Page 1

PUB

PUB

Sexta-feira,

03 de Setembro de 2010

Director: Henrique Ribeiro

// Nº

357 Ano XI

www. novaod ive la s. pt

| informação regional

FALTA DE ÁGUA VOLTOU À FREGUESIA DE FAMÕES

NESTE NÚMERO ● Entre Tanto ● Horóscopo

● Susana Amador

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

ODIVELAS DIZ

PRESENTE!

«JARDIM DA RIBEIRADA VAI SER UM DOS MELHORES DO CONCELHO»

● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

faz balanço da actividade municipal em Julho Posto de Comando Odivelas celebra a República com vários eventos Intermitências Dualidades Mundo das Tropelias Re/max York Jardim da Ribeirada recebe melhoramentos Papelaria e Livraria Paminu Melo Falcão Odivelas SAD demite treinador Odivelas Basket inicia época Directas Desportivas Directas Moradores dos Pedernais e Encosta do Mourigo três dias sem água Criança de dois anos cai de um prédio Corporation Fitness Center Restaurante Hacienda D. Luísa Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar

2 2

3 3

4 6 6 6 7 8 10 10 11 11 11 11

12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB


2

Nova Odivelas

03 Setembro 2010

Horóscopo DE 03 A 09 DE S ET EMBRO

ENTRE TANTO SEXTA 03 DE SETEMBRO

Palavreando O programa da NO TV dedicado aos poetas e à poesia regressa de férias e acontece esta noite com início às 22h00 no Centro de Exposições de Odivelas, no auditório ao ar livre aproveitando as últimas noites de Verão. Com a habitual apresentação de Alexandre Oliveira o programa conta com as rodinhas de poesia e está aberto a todos os poetas ou amantes de poesia que queiram participar. Está convidado… SÁBADO 04 DE SETEMBRO

Jorge Fernando na Malaposta Às 21h30 começa no auditório do Centro Cultural Malaposta o espectáculo Vida, de Jorge Fernando. Preço único, 10h00. 75’. M/6. Ver mais na página 6. DOMINGO 05 DE SETEMBRO

Pesca Desportiva A Junta de Freguesia da Pontinha e o Clube de Amadores de Pesca Desportiva da Pontinha promovem a XII do Concurso de Pesca Desportiva da Pontinha, hoje, durante todo o dia, na Barragem do Maranhão, em Avis. TERÇA 07 DE SETEMBRO

Exposição de Fotografia na Ramada Às 19h00 será inaugurada, no Centro de Atendimento e Exposições da Junta de Freguesia da Ramada, a exposição individual de fotografia de Bruno Martins, Olhares de Um Viajante. A exposição estará patente até ao dia 20 de Setembro.

Debatendo Estreia hoje o novo programa da NO TV, Debatendo. Nesta edição vai ser abordada a criação do Metro Ligeiro de Superfície, Metrobus. Para a discussão foram convidadas várias entidades embora ainda não estejam confirmadas todas as presenças. Os

AGENDA. Mais eventos em www.diariodeodivelas.com

convidados são: Gabriel Alexandre, Vereador da Câmara Municipal da Amadora; Paulo César Teixeira, Vereador da CMO; Natália Santos, da CDU Odivelas; Paulo Aido, Vereador Independente na CMO; Carlos Bodião, Vereador do PSD na CMO; Xara Brasil, deputado municipal do CDS/PP; José Falcão, deputado municipal do BE; Representante da Autoridade Metropolitana de Transportes; Representante do Metropolitano de Lisboa e Representante da CP. O programa será gravado ao vivo no auditório ao ar livre do Centro de Exposições de Odivelas com início às 22h00. QUARTA 08 DE SETEMBRO

Ler e Fazer A iniciativa Ler e Fazer, começa às 11h00 na Biblioteca Municipal D. Dinis. «Partindo da leitura de textos e livros e da discussão dos mesmos, propõe-se passar á prática de exercícios físicos e respiratórios, visando uma maior consciência do nosso corpo e da necessidade de o mantermos activo e harmonizado». A iniciativa vai acontecer até 17 de Dezembro às Quartas e Sextas-feiras. Informações pelo telefone 219 320 800.

Centenário da República Começam hoje as comemorações do Centenário da Implantação da República. Às 19h00 serão inauguradas várias exposições no Centro de Exposições de Odivelas e terá lugar uma Conferência com Jorge Matos sobre A Bandeira Nacional e a República Portuguesa. Pode ver o programa completo destas comemorações nas páginas 4 e 5 desta edição.

Informalidades Às 22h00 começa no auditório ao ar livre do Centro de Exposições de Odivelas o programa da NO TV, Informalidades, com António Pedro, Graça Peixoto, Miguel Ramos e Xara Brasil. A moderação será de Henrique Ribeiro. O programa é aberto à participação dos webespectadores.

OUTROS DIAS

Curso de Pintura na Ramada Até 27 de Setembro estão abertas inscrições para um para um curso artístico de desenho e pintura, promovido pela Junta de Freguesia da Ramada e ministrado pela Associação Quadrante. O curso é gratuito, em regime pós laboral com início a 28 de Setembro e terá lugar no Espaço Multiusos da junta da Ramada às Terças e Sextas-feiras às 18h00.

Dança O Centro Cultural Malaposta vai promover de 06 a 24 de Setembro, um Workshop de Dança que terá lugar de Segunda a Sexta-feira, das 10h30 às 12h30 na Sala de Ensaios. Preço por semana, 25 euros. Preço por aula individual, 5 euros. 120’. M/16.

E AINDA... > Descontrai-te – Sessões de Yoga: A pensar em todos os que querem bem-estar… Terças e Quintas-feiras, das 19h às 20h30, e Sábados, das 08h00 às 09h30, na Casa da Juventude. Informações pelo 219 320 480. > Visitas ao Moinho da Laureana: Às Quartas-feiras, das 10h00 às 12h00. Informações e inscrições pelos telefones 219 320 800. (CMO) ou 219 347 880 (JFF). > Visitas ao Posto de Comando do MFA: Às Quartas-feiras de manhã e Sextas-feiras à tarde mediante marcação prévia que pode ser feita pelo telefone 219 320 800. > Bibliófilo Vai a Casa: Serviço de Empréstimo Domiciliário para residentes no concelho de Odivelas que por dificuldades motoras, visuais ou outras, não se possam deslocar, autonomamente, à Biblioteca Municipal. Informações: Biblioteca Municipal D. Dinis – 219 327 770.

MAIS INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE + + + +

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EM www.novaodivelas.pt FOLHEAR A EDIÇÃO IMPRESSA www.jornal.novaodivelas.pt AS NOTÍCIAS DIÁRIAS PARA LER EM www.diariodeodivelas.com AS NOTÍCIAS COM ROSTO PARA VER EM www.novaodivelas.tv

Um Mundo de Comunicação

CARNEIRO Carta Dominante: 9 de Copas, que significa Vitória. Amor: Poderá ser surpreendido com uma declaração de amor. Não hesite em comprometer-se pelo que está correcto. Saúde: Evite as gorduras. Dinheiro: Mantenha a calma para resolver um problema no seu trabalho.

TOURO Carta Dominante: Cavaleiro de Ouros, que significa Pessoa Útil, Maturidade. Amor: Poderá viver uma relação fugaz, mas cheia de paixão. A Vida espera por si. Viva-a! Saúde: Relaxe e liberte o stress acumulado no dia-a-dia. Dinheiro: A nível financeiro está tudo controlado.

G ÉME OS Carta Dominante: O Rei de Ouros, que significa Inteligente, Prático. Amor: A sua felicidade poderá despertar comentários invejosos. Descubra a imensa força e coragem que traz dentro de si! Saúde: Cuide do seu sistema cardio-respiratório. Dinheiro: Esteja atento às atitudes de um colega pouco sincero.

CARANGUE JO Carta Dominante: O Carro, que significa Sucesso. Amor: Empenhe-se a cem por cento num envolvimento amoroso recente. Aprenda a escrever novas páginas no livro da sua vida! Saúde: Faça uma desintoxicação ao seu organismo. Dinheiro: Fase favorável ao fecho de negócios.

LEÃO Carta Dominante: 7 de Paus, que significa Discussão, Negociação Difícil. Amor: Controle o mau-humor. Que a serenidade e a paz de espírito sejam uma constante na sua vida! Saúde: Deve gerir bem as suas energias para não se sentir desgastado. Dinheiro: Controle eficientemente a sua vida financeira.

VIRGEM Carta Dominante: 5 de Copas, que significa Derrota. Amor: As suas mudanças de humor poderão trazer alguns problemas. A paz começa no seu próprio coração. Saúde: Receberá os resultados de um exame e sentir-se-á muito aliviado. Dinheiro: Procure não tomar nenhuma decisão sem antes analisar tudo o que ela implica.

BALANÇA Carta Dominante: O Diabo, que significa Energias Negativas. Amor: Confie mais na sua cara-metade. Para quê discutir? Um pequeno gesto ou uma boa acção são bem mais importantes do que as palavras! Saúde: Poderá sentir-se psicologicamente fragilizado. Dinheiro: Seja firme e não deixe que abusem da sua boa vontade.

E SC ORPIÃO Carta Dominante: 9 de Espadas, que significa Mau Pressentimento, Angústia. Amor: Uma discussão com o seu par deixá-lo-á preocupado. Preocupe-se em ser bom e justo pois será feliz! Saúde: Poderá passar por uma fase de desânimo. Dinheiro: Não gaste mais do que tem, pense no futuro.

S AGITÁRIO Carta Dominante: 4 de Ouros, que significa Projectos. Amor: Aproveite para estar mais tempo com os seus amigos. A vida é uma surpresa, divirta-se! Saúde: Modere as suas emoções. Dinheiro: Ritmo de trabalho intenso mas o resultado será muito gratificante.

CAPRICÓRNIO Carta Dominante: O Louco, que significa Excentricidade. Amor: Procure dar um pouco mais de ânimo e vitalidade à sua relação afectiva. Tenha ideias e coloque-as em prática. Evite a monotonia! Saúde: Cuidado com as costas, não faça grandes esforços. Dinheiro: Nunca deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje, será prejudicial para si.

AQUÁRIO Carta Dominante: 3 de Copas, que significa Conclusão. Amor: Exija do seu par a verdade sobre as suas intenções. A confiança é a grande força da vida! Saúde: O cansaço físico pode ser resolvido com um bom banho relaxante. Dinheiro: Reflicta acerca do seu futuro profissional.

P EIX ES Carta Dominante: Rei de Espadas, que significa Poder, Autoridade. Amor: Alguém poderá pedir-lhe perdão por um erro cometido no passado. O poder da transformação leva o velho e traz o novo. Saúde: Cuide da sua saúde oral, poderá ter um abcesso. Dinheiro: Possível entrada de dinheiro.


03 Setembro 2010

DUODÉCIMOS

Nova Odivelas 3

METROBUS. Na Terça-feira, às 22h00 o tema vai ser discutido no programa Debatendo na NO TV. Resumo do debate na próxima edição.

PODER LOCAL

A actividade municipal de Julho Na segunda edição do programa Duodécimos, na NO TV, a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, abordou a actividade desta autarquia durante o mês de Julho, nas mais diversas áreas de actuação do executivo municipal. > Inauguração do Parque Urbano dos Pedernais

F

alando na Qualificação Urbana, Valorização paisagística e Controlo Ambiental, a edil lembrou a inauguração, a 03 de Julho, do Parque Urbano dos Pedernais, que foi construído em parceria com a Junta de Freguesia da Ramada. O muro traseiro do parque é o único senão, com muito mau aspecto mas Susana Amador garantiu que em breve o muro será pintado. Também a iniciativa Município Presente nos Bairros foi referida. Nos dias 16, 17, 23 e 24 de Julho a presidente da Câmara, acompanhada por técnicos municipais e pelos respectivos presidentes de junta, visitou bairros que já receberam o alvará, nas freguesias de Caneças, Famões e Ramada, para conhecer os problemas e projectar obras de requalificação que se verifiquem necessárias. Quanto à Mobilidade a aprovação, a 01 de Julho, pela Assembleia Municipal, da nova Tabela de Taxas do Parque de Estacionamento Subterrâneo Egas Moniz e «O sucesso do Voltas, que só no mês de Junho transportou 16 mil passageiros» e embora ainda não estejam apurados os resultados de Julho «A tendência é para um aumento deste número». No que diz respeito ao Espaço Público Susana Amador referiu a aposta na melhoria dos sistemas de rega em espaços verdes com a assinatura de uma Declaração/Compromisso com o Instituto da Água com vista a esse objectivo. Afirmando que Odivelas é um concelho coeso e solidário a edil salientou, no que respeita à 3ª idade, o Passeio Sénior da Freguesia de Famões, que levou 300 idosos à Batalha no dia 02 de Julho; o Encerramento do Ano Lectivo da Universidade Sénior de Odivelas, que teve lugar no dia 08 na Malaposta e o Dia dos Avós,

> Visita aos bairros já legalizados

> Passeio dos Idosos da freguesia de Famões

que decorreu no dia 26 de Julho no Pinhal da Paiã, promovido pela Junta de Freguesia da Pontinha com apoio da Câmara. Susana Amador referiu ainda os Equipamentos Sociais com o lançamento da 1ª Pedra do Centro de Dia do Vale Grande, na freguesia da Pontinha, a 10 de Julho; os Realojamentos com a entrega de novas habitações a 13 famílias, no dia 12 de Julho, a mais duas no dia 16 e a mais uma no dia 30, num total de 16 realojamentos. O Projecto Hipoterapia na Praia que no dia 29 levou à Praia de Carcavelos os alunos da Unidade

de Ensino Estruturado do Projecto Hipoterapia em Odivelas e que marcou o encerramento do Ano Lectivo 2009/2010 e uma visita ao Oceanário de Lisboa de crianças e jovens utentes do Serviço Municipal de Transportes Especiais, também foram referidos por Susana Amador. Na Educação aconteceu a Oficina da Voz, destinada aos professores e o regresso do Projecto Um dia na Quinta, que permite uma visita da comunidade à exploração agropecuária da Escola Profissional Agrícola D. Dinis, na Paiã. As Actividades de Verão para jo-

Fotografias: CMO

Henrique Ribeiro henrique_ribeiro@simpruspress.pt

vens, promoveram visitas ao Palácio Museu da Cidade – Jardim Bordallo Pinheiro, à Base Naval do Alfeite, à Fortaleza de Santa Maria, no Portinho da Arrábida e à Base Aérea do Samouco, de 12 a 23 de Julho, bem como um Workshop de Rádio que decorreu na Casa da Juventude, foram referidas pela Presidente da Câmara no que respeita à juventude. A edil referiu ainda a 1ª Mostra de Artesanato Urbano, que decorreu no dia 24 de Julho, promovida pelo Sector de Turismo do Município a par com a Final do Odivelas Fashion 2010 e eleição da Miss Concelho, evento promovido por Eduardo Sousa com o apoio da câmara que também apoiou as Festas da Cidade de Odivelas, promovidas pela Junta de Freguesia que decorreram de 09 a 13 de Julho. A Exposição de desenho Cadernos de Viagem de Rui Sousa, inaugurada a 09 de Julho foi outra das actividades realizadas. No Crescimento Económico e Emprego a edil referenciou a assinatura de um Protocolo de Cooperação, com a Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas para a Qualificação e Registo da Marmelada branca de Odivelas e de um Protocolo de Cooperação com a Odinvest e o IAPMEI. Susana Amador assinalou ainda as obras do Orçamento Participativo, que ascendem a 600 mil euros. Desde 20 de Julho estão a decorrer, entre outras, obras de repavimentação de ruas em Caneças e no Olival Basto. A edil concluiu com a apresentação pública do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil que teve lugar no dia 1 de Julho e com a Sessão de Esclarecimento sobre o mesmo plano que aconteceu a 26 de Julho com a presença do Governador Civil de Lisboa, António Galamba.

Mês a mês o balanço da actividade municipal de Odivelas na NO TV e no Nova Odivelas

A implementação dos nossos projectos Os próximos dois ou três meses serão decisivos para o lançamento das actividades do movimento cívico Posto de Comando Sempre. Com efeito, se queremos, entre outros projectos, promover a realização de umas conferências que contribuam para uma revitalização do Posto de Comando do MFA, temos que tomar as decisões mais importantes durante este período. Depois de reunirmos com as autarquias que definimos como parceiros prioritários – Juntas de Freguesia de Alfornelos, Pontinha e Carnide e Câmara Municipal de Odivelas – estão criadas as condições para fazer o levantamento dos recursos materiais e humanos, determinar os públicos-alvo e aprovar o programa de actividades, que não se limitará às conferências propriamente ditas, antes contemplará um conjunto de iniciativas complementares. As Conferências Democráticas do Posto de Comando contarão, naturalmente, com a participação de resistentes antifascistas e de capitães de Abril, de historiadores e outros investigadores, mas também procurarão fazer um retrato cultural e social do Estado Novo, da Resistência e do 25 de Abril. Com efeito, para além dos debates, dos colóquios e das conferências, será dado um espaço digno à resistência cultural na programação, designadamente à poesia, ao cinema e ao teatro. Temos ideias claras sobre o que pretendemos, mas estamos abertos às propostas dos nossos parceiros. Nada está definido, mas pugnaremos para que estas conferências não sejam mais umas conferências e uma realização efémera. Pelo contrário, tudo faremos para que sejam o mais amplas possível e o primeiro de muitos ciclos anuais. Associando as Conferências Democráticas do Casino (Maio/Junho de 1871) e o 25 de Abril, parece-nos muito simbólico o período entre 25 de Abril e 27 de Maio de 2011 (aniversário da 1ª Conferência do Casino). É uma ideia que fica.

Jorge Martins martinscjorge@gmail.com


4

Nova Odivelas

03 Setembro 2010

QUOTIDIANOS AMBIENTE

Jardim da Ribeirada vai ser um dos melhores O Jardim da Urbanização da Ribeirada, inaugurado a 19 de Dezembro foi mal concebido e tem sido um poço de problemas ao longo dos seus poucos meses de vida. Agora o Departamento de Ambiente está a fazer as correcções necessárias e o vereador do Ambiente Carlos Bodião, garante que na próxima primavera será um dos melhores jardins do concelho. o próprio dia da inauguração alguns dos problemas foram logo revelados. A pouca chuva caída nesse dia levou a que alguma lama se formasse nos caminhos pedonais com areia fina. Depois, as chuvadas de Fevereiro destruíram os caminhos provocando longos e profundos sulcos. Desde a inauguração até agora são várias as reclamações de munícipes sobre o estado do jardim, como reconheceu o vereador do Ambiente, Carlos Bodião, que está agora a coordenar a intervenção municipal naquele local para corrigir algumas opções e erros iniciais. O vereador disse-nos que a maioria das reclamações «Tem a ver com o conceito inicial do jardim e ao qual as pessoas não estão habituadas a conviver e também á má altura em que o jardim foi feito, com um inverno muito rigoroso». Segundo o vereador «Os jardins precisam de tempo para amadurecer, para que as plantas possam enraizar, umas morrem outras não porque são plantas feitas em vi-

N

PUB

veiro, os espaços pedonais precisam de algum tempo para se corrigirem algumas anomalias e é o que está a acontecer neste jardim». Este jardim quando foi projectado pelos técnicos municipais, disse Carlos Bodião, foi com prado de sequeiro «Que é um conceito que nós não estamos habituados no concelho de Odivelas. Nós tentámos esta filosofia no Jardim da Ribeirada mas não resultou porque no inverno os prados de sequeiro estão muito bonitos, estão verdes, mas no verão o prado de sequeiro parece mato e tem de ser cortado». Esta filosofia não foi do agrado das pessoas e «A câmara municipal não faz jardins para que as pessoas não gostem e não usufruam. Nós queremos que os munícipes se sintam satisfeitos com aquilo que têm e por isso a senhora presidente e eu próprio resolvemos alterar o conceito inicial e neste momento estamos a refazer o jardim». Os custos desta intervenção, que está a ser feita pelo pessoal da Câmara, são mínimos, explicou Carlos Bodião. A relva que está a ser semeada custa três euros o quilo e um quilograma dá para muitos metros quadrados. Mas, é uma intervenção trabalhosa e morosa, que o verão muito quente ainda mais complicou. Mas, o problema ainda maior acusou Carlos Bodião, tem a ver com o vandalismo «Estranho que se faz sentir no concelho de Odivelas». Tendo passado as férias no Algarve o vereador teve oportunidade de falar com alguns amigos seus com responsabilidades em câmaras algarvias e contar-lhes o que se passava ao nível do vandalismo em Odivelas e «Eles disseram que não percebiam porque no Algarve isso não acontece e por isso conseguimos encontrar jardins tão verdejantes porque os bicos de rega não são roubados ou destruídos, a água não é fechada sistematicamente, etc. etc.». No Jardim da Ribeirada a câmara já procedeu à

substituição, pelo menos duas vezes, de todos os bicos de rega «Porque ou os roubam ou os partem parece que há, por parte de algumas pessoas, uma estratégia para nos impedir de ter os jardins bonitos e verdejantes». Mas apesar disso a câmara não desiste. Carlos Bodião afirma mesmo que «Nós somos muito teimosos e como pode reparar continuamos apesar de não ser fácil nesta época tentar implementar um relvado e constantemente nos estarem a fechar a água e os jardineiros não podem vir para este jardim todos os dias e basta um dia sem regar para a relva se ressentir e o período de recuperação é maior».

Fotografias: Henrique Ribeiro

Henrique Ribeiro henrique_ribeiro@simpruspress.pt

Eles vêm à noite e estragam a madrugada O Verão trouxe alguns visitantes indesejáveis ao Jardim da Ribeirada. O pesadelo de que se queixam os moradores começou ainda em Julho mas intensificou-se durante o mês de Agosto. Grupos de jovens, que segundo testemunhos recolhidos no local serão de fora do concelho de Odivelas, escolheram o jardim, na zona do Parque Infantil para «Beber, ouvir música em altos berros, jogar às cartas e falar muito alto» até de manhã. São às dezenas, «Não respeitam o descanso dos outros e até cometem actos de vandalismo» disseram à nossa reportagem alguns dos moradores que ouvimos e cujo pedido de anonimato respeitamos. Para as nossas fontes será «Um grupo de amantes dos automóveis» porque chegam em carros com equipamento de ”tuning”. Tornando a noite dia os jovens fazem demasiado barulho e «Não deixam ninguém dormir» provocando a revolta e o protesto dos moradores que se sentem impotentes para resolver a situação. A

E aqui... brincam crianças! PSP já foi chamada várias vezes ao local mas segundo os moradores apenas dispersam o grupo. Nessas alturas os jovens «Metemse nos carros e arrancam mas antes de partir abrem a porta dos carros com a música no máximo». Mas, mais tarde na mesma noite, ou na noite seguinte, «Eles estão de volta. A polícia torna a mandálos embora, eles mudam de sítio e fazem mais barulho ainda, nem a polícia respeitam».

Tentámos, junto da PSP de Odivelas, obter a confirmação desta situação e que soluções poderão ser tomadas para acabar com este “pesadelo” dos habitantes da Ribeirada, mas tal não foi possível. Maços de tabaco, beatas, embalagens de alimentos e garrafas espalhados no Parque Infantil são as marcas que a manhã mostra destas incursões nocturnas que estragam a madrugada aos habitantes da Ribeirada.


03 Setembro 2010

Nova Odivelas 5

FESTIVAL DA SOPA. Mário Máximo e Armindo Fernandes falam do evento. Na NO TV e na próxima edição do Nova Odivelas.

do concelho na próxima Primavera agrado de algumas pessoas que não gostam de sujar as solas dos sapatos. Nós podíamos optar por colocar asfalto ou mosaicos mas estaríamos a contribuir para um mau ambiente impermeabilizando uma grande área de terreno». Os caminhos vão ser reparados utilizando saibro mais grosso. «Vai ser aproveitada a caixa e usado o mesmo material, devidamente compactado e regado. O problema que houve foi que quando foram feitos os caminhos a seguir registaram-se chuvadas muito grandes que veio a lixiviar a primeira parte que até tinha um pouco de cimento».

«Há um vandalismo estranho no concelho de Odivelas»

Para além do vandalismo, os jardins do concelho, em todas as freguesias, têm um outro inimigo, uma grande população de pombos «Que ainda não conseguimos resolver» e que atacam as sementes dando cabo dos relvados. «Temos de ter alguma paciência a semear e voltar a ressemear, uma, duas ou três vezes». É por isso que uns inestéticos sacos de plástico preto estão amarrados a algumas árvores nas zonas relvadas. «Que funcionam como espantalhos para que os pombos se assustem e não venham comer a relva». No que diz respeito ás áreas pedonais também irá haver intervenção, já agendada com o Departamento de Obras Municipais, disse-nos Carlos Bodião. «Estes caminhos são uns bons caminhos e têm algumas vantagens apesar de não serem do

Carlos Bodião pediu aos moradores que «Tenham um pouco de paciência. O jardim está todo a ser refeito, o que irá levar algum tempo». O vereador do Ambiente apelou também às pessoas que passeiam os cães que tragam de casa sacos e que os usem para apanhar os dejectos dos seus animais. A câmara colocou dispensadores de sacos nos jardins do concelho mas em alguns casos são mal utilizados e até retirados logo após serem colocados. Só o ano passado o município gastou 30 mil euros em sacos de plástico que «É uma despesa exagerada e muitas vezes os sacos até são roubados e por isso peço às pessoas que tragam os sacos de casa, que pode ser até o saco que os supermercados dão para trazer as compras e que as pessoas por vezes deitam fora». Os dejectos dos cães, são para Carlos Bodião um problema «Para o município e para os próprios munícipes que têm crianças e que querem vir aqui, até para jogar à bola, por-

que é possível jogar á bola nos relvados, não há mal nenhum nisso, mas não é possível quando os relvados estão contaminados com os dejectos caninos» que prejudicam também as operações de corte da relva conspurcando as máquinas e os espaços à volta porque são projectados para grandes distancias. «Os dejectos impedem as pessoas de usufruir dos espaços, jogando ou até deitando-se a ler». Carlos Bodião referiu que «Há pessoas, e até houve um politico da oposição, que dizem que o concelho de Odivelas não tem árvores. Nós podemos sempre dizer tudo aquilo que quisermos, mas eu quando leio isto, como munícipe e como autarca, tenho pena de ver tanta asneira na boca de tanta gente. Este jardim, por exemplo tem umas centenas grandes de árvores. Em todo o lado as árvores são colocadas com um tamanho médio e depois com o tempo elas vão crescendo. Os jardins demoram alguns anos a serem feitos e daqui a quatro ou cinco anos todas estas árvores darão sombras frondosas. Não podíamos ir buscar árvores com 50 anos e colocálas aqui, porque iriam morrer». O vereador disse-nos ainda que esta intervenção não é da responsabilidade do construtor do jardim, que «Cumpriu o que estava contratualizado», e estas obras resultam do facto de a câmara ter chegado à conclusão que «Este piso não é o mais indicado para aqui e vamos acrescentar a este piso um saibro diferente do que aqui estava». Também aqui o vereador fez questão de frisar que o custo será mínimo e o benefício para os cidadãos será grande. Até ao final de Dezembro «O jardim ficará numa fase muito adiantada e na primavera de 2011, este jardim será um dos melhores jardins do concelho», garantiu o vereador do Ambiente. Entrevista completa na NO TV em www.novaodivelas.tv PUB


6

Nova Odivelas

03 Setembro 2010

82

Intermitências

Dualidades

Jorge Fernando traz Reerguer vida à Malaposta o edifício da justiça

No Sábado, 04 de Setembro, Jorge Fernando apresenta no auditório do Centro Cultural Malaposta um espectáculo baseado no seu disco Vida editado em 2009. Socorremo-nos da Nota de Imprensa da Malaposta para vos falar deste espectáculo.

Mundo das Tropelias Regresso ao “Mundo”… Paula Paçó

associação sindical dos funcionários de investigação criminal (ASFIC) respondendo a críticas que lhe haviam sido feitas por outras instituições de justiça, defendeu-se com factos que vêm confirmar o que vimos dizendo há muito tempo sobre a justiça em Portugal: «Quando se fala em paralisia da policia judiciária aos colegas do crime económico e financeiro, estes, invariavelmente, referem alguns episódios em que o DIAP de Lisboa colocaram entraves ao avanço das investigações, recusando buscas e detenções ou o facto de certos inquéritos nunca mais terem voltado à policia judiciária». Síntese de um comunicado de quatro folhas da ASFIC. Funcionando desta maneira melhor se compreende a protecção que é dada aos poderosos, implicitando, obviamente, os ricos e os políticos que se escudam, sempre que acossados por provas indesmentíveis, no slogan repetido até à exaustão de que «À política o que é da política e à justiça o que é da justiça». Pudera! Abrigados por este slogan e sabendo como sabem que todas as investigações da policia judiciária contra políticos e gente poderosa ligada à corrupção esbarra no silêncio, no arquivamento ou na prescrição, levando os supostos culpados a tomarem-nos por tolos, vestindo a roupagem da inocência, da vitimização, da perseguição, vertendo torrentes de ódio e maldições contra todos aqueles que ousam desmascarar a mentira. Mas, se porventura o jornalismo de investigação e a polícia judiciária fazem ou fizeram investigação tendenciosa, desafio todos os implicados nas escutas a permitirem a sua divulgação em todos os meios de comunicação social. Se o bom nome que tanto defendem os imbuísse desta grandeza moral em prol da verdade, talvez se desmitificasse para sempre a pseudo superioridade moral desta esquerda burguesa e conservadora que se julga mais culta, mais inteligente e por isso credora do apreço e consideração da massa trabalhadora, iludindo-a e iludindo-nos também com discursos de moral viciada, porque não vivem como pensam, mas pensam como vivem ou seja: discurso de esquerda, vivência quotidiana de direita. Não se podendo confundir o Ministério Público com alguns magistrados facilmente identificáveis, basta ao poder político amordaçar temporariamente a demagogia, para reerguer o edifício da Justiça. Nem é preciso atender às reivindicações de Pedro Passos Coelho no Pontal, que tanto inquietaram o Ministro da Justiça. Bastava que tivesse estado atento ao comunicado da ASFIC para identificar o caos na justiça, e bastava que antes de dissertar sobre o discurso do líder da oposição, estivesse disponível ao apelo da deputada socialista do parlamento europeu Dr.ª Ana Gomes que, com a sua frontalidade, identificou os males que enfermam o Ministério Público e sugeriu soluções, que, possivelmente, o ministro da justiça não entendeu ou não quis entender.

A

primeira apresentação ao vivo aconteceu no Parque Mayer, em Lisboa. O fado atravessa dias dourados, já o sabemos: novas vozes, novos poetas, novos compositores e até novas maneiras de o entender. Mas o que fica do tempo - o que mais importa - é o milagre desta música e destas palavras se poderem colar a isso que chamamos de alma, de forma linda e irreversível. É isso que o trio de Jorge Fernando traz. A começar pelos nomes. Primeiro, Jorge Fernando, músico, compositor, poeta, cantor. Um dos homens mais cantados na actual música portuguesa. Seja através da nova geração de estrelas Marisa, Ana Moura, Filipa Cardoso - seja no testemunho que as lendas do fado nos deixaram: Fernando Maurício, o rei do fado, foi o seu mentor e intérprete de grandes temas. Amália teve-o como viola de fado durante 20 anos e como autor de alguns fados que a diva cantou. Mas agora é a altura de Jorge Fernando falar em nome próprio. E a acompanhá-lo estão dois amigos e cúmplices, que representam bem a herança e a mudança que faz o fado viver. Custódio Castelo é um dos melhores executantes de guitarra portuguesa da actualidade. A isso alia um talento enorme como compositor. A sua forma de tocar e os seus arranjos - que por vezes evocam a música erudita - é original e já começa a fazer escola. Além de vários projectos próprios (como o recente Encores Fado, com Margarida Guerreiro), Custódio Castelo foi o responsável musical pela afirmação de Cristina Branco, com quem trabalhou muito tempo. É dos instrumentistas e compositores mais solicitados internacionalmente. Fábia Rebordão é o novo que vem de trás. A sua extraordinária voz deu-se a conhecer no programa televisivo Operação Triunfo, onde chegou a finalista. Palmilhou territórios musicais aparentemente distantes, como os blues ou o Gospel. Mas foi no fado que se encontrou, desde há dois anos para cá. Quem a ouvir, no entanto, perceberá que o fado nasceu com ela. É este projecto que vai oferecer a riqueza da música e palavras, fados de raiva e de amor que inquietam a alma e nos fazem agradecer.

Fotografia: Malaposta

A

24 HORAS DE NOTÍCIAS www.novaodivelas.tv

No passado dia 1 de Setembro, deu-se início no Mundo das Tropelias ao novo Ano Lectivo cujo tema este ano será: Tropelias e o Desporto. Para os alunos do Jardim-de-Infância, o primeiro dia foi o reencontro com os amigos, para os novos alunos foi a entrada num mundo novo onde partilharão com os antigos o estreitamento de laços e a vivência de momentos emocionantes: novas amizades, descobertas, brincadeiras, jogos e sonhos. Os alunos do A.T.L. foram recebidos com um colorido cartaz de Boas Vindas. Depois das tradicionais apresentações, foi-lhes dado a conhecer os espaços onde irão viver e partilhar novas aventuras lúdico pedagógicas. Ao longo do dia foram muitas as experiências vividas pelos nossos pequenos grandes génios, a brincadeira e o estudo estiveram presentes. Para casa os alunos de ambas as valências levaram consigo uma recordação especial deste dia e um grande sorriso de quem gostou e quer voltar. A todos desejamos um feliz e bem sucedido ano lectivo! Equipa do Mundo das Tropelias

PUBLIRREPORTAGEM


03 Setembro 2010

Nova Odivelas 7 PUB


8

Nova Odivelas

03 Setembro 2010

ACTUALIDADE CENTENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Odivelas assinala efeméride com Nos meses de Setembro e Outubro o concelho de Odivelas vai acolher diversos eventos, promovidos pela Câmara Municipal, para assinalar o Centenário da Implantação da República. Exposições, debates, palestra, tertúlia, apresentação de livro e espectáculo musical, vão acontecer no Centro de Exposições de Odivelas, Paços do Concelho, Biblioteca Municipal D. Dinis e Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA.

P

ara conhecer melhor este evento o Nova Odivelas e a NO TV estiveram à conversa com Mário Máximo, vice-presidente da Câmara de Odivelas e vereador com o pelouro da Cultura. «Quer da parte da senhora presidente, quer da parte do executivo municipal, quer da minha parte, existe relativamente à República um sentimento de respeito e de admiração. Aquilo que há cem anos se passou foi um momento extremamente importante da história de Portugal», afirmou o vereador. E, embora as celebrações sejam da implementação da República, Mário Máximo fez questão de sublinhar que «A 1ª República trouxe até nós uma plêiade de políticos, de gente de cultura, de pessoas, que fizeram a história portuguesa do século XX melhor e com mais qualidade». Por tudo isto «Fazia PUB

Fotografia: Henrique Ribeiro

Henrique Ribeiro henrique_ribeiro@simpruspress.pt

todo o sentido que celebrássemos este centenário». Os vários eventos destas comemorações vão decorrer em quatro lugares diferentes, porque «Tivemos uma preocupação de abrangência, que só não foi maior porque, como todos sabemos, vivemos uma situação onde a contenção é importante. Se assim não fosse ainda teríamos ido, com certeza, mais longe». A Biblioteca Municipal D. Dinis, «Por aquilo que representa, enquanto biblioteca e enquanto símbolo», o Centro de Exposições, Os Paços do Concelho/Quinta da Memória e o Posto de Comando do MFA «São espaços de relevo na história deste concelho com grande poder simbólico e achámos que era importante levar a cada um destes espaços a celebração da República». Para além do concerto Canções da República, a ter lugar a 15 de Outubro, nos Paços do Concelho com o tenor Carlos Guilherme e o pianista João Balula Cid, o programa incide em realizações de carácter mais cultural como exposições, palestras, colóquios, ou tertúlias. Mário Máximo explicou-nos esta

opção: «Um centenário é sempre um momento para celebrar e entendemos que devíamos fazer uma celebração de reflexão e de diálogo». Um momento importante deste programa comemorativo é a Conferência com Jorge de Matos «Que irá abordar a Heráldica e os símbolos da República e da pátria, ou seja as bandeiras que desde D. Afonso Henriques simbolizaram Portugal, o que é fascinante. A maior parte das pessoas não tem a noção que houve um conjunto de bandeiras muito vasto e que cada uma dessas bandeiras tinha uma justificação e representação e o doutor Jorge de Matos, para além da apresentação das bandeiras, virá “revelar” esses “segredos”. Até se chegar à bandeira da República, que teve só uma, (a Monarquia teve várias) houve diversos passos que também vão ser explicados. Nada é por acaso naquilo que tem a ver com o simbolismo que representa uma Nação e um regime, neste caso a Nação portuguesa e o regime republicano». São muitos os convidados para estas comemorações e quisemos

Programa das comemorações 08 de Setembro a 13 de Outubro (inauguração dia 8 de Setembro, 19h00) > Exposição de Busto da República. Apontamento cultural no átrio do Salão Nobre dos Paços do Concelho. > Exposição colectiva de Arte Os Artistas e a República. Centro de Exposições de Odivelas (CEO). > Exposição Quem fez a República? – Exposição constituída por 16 painéis, com um panorama dos principais acontecimentos, que levaram à Implantação da República. CEO. > Exposição Símbolos Nacionais – Dá a conhecer as alterações que

a Bandeira Nacional sofreu ao longo dos séculos, ou seja, desde o século XII até à implantação da República, bem como as propostas que foram apresentadas para a nova bandeira de Portugal. Paralelamente, estarão expostas nas paredes do foyer, Fotografias dos Presidentes da República. CEO. 08 de Outubro a 27 de Novembro > Exposição República – Letras e Cores, Ideias e Autores, na Biblioteca Municipal D. Dinis (BMDD). 08 de Setembro, 19h00 > Palestra A Bandeira Nacional e a


03 Setembro 2010

Nova Odivelas 9

REPÚBLICA. Veja o início das comemorações em Odivelas na NO TV e no Diário de Odivelas.

om vasto conjunto de iniciativas

República Portuguesa com Jorge Matos, historiador/heraldista. CEO. 12 de Outubro, 15h00 > Conferência 3, 4 e 5 de Outubro – O movimento revolucionário republicano, com Alfredo Caldeira, administrador do Arquivo e Biblioteca da Fundação Mário Soares. CEO. 13 de Outubro, 15h00 > Conferência A República com António Ventura, Director do Centro de História da Universidade de Lisboa e Teresa Nunes, doutoranda da Faculdade de Letras de Lisboa. CEO.

15 de Outubro, 15h00 > Conferência O 25 de Abril e a República com Associação 25 de Abril e Luís Farinha, investigador no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA. 19 de Outubro, 21h00 > Tertúlia Os Netos da República. BMDD. 20 de Outubro, 15h00 > Apresentação do livro “Os Postais da 1ª República”. BMDD.

saber os critérios que levaram a estas escolhas. Mário Máximo explicou que «Tivemos a preocupação de escolher historiadores que tivessem obra e especialização nesta área, de ir buscar pessoas estiveram ligadas ao 25 de Abril e portanto à Liberdade e o movimento da República, quer queiramos quer não, e com todo o respeito pelos monár-

quicos, foi também de libertação e de grande mudança. Numa tertúlia que vamos ter a 19 de Outubro na Biblioteca Municipal vamos ter os “netos” da República. Convidámos o doutor João Sachado Santos, a doutora Isabel Machado Santos, a professora doutora Patrícia Arriaga e o doutor Rui Arriaga, familiares de Machado Santos e de Manuel de

Arriaga. Para mim que não os conheço pessoalmente vai ser uma honra chegar a estas pessoas ligadas a tão importantes personalidades da República». Segundo Mário Máximo «Houve a preocupação de chegar a quem sabe, a quem pode trazer uma informação diferente e qualificada e também com representação simbólica». Do programa faz parte a exposição Os artistas e a República onde a grande preocupação foi «Juntar artistas de artes plásticas, pintores, escultores, autores de instalação e escritores e dar-lhes um desafio: Celebramos o centenário da República, tragam até nós aquilo que o vosso coração de artista tem a dizer sobre esta celebração». No que respeita aos custos de tão grande conjunto de eventos, Mário Máximo revelou que são mínimos comparados com a importância do evento. «Com excepção do concerto, o resto resulta de parcerias estabelecidas com a Câmara a fornecer apenas apoio logístico. Os custos são claramente mínimos para aquilo que é apresentado. Não poderia ser, naturalmente de outra forma». Mário Máximo disse ainda que vai haver uma boa divulgação do programa das comemorações e que «É importante chegar às pessoas. A República foi uma revolução do povo e para o povo e nós queremos que nestas celebrações o povo de Odivelas se mobilize e esteja presente, que participe e que questione nos debates». Para o vereador todas as celebrações valem a pena «Quando aquilo que se celebra vale a pena, quando o fazemos com qualidade e quando chegamos às pessoas. Se não chegarmos às pessoas não vale a pena fazer as coisas». Entrevista completa em

wwww.novaodivelas.tv PUB


10 PUB

PUB

Nova Odivelas

03 Setembro 2010


03 Setembro 2010

DESPORTIVAMENTE

VISÕES DESPORTIVAS. Programa da NO TV dedicado ao desporto em breve na sua Web TV de Odivelas. DIRECTAS

FUTEBOL

Mudança na Odivelas SAD N

o dia 11 de Agosto o site da Odivelas SAD anunciava a contratação, por uma época do treinador Paulo Morgado. A uma semana do início do campeonato tornou-se pública a demissão do treinador e sabe-se que João Raimundo, ex-Atlético do Cacém, foi contratado para o substituir. Embora no site da Odivelas SAD não se fale desta demissão, um curioso artigo, datado de 31 de Agosto, com o título «O mentiroso e o burro» e acompanhado de uma foto do treinador, mostra o que possivelmente se terá passado. Transcrevemos na íntegra o artigo. HÓQUEI EM PATINS

«Descubra as diferenças... O que é um planeamento semanal e para que serve? O que é uma convocatória, e para que serve? O que é um treino, onde não se faz uma única situação de jogo, para que serve? O que é um canto defensivo e ofensivo? O que é um livre frontal? O que é um livre lateral? Porque nunca assinou nenhum contrato? Se não sabem a resposta as estas perguntas, deviam mesmo se dedicar talvez a pesca. A incompetência gera mentira, foi mandado embora por incompetência ao contrário que afirmou na comunicação social, afirmou a todos os jogadores que o tinham

mandado embora, porque mentiu? Ao fim de 3 semanas não sabe onde é o Posto Médico, descobriu o mesmo só no dia de ontem assim que chegou as instalações às 9h25, para ter conhecimento que não treinava mais no Odivelas! Porque existiram queixas do Posto Médico, Rouparia e de Jogadores sobre o seu trabalho? Porque manda jogadores para os treinos quando os mesmos não existem nesse local? Se Já descobriu as diferenças, parabéns». Informações não confirmadas pela SAD dão conta que as modificações na equipa foram as seguintes:

Saíram Tiago Pedrosa, Amar e João Coito (Casa Pia), Paulinho e Godinho (Carregado), Portulez (Sliema Wanderers), Wilson (Sacavenense), Batista (Montelavarenses), Luís Carlos (Vialonga), André Sousa (Pampilhosa) e Pedro Neves (Praiense). Entram Tiago Gonçalves e Williams (Mafra), César Cabrita e Ricardo Pereira (Sintrense), André Ribeiro (Oeiras), Bruno Andrade (Encarnacense), Vítor Almeida (Belenenses), Fábio Bandeira (Charlton Athletic), Wilson e Claudino (Agualva), Jefferson (Estrela da Amadora) e Pio Júnior (Damaiense). HR

BASQUETEBOL

GCO reforça OBC iniciou época desportiva equipa para a nova época É

A

equipa sénior do Ginásio Clube de Odivelas iniciou a época desportiva no dia 30 de Agosto com jogos de treino diários que durarão até 10 de Setembro, dia em que começa um mini estágio na Lourinhã. No dia 12 tem lugar um jogo de treino com o Hóquei Clube da Lourinhã e no dia 13 de Setembro começam os treinos normais no pavilhão do clube. Na época 2010/2011 o GCO milita no Campeonato Nacional da 3ª Divisão – Zona Centro. A estreia do GCO será a 02 de Outubro recebendo o Hóquei Clube da Lourinhã. Segundo o site da equipa «O plantel é constituído maioritariamente pelos atletas que ficaram da época passado, sendo reforçada com 3/4 atletas». FUTEBOL

Insolvência do OFC m entrevista à NO TV o vereador do Desporto da CMO, Hugo Martins, explica a proposta apresentada em Assembleia de Credores para resolver a situação de insolvência em que se encontra o Odivelas Futebol Clube. A proposta envolve a câmara, o Sport Lisboa e Benfica e o próprio Odivelas e garante o pagamento de 25% do valor total dos créditos.

E

Nova Odivelas 11

com enorme expectativa que o Odivelas Basket Clube encara esta época desportiva. Com mais equipas e consequentemente mais atletas o clube irá iniciar os treinos ainda na Escola Secundária da Ramada, mas em Outubro será uma das institui-

ções que irão usufruir do novo Pavilhão Multiusos de Odivelas. Ricardo Gaspar presidente da direcção falou com o Nova Odivelas, mostrando-se optimista quanto ao futuro e muito agradado pelo facto do OBC poder treinar e jogar no futuro pavilhão municipal de

Odivelas que segundo o próprio será uma mais-valia atendendo à localização do mesmo. Entretanto o clube dispõe de um site novo onde estão todas as informações relativas às várias equipas do OBC e que pode ser visitado em http://sites. google.com/site/odivelasbasket. DB PUB

Início de Época nos Silveirenses O Grupo Desportivo e Recreativo os Silveirenses iniciou a época Desportiva a 01 de Setembro. Os treinos de juvenis em futsal realizam-se no Pavilhão da Escola Secundária de Caneças às 20h00 de Segunda-feira e às 19h30 de Quinta-feira. Os interessados em participar podem levar equipamento e «Juntar-se à família dos Silveirenses». Informações: mister João, 932 810 902 ou presidente Susana Santos, 968 022 668 e 917 646 206. Treinos de Captação no PSAAC As equipas de futsal do PSAAC encontram-se a realizar captações durante o mês de Setembro. Os Benjamins (Escolinhas de Futsal de João Marçal) treinam às Quintas-feiras às 19h00, os Infantis às Quartas-feiras também às 19h00 e as Juniores Femininas às Sextas-feiras a partir das 21h00. Todos os treinos são realizados no Pavilhão da Escola Secundária Pedro Alexandrino. Mais informações contactarem Sandra Silva pelo telemóvel 919 938 874. Andebol do GCO As equipas de andebol do Ginásio Clube de Odivelas, já estão a trabalhar, segundo o site do clube dedicado á modalidade, na preparação dos respectivos campeonatos que começam a 02 e 03 de Outubro. Os sorteios terão lugar a 15 de Setembro na Associação de Andebol de Lisboa. O corpo técnico para a época prestes a iniciar é o seguinte: Minis, Gonçalo Pereira; Infantis, Hugo Oliveira; Iniciados, João Gameiro; Juvenis, Paulo Bastos e Luís Duque; Seniores e Luís Duque. Treinador de GuardaRedes, Bruno Condez. Taça de Portugal A Odivelas SAD enfrenta no Domingo o Pampilhosa em jogo para a Taça de Portugal e que terá início às 16h00. 2ª Divisão Juniores A Série C Os Juniores A do Odivelas Futebol Clube deslocam-se neste Sábado a Santarém para defrontar o clube da cidade em jogo do Campeonato Nacional de Juniores da 2ª Divisão, série C.

O Desporto também passa pela NO TV. www.novaodivelas.tv


12

Nova Odivelas

03 Setembro 2010

QUOTIDIANOS SMAS

DIRECTAS

DIRECTAS Melhoramentos em Odivelas

Energia e Eficiência Energética Desde 12 de Agosto que a Câmara Municipal de Odivelas com um Grupo de Trabalho, liderado pelo vereador do Planeamento Estratégico, Paulo César Teixeira, com o objectivo de elaborar de Plano Municipal de Energia e Eficiência Energética. O grupo foi criado por despacho da presidente da Câmara «Ciente de que a Energia representa um sector estratégico com peso na Economia, o que lhe confere preponderância em toda a actividade humana». É preocupação da Câmara Municipal «O combate ao elevado e exaustivo consumo de recursos naturais, o que vem representando consequências negativas sobre a biodiversidade e ecossistemas ao nível global, uma vez que as cidades são os principais consumidores de energia devido às funções que detêm».

Fotografias: JFO

A 23 de Agosto ficou finalmente concluída a Subestação Eléctrica da Encosta do Mourigo que vai servir a população daquele bairro e do bairro do Trigache, na freguesia de Famões, que desde 2004 era reivindicada pela população. Os moradores reclamavam o reforço da linha que com as construções ao longo da última década se tornava insuficiente para servir eficazmente as necessidades destes Famoenses, especialmente no inverno, com a ligação dos sistemas de aquecimento. Segundo informações recolhidas no bairro, a tensão chegava a descer até aos 132 volts, muito abaixo dos 230 que deveriam ser fornecidos e que os consumidores pagavam apesar de com estas quedas de tensão a maioria dos aparelhos eléctricos não funcionar e das lâmpadas florescentes não acenderem, para além das constantes avarias dos equipamentos eléctricos. Numa breve volta pelo bairro, os moradores mostraram-se contentes pelo facto de finalmente a EDP ter compreendido esta necessidade da população e ter resolvido construir esta subestação que entrou ao serviço no dia 23 de Agosto, permitindo que no inverno que se aproxima os moradores destes bairros sejam servidos como merecem e pagam.

Moradores dos Pedernais e Encosta do Mourigo quase três dias sem água

N

o Sábado, 28 de Agosto, uma ruptura na rede de abastecimento de água, na Rua das Flores, nos Pedernais, deixou as torneiras secas neste bairro da freguesia da Ramada e ainda na Encosta do Mourigo na freguesia de Famões. A situação só foi restabelecida ao fim da manhã de Segunda-feira. Testemunhos ouvidos no local deram-nos conta que esta situação é recorrente e frequente nos últimos dois anos desde que se realizaram obras no Casal do Bispo. Alguns moradores referiram-nos que desde essa altura houve uma redução de caudal, que estimam em cerca de 30% o que leva a que por vezes as máquinas de lavar roupa e loiça não consigam trabalhar. Também não é possível, em algumas moradias, ligar os sistemas de rega automática devido à falta de pressão. Para compensar esta redução, ainda segundo os moradores, por vezes é

Fotografia: Henrique Ribeiro

Fotografias: Leitor NO/Famões

EDP satisfaz reivindicação das populações

aumentada a pressão e as velhas condutas não resistem. Um dos moradores recua no tempo e lembra uma situação semelhante ocorrida em 2006 onde estiveram 4 dias sem água. Apesar de muitos protestos e insistência dos moradores só ao fim do terceiro dia é que a CMO requisitou uma viatura dos

Bombeiros de Odivelas para abastecer as populações. Outro morador disse-nos que os avisos desta ruptura aos SMAS devem ter sido tantos que o número do piquete, redireccionado para um telemóvel, ia parar à caixa de mensagens que não aceitava mais comunicações por estar cheia.

A Junta de Freguesia de Odivelas através do sector de obras tem efectuado diversos melhoramentos no espaço público da freguesia, nomeadamente reparação de calçadas e colocação de pilaretes de modo a facilitar a mobilidade dos peões, bem como regularizar de certa forma o estacionamento abusivo. Algumas das intervenções: Reparação de calçada na Rua Guilherme Gomes Fernandes, junto à rotunda; reparação de calçada na Av. Miguel Bombarda, Colinas do Cruzeiro; colocação de pilaretes no cruzamento da Rua Egas Moniz com a Av. Prof. Dr. Augusto Abreu Lopes e colocação de pilaretes no cruzamento da Rua Cândido dos Reis e Rua Egas Moniz, junto à estação do metro.

FOGOS FLORESTAIS

Voto de pesar pelos bombeiros falecidos

N

a sua reunião de 01 de Setembro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, um Voto de Pesar pelos bombeiros falecidos em serviço no combate aos fogos florestais, que foi apresentado pelo vereador independente Paulo Aido. Transcrevemos na íntegra o documento. «Os incêndios deste Verão enlutam os Bombeiros portugueses, particularmente os Voluntários. Este ano, já perderam a vida três Soldados da Paz em circunstâncias relacionadas com o combate aos fogos florestais que ocorrem no País: Cristiana Josefa Santos, de 21 anos, dos Voluntários de Lourosa; João Pombo, de 42 anos, dos Voluntários de Alcobaça; Carlos Manuel da Sousa San-

tos, 2º Comandante dos Voluntários de Cabo Ruivo, em Lisboa. Vivemos um momento particularmente complexo sob o ponto de vista do elevado número de incêndios que nos transportam para a necessidade de um debate profundo que deve envolver todos nós – decisores, políticos e os cidadãos comuns. Não podemos continuar indiferentes – mesmo resignados – perante este flagelo muito mais quando vimos morrer bombeiros em serviço. Os incêndios são um flagelo que têm grande parte origem dúbia e da responsabilidade do homem, que obrigam centenas de bombeiros ao voluntarioso trabalho de os combater. Estes homens e mulheres anónimos são pessoas de bem que, a troco de

nada, se dispõem a defender incondicionalmente os seus concidadãos e respectivos bens, após percorrem centenas de quilómetros, deixando para trás famílias e empregos e colocando as suas próprias vidas em risco. Tal honra-nos e deve-nos deixar gratos. É com este sentimento de perda que o ora proponente apresenta à consideração daCâmara Municipal de Odivelas voto de pesar pelo falecimento dos Bombeiros em exercício de funções, apresentando as mais sentidas condolências a familiares e amigos e um fraterno agradecimento ao exigente e extraordinário trabalho que estes nossos concidadãos prestam, através do envio deste voto às respectivas Corporações e Liga dos Bombeiros Portugueses».

SERRA DA LUZ

Criança de dois anos vítima de queda

D

ia 26 de Agosto um trágico acidente provocou ferimentos, numa criança de dois anos residente na Rua 1º de Maio, na Encosta da Luz, freguesia de Odivelas, que levaram ao seu internamento no Hospital de Santa Maria para onde foi transportada pelos Bombeiros Voluntários de Odivelas. Fernando Santos, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas disse-nos que a chamada de

socorro chegou à Central às 17h30 tendo sido enviada para o local uma ambulância de socorro com dois bombeiros, e uma viatura médica do INEM. Testemunhos recolhidos apontam para que a criança tenha caído da varanda de um segundo andar, para a rua, numa distância de cerca de oito metros. Aproveitando um momento de distracção da avó, que tomava conta dela e que se encontrava

a engomar roupa, debruçou-se nas grades da varanda e caiu. Assistida no local pela equipa médica do INEM a criança foi estabilizada e transportada para o Hospital, onde ainda se encontra internada, em estado grave mas sem perigo de vida, segundo conseguimos apurar por terceiros, uma vez que o Hospital não fornece informações quando de trata de crianças, facto que compreendemos.

6º lugar em eficiência Municipal Num estudo levado a cabo pelo Jornal de Negócios, sobre a eficiência dos serviços municipais em função do número de trabalhadores por mil habitantes, a Câmara Municipal de Odivelas, com 6,1 trabalhadores por cada mil habitantes, aparece classificado como um dos mais eficientes do País, ocupando o 6.º lugar na referida tabela. Campeonato Europeu de Atletismo A Câmara Municipal de Odivelas, na sua reunião de 04 de Agosto, aprovou por unanimidade, um Voto de Saudação aos atletas, técnicos e dirigentes da Federação Portuguesa de Atletismo, pelas Medalhas conquistadas e pela prestação conseguida, no Campeonato Europeu de Atletismo, em Barcelona, «Que mais uma vez, tanto dignificaram o nosso País. A atleta portuguesa Naide Gomes brindou-nos uma vez mais com uma prestação brilhante, trazendo para o nosso país uma Medalha de Prata. Destacam-se ainda as magníficas participações de João Vieira na Marcha, Jessica Augusto nos 10.000 mts e Sara Moreira nos 5.000 mts, atletas que conquistaram três medalhas de bronze».


03 Setembro 2010

Nova Odivelas 13 PUB


14 PUB

Nova Odivelas

03 Setembro 2010

Odivelas Life

Maria Gracinda Leite

Nasceu em Lisboa em Janeiro de 1967 e mora em Famões desde 1989. É casada, tem três filhos e entrou no mundo do trabalho aos 11 anos. Solidária, esteve sempre ligada ao voluntariado tendo aos 13 anos entrado para os Bombeiros Voluntários de Caneças. Nos últimos anos para cá acompanha de perto a Associação Amigos dos Queimados colaborando sempre que é necessário. «Saber ser solidário é para mim um orgulho muito grande, ainda mais que já consegui passar este espírito de ajuda aos meus rebentos». Diz que «Sempre que posso movo montanhas para ajudar quem mais precisa, em especial os mais jovens e os mais idosos». Desde 2009 é vogal da Junta de Freguesia da Pontinha, onde entre outros, detém os pelouros da Terceira Idade e a Acção Social «O que faz com que ame o que faço enquanto autarca». 1. Qual foi o último livro que leu? Lua-de-mel em Paris, de Elizabeth Adler. 2. Qual é a sua viagem de sonho? Polinésia Francesa. 3. Que personalidade mais admira? A minha Super Mãe. 4. Qual foi o filme que mais a marcou? Não foi um filme, mas sim um livro O Preço de ser Criança. 5. A que prato de comida não resiste? Bacalhau à Real, feito pela minha amiga Maria Curto. 6. Prefere praia ou campo? Praia, até de Inverno é boa. 7. Bebida? Sangria. 8. Qual é o seu clube desportivo? Futebol Clube do Porto. 9. Não dispensa a companhia de… Família e amigos verdadeiros. 10. O que a faz feliz? Ver e saber que quem me rodeia está feliz. 11. De que tem medo? Perder um dos meus filhos e perder qualidade de vida por motivos de saúde. 12. Orgulha-se de… Da família maravilhosa que tenho. 13. Qual é a sua maior ambição? Ser feliz e conseguir durante o meu mandato criar o Núcleo de Voluntariado da Pontinha. 14. E o maior sonho? Esse é inconfessável. 15. Um lugar para descansar… Monte Gordo. 16. Onde se sente melhor? Junto da minha família. 17. Se não fosse Gerente Comercial o que seria? Algo ligado a animação e turismo. 18. Não vive sem… O amor dos meus filhos. 19. Quem gostaria de conhecer? Barack Obama. 20. Por último, um desejo… Que acabe a guerra, a fome e as injustiças no mundo.


03 Setembro 2010

Realmente! «A proposta de um modelo de auditoria ao funcionamento do estacionamento subterrâneo Egas Moniz, apresentada pelo Vereador Independente Paulo Aido, foi chumbada pelo Executivo da Câmara de Odivelas. Propunha-se avaliação trimestral sobre o serviço prestado e encargos decorrentes, dados tão simples como a receita por tipo de taxa, ocupação média diária, custos de exploração e manutenção, bem como os de divulgação e análise de receitas. A proposta do Vereador Paulo Aido visa a introdução de um modelo de gestão que promova condições para eventuais revisões de práticas e procedimentos por estarmos perante um equipamento novo e único no concelho. De salientar que, em escassos 4 meses de funcionamento, já houve a necessidade de rever os tarifários em baixa, precisamente por proposta dos Vereadores Independentes Paulo Aido e Hernâni Carvalho. Então, estes dois autarcas apresentaram um estudo sobre os preços praticados num conjunto de estacionamentos de Lisboa e área metropolitana da capital. O Executivo chumbou esta proposta «por temer que isso abrisse um precedente que poderia tornar as Reuniões de Câmara num espaço de leitura de relatórios». O Vereador Paulo Aido solicitou ao Executivo de Câmara que estabeleça contactos periódicos com a autoridade policial do concelho, em virtude dos casos graves de insegurança, que sucedem particularmente no centro da cidade. Tratase de conhecer e avaliar casos de pequeno furto, tráfico de estupefacientes, lenocínio e prostituição, pressuposta presença de indivíduos em situação ilegal e a troca de informações entre a PSP e o SEF. O autarca referiu ter sido informado sobre a ocorrência de disparos de armas de fogo no piso da restauração do centro comercial Odivelas Parque, há algumas semanas atrás». De uma Nota de Imprensa do Gabinete do Vereador Paulo Aido

«O “Pensar Odivelas” é um Fórum em permanência. Possibilitará e potencializará tudo o que acima mencionei. Por um lado, dará abertura à participação de toda a sociedade e por outro, adquiriremos um conhecimento mais profundo dos problemas do concelho. Com o “Pensar Odivelas” estaremos mais habilitados para apresentar propostas e projectos com elevada qualidade. Durante o mês de Agosto estamos a desenvolver um trabalho na área das Actividades Económicas, mais concretamente um projecto no sentido de apoiar o Comércio Local, o qual, como todos sabemos atravessa um período de enormes dificuldades. Nesse âmbito, venho agora muito especificamente solicitar que dêem sugestões e ideias sobre o que entendem que poderá ser feito nesta área. A vossa participação é importante e as respostas podem ser enviadas para miguelxb@gmail.com».

No b r e s C o n f i s s õ e s

E

Confesso, sim confesso…

stou tristérrima. Muito tristérrima mesmo. Fiquei muito sensibilizada quando vi na Odivelas TV o senhor presidente da freguesia da cidade a apelar aos seus fregueses que tivessem algum civismo e não deitassem lixo fora dos contentores nem colocassem monos fora dos dias de recolha. Cá a Ricardina não mora na freguesia de Vítor Machado mas de vez em quando até dá umas voltas por lá e reparou que os fregueses da cidade fizerem orelhas de mercador ao acertado apelo do autarca. Pois é senhor presidente, o civismo não se vende nos hipermercados e ainda falta muito para que as pessoas entendam que os direitos têm necessariamente deveres. Mas continue, presidente. Como diz o nosso povo «Água mole em pedra dura tanto dá até que fura». Cá a Ricardina está solidária consigo e se precisar de alguma ajudinha diga. Tá bem?

L

i há uns tempos um texto delicioso do Nuninho de Caneças que me fez sorrir (e não é fácil fazer a Ricardina sorrir) e pensar que a vida é mesmo curiosa. Como não sou egoísta vou partilhar com vocês esse texto, até porque vim de férias e estou com alguma preguiça em escrever e assim sempre encho espaço. «Um conhecido Professor do burgo Odivelense costuma dizer esta bela frase: “Há pessoas que brincam com o emprego!”. E não é que o homem tem razão? Hoje queria comprar uns óculos de Sol e antes da hora do fecho da loja diz-me a empregada “Sabe a referência dos óculos?”... Ora digam-me lá quem é que anda com referências de óculos de Sol decoradas?! A mulher seria maluca? Pensei. “Claro que não sei”. Mas sei a marca e sei descrevê-los... E dispara a senhora, a que brinca com o seu emprego: “Ah, tou quase a fechar e tenho um autocarro para apanhar...”. Quis com isto dizer, baza lá daqui que não te quero aturar. Uma coisa que demorava menos de 5 minutos - ter ou não ter esses óculos e se tivesse, vendê-los - foime negada por preguicite. Como é que este país avança desta maneira? Quando as pessoas não defendem a “casa” que lhes paga o ordenado??? Compreendo que as condições não sejam as melhores... que ganhem pouco e que estejam desmotivadas. Mas e no desemprego, estariam melhor? O que se passa neste país? Em vez de lutarem por melhores condições de vida, exigirem salários justos e mudanças de política, alguns portugueses preferem ser maus profissionais e ajudarem o país a afundar-se...». Ah g’anda Nuno, assim é que é… Quem diria que dirias coisas destas? Mas o Nuninho tem mais talentos. Na Junta da Ramada vai estar uma exposição de fotografias do Nuninho viajante. Cá a Ricardina não sabe onde é a Ramada mas vai aprender. Esta exposição é que eu não perco…

~ Gu ard a R eal ~

L

Nova Odivelas 15

Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória confissoes@novaodivelas.pt

i num jornal que nos Bombeiros Voluntários de Caneças o senhor comandante, porque por lá terão havido alguns dinheiros e objectos que voaram dos seus lugares, sem ter asas, para paradeiros desconhecidos, terá mandado instalar câmaras de videovigilância em vários locais do quartel, entre eles os balneários masculinos. Oh senhor comandante… Então isso é coisa que se faça? Tá mal fazer discriminação de género… Porque não instalou também nos balneários femininos? Será que tem a certeza que o amigo do alheio não é uma amiga? Ah Pois é. Segundo o jornal, que vou citar «A situação revoltou os activos daquele quartel (são cerca de 80 bombeiros), pois não foram consultados e de nada valeram os protestos, segundo contou ao DN um dos bombeiros, que pediu o anonimato, com receio de represálias. “Os homens que estavam a montar as câmaras avisaram o comandante que era ilegal colocá-las nos balneários, mas ele respondeu que a casa é dele e que é ele quem manda. É assim que ele responde sempre que se protesta“, explicou. Diz ainda o jornal «O comandante Manuel Varela da Conceição afirmou que o sistema “foi comprado por ele, com dinheiro do comando”, que é angariado através da organização de pequenos eventos. Terá custado cerca de 5000 euros». Oh senhor comandante… Isso diz-se? Então quando as pessoas participam nos eventos com ideias de ajudar os bombeiros é para o senhor o dispor do dinheiro a seu belo prazer? Olhe que essas associações são de utilidade pública! Bom, mas no fundo a ideia se calhar até teria piada. A senhora presidente da câmara quer colocar câmaras de vídeo vigilância em alguns lugares do concelho por causa do vandalismo e da insegurança. Oh doutora, porque não aproveita a ideia e coloca também as camarazitas em alguns gabinetes da câmara? Podia ser que visse algumas coisas interessantes….

P

or falar em coisas interessantes… Sou uma leitora compulsiva da agenda municipal e estou sempre à espera que aquele pequenino livrinho, de impressão caseira e mil exemplares de tiragem, chegue à junta da Pontinha para o ler. E, também gosto de ir aos espectáculos da Malaposta e por isso também consulto o livrinho daquele centro cultural. Fiquei completamente baralhadita quando vi a agenda deste mês no que toca à programação da Malaposta. Logo de entrada vejo “Set. 09” e achei esquisito. Depois vejo a foto da peça com o Marcantónio Del Carlo e o João Didelet que foi o ano passado. Olhei melhor e toda a programação… Era mesmo de Setembro de 2009. Ui, Odivelas é mesmo um espectáculo.

E prontos, cá me vou, mas prometo que para a semana volto e com um assunto, meus amigos e amigas, que truz. Não percam mesmo as cenas dos próximos capítulos. Fiquem bem que eu fico também.

~ Flas h d o Re ino ~

Miguel Xara Brasil no Blogue Um Rumo

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDA Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [helena_figueira@simpruspress.pt] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro [henrique_ribeiro@simpruspress.pt] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [adeliasantos@simpruspress.pt] || PUBLICIDADE: [publicidade@simpruspress.pt] TLM: 966 569 857 NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [henrique_ribeiro@simpruspress.pt] || PUBLICIDADE: Helena Martins [publicidade@simpruspress.pt] TLM: 966 569 857 || DESIGN: Nuno P. Silva [nunopsilva@simpruspress.pt] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Varges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IMPRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita a reprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.


Nova Odivelas PUB

Informação credível e completa

Nova Odivelas 357  

Edição de 03 de Setembro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you