Page 1

PUBLICAÇÃO MENSAL | Dep. Legal N.° 19/82 | Preço avulso: 0,50  Director: M. OLIVEIRA DE SOUSA • Dir. Adjunto: MÁRIO PC MARTINS • Fundado por Pe. Artur Tavares de Almeida, em março de 1967 http://noticiasdenarizefatima.blogspot.com ANO XLVI - Nº 424 (janeiro/fevereiro 2013)

Editorial

Bento XVI vai deixar de ser o

Papa

O Santo Padre resigna ao cargo (Pontífice da Igreja Católica, primeiro responsável pela unidade da Igreja, sucessor de Pedro) no próximo dia 28 de fevereiro. A partir daí, os Cardiais assumem interinamente a responsabilidade de conduzir a Igreja até à eleição de um novo Papa – que será antes da Páscoa, garante Roma. Este momento, por tão inesperado como único, marcará o nosso tempo – algo semelhante, e em circunstâncias históricas bem diferentes, aconteceu em 1294 com o Papa Celestino V. Não é o gesto do homem de idade que deixa de presidir a uma empresa; trata-se da nobreza de caráter no serviço aos outros que, perante a vida dedicada, o acompanhamento do calvário de João Paulo II, a lucidez perante os novos horizontes que se abrem à ação da Igreja que transmite o testemunho a outro, é a atualização das palavras de Jesus “ide e anunciai”! “Queridíssimos irmãos, Convoquei-vos para este Consistório, não apenas por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de examinar reiteradamente a minha consciência perante Deus, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério de Pedro (petrino). Sou consciente de que este ministério, pela sua natureza espiritual, deve ser levado a cabo não apenas por obras e palavras mas também, em menor grau, através do sofrimento e da oração. No mundo atual, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevância para a vida da Fé, para governar a barca de S. Pedro e anunciar o Evangelho é necessário também vigor, tanto do corpo como do espírito. Vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de forma que tenho de reconhecer a minha incapacidade para exercer de boa forma o ministério que me foi encomendado. Por isso, sendo consciente da seriedade deste ato, e em plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, sucessor de S. Pedro, que me foi confiado pelos cardeais no dia 19 de Abril de 2005. De forma que, a partir do dia 28 de Fevereiro de 2013, às 20h (19h em Lisboa), a sede de Roma, a sede de S. Pedro vai ficar vaga e deverá ser convocada, através daqueles que têm competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice. Queridíssimos irmãos, dou-vos as graças de coração por todo o amor e trabalho com que trouxeram até mim o peso do meu ministério e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora, confiamos a Igreja ao cuidado do Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo e suplicamos a Maria, sua Santa Mãe, que assista com a sua materna bondade aos padres cardeais ao eleger o novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, também no futuro, quero servir com todo o meu coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração. Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013

Nesta

quaresma,

onde somos convidados a participar?

ver página 2

Mau tempo

deixa rasto de destruição em toda a freguesia de Nariz

À semelhança do que aconteceu um pouco (muito) por todo o País, as nossas freguesias foram literalmente varridas pelos ventos ciclónicos que superaram os 120 km/h. O temporal que se abateu durante todo o dia de Sábado, dia 19 de janeiro de 2013, teve o seu ponto alto ao final da manhã. O vento muito forte e a chuva intensa provocaram elevados prejuízos na freguesia, com derrube de muitas árvores, telhados arrancados, corte de estradas e caminhos

nos pinhais, cortes nas comunicações e no abastecimento energético, As situações mais graves aconteceram em Verba e Vessada devido à proximidade das árvores a habitações. Várias árvores tombaram para cima de casas causando estragos de muitas centenas de euros. Foram mesmo muitos as coberturas de chapa e de telha e mesmo gradeamentos que foram arrancados e espalhados pelas estradas e caminhos.

continua na página 3

de

14º Torneio

Futebol Juvenil da Barroca

Torneio

29 e 30 de março 2013

ver página 3


Página 2

janeiro/fevereiro | 2013

Movimento Paroquial Nossa Senhora de Fátima Batismo

Jeremias Torres Ferrão, de 90 anos, faleceu em Mamodeiro. O seu funeral realizou-se no dia 19 de janeiro para o cemitério da Nossa Senhora de Fátima. A sua família agradece a todos os que os acompanharam nestes dias de pesar.

Vítima de acidente em sua casa, ao cair no poço que limpava ao final da tarde do dia 2 de fevereiro, faleceu, na Póvoa do Valado, Manuel Freire Ricarte, de 71 anos, casado com Beatriz Melo Ricarte. O seu funeral realizou no dia 6 para o cemitério de Nossa Senhora de Fátima. A sua família agradece a todos os que acorreram em socorro no meio da tragédia que foram acometidos, assim como o acompanharam durante todos os estes dias de sofrimento, de choque, de consternação.

“Importa fazer das Bem-aventuranças um caminho de discípulos, um programa de vida, um conteúdo de sabedoria inesgotável e um ideal de vida, um conteúdo de sabedoria inesgotável e um ideal que fascine e que contagie o mundo de hoje, dando à sociedade este suplemento de alma e este alento de esperança que tantas vezes lhe falta.” (Guião da Missão Jubilar, pág. 9) Respondendo a este apelo do nosso Bispo, enquadrado no ano da fé que “é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. (…) A «fé, que atua pelo amor» (Gl 5, 6), torna-se um novo critério de entendimento

e de ação, que muda toda a vida do homem (cf. Rm 12, 2; Cl 3, 9-10; Ef 4, 20-29; 2 Cor 5, 17)”, decidiu a nossa Diocese realizar três catequeses nas três primeiras sextas feiras da quaresma de 2013. Estas catequeses irão decorrer nas diversas comunidades cristãs espalhadas pelos diversos arciprestados e serão desenvolvidas por leigos, religiosos e diáconos de paróquias que não aquelas a que são enviados. Para o desenvolvimento destas catequeses, o Sr. D. António Marcelino elaborou um texto base que se encontra no guião da Missão Jubilar e que terão os seguintes temas: 1ª – Ser discípulo de Jesus Cristo; 2ª – Realizar as Bem-aventuranças no mundo; 3ª – A história da nossa Igreja diocesana. A partir destes textos foi elaborado um guião para estas mesmas catequeses e que, para cada, tem um texto dedicado a adultos e jovens e outro aos mais novos. Nestes mesmos textos são propostos alguns anexos que pretendem ser uma ajuda no desenvolvimento das catequeses quer junto dos adultos e jovens, quer junto dos mais novos.

Lara Soares Campos, filha de Nuno Filipe de Almeida Campos e de Maria Armanda Ferreira Soares, da Rua do Chaimite, Póvoa do Valado, batizada em 6 de Janeiro.

Falecimentos

Exposição

no Museu de Aveiro Durante a exposição, aberta ao público de 20 de Janeiro a 7 de Abril de 2013 no horário normal de funcionamento do museu de Aveiro com entrada gratuita, destacam-se dois momentos culturais de grande alcance e a que se denominou “O transcendente presente” na “Palavra” no dia 1 de Fevereiro e na “pintura” no dia 2 de Março. Estas noites culturais irão decorrer às 21H nos claustros do museu. Nas palavras do nosso Bispo, “Queremos percorrer, assim, um belo roteiro pela magia do tempo, pela grandeza da história, pela beleza da terra e pela densidade da fé.”

Temos lugar para SI nesta Paixão! N.ª S.ª de Fátima - Póvoa do Valado | 3810-089 AVEIRO 234 941 730 | 919 756 655 | 919 220 920 E-mail: funeraria.evaesilva@hotmail.com

Bilhetes reserva e venda em: Espaço Vida (Palhaça) Tel. 234 752388 bilheteira online em: www.projetopaixaodecristo.org

Apartado 3047 • 3801-903 AVEIRO • E-mail: jnnarizefatima@gmail.com Propriedade: Fábrica da Igreja Paroquial de Nª Srª de Fátima — Aveiro • Contribuinte nº 501 191 020 Director: Manuel Oliveira de Sousa. Director Adjunto: Mário Paulo Costa Martins • Administrador: Vítor Mota • Redacção e Gestão Informática: Manuel Oliveira de Sousa e Mário Paulo Costa Martins Coordenação, Distribuição e Publicidade: Pedro Valente e Vítor Seixas • Tesouraria: Isabel Branco e Mário Santos Distribuidores: Nariz: Carlos Pedra (R. da Pedra); Eliana Dionísio (R. Larga); Madalena Marques (Barreira Branca – zona de cima); Cesaltina Nunes (Barreira Branca – zona de baixo + Picada); Catarina Ferrão (Barreira Branca – zona interior); Fernanda Carvalho (Cilha); Paula Freire (R. Principal); Ana Rebolo (zona da Igreja); Maria Capôa (R. de S. Pedro); Almerinda Martins (Cruzeiro); Ricardo (R. Prof. Gelásio Rocha e Paraíso); Franklim Oliveira (R. Dr. Girão Pereira); Bruno Morgado (R. Fonte do Olho – zona de baixo); Hugo Santos (Travessa da Fonte do Olho e R. Fonte do Olho – zona de cima); Lurdes Costa (R. Prof. Belarmino Nunes – zona de cima, e Trav. das Escolas); Maria Pinhal (R. Prof. Belarmino Nunes – sul, R. do Cabeço de Eireira e Ribeirinho I); Maria Pinhal (Ribeirinho II); Maria

Nariz Batismo

No dia 23 de Dezembro foi baptizado Tomás Oliveira Simões, filho de Pedro Miguel Castro Simões e de Omaira Martins de Oliveira, residentes em Nariz. Neto paterno de Mário V. Simões e Margarida Maria de Castro Albino, neto materno de Manuel António Oliveira Marques e de Maria Otília Loureiro Martins.

Dia da Visita – Soltar Sorrisos

No domingo dia 10 de Fevereiro, alguns jovens de Nariz, nomeadamente o grupo de jovens de Nariz – Escrina, e os grupos do 10º e 11º de catequese da Paróquia, decidiram cumprir com o lema da Missão Jubilar para este mês de Fevereiro. Onde era proposto visitar alguém que estivesse doente, que estivesse num lar ou até mesmo sozinho ou que habitualmente não costumasse receber visitas.

Assim, juntamente com alguns dos Ministros da Comunhão da paróquia, os jovens visitaram com todo o orgulho os idosos doentes. No decorrer destas visitas, foi possível perceber o “quanto custa a solidão, o quanto faz sofrer a doença e o quanto pesa a idade”. Contudo, sentimos que de facto, foi extremamente gratificante pois conseguimos levar luz àqueles olhares tristes e soltar sorrisos dos seus rostos.

Falecimentos

No dia 21 de Janeiro faleceu Emanuel da Luz Silva Belém, solteiro, com 65 anos, era filho de Manuel da Luz Belém e de Esmerinda da Silva Cavadas. Residia em Aradas com sua mãe. Depois das exéquias fúnebres foi a sepultar no cemitério em Nariz

Amigos do Jornal

Nariz: Lurdes Vieira ,7; M. Helena B. Ferreira ,5; Emanuel Magalhães ,30; Anacleto Peralta ,10; Arlindo Teixeira ,20; Eduardo Vicente ,5. Verba: Albino Arsénio ,20. Vessada: Manuel Martins dos Santos ,10; M. Natália Sousa Marques ,6; Armando Neto ,6; M. Célia Matos Birrento ,6; Acácio Lameiro ,6; Alpina da Costa Estêvão ,6; Gilberto Maia ,15; M. Conceição Silva ,6; Amadeu Pedra ,10; Amadeu Manuel R. Pedra ,6; António Romão ,6; Teresa Melo ,5; M. Alice Sousa Pereira ,6; M. Amélia Vieira Alberto ,6; José Coelho ,6; Lucinda Silva Vieira ,6; Maria da Conceição Martins ,10; M. Conceição Ferreira M. Pinho ,6. Póvoa do Valado: Lúcia de Jesus Martins ,5; Maria Júlia Chaves Pereira ,10; Cidália de Oliveira Neto ,10; Margarida de Oliveira Neto ,10.

da Conceição Vieira (R. do Vale do Rato); Filipa Cura (R. do Roque); Rosa Martins (R. da Cega) • Verba: Maria Miranda (Verba); Mário Martins da Costa (Verba); Horácio Sousa Jacinto; Ramiro Samagaio • Porto de Ílhavo: António Mostardinha • Vessada e Ramalheiro: Maria da Conceição Martins (Vessada); Dina (Ramalheiro) • Nª Sª Fátima: Silvia (Bica); Lurdes Sousa (Lavoura); Pedro Valente (Lavoura); Natílio (Tortinhoso); Cidália Bica (Ribeirinho); Donzilia (R. Direita); Bárbara (Barreiras); Carlos Lopes (R. de Aveiro); Susana (R. do Castanheiro); Isaura (Perajorge); Rosa Caniço (Rasos); Goretti (R. Direita); Inês (Brejeira); Otília Leite (R. Chameite); Isabel Nolasco (R. Direita); Eva (R. Direita); Dina Oliveira (R. Direita); Emilia (R. Cumieira); Margarida (Cerejeiras); Eunice (Cumieira); Rute (Zona Capela); Berta (Ramal); Margarida Alves (Caves); Sofia Ferreira (Cotos); Vânia (Ramal); Paula (Escola); Gonçalves (Chão Velho). Colaboradores Principais: Pe. José Manuel Marques Pereira, Pe. José Augusto Pinho Nunes, A. D. Nariz, A. R. C. Barroca, Augusto Branco, Catequeses de Nariz e de Nª Srª Fátima, Grupo de Jovens de Nariz e de Nª Srª Fátima, Juntas de Freguesia de Nariz e de Nª Srª de Fátima, Pe. Fernando Simões e Ninoska Barros. Paginação electrónica, Pré-Impressão e Impressão: Officina Digital • Telefone 234 308 697 • Aveiro


2013 | janeiro/fevereiro

Página 3

Mau tempo em todo o lado

continuação da página 1

As ruas ficaram totalmente intransitáveis, tal foi a quantidade de árvores que nelas aí tombou. O balanço final, apesar das muitas árvores derrubadas, dos muros para reconstruir, das estruturas danificadas e das instalações com coberturas para reparar ou refazer, é, felizmente, positivo, pois apesar do cenário quase dantesco, não houve vítimas a lamentar e registar. Mário PC Martins / António Bastião

de

14º Torneio

Futebol Juvenil da Barroca

Torneio

29 e 30 de março 2013

Está de volta o grande evento desportivo do Barroca, o qual se irá realizar no mês de Março e assim a freguesia de Nsa. Sra. de Fátima vai receber novamente a grande festa de futebol juvenil do clube, este ano com a participação de 8 equipas, as quais irão competir em dois escalões, Infantis e iniciados. No próximo número deste jornal daremos mais detalhes sobre o programa do torneio, mas desde já as pessoas da freguesia ficam convidadas a assistirem a esta magnifica festa do futebol, que ao longo destes últimos anos muito tem contribuído para dar a conhecer esta Associação e a nossa Freguesia. Vitor Mota

Novo médico veterinário em Nariz

Jornal “Notícias de Nariz e Fátima”

Apresentação das contas do exercício económico de 2012

Receitas Transporte do Saldo 2011.................. 100,30 Donativos diretos............................... 1938,45 Donativos em Publicidade................. 420,00 Total ................................................. 2 458,75 Despesas Gráfica + Impressão........................... 2140,80 CTT.................................................... 158,16 Total.................................................. 2298,96 Saldo Positivo................................... 159,79

A Freguesia de Nariz tem um novo ‘doutor. Trata-se do Dr. Ruslan Sclifos, natural da Moldávia, residente na Vessada, e que todos conhecem por ser o responsável-mor da Quinta da Azinhaga, em Nariz. Recém-formado em Medicina Veterinária, (Orlando, como é mais conhecido) cedo se debateu com a falta de trabalho na especialidade, no seu país natal. A instabilidade política na Moldávia fez com que rumasse a Portugal, em 2000, em busca de melhores condições de vida. Já em terras lusas, e ainda sem a sua família, trabalhou na empresa Diatosta, na Costa do Valado. Com as habilitações que possuía a destacarem-se, foi no ano de 2001 convidado por Alberto Vieira para a Quinta da Azinhaga. Será nesse ano que chegam a Portugal a esposa e o filho. O seu desempenho como diretor da exploração agrícola na Quinta da Azinhaga tem-se destacado a olhos vistos, mercê e muito do profissionalismo e da capacidade de liderança que tem dedicado a esta herdade. Orlando nunca desistiu da esperança de ver a sua licenciatura reconhecida em Portugal. Em 2002 entrega na Universidade de Aveiro os documentos necessários para dar início ao processo de equivalências da sua formação académica moldava. Após a prestação de provas, exames e outros processos administrativos, o longo processo ficou concluído em Junho deste ano. Seguiu-se o processo de inscrição na Ordem dos Médicos Veterinários para ser autorizado e credenciado a exercer medici-

na veterinária em Portugal, o que conseguiu em 22 de novembro. Ruslan Sclifos está a partir de agora à disposição de todos os interessados, para prestação de serviços na área da medicina veterinária. Com assistência veterinária 24 horas, tanto na sua residência como ao domicílio (tem viatura autoequipada). Pequenas cirurgias, consultas, assistência pós-cirúrgica, parto de animais são alguns dos vários serviços que Dr. Ruslan Scifos tem ao seu dispor, tanto para animais de companhia como de pecuária. Para além desta valências, o novo médico veterinário está apto executa outros serviços, nomeadamente documentação e passaporte de animais, aplicação de chips, vacinas, desparasitações e outros tratamentos em animais. Com larga experiência na área agrícola, Dr. Ruslan Sclifos está também disponível para apoio e consultoria na actividade agrícola integrada, podendo fornecer soluções personalizadas para maximizar o desempenho e rendimento dos terrrenos e das culturas. Dr. Ruslan Sclifos pode ser contactado pelo telemóvel 918 082 426 ou na sua residência, sita na Rua Direita, n.º 347, na Vessada – Nariz. Notícias de Nariz e Fátima endereça os Parabéns ao Dr. Ruslan Sclifos nesta hoara por este feito que muito honra e pretigia também a Freguesia de Nariz, que ele tomou como sua, assumindo-se como empreendedor naricense que tem contribuído para (e)levar Nariz a outros pontos do País e do estrangeiro, endereçando-lhe amistosos cumprimentos pessoais extensivos à sua família.

BTTé nova realidade na AD Nariz A Associação Desportiva de Nariz (ADN) oficializou recentemente perante a Associação de Ciclismo de Aveiro (ACA.) a sua filiação em actividades cicloturistas e betetistas. Como associação filiada, a ADNariz passa a poder inscrever atletas que, de forma não competitiva, possam praticar regularmente ciclismo e participar

em eventos de “Ciclismo para Todos” (passeios e maratonas BTT, cicloturismo/ciclismo de estrada). A licença desportiva que inclui seguro desportivo (acidentes pessoas e responsabilidade civil). Para todos os interessados, noimeadamente cicloturistas e betetistas, a ADNariz informa que está a decorrer uma fase de captação de atletas para

formar em breve uma equipa que “vista” as cores da ADN e leve a freguesia bem longe. Para mais informações, contactar 919 167 011 (Manuel Casimiro) ou o website da Associação de Ciclismo de Aveiro (ACA) em http://acaveiro.eu. Mário PC Martins / António Bastião


Página 4

janeiro/fevereiro | 2013

Pedro Matos e Ana Matos, campeões preparam o futuro

Decorreu no passado dia 20 de Janeiro em Lisboa a Gala dos Campeões da FPAK, que contou com a participação do piloto Pedro Matos, que foi receber o prémio de vencedor do Campeonato de Portugal de Rallycross da Divisão 1, “É sempre um orgulho receber estas distinções, que são o reconhecimento do trabalho e dedicação de todos os membros da equipa MatosSport . Este prémio não é só meu, mas sim de todos que me ajudaram a ganhar mais este campeonato, daí destaco os meus pais e os meus patrocinadores – Reboques Matos; Antero Santos e Santos; Centrauto; Armando e Lúcia; Extramotion, este troféu também é deles”. Com a Gala dos Campeões termina também a época de 2012 e é tempo de pensar já em 2013, “Neste momento toda a equipa já se encontra a

preparar a nova época onde vão haver muitas novidades”. Em 2013 a equipa vai estar novamente presente no Campeonato de Portugal de Rallycross na divisão dos Supercars, não só com o piloto Pedro Matos, no seu habitual Citroen Xsara WRC, mas também com Ana Matos que vai pilotar um Peugeot 206 WRC. A piloto da nossa freguesia vai ser a primeira piloto feminina a participar na Divisão dos Supercars, “Este é um sonho tornado realidade, ser a primeira mulher a pilotar um carro desta divisão e poder competir directamente contra o meu irmão, mas o orçamento ainda não está completo e para competir na totalidade das provas precisamos de mais apoios que esperamos encontrar até ao início do campeonato”.

Pelo Rancho Folclórico N.ª Senhora da Nazaré Novos corpos gerentes A Assembleia Geral do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré reuniu no dia 20 de Janeiro, na sua sede, sita no Centro Social de Verba, para fazer o encerramento de contas de 2012 e eleição dos novos corpos sociais e diretivos (manté-se a mesma equipa, que foi reconduzida) – Presidente: Ricardo Manuel Ferreira da Silva; Vice-Presidente: Joana Rita S. da Fonseca; Secretário: Marisa Estêvão Batista Costa; Tesoureiro: Mário Martins Costa; Presidente da Assembleia Geral: Manuel da Pedra Estevão; Presidente do Conselho Fiscal: António Manuel Simões Maio. É de referir que há interesse real da colectividade no edifício escolar de Verba (antiga escola primária) que actualmente se encontra ao abandono. É uma aspiração deste grupo folclórico que as entidades competentes facultem o referido espaço para aí poder o Rancho Folclórico instalar um museu. Neste momento prosseguem os contactos e as apresentações do projectos, para que um dia possa o sonho se torne realidade e aquele espaço passar a ser o “Museu do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré”. Mário PC Martins / António Bastião

O campeonato de 2013 perspectiva-se como o melhor dos últimos anos com dezenas de pilotos a confirmarem já a sua participação neste espectacular campeonato, “Para a época de 2013 já há muitos pilotos confirmados neste campeonato e para isso muito contribuiu o novo promotor do campeonato que veio revolucionar a promoção e divulgação do Rallycross, para isso estão já assinados vários contractos com a televisão e com os maiores jornais do país que vão dar o devido retorno publicitário às empresas que patrocinarem os pilotos”. Os objectivos da equipa são claros, com mais um título nacional na mira da equipa. Pedro Matos vai tentar renovar o título da divisão dos Supercars, enquanto Ana Matos vai ter um ano de aprendizagem das “bestas” dos Supercars “Esperamos poder trazer mais um título para a nossa freguesia”. Todos podem seguir o percurso da equipa e dos seus pilotos através do site da equipa www. matos-sport.com ou então através do facebook oficial da equipa. O Rancho Folclórico N.ª Senhora da Nazaré, no dia 5 de Janeiro de 2013, por convite da Câmara Municipal, por parte da Cultura, foi a Aveiro cantar os Reis, na escadaria do Edifício da Cultura, como tem sido habitual. Durante o mês de janeiro também cantámos as janeiras na nossa freguesia, este ano começámos no lugar de Verba, depois andámos em Nariz, Porto de Ílhavo, Vessada e Ramalheiro. Esta ação teve como objetivo a angariação de fundos para o rancho. A direção do Rancho Folclórico N.ª Senhora da Nazaré, neste momento está em negociação com a Câmara Municipal de Aveiro, para esta ceder a escola primária do lugar de Verba, que atualmente está desativada, com a intenção de ser criado um Museu para a Freguesia, o processo ainda não está concluído, mas por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, atualmente não há qualquer impedimento para que isso aconteça. O nosso Festival de Folclore já está marcado para o dia 14 de Julho. Ricardo Silva

Buracos: até quando? Buracos em Nariz? Ui…

A Câmara Municipal de Aveiro aprovou recentemente um investimento financeiro de um milhão de euros e cem mil euros para pavimentações e delegação de competências às Juntas de Freguesia, no âmbito da delegação de competências nas seguintes áreas: limpeza de valetas, passeios, espaços verdes e praias, parques infantis, tanques, parques de lazer e polidesportivos: • Três obras de beneficiação e pavimentação de arruamentos, no valor de 230 mil euros;

• Abertura de quatro procedimentos concursais para a reabilitação de vias e pavimentos em várias freguesias do Município de Aveiro, num montante total de 670 mil euros; • Celebração de Contratos-Programa entre a Câmara Municipal de Aveiro e as Juntas de Freguesia também para pavimentações, num total de 370 mil euros. A freguesia de Nariz aguarda que o «remendar» dos buracos das suas estradas (em Nariz e arredores) seja mesmo prioridade da nossa Câmara Municipal

a curto prazo, Se tal acontecer nos próximos trinta dias, teremos então razões para festejar tal prontidão camarária. Só esperamos – e desejamos muito! – que quando esse dia chegar, ao menos as reparações feitas não sejam válidas até às próximas chuvadas… Mário PC Martins / António Bastião

jnnf, ano XLVII, nº 424 (janeiro-fevereiro 2013)  

Notícias de Nariz e Fátima

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you