Page 1

02

19 de Maio

BRASÃO - Lei n° 01/93 “Cria e Oficializa o Brasão de Armas do Município de Bertioga.” Coroa Mural de Prata - Símbolo da emancipação, é composta de oito torres (cinco delas visíveis) que simbolizam as cidades. As portas abertas representam a hospitalidade do povo. Escudo Ibérico - Usado em Portugal na época do descobrimento, evoca as origens do Brasil. O Escudo é dividido em três partes: no centro, a fortaleza aberta, iluminada e lavrada de sable (com as portas, as seteiras e as juntas em preto) representa a fortaleza de caráter e, também, o Forte São João de Bertioga. A cor sinopla (verde) é símbolo de liberdade, esperança e amizade. Na parte superior, chamada de chefe, a sombra do sol de goles (vermelho) representa a glória, a verdade, a coragem e a honra. As estrelas de blau (azul) representam as aspirações a coisas superiores, a justiça e a lealdade. Na parte inferior, denominada contrachefe, a linha ondeada representa o mar e o peixe de goles (vermelho), a esperança em Deus. Embarcações de Recreio - As embarcações de recreio em prata, vestidas de goles (com as velas vermelhas), representam o turismo e os esportes náuticos. Listel de blau - (azul = dignidade, zelo) com os anos 1547 (fundação do povoado) e 1993 (emancipação políticoadministrativa de Bertioga)

HINO DE BERTIOGA I

Progressista Bertioga És recanto acolhedor Lindas praias, verdes matas Preservadas com amor Entre a serra e oceano

BANDEIRA - Lei n° 027/93: “Cria e Oficializa a Bandeira

Oficial do Município de Bertioga.” Definição de disposição de cores - As cores (verde, branco e azul) são dispostas na vertical, sendo a primeira parte verde, equivalente a um quarto; seguida da parte branca, equivalente a dois quartos; e a última parte (um quarto) na cor azul. No centro da cor branca figura o Brasão do Município de Bertioga, criado pelo primeiro prefeito eleito, José Mauro Dedemo Orlandini. A Bandeira é de autoria do estudante Pablo Onate, vencedor do concurso promovido para sua criação.

I I E em teu belo litoral

Vivem fauna, flora, humanidade Em equilíbrio natural Teus encantos, que são tantos

I I I A natureza esculpiu,

Com as águas e os ventos No teu solo tão gentil

Lei n° 186/96: “Institui o hino de Bertioga.” Autor: Miguel Roberto Moure

És vibrante Bertioga

IV De futuro promissor

Com a fé e a ciência Dos teus filhos, o labor E da gente hospitaleira

V Fibra, raça e coração

Teus valentes pescadores São heróis e tradição A beleza, a natureza

VI Que se vem admirar

Para tantos, é Bertioga Para nós, é nosso Lar!

Especial 02  
Especial 02  

BANDEIRA - Lei n° 027/93: “Cria e Oficializa a Bandeira BRASÃO - Lei n° 01/93 “Cria e Oficializa o Brasão de Armas do Município de Bertioga....

Advertisement