Page 1

Maio / 2011

Ano II - n° 11

CL Ricardo Komatsu é eleito governador do Distrito LC 8 para o AL 2011 / 2012 Com muito carisma CL Messias como orador, agradou a todos

CL Ricardo Komatsu de Marília, assumirá a governadoria do distrito em julho

Na ação global clubes tiveram contatos com a natureza

Clubes da Região “E” promoveram nos dias 16 e 17 de abril, uma ação global em defsa do meio ambiente

Veja nesta edição: - Datas comemorativas, - Fora do sério, - Quadrinhas para reflexão....


02 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Você SABIA? Algumas coisas que devemos saber sobre LIONS... ( I )

Leão Não Sabido CL Paulo W. Guimarães Ex-Governador 89/90 L-5 (LC-3) 1. Bom noite, bom dia ou boa tarde. A impressão que se tem, quando o Dirigente encarregado da saudação usa indevidamente tais expressões ao assumir a Tribuna de um evento leonístico, é que o Leão Saudador está-se dirigindo a um auditório de radio ou aos telespectadores de uma emissora de televisão. A maneira correta, não só estatutária, como também ética, é a linguagem próprio do Leonismo: Companheiro Presidente; Companheiro Governador, ou ainda, Companheiro Diretor Internacional Leão Fulano de Tal. 2. Vossa Senhoria ou Senhor Presidente. Este tratamento não é correto em se tratando de evento leonístico. Todos nós sabemos que em nosso país – aos sócios novos, quando ingressam em nosso Movimento Leonístico, é ensinado – o tratamento é de Companheiro Leão. Aliás, apenas para conhecimento dos Companheiros Leões, no exterior o tratamento é simplesmente Leão. Contudo, alguns paises acolhem o tratamento de nível universitário, como Doutor, Professor ou Juiz. Ao Companheiro Leão João Fernando Sobral, por exemplo, O Lions Internacional outorgou a placa de Presidente Internacional com a denominação de Professor. Ao Presidente Internacional Howard L. Patterson Junior, com a denominação de Juiz e ao Presidente Internacional Dr Jean Behar.

dizer, por exemplo: “Acabamos de ver em nossa Jaula o Companheiro Fulano de Tal que, mesmo tendo chegado atrasado nos honra e dignifica com sua presença”. Ora, bom seria ao cumprimentá-lo fazer o elogio merecido, sem destacar seu atraso. O melhor, contudo, será deixar terminar a palavra quem está usando-a, e depois convidá-lo a compor a mesa, destacando apenas o titulo de dirigente – Presidente de Clube, Governador, Diretor Nacional – a ele tiver direito. 6. Antes da saudação ao clube. O Palestrante informou que não iria nomear as autoridades presentes, porque estas já foram anteriormente nomeadas. O Palestrante não pode fazer esse tipo de observação: deveria sim, ao iniciar sua palestra, nomear o Dirigente que está presidindo o evento e, na sua pessoa saudar as autoridades que emprestam o prestigio de suas presenças ao evento. leonístico.. 7. Domadora é a Leoa que caça para o seu Leão.

Ora, Palavra Aberta é uma aberração que jamais um Dirigente deverá dizer. Somente quem não recebeu instrução leonistica ou é jejuno em Lions é que comete este erro crasso. Correto e estatutário é Jaula Aberta, destinada aos Leões ou suas Domadoras. Entretanto, aos convidados não sócios de Lions Clube, a denominação correta é Palavra Livre.

A símile, imperfeita e abusiva, denota completo desconhecimento da historia de como surgiu no Brasil a denominação de Domadora, já inserida em alguns dicionários. A Domadora é a mulher do Leão, que o incentiva e o ajuda na sua destinação de sócio de Lions. alvez não saibam os Companheiros que já houve tempo em que os saudadores, preocupados com a presença da mulher no Lions,a designaram como Excelência, Senhoras, Professoras, etc. E em Salvador, Bahia,foi promulgado durante Convenção de Lions Clube a designação de Leoa, contra a qual as Senhoras dos Leões presentes protestaram veementemente até que fosse revogada. Posteriormente, foi criada a denominação de Domadora. Embora não tenha sido aceita por alguns Companheiros machistas que pediram demissão no ato por se julgarem inferiorizados e ofendidos porque a mulher iria domá-los, é essa forma que perdura até hoje. No Brasil, foi escolhido o mês de setembro, o mês da primavera, para que todos Lions prestem homenagens a suas Domadoras. A titulo de exemplo, o Presidente de Lions, ao abrir os trabalhos da Assembléia, passará a sua Domadora, para que seja cumprida, a programação aprovada pela Diretoria do Clube com a participação das Domadoras. E ao final, a Domadora do Presidente faz os agradecimentos estatuários e passa a palavra ao Presidente do Clube, que por sua vez encerrará a Assembléia.

5. Em uma Assembléia ou Evento Leonístico,destacar o Leão ou Domadora, que tenha chegado atrasado, seja Dirigente ou não.

8. Instrução Leonistica ou Cinco Minutos de Instrução Leonistica na visita do Governador do Distrito.

´ E de mau gosto e falta de educação chamar atenção do Companheiro pela razão de não estar presente na hora designada para inicio da Assembléia, e

Ora sendo o Leão Governador o mais alto Dirigente Distrital e representante da Associação Internacional de Lions Clube,não se concebe que clubes pre-

3. Nesta Casa. Há Companheiros Leões que se dirigem ao Presidente em Assembléias de Lions, e repetem varias vezes a expressão Nossa Casa, ou Esta Casa. O correto é Nosso Clube ou Lions Clube de .., ou ainda Nossa Jaula, o que se ajusta perfeitamente ao nosso Movimento Leonístico. 4. Palavra Livre ou Jaula Aberta ou ainda Palavra Aberta.

tendam ensinar o Governador. Além de tudo, é uma maneira de alongar a Assembléia. 9. Quebrar o Protocolo ou Fugir do Protocolo ou ainda Deixar de cumprir o Protocolo pelo adiantado da hora. Cumprir o Protocolo é saber recebem bem. É prova de educação leonistica. O protocolo é um instrumento de Lions ditado pela Matriz Internacional, justamente para diferenciar o nosso Movimento de clubes sociais não destinados ao serviço desinteressado. Há um Governador que, embora judeu, já doutrinou que o protocolo é tão importante, que até no céu Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, está sentado à direita de Deus Pai. Ele não disse mas é possível que á esquerda esteja sentado o Divino Espírito Santo. Depois, ninguém pode quebrar ou deixa de cumprir uma etiqueta leonistica apenas em razão do adiantado da hora, posto que, se houve algum atraso na programação, a culpa é exclusivamente do Dirigente, que bem poderia ter iniciado a Assembléia à hora determinada. 10. Bolacha Dourada. Este termo foi usado por um Dirigente de Clube, ao designar seu Mestre de Cerimônias, convidando-o a vir à Mesa Principal para receber o tosão indicativo de suas funções. Aliás, é termo técnico aprovado em Convenção Nacional realizada no Rio de Janeiro, RJ. Mas no Distrito LC-3, em face de troca de nomes por outro muito parecido, já está sedimentada a designação de Colar Indicativo do Mestre de Cerimônias, evitando-se assim a natural troca de letras. 11. Compadre de Melvin Jones – Amigo de Melvin Jones – Afilhado de Melvin Jones – Colega de Melvin Jones, ou ainda, Sócio de Melvin Jones. Esses termos já ouvi em varias reuniões de Lions, e até por alguns Dirigentes em nível Distrital e Nacional. O correto, é bom que relembremos, é a designação de Companheiro de Melvin Jones, pois não é possível que alguém tenha sido amigo de Melvin Jones e mesmos ainda seu afilhado. E quanto a compadre, colega ou sócio de Melvin Jones, é querer inovar o absurdo e s descumprir a resolução editada pela Diretoria e aprovada em Convenção Internacional. 12. Postos alcançados no Leonismo. Ouvi também de alguns Dirigentes esta designação militar, referindo-se aos cargos a que um Dirigente de Lions alcançara no Leonismo Nacional. O certo é usar-se em nível de clube, em nível de Distrito, em nível Nacional ou Internacional, o termo exerceu ou exerce as funções de ou ainda, foi eleito à Presidência do clube, ano (tal), etc. (Continua na próxima edição)


03 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Expediente

Informações básicas sobre Lions

Presidente Internacional PI Sid L. Scruggss III DM Judy 698 Azalea Drive Vass, North Caroline 38294 USA

O Lions Clubs International se encontra entre as maiores organizações de clubes de serviços do mundo. Temos 1,35 milhão de sócios espalhados por mais de 45.000 clubes em todo o mundo.

Ex Presidente Imediato PIP Eberhard J, Wirfs Am Nubsterer Wald 11 D-65779 Kelkheim (Taurus) Alemanha 1° Vice Presidente Internacional VPII Dr. Wing Kun Tam Far East Finance Center 16Harcourt Road, Hong Kong, China (852) 2627-7000 (852)2810-7722

O trabalho em grupo demonstra fortalecimento

Os Leões têm uma história dinâmica. O LCI foi fundado em 1917 e é reconhecido por sua luta contra a cegueira – isso faz parte da nossa história e também do nosso trabalho atual. Mas também trabalhamos como voluntários em vários tipos diferentes de projetos junto às comunidades, incluindo projetos de preservação do meio ambiente, entrega de alimentos a populações assoladas pela fome e ajuda a idosos e deficientes.

Diretor Internacional CL Edsson Karnopp CAL Rosemeire Rua São Jorge n° 52 - Universitário Santa Cruz do Sul - RS - CEP: 96815-610 Presidente do Conselho de Governadores PDG CL José Luiz Alves Vilela CaL Inajá Av. Rio Branco n° 156 - Centro Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-003 Governador do Distrito LC 8 DG CL Vladimir Coelho CaL Joana LC Bauru Bela Vista Rua Aviador Antonio Gomes Meireles 5-40 CEP: 17017-323 - Bauru -SP (14) 3313-9288 - (14) 9113-3306 Past Governador Imediato PDG CL Sergio Y, Chiyoda CaL Rosa Maria LC Dracena Cinquentário Rua Leordino Silva Costa, 1161 DRACENA, SP – CEP:17900-000 Telefones – (18) 3821-3360 Com: (18)3821-1794 Cel: (18)9614-1003 chiyoda@chiyoda.com.br 1º Vice Governador CL Ricardo Shoiti Komatsu CaL Glória LC de Marília Terceiro Milênio Av. Sampaio Vidal, 60 A apto 1102 Marília – SP – CEP:17501-441 Telefones: Res:(14)3422-3249, Cel: (14)9601-3797 komatsu@terra,com.br 2º Vice Governador CL Osvaldo Teixeira Mendes Filho CaL Carla LC de Mirandópolis Rua Idanir Antonio Momesso, nº 903, Jardim Sampaio Mirandópolis-SP – CEP: 16.800-000 Telefones: Res: (18) 3701-3186 , Com: (18) 37012133, Cel: (18)8135-0627 advmendesfilho@bol.com.br

NOTICIAS DO LC 8 É uma publicação do Distrito LC 8 Assessoria de Relações Públicas e Comunicações (Informações sobre Lions) Jornalista Responsável: CL José Costa/ Mtb- 279-2

 - (18)9726-5385 e-mail: josecosta@josecosta.jor.br

Os Leões estão por toda parte. Somos homens e mulheres em ação em mais de 206 países e áreas geográficas.

Vamos fazer um Brasil cada vez mais Lions

Os Leões dão a visão. Realizando testes de visão, equipando hospitais e clínicas, distribuindo medicamentos e promovendo a conscientização sobre doenças oftalmológicas, os Leões trabalham com a missão de proporcionar visão a todos. Ampliamos nosso compromisso com a conservação da visão por meio de incontáveis iniciativas locais, bem como por meio do Programa Internacional SightFirst, que tem por objetivo erradicar a cegueira.

Lions é serviço

Os Leões servem à juventude. Nossos projetos comunitários frequentemente apoiam crianças e escolas locais por meio de bolsas de estudos, recreação e orientação. Também promovemos muitos programas internacionais, como o Concurso de Cartaz sobre a Paz, os Acampamentos e Intercâmbios Juvenis e o Lions-Quest.

Quem apenas só pergunta Que adianta ser leão? Pode dizer que é útil, Mas sem Deus no coração.

Nosso Programa Leo oferece à juventude do mundo inteiro uma oportunidade para crescimento pessoal através do voluntariado. Existem aproximadamente 144.000 Leos e 5.700 Leo Clubes em mais de 140 países ao redor do mundo.

QUADRINHAS PARA REFLEXÃO! CL José Costa

Lions é serviço Ser prestativo no mundo Foi o que sempre sonhei. Mas isso eu conclui, Quando no Lions entrei.

Os Leões concedem subsídios. Desde 1968, a Lions Clubs International Foundation (LCIF) concedeu mais de US$ 700 milhões em subsídios para projetos humanitários em todo o mundo. A LCIF também foi a melhor colocada entre as organizações não governamentais em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Financial Times. Juntos, nossa Fundação e os Leões estão ajudando as comunidades após catástrofes naturais, suprindo necessidades imediatas com alimentos, água, roupas e medicamentos, bem como assistindo na reconstrução a longo prazo.

Os Leões estão prontos para agir.O nosso lema é “Nós Servimos.” Os Leões fazem parte de uma rede mundial de serviços e fazem o que for necessário para ajudar nossas comunidades locais.


04 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions sem as domadoras.... A Domadora no Universo Leonístico. Para saber-se o porquê das homenagens às Domadoras no mês de setembro, é necessário perquirir-se como teria surgido no Universo leonístico nacional esse nobilitante titulo.

Essa não é atitude de um Leão

Ocorre que, em sendo Lions Clube de formação americana, em que a mulher tem vida independente à do seu marido, ninguém se lembrava de estatutariamente dar condições à mulher do Leão. Permitam-me, pois, trazer a este encontro de Lideres, e recordar com vocês uma curiosidade leonistica que de certo todos conhecem; nada impede, contudo, trazer-lhes um novo conceito do que seja a Domadora no Universo Leonístico. Para inicio, devo afirmar-lhes que não se trata de Instrução Leonisticas, não, absolutamente não. Apenas, uma saudação em homenagem as Domadoras no mês de setembro. O termo Domadora é genuinamente nacional. É a mulher do Leão, e como tal já inserido em alguns dicionários. Sua origem deveu-se ao fato de que, presente algumas senhoras nas Convenções e em outros eventos leonisticos, os oradores, por gentileza, deveriam saudá-las. Como seria o tratamento a lhes ser deferido? Em 1954, na Convenção de Salvador, Bahia, o tratamento cerimonioso adotado foi de Senhoras Leonisticas, para depois Damas Leoas. Esta ultima designação, por incrível que pareça, fora aprovada como tratamento oficial até a Convenção de 1956, na cidade de Recife. Pernambuco, onde surgiu o malsinado tratamento de Leoas.

se homenagear as mulheres no Lions, não Domadoras? Responde a essa indagação a Resolução de n° 87 do Conselho Nacional de Governadores, Ano Leonístico 97/98, com o fundamento de que a mulher sócia de um Lions Clube exerce funções executivas, como Governadora de Distrito. Membro Deliberativo, Consultiva, Assessora Nacional e Presidente de Clubes entendeu designar setembro como sendo o mês da Domadora e da Mulher no Leonismo. Tendo sido revogada pela resolução n° 107/98, do CNG, setembro tornou-se exclusivamente o Mês da Domadora. Recordese que a mulher do Leão ao ingressar no Lions Como Companheira, não perde o nibilitante titulo de Domadora.

Senhoras Leoas... Este termo, não foi bem aceito por alguns Convencionais, e as Senhoras pre- Domadora é, pois, a denominação oficial no Brasente também o repudiaram. Mesmo assim, foi sil. aprovado com a Resolução n°08 daquela Convenção, após vários debates, em que não esta- Há um Ex-Governador, que por um erro de provam presentes as esposas dos Convencionais, e, nuncia, dá-lhes o tratamento de Dominadoras... diga-se de passagem, eram as mais interessadas. os demais paises adotam tratamentos diferenciados às esposas dos sócios do Clubes. Nossa proFinalmente, dado o mal-estar das Senhoras Le- posta é informar-lhes o quer há no Universo oas e de alguns Companheiros Leões, foi apro- Leonístico em relação a este tratamento e como vada na Convenção de Porto Alegre, Rio Grande os Leões se comportam em relação às esposas. do Sul, em maio de 1961, a Moção do Lions Clube de São Paulo Indianópolis, com aditivo do Iniciemos pela Dinamarca. As senhoras dos LeLions Clube de Campos, estabelecendo que o ões freqüentam as Assembléias festivas, mas não mês de setembro seria o Mês da Domadora, de- participam da Solenidade de Posse dos Leões. vendo os Clubes homenagear nessa época essas grandes colaboradoras do Leonismo Nacional. Na Finlândia as senhoras são convidadas para Alguns Convencionais se manifestaram no sen- participar de algumas poucas Reuniões Especitido de que jamais seriam “domados” por suas ais. mulheres, chegando a pedir demissão de seus Clubes. No entanto, o termo carinhoso perdura Na Austrália, as senhoras não são convidadas por seus Leões à Mesa Principal. até hoje. Mas não é só. Aproveito a oportunidade para lhes No Japão e na China, as mulheres se igualam perguntar se também no mês de setembro deve- aos Leões e são madrinhas das novas Domado-

ras. Agora, com o advento da Mulher Sócia de Lions Clube, esses dois paises congregam em seus quadros sociais um numero razoável de Companheiras em Lions. Na Suíça, as senhoras vão às reuniões, mas não tomam parte em quaisquer atividades do Clube e nem fazem uso da palavra. No Egito, elas não usam distintivo de Lions. Na Grécia, as mulheres são proibidas de fazer campanhas. Na Índia, não participam da parte social dos clubes. Quando o LC-5, Governadoria 89/90, teve a oportunidade de recepcionar o 2º Vice-Presidente Internacional Meth em visita oficial ocorrida em Campinas, todos perceberam o constrangimento da Sra Asha, com a presença das nossas Domadoras naquele Evento Leonístico. Nos Estados Unidos, as senhoras não tomam parte das atividades dos Leões. Só eles fazem campanhas e promoções no clube. Conta-se que na Finlândia os Leões estavam preparando a Arvore de Natal e cada um encarregado de uma atividade. Ocorreu que não havia ninguém capacitado para preparar os enfeites da arvore. Um Leão, então, sugeriu ao Presidente que sua mulher bem poderia fazer os enfeites, pois trabalhava numa loja de confecção. A resposta veio de imediato, do Presidente exasperado: “Se sua mulher fizer os enfeites, as demais senhoras vão tomar parte, durante, nas campanhas e promoções do nosso Clube, tomarão o nosso lugar, e nós ficaremos sem ter o que fazer...”


05 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube Dracena Cinquentenário

No dia 10/04/2011, os CCLL, DDMM e Léos da Lions Clube Dracena Cinquentenário, também estiveram ajudando na Festa da Costela promovida pelo Lions CLube Cidade Verde de Junqueirópolis.

QUADRINHAS PARA REFLEXÃO

Lions é serviço Quem não ouviu falar de Lions Nem Jesus ou filhos seus, Nunca ouviu falar do amor E muito menos de Deus

Lions é serviço Ser Leão é coisa boa Mas não é gente importante É pessoa humilde ao extremo Que esta de Deus adiante.

Lions é serviço Nunca soube que até hoje De um Leão opulento Que não tem ao irmão o amor E de Deus o seu alento.

- CL José Costa

Lions é serviço

Lions é serviço

Quem quiser ser bom Leão Deve uma coisa aprender Primeiro amar o irmão, E a Deus obedecer.

Quem diz batendo no peito Eu já fui um ex-leão Deve sempre entender Que só disse palavrão.

Lions é serviço

Lions é serviço

O homem pra ser Leão Fala daquilo ou disso, Tem que diante de Deus Ter o amor por compromisso.

Lions é serviço O serviço do Leão Ao irmão necessitado Deve ser de coração Com o amor compromissado;

Quando se entra no Lions Pelo amor e não razão Deve saber que o clube Move-se com o coração

Lions é serviço Para que entrar no Lions Para os irmãos ajudar? Todos os necessitados, Só o amor pode amparar.


06 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Adamantina O Lions Clube de Adamantina, com os esforços de todos seus dirigentes e as colaborações de seus associados também participou da campanha da Ação Global em favor do meio ambiente; Todos os ítens foram atingidos e o clube agradece a colaboração de todos os parceiros, bem como do CL Governador Vladimir Coelho e Cal Joana, pelas presenças, o que serviu como forma de incentivo a todo clube

QUADRINHAS PARA REFLEXÃO

Lions é serviço Para servir seu irmão Não espere pagamento Pois tudo o que for feito Foi de DEUS consentimento

Lions é serviço Ainda tem gente no mundo Que sem nenhum compromisso, Para ajudar seu irmão: -Diz não ter tempo pra isso!

Lions é serviço Se o Lions foi fundado Deve ter uma explicação, Pois neste mundo de Deus Tem trabalhos para o irmão

- CL José Costa

Lions é serviço O Lions Clube existe Foi criado pelo amor Pois para os necessitados É um grande defensor

Lions é serviço Se não houvesse miséria, Tinha tudo pra comer... Certamente Lions Clube Não tinha razão de ser

Lions é serviço Se não houvesse sofrimento Ou mesmo desilusão, Pra que então existiria, A figura do Leão?

Lions é serviço Quem tem perfil de Leão, Alguém pode me falar? -Basta ter um coração Para o irmão ajudar!

Lions é serviço Um Leão não dá esmola, Mas dentro da fraternidade Procura dar para o homem: -A sua dignidade.

Lions é serviço Quando alguém ajuda alguém Sem interesse algum, Ve a face de um Leão Que é um homem comum!

Só não mostra o seu trabalho, aquele que nada faz!


07 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde O Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde participou da Ação Global, nos dia 16 e 17 de abril, recolhendo um total 758 litros de óleo nessa semana, como fazemos essa campanha a algum tempo, não tinha muito para recolher nesse dia, mas, desde o ínicio da campanha em Maio de 2009, já recolhemos um total de 27.005 litros, que foram trocados por 6751 latas de óleo novo foi devolvidas a população que tem contribuido com a campanha. Quanto ao recolhimento de lixo eletônico, conseguimos recolher 720 quilos, mas a cidade tinha feito uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico há 60 dias atrás. Por isso tinha pouco. Já na Limpeza do rio, Nossos companheiros e amigos fizeram um trabalho no Rio Aguapeí, quando sairam com 4 barcos e percorreram o trecho entre Junqueirópolis São João do Pau D'Alho, recolhendo lixo e verificando as matas siliares no trecho que percorreram, pois esse trecho é parque Ecológico, portanto proíbido a pesca de qualquer natureza. Foram recolhidos cerca de 300 quilos de lixo.


08 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Três Lagoas

Agenda do Governador

Os associados do Lions Clube de Três Lagoas confeccionaram ovos de chocolates que foram distribuidos para as crianças do Dia da Páscoa

MAIO/2011 01 – 4º CD 12º Convenção do Distrito – Três Lagoas – MS 07 – LC Lençóis Paulista – Visita 21 – LC Dracena – Aniversário – 50 anos 24 a 26 – 3º Conselho de Governadores – Araxá/ MG 27 – 28 – 12º Convenção do DMLC

MAIO - DATAS COMEMORATIVAS 1 Dia Mundial do Trabalho 2 Dia Nacional do Ex-combatente 2 Dia do Taquígrafo 3 Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 3 Dia do Sol 3 Dia do Sertanejo 5 Dia Nacional das Comunicações 5 Dia do Campo 5 Dia de Rondon 5 Dia da Comunidade 5 Dia Nacional do Expedicionário 5 Dia do Pintor 5 Dia do Marechal Rondon 6 Dia do Cartógrafo 7 Dia do Oftalmologista 7 Dia do Silêncio 8 Dia Internacional da Cruz Vermelha 8 Dia da Vitória 8 Dia do Artista Plástico 8 Dia do Profissional Marketing 9 Dia da Europa 10 Dia do Guia de Turismo 10 Dia da Cavalaria 10 Dia do Campo 11 Integração do Telégrafo no Brasil (25/janeiro Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil ) 12 Dia Mundial do Enfermeiro 13 Dia da Abolição da Escravatura 13 Dia do Automóvel 13 Dia da Fraternidade Brasileira 14 Dia do Seguro 14 Dia Continental do Seguro

15 Dia do Assistente Social 15 Dia do Gerente Bancário 15 Dia Internacional das Famílias 16 Dia do Gari 17 Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações 17 Dia da Constituição 18 Dia dos Vidreiros 18 Dia Internacional dos Museus 19 Dia dos Acadêmicos do Direito 20 Ascensão do Senhor 20 Dia do Comissário de Menores 21 Dia da Língua Nacional 22 Dia do Apicultor 23 Dia da Juventude Constitucionalista 24 Dia do Telegrafista 24 Dia do Vestibulando 24 Dia da Infantaria 24 Dia do Datilógrafo 24 Dia do Detento 25 Dia da Indústria 25 Dia do Massagista 25 Dia do Trabalhador Rural 27 Dia do Profissional Liberal 29 Dia do Estatístico 29 Dia do Geógrafo 30 Dia do Decorador 30 Dia do Geólogo 30 Dia das Bandeiras 31 Dia Mundial do Combate ao Fumo 31 Dia do Comissário de Bordo 31 Dia Mundial das Comunicações Sociais 31 Dia do Espírito Santo


09 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube Dracena Cinquentenário CaL Vânia Meirelles e a Srª. Fátima, funcionárias da Previdência Social da agência Dracena, ministraram palestra sobre benefícios previdenciários aos CCLL, DDMM e convidados do Lions Clube Dracena Cinquentenário, na noite do dia 11/04/2011.

Os CCLL e DDMM do Lions Clube Dracena Cinquentenário e os Léos do Leo Clube Dracena Cinquentenário, participaram ativamente com muito trabalho e disposição na Quermesse da APAE de Dracena no dia 09/04/ 2011, ajudando a servir bebidas, porções e sobremessa para aproximadamente 1500 convidados, que compareceram para prestigiar e contribuir com a entidade, evento realizado na ABD-Associação Bancaria de Dracena.


10 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Todos os dias são dedicados às mães... e no mês de MAIO felicidades para todas as mães a quem DEUS confiou para gerar seus filhos...racionais ou não!

(Fotos - Steve Bloon)


11 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Tupã Curumim Como todos os anos, acontece na cidade no mês de abril, a feira da Solidariedade. Este ano aconteceu de 6 a 10. A comissão organizadora do evento determina um tema sobre o qual cada barraca deve desenvolver a sua decoração. O tema escolhido este ano foi “ O Sertanejo” O Lions Clube Tupã Curumim que já tradicionalmente se faz presente com a barraca do "Carreteiro e da galinhada, " entre outros pratos de porções, desenvolveu graciosamente o tema. Decorou a barraca com bonecos confeccionados em caixas de papelão simbolizando o "Homem Sertanejo ".Os trabalhos de preparativos tanto da decoração quanto dos alimentos servidos, aconteceram duas semana antes. Eventos como este, proporcionam um maior entrosamento entre os companheiros pois são muitas noites de trabalho e bastante descontração

Colabore com o jornal virtual

NOTÍCIAS do LC 8 mande sua colaboração ou informações do seu clube para

notíciasdolc8@noticiasdolc8.com.br divulgue também no site do distrito comunicacao@distritolc8.com.br

Faça algo para a sua comunidade: -Seja um Leão compromissado!

No leonismo não existe a figura do ex-leão. Ou ele é, ou nunca foi compromissado com o serviço voluntário


12 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Tupã Na XIX Feira da Solidariedade de Tupã, o Lions Clube de Tupã trabalhou por 5 dias , na barraca com a venda de espetos de carne,kafta e queijo, batata molho e palha, choppe , cervejas e refrigerantes, Os companheiros trabalharam com muita animação, com o objetivo de servir. A renda da feira será para manutenção de programas e atividades assistenciais de Tupã. Os associados do Lions Clube de Tupã agradecem a todos em especial a população que os prestigiou.

Leo Clube de Tupã Também na XIX Feira da Solidariedade o Leo Clube de Tupã , ajudou a servir na barraca do Lions, que foi de muito valor. O Leo de Tupã estáde parabéns, pois seus associados disponibilizaram seu sábado para ajudar, o que o Lions Clube de Tupã agradece.Naquele evento, o Leo vendeu uma rifa de um queijo parmesão e dois vinhos e,a renda será doada para o Orfanato Lar Santo Antônio. O ganhador da rifa foi do Lions Curumin, CL Ronaldo.

QUADRINHAS PARA REFLEXÃO CL José Costa

Lions é serviço

Quem faz para o próximo... faz para Deus!

Servir ao próximo é tão bom É um ato humanitário Mas isto deve ser feito Como humilde voluntário

-


13 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Osvaldo Cruz na ação global em defesa do meio ambiente


14 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Fora do Sério...

EGD Nakae: “-Em bolsa de mulher a gente não encontra nada”

CL Gov. Vladimir: “- Minha carteira está vazia e eu preciso ir para Araxá! E agora?!

EGD Tadami: “-Se você e o CL José Costa tomarem chá do pin do EGD Chiyoda, acho que crescerão. É o bambu”.

“-Pode ficar tranquilo, esse papel da cor do arco-iris, é só a embalagem. É bom não incucar!”

CaL Valéria: “-Se vocês não fizerem a tarefa direitinho o diretor da escola aqui ao meu lado, vai ficar amarelo de raiva!”

CaL Joana: “-Vladimir, cante o karaokê, mas não precisa ficar olhando as mulheres na praia!”

Retrato da saúde no Brasil: Pacientes que chegaram às 4h00 serão atendidos às 18h00. Basta ter calma e... fé.!

CL Neideval: “-E esse comprimido foi Gulliver que trouxe da terra dos gigantes. Vamos fazer uma experiência!”

Companheiros de Adamantina, literalmente disputando uma cadeira na nova diretoria do clube.

CL Governador e o Cl José Costa com um televisor 52”

Governador: “Plantar árvores é fácil, o duro é colher os frutos lá no alto”

PDG CL Flãvio: “- Eu convoco todos vocês a olharem para cima e lutar pelos clubes ”

Efeito do Apagão Aéreo, onde pessoal de Bauru esperava embarcar no aeroporto rumo a Três Lagoas. Opção foi ir de van...

PDG CL Mauro: “- No ano que vem, vou ter que convidar também o Nakae e o Komatsu para serem meus quatro escudeiros de judô! ”

EGD Messias: “O segredo é a tchutchuquinha!...”

Amigos para sempre...até nos abraços e nos sorrisos que inspiram alegria e otimismo.


15 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Irapuru Caçula participou da Ação Global para defesa do Meio Ambiente O Lions Clube de Irapuru Caçula, juntamente com os clubes irmãos da região da Nova Alta Paulista, participou no sábado e domingo da Ação Global em defesa do Meio Ambiente. Desenvolveram atividades de recolhimento do lixo eletrônico, troca de óleo de cozinha usado por óleo novo e, fizeram a limpeza do Rio Aguapei. Os trabalhos foram prestigiados pelo governador do Distrito LC 8 de Lions Clube, Vladimir Coelho da cidade de Bauru, que esteve presente em alguns municípios e, os demais foram visitados pelo ex-governador Sérgio Chiyoda, como aconteceu com o Lions Clube irapuruense. Vladimir é professor da faculdade de engenharia de Lins e é também engenheiro ambiental. Os clubes pertencentes a região E daque-

le distrito, distribuíram cartilhas de orientação a todos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental, para que pudessem ter ciência do trabalho desenvolvido pelo Lions Clube. A cartilha tem em seu conteúdo, desenhos para serem coloridos, além de ser apresentada em linguagem simples e em forma de versos rimados. Segundo os organizadores, num levantamento geral, cerca de 5 mil litros de óleo de cozinha usado foram trocados. Em Irapuru o comerciante Nelson Masson trocou óleos que foram usados para frituras em seu estabelecimento comercial e, recebeu do presidente do Lions Clube de Irapuru Caçula, Fábio Barbara, 30 latas de óleo novo. Alega que sempre guarda o óleo usado, já que nunca reutilizou

aquele produto por considerar uma atitude incorreta e, tem a vantagem de receber em troca produtos novos. Para o presidente do Lions de Irapuru, Fábio Barbara, “essa atitude deve ser copiada por outros comerciantes”. Para Neideval Veri, presidente da Região E, cerca de oito toneladas de lixo eletrônico foram recolhidos no sábado, muito embora por solicitação das comunidades, esta semana lixos eletrônicos ainda podem ser entregues aos clubes. Quanto aos lixos retirados das margens dos rios, “foram quase cinco toneladas ao todo, o que mostra que o homem não respeita o meio ambiente”, diz Neideval. Em Irapuru o trabalho contou com o apoio da Prefeitura do município e da Polícia Militar.

Eleita nova diretoria para o ano leonístico 2011/2012 Na reunião de assembléia geral ordinária de quinta -feira(14), os associados do Lions Clube de Irapuru Caçula, participaram de uma eleição para a escolha do presidente e demais membros da entidade para dirigir o clube para o próximo o ano leonístico 2011/2012. A associada Márcia Maria Meneguesso Costa, foi eleita por unanimidade dos votos, como próxima presidente do Lions Clube de Irapuru Caçula. Após o resultado da eleição, Márcia Maria Meneguesso Costa agradeceu a todos os associados que confiaram em seu nome para dirigir o clube para o próximo ano leonístico. Pediu a colaboração de todos para que o Lions Clube de Irapuru Caçula possa continuar desenvolvendo o seu trabalho em favor da nossa comunidade. A nova diretoria eleita, estará substituindo o atual presidente Fábio Barbara e, será em-

possada em reunião festiva que acontecerá no dia 10 de junho, sexta-feira no Centro Comunitário. Naquela ocasião estará presente o governador do Distrito LC 8, o engenheiro Vladimir Coelho de Bauru. Embora empossados naquela data, seus integrantes estarão assumindo oficialmente suas funções no dia 01 de julho. Durante a posse da nova diretoria, o Lions Clube de Irapuru Caçula estará dando posse oficialmente a novos membros que estarão reforçando o quadro do clube, associados a Lions Internacional, considerado a maior organização de serviço do mundo, segundo a ONU. Lions Clube está presente em 206 paises e regiões e conta atualmente com cerca de 1,5 milhões de associados. O Lions atua em diversos segmentos, apoiando a comunidade em que está inserida.

Cal Márcia Maria M.Costa eleita presidente do Lions Clube

DIRETORIA DO ANO LEONÍSTICO 2011/2012

Registros

O presidente CL Fábio Barbara repassando ao tesoureiro CL Wagner Dutra, o resultado da Barraca do Pastel para projetos assistenciais do clube

PRESIDENTE: Márcia Maria Meneguesso Costa 1° VICE PRESIDENTE: Leonardo Hissashi Mori 2° VICE PRESIDENTE: João Carlos Costa 1° SECRETÁRIO: Carlos Alberto Mori 2° SECRETÁRIO: Paulo Sérgio Alves 1° TESOUREIRO: Francisco Carlos Lugan 2° TESOUREIRO: Wagner Dutra da Silva DIRETORES DE SÓCIOS: 1° José Costa 2° Fábio Barbara 3° Rosely Cristina da Silva Barbara DIRETOR SOCIAL: Marcos Antonio do Amaral DIRETOR ANIMADOR:Carlos Gomes da Silva VOGAL POR 01 ANO: Paulo Sérgio Griffo VOGAL POR 02 ANOS:Rosimeire Pinto Alves DIR. DO MEIO AMBIENTE: Osmar Frutuozo da Silva DIRETOR DE PATRIMÔNIO: Paulo Ramos Barbato

Para a limpeza do Rio Aguapei, o Lions Clube de Irapuru Caçula contou com presenças de vários voluntários da cidade, que quiseram participar diante da importância daquele trabalho


16 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Junqueiropolis Cidade Verde saiu em defesa da nossa Organização Uma instituição religiosa em Junqueirópolis durante um trabalho, teve a presença de um palestrante que abordou alguns assuntos de interesses daquele projeto. Por infelicidade, o palestrante, não se sabe por quais motivos, fez uma citação, onde assegurou por todas as letras, mas sem conhecimento de causa, de que o Lions era um seita e, que adorava satã. Como muitos dos presentes conheciam a verdade e, cientes de que as informações prestadas pelo palestrante eram falsas e, ainda pelo fato de que o clube daquele município goza de um bom conceito e, por ser uma comunidade pequena, logo o assunto chegou ao conhecimento dos dirigentes do Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde. Como medida, o clube decidiu fazer a publicação de um informe no jornal do município. E acima de tudo, o jornal A Notícia, publicou também na edição do dia 16 de abril, um editorial fundamentando e defendendo Lions Clube. Nesta página, o material publicado como o informe publicitário

Em boca fechada...

Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde em defesa da maior organização de serviços comunitários do mundo

UM CLUBE DE SERVIÇO CHAMADO “LIONS CLUBE” O Lions Clubs International se encontra entre as maiores organizações de clubes de serviços do mundo. Temos 1.400.000 de associados espalhados por mais de 45.000 clubes em todo o mundo. Os Leões têm uma história dinâmica. O LCI (LIONS CLUBE INTERNACIONAL) foi fundado em 1917 e é reconhecido por sua luta contra a cegueira – isso faz parte da nossa história e também do nosso trabalho atual. Mas também trabalhamos como voluntários em vários tipos e diferentes de projetos junto às comunidades, incluindo projetos de preservação do meio ambiente, entrega de alimentos a populações assoladas pela fome e ajuda a idosos e deficientes. Os Leões dão a visão. Realizando testes de visão, equipando hospitais e clínicas, distribuindo medicamentos e promovendo a conscientização sobre doenças oftalmológicas, os Leões trabalham com a missão de proporcionar visão a todos. Ampliamos nosso compromisso com a conservação da visão por meio de incontáveis iniciativas locais, bem como por meio do Programa Internacional SightFirst, que tem por objetivo erradicar a cegueira. Os Leões concedem subsídios. Desde 1968, a Lions Clubs International Foundation (LCIF) concedeu mais de US$ 700 milhões em subsídios para projetos humanitários em todo o mundo. A LCIF também foi a melhor colocada entre as organizações não governamentais em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Financial Times. Juntos, nossa Fundação e os Leões estão ajudando as comunidades após catástrofes naturais, suprindo necessidades imediatas com alimentos, água, roupas e medicamentos, bem como assistindo na reconstrução a longo prazo. Hoje: Lions Clubs International amplia diariamente a sua missão de serviço tanto nas comunidades locais como em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde

a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e o alívio para catástrofes. A nossa rede internacional cresceu e inclui mais de 206 países. O Lions Clube de Junqueirópolis trabalha com aparelhos para convalescentes: tais como: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores. E também com meio ambiente, foi o Lions que implantou a campanha de reciclagem de óleo usado, também faz plantio de árvores, e agora começará uma nova campanha, que é o recolhimento de lixo eletrônico e lâmpadas. Esses são os serviços prestados pelos Lions Clubes, nós somos CLUBES DE SERVIÇOS, NÃO SERVIMOS A NENHUMA SEITA, NÓS SÓ CULTUAMOS A DEUS, PAI TODO PODEROSO, QUE NOS DEIXOU SEU FILHO COMO EXEMPLO DE BONDADE E HUMILDADE, é o exemplo que procuramos seguir, nós trabalhamos em prol dos menos favorecidos, sem fins lucrativos, pois não recebemos nada por isso, aliás, nós pagamos por estes serviços, que para ser associados do Lions, temos que pagar mensalidade todos os meses. Lions é o nosso nome: L de Liberdade I de Igualdade O de Ordem N de Nacionalismo S de Serviços O Emblema: O nosso emblema ostenta o perfil de dois leões, olhando em direções opostas. Um leão contempla o passado com orgulho das obras realizadas, e outro, olha confiante o futuro, desejando, sempre prestar novos serviços. O nosso Lema é: “NÓS SERVIMOS” Lions Clube de Junqueirópolis –Cidade Verde

No mundo globalizado o homem está correndo com a velocidade que não se tem como medir. Quanto às informações o problema é ainda mais rápido de que se tem na história. Chega a superar os proprios limites. No entanto é preciso que se contenham quanto as informações, pois hoje, a pessoa deve ter o cuidado de pisar na palavras certas, para não se furar com os espinhos de um acento e até mesmo de uma vírgula. O que soubemos informalmente, esperamos que não tenha acontecido em Junqueirópolis. Porque uma pessoa de sã consciência e, que seja temente a Deus, não pode extrapolar o limite do seu pensamento e procurar oferecer informação para outros, sem o cuidado de saber por onde caminhar. Não pode ser verdade que em Junqueirópolis alguém se proponha a falar para um determinado grupo e, no conteúdo de suas palavras informativas, tecer fatos que desconhece, ou finge desconhecer. O homem vive em sociedade e sabe muito bem entender os segmentos que formam essa mesma sociedade. Mas o interessante em tudo isso, é alguém de bom juizo chegar a afirmar que o LIONS é uma seita, ou pode se assemelhar a uma delas. Quem fala tamanha asneira deve ser alguém que sofre das faculdades mentais e pode muito bem comer fezes, pensando tratar-se de um doce. Na realidade, se bem conhecesse um milésimo da maior organização de serviço do planeta, segundo a ONU, não teria a ousadia de tantos disparates para pessoas que esperam receber informações e não difamações infundadas. Até mesmo quanto a maçonaria, não cabe a ninguém tecer considerações daquilo que não conhece ou deduz ser da forma como imagina em sua cabeça. A certeza do conhecimento pleno é a maior virtude que qualquer palestrista pode ter quando na apresentação de algum trabalho, em Junqueirópolis ou fora dele. No caso do LIONS CLUBE, que é uma associação aberta e acessível a qualquer pessoa, desde que tenha um perfil de trabalhar para a sua comunidade, que tenha afinidade a uma família, que defenda a prática do civismo e acima de tudo creia em Deus, fica difícil alguém atirar farpas infundadas sobre pessoas que respeitam os trabalhos de informações através de uma palestra, mas sobretudo que admitem querer conhecer coisas novas, porém corretas. Sabemos o quanto os associados do LIONS CLUBE DE JUNQUEIRÓPOLIS CIDADE VERDE, estão sentindo e torcendo para que essa difamação não tenha surgido de alguém cônscio, pois somente alguém tomado por bestialidade pode assim agir. LIONS CLUBE não nasceu ontem e muito menos se defronta por inconformismos contra quaisquer outras instituições legalmente constituídas no país. É integrado por pessoas de bem, mas que acima de tudo deve temer a Deus e respeitar os homens. A verdade um dia surgirá e não haverão peneiras suficientes para tapar tamanha aberração. Devemos saber que não existe o “satã”, em Maçonaria, em Lions ou em quaisquer organizações constituídas por pessoas de bem e que se preocupam com o próximo. Ele está sim, nos maldosos. É uma pena que ainda existam pessoas que deveria ficar de boca fechada, pois não entrará mosquito e muito menos sairá bobagem!


17 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

Lions Clube de Flórida Paulista Amizade Também participando da Ação Global

Lions Clube de Paulicéia O Lions Clube de Paulicéia também participou ativamente da Ação Global levada a efeito nos dias 16 e 17 de abril pela Região E do Distrito LC 8

Tiveram preocupação em limpar parte do Rio Paraná, trabalho que foi prestigiado pelo governador do distrito CL Vladimir Coelho

IMPORTANTE AVISO AOS PRESIDENTES DE LIONS CLUBES De acordo com estatuto e regulamentos de Lions Internacional, os Lions Clubes têm prazo até 15 de abril de 2.011 para eleger os novos dirigentes para o Ano Leonistico 2.011/2.012. Após a eleição da nova diretoria, os Lions Clubes têm até 15 de maio de 2.011 para enviar o formulário PU-101, on line, para Lions Internacional. Os novos dirigentes dos Lions Clubes que não atentarem para tais prazos deixarão de receber a senha de acesso ao site de Lions Internacional, no início de sua gestão, impossibilitando assim de enviarem os relatórios mensais. Da mesma forma, as nominatas dos próximos Governadores Distritais e Presidentes dos Conselhos de Governadores dependem dos dados enviados no prazo determinado.

Atenção!!! Escola de Dirigentes do Distrito LC 8: Escola de Dirigentes para Presidentes de Clube Eleitos e Cônjuges que se realizará dias 04 e 05 de junho de 2011, sábado à tarde, e domingo pela manhã, em Marília – SP.

Escola de Dirigentes para Secretários, Tesoureiros e Diretores de Associados dia 23 de julho de 2011, sábado à tarde, em Marília-SP, por ocasião da 1ª Reunião do Conselho Distrital 2011-2012 (23 e 24 de julho de 2011)


R eg ist ro s

18 - NOTÍCIAS DO LC 8 - Maio/2011

4° CD e 12ª Convenção do Distrito LC 8

Informativo do Distrito LC 8 - maio de 2011  

Informativo dos clubes do Distrito LC8 do Lions Clube - edição de maio de 2011.