoa amada pois esta pode sentir-se sufocada. Dê-lhe espaço para se movimentar. Saúde: Pratique um desporto relacionado com a água. O seu organismo necessita do contacto com este elemento para se sentir bem e equilibrado. Dinheiro: Poderá enfrentar uma situação difícil no seu ambiente laboral. Procure estar longe dos conflitos. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 12 Gémeos Carta Dominante: Valete de Paus, que significa Amigo, Notícias Inesperadas. Amor: Contribua para a harmonia familiar com uma boa base de compreensão. Não acredite em boatos sobre uma pessoa da sua família. Procure saber a verdade através de uma conversa com a pessoa sobre quem falam. Saúde: Avalie o seu estado de saúde de uma forma consciente. Procure o seu médico de família. Dinheiro: O seu desempenho profissional será recompensado. Boas notícias a nível financeiro. Não desperdice oportunidades. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 13 CaranGuejo Carta Dominante: 4 de Espadas, que significa Inquietação, agitação Amor: Combine um jantar onde possa reunir todas as pessoas que são importantes para si. Ajudá-lo-á a sentir-se melhor. Saúde: Evite abusar do café, pois pode provocar-lhe fortes dores abdominais. Dinheiro: Mostre o que vale e será bem sucedido. Não tema demonstrar as suas verdadeiras capacidades. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 14 Leão Carta Dominante: 9 de Copas, que significa Vitória Amor: Entenda os pontos de vista do seu par e procure entender que cada pessoa tem a sua própria personalidade. Saúde: Viverá momentos de grande agitação mental. Tire uma hora no final do dia para relaxar. Dinheiro: Dê mais valor às relações entre os colegas. O bom ambiente ajuda a aumentar a qualidade do trabalho. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 15 virGem Carta Dominante: 10 de Espadas, que significa Dor, Escuridão Amor: Procure passar mais tempo com a sua família. Será benéfico para todos. Saúde: Tendência para algum mau humor e irritabilidade. Faça exercícios de auto-controlo. Cuidado com o que come, corre o risco de ter uma crise de fígado. Dinheiro: Aprenda a ser um bom gestor das suas poupanças. Aos poucos irá ver a diferença na sua conta. Não seja demasiado tolerante. Podem aproveitar-se da sua boa vontade. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 16 baLança Carta Dominante: A Roda da Fortuna, que significa que a sua sorte está em movimento. Amor: Opte pela tolerância para resolver os seus problemas afectivos. Veja-a como uma virtude. Motivos familiares podem deixá-lo de mau humor. Não se deixe abalar, resolva as coisas com calma. Saúde: Faça uma alimentação mais equilibrada. O seu organismo agradecer-lhe-á. Dinheiro: Semana muito favorável sob o ponto de vista profissional. O seu trabalho será reconhecido. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 17 esCorpião Carta Dominante: Morte, que significa Renovação. Amor: Evite conflitos com familiares por causa de assuntos financeiros. Dê um passo de cada vez em prol da harmonia. Saúde: Sentir-se-á cheio de energia e vitalidade. Aproveite para praticar exercício físico. Dinheiro: Procure não exigir tanto dos outros. Invista num negócio, pois o seu sector financeiro está bastante favorecido. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 18 saGiTário Carta Dominante: Cavaleiro de Ouros, que significa Pessoa Útil, Maturidade Amor: Trabalhe mais o seu lado espiritual, pois isso vai ser bastante útil para controlar os seus impulsos. Saúde: Procure fazer uma vida mais saudável. Alie a alimentação equilibrada à prática de exercício físico. Dinheiro: Uma promoção poderá recompensar o seu esforço. A partir de agora aja de forma a corresponder a este voto de confiança. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 19 CapriCórnio Carta Dominante: 7 de Espadas, que significa Novos Planos, Interferências Amor: Os laços familiares fortalecer-se-ão e a paixão vai tomar conta de si. Saúde: Beba sumos naturais para fortalecer o organismo com vitaminas. Dinheiro: Rentabilize o seu dinheiro e invista em algo que lhe permita amealhar alguns lucros. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 20 aquário Carta Dominante: 9 de Paus, que significa Força na Adversidade Amor: Um pequeno desentendimento poderá fazer com que ponha em risco uma amizade de longa data. Mantenha a calma. Saúde: O seu descontentamento com a sua silhueta levá-lo-á a pensar seriamente em fazer uma dieta. Dinheiro: A sua força de vontade será determinante para ultrapassar um desafio profissional. Continue empenhado. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 21 peixes Carta Dominante: 4 de Copas, que significa Desgosto Amor: Torne os seus sonhos em realidade, declarando o seu amor à pessoa que preenche o seu coração. Saúde: Semana sem grandes problemas ao nível da saúde. Mantenha o equilíbrio. Dinheiro: Avalie bem as suas potencialidades, pois as mudanças de ocupação estão favorecidas. Lute pelos objectivos que pretende atingir a nível profissional. Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 22


12 Novembro 2010

INFORMALIDADES

Nova Odivelas 3

DUODÉCIMOS. Na próxima edição Susana Amador faz o balanço da gestão municipal em Outubro.

DEBATE

Caneças, virtudes e problemas Henrique Ribeiro henrique_ribeiro@simpruspress.pt

Um ano de Posto de Comando

Esta semana o Informalidades foi gravado na Casa da Cultura da saloia vila de Caneças, na primeira edição de um novo formato deste programa que assinala o terceiro ano de vida que se completa este mês de Novembro.

Fotografias: David Braga

D

epois cerca de um ano na Malaposta, o Informalidades passou para o Centro de Exposições de Odivelas e nas últimas edições esteve na Sede do Movimento Odivelas no Coração. Agora, o Informalidades vai rodar semanalmente sendo gravado em todas as sete freguesias do concelho de Odivelas. Para além do painel residente e das habituais discussões sobre os mais variados assuntos, o programa vai ter agora um ou mais convidados, relacionados com o local das gravações e abordará na primeira parte assuntos relacionados com essa freguesia. Na Casa da Cultura de Caneças está patente a exposição Anne Frank - Uma História para Hoje, que foi o motivo que nos levou àquele local neste primeiro Informalidades descentralizado. O Holocausto, o possível regresso das ditaduras e a violação dos Direitos Humanos em alguns países foram o tema da primeira parte do programa, com Bruno Martins, vogal da Junta de Freguesia de Caneças, como convidado, para explicar os motivos que o levaram a propor a vinda da exposição de Anne Frank à sua freguesia. Os horrores dos campos de concentração foram referidos por todos os elementos do painel que já tiveram oportunidade de ter estado num desses lugares onde foram praticadas as maiores atrocidades pelos nazis. A necessidade de explicar às novas gerações o que foi o nazismo, e até o fascismo que nos tocou de forma mais directa, foi também referida, assim com o perigo do regresso das ditaduras. António Pedro considerou difícil o regresso das ditaduras como a nazi mas afirmou que «Elas estão ai» dando como exemplo a cultura mediática de cerceamento de algumas verdades, mesmo em Portugal «Com episódios de encenação política para esconder algumas ver-

> Bruno Martins e Henrique Ribeiro

passado com uma história importante está hoje degradada». O autarca lamentou também alguns actos de vandalismo, como os graffitis, a destruição de melhoramentos nos jardins e espaços públicos e até o presépio foi vandalizado.

Em Caneças o património histórico está ao abandono > Armindo Fernandes

Próximos programas Dia 17 de Novembro: Póvoa de Santo Adrião Sede do PSAAC Convidados especiais: Rogério Breia, presidente da Junta de Freguesia Mário Assunção, Presidente do PSAAC Dia 24 de Novembro Famões Convidados especiais: Gil Antunes, presidente da Lusocapital António Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Famões (Aguarda confirmação) Dia 01 de Dezembro Ramada Dia 08 de Dezembro Pontinha

> Ana Monteiro

dades». Falou ainda da agressão de alguns países a povos, como a recente de Marrocos ao povo Sauri. Xara Brasil disse não entender que o António Pedro fale de umas ditaduras e se esqueça de outras, como a Venezuela e a China. «Para mim é claro, para sermos coerentes, das duas, uma, ou somos a favor das ditaduras ou somos contra. Não podemos defender umas em detrimento de outras, em virtude de serem ou não de direita ou de esquerda. O Pinochet é um bandido e o Fidel de Castor é um Santo. Ou são os dois ditadores ou não são os dois ditadores». Miguel Ramos concorda com Xara Brasil. «Não podemos atacar uns países e esquecer outros». Todos os presentes defenderam que uma exposição com a importância desta devia ser assumida pela Câmara e passar em todas as freguesias. Com Armindo Fernandes, presidente da Junta, falámos um pouco de Caneças que «Tem cultura, tradição e monumentos» que interessava estarem mais preservados. «Aquilo que foi a vida rica do

Também o nosso painel abordou a questão de Caneças, considerando que em termos de marca Caneças freguesia pode ter mais valor que o próprio concelho de Odivelas. Todos lamentaram que Caneças tenha o seu património ao abandono, como as fontes e o próprio Aqueduto das Águas Livres. Os camiões no centro da vila, o afunilamento à entrada da vila, uma central de camionagem na sala de visitas da freguesia, uma ribeira poluída, uma freguesia cortada pelas grandes vias rápidas sem ter acesso directo a elas, foram problemas sublinhados pelo painel. O mau aproveitamento da Quinta das Águas Férreas, propriedade do município, também for referido. Alguns aspectos mais gerais, também foram abordados, como habitualmente. O protesto dos trabalhadores da Junta de Odivelas e a má qualidade das refeições fornecidas às crianças dos jardinsde-infância e escolas básicas, foram dois dos pontos levantados. Programa integral

www.novaodivelas.tv

Temos aqui dado o nosso contributo para que os habitantes da Pontinha e os munícipes de Odivelas identifiquem e valorizem o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. Faz esta semana precisamente um ano que iniciámos esta crónica semanal e não temos dúvidas de que a situação melhorou bastante, designadamente quanto à realização de conferências regulares no Posto de Comando e o compromisso de classificá-lo como monumento nacional. É uma boa forma de comemorar este primeiro aniversário. Por isso, se justifica que se amplie o âmbito deste espaço. Sem abandonar estes objectivos, esta crónica passará – já o tem feito esporadicamente – a divulgar o património histórico e cultural do concelho de Odivelas. E começamos pela freguesia da Pontinha. Não vale a pena negar, somos mesmo desatentos ao que de bom temos junto de nós. Vemos coisas muito interessantes fora da nossa terra – no país ou no estrangeiro – e, por vezes, não reparamos nas que temos à frente dos olhos todos os dias. O Velho Mirante é um edifício que todos os pontinhenses (e não só) conhecem muito bem. É o exlibris da Pontinha. Mas há mais património interessante nesta freguesia. Esta semana gostaríamos de chamar a atenção para um pequeno tesouro que aqui temos. Efectivamente, não se conhece outra obra da mesma natureza ao pintor Júlio Pomar. Trata-se do conjunto de doze vitrais que existem na Igreja da Pontinha, datados de 1954, ano da sua inauguração. Independentemente dos intuitos cultuais, sugere-se uma visita dominical à Igreja da Pontinha, para ter a certeza de a encontrar aberta e poder fruir plenamente e à luz do dia a beleza dos vitrais, sobretudo quem vive na Pontinha e, inclusivamente, a terá visitado várias vezes por motivação religiosa mas não parou um instante para apreciar os vitrais e ficar orgulhoso/a da pérola patrimonial que a sua freguesia possui. www.postodecomando.blogspot.com

Jorge Martins postodecomando@gmail.com


4

Nova Odivelas

12 Novembro 2010

QUOTIDIANOS PODER LOCAL

DIRECTAS Intervenção municipal na Ribeira da Póvoa Segundo informação da Câmara de Odivelas, foram recentemente concluídos os trabalhos de limpeza e estabilização da Ribeira da Póvoa, uma obra executada pela edilidade odivelense, que teve um custo de 23.835,00 euros. Esta intervenção consistiu no corte e remoção de vegetação e resíduos existentes no leito e margens da referida ribeira, desde a ponte da Rua 25 de Abril até à Travessa da Amiteira, nas Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e de Olival Basto. Para a CMO «Esta intervenção, foi extremamente necessária nesta zona problemática, com uma inclinação das margens bastante acentuada e incidiu, sobretudo, no controlo reforçado de vegetação ao longo de um troço com cerca de 80 metros de comprimento. Esta intercessão na estabilização do solo, visa garantir uma maior resistência em épocas de maior precipitação e minimizar os riscos de erosão da margem esquerda da ribeira, uma operação, que se revelou de enorme eficácia, face à enorme pluviosidade que se verificou nesta zona nos últimos dias».

Câmara aprova por maioria cedência de terreno para Centro de Saúde Henrique Ribeiro henrique_ribeiro@simpruspress.pt

Na reunião não pública do executivo municipal realizada na passada Terçafeira foi aprovada a cedência de um terreno para a construção do Centro de Saúde da Ramada, com os votos favoráveis do PS e PSD. Os vereadores independentes abstiveramse e a CDU votou contra.

SOS Sénior

Eduardo Sousa/CMO

A

No âmbito do projecto SOS Sénior e do serviço de teleassistência que é prestado a idosos do concelho de Odivelas, a presidente da Câmara, Susana Amador, acompanhada da vereadora da Acção Social, Fernanda Franchi, estiveram na passada semana em Caneças onde visitaram Maria Manuela, utente do Centro Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos de Caneças (CURPIC) e do serviço de teleassistência. Susana Amador e Fernanda Franchi visitaram também as instalações do CURPIC onde almoçou com utentes e dirigentes da instituição.

24 HORAS DE NOTÍCIAS www.novaodivelas.tv PUB

proposta aprovada, apresentada pelo PS, prevê a cedência à Administração Central de uma parcela de terreno, com cerca de 2.000 metros, para a construção do futuro Centro de Saúde da Ramada. Para o PS este terreno «Destina-se a um equipamento de utilização colectiva que vai permitir que a população da Ramada veja concretizada a sua antiga e mais que justa aspiração – o direito a um Centro de Saúde de Raiz, que congregará duas unidades de saúde familiar. O terreno que se situa em zona de fácil acessibilidade, muito bem servida por transportes públicos, é o ideal para a implementação muito rápida do projecto, que já se encontra executado». A CDU votou contra esta cedência porque o terreno em causa estava destinado ainda pelo município de Loures para a construção das piscinas municipais naquela freguesia, e porque «Há mais de uma década que a então Câmara de Loures tinha disponibilizado e reservado um terreno nos Bons Dias para a construção do tão urgente e necessário centro de saúde».

Segundo os vereadores da CDU esta alteração da localização do Centro de Saúde «Inviabiliza a construção das piscinas na freguesia, não cumprindo mais uma vez as promessas feitas pelo PS e gorando as expectativas criadas à população» bem como «Nos levanta um conjunto de reservas quanto à acessibilidade, circulação e estacionamento naquela zona, já hoje difícil e que será muito agravado». Por isso a CDU apresentou uma proposta alternativa para «A cedência imediata do terreno dos Bons Dias, o único terreno que sempre foi indicado e considerado para esse efeito», proposta que foi rejeitada. A posição da CDU foi contestada em nota de imprensa do PS que afirma: «A CDU, que desde sempre optou por uma política de protesto e de capitalização política de bolsas de queixa das populações, hoje vêm levantar obstáculos, afir-

mando não aceitar a localização escolhida para este equipamento, para onde em tempos esteve prevista a execução de uma piscina, quando na sua reivindicação se desdobraram em manifestações públicas e protestos». Para o PS «A gestão responsável requer adaptação às circunstâncias e priorização de investimentos, de acordo com as necessidades reais das pessoas e os Cidadãos da freguesia da Ramada precisam agora é, efectivamente, de um Centro de Saúde». Quanto ao terreno os socialistas dizem que «Em anos passados, se julgou adequado para a construção deste equipamento, mas oferece hoje fortes constrangimentos, nomeadamente em termos de acessibilidade, que são impeditivos da implementação do projecto e da execução da obra neste momento». Passando o ónus para o lado da CDU a nota de imprensa do PS

Odivelas acusa: «É importante que fique claro que a não concretização deste projecto, neste local, pode significar uma oportunidade perdida, que o Concelho de Odivelas e a Freguesia da Ramada não se podem dar ao luxo de perder». Os vereadores independentes Hernâni Carvalho e Paulo Aido abstiveram-se nesta votação, não porque estejam contra a construção do Centro de Saúde «Cuja necessidade é inquestionável» mas como um alerta «Para os circunstancialismos que lhe dão forma», porque segundo nota de imprensa do Vereador Paulo Aido o documento agora aprovado fala em duas formas distintas e contraditórias entre si, como sejam a Cedência em Direito de Superfície e Cedência em Regime de Comodato, alegando erro jurídico que torna o documento incapaz de ser aprovado.

ASSOCIATIVISMO

Formação para dirigentes associativos

A

Câmara Municipal de Odivelas (CMO) e a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) assinaram na Terça-feira, um protocolo, designado por Formar e Qualificar para Melhor Dirigir que tem por objectivo apoiar os dirigentes associativos as colectividades do concelho no âmbito da sua formação «Acrescentando contributos valiosos aos seus conhecimentos». O documento foi assinado por Susana Amador, presidente do município e por Augusto Máximo Flor, presidente da CPCCRD e estabelece os parâmetros da colaboração destas duas entidades nesta matéria. A confederação «Compromete-se a

ministrar as acções de formação e seminários, com pessoal técnico qualificado e devidamente credenciado para o efeito; elaborar e disponibilizar os conteúdos das acções de formação e seminários; facultar toda a informação e esclarecimentos e contribuir para a mobilização das associações e colectividades do concelho que sejam suas associadas». Por parte da Câmara fica o compromisso de «Solicitar à CPPCCRD a realização de três acções de formação e ou seminários anuais, para dirigentes, seccionistas, técnicos das colectividades e activistas do Movimento Associativo Popular do Concelho, podendo participar técnicos e eleitos das autarquias

(câmara e juntas); providenciar as instalações e prestar todo o apoio logístico, para a realização das iniciativas previstas no âmbito deste protocolo; realizar a divulgação das acções de formação e ou seminários pelo Movimento Associativo do Concelho; sugerir acções de formação não previstas na carteira de formação, de acordo com as necessidades do Movimento Associativo Popular do Concelho e apoiar financeiramente a CPCCRD, com o valor anual não inferior a 543,20 euros (quinhentos e quarenta e três euros e vinte cêntimos)». O presente protocolo vigora pelo prazo de um ano, automaticamente renovável, por igual período.


12 Novembro 2010

Nova Odivelas 5

ANIVERSÁRIO. Fazemos 12 anos. Reportagem na próxima edição. PODER LOCAL

DIRECTAS

> Trabalhadores exigem avaliação de desempenho

cas com assento na Assembleia de Freguesia de Odivelas e que exige à Junta de Freguesia de Odivelas «A imediata atribuição de pontos, de acordo com a legislação em vigor, pela notificação individual de cada trabalhador». A resolução exige ainda «O cumprimento dos compromissos assumidos em reu-

Fotografia: Henrique Ribeiro

C

niões efectuadas com os representantes dos trabalhadores». Vítor Jesus, do STAL disse-nos que caso a junta de freguesia não dê provimento as estas exigências o sindicato vai apresentar queixa ao Provedor de Justiça «Por considerar ilegais tais atitudes». O dirigente sindical lamentou que «O

Senhor presidente da junta de freguesia não nos tivesse querido receber, alegando estar numa reunião». Face a esta indisponibilidade de Vítor Machado, a Resolução aprovada foi entregue a uma funcionária da junta. Presentes no plenário estiveram também Fernando Henriques (responsável pelo Sector Empresas) do PCP de Odivelas e António Pedro e Carla Silva, eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Odivelas «Solidários com a luta destes trabalhadores em defesa dos seus legítimos direitos». Tentámos recolher declarações do presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Vítor Machado, sobre este protesto dos trabalhadores da autarquia. Através do Gabinete de Imprensa fomos informados de que Vítor Machado não tem declarações a prestar, limitando-se a reconhecer que o protesto tem legitimidade legal e é um direito que assiste a todos os trabalhadores. HR

PODER LOCAL

Bar do Odivelas

Depois de vários meses fechado por ordem de ex-administrador do clube, reabriu esta semana, o bar do complexo desportivo do Odivelas Futebol Clube, com gerência do associado Pedro Inácio. A nova decoração retrata a história do Odivelas com todas as paredes cobertas com fotografias alusivas à vida do clube. Rua Gil Eanes

A

Junta de Freguesia de Odivelas e a DS – Outdoors Digitais, Lda., assinaram um Protocolo com vista à implementação de outdoors digitais no território da freguesia, segundo nota de imprensa da autarquia da cidade. Os outdoors digitais «Autênticas televisões de grande formato, próprias para o exterior e cujo objectivo é difundir conteúdos de informação, lazer e comerciais traduzem uma postura de inovação e modernidade para a Freguesia de Odivelas», afirma a nota, acrescentando que «Os outdoors digitais implicam um

investimento de cerca de 120 mil euros por parte da DS – Outdoors Digitais, Lda., sendo a Junta de Freguesia de Odivelas a entidade competente para promover o licen-

ciamento da instalação e localização dos mesmos». Da totalidade do tempo afecto a conteúdo publicitário a difundir/ transmitir nos outdoors digitais implantado na Freguesia de Odivelas, a DS irá ceder spots para publicidade e informações acerca da freguesia, diz ainda a autarquia. Conteúdos como farmácias de serviço, notícias de desporto, meteorologia e divulgação de eventos e publicidade da responsabilidade da DS também serão incluídos nestes outdoors de exteriores digitais.

JFO

Odivelas vai ter outdoors digitais

Fotografia: JFO

erca de meia centena de trabalhadores da Junta de Freguesia de Odivelas concentraram-se na manhã de Terçafeira à porta da autarquia, realizando de seguida um Plenário, em protesto contra o facto de a junta, enquanto entidade patronal, não proceder, desde 2004, à avaliação de desempenho dos seus funcionários. O Plenário, convocado pelo Comité Sindical da JFO, contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) tendo estado presentes Vítor Jesus, da Direcção Nacional e Coordenador da Região de Lisboa e Fernando Pardal da Direcção de Lisboa. Queixam-se os trabalhadores de que «Em mandatos anteriores a junta de freguesia de Odivelas seguiu uma política de “promoções” que não procuram incentivar profissionalmente os trabalhadores em geral» defendendo que «Urge corrigir atitudes do passado que nada promovem a prestação de um melhor serviço às populações». Segundo Fernando Amaral, funcionário da autarquia, o actual presidente, Vítor Machado, em reuniões realizadas com o STAL mostrou-se «Indignado com a situação e prometeu resolver o assunto e repor a justiça que se impõe». Também em Assembleia de Freguesia os eleitos da CDU levantaram várias vezes o problema tendo na ocasião Vítor Machado afirmado que estava em estudo a resolução do problema através da Opção Gestionária prevista na lei. Como até agora nada foi feito, segundo Fernando Amaral, os trabalhadores decidiram convocar este Plenário e Acção de Protesto, onde aprovaram uma resolução que vai ser enviada a todas as forças políti-

Numa cerimónia que contou com a presença de vários convidados, o Instituto de Odivelas abriu o seu Ano Lectivo a 29 de Outubro, com o tradicional acolhimento às novas alunas e homenagem às melhores alunas do ano lectivo anterior. A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, esteve presente neste evento, onde teve a oportunidade de entregar, em nome da Câmara Municipal de Odivelas, um cheque no valor de 750 euros a uma aluna do Instituto de Odivelas.

António Mota

Trabalhadores da Junta de Freguesia de Odivelas em protesto

Eduardo Sousa/CMO

Instituto de Odivelas

No seguimento da requalificação do espaço situado nas traseiras da Rua Gil Eanes, junto à Escola do 1º Ciclo Maria Lamas, onde foi melhorada a calçada e o espaço verde do mesmo, a Junta de Freguesia de Odivelas colocou recentemente os bancos de jardim, «Equipamento necessário para que esta obra fosse inteiramente concluída e para que a população possa usufruir condignamente deste espaço de lazer» informou a autarquia em nota de imprensa.

PUB


6

Nova Odivelas

12 Novembro 2010

92

Ponto & Vírgula

O ponto-e-vírgula marca uma pausa mais longa que a da vírgula (para que se aprenda a respirar), no entanto menor que a do ponto (para que não se perca a oportunidade de agir).

O que é uma democracia?

N

Dualidades

Mundo das Tropelias

O cúmulo da hipocrisia no Ano Europeu do Combate à Pobreza

A primeira Visita de Estudo

Maria da Luz Nogueira

Teresa Salvado teresa_salvado@coisas.info

os últimos meses tenho-me questionado sobre o que é uma democracia. E, acima de tudo, que democracia é esta que estamos a construir em Portugal. E esqueçam os textos redigidos pelos constitucionalistas. Ao que parece são letra morta. Depois dos conhecidos casos de tentativas de abafar a conquistada, à custa de tanto sofrimento, liberdade de imprensa… e que é um tema que me diz directamente respeito… dei por mim a ver que esta democracia que temos é-o cada vez menos. E, admito, um pouco assustada com o que constato. Que democracia é esta em que o líder da Líbia, Muammar Khadafi, vem a Portugal e arma a tenda, literalmente, em edifícios do Estado, mais precisamente no Forte de São Julião? Que democracia é esta em que o líder Venezuelano, Hugo Chavez, negoceia continuamente com Portugal? Ao ponto de faltarem Magalhães para as crianças portuguesas porque… foram vendidos à Venezuela?!?! Que democracia é esta que recebe com as maiores honras de Estado o líder chinês, Ju Jintao, e assina acordos que, pelo que parece, levarão mais cedo ou mais tarde aquele país a comprar a nossa dívida? Que preço estamos a pagar por todas estas visitas e acordos assinados? Mas, anda tudo enlouquecido? Como se pode negociar com ditadores e regimes que sabida, assumida e comprovadamente desrespeitam os direitos humanos? Não estão, assim, os nossos Governo e empresários a compactuar com as atrocidades por esta gente praticada nos seus países. Como se pode fechar os olhos a isto e seguir sorrindo e apertando a mão como se tudo isto fosse falsa propaganda? Como se podem ignorar os relatórios constantes da Organização das Nações Unidas, onde estes países aparecem pelas piores razões como são as que cabem dentro do chapéu desrespeito pelos mais elementares direitos humanos como a liberdade e o direito à expressão da opinião?!?!?!! Não foi por esta democracia que os meus avós e pais lutaram. Não foi por esta democracia que um dos meus avôs esteve preso e foi exilado com a família em Moçambique. Não foi na promessa de uma democracia destas que eu cresci. Não é por esta democracia que eu luto em homenagem aos meus antepassados, por mim e para as próximas gerações. Estes políticos metem-me nojo!!! São a vergonha de um país e de um povo!!!

N

o dia 8 de Janeiro do corrente ano escrevi, neste mesmo espaço, a propósito do Ano Europeu do Combate à Pobreza que a União Europeia havia declarado para 2010. Aproximando-nos do final do ano é possível fazer algum balanço dos resultados de tal desígnio. Uma visita ao site nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social (AECPES), e ficamos elucidados de que forma se combate a Pobreza e a Exclusão Social. Então é assim: «Respeitar a igualdade entre homens e mulheres; Valorizar a escola; Promover os direitos das crianças; Ser voluntário; Não discriminar os imigrantes; Defender o envelhecimento activo; Respeitar as pessoas com deficiência; Defender o direito a um trabalho digno». (1) Ficamos a saber que a pobreza nada tem a ver com os baixos salários, com as miseráveis pensões da maioria dos reformados, com a falta de protecção no desemprego que atinge mais de metade dos desempregados, com a falta de acesso aos cuidados de saúde, mesmo que 6 em cada 10 portugueses não façam tratamentos por falta de dinheiro. É por isso que o PS, com o apoio do PSD, decide não aumentar os salários dos funcionários públicos; não aumentar as pensões dos reformados; reduzir o valor do abono de família a um milhão de beneficiários que têm rendimentos chorudos (entre 2.934 e 5.869 euros anuais) e retirá-lo a cerca de 400.000 crianças, algumas das quais pertencentes a famílias que têm 629 euros de rendimento mensal; diminuir em 20% o montante destinado ao Rendimento Social de Inserção, retirando desta forma qualquer tipo de apoio a milhares de portugueses; aumentar os custos dos medicamentos… Neste ano, que se anunciou de Combate à Pobreza e da Exclusão Social, assiste-se ao aumento do número de pobres, ao crescimento do número dos sem abrigo, à maior procura de sempre das instituições do Banco Alimentar. Enquanto em 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) Portugal contava com 2 milhões de portugueses no limiar da pobreza, em Junho deste ano esse número atingia os 2 milhões e 500 mil (2). E isto, antes do efeito das medidas de austeridade atrás referidas. A pobreza é uma necessidade inerente ao sistema capitalista, sistema baseado na exploração e no imperativo do lucro, nas políticas de concentração da riqueza com a consequente perda de poder de compra das classes médias e baixas, na extensão do cortejo dos pobres quer se lhes chame excluídos ou marginalizados! Ciclicamente, ou melhor, cinicamente, escolhem-se uns temas sociais para marcar a agenda, na linha do capitalismo de rosto humano e até há quem se iluda e pense que é a sério… mas no final, tudo fica na mesma. Os defensores da inevitabilidade dizem que não há alternativa, tentam passar a ideia de que sempre assim foi, sempre houve ricos e pobres, blá, blá, blá… é uma fatalidade do destino. Ora, o destino não acontece, constrói-se! Precisamos de construir um futuro diferente, um futuro de esperança, um futuro que implica uma clara ruptura com a política de direita, que conduza a uma verdadeira mudança na vida nacional, que concretize uma política de esquerda. A greve geral do próximo dia 24 de Novembro é uma boa oportunidade para afirmar a luta contra a pobreza. É uma boa oportunidade para exigir uma mudança de política, um futuro melhor, um país mais justo. (1) (2)

www.2010combateapobreza.pt Estudo elaborado pela Associação Nacional de PMEs

A primeira Visita de Estudo do Jardim-de-Infância do Mundo das Tropelias deste Ano Lectivo foi ao Estádio do Sporting Clube de Portugal e integra-se no nosso Projecto Educativo 2010/2011 que tem o tema Tropelias e o Desporto. Partimos todos eufóricos para a nossa primeira saída …. Estádio José Alvalade! Uma vez que chegámos mais cedo, devorámos os pequenos lanches, tal e qual como pequenos leões esfomeados. De barriga cheia começamos a visita: e para este momento ficasse registado para a posteridade, fizemos pose para a fotografia junto do autocarro da equipa leonina. A visita guiada ao Estádio teve início no Hall VIP, onde a guia falou um pouco da história do clube, fundadores e eventos desportivos realizados no estádio. Seguimos para os balneários, onde tivemos somente acesso ao balneário da equipa visitante. Também nesta zona existe um pequeno campo sintético onde as nossas crianças puderam brincar livremente por instantes. Chegou o momento ansiado por muitos, a subida ao relvado, que para tristeza de muitos não pode ser pisado! Passámos pelas bancadas; pela sala de imprensa e chegámos ao camarote/tribuna presidencial. E por fim a visita ao Mundo Sporting/Museu foi conduzida por uma nova guia que nos foi explicando e mostrando o Museu: vimos a evolução dos emblemas até aos nossos dias; ouvimos os hinos do Sporting; fotografias antigas e actuais de vários desportos e seus atletas; equipamentos de atletas actuais e antigos; taças; medalhas; ofertas ao clube; pinos; equipamentos electrónicos antigos; jornais antigos; etc. E por fim, num filme assistimos a uma retrospectiva, dos sucessos e vitórias de vários atletas nas várias modalidades a nível internacional. Terminámos a nossa primeira visita, de bandeirinha do Sporting na mão e já a pensar na próxima saída! Até lá! A Equipa Técnica do Jardim-de-Infância do Mundo das Tropelias

PUBLIRREPORTAGEM


12 Novembro 2010

Nova Odivelas 7 PUB

PUB


8

Nova Odivelas

12 Novembro 2010

ACTUALIDADE TURISMO ACESSÍVEL

Henrique Ribeiro henrique_ribeiro@simpruspress.pt

Durante dois dias o Centro de Exposições de Odivelas recebeu as Jornadas de Turismo ISCE 2010 com vários especialistas e cerca de duas centenas e meia de pessoas a discutir os caminhos e as possibilidades de um turismo acessível a todos independentemente da sua condição social, económica ou do seu grau de mobilidade.

O

evento, denominado de Turismo Acessível, Estudos e Experiências, foi promovido pelo Departamento de Turismo do Instituto Superior de Ciências Educativas e para além das sessões de abertura e encerramento contou com vários painéis onde foram apresentados estudos, projectos e experiências no campo do turismo específico para vários segmentos como os idosos e as pessoas portadoras de deficiência. A Câmara Municipal de Odivelas através do Sector do Turismo apoiou a iniciativa que teve como média partners locais os suportes informativos ligados à Simprus Press: Diário de Odivelas, Nova Odivelas e NO TV. Na Mesa da sessão de abertura estiveram Susana Amador, presidente da CMO; Fernanda Vara, em representação do Secretário de Estado do Turismo; Ricardo Martins, da Pedago; Luís Picado, presidente do ISCE e Nuno Abranja, director do Departamento de Turismo do ISCE.

PUB

Foi a Nuno Abranja que coube a primeira intervenção. O director do Departamento de Turismo do ISCE sublinhou que «A mensagem mais importante deste evento é que o turismo pode e deve ser mesmo para todos» e que para perpetuar este momento foi lançado um livro com as comunicações mais importantes das jornadas. Luís Picado referiu a necessidade de «Turistificar esta cidade e este município de forma efectiva e capaz de chegar a todas as pessoas, capaz de chegar a todos aqueles que querem e sentem Odivelas como um local para fazer turismo». Ricardo Martins sublinhou que diferentes posições e análises estarão reflectivas nas jornadas. «Acredito convictamente que com estímulos, determinação e audácia poderão emergir projectos de grande sucesso».

Fotografias: Eduardo Sousa/CMO

Jornadas do ISCE discuti

> Câmara e ISCE unidos na discussão do turismo acessível

Os painéis das jornadas PAINEL A: Análises e Estratégias do Turismo Acessível. Coordenadora, Ana Cristina Pereira (ISCE). Turismo para todos em Portugal – Sistema de análise e divulgação das condições de acessibilidade em locais de interesse turístico: Carlos Pereira e Pedro Homem de Gouveia, Instituto Nacional para a Reabilitação; Inibidores à participação das pessoas com deficiência nas actividades turísticas: Eugénia Devile, ESE Coimbra, Elisabeth Kastenholz e Rui Santiago, Universidade de Aveiro; O turismo acessível em Portugal – modelos e estratégias de intervenção: Diana Mendes, Universidade de Évora. PAINEL B: Turismo, Hotelaria e Acessibilidade Cultural. Coordenadora: Ana Patrícia Marques (ISCE). Acessibilidade para deficientes visuais em hotéis: o caso do SESC em Copacabana: Caroline Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;

Uma perspectiva sobre a acessibilidade nos museus portugueses: Marília Durão e Maria João Carneiro, Universidade de Aveiro; Terminologia do turismo: que (in)acessibilidade(s)?: Inês Ribeiros, Instituto Superior de Ciências Educativas; O papel da língua, da etiqueta e da consciência cultural como potenciadores de acessibilidade: Helena Raposo, Instituto Superior de Ciências Educativas. PAINEL C: Turismo Social e a Inclusão. Coordenadora: Filipa Coelho, ISCE. O turismo social como ferramenta de aprendizagem e de inclusão: o caso das famílias de baixos rendimentos: Joana Lima, Maria Celeste Eusébio, Celeste Varum, Universidade de Aveiro; Turismo de saúde para o mercado sénior: quais os benefícios da participação em programas de turismo social?: Maria João Carneiro, Maria Celeste Eusébio, Elisabeth

Kastenholz, Helena Alvelos, Universidade de Aveiro; Acesso ao recreio, lazer e turismo para pessoas com incapacidade – do sonho à realidade: Elisabeth Kastenholz, Maria Celeste Eusébio, Andreia Moura, Elisabete Figueiredo, Universidade de Aveiro. PAINEL D: Turismo Acessível Local. Coordenadora: Inês Carneiro, ISCE Rota do Românico do Vale do Sousa – património para todos: Rosário Correia Machado e Augusto Costa, Associação de Municípios do Vale do Sousa; Itinerários Acessíveis na Rota do Românico do Vale do Sousa: Julian Pérez, Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras; Nuno Abranja, ISCE, e Napoleão Monteiro; O potencial do turismo acessível como estratégia de desenvolvimento das áreas rurais: Andreia Moura, Elisabeth Kastenholz, Universidade de Aveiro.


12 Novembro 2010

Nova Odivelas 9

ORÇAMENTO MUNICIPAL. Uma análise necessária em breve no Nova Odivelas.

iram caminhos possíveis > Mesa da Sessão de Abertura

Apresentação de casos Boas Práticas em Turismo Acessível. Moderador: Francisco Henriques, Instituto Piaget. Boas práticas de turismo sénior e turismo júnior: Vítor Ramalho, Presidente do INATEL; Práticas de turismo sénior em contexto autárquico: Paulo Quaresma, Presidente da Junta de Freguesia de Carnide; Guia de turismo acessível: Alexandra Pimenta, Directora do Instituto Nacional para a Reabilitação; Agência de viagens especializada em turismo acessível: João Durão da Silva, Responsável de Comunicação da Accessible Portugal;

Sessões Plenárias Regulação da Mobilidade. Moderadora: Ana Afonso, ESHTE; Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e Pedro Ribeiro da Silva, Representante das Entidades Regionais de Turismo para os Planos Regionais de Ordenamento do Território. Turismo para Todos. Moderador: Themudo Barata, Universidade de Évora; Joaquim Rosa do Céu, Presidente do Turismo de Lisboa e vale do Tejo; Sancho Silva, Ex-Director-Geral do Turismo e Docente de Turismo da ESHTE e Jorge Umbelino, Ex-Administrador do Turismo de Portugal, I.P. e Docente da Universidade Nova de Lisboa.

> Duas centenas e meia de participantes nos dois dias das jornadas

Fernanda Vara sublinhou a importância deste tipo de eventos na «Sensibilização dos agentes públicos e privados contribuindo para que o turismo acessível se torne rapidamente uma prática comum. Todos devemos estar empenhados no turismo para todos». Susana Amador, disse que «É importante que a igualdade esteja na forma como desenhamos as cidades, como planeamos o território e a nossa integração e cabe às autarquias desenhar as cidades sem fronteiras e sem barreiras». A edil considerou que o primeiro PDM do concelho, que está em

fase de projecto é uma grande oportunidade de planeamento do território assim como o Plano Local Acessibilidades que está na fase de diagnóstico tendo identificado as barreiras físicas que existem no concelho e que vai permitir efectuar as alterações necessárias para a eliminação dessas barreiras. A presidente da Câmara referiu também as Linhas Orientadoras do Turismo em Odivelas, recentemente apresentadas. «Não vejo melhor oportunidade para pensar o território numa perspectiva de acessibilidades também para a área do

Lançamento de Livros Turismo Acessível: Estudos e Experiências, com coordenação de Nuno Alexandre Abranja; Concepção e Gestão da Formação Profissional Contínua: Da Qualificação Individual à Aprendizagem Organizacional, da autoria dos Professores Albino Lopes e Luís Picado.

> Nuno Abranja, director do Departamento de Turismo do ISCE

turismo. Não temos desculpas para que as coisas corram mal. Estamos no tempo precioso da colaboração, da reflexão para que as nossas políticas municipais se corporizem em mudanças efectivas». Ao longo dos dois dias das jornadas instituições públicas e privadas participaram de forma profunda e profícua numa discussão científica e técnica sobre o turismo acessível a todos, tendo sido apresentados estudos e experiências nas mais variadas áreas, como o turismo para pessoas portadoras de deficiência, de mobilidade reduzida, de fracos recursos económicos, ou apenas com dificuldades de viajar sozinhas. Nestas jornadas ficou provado que aquilo que poderia ser encarado, em termos de negócio, como pequenos nichos de mercado, são na verdade grandes oportunidades económicas, como por exemplo o turismo sénior. Projectos empresariais ou de instituições públicas como por exemplo a Fundação Inatel, mostraram é viável pensar o turismo acessível de uma forma mais abrangente. PUB


10 PUB

Nova Odivelas

12 Novembro 2010


12 Novembro 2010

DESPORTIVAMENTE Taekwondo: 2º Hodori Poomsaes No Sábado, 30 de Novembro, a Hodori Escola de Taekwondo da Ramada realizou o 2º Hodori Poomsaes que contou com a presença de quatro equipas. Para além da formação organizadora estiveram presentes os Grupo Sportivo de Carcavelos, o Sport Algés e Dafundo e a Escola Rui Vasconcelos. Foram cerca de três centenas de atletas que «Mostraram todas as capacidades técnicas e mostram ao público que esteve presente tudo, aquilo que aprendem nos treinos» segundo o mestre José Castro, responsável pela organização. O mau tempo pode ser a justificação para a não presença de mais equipas, explicou José Castro em nota de imprensa da Hodori. O Sport Algés e Dafundo, conquistou o 1º lugar da prova, seguindo-se a Escola Rui Vasconcelos. O 3º lugar foi para o Grupo Sportivo de Carcavelos ficando o clube organizador em último lugar. José Castro, agradeceu o apoio dos patrocinadores e da Junta da Ramada e Câmara de Odivelas «Sem os quais não seria possível a realização deste evento» e lembrou que a próxima iniciativa da Hodori será a Gala dos Melhores Atletas de 2009 que terá lugar a 17 de Dezembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Ramada. Futebol: Tenente Valdez 2 X Sanjoanense 2 O Tenente Valdez recebeu o Sanjoanense em jogo do Campeonato Distrital da 2ª Divisão de Infantis num jogo muito competitivo, com futebol de boa qualidade que entusiasmou os espectadores e que chegou ao intervalo com o Tenente Valdez a vencer por 2-0. Na etapa complementar o Sanjoanense entrou à procura do prejuízo conseguindo a igualdade a poucos minutos do fim. O Tenente não conseguiu a vitória por culpa própria, com a ajuda de uma má arbitragem que influenciou o resultado. Boa partida de futebol. Hóquei em Patins: 1ª derrota do GCO Na 5ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, o GC Odivelas recebeu no seu pavilhão a equipa do GDR “Os Lobinhos” e os da casa não conseguiram manter a invencibilidade e foram claramente derrotados pela formação que viajou de Vale de Lobos (Sintra). O clube de Odivelas entrou a controlar o jogo mas sem causar alarme na equipa adversária que baseava o seu jogo numa defesa fechada que rapidamente deu frutos. Os jogadores do Odivelas não conseguiam encontrar maneira de furar a defesa adversária e descuidaram muito a defensiva o que levou a que o resultado final fosse de 7-4, com a primeira derrota do GCO nesta época. Para a semana o GC Odivelas desloca-se à Marinha Grande para defrontar a equipa local, para a 6ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Zona Centro.

CORRESPONDENTE. Leve mais longe as notícias do seu clube. Torne-se um correspondente desportivo voluntário do Nova Odivelas.

FUTSAL

AGENDA FIM-DE-SEMANA [13 e 14 NOV]

Convívio de S. Martinho nos Silveirenses O Grupo Desportivo e Recreativo Os Silveirenses, do Casal da Silveira, na freguesia de Famões realizou no Sábado o seu tradicional Torneio de Futsal que termina com um animado magusto, momento de convívio entre todos os participantes, dirigentes, associados do clube e convidados. Os jogos que começaram pela manhã e duraram todo o dia tiveram como participantes o Academia Real, o Famões Clube Atlético, o Clube Canelada e Olivais, para além do clube organizador. Para a Presidente dos Silveirenses, Susana Santos, «O dia correu bem e todos os objectivos foram cumpridos». Com esta nova modalidade do torneio, que já vai na 3ª edição e veio substituir o modelo anterior de 12 horas de jogos, «Pretende-se acima de tudo o convívio entre amigos do futsal e do clube, o que se comprovou durante o dia todo, quer nos jogos, quer no almoço e também ao

> O vereador Hugo Martins entregou a taça ao 1º classificado

fim do dia no magusto» sublinhou Susana Santos. O evento contou com a presença do vereador do Desporto, Hugo Martins, do vereador Rui Francisco e de Hermínia Azenha, representante do PSD na Assembleia de Freguesia de Famões, tendo os dois últimos participado na entrega de prémios. Presente também «Como convidado especial» esteve Pedro Costa, joga-

dor internacional de Futsal e capitão de equipa no Benfica. A classificação do torneio foi a seguinte: 1º Academia Real; 2º Os Silveirenses; 3º Famões Clube Atlético e 4º Canelada e Olivais. Foi ainda apresentada a equipa dos Silveirenses que se sagrou vice-campeã no Campeonato Nacional do Inatel na época 2009/2010. Bem como a nova formação para a época 2010/2011. HR

FUTSAL

Dérbi concelhio acaba empatado

C

om o Pavilhão da Escola Secundária da Ramada cheio de um público bastante participativo e que deu emoção a um verdadeiro dérbi, pudemos assistir a uma partida de futsal onde o coração esteve sempre mais em campo que as questões técnicas e tácticas engendradas certamente pelos técnicos de ambas as equipas. Começou melhor o PSAAC que nos minutos iniciais quis tomar as rédeas do jogo mas que rapidamente se viu confrontado com a atitude mais tranquila das atletas da Escola da Ramada que souberam ser mais práticas alcan-

çando o 1º golo numa jogada confusa onde a defensiva do PSAAC não fica isenta de culpas. Até ao intervalo o jogo foi disputado com muita alma e pouca concentração onde o marcador não sofreu qualquer alteração. Na 2ª parte o nível exibicional das equipas manteve-se alguns furos abaixo do que seria de esperar com a toada de parada e resposta a ser uma constante. O PSAAC consegue igualar o marcador, mas numa jogada onde a Escola da Ramada beneficia do facto de uma atleta do PSAAC estar lesionada consegue voltar para a frente do

placar. A 1 minuto do final da partida as povoenses igualam o jogo repondo alguma justiça no resultado final que ficou em 2-2. Arbitragem com algumas dificuldades de Rui Palma. No final do jogo um susto nas hostes do PSAAC provocada pelo desfalecimento do treinador Hugo Vitória que foi prontamente socorrido por Fernando Alves evitando assim mal maior. Entretanto podemos informar que o treinador em causa encontra-se já numa situação estável e devidamente medicado. DB

FUTSAL

Jogo disputado à meia-luz

N

um jogo disputado a meia-luz dado os 14 holofotes fundidos no Pavilhão da Escola Secundária de Caneças, podemos assistir a uma partida de futsal emotiva mas nem sempre bem jogada. Desde o início do encontro que o CAD pegou no jogo tentando romper as linhas defensivas dos visitados que souberam fechar-se bem entre as linhas 5 e 6 e que partindo para contra-ataques rápidos conseguiram inclusive marcar o 1º golo do desafio aos 5 minutos. A partir daí a equipa da Póvoa

de Santa Iria tudo tentou para desfeitear o guarda-redes adversário que foi o melhor elemento da sua equipa em campo, sem no entanto conseguir criando imensas situações de finalização que mérito dos defensores da casa e demérito próprio levou a que só aos 27’ conseguissem igualar o marcador que ao intervalo indicava 1-1. No arranque da parte complementar o CAD conseguiu logo de início impor o seu jogo marcando por duas vezes no mesmo minuto resolvendo aí praticamente a partida. Aos 20´ do 2º tempo o

CAD voltou a marcar fixando o resultado em 1-4. Depois do 4º golo dos visitantes o jogo endureceu com algumas picardias entre atletas que levou à expulsão de 1 jogador de cada equipa provocando algumas reacções menos positivas para um jogo de futsal, mas que foram prontamente sanadas tanto por os elementos dos bancos como pelas forças policiais presentes no recinto. Arbitragem esforçada de um árbitro mais habituado ao futebol de onze e que precisa de corrigir alguns critérios na marcação de faltas. DB

Sábado ANDEBOL Seniores: Zona Azul ● Gin. Odivelas FUTEBOL Juniores: Marinhense ● CAC Juniores: Pinheiro Loures ● Caneças Juniores: Alverca ● Odivelas FC Juniores: Tenente Valdez ● Mem Martins Infantis: Caneças ● Ponte Frielas Infantis: Caneças ● Sacavenense Infantis: Alta Lisboa ● Tenente Valdez

Fotografia: Silveirenses

DIRECTAS

Nova Odivelas 11

FUTSAL Seniores: Famões ● Rangel Juniores: UDC Forte ● ACO Juniores: Tunelense ● Arroja Juniores: Infantado ● Bons Dias Juniores: Casal Rato ● Fonsecas e Calçada Juniores: GROB ● Ribamar Juvenis: ACO ● Loures Juvenis: CAD ● Arroja Juvenis: Bons Dias ● Pregança Juvenis: Escorpiões ● Casal Rato Juvenis: Milharado ● Silveirenses Iniciados: ACC ● ACO Iniciados: CP Arcena ● Bons Dias Iniciados: Casal Rato ● Olivais Iniciados: Falagueira ● GROB Iniciados: Patameiras ● Forte da Casa Infantis: ACO ● GROB Infantis: Infantado ● Arroja Infantis: Bons Dias ● Shotokai Queluz Infantis: Casal Rato ● Valejas Infantis: Patameiras ● Monte Maior Infantis: PSAAC ● São Brás Escolas: Arroja ● Bons Dias Escolas: Casal Rato ● Patameiras Escolas: GROB ● Manjoeira Escolas: Portela ● PSAAC Domingo ANDEBOL Juvenis: Ac. Amadora B ● Gin. Odivelas Iniciados: Gin. Odivelas ● CSJ Brito Infantis: 1º Dezembro ● Gin. Odivelas FUTEBOL Seniores: Odivelas SAD ● Caldas Juvenis: CAC ● Malveira Juvenis: Sanjoanense ● Caneças Juvenis: Odivelas FC ● Lourinhanense Juvenis: Tenente Valdez ● Águias Musgueira Iniciados: SJ Brito ● CAC Iniciados: CAC ● Sporting C Iniciados: Caneças ● Ponte Frielas Iniciados: Linda-a-Velha ● Odivelas FC Iniciados: Ericeirense ● Odivelas FC Iniciados: Tenente Valdez ● Unidos Lisboa Iniciados: Camarate ● Tenente Valdez B FUTEBOL Seniores fem.: Caneças ● Bucelenses

RESULTADOS FIM-DE-SEMANA [06 e 07 NOV] ANDEBOL Seniores: Gin. Odivelas 22 ● 39 Vela Tavira Iniciados: Gin. Odivelas 22 ● 26 Passos Manuel Minis: Camões 1 ● 25 Gin. Odivelas Minis: Sporting 22 ● 21 Gin. Odivelas Minis: Benfica 26 ● 19 Gin. Odivelas FUTEBOL Seniores: 1º Dezembro 1 ● 0 Odivelas SAD Juniores: CAC 2 ● 1 Sacavenense Juniores: Odivelas FC 3 ● 2 Torreense Juniores: Sanjoanense 5 ● 2 Tenente Valdez Juvenis: Oeiras 1 ● 0 CAC Juvenis: 1º Dezembro 1 ● 6 Odivelas FC Juvenis: Vilafranquense 1 ● 1 Tenente Valdez FUTSAL Seniores: Rangel 10 ● 4 Famões Seniores fem.: Ereira 1 ● 3 Caneças Juniores: ACO 4 ● 3 Vila Verde Juniores: Arroja 1 ● 8 Loures Juniores: Bons Dias 3 ● 4 Leões Porto Salvo Juniores: Quinta Pinheiro 0 ● 3 Casal Rato Juniores: Fonsecas e Calçada 2 ● 3 GROB Juvenis: Novos Talentos 4 ● 1 ACO Juvenis: Infantado 2 ● 1 Bons Dias HÓQUEI EM PATINS Seniores: Gin. Odivelas 4 ● 7 Os Lobinhos


12

Nova Odivelas

12 Novembro 2010

EMPREENDEDORES PUBLIRREPORTAGEM

DESPORTIVAMENTE FUTSAL

No mercado desde 1996, a Luemí, Produtos e Equipamentos de Estética está sedeada em Odivelas e é vocacionada para o fornecimento de equipamentos para profissionais, bem como de produtos e formação para o público em geral. A nova aposta da empresa leva os conhecimentos de estética à Piscina Municipal de Odivelas. o longo de todo o ano a Luemí realiza nas suas instalações várias acções de formação na área da estética, destinados quer a profissionais quer a senhoras interessadas em adquirir conhecimentos para valorização pessoal ou melhorar o seu bem-estar e aspecto físico. Numa acção que visa alargar ainda mais o âmbito da sua formação, a Luemí estabeleceu um acordo com a Municipália, empresa municipal que gere as piscinas de Odivelas, para a realização workshops de estética naquele equipamento municipal, acções acessíveis a todas as senhoras interessadas com um custo simbólico de 7,50 euros. Todas estas acções são ministradas por formadoras credenciadas da Luemí que fazem uma demonstração inicial sendo depois as próprias participantes que executam entre si os procedimentos necessários ao tratamento, de forma a perceberem melhor todas as acções e a ficarem mais capacitadas a executar o tratamento em casa. Estas acções começaram no dia 04 de Novembro, com a Magia do Caviar, mini facial com a linha de caviar.

O primeiro grande evento internacional do novo Pavilhão Multiusos de Odivelas vai ser a Ronda de Elite do Grupo D do UEFA Futsal Cup que vai decorrer de 25 a 28 de Novembro, no âmbito de um contrato entre o município e o Sporting Clube de Portugal.

D

A

O prazer do Chocolate No workshop a realizar a 18 de Novembro, as participantes vão aprender a fazer hidratação corporal com a utilização do chocolate. Sabendo-se que o chocolate mexe com a libido e que comer um chocolate enche a alma e ajuda a melhorar o estado psíquico de cada um, a

utilização de produtos à base de chocolate além da função de aromaterapia ajuda também à hidratação corporal. Nesta acção haverá uma esfoliação do corpo, para retirar as células mortas seguido de uma massagem com creme de chocolate.

Uma maquilhagem festiva

preço simbólico de 7,50 euros (que não chega sequer para pagar os materiais utilizados) «É um miminho que a Luemí decidiu oferecer a todas as pessoas para divulgar a nossa empresa e os serviços que prestamos» disse-nos Maria Emília Filipe, gerente da Luemí. O bem-estar e a aparência são importantes na vida das pessoas e nesse sentido estas acções da Luemí revestem-se de grande importância porque ensinam a cuidar melhor do corpo. Todas as senhoras interessadas em participar podem fazer a sua inscrição nas piscinas municipais, no caso de já serem utentes, ou directamente na Luemí, até ao dia de cada workshop. Como é esperada uma grande participação e as acções têm lotação limitada é aconselhável a inscrição desde já.

A Passagem de Ano é um dos eventos festivos mais significativos e que exigem uma preparação mais cuidada por parte de todas as senhoras, por isso o workshop do dia 30 de Dezembro, vai ser dedicado à Auto Maquilhagem de Festa com a aprendizagem das técnicas necessárias para que todas as participantes se possam apresentar melhor e mais confiantes na festa de passagem de ano. Todos estes workshops têm três horas de duração e o

LUEMÍ, PRODUTOS DE ESTÉTICA MORADA: Praça Ordem de Cristo, loja 9 B, 2675 – 597 Odivelas TEL.: 219 373 995 / 219 334 660 TELM.: 919 429 536 / 967 917 975 E-MAIL: geral@luemi.net WEBSITE: www.luemi.net

Mãos mais cuidadas Dezembro é o mês das festas natalícias, o mês dos doces, o mês em que as mãos podem ficar mais estragadas, ressequidas ou gretadas. Por isso a acção do dia 16 de Dezembro vai ser destinada aos cuidados com as mãos e à sua hidratação. Depois da habitual esfoliação, as participantes aprenderão a utilizar os cremes, as mascaras de mãos, as parafinas, os produtos de hidratação profunda, bem como o tratamento das unhas.

epois de aprovado por unanimidade em reunião do executivo municipal, o Contrato de Cedência do Direito de Utilização Temporária de Espaço foi assinado no dia 05 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas pela presidente da Câmara Municipal, Susana Amador e pelo presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt. No âmbito deste documento o município cede o pavilhão para o evento e

> Uma abertura auspiciosa do novo equipamento municipal

o Sporting, além de uma comparticipação nas receitas, compromete-se a trazer às escolas do concelho jogadores internacionais de futsal, e realizar sessões de formação para técnicos e dirigentes de clubes desportivos e uma palestra sobre a modalidade. Na conferência de imprensa que se seguiu à assinatura do documento, o presidente do Sporting Club de Portugal sublinhou que este evento «É o regresso do clube à alta-roda das competições internacionais numa modalidade que cresce todos os dias em popu-

laridade». O dirigente sportinguista afirmou que o seu clube «Tem o compromisso de levar aquilo que o desporto tem de melhor a todas as zonas do país» e manifestou o seu desejo que este evento «Tenha uma adesão maciça de todos os adeptos» afirmando ainda que «Estão reunidas todas as condições para termos uma grande festa do futsal». Susana Amador, afirmou ser um privilégio para Odivelas «Receber esta competição de grande nível» que considerou «Um evento muito importante para o país, para o Sporting e para o Município». Para a edil «As expectativas são elevadas, a organização exigente e o fair-play deverá ser privilegiado». Com a realização deste evento de carácter internacional o concelho de Odivelas, para além de se afirmar na Área Metropolitana de Lisboa e no país, também se afirma como sendo «Uma porta giratória aberta para a Europa e para o resto do Mundo». Na habitual troca de prendas, Susana Amador entregou uma lembrança do município a José Eduardo Bettencourt e recebeu uma camisola do Sporting, com o seu nome e assinada pela equipa de futsal que vai participar nesta competição. HR

Fotografias: Eduardo Sousa/CMO

Luemí aposta na beleza e bem-estar UEFA Futsal Cup em Odivelas


12 Novembro 2010

Nova Odivelas 13 PUB


14

Nova Odivelas

12 Novembro 2010

PUB

Universidade Sénior

Papa vaiado na sua visita a Espanha

J

á se vem notando há algum tempo manifestações de descontentamento sempre que o Papa Bento XVI se desloca a qualquer país mas, nunca foi tão vaiado como na última visita a Espanha. Notou-se, e a imprensa fez referência aos poucos fieis presentes, dando também como exemplo a ocupação dos hotéis em apenas 60 %. Sabemos que a crise está presente em toda a Europa, e isso também contribui para muitos fiéis não se poderem deslocar como certamente pretendiam. Caso nunca visto foi ver mulheres a manifestarem-se por a Igreja as condenar na prática do aborto, alegando elas o direito de fazerem do corpo o que quiserem. Também vimos a exibição desnecessária da comunidade Gay e Lésbica, que sendo ainda marginalizados e discriminados, não necessitavam de se manifestarem daquela maneira porque o casamento entre pessoas do mesmo sexo já está legalizado. O problema polémico da pedofilia existente no seio da Igreja que nunca será resolvido, também esteve presente. Viver em democracia é viver com a diferença mas, a decência, a moral, e o bom senso nunca nos deve abandonar. Como seria bom viver numa sociedade onde a harmonia reinasse entre todos. A Igreja vai mais uma vez perder a oportunidade de acompanhar a evolução e mudança que a sociedade já começou há muito tempo. Dourado Evaristo

Novo Look

Quer mudar de aparência? A NO TV vai estrear em Dezembro um novo programa mensal destinado às suas webespectadoras e às leitoras do Diário de Odivelas e Nova Odivelas. Chama-se Novo Look e vai permitir que sem gastar um cêntimo possa mudar de aparência, do penteado à maquilhagem, passando pelo vestuário e calçado. Produzido em parceria pela NO TV e o Centro Comercial da Pontinha, o programa vai seleccionar mensalmente uma senhora (com mais de 16 anos) que pretenda mudar a sua aparência tornando-se mais moderna e actual, de acordo com as novas tendências da moda. Sabemos que esse é um desejo de muitas das nossas leitoras mas que por vezes essa mudança não pode ser feita devido às despesas que implica. Por isso, nasceu a ideia deste programa. Algumas lojas do Centro Comercial da Pontinha vão proporcionar de forma gratuita a mudança de aparência de uma leitora (ou webespectadora) em cada mês. A Oficina do Cabelo oferece o corte, o penteado e a maquilhagem e a Luaranas oferece o vestuário, calçado e bijutaria. Para ser a escolhida em cada mês basta candidatar-se enviando um e-mail para novolook@simpruspress.pt com: Nome, morada, idade, contacto telefónico, fotos de rosto e corpo inteiro. Entre todas as concorrentes o júri composto por representantes da Simprus Press e do Centro Comercial da Pontinha escolherão aquela que será a contemplada com um Novo Look. Para o primeiro programa serão consideradas todas as concorrentes que enviarem e-mail até às 24h00 do dia 15 de Novembro. É simples. Um e-mail pode mudar a sua aparência. De que está à espera para concorrer?


12 Novembro 2010

Realmente! «Os amigos da Póvoa vão começar activamente a trabalhar para a nossa freguesia, o nosso grande objectivo é a erradicação do Bairro do Barruncho que sabemos não será fácil mas temos que olhá-lo como grande prioridade porque as pessoas vivem em condições desumanas em construções degradadas, sem infra-estruturas, sem saneamento e com graves riscos para a saúde pública. Sabemos da solicitação da Câmara Municipal de Odivelas ao Governo para que fosse declarado o Sitio do Barruncho na Póvoa de Santo. Adrião como área crítica, segundo o Diário da Republica e em resposta, o governo declara realmente o Barruncho como área crítica de recuperação e reconversão (Artigo 1º) e diz que (Artigo 2º) compete á Câmara Municipal de Odivelas em cooperação com as demais entidades interessadas, as acções e o processo de recuperação e reconversão urbanística da área referida no artigo anterior, de acordo com o previsto nos instrumentos de gestão territorial em vigor (Diário da Republica Decreto nº 26 de 22 de Outubro). Temos na nossa freguesia o maior núcleo de barracas do concelho e queremos acreditar que as promessas feitas irão ser cumpridas ainda neste mandato e não só no final, porque a situação é URGENTE. Sabemos do empenho da Sra. Presidente da Câmara neste assunto, no Casal do Privilégio (paredes meias com o Barruncho) a população aguarda com expectativa a concretização do projecto Odi-Vilas da arquitecta Sílvia Benedito vencedor do Europan 9 (Concurso Europeu de Jovens Arquitectos). Queremos melhores condições de vida, melhor circulação e mais segurança porque o bairro do Barruncho é problemático. Rusgas e violência acontecem frequentemente. Sempre por uma vida melhor para que a Póvoa se torne “UM JARDIM”».

Nobres Confissões Confesso, sim confesso

C

ontinuo em maré delicodoce. O veneno natural que a minha santa e querida mãezinha me deu ao nascer parece que está como Koala australiano, ou seja, para os mais lerdos de raciocínio, em vias de extinção. Desejo sinceramente que assim não seja porque a tal acontecer se calhar até é a minha extinção como nobre confessadora desde mui digno órgão da imprensa local. Como sou uma mulher de fé espero ardentemente que esta crise seja mais passageira que a crise financeira que ataca as nossas autarquias e até já fui colocar 299 velinhas de cera especial, made in Odivelas, no altar de Santa Susana, a protectora da cronista Ricardina em crise inspirativa.

P

rontos, eu sei que já perceberam que vou continuar a beijocar, Pois vou, é tão bom! Depois de ter conhecido o blogue Nau da Bolha do meu querido Bruninho fotógrafo, anti-fascista e denunciador do holocausto nazi, não quero outra coisa… Todos os dias dou uma espreitadela para me consolar com os seus maravilhosos escritos já que outros consolos não poderei usufruir porque a Anita da Ramada não iria gostar nada. Então no blogue de nome inspirador e a lembrar os grandes descobrimentos portugueses, eu li mais uma referência a meu respeito. Não gostei querido, confesso que até fiquei com pele de galinha e ataques continuados quando o rico pôs em dúvida a minha feminilidade ao dizer «Um(a) senhor(a) escreve sobre o pseudónimo de Maria Ricardina de Marmelo e Sá». Oh meu querido, então não sabe se sou homem ou mulher. Se não fosse comprometido e eu não tivesse medo de levar alguns pontapés aprendidos em combate ia já a Caneças provar-lhe a mulher que sou, mas como já disse a Anita karateca intimida-me. Mas acredita amor sou muito mulher… Não duvides. Quanto ao pseudónimo ele é mesmo a sério. Chamo-me mesmo Maria Ricardina, nome que a minha querida madrinha, Viscondessa do Bairro dos CTT, me deu à nascença. Os apelidos também são verdadeiros… Herdei os marmelos da minha mãe e o Sá da parte do meu pai que era cozinheiro no Ritz e com o colega Gomes inventou o mais famoso bacalhau do país. Quis o Bruninho agradecer o carinho com que o trato mas foi ingrato ao pensar que eu poderia usar barba, bigode e ter aquelas coisas que costumam chamar atributos de virilidade.

~ Guarda Real ~

Nova Odivelas 15

Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória confissoes@novaodivelas.pt

P

rontos, o mocinho esclarece que não é vogal da cultura. Ia lá eu saber que a exposição afinal não era cultura. Quanto às filhoses esclarece que são da Dona Rita e não dele. Prontos pá… O seu a seu dono. Tiro os beijinhos e dou-os à D. Rita dos Bombeiros. Adorei o final do texto. Diz o Bruninho que «Quando vier a Caneças, terei todo o prazer de lhe pagar um café na Casa de sempre e conversar sobre o reino, porque mesmo sendo Comunista, aprecio uma boa conversa com monarcas». Ui… o que foste dizer querido, até fiquei toda arrepiadinha. Vou já amanhã a Caneças…

T

enho de apresentar aqui as minhas desculpas à Dona Maria das Dores que me mandou um e-mail no dia 26 de Outubro mas eu cá com as minhas enxaquecas varreu-se-me por completo da memória. Hoje estando eu a ver a minha caixa de correio o dito cujo e-mail saltou-me às vistas e portantos aqui vai ele. «Sou uma mãe que na passada Segunda-feira esteve numa reunião de Associações de Pais convocada pela Câmara Municipal de Odivelas, para apresentação do novo plano de apoio às referidas Associações de Pais. Depois de uma apresentação muito bem feita e de terem mostrado todas as virtudes de os Planos de Actividades serem feitos em colaboração com as Escolas e que o Município iria continuar o apoio logístico, veio a parte dos Apoios Monetários… E aqui ficámos todos de boca aberta (até doeram os maxilares), então não é que do Apoio de 1300 euros que recebemos no ano passado vamos passar a receber apoios de 150 euros, no máximo 300 euros para as escolas grandes. Mas será que no ano passado não havia crise, mas será que no ano passado já não havia todos os problemas da economia global, mas será …. que no ano passado não foi ano eleitoral… Foi aqui que todos percebemos porque no ano passado recebemos tanto e este ano tão pouco». Pois é dona Maria das Dores… Há dores difíceis de aguentar, acredite na Ricardina que já começa a perceber umas coisas… da coisa! Vou tomar um chazinho de urtigas verdes a ver se o delicodoce se vai embora. Fiquem bem que eu fico também.

~ Flash do Reino ~

Céu Nunes Blogue do Núcleo de Amigos da Póvoa

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDA Av. de Lisboa, 103 B – 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [helena_figueira@simpruspress.pt] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro [henrique_ribeiro@simpruspress.pt] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [adeliasantos@simpruspress.pt] || PUBLICIDADE: [publicidade@simpruspress.pt] TLM: 966 569 857 NOVA ODIVELAS – Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B – 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [henrique_ribeiro@simpruspress.pt] || PUBLICIDADE: Helena Martins [publicidade@simpruspress.pt] TLM: 966 569 857 || DESIGN: Nuno P. Silva [nunopsilva@simpruspress.pt] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Varges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto – Sara Sousa; Desporto – David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL N.º: 105904/9 || IMPRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA – Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares – Interdita a reprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.


Nova Odivelas PUB

Informação credível e completa


Nova Odivelas 367  

Edição de 12 de Novembro 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you