Page 1

PUBLICAÇÃO MENSAL | Dep. Legal N.° 19/82 | Preço avulso: 0,50  Director: M. OLIVEIRA DE SOUSA • Dir. Adjunto: MÁRIO PC MARTINS • Fundado por Pe. Artur Tavares de Almeida, em março de 1967 http://noticiasdenarizefatima.blogspot.com ANO 48 – Nº 436 (janeiro/fevereiro 2015)

novo diácono

Ordenado a caminho do sacerdócio

Quaresma 2015

Neste tempo forte da Quaresma a Diocese de Aveiro propõe a todos uma caminhada que faça deste tempo um verdadeiro tempo do encontro com Jesus Cristo, o Filho de Deus. Somos desafiados a aprofundar a escuta e a oração, assumindo um dos grandes objetivo que o nosso Bispo, D. António Moiteiro, traçou assim que chegou à Diocese: “enquanto comunidade cristã devemos criar espaços de fraternidade onde se realizem as palavras de Jesus: «Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18, 20).” “Na Quaresma a liturgia despe-se dos seus aleluias e glórias, convidando-nos a um estreitamento de vida, a um despojamento do supérfluo, a um tempo de germinação escondida e profunda, iluminada sempre por uma esperança e uma espera. Ela convida-nos a entrar em nós mesmos para nos mergulhar nas fontes da vida, em Cristo.” LEMA Jesus é o Filho de Deus: escuta-O! Este é o lema congregador definido para esta Quaresma. Queremos continuar o caminho iniciado no tempo

de Advento. Se aí fomos desafiados a “...Ousar a Alegria de Deus Connosco: Jesus Cristo!”, agora queremos ir mais longe neste mistério da Encarnação e escutar Jesus como verdadeiro Filho de Deus! É o desafio a passar do Mistério da Encarnação à Ressurreição: 1ª Semana - Converte-te e acredita no Evangelho! – CONVERTE-TE 2ª Semana - Encontra-te com Jesus! – ENCONTRA-TE 3ª Semana - Experimenta Vida Nova em Jesus! – EXPERIMENTA 4ª Semana - Pratica a verdade e caminha na Luz! – PRATICA 5ª Semana - Queres servir? Segue-Me! – SEGUE-ME Dom. Ramos - Faz da Páscoa de Jesus a tua Páscoa! – ENTREGA-TE Dom. Páscoa - Vê e acredita: Ele é verdadeiramente o Filho de Deus! - ACREDITA

João Marques Ferreira dos Santos, natural de Canedo (Santa Maria da Feira – Diocese do Porto), 33 anos (nasceu a 23 de fevereiro de 1981), trabalha nas paróquias da Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo. É licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, altura em que se ligou à Diocese de Aveiro ao frequentar o Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), e mestre em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Recebeu o ministério do leitorado no dia 15 de abril de 2012 e o do acolitado no dia 16 de novembro de 2014. Presentemente, a Diocese de Aveiro tem dois diáconos a caminho da ordenação de padre: João Santos e Pedro Barros (ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 2014).

Nariz [EM]FORMA

ORAÇÃO, CAMINHO DE AMOR

No dia 7 de fevereiro decorreu em S. Bernardo um dia de formação especialmente dirigido a agentes de Pastoral Juvenil (animadores, catequistas, responsáveis de grupos e movimentos...) No ano da vida consagrada e do cinquentenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila, queremos dedicar este tempo de formação à oração... Vamos (re)aprender formas de rezar! Vamos experimentar fazendo, com o Pe Jeremias e as Irmãs Carmelitas Descalças de Aveiro. ESCRINA rumo às JMJ 2016

O nosso jornal está quase no meio século!

O nosso jornal é de uma importância enorme para a história das nossas comunidades. E poucas terras podem afirmar ou disponibilizar um registo material (edição em papel) como este! Por isso, continuamos empenhados em continuar a fazer este registo da memória. Em breve, acreditamos, pode ser objeto de estudo, quem sabe?! Nos últimos anos temos editado seis números por ano, devido aos custos e receitas – cfr quadro abaixo.

Mas as dificuldades são força para quem não desiste: “quando me sinto fraco, então é que sou forte! – impele-nos S. Paulo na Segunda Carta aos Coríntios (12,10). Vamos reforçar as nossas finanças com algumas iniciativas. Para já, teremos um sorteio em Nariz e em Nossa Senhora de Fátima. Obrigado por estarem connosco neste gesto que é de partilha!

RELATÓRIO DE CONTAS/2014 JORNAL NOTÍCIAS DE NARIZ E FÁTIMA RECEITAS

DESPESAS

SALDO 2013 462,60 COMP. GRÁFICA +IMPRESSÃO 1605,60 PUBLICIDADE 480,00 CTT 98,80 DONATIVOS 846,61 TOTAL 1 704,40

TOTAL 1 789,21 SALDO

84,41


Página 2

janeiro/fevereiro | 2015

MOVIMENTO PAROQUIAL N.ª Sr.ª de Fátima

FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS FALECIMENTOS

No dia 1 de dezembro, faleceu em Mamodeiro, Raúl de Jesus Monteiro, com 57 anos, casado com Maria da Graça de Miranda Marques Milheirão Monteiro. A sua esposa e filhos, Raúl e Patrícia, agradecem a estima e o carinho recebido por todas as pessoas que os acompanharam na despedida do seu pai e marido para junto de Deus. No dia 2 de dezembro, faleceu em Mamodeiro Margarida Valente Costa e Castro, de 75 anos de idade, casada com Gilberto Marques Albino. O seu marido, filhos Margarida, António e Carla, nora, genros, netos e restante família agradecem a todas as pessoas das suas relações e amizade a presença nestes dias de pesar. No dia 9 de janeiro faleceu, em Mamodeiro, Deolinda Rodrigues Matias (96 anos), mãe de José Alberto Rodrigues Lameiro. O seu filho, nora Rosa Lameiro, netas (Celina e Ricardo, Simone e Filipe), bisneta Marta, e demais família, agradecem a todos os que nestes dias acompanharam as exéquias da sua ente querida. No dia 15 de janeiro, faleceu em Mamodeiro Joaquim Marques Martins, com 87 anos, pai de Maria da Apresentação Silva Martins e Carlos Alberto Silva Martins. Os seus filhos, genro, nora, netos e restante família agradecem todos os gestos de estima e amizade nestas horas de partida do seu pai para junto de Deus. No dia 16 de janeiro, faleceu em Mamodeiro José da Silva (78 anos), casado com Rosa Marques Ferrão da Silva, pai José Cândido Ferrão da Silva e Orlando Manuel Ferrão da Silva. A sua família agradece a amizade que foi alvo de manifestação nestes dias de dor mas também de esperança crendo que Deus na sua misericórdia acolhe os que passam de forma generosa pela vida.

Nariz No passado domingo dia 08 de Fevereiro, o grupo do 7.º ano, celebrou junto dos seus familiares e de toda a comunidade a Festa das Bem-Aventuranças. Afirmou a sua vontade em continuar a descobrir este código que Jesus lhes oferece e que os leva a uma felicidade sem fim e sem limites. Foi uma celebração simples mas repleta de compromisso, que se mantenham sempre fiéis a este código e sejam felizes. Os catequistas do 7.º Ano No dia 21 de janeiro, de forma trágica, sendo mais uma vítima dos acidentes ocorridos na EN 235, faleceu em Mamodeiro Manuel Saraiva Pinheiro, com 65 anos de idade, casado com Rosa de Jesus Lameiro, pai de Emília Maria Lameiro Pinheiro da Silva, Arménio José Lameiro Pinheiro e Natalina Lameiro Pinheiro. A família agradece a presença de todos nestes dias de luto, de dor imensa, que das mais diversas maneiras foram sentindo e que ajuda a suportar o sofrimento pela perda e pela violência do acontecimento. No dia 22 de janeiro, em Mamodeiro, faleceu Helena Simões Vieira, com 76 anos de idade, viúva de Constantino Gonçalves, mãe de Aida Gonçalves, Rosa Gonçalves Ferrão e Margarida Gonçalves. A família agrade, reconhecimento todas as manifestações de pesar que recebeu. No dia 6 de fevereiro, faleceu na Póvoa do Valado Maria Celeste de Oliveira Cardoso Marques, com 88 anos. O seu marido, José Simões Marques, o seu filho, e esposa, a sua filha, Fátima, e marido, e os seus netos (Elizabete , Ana , Alex e Fany) agradecem a todos os que apresentaram pêsames e estiveram presente nas exéquias fúnebres. No dia 6 de fevereiro, depois de uma luta enorme pela vida, faleceu, na Póvoa do Valado, Susana Raquel Francisca Ferreira, com 37 anos. O seu filho João Carlos, os seus pais, Manuel e Maria de Lurdes, a sua irmã Daniela e marido, a sua avó Rosa Francisca, e restante família agradecem tantos gestos de amizade que as pessoas próximas, os amigos e tantos outros que quiseram manifestar o seu carinho nestes dias de pesar.

AMIGOS DO JORNAL

Mamodeiro – Célia Calafate 10e; Fernando Branquinho 10.; Rosa do Leonel 10e; Helena Almeida 10e; Benvinda F. Costa 10e; Anónimo 20e; Anónimo 30.e; Cidília Fonseca 20e; Maria Fonseca Neto 10e; Augusto Branco 10e; Manuel Silva Neto 10e. Povoa do Valado – José Barros 10e; Carlos F. Santos 5e; Adelaide S. Duarte 10e; Manuel Costa Campina 10e; Maria Rio 5e; Isabel Nolasco 10e; João Carvalho Tavares 10e. Nariz – Carlos Vieira 20e; Emanuel Magalhães 30e; Adelaide de Jesus 5e; Anónimo 10e; M.O.M. 5e; Cremilde Ferreira 5e; António Rebolo 10e; Miguel Nunes 5e; Maria da Conceição Vieira 5e; Verba Mário Vieira Jacinto 5e; Rosália Conceição 6e; Adelina Vieira 6e; Cândido Lopes Jacinto7e; Gil António Ferreira 5e; João Batista Cruz 5e; Amorosa Simões 5e; Albertina Simões 5e; Vitor Vieira 5e; Fátima Azevedo 1,90e; Carlos Simões 5e; Vessada – Sebastião Oliveira 6e; Amadeu Manuel R Pedra 6e; Carlos Ribeiro 10e; José Coelho 5e; Teresa Melo 5e; Manuel Martins Santos 10e; Maria Amélia Alberto 6e; Armando Neto 6e; Acácio Lameiro 6e; Gilberto Maia 6e; Manuel Ribeiro Santos 6e; Maria da Conceição M. F Pinho 6e; Mª Alice Sousa Pereira 6e; Maria da Conceição Silva 10e; Alpina Costa Estevão 5e; Lucinda Silva Vieira 8e; Maria da Conceição Martins 10e.

Apartado 3047 • 3801-903 AVEIRO • E-mail: jnnarizefatima@gmail.com Propriedade: Fábrica da Igreja Paroquial de Nª Srª de Fátima — Aveiro • Contribuinte nº 501 191 020 Director: Manuel Oliveira de Sousa. Director Adjunto: Mário Paulo Costa Martins • Administrador: Vítor Mota • Redacção e Gestão Informática: Manuel Oliveira de Sousa e Mário Paulo Costa Martins Coordenação, Distribuição e Publicidade: Pedro Valente e Vítor Seixas • Tesouraria: Isabel Branco e Mário Santos Distribuidores: Nariz: Carlos Pedra (R. da Pedra); Eliana Dionísio (R. Larga); Madalena Marques (Barreira Branca – zona de cima); Cesaltina Nunes (Barreira Branca – zona de baixo + Picada); Catarina Ferrão (Barreira Branca – zona interior); Fernanda Carvalho (Cilha); Paula Freire (R. Principal); Ana Rebolo (zona da Igreja); Maria Capôa (R. de S. Pedro); Almerinda Martins (Cruzeiro); Ricardo (R. Prof. Gelásio Rocha e Paraíso); Franklim Oliveira (R. Dr. Girão Pereira); Bruno Morgado (R. Fonte do Olho – zona de baixo); Hugo Santos (Travessa da Fonte do Olho e R. Fonte do Olho – zona de cima); Lurdes Costa (R. Prof. Belarmino Nunes – zona de cima, e Trav. das Escolas); Maria Pinhal (R. Prof. Belarmino Nunes – sul, R. do Cabeço de Eireira e Ribeirinho I); Maria Pinhal (Ribeirinho II); Maria da

FESTA DO COMPROMISSO

No passado dia 25 de janeiro de 2015, realizou-se na Paróquia de Nariz “A festa do compromisso” do 9º ano de catequese. Os jovens manifestaram o seu compromisso com Jesus Cristo. Um compromisso de Amor, solidariedade, simplicidade, humildade e ajuda ao próximo, pois como diria a Madre Teresa de Calcutá é missão de cada cristão não permitir que alguém se afaste de nós sem sentir-se melhor e mais feliz. Isto, porque no fim das nossas vidas não seremos julgados pelos diplomas que recebemos, pelo dinheiro que fizemos ou pelas coisas materiais que realizamos. Seremos julgados pelo “Eu tive fome e deste-me de comer, tive sede, e deste-me de beber; fui estrangeiro, e acolheste-me; quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive doente, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me”. Que este compromisso guie os nossos jovens na sua caminhada. São os votos da sua catequista, Marlene Cura.

FALECIMENTOS No dia 17 de Dezembro de 2014 faleceu Rosa Marques da Pedra, com 92 anos, solteira, natural de Nariz, filha de António de Jesus Júnior e de Carolina Marques da Pedra. Foi sepultada no cemitério de Nariz. No dia 2 de Janeiro de 2015, faleceu Esmerinda de Jesus, com 90 anos, viúva de António Domingues Loureiro, filha de Adelino Martins e de Teresa de Jesus. Era natural da freguesia da Palhaça. Foi sepultada no cemitério de Nariz. No dia 2 de Janeiro, faleceu Maria das Dores Balhesteiro Elias Abade, com 94 anos, casada com Augusto Bergano Abade, natural de Barrancos e a residir em Nariz. Era filha de Alexandrino Marques Elias e de Luiza Veiga Balhesteiro. Foi sepultada no cemitério de Nariz. No dia 4 de Janeiro, faleceu Manuel Lourenço, com 78 anos, natural da Póvoa do Forno – Troviscal – onde residia. Era casado com Maria Rosa Martins Fernandes (de Nariz). Foi sepultado no cemitério do Troviscal. No dia 10 de Janeiro, faleceu Pedro Barrocas, com 82 anos, viúvo de Elvira Rosa Vieira Dionísio e filho de João Joaquim e de Leopoldina Jesus Barrocas. Era natural de Nariz. Foi sepultado no cemitério de Nariz. No dia 20 de Janeiro, faleceu Irene Nunes Faria, com 69 anos, viúva de Alberto Oliveira Ferreira e filha de Albino Faria e de Dores Nunes Capôa. Era natural de Verba. Foi sepultada no cemitério de Nariz No dia 29 de Janeiro, faleceu Conceição Ferreira de Jesus, com 88 anos, viúva de Manuel Vieira Dionísio. Era filha de Manuel Ferreira Julião e de Joana Rosa de Jesus. Foi sepultada no cemitério de Nariz. JNNF apresenta sentidos pêsames a todas as famílias enlutadas.

Conceição Vieira (R. do Vale do Rato); Filipa Cura (R. do Roque); Rosa Martins (R. da Cega) • Verba: Maria Miranda (Verba); Mário Martins da Costa (Verba); Horácio Sousa Jacinto; Ramiro Samagaio • Porto de Ílhavo: António Mostardinha • Vessada e Ramalheiro: Maria da Conceição Martins (Vessada); Dina (Ramalheiro) • Nª Sª Fátima: João Mota (Quintas); Silvia (Bica); Lurdes Sousa (Lavoura); Pedro Valente (Lavoura); Natílio (Tortinhoso); Cidália (Bica, Bica (Ribeirinho); Ribeirinho); Donzilia Donzilia (R. Direita); Natílio (Barreiras); Aldina (R. de Aveiro); Susana (R. do Castanheiro); Isaura (Perajorge); Rosa Caniço (Rasos); Goretti (R. Direita); Inês (Brejeira); Olímpia (R. Chameite); Isabel Nolasco (R. Direita); Eva (R. Direita); Dina Oliveira (R. Direita); Emilia (R. Cumieira); Margarida (Cerejeiras); Eunice (Cumieira); Rute (Zona Capela); Berta (Ramal); Margarida Alves (Caves); Vanessa (Cotos); Gracinda Maio (Ramal); Paula (Escola); Gonçalves (Chão Velho). Colaboradores Principais: Pe. José José Manuel Manuel Marques Marques Pereira, Pereira,Pe. A. D. José Nariz, Augusto A. R.Pinho C. Barroca, Nunes,Augusto A. D. Nariz, Branco, A. R.Catequeses C. Barroca, de Augusto Nariz eBranco, de Nª Srª Catequeses Fátima, Grupo de Nariz de eJovens de Nª Srª de Nariz Fátima, e de Grupo Nª Srª de Fátima, Jovens União de Nariz dase Freguesias de Nª Srª Fátima, de Nariz, Juntas Requeixo de Freguesia e Nª SrªdedeNariz Fátima, e dePe. Nª Srª de Fátima, Fernando Simões Pe.eFernando Ninoska Barros. Simões e Ninoska Barros. Paginação electrónica, Pré-Impressão e Impressão: Officina Digital • Telefone 234 308 697 • Aveiro


janeiro/fevereiro | 2015

Página 3

A MINHA POESIA

A minha poesia... Por momentos deixava esquecida... Guardada em papel branco, Guardada num pensamento... sem fluir... A minha poesia... a minha essência... Parte enraizada na minha vida ! A minha poesia esteve muda... Ausência do meu toque, Deixada a um canto... Mas, basta somente fechar os olhos E logo oiço o seu som encantador, A sua grandeza e o seu encanto ! Tão delicada, tão minha e tão de ninguém... Importantes palavras, doces e duras mensagens... Madura mensageira da minha escola de vida... Momentos juntas e sozinhas, Impossível ficar esquecida E sem escrever... isso nunca jamais ! A minha poesia, Símbolo de ligação, de aprendizagem e de confiança... Confiança na capacidade de amar, de expressar... Confiança na vivência da vida e dos mais belos momentos, Com um toque de requinte e de beleza Enche os corações perdidos, entristecidos E até mesmo os mais eufóricos e determinados... Com um toque de sabedoria Toca todos os níveis... move emoções ! A minha poesia esta agora feliz e com a voz em alta... Canta a minha felicidade e o nosso reencontro, Testemunha a minha força, A minha história de amor E as lindas mudanças da minha vida... Guarda cada letra, cada sentimento, E eu mantenho a nossa cumplicidade, A lembrança da fonte de inspiração que sempre foi para mim

Festa de Natal da A.R.C.Barroca

Teve lugar no passado dia 21 de Dezembro, no salão Polivalente da União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, a festa de Natal da Associação Recreativa e Cultural da Barroca. Esta festa é já uma tradição para esta Associação e um momento de grande convívio entre Atletas, Direcção, pais e amigos da Associação. Contando com 150 inscrições, entre as quais se destacam 65 atletas, dos quais 50 dos escalões de formação de Futebol e 15 da mais recente actividade da Associação, o Judo, esta festa teve como base da sua realização o trabalho voluntário de pais e amigos da Barroca. Desde a preparação e decoração do espaço, preparação do almoço, acolhimento, serviço durante o almoço e arrumação/ limpeza do espaço, tudo foi feito com recurso ao trabalho voluntário de pais e amigos! Esta situação não é nova, pois a Associação conta já com uma tradição de trabalho voluntário, nomeadamente com o dia do Voluntariado, que é utilizado para realizar importantes tarefas, nas instalações do Clube, que sustentam o bom funcionamento da época.

A ela estou agradecida! A todas aquelas que podem ser as nossas maiores e melhores fontes de inspiração !

UM ANO DE SABEDORIA Sintam a nova energia, E iniciem uma nova caminhada Ao encontro de novos encontros, Memórias e saberes anteriores E à descoberta do desconhecido... Sintam a nova energia Em prol do vosso Senhor Vosso caminho, vosso amigo!

Saibam escutar os vossos corações, Saibam amar e caminhar Até mesmo no meio das adversidades... Não hesitem em remar contra a maré, Em persistir e em não desistir, A fim de que consigam ser felizes E construir a felicidade com base na fé ! Desta forma recordem sempre que, A vida é uma viagem passageira Mas intacta no tempo e nos pensamentos... Não nos agarra mas amarra-nos aos sentidos, Não nos destrói, mas consegue por vezes confundir-nos... A vida é a mais linda viagem Desde que consigamos retratá-la como tal, Conquistando as suas riquezas E moldurando todos os momentos! Que neste novo ano de catequese Não aprendam somente a encontra-se com o vosso Deus Mas essencialmente, a reencontrar-se com ele Na firmeza das suas palavras E na riqueza das suas obras. Porque é este o Deus do Amor e da Vida... Porque cada um de vos é o ensinamento, A vitoria e a verdadeira sabedoria aos olhos de redentor, Daquele que nos ama incondicionalmente, Daquele que será sempre o nosso senhor ! Breve mensagem a todas as crianças e jovens da nossa catequese, Para que, em cada um de vos haja sempre espaço para o Amor, E um lugar especial para as melhores recordações da Vida ! Tempo para a vivência da fraternidade, Com verdadeira saudade dos catequizandos, da linda experiência vivida e dos momentos passados, Da ex-catequista Ninoska Barros

Do programa da festa, para além do almoço convívio com distribuição de lembranças pelos atletas, sorteio de um Cabaz de Natal, fez também parte a actuação de uma secção de música com dois meses de actividade e uma demonstração de Judo pela respectiva secção do Clube. Este último momento foi particularmente divertido e interactivo, pois várias pessoas puderam experimentar a prática, incluído o Presidente da Direcção. Para além de Atletas, pais e amigos, a festa de Natal, contou com a presença de algumas individualidades, das quais destacamos o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Eng Ribau Esteves, o seu adjunto, representantes da Junta de Freguesia e o Pároco. Aproveitando a presença de tais ilustres pessoas, o presidente da direcção, Vítor Mota, aproveitou o tradicional discurso de Natal para recordar a obra feita nos últimos 31 anos que a Associação tem de vida. Começando por lembrar que na génese da Associação está justamente o trabalho voluntário e a partilha de tarefas pelos associados, frisou ainda que de outra

forma não seria possível a Associação existir e manter a sua actividade. É graças a …” pessoas que chegam a suas casas tarde para jantar porque foi preciso aquecer águas, limpar balneários, etc etc…TODOS OS DIAS HÁ PESSOAS VOLUNTARIAS A TRABALHAR PARA A ASSOCIACAO. De facto e apesar de termos uma zona industrial na nossa freguesia, os empresários, na sua maioria, não são de cá e por isso nem sempre é fácil apelar à sua responsabilidade social para esta área. Assim, os mecenas são diminutos e muitas vezes temos de contar apenas connosco e com os nossos amigos.”, referiu Vitor Mota. O presidente salientou a diversidade de práticas desportivas, com o inicio do JUDO, a qual começou há dois meses e já teve um aumento de atletas. Existe a esperança de esta actividade crescer ainda mais não só com crianças mas também com adultos. Continuou, dirigindo depois o discurso para o Presidente da Câmara, para lembrar o tão prometido relvado sintético, anseio antigo da Associação e para o qual tem trabalhado arduamente, nomeadamente na criação de infra-estruturas básicas, que serão o suporte do referido piso. Referiu ainda que o apoio que a Associação teve até hoje por parte das entidades locais e nacionais foi pouco significativo e o trabalho dos Sócios e Amigos do Clube, tem sido acompanhado de prometidos investimentos que nunca passaram de promessas.Foi a promessa do Pavilhão que durou 16 anos e agora a promessa do relvado sintético que começou à 12 anos. O Presidente do Barroca terminou dizendo que o actual Presidente da Câmara não tem culpa das promessas, do passado, não cumpridas e que confia nele e na sua equipa, para levar adiante a concretização deste sonho que é ter um piso sintético no parque desportivo da Barroca. Na intervenção feita pelo Presidente da Câmara, o Eng Ribau Esteves, este teve oportunidade de explicar que muitas das promessas feitas no passado, não eram realistas e que o que ele e a sua equipa estão a fazer na Câmara é trabalhar para a tornar viável. Salientou que é necessário uma reorganização e reestruturação financeira a qual será a base para poder criar condições para trabalhar em parceira com Associações como o Barroca e na parte que à Câmara diz respeito apoiar a Instituição. Ficou, ainda, a promessa de trabalhar arduamente para que em breve o projecto do relvado sintético possa ver a luz do dia! Não terminou sem deixar um agradecimento a todos pelo convite feito, bem como pelo trabalho desenvolvido e os votos de Boas Festas. Terminados os discursos a festa continuou, com boa disposição.

Assembleia Geral da A.R.C.Barroca

Teve lugar no passado dia 31/01/15 a Assembleia Geral da Associação Recreativa e Cultural da Barroca. Apesar de uma afluência reduzida por parte dos sócios, esta assembleia revelava-se de vital importância, pois era aqui que se seriam discutidos e submetidos a aprovação Relatório e Contas 2014, bem como Plano de Atividades 2015. No que ao Relatório e Contas diz respeito, a Direção explicou em detalhe todos os valores, bem como as dificuldades que teve de superar para conseguir apresentar um saldo positivo no final do exercício. Relativamente ao Plano de Atividades, a Direção, colocou grande enfâse na necessidade estratégica

de a Câmara honrar os seus compromissos e dotar a Associação de um relvado sintético. Sem ele não será possível a Associação evoluir, apresentar mais equipas e por seu lado, corre mesmo o risco de perder atletas para coletividades vizinhas e dotadas deste recurso! No entanto o projeto continua forte e como prova disso destacam-se no plano Atividades para além do já “tradicional” Torneio Manuel Neto, a segunda edição do Torneio da Malha a ter lugar no dia 17/05/15 e a primeira edição da Festa emigrante que terá lugar a 8/08/15. Sobre este evento iremos divulgar mais detalhes num futuro próximo. No final ambos os documentos foram aprovados por unanimidade.


Página 4

janeiro/fevereiro | 2015

Chamados a levar a todos

o abraço de Deus Ano da vida consagrada

No final de um encontro com os Superiores Gerais dos Institutos Religiosos no dia 29 de novembro de 2013 em Roma, o Papa Francisco anunciou que o ano de 2015 seria dedicado à Vida Consagrada. Esta proposta para toda a Igreja insere-se também no contexto da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, designadamente por ocasião do cinquentenário do Decreto «Perfectae Caritatis» sobre a conveniente renovação da Vida Religiosa. Dois meses mais tarde, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), traçou os principais objetivos e algumas iniciativas já previstas para celebrarmos com qualidade o Ano da Vida Consagrada. «Fazer memória agradecida do passado» é o primeiro objetivo desta celebração. Os 50 anos que separam do Concílio são momento de graça para a Vida Consagrada, que percorreu um caminho de renovação guiada pelo Espírito, vivendo as suas fraquezas e infidelidades como experiência da misericórdia e do amor de Deus. O segundo objetivo é «abraçar o futuro com esperança». As crises atuais e as incertezas no amanhã devem ser assumidas como desafio e ocasião favorável para os consagrados crescerem em profundidade como homens e mulheres de esperança. Esta esperança impele-nos a «viver o presente com paixão», terceira finalidade a ter em conta na preparação e celebração deste Ano: uma paixão de enamoramento, de verdadeira amizade, de comunhão; uma paixão por evangelizar a própria vocação e testemunhar a beleza do seguimento de Cristo; uma paixão para despertar o mundo com testemunho profético, em presenças significantes nas periferias geográficas e existenciais da pobreza. O Ano da Vida Consagrada coincide, em grande parte, com as celebrações do 5.º Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, nascida em Ávila a 28 de março de 1515. Figura de grande mulher e de consagrada a Cristo na vida contemplativa, para todos é modelo de progredir na intimidade com Deus pelo exercício perseverante de oração, alcançando assim qualidade apostólica a sua intensa atividade de reformadora da vida carmelita e de toda a Igreja.

Solidariedade Social INSCRIÇÕES ABRETAS | Creche | Pré-Escolar | CATL | SAD Tel. 234 753 416 | Tlm. 926 651 197 geral@csp-nariz.pt | www.csp-nariz.pt | www.facebook-com/CSP.Nariz

O Centro Social Paroquial S. Pedro de Nariz informa todos os responsáveis e/ou encarregados de educação, que dispomos de vagas para a frequência nas respostas sociais de Creche e Centro de Atividades de Tempos Livres. O CSPNariz tem ao seu dispor os seguintes serviços: • Transporte assegurado das crianças, de e para casa; • Alimentação adequada a cada idade (suplemento da manhã; almoço; lanche; dietas especiais);

• Atividades extra curriculares (natação; música, ginástica, ...); • Fornecemos e cuidamos da roupa de berço/ cama; • Temos ao dispor dos utentes produtos de higiene pessoal (toalhetes; creme regenerador/barreira). Para o presente ano letivo 2014/2015 – Oferta da 1.ª inscrição, cujo valor será devolvido aquando do pagamento da 1ª mensalidade. Informações na Secretaria, sita na Rua Direita, nº 33 - Nariz, pelo telefone 234 753 416, ou email geral@csp-nariz.pt, de segunda a sexta-feira, das 8.30h e as 18.00h, ou em www.csp-nariz.pt

• Baile de Carnaval do Idoso Realizar-se à dia 16 de Fevereiro pelas 15h no Salão Polivalente o “Baile de Carnaval do Idoso”. Da programação destaca-se a atuação do grupo “Os Pioneiros” que dinamizará o baile e no final haverá um lanche. A atividade destina-se aos idosos da Resposta social SAD do CSPNSF e aos idosos da comunidade. • Oficina do Lar II: Organização e cuidados com as roupas O Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima inserido no projeto “Um futuro, um sorriso” irá levar a cabo no dia 25 de Fevereiro pelas 14:30h a segunda Oficina do Lar subordinada ao tema “Organização e cuidados com as roupas”. A ação é de frequência gratuita e confere certificado de participação. Destina-se a desempregados e beneficiários de Rendimento Social de Inserção, sendo aberta à comunidade em geral. Aceitam-se inscrições. • Ação de sensibilização “Dê um passo contra a violência – combate à violência de género” – Dia 9 Março pelas 14.30h no Centro Social. Atividade

gratuita e aberta a toda a comunidade. • Workshop “Serviço Social no envelhecimento” O CSPNSF com o fim de celebrar o Dia Mundial do Serviço Social irá dinamizar o workshop “Serviço Social no envelhecimento”. Este realizar-se à dia 18 de Março pelas 14.30h no salão polivalente de N.ª Sr.ª Fátima e tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento e reflexão sobre os processos de promoção da melhoria da qualidade da intervenção e da vida das pessoas idosas. Será dinamizado pela Assistente Social do Centro Social e destina-se a todos os interessados na temática. Confere certificado de participação e é gratuito. • Oficina do Lar III: Gestão financeira O Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima inserido no projeto “Um futuro, um sorriso” irá realizar no dia 25 de Março pelas 14:30h a terceira oficina do lar relacionada com a Gestão financeira tendo o objetivo de apoiar na gestão das finanças pessoais. A ação é de frequência gratuita e confere certificado de participação. Destina-se a desempregados e beneficiários de Rendimento Social de Inserção, sendo aberta à comunidade em geral. Aceitam-se inscrições.

Cursos de formação Freguesia de Requeixo, N.S. Fátima e Nariz

- Curso de aplicação de produtos fitofarmacêuticos - Formação financiada para desempregados (Inglês; Informática; Língua Portuguesa; Primeiros Socorros; Higiene, Segurança e Saúde no

(extrato da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa)

Trabalho; Contabilidade; Apoio à Criança; Apoio ao Idoso; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos). Informações e inscrições na sede (NS Fátima) e pólos (Requeixo e Nariz) da União das Freguesias.

Reconhecimento

escolar No passado dia 16 de Janeiro, a Escola João Afonso de Aveiro celebrou a entrega dos diplomas de mérito e excelência e os diplomas de valor, de entre os 57 alunos premiados referente ao 9.º ano, receberam 3 alunas, Sofia Parente, Marta Abreu e

Ema Parada, esta ultima da nossa Paróquia. A Ema foi agraciada com o diploma de valor. Foi um dia marcado pela alegria de missão realizada. O nosso jornal alegra-se com a distinção e com o reconhecimento dos seus resultados escolares. Um prémio é sempre uma responsabilidade para quem o receba (agora é preciso fazer ainda mais e melhor!) e é também reflexo da responsabilidade dos educadores, de maneira muito particular dos pais, que felicitamos com particular alegria. Parabéns, Ema!

Profile for Jornal NOTÍCIAS DE NARIZ E FÁTIMA

nnf, ano 49, nº 436 (janeiro fevereiro 2015)  

nnf, ano 49, nº 436 (janeiro fevereiro 2015)  

Advertisement