Informativo Assoceasa - 2ª Edição/Outubro 2011

Page 6

É MÊS DE...

6

Informativo Assoceasa | nº 2 | Outubro de 2011

Laranja! A fruta que ajuda a prevenir diabetes, doenças cardíacas e degenerativas registrou em 2011 a segunda maior safra na história do mercado brasileiro Originária da Índia, a laranja é uma das frutas mais consumidas no Brasil. No último semestre deste ano, o produto registrou a segunda maior safra da história nacional, atrás apenas da colheita de 1999. De toda a produção, 80% são advindos do estado de São Paulo, com cerca de 400 milhões de caixas. Com a fruta no pico de sua safra, as indústrias operam no limite de sua capacidade. Porém, o atual período de seca e baixa umidade do ar contribui para que a laranja atinja seu período de maturação mais rápido. Com isso, os pomares que não possuem um trato cultural adequado acabam perdendo grande parte de suas frutas, além de deixar o ambiente propício a doenças, como a Pinta Preta, característica dos citros. Mesmo vivenciando este momento ímpar no mercado nacional, a safra de laranja tem como principal característica a sua incidência o ano inteiro, com picos de junho a dezembro, e de consumo no verão. O proprietário da Alfa Citrus e produtor de laranja, Emílio César Fávero, explica que, dentro de uma variedade da fruta, é possível encontrar diferentes tipos. “Na laranja-pêra, a mais consumida hoje, fazemos o porta-enxerto em regiões diferentes. Isso faz com que tenhamos essa variedade o tempo todo”. Segundo o sócio-proprietário da Adami Comércio de Frutas, Marco Antonio Adami, o comércio de laranja na Ceasa-Campinas acontece de forma mais intensa para super-

mercados, restaurantes e varejões. Porém, Emílio explica que o excesso de oferta do produto ocasiona, muitas vezes, a baixa remuneração dos comerciantes que trabalham com frutas de maior qualidade. “Nem sempre todos possuem os mesmos custos e as mesmas condições e qualidade que nós oferecemos, no campo e na Ceasa-Campinas, o que acaba prejudicando o preço final”. Independente das oscilações e condições do mercado, o consumo da laranja é, indiscutivelmente, necessário para a saúde. Com alto teor de fibras antioxidantes, vitamina C e pectina (fibra solúvel consumida em quantidade insuficiente pela maioria da população), a fruta ajuda a minimizar o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e degenerativas. “A laranja pode ser consumida diariamente, porém, sempre recomendamos a ingestão variada várias frutas para que o organismo possa se nutrir de antioxidantes diferentes, auxiliando a defesa do organismo e o fortalecimento do sistema imunológico”, indica o nutricionista e diretor Científico da NutriCore, Dr. Antonio Pedro Tavares. Além de bolos e sucos, a laranja é bastante consumida com feijoada. Para muitos, esta combinação pode parecer extravagante, mas, segundo o Dr. Tavares, ela é bastante interessante sob o aspecto nutricional. “A vitamina C da laranja potencializa a absorção do ferro presente no feijão”, explica.

Hora da receita Aprenda a fazer um iogurte gelad gelado de laranja nutritivo: 1. Hidrate 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1/4 xícara (chá) de água e leve em banho-maria até que a gelatina se dissolva. Reserve. 2. Numa panela, coloque 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1 xícara de chá de açúcar) e 2/4 xícara (chá) de água. 3. Leve ao fogo e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio. Ao colocar um pouco da calda entre o polegar e o indicador, forma-se um fio fino e firme ao separar os dedos. 4. Na batedeira, bata 2 claras em neve e junte a calda quente, mexendo sem parar. Acrescente a gelatina reservada e continue batendo por 8 a 10 minutos até formar um suspiro firme. Misture delicadamente 2 copos de iogurte integral ou light (400 g) e 1 colher (sopa) de suco de laranja. 5. Coloque em uma tigela e leve ao congelador até ficar firme (por cerca de duas horas), sem endurecer demais.

Bom apetite!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.