Issuu on Google+

Província Brasil Centro-Leste

Social

Edição 412

Juventude

Setembro de 2012

Vocacional

MAGIS Brasil: Preparação a todo vapor Equipe está trabalhando em período integral para preparar o evento inaciano que antecede a JMJ 2013. Pag. 14 | Juventude

Pág. 04

Caminhando com Inácio para a nova Província

Pág. 10

Eleições: compromisso cristão

Pág. 19

Alunos do Sanfra participam de projeto de sustentabilidade


02

Projeto MAG+ S: carta convocatória A TODOS OS COMPANHEIROS JESUÍTAS E COLABORADORES DA BRC

Saudações a todos vocês! Certamente cada um de vocês já tomou conhecimento de que, em julho de 2013, acontecerá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Informo a todos que, por ocasião da Jornada, a Companhia de Jesus, a partir das províncias jesuítas do Brasil, juntamente com outras congregações religiosas de espiritualidade inaciana, grupos laicos e províncias jesuítas de outros países da América Latina, está organizando o MAG+S Brasil, a ser realizado de 12 a 28 de julho de 2013. O MAG+S Brasil 2013 é um programa espiritual, cultural, pastoral, social e missionário para jovens que cultivam a espiritualidade inaciana. Ele será realizado nos dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, tendo início em Salvador (12 a 14/07), de onde os participantes sairão para diferentes partes do país (15 a 20/07) para experiências sociais, espirituais, ecológicas, etc., voltando a encontrar-se no Rio de Janeiro (21 a 28/07) para integrar-se às atividades da Jornada Mundial da Juventude. Nessa dinâmica do magis inaciano, que desejamos envolver não só os jovens que participarão da experiência, mas cada uma das obras jesuítas, antes e depois do encontro. Trata-se de uma mística muito enriquecedora, que pode impelir com força renovadora nossos trabalhos junto à juventude e a vida de cada pessoa envolvida no processo. Algumas obras estão diretamente envolvidas na organização do MAG+S, outras contam com funcionários e colaboradores em equipes de preparação. Neste momento, peço que todas as obras, independente do grau de envolvimento com a organização do encontro, insiram o MAG+S em seus calendários, atentando aos comunicados a ele relacionados, participando dos processos preparatórios que serão propostos, procurando inteirar-se e aprofundar-se sobre a temática do encontro. Conto com a colaboração e o empenho de todos nessa importante empreitada a serviço da causa da juventude.

 


03

Notícias da Província: desde 1927

O informativo da BRC, Notícias da Província, volta a circular a partir deste mês. Essa será a edição de número 412. O Notícias da Província foi lançado em 1º de junho de 1927, atendendo a uma recomendação prevista nas Constituições, de que todas as províncias e obras soubessem uma das outras. O Notícias da Província passou a mostrar os acontecimentos das casas, das obras e dos jesuítas da Brasil Centro-Leste. Em 1964, informações sobre jesuítas, como destinações e outros comunicados de governo, passaram a ser publicadas no Notícias Breves. E as duas publicações circularam até 2008, ano em que a edição 411, última do Notícias da Província, foi publicada, ficando apenas as Breves. Agora, o Notícias da Província será retomado. E dará continuidade ao informativo que durante 81 anos ininterruptos contou a história da Província Brasil Centro-Leste. Todas as obras e as casas da BRC, a partir de agora, podem registrar os encontros e os eventos e enviar informações e fotos para o Núcleo de Comunicação Integrada, através do e-mail: noticias@jesuitasbrasil.com. O Notícias da Província vai circular todo dia 1º de cada mês. Por isso, todas as notícias devem ser enviadas até o dia 25 do mês. Mas, se alguma casa ou obra precisar enviar as informações após esse período, é só comunicar ao Núcleo de Comunicação Integrada. Vale lembrar que, além do Notícias da Província, as informações também são veiculadas no Portal da Companhia de Jesus (www.jesuitasbrasil.com).


04

31ª Consulta do Provincial do Brasil

Terminou no dia 24 de agosto, em Florianópolis (SC), a 31ª Consulta do Provincial Jesuíta do Brasil, encontro realizado três vezes por ano entre Pe. Carlos Palácio e os provinciais. O Provincial do Brasil se reuniu com os padres Adelson de Araújo Santos, Superior da Região do Brasil-Amazônia (BAM); Miguel de Oliveira Martins Filho, Provincial da Brasil Nordeste (BNE); Mieczyslaw Smyda, Provincial da Brasil Centro-Leste (BRC); Vicente Zorzo, Provincial da Brasil Meridional (BRM) e Luiz Fernando Klein, Assistente do Provincial do Brasil. Desta vez, os principais assuntos abordados foram a constituição de um noviciado único no Brasil; o estabelecimento de critérios para configurar as futuras Plataformas Apostólicas; o levantamento de nomes para serem seus superiores; e a revisão de projetos da área de Comunicação. Na primeira parte da reunião, o Pe. Geraldo Kolling, articulador da integração administrativa das Províncias Jesuítas do Brasil, apresentou a situação das 11 mantenedoras das obras jesuítas e sugeriu elementos para seu trabalho na nova Província, em fase de criação.

Caminhando com Inácio para a nova Província No dia de Santo Inácio de Loyola, 31 de julho de 2012, Pe. Carlos Palácio, Provincial do Brasil, propôs a todos os jesuítas do país o programa de Exercícios Espirituais “Caminhando com Inácio para a nova Província”. O programa consta de roteiros de oração, de acordo com a estrutura dos Exercícios Espirituais, que vão sendo enviados mensalmente aos jesuítas, que organizarão a sua oração pessoal e farão, ao final de cada mês, uma partilha em comunidade. O programa foi proposto porque todas as províncias do Brasil se tornarão uma só em 2014 e isso requer um exercício de partilha, diálogo e discernimento de todos os jesuítas. O programa só será interrompido nos tempos litúrgicos do Advento, Natal, Quaresma e Páscoa e deve terminar em julho de 2014. Considerando a importância deste itinerário para irmanar jesuítas e colaboradores na construção de um corpo apostólico, os Provinciais Jesuítas do Brasil estão convidando os colaboradores leigos, que têm participado dos Encontros de Áreas Apostólicas, ao longo deste ano, a se associarem aos jesuítas nesta caminhada.


05

Pe. Palácio se reúne com jesuítas e leigos

O Provincial do Brasil, padre Carlos Palácio, participou do Encontro Regional da Província do Brasil – Região Florianópolis (SC). O encontro aconteceu no auditório João Paulo II do Colégio Catarinense. Estiveram presentes jesuítas e colaboradores de diferentes áreas de missão: representantes de serviços, setores e do planejamento estratégico do Colégio Catarinense, Fundação Fé e Alegria, Centro de Espiritualidade Vila Fátima, CVX, Paróquia São Virgílio, Santuário Santa Paulina e Núcleo de Espiritualidade Inaciana. Padre Vicente Zorzo, provincial da BRM (Província Brasil Meridional) acolheu a todos e motivou a caminhada. “É importante criar uma rede de corações de jesuítas e colaboradores num mesmo tom e espírito. Não queremos fazer simplesmente o melhor, que é preocupação do mercado, mas fazer diferente e apresentar a sociedade o que os outros não conseguem. É viver este novo mecanismo para fazer o diferente”. Em seguida, Padre Carlos Palácio, iniciou a apresentação do processo de estruturação da Província do Brasil com destaque para três pontos: 1 – Dimensões vida e missão como aspectos inseparáveis, zelando pela qualidade de vida das pessoas; 2 – mudança do modo fragmentado de ação para uma articulação da missão como corpo apostólico; 3 – leigos como colaboradores na missão. “Não queremos ficar apenas no aspecto jurídico-administrativo da província, mas precisamos transmitir o coração da proposta, o que desejamos alcançar e refletir qual a reestruturação necessária para tornar isto possível. É tempo de discernirmos juntos pela qualidade da missão como corpo apostólico da Companhia de Jesus.”, destacou Padre Carlos. O Padre Luiz Fernando Klein, assistente do provincial, apresentou como está a caminhada da Província do Brasil, relembrando a história do processo e os passos a serem dados. Após a reflexão pessoal, leigos e jesuítas partilharam dúvidas e dialogaram sobre a nova estrutura. Na celebração eucarística, o grupo rezou pela caminhada da Província do Brasil e, sem seguida, participou do almoço de confraternização.


um


m jeit o de ser Pe. Alexandre Raimundo, sj Artista plástico, ator, filósofo e diretor da Casa de Juventude Anchietanum.

...é padre jesuíta.


08

Ordenações em São Paulo

Teologia), em Belo Horizonte. No início deste ano, ele assumiu na missão na Casa da Juventude Padre Burnier (CAJU), em Goiânia (GO). Ele continuará na CAJU, além de realizar o atendimento na Paróquia Santa Genoveva e coordenar as atividades no Centro Loyola de Fé e Cultura, como o Cine-Fórum.

CPAL realiza Encontro para Formadores no Peru Os jesuítas André Bressane de Oliveira e Jonas Carvalho de Moraes foram ordenados, no dia 18 de agosto, diácono e presbítero, respectivamente. A ordenação foi realizada na Paróquia São Luís Gonzaga, em São Paulo. O rito celebrativo foi presidido pelo bispo auxiliar de Vitória (ES), Dom Rubens Sevilha. O diácono André Bressane é natural de São Paulo e, aos 25 anos, depois de vivenciar a experiência dos Exercícios Espirituais, viu nascer em si o desejo de ser missionário e se tornar jesuíta. Passou pelo processo vocacional na Companhia de Jesus e fez o noviciado em Campinas (SP), onde professou seus votos religiosos. Depois continuou a formação humana e intelectual e cursou a faculdade de Filosofia, em Belo Horizonte (MG), eTeologia, em Bogotá (Colômbia). Ao longo destes anos vividos na Companhia de Jesus, ele colaborou em diversas atividades como a Pastoral Universitária, a Pastoral Carcerária, o Centro de Espiritualidade (CIRE) e a catequese da Paróquia São Francisco Xavier (Belo Horizonte). O presbítero Jonas Carvalho também é natural de São Paulo e foi aluno do Colégio São Luís. Formou-se em Processamento de Dados e se especializou em Análise de Sistemas. Depois de diversas experiências no mundo empresarial, sentiu uma inquietação diante da realidade. Com a ajuda de Dom Rubens, na época Frei Rubens, iniciou o seu caminho da busca da vontade de Deus. Mergulhou na raiz da sua educação inaciana e ingressou na Companhia de Jesus em 2004. Praticou o noviciado em Campinas, onde fez seus votos. Cursou Filosofia e Teologia na FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e

Os jesuítas de Casas de Formação, de vários países da América Latina, estão em Lima (Peru), até 1º de setembro, participando de um encontro promovido pela CPAL (Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina). Entre os diversos temas discutidos no evento, se destacam o Acompanhamento no Campo da Afetividade-Sexualidade; Transferência e Contratransferência; Espiritualidade; e Etapas de Formação na Companhia. Participam desse evento os padres Carlos Orellana (El Salvador), Eduardo Roberto Severino e Pedro Evangelista (Brasil), Victor Hugo (Peru), Máximo Mendonza (Paraguai), Santiago Ramos Durán (Bolívia), Johnny Veramendi (Venezuela), e os Irmãos Jairo (Colômbia) e Vanderlei (Brasil). O encontro é assessorado pelos padres Luis de Diego (Espanha) e Juan Miguel Arregui (Cuba), e acompanhado pelo padre Armando Raffo, atual encarregado da Formação na CPAL.


09

Jovens da Paróquia do Mondubim realizam Caminhada Vocacional No peito, eu levo uma cruz. No meu coração, o que disse Jesus”. Nada de ficar parado. Para cerca de 500 jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro de Mondubim, em Fortaleza (CE), o último domingo de agosto, 26, foi dia de Caminhada Vocacional da Juventude, que já comemora o terceiro ano de realização. Entoando canções e orações, a juventude paroquial foi incentivada a refletir os verbos “caminhar”,“viver”,“amar” e “construir”: cada um deles motivou um momento de parada e reflexão. Ao todo, a juventude percorreu cinco comunidades da periferia de Fortaleza, dando maior visibilidade à juventude e valorizando reflexões acerca da vida, dos problemas enfrentados pelos jovens e dos desafios a serem superados na contemporaneidade. A caminhada marcou o encerramento das atividades dedicadas ao mês da vocação. Da programação do mês, vale destacar o Despertar Vocacional voltado para os crismandos da Paróquia, e o Pró-Vocação, que promoveu reflexões sobre o tema entre a juventude feminina.

Na ocasião, também aconteceu o lançamento oficial dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que acontece de 23 a 28 de julho do próximo ano. O lema da Jornada, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt. 28, 19), serviu de inspiração durante todos os momentos do percurso. Alternando entre momentos de oração e animação, a Caminhada Vocacional da Juventude deu o tom do que serão os próximos meses na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: momentos ricos em espiritualidade, encontros de partilha e ações da juventude. A Casa Inaciana da Juventude (CIJ) marcou presença na caminhada animando e apoiando as atividades junto ao Conselho Paroquial de Juventude (CPJ).

Juniores: primeiros lugares na UNICAP Três juniores se classificaram nos primeiros lugares do vestibular da UNICAP. São eles: Marcos Furlan Venturini (1º lugar), José de Jesus da Silva Nascimento (1º lugar) e Luiz Leandro Alves de Castro (3º lugar). A aprovação dos juniores foi motivo de muita satisfação para o Juniorado, para o Reitor da UNICAP e a sua Equipe Pedagógica do Curso Propedêutico.


10

Eleições: compromisso cristão

Loyola, a serem aplicados no tempo que antecede as eleições. A escolha da frase de Frei Betto foi, propositadamente, para incomodar as pessoas, estimulando-as a considerarem sua atitude frente à política”, completou o jesuíta. Frequentadores da igreja, educadores, colaboradores, pais de alunos, alunos e ex-alunos do Colégio Santo Inácio, membros da CVX e de outros movimentos e paróquias da cidade, e outros interessados pelo tema participaram do evento.

Anchietanum promove tarde de oração com jovens Para ajudar a compreender melhor a importância de votar e escolher um candidato que conheça as necessidades da população, a Igreja do Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro), junto com alguns membros da CVX, organizou a Tarde de Aprofundamento, realizada no dia 1º de setembro, e teve como tema “Quem não gosta de política, é governado por quem gosta!”, frase de Frei Betto, no livro A mosca Azul. O padre jesuíta, Luiz Fernando Klein, orientou o encontro. Ele explicou que esse foi o tema escolhido por perceber o desinteresse das pessoas, num modo geral, pela política e o ceticismo diante do mau desempenho dos eleitos. “Muitas pessoas manifestam um modo superficial e rotineiro de preparar-se para as eleições. É bastante comum, as pessoas se preocuparem apenas em definir o nome daquele em quem votar, descuidando-se de analisar, primeiro, as necessidades da população que urge serem atendidas pelos que forem eleitos”, disse Pe. Klein. O objetivo principal da Tarde de Aprofundamento foi fazer com que as pessoas se preparem de maneira conscienciosa para as eleições e que percebam isso como um compromisso cristão. “Oferecemos aos participantes, elementos do discernimento, segundo Santo Inácio de

Para iniciar o mês com o coração cheio de alegria, o Anchietanum, localizado em São Paulo (SP), realiza a Tarde de Espiritualidade, no dia 1º de setembro. Como já é de costume, o Centro de Juventude convoca os jovens para um período de oração e reflexão, no primeiro sábado de setembro, das 14h30 às 19h.


11

Livros e sustentabilidade em comunidades

Para levar informação e estimular a criatividade de crianças moradoras de favelas pacificadas, alunos da PUC-Rio idealizaram o projeto Jardim de Ideias. O intuito é construir bibliotecas susten-

táveis nas comunidades já ocupadas, para permitir que as crianças tenham acesso a livros com facilidade. Kika Hamaoui, aluna do 4º período de Filosofia e uma das idealizadoras do projeto, percebeu a necessidade das bibliotecas quando visitou uma ocupação na Glória. Segundo ela, as crianças precisavam ter acesso a livros e oportunidades para criar. “Fui ler uma historinha e as crianças só tinham dois livros”, diz. A primeira biblioteca, que atenderá até 50 crianças, será na Glória e se chamará Luiza Mahil. Segundo Kika, a intenção é que o projeto se expanda. “Depois dessa, partiremos para uma em Campo Grande e outra em Niterói”, conta. Para a estudante, o Jardim de Ideias se destaca não só pela parte social, mas também pelo lado sustentável. “Como as estruturas serão de bambu, as crianças estão felizes e na expectativa”, diz. O Jardim de Ideias tem uma página no Facebook (www.facebook.com/jardimdeideiaslivros) e recebe doações de livros infantis nos Centros Acadêmicos de Filosofia (CAFIL), de Relações Internacionais (CARI) e no DCE.

“Curar um mundo ferido” Com o objetivo de oferecer atividades que estimulem crianças e adolescentes a desenvolver o cuidado com o meio ambiente e com todos os seres que vivem nele, o Fé e Alegria de Montes Claros (MG) realizou, entre os dias 16 e 20 de julho, o acampamento “Curar um mundo ferido”, no Sítio Ninho da Coruja. A atividade contou com a participação de 80 crianças e adolescentes que frequentam o projeto. Entre as atividades realizadas, destacaram-se as visitas ao Parque do Sapucaia, a disputa de jogos e torneios, o contato com a natureza e os exercícios de autocompreensão, o que acrescentou à vida dos participantes a importância e a responsabilidade com o cuidado ambiental, a importância do trabalho em equipe e do respeito ao próximo.


12

Fé e Alegria na Cúpula dos Povos da Rio+20

O projeto Fé e Alegria marcou importante presença na Cúpula dos Povos, evento da Rio+20, que aconteceu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em junho. A participação de mais de 150 pessoas, entre colaboradores e educandos de diferentes centros educativos, foi marcante no evento organizado pela sociedade civil, em contraposição ao evento oficial da ONU sobre Sustentabilidade. A presença de Fé e Alegria foi constante nos principais momentos do evento, com destaque para atividades culturais (organizadas pela própria Fundação), além da Marcha Mundial dos Povos. O Fé e Alegria também participou da celebração “Curar um Mundo Ferido” e da “Jornada Ecológica da Companhia”, organizadas em conjunto com outras obras. Em todos esses eventos, o Fé e Alegria pôde partilhar com outras pessoas e organizações, aprendendo assim sobre as práticas da sustentabilidade, agricultura orgânica e economia solidária, entre outras, realizadas por diferentes organizações e distintas regiões do mundo, além de levar o seu exemplo de atividades e discussões sobre as temáticas desenvolvidas em seus Centros Educativos. Todos os participantes da Fundação, além de alguns colaboradores de outras obras, ficaram hospedados em uma casa de retiros da Companhia de Jesus, localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, zona sul do Rio.

Fé e Alegria tem novo diretor nacional No dia 13 de agosto a Fundação Fé e Alegria Brasil teve uma mudança importante em sua diretoria. A presidência nacional foi assumida pelo padre Álvaro Negromonte, sj, antigo diretor-geral da Escola Santo Afonso Rodriguez, em Teresina (PI). Padre Carlos Fritzen, sj, assumiu a função de administrator provincial, continua na fundação, como diretor de Educação e Ação Pública.


13

Colégio Loyola promove Estágios Sociais

Os Estágios Sociais do Colégio Loyola já começaram, dia 1º de setembro está previsto um Encontro de Formação para os interessados em participar dos Estágios Sociais neste semestre. Na ocasião, os alunos receberão uma circular que deverá ser assinada pelos pais e/ ou responsáveis, autorizando a participação. O Programa de Estágio Social Voluntário visa contextualizar a vivência e a reflexão das relações sociais no mundo contemporâneo, possibilitando, dessa forma, a construção e a significação de um projeto de vida, embasado na ética, na cidadania e na espiritualidade. Espera-se que o aluno participante dessa atividade possa atuar nas inter-relações de seu cotidiano de forma mais crítica, consciente e solidária, tendo como princípio norteador a diversidade, o respeito e o cuidado, tornando-se cada vez mais um ator social comprometido com valores humanísticos. Os alunos do Colégio têm a possibilidade de participar do Programa de Estágio Social a partir do 7º Ano do Ensino Fundamental. A partir daí, a experiência está estruturada na re-

lação entre a série frequentada e o local a ser visitado, respeitando, desse modo, a etapa de desenvolvimento biopsíquico da criança e adolescente. As visitas são realizadas semanalmente nas instituições parceiras do Colégio Loyola (Creche Nossa Senhora da Paz; Fundação Fé e Alegria – Bairro Palmital em Santa Luzia; Hospital Mário Pena; APAE; Hospital da Baleia), que atuam em Belo Horizonte por meio de projetos de inclusão e de garantia de direitos.


14

Preparação do MAGIS Brasil a todo vapor

Em julho de 2013, a província do Brasil irá sediar o maior encontro de jovens inacianos do mundo, o MAGIS que é realizado nos dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para preparar nossos jovens ao encontro com o Papa. Será o sétimo ano que os jesuítas apresentam uma iniciativa junto a Jornada, nem sempre sob o nome MAGIS e já tendo diferentes formatos. “Estamos seguindo o formato consolidado em Madri 2011, quando o encontro teve a participação de três mil jovens e pela primeira vez de uma delegação brasileira”, afirma Pe. Adilson Silva, Coordenador Geral do MAGIS Brasil, que também participou da experiência em Madri no ano passado. “Desde novembro de 2011, alguns dos jesuítas que estiveram em Madri começaram a sonhar o projeto do MAGIS no Brasil junto ao provincial, hoje já temos um escritório sede com três funcionários que trabalham em tempo integral, 12 jesuítas na equipe central e mais de 40 voluntários divididos pelas equipes”, completa Adilson. O MAGIS começa no Colégio António Vieira, na cidade de Salvador (BA), no dia 12 de julho de 2013, com o encontro de cerca de dois mil jovens vindos de várias províncias de todo o mundo. “Até agora, 42 províncias já entraram em contato conosco demonstrando interesse em trazer uma delegação de jovens

ao Brasil”, informou o Pe. Armando Raffo, coordenador da equipe de relações internacionais. Um dos principais momentos em Salvador será a chance dos jovens se reunirem com o Pe. Geral Adolfo Nicolás e participarem da missa que celebrará, enviando-os às experiências missionárias, ponto alto do programa do encontro. No segundo momento do MAGIS, que acontece de 15 a 21 de julho, os peregrinos serão divididos em grupos menores de até 30 pessoas, para vivenciarem experiências de espiritualidade, ação social, inserção sociocultural, peregrinação, arte ou ecologia, espalhadas por quase todo o país. Segundo o Ir. Davidson Braga, coordenador da equipe de experiências, este está sendo um dos maiores desafios da organização do MAGIS, pois serão necessárias oitenta experiências diferentes. “Qualquer pessoa que tenha alguma ligação com a espiritualidade inaciana pode propor uma experiência. Muitos já trouxeram ideias maravilhosas, mas o desafio é transformar a ideia em projeto e de projeto se tornar uma experiência”, afirmou Davidson. “Temos nove assessores regionais que estão trabalhando voluntariamente para ajudar as pessoas a transformar as ideias em projetos, mas o outro grande desafio que tem surgido é levantar recursos para financiar essas experi-


15

ências”, completou. Davidson ressalta que ainda são necessárias muitas experiências para completar as oitenta e que toda ajuda, ideia ou sugestão será bem vinda. Terminado o período das experiências, todos os jovens vão se dirigir ao Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, onde ficarão hospedados durante os dias da JMJ. A respeito de todo esse processo de preparação do encontro, o Pe. Adilson comenta: “Organizar essa logística de transportes e infraestrutura, a comunicação, o contato com as províncias do mundo todo, as experiências, não está sendo tarefa fácil. O magis, como descrito pelo peregrino Inácio de Loyola, começa a ser vivido em cada passo dessa organização. O que me gratifica é perceber como jesuítas e leigos vão se mobilizando em prol desse grandioso projeto.” A participação da Companhia de Jesus na Jornada não se encerra no MAGIS. O Comitê Organizador Local da JMJ disponibiliza espa-

ços para apresentações culturais e atividades pastorais, a serem inseridas na programação oficial da Jornada. Os atos culturais podem ser apresentações musicais, danças, encenações, exposições, entre outras manifestações artísticas e serão apresentadas em palcos espalhados pela cidade. Os atos pastorais são atividades como palestras, momentos de oração ou celebrações que podem ser conduzidas por jesuítas e que também serão incluídas na programação da JMJ. Essas atividades são uma boa oportunidade para divulgar o carisma da Companhia de Jesus entre os jovens. Todos os jesuítas que tiverem interesse em apresentar um ato cultural ou atividade pastoral, em especial os que puderem fazê-la em diferentes idiomas, devem entrar em contato com o escritório do MAGIS pelo e-mail info@magis2013.com ou pelo telefone (21) 2539-1856. O escritório fica na Rua Vicente de Souza, 31 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.


16

Peregrinação Inaciana

CAJU é parceira em projeto de Pósgraduação em Educação Popular

O Centro Cultural de Brasília e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades) desenvolvem um projeto para realização de um curso de pós-graduação em Educação Popular e Cidadania. A proposta tem sido pensada há dois anos e tem diversas parcerias, entre elas, a Caju (Casa da Juventude Pe. Burnier), que foi representada em reunião preparatória, nesta semana, por Pe. Nilson Marostica, Carmem Lúcia e

Durante os dias 4 e 5 de agosto, aconteceu a Peregrinação Inaciana, que reuniu cerca de 300 pessoas. A oitava edição da peregrinação teve como ponto de partida o Centro Inaciano de Juventude, em Campinas. Foram percorridos cerca de 36 Km pela Rodovia Lix da Cunha, até chegar à Vila Kostka, em Itaici (Indaiatuba-SP). A peregrinação é resultado de uma parceria do Anchietanum e do Centro Inaciano de Juventude. A ação é uma experiência à luz da tradição cristã com elementos da espiritualidade inaciana. Durante o percurso aconteceram paradas para reflexão e descanso nas comunidades locais. O acolhimento dos peregrinos aconteceu no final da tarde do dia 5, na Vila Kostka, com jantar lucernário, momento de partilhas e convivência.

Vanildes Santos. O curso tem 35 vagas e será realizado, em Brasília, em módulos nos meses de janeiro e julho de 2013 e janeiro de 2014. Na reunião, no dia 15 de agosto, foi apresentada uma reformulação do projeto inicial, a partir das colaborações dos parceiros: Universidade Católica de Brasília, que chancela o curso; Comissão da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB; Movimento de Educação de Base (MEB); Instituto Agostin Castejon; Caritas Brasileira; Conselho Indigenista Missionário (CIMI); além da Casa da Juventude. E ainda foram apresentadas as propostas para divulgação e comunicação. Fortalecimento das redes A proposta de realização do curso é para o modo de formação de lideranças, a partir da educação popular e das ciências sociais. Também são objetivos, o fortalecimento das redes, a promoção da justiça e a pesquisa da realidade socioambiental. A metodologia do curso parte das práticas dos/as participantes e tem 20% do total de sua carga horária em modalidade de ensino a distância. Segundo Carmem Lúcia Teixeira, o curso é um reflexo de como o Plano Apostólico dos Jesuítas do Brasil Centro-Leste tem se concretizado na Região Centro-Oeste. “São exemplos: a formação de lideranças, o tema da educação popular, a formação de redes entre as obras e com outros grupos, a qualificação da ação para formar pessoas autônomas e capazes de intervir no mundo, enfim, a implementação da justiça do Reino”, descreve.


17

ETE FMC e Ericsson assinam nova parceria

Mais uma vez, a ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa), de Santa Rita do Sapucaí (MG), destaca-se pelo pioneirismo. A escola inaugurou, em 17 de agosto, em parceria com a multinacional Ericsson, o Núcleo de Desenvolvimento de Competência, com a utilização de dois sites de telefonia celular completos e laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia. Os alunos terão laboratórios integrados ao Núcleo de Desenvolvimento de Competência Ericsson, que serão utilizados para aulas práticas do curso Técnico em Telecomunicações, como também para o recém-criado curso de Instalador de Estações Rádio Base e de Transmissão. A escola investiu cerca de R$ 200 mil nesse projeto. A partir de agora, os alunos terão novas possibilidades de experimentação prática no curso de Telecomunicações. A novidade é que, ao final do curso, o aluno poderá receber um certificado de habilitação para trabalhos em altura, necessário para manusear estruturas acima de dois metros. O aluno poderá usufruir todos os equipamentos dos laboratórios e utilizar os materiais didáticos cedidos pela Ericsson. O aluno irá se preparar ainda com disciplinas da grade curricular e treinamentos extracurriculares, de forma única e exclusiva. A Ericsson manterá os laboratórios sempre atualizados com o que existir de mais moderno no setor.

ETE FMC realiza I Workshop de Cidadania

Na noite de 13 de agosto, a ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa), localizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), realizou o I Workshop de Cidadania. O evento aconteceu no auditório da instituição, que recebeu aproximadamente 700 pessoas entre estudantes dos cursos diurnos e noturno. Além disso, participaram também alunos das redes municipal e estadual de Ensino. O Workshop de Cidadania foi promovido pelo Professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, Jeferson Tadeu Martins. O evento teve como convidado o padre jesuíta Geraldo Lacerdine, atual coordenador de comunicação da BRC (Brasil Centro-Leste), que abordou o tema “O papel da juventude na construção da cidadania”. Além de interagir com a plateia, Pe. Geraldo ainda cantou com o grupo de alunos da ETE FMC que compõem a banda que se apresentou durante o evento, eles interpretaram músicas brasileiras que refletiam sobre o assunto.


18

Matemática da PUC-Rio conquista primeiros lugares em competição

O Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) conquistou o primeiro lugar entre as universidades do país participantes da International Mathematics Competition for University Students (IMC): foram quatro medalhas de ouro na competição que acontece anualmente na Europa, sendo três para alunos da PUC-Rio, além de uma de bronze. Renan Henrique Finder, Matheus Secco e Hugo Fonseca foram ouro e Ricardo Turolla ficou com a medalha de bronze. Assim, a PUC-Rio alçou o oitavo lugar entre as cerca de 70 universidades participantes da competição. Com idades entre 19 e 22 anos, os quatro alunos da PUC-Rio atenderam às expectativas do Departamento de Matemática. A IMC recebe cerca de 300 estudantes universitários de Matemática e divide os destaques entre as categorias Grand First Prize, First Prize/Medalha de Ouro, Second Prize/Medalha de Prata, Third Prize/Medalha de Bronze e Honorable Mention/Menção Honrosa. Os participantes devem resolver duas provas com questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

Sistema Pergamum para bibliotecas O Sistema Pergamum começou a ser implantado nas bibliotecas dos colégios e universidades da BRC. Em breve, se estenderá a todas as obras, colégios e universidades das Províncias do Brasil que desejarem fazer parte do sistema e que tenham biblioteca. Hoje, na BRC, os colégios São Luís (SP) e Santo

Inácio (RJ) implantaram o programa. O Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas – é um programa de gerenciamento de dados, cuja desenvolvedora é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. A Rede Pergamum possui um mecanismo de busca ao catálogo das várias instituições que já adquiriram o programa, para formar a maior rede de bibliotecas do Brasil. Nesse catálogo o usuário pode pesquisar e recuperar registros on-line de forma rápida e eficiente.


19

FEI realiza 2ª edição de festival de música para alunos O Centro Universitário da FEI está com inscrições abertas para a segunda edição do “FEIstival de Música”, que tem a finalidade de incentivar a cultura musical dos alunos da universidade. As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro aos alunos de todos os cursos do Centro Universitário da FEI. Os vencedores do concurso ganham 40 horas de gravação em um estúdio profissional, troféu e a divulgação de uma matéria na Revista Circuito, da FEI, em outros meios de comunicação do Centro Universitário e em cartazes pelos campi. Mais informações sobre o concurso, inscrições e o regulamento estão disponíveis no site do evento (www.fei.edu.br/feistivalde musica).

PROJIS - Fórum Meio Ambiente e Sustentabilidade no Colégio São Francisco Xavier

Alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier e fazem parte do PROJIS (projeto de ações ambientais) participaram, no dia 9 de agosto, no Teatro José Anchieta, do Fórum Meio Ambiente e Sustentabilidade, que contou com a presença do Profº Maurício Lamano (antigo aluno), biólogo e pesquisador; Sérgio Bispo, presidente da Cooper Glicério e da Sr.ª Denise Valença, gestora ambiental da ONG Caminho Suave. A abordagem diversificada sobre o tema em questão garantiu um espaço privilegiado para a compreensão e promoção de um diálogo, que nos ajuda a pensar novas formas de interagir com o mundo, construindo laços de coexistência pacífica e respeitosa entre os seres humanos e tudo mais que chamamos de Terra. “Em tudo amar e servir” essa frase inaciana nos ajuda a perceber a real dimensão desse desafio que nos é imposto. Somos chamados ao discernimento para melhor agir, repensando e agindo com o que temos de melhor a oferecer, adoção de novas atitudes, novos hábitos, que promovam a vida com amor.


20

Colégio dos Jesuítas recebe sobrevivente do Holocausto

Em seu testemunho, Aleksander contou aos estudantes detalhes de seu cotidiano, desde que a cidade em que vivia - Lodz - foi invadida pelo exército da Alemanha Nazista, em setembro de 1939, até o momento de sua libertação pelas tropas aliadas, em janeiro de 1945. Em sua luta diária por sobrevivência, Aleksander viveu quatro anos com sua família no “Gueto de Lodz” (o segundo maior gueto estabelecido para judeus e romenos na Polônia sob ocupação nazista). “Nazistas trouxeram a Idade Média ao século XX, ao construírem guetos: 165 mil pessoas, sem condições, sem alimento, colocadas onde cabiam apenas 25 mil. No primeiro mês no Gueto, havia 5 mil mortos, postos numa vala comum e cobertos com cal virgem”, afirma o sobrevivente, explicando que “no Gueto, era sempre a mesma coisa: se morria de fome, de frio, de inanição”. Obrigado a conviver, dos doze aos dezessete anos, com a morte de amigos (da escola em que estudava, apenas ele sobreviveu) e familiares (incluindo seu pai e sua mãe, que viu pela última vez ao chegar aos campos de Auschwitz), Aleksander descreveu os horrores da “máquina de morte em massa”, discorrendo

sobre as várias formas de extermínio utilizadas pelos nazistas, como a morte por asfixia em caminhões hermeticamente fechados, nas câmaras incineradoras, por fuzilamento ou durante a chamada “Marcha da Morte”, na qual judeus foram obrigados a caminhar por mais de quinhentos quilômetros, entre vários campos de concentração. Do período sob o jugo nazista, Aleksander carrega muitas sequelas. “Não é só a alma que é machucada, o corpo também”, destaca, ao revelar como alguns de seus dentes foram extraídos e o modo como seu nariz foi quebrado, o que lhe impede de respirar normalmente. Cidadão brasileiro, Aleksander dedica sua vida a contar a sua história e a barbárie que testemunhou durante a Segunda Guerra Mundial. “Quando vemos algo errado, não podemos deixar acontecer. Isso nunca mais pode acontecer com ninguém!”, ressalta. Todo o calvário de Aleksander Laks está no livro “O Sobrevivente - Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz”, escrito com a colaboração de Tova Sender e editado pela Record.


21

Pe. César Andrade lança livro O padre jesuíta César Andrade Alves lançou, no mês de julho, em Roma, o livro Ispirazione e Verità – Genesi, sintesi e prospettive della dotrina sull’ispirazione biblica del Concilio Vaticano II (Inspiração e Verdade – Gênese, síntese e perspectivas da doutrina da inspiração bíblica do Concílio Vaticano II). O livro, resultado da tese de doutorado do jesuíta, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, é um estudo que mostra como a Igreja Católica foi elaborando, durante o Concílio Vaticano II (que completa 50 anos, de seu início, em outubro), os ensinamentos sobre a Sagrada Escritura. Padre César Andrade escreveu o livro em três anos e meio. Ele contou que, por enquanto, não há planos para ser lançado no Brasil. O jesuíta é professor e formador do Seminário Arquidiocesano e vigário em Montes Claros (MG), além de colaborador na Formação de leigos e orientador de Exercícios Espirituais.

Pe. Eduardo Henriques visita Portugal O padre Eduardo Henriques esteve em Funchal, capital da ilha da Madeira (Portugal), em junho, para celebrar o casamento de sua irmã, Maria Teresa. Na ocasião, ele aproveitou para visitar a Igreja do Colégio dos Jesuítas, que pertenceu à Companhia de 1566 até a supressão. A Diocese de Funchal prepara-se para comemorar 500 anos em 2014. Ele aproveitou a viagem e foi até Lisboa e Fátima. Em Lisboa, conheceu o Colégio São João de Brito e visitou o túmulo de Simão Rodrigues, único português integrante do grupo inicial da Companhia de Jesus, e que entrou para a história como o primeiro provincial de Portugal. Em Fátima, observou a beleza local e a mística que envolve a cidade.


22

Fanfarra do Colégio Anchieta pode voltar

No dia de sua posse na reitoria do Colégio Anchieta, o padre jesuíta Guy Ruffier anunciou o retorno das atividades da Fanfarra do Colégio Anchieta, sonho antigo de inúmeros alunos e ex-alunos do maior colégio católico da região serrana de Nova Friburgo-RJ. Este projeto está perto de ser concretizado, pois o professor Jorge Siqueira, o Jorginho, elaborou um plano de trabalho que já foi entregue ao reitor e agora aguarda aprovação. Os objetivos específicos do projeto são: cultivar de forma harmônica, gradual e adaptada à idade,

Cine Fórum exibe longa “O Pagador de Promessas”

todas as dimensões da personalidade humana (transcendente, intelectual, volitiva, afetiva, estética e física); propiciar a formação musical favorecendo a criação de ambientes de interiorização, onde seja possível o encontro consigo mesmo e com o mundo; facilitar o acesso ao saber para que cada aluno desenvolva ao máximo suas capacidades, não somente no âmbito cognitivo, mas também nos procedimentos, no conhecimento e utilização de novas tecnologias e habilidades. Mas ainda existem outros objetivos como: educar os alunos para o lazer e o tempo livre para a prática do esporte, do exercício físico, da música, da expressão cultural, das atividades lúdicas e culturais, sempre redimensionando os seus valores, apreciando a natureza como obra de Deus; identificar a música como uma das linguagens no universo cultural da humanidade como meio de comunicar sentimentos, valores, preferências, afeto, metas e a paz tão necessária no mundo de hoje. Os ensaios serão duas vezes por semana em período de duas horas por encontro/aulas de música e ensaios gerais. A formação da banda terá: músicos, instrumentos de percussão e melódicos. As atividades serão direcionadas à execução de músicas diversas, aprendizagem de instrumentos, evoluções e coreografias. O corpo coreográfico terá execução de evoluções, dança, encenações em conjunto com a execução das músicas interpretadas em coreografias.

O CBB (Centro Cultural de Brasília) exibiu, no dia 28 de agosto, no Cine-Fórum, o filme brasileiro “O Pagador de Promessas”, dirigido por Anselmo Duarte. O longa é o sexto filme do percurso pela história do cinema. O drama foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1963, além de ter vencido o Festival de Cannes, na França, em 1962, o Festival de Cartagena, na Colômbia no mesmo ano, além do Prêmio Especial do Júri, no San Francisco International Film Festival e dois prêmios (melhor filme e trilha sonora) no Prêmio Golden Gate, também nos Estados Unidos.


23

Jesuíta Cristóvão Clavius é tema de exposição no São Luís

O Colégio São Luís abrigou a exposição sobre o jesuíta, matemático e astrônomo Cristóvão Clavius. Este ano é o 4.º centenário da morte do cientista, um dos grandes responsáveis pela excelência jesuítica nas ciências. O conteúdo exibido foi elaborado pelo professor C. Sigismondi, da Universidade de Roma, em conjunto com o Pe. Paul Schweitzer, sj, da PUC-RJ.

FAJE inaugura galeria com obras de Pe. José Maria Fernandes

História Clavius estudou no colégio dos jesuítas em Coimbra, entre 1556 e 1560, atraído certamente pela fama do filósofo Pedro da Fonseca. Pode admitir-se que nesses anos tenha conhecido Pedro Nunes, mas é seguro afirmar-se que nunca foi seu discípulo. Foi um dos maiores responsáveis pela difusão da obra de Pedro Nunes na Europa. Como admirador incondicional do matemático português, Clavius cita-o em várias das suas obras, sempre em termos elogiosos. Enquanto chefe de fila dos matemáticos jesuítas, a admiração de Clávio por Pedro Nunes transmitiu-se também aos discípulos do jesuíta, entrando assim nos colégios e na abundante produção científica da Companhia de Jesus. Clavius deixou uma abundante produção matemática. Escreveu sobre um leque de temas muito amplo, em obras que foram editadas várias vezes. Enquanto matemático, redigiu, em 1574, uma versão latina dos Elementos de Euclides, que incluiu muitos elementos resultantes das suas pesquisas. Esta versão ficou a ser uma versão de base para todos os matemáticos do Renascimento, como Descartes e Leibniz. Clavius foi o autor de um livro de Álgebra (Roma, 1608), onde foram introduzidos pela primeira vez em Itália os símbolos « + » e « - ». Foi igualmente o primeiro a utilizar o ponto decimal. Clavius foi chamado o Euclides do século XVI. O seu nome foi dado à cratera Clavius, a segunda maior da face visível da Lua.

A FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) inaugurou a galeria “A imagem de Deus – do Caos à Revelação”, com obras do padre jesuíta José Maria Fernandes, dia 28 de agosto. No mesmo dia, a instituição concedeu o título Doutor Honoris Causa ao arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e ao arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires. A sessão solene de concessão das honrarias acadêmicas e a inauguração da galeria marcam as celebrações dos 30 anos da FAJE.


24

Pe. Baquero descreve rotina em Fortaleza

Padre Victoriano Miguel Baquero, sj, escreveu, recentemente, ao padre Provincial Smyda e contou sua rotina em uma residência em Fortaleza (CE), onde está cuidado da saúde. Ele disse que mora com mais 13 jesuítas, sendo um canadense, um maltês, dois italianos e os outros, brasileiros, que o clima da cidade é adequado para ele, que tem tendência a sentir frio, e que tem se alimentado muito bem (recuperou três dos 11 quilos perdidos nos últimos meses que ficou em Brasília). Contou ainda que, todas as tardes, ele costuma ir até a Paróquia de Cristo Rei para atender confissões. “Geralmente são jovens do movimento Shalom”, explicou. Uma reclamação de Pe. Baquero é a falha da memória. “Uma das goteiras de velhice é a memória, que esquece coisas, de repente. Estou diferenciando memória visual e memória auditiva, e cada sentido tem sua forma de recordar. Às vezes, tenho a imagem visual de uma fruta e não consigo lembrar o som do nome e assim de lembranças táteis, de sabor e de cheiro. Talvez, descubra algo novo neste assunto”, finalizou.

Jesuítas celebram Santo Inácio em Goiânia A Casa de Juventude Padre Burnier (CAJU) festejou o Dia de Santo Inácio com um tríduo na paróquia, entre os dias 28 e 30 de julho, e a missa no dia 31. Segundo padre Nilson Maróstica, sj, diretor da CAJU, o tríduo foi composto por missas e instruções sobre Santo Inácio, Exercícios Espirituais e a Companhia de Jesus. Após a missa de Santo Inácio, no dia 31, a Casa também apresentou a nova logomarca e o Portal da Companhia no Brasil. Mais de 140 pessoas participaram dos eventos. “Para a Paróquia foi uma novidade, primeiro a organização, a cerimônia e a seriedade, depois as informações sobre a Companhia e a espiritualidade Inaciana. Foi uma festa e tanto”, disse Pe. Nilson.


25

Atividades da Residência Ir. Luciano Brandão

No mês de agosto, a Residência Ir. Luciano Brandão realizou diversos encontros e destacou alguns. No dia 3, a residência recebeu o Provincial do Brasil, Pe. Carlos Palácio, que falou sobre o processo de criação da Província do Brasil. Pe. Palácio, por mais de 90 minutos, fez sua exposição, tirou dúvidas e concluiu muito animado com a receptividade dos moradores da casa. Um grupo de estudantes de teologia visitou a Residência, no dia 18. Eram sete teólogos, de diversos países da América Latina. Após o encontro, todos participaram de um saboroso aperitivo seguido do almoço. No dia 29, o grupo de senhoras, conhecido como Xicatanga, apresentou-se para jesuítas. Trata-se de um grupo de voluntárias que percorrem instituições, apresentando músicas, danças e muita alegria. Os padres Quevedo, Pedro Luiz e Abreu, recém-chegados, estão se adaptando à rotina da Residência. Pe. Mac Dowell, ficou, por uma semana, com os companheiros da casa, se recuperando de uma cirurgia.

João Ademar, administrador da AJEAS, e a sra. Juliana, também da Associação, visitaram a Residência para uma reunião de trabalho. Também visitaram a Residência, entre eles, as irmãs do Pe. Antônio José Maria de Abreu, os familiares do Ir. Pedro Sotoriva, os familiares do Ir. Manoel Menezes e muitos outros amigos e colaboradores da Residência. Dessa forma, a Residência Ir. Luciano Brandão encerra o mês de agosto, ouvindo o convite de Jesus – “avancem para águas mais profundas”.“É o que desejamos fazer, nos preparando para vivenciar o mês dedicado à Bíblia”, disse Pe. Donizetti Venâncio, responsável pela casa.


26

Centro Loyola de Fé e Cultura/PUC-Rio CCB

24 a 26/08

Centro Cultural de Brasília (CCB) sediou os Exercícios Espirituais para Leigos, com a orientação do padre jesuíta Ranieri Araújo. O tema foi Retiro Espiritual com Jesus e as Parábolas do Reino.

Centro Loyola Belo Horizonte

14/08

O primeiro encontro Rodas de Conversa: Cristianismo e Cultura, abordou o tema Cristianismo e Sociedade. O palestrante foi o Pe. João Batista Libânio, sj. Os outros dois encontros acontecem em 13 de setembro e 25 de outubro, com os assuntos O cristianismo sem Deus e O cenário religioso no Senso 2010, respectivamente.

Centro Loyola PUC-Rio

14/08

Curso “A Mística Inaciana”: Padre Alfredo Sampaio, sj, iniciou a série de encontros quinzenais no Colégio Santo Inácio onde vai apresentar aspectos únicos da Mística da Espiritualidade Inaciana.


27

RETIROS E CURSOS EM ITAICI Diversos retiros, de modalidades diferentes dos Exercícios Espirituais, e cursos serão realizados na Vila Kostka, que fica em Itaici (bairro de Indaiatuba-SP). As inscrições devem ser feitas no site www.itaici.org.br. Informações através do telefone (19) 2107-8500. Confira a relação dos cursos de setembro.

Curso: MOSTRAATEU SERVO O TEU ROSTO RADIANTE (SALMO 31, 17) Orientador: Pe. Carlos Contieri, sj Data: 7 a 9/9

Curso: ANTROPOLOGIA DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS Orientador: Pe. Geraldo Luiz de Mori, sj Data: 7/9 a 9/9

EE PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOS EE MINISTROS DA PALAVRA E DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Orientador: Equipe Anchietanum Idade: 17 a 32 anos Data: 21 a 23/9

EE PARA ANIMADORESVOCACIONAIS Orientador: Pe. Luís Antônio do Canto Netto, sj Público: Exercícios Espirituais para agentes de diversas pastorais Data: 21 a 23/9

EESC Orientador: Teresa Andrade Público: EE sem Colocações (EESC) de oito dias, indicados para quem já participou de alguns EECC. Data: 25/9 a 3/10

EECC Orientador: Pe. Luís Gonzalez Quevedo, sj Público: Exercícios Espirituais com Colocações (EECC) de oito dias, indicados para leigos, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Data: 25/9 a 3/10

Orientador: Pe. Carlos Giovanni Salomão, sj Público: Exercícios Espirituais para agentes de diversas pastorais Data: 21 a 23/9

EECC Orientador: Pe. José Marcos de Faria, sj Público: EE com Colocações (EECC) de oito dias, indicados para leigos, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Data: 25/9 a 3/10

EE COM ARTE Orientador: Pe. José Paulino Martins, sj Público: Exercícios Espirituais para diversas profissões. Uma experiência dos exercícios expressa com a arte. Data: 21 a 23/9

EE PARA SUPERIORES, FORMADORES... Orientador: Pe. Manuel Eduardo Iglesias, sj Público: Exercícios Espirituais específicos. Data: 25/9 a 3/10


E se tudo

pudesse

ser mais?


Notícias da Província