Page 1

CAPÃO ALTO VOLUME 02 | NÚMERO 16 | NOVEMBRO DE 2019 | DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

PÁG. 06

Prefeitura recebe novos veículos e leiloará carros usados dia 21/11/2019

LAGES

Aniversário de Lages será comemorado com entrega de várias obras PÁG. 15

CORREIA PINTO

PÁG. 11

Farra das Diárias é descoberta e Juiz condena culpados

GERAL

PÁG. 16

José Ferreira recebe título de cidadão lageano


02

EDITORIAL

Lages e Região, novembro de 2019

Ler Saber

Precisamos mudar o futuro de Lages Estive por diversas vezes em gramado e canela passando por nova Petrópolis no RS, e, todas as vezes que lá estive, fiquei maravilhado com as decorações natalinas. As decorações natalinas motivam as pessoas, a celebrarem a data com mais ênfase, e com isto levando-as compras, e todos acabam lucrando. O comércio investe no embelezamento da cidade, pensando no turista e lucram com o aumento das vendas. Lages vem perdendo a cada ano, as motivações pela data máxima da cristandade o natal. Parecendo que já não existem mais interesse pelo que ela representa. Nossa cidade pretende se transformar em um polo turístico, mas precisamos unir forças, com os governos, empresários e população. Sabemos que Lages tem muitos outros problemas e, os prefeitos que passam pela prefeitura se defrontam com eles e pouco podem fazer, porque tudo depende de dinheiro, dinheiro este que muitas vezes tem que vir de Brasília. Portanto, ao chegar ao final de ano a decoração natalina, fica em segundo plano e o nosso sonho de ver Lages ser uma cidade turística parece estar cada vez mais distante. Gramado até pouco tempo atrás, era só movelaria e diga-se de passagem faziam e ainda fazem bons móveis. Más o turismo começou, com a união dos empresários, que somaram forças, com os governos e população e investiram, e a região virou uma indústria turística o ano inteiro. Nova Petrópolis e canela seguiram o exemplo de gramado e estão colhendo os frutos dos investimentos. Se os empresários lageanos quiserem ter, o turismo como garantia de um futuro melhor, precisam seguir os exemplos daquelas cidades gaúchas. Lages e as cidades da região serrana, tem condições de atrair turistas e por consequência gerar empregos, basta se deixar de lado as diferenças e nos unirmos, o povão vai apoiar com certeza.

Jose Ferreira da Silva Jornalista Prof. RGMTN°038

Pombas caseiras, um sério problema... Muito se tem falado sobre as pombas caseiras, que transmitem diversas doenças, e que conforme se sabe, os responsáveis pelo meio ambiente, Ibama, não conseguem solução. As praças e ruas estão cada vez mais infestadas por essas aves, que até são simpáticas, mansas e divertem adultos e crianças, pela maneira que buscam alimentos em meio ao fluxo dos pedestres. Nas residências, casas e prédios, os transtornos são ainda maiores. Elas invadem os locais onde existe o que comer, se agrupam, deixando o local cheio de fezes. Por onde passam, ou se fixam. Muitas vezes são locais onde crianças brincam, que pisam ou põe as mãos nas fezes e levam depois alimentos a boca. As fezes são levadas quando chove, pelas águas que escorrem pelas calçadas e paredes, ou quando não, junto com o pó levado pelo vento. Um perigo que me parece sem solução. As autoridades ligadas ao meio ambiente proíbe o extermínio destas aves, ou de ou-

tra qualquer. Só que sem um controle, a tendência e aumentar o número delas, e por consequência, as doenças. Sabemos que é crime mata-las, mas precisamos estar atentos com o que está acontecendo. Sou contra matar qualquer tipo de pássaro e animais, más as autoridades precisam tomar alguma providência urgentemente, ou então este problema, perderá totalmente o controle, e daqui alguns anos, Lages e região terá nesta ave uma praga a mais em nossas vidas e, o pior, sem solução. Não estaria na hora das autoridades criarem uma lei ou alterando a lei que já existe, que não permite que se mate as tais pombas? será que a saúde, a vida das pessoas valem menos que a vida dessas infelizes aves !!! vamos deixar o paternalismo de lado e pensar mais nas pessoas, que já enfrentam doenças de todo tipo, além da poluição das águas, da terra, do ar , além disso tudo, temos ainda que enfrentar mais a poluição das pombas ?

Jose Ferreira da Silva Jornalista Prof. RGMTN°038

Parabéns Lages 253 anos! A inauguração do novo calçadão da praça João Costa programada para dia 23 de novembro, marca as comemorações dos 253 anos de fundação de Lages. Completamente revitalizada, uma das praças mais antigas da cidade será também, uma das mais modernas. Com investimentos de mais de R$ 13 milhões assegurados, através de convênio com o governo do Estado, ainda quando Raimundo Colombo era govenador, a revitalização do calçadão será emblemática. Seu conceito europeu com áreas de convivência, passeio e paisagismo, transformará o local no palco dos

futuros lançamentos de eventos, como a Festa Nacional do Pinhão. A obra iniciou em novembro do ano passado e contempla dois blocos. Um que abrigará a Central de Monitoramento de toda a cidade ocupado pela Polícia Militar, conjunto de banheiros públicos com acessibilidade, loja de revistaria, Central de Informação Turística e uma cafeteria. No segundo bloco, a estrutura terá o palco principal de eventos com área para restaurantes e lanchonetes, cafeteria e um espaço cultural, onde serão realizadas exposições e apresentações. Sem dúvidas teremos aqui, uma das pra-

ças mais belas de Santa Catarina. Do total de investimentos da revitalização, ainda restam mais de R$ 9 milhões para ser repassado pelo governo Estado. As melhorias preveem também, a revitalização do calçadão da praça Túlio Fiuza de Carvalho. A revitalização completa deve se prolongar até o final de 2020. E assim Lages, a quarta cidade mais antiga do território catarinense coloca neste aniversário, mais um tijolo nesta obra que a faz também, uma das mais lindas de Santa Catarina. ONERIS LOPES Jornalista (DRT-4347/SC)

EXPEDIENTE Jornalista Responsável José Ferreira da Silva - RGMT N 038

Diagramação e Direção de Arte Blue Design Grá co - (49) 99915-8235

Periodicidade Mensal

Tiragem 2.000 Exemplares

Direção Geral Letícia de Lima

Fale Conosco contato@noticianoato.com.br www.noticianoato.com.br

Circulação Lages - Capão Alto - Correia Pinto Santa Catarina

Colaboradores Edson Varela Oneris Lopes

Contato @noticianoato

49 9 9119-9209


LAGES

Lages e Região, novembro de 2019

03

Transul: valorizando o Ser Humano dando oportunidades aos colaboradores A empresa Transul – Transportes Urbanos Nossa Senhora dos Prazeres, com mais de meio século prestando bons serviços à comunidade está concorrendo a um prêmio intitulado Ser Humano 2019, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRHSC, o qual é dividido em etapas. A empresa está participando no segmento do Desenvolvimento do Ser Humano, que vai tratar da Escolinha de Formação de Motoristas dentro da empresa, onde os cobradores, com bom tempo de casa, alinhado à cultura empresarial, com bom desempenho e uma boa conduta, participam de uma escolinha interna de motoristas, com duração de aproximadamente dois anos e meio, quando passam a ser motoristas da empresa, e com isso a remuneração passa a ser duas vezes maior que o salário de cobrador, o que melhora as condições de vida familiar e profissional. O prêmio, ao que estamos participando é chamado Estratégia de Gestão no Transporte Urbano de Passageiros e Desenvolvimentos dos Colaboradores, justamente para tratar na questão da Escolinha de Formação dos Motoristas que será outorgado no dia 23 de março de 2020. No ano passado ganhamos na etapa de Sustentabilidade, onde um dos quesitos foi a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. Hoje no quadro de funcionários, mais de 63% dos motoristas são formados na escolinha de motoristas da empresa. O motivo que levou a Transul a investir na formação interna de motoristas, num primeiro momento foi o de valorizar o profissional e manter a qualidade do nosso transporte. O cobrador conhece toda a realidade da empresa, desde a cultura e a sua política empresarial, conhecem as linhas e, normalmente são bons motoristas, sem vícios e que realmente atendem o nosso procedimento. A Escolinha já existe há mais de 30 anos, que começou com o proprietário anterior, sendo mais incrementada na atual gestão empresarial”, observou Cristina Yamaguchi.

Transul: mais de meio século Em março de 2019 a empresa completou meio século de bons serviços prestados à comunidade. A empresa implantou algumas ações internas, como por exemplo, calendários e cronogramas de treinamento dos funcionários, que normalmente é feito no início do ano e no segundo semestre, justamente para melhorar as questões de Direção Defensiva e Condução Econômica para melhor transitar nas vias públicas de Lages. A Transul conta atualmente, com 261 funcionários, desses 180 são motoristas e cobradores. “A ênfase é dada na formação dos motoristas e cobradores, porque são eles que mantém o relacionamento com os passageiros. Os demais setores, como oficina e administração dão suporte para cuidar do transporte e dos ônibus. Realizamos homenagens aos funcionários no Dia do Trabalhador, àqueles que completam 25 anos de efetivo serviço. Nesse ano, homenageamos um funcionário com 40 anos de casa. A empresa possui 68 ônibus, com elevador para acessibilidade dos deficientes físicos.

A empresa foi fundada em 1959 e passou por alguns proprietários. A atual gestão está aqui desde 1996, e se preocupa com as pessoas, com os funcionários, com os passageiros e com a comunidade local”, concluiu Cristina.


04

Lages e Região, novembro de 2019

GERAL

Cerest participa de ação voltada à educação em saúde do trabalhador O encontro teve como tema “Saúde Mental e Trabalho” buscando promover espaço de troca de experiências e visibilidade para questões cotidianas Uma ação de educação em saúde do trabalhador foi realizada pelos profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, com apoio da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures. O evento foi realizado na quarta-feira (30 de outubro), através de convite do Núcleo Municipal de Educação Permanente – Numep, do Sistema Único de Assistência Social – Suas de Lages. O público alvo da ação foram os coordenadores dos serviços do Suas. O encontro teve como tema “Saúde Mental e Trabalho” buscando promover espaço de troca de experiências e visibilidade para questões cotidianas que possuem potencial para adoecer emocionalmente os trabalhadores.

Conforme a psicóloga do Cerest, Maiani Lins, torna-se importante o espaço oferecido pelas instituições para que aconteçam momentos de reflexão e cuidado, voltados para os profissionais. “Essas ocasiões possibilitam que venham a tona questões importantes que precisam ser debatidas e repensadas, objetivando a prevenção do adoecimento mental ligado as atividades laborais”, comenta. A equipe também agradece aos profissionais do Numep pelo convite realizado ao Cerest e pela demonstração de interesse em dar continuidade a esta parceria que possibilita a intersetorialidade entre as Políticas Públicas de Assistência Social e de Saúde.

Comunidade Melhor entra no quarto dia de ações na região do bairro Penha Já nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (7 de novembro) a equipe de serviços da Prefeitura de Lages iniciou os trabalhos de melhorias na infraestrutura dos bairros Penha e São Miguel e dos loteamentos Itapuã e Nadir, através do programa Comunidade Melhor. Os serviços de drenagem iniciaram na rua Manoel Oliveira, no bairro Penha, e se estendem, durante todo o dia, por diversas vias da região beneficiada pelo programa. A rua Maria Machado Ferreira, também bairro Penha, recebeu os reparos da equipe do calçamento. Em outros pontos destes bairros e loteamento as equipes da limpeza estão fazendo uma verdadeira varredura. São melhorias com roçadas de canteiros e áreas públicas, capinagem, podas de árvores em espaços públicos, pintura de meios-fios, reforço na sinalização de trânsito, entre outros. O patrolamento e colocação de pedra brita nas vias sem pavimento também teve continuidade nesta quinta. “Estamos aproveitando o tempo mais estável para dar continuidade nos serviços do Comunidade Melhor na região do bairro Penha. No sábado teremos uma grande estrutura de atendimento em parceria com as entidades para a população local”, disse o prefeito Antonio Ceron. O “Dia D” do Comunidade Melhor será neste sábado (9), das 9h às 17h, com a concentração de toda a infraestrutura de prestação de serviços públicos da prefeitura de Lages, na Casa do Povo, em frente à Escola de Educação Básica (E.E.B.) Godolfin Nunes de Souza, no bairro Penha. Neste dia será realizada uma série de atendimentos à comunidade.

Texto: Ari Junior / Foto: Nathalia Lima


CAPÃO ALTO

Prefeitura entrega uniformes para garotada do futsal A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, do Município de Capão Alto, através o Diretor de Esportes, Adair dos Santos Moreira, fez a entrega de uniformes (camisas, calções e meias), para padronizar e identificar cada praticante das categorias: masculino Sub 13, Sub 15, e Sub 17. O objetivo principal, é buscar oferecer possibilidades de desenvolvimento das qualidades dos meninos, formar cidadãos, afastar os garotos da violência e das drogas, e oportunizar o surgimento de novos atletas para modalidade. Estamos dando uma cara nova ao esporte da cidade, o nosso compromisso é incentivar a garotada, porque, aliado a isso, tem inúmeros benefícios. É importante também ressaltar que os pais estão sempre presentes nos treinamentos e nos jogos, atestando o desenvolvimento de seus filhos. Aqui o mais importante é que a gente forme campeões para a vida”, destacou Adair Moreira, o coordenador do projeto no município. Nos próximos dias será feita à entrega de uniformes aos garotos do Sub 11.

Presidente reeleito por mais 4 anos atende pessoalmente os associados Capão Alto - O atendimento e a atuação do atual presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais de Capão Alto, é o que faz a diferença. Pois ao adentrar na dependência da entidade, o que primeiro se vê é o presidente. Ou seja, bem diferente de outros sindicatos, onde o presidente ficar sempre fechado em seu gabinete, e dificilmente atende um associado. Sebastião Osni do Amaral, o atual presidente está no cargo a 12 anos, e no dia 10 de março foi reeleito para mais um mandato de quatro anos. “Diante dessa confiança em nós depositada, ficamos no compromisso de bem atender os nossos trabalhadores rurais. Realizamos todo o trabalho em benefício da aposentadoria e auxílio doença. Temos convênio com aproximadamente 100 médicos de Lages e região, assim como com diversos Laboratórios, assim como temos convênio com a Farmácia local (Farmácia Riguez). Aqui tiramos o GTA e damos entrada em brincos e saída para o agricultor. Todo trabalho realizado para o agricultor em dia com suas taxas junto ao Sindicato, os serviços que prestamos são gratuitos. Assim que, estamos atendendo no horário comercial. E até mesmo pelo celular (49) 99991 9882”, frisou o presidente Sebastião Osni do Amaral, o qual participará em Florianópolis da eleição da Fetaesc, como representante de alguns municípios da Região Serrana.

Lages e Região, novembro de 2019

05

Obras da escola criticada por um vereador estão em pleno andamento Em relação ao estabelecimento escolar que está sendo construído, alvo de cobranças de um vereador, o secretário Diego Machado, informou à reportagem de Notícia no Ato o seguinte: “Tempos atrás o FNDE estava fazendo uma visita em vistoria à obra e apontaram uma irregularidade que não estava previsto no projeto. Apesar de estar na planilha orçamentária. Fizemos a solicitação à empresa responsável pela obra que fizesse todos os reparos apontados, o que já está em fase conclusiva agora. Acreditamos que até o final de semana eles terminam essa fase de apontamentos do FNDE. Depois que tudo terminar vamos solicitar uma nova vistoria da FNDE na obra, a fim de que que para o próximo ano letivo já esteja tudo regularizado. Também tem uma situação pendente de documentação, e já estamos resolvendo, por se tratar de burocracia; enquanto a obra 100% da sua totalidade pronta. Breve a empreiteira vai entregar novamente a obra e será novamente passada por uma vistoria do FNDE. E se não houve mais ne-

nhuma irregularidade vamos partir para a etapa de finalização de contas, e posterior inauguração para iniciar o próximo ano letivo. Os móveis e utensílios já foram licitados e já estão na escola, o que falta de material de escritório já está sendo providenciado. Enquanto se constrói a nova sede do Conselho Tutelar, essa entidade está utilizando as dependências da escola provisoriamente para não custear um aluguel. A obra da sede nova será concluída até dia 31/12 quando retornam para o novo local, e o município disponibiliza para inauguração do colégio”, observou o secretário de Finanças.

Moradoras da localidade de Barreiras zeram curso de aprendizado de pães nutricional Capão Alto - Dia 11/10, sexta-feira, aconteceu nas dependências da Epagri, um curso para moradoras da localidade de Barreira, município de Capão Alto, um curso sobre atividade nutricional, que contou com a presença da extensionista Social da Epagri, Lilian Maria Sbecker, a qual ensinou a fazer pão nutricional. “As moradoras presentes ao curso, demonstraram total interesse e foram muito participativas”, disse Lilian Maria, reiterando ainda que “com esse aprendizado, elas poderão fazer pães nutritivos para seus familiares”, frisou a extensionista. Como opção de refrigerante, as alunas aprenderam a fazer o refrigerante de cenoura com laranja, e também de espinafre. Assim como fazer o Bolo de Laranja aproveitando as sobras. Vale ressaltar que os ingredientes utilizados durante o curso, foram fornecidos pela secretaria municipal de Assistência Social de Capão Alto. Aproveitando o encerramento do curso, os alunos, que estudam em estabelecimento escolar das adjacências estiveram presentes para comemorar o Dia das Crianças, junto com suas mães quando saborearam o Bolo de Laranja que suas mães fizeram no aprendizado.


06

CAPÃO ALTO

Lages e Região, novembro de 2019

8º Encontro da Mulher Capãoaltense reforça combate ao câncer de mama Outubro Rosa marcou o comparecimento de mais de uma centena de mulheres Capão Alto – Mulheres estiveram participando do 8º Encontro da Mulher Capãoaltense na sexta-feira dia 25/10, nas dependências do Salão Paroquial. Mais de 100 mulheres participaram do evento, tendo como palestrante o médico Rodrigo Rainesk, Eloilse Oliveira (Elô) do Projeto “ Alô Elô” tem por objetivo conscientizar a população quanto à prevenção do Câncer de mama, e a importância do auto-exame. Que também abrilhantou o encontro. O prefeito Tito Freitas e outras autoridades, marcaram suas presenças. Segundo a secretária da Saúde Gislaine Freitas ”A tarde do encontro aconteceu com bastante brilhantismo. Acreditamos que a palestra foi bem educativa, e com excelentes orientações. No decorrer do mês estivemos em

todas as localidades do interior, quando realizamos coletas para exames preventivos e levamos orientações para as mulheres e também o auto-exame de mamas. Também durante todo o mês de Outubro estivemos com uma Agenda aberta para realizações de exames preventivos. Vale ressaltar que, aproveitando o ensejo realizamos uma intensa campanha de vacinação contra o Sarampo no decorrer do mês. Nosso objetivo foi alcançar o maior número de pessoas neste mês de outubro. No início do mês de novembro vamos iniciar a campanha do “Novembro Azul”, visando as conscientizações dos homens, para as realizações do preventivo do exame de próstata (PSA)”, observou a secretária municipal da Saúde de Capão Alto.

Prefeitura recebe novos veículos e leiloará carros usados dia 21/11/2019 A Prefeitura Municipal recebeu recentemente mais 06 (seis) carros novos, os quais irão substituir os velhos veículos que já se tornaram economicamente inviável à Prefeitura Municipal, já que os gastos com suas manutenções mensalmente acabam sendo prejudicial à economia do município. Assim que, serão substituídos e deverão ir a um Leilão no próximo dia 21 de novembro. De acordo com as informações do secretário de Finanças Diego Machado” esses veículos recentemente adquiridos irão propiciar aos munícipes mais conforto e segurança, já que, em sua maioria serão entregues à Secretaria da Educação para que

sejam utilizados nas finalidades que se propõe. Também o princípio da economicidade que vai diminuir as manutenções veiculares que consome um alto montante anual. Com essas aquisições que representam economia para o município a população é quem ganha. Com o Leilão que vai ocorrer no próximo dia 21/11, alguns velhos veículos serão substituídos pelos novos que chegaram recentemente. O prefeito Tito Freitas já avaliou os que irão a leilão. Um desses novos carros será destinado ao Conselho Tutelar, que tem uma grande demanda de atendimento à comunidade. Os demais veículos serão destinados pelo prefeito

às secretarias que ele achar cabível. Também foi adquirida uma plantadeira que já está à disposição da Prefeitura Municipal e breve será utilizada para o plantio na agricultura. Brevemente serão adquiridas outras para facilitar a vida do pequeno agricultor que não tem equipamento e sobrevive do campo. Também estamos recebendo um novo trator que será destinado ao serviço de plantio. Na verdade, o município está investindo recursos contemplando todas as áreas, inclusive com outras obras, até mesmo em casas populares, com a finalidade de bem aplicar os recursos e tenha um retorno dos impostos pagos pelos cida-

dãos. Realizamos duas licitações públicas para aquisições de caminhões. Não houve quem apresentasse propostas. Portanto, o município comprará um veículo com dispensa de licitação ainda este ano, conforme a lei permite em face dos processos desertos. Estamos em negociação com as concessionárias para verificarmos qual delas oferecem as melhores propostas de acordo com as necessidades do município. No próximo ano vamos adquirir mais dois caminhões. Não vamos adquirir os três este ano em face do orçamento”, explicou Diego Machado, secretário de Finanças do município de Capão Alto.


CAPÃO ALTO

Lages e Região, novembro de 2019

07

Proerd forma 57 alunos em Capão Alto Uma manhã marcada por aprendizado, orientação e muita emoção. Assim foi a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na manhã de sexta-feira, 25 de outubro, no Centro de Eventos, em Capão Alto. Professores, policiais, estudantes, família, secretaria de educação - todos esses são componentes essenciais no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, projeto coordenado pela Polícia Militar/SC. Alunos das quintas séries da Rede Municipal de Ensino participaram de 3 meses de lições nos encontros onde aprenderam direitos e deveres sobre cidadania e combate às drogas e à violência, proferida pelo policial Jefferson Vitor Couto. O prefeito Tito Freitas, no uso da palavra enfatizou que, “bem sabemos que muitos desses jovens não tiveram oportunidade. Portanto, recomendamos que aproveitem para que o aprendizado sirva no crescimento de todos, para que ao atingirem a idade adulta, sejam responsáveis, colocando em prática o que ouviram do instrutor, colocando o devido respeito aos outros e a vocês mesmos e, também aos seus familiares. Que o aprendizado que acabaram de concluir sirva de exemplo, e no futuro sejam cidadãos e cidadãs do bem. As oportunidades para o mal são grandes. Aproveitamos o ensejo pa-

Curso bem aproveitado ra, em nome do município agradecer e reconhecer o trabalho da Polícia Militar, em especial aos instrutores do Proerd. Parabenizamos pelos bons exemplos. Que todos saibam o que estamos e como estamos fazendo”, concluiu o prefeito Tito Freitas.

Para a professora Silvana, diretora do Colégio Belizário José Luiz, “hoje é um dia muito importante, os 22 alunos fizeram o curso do Proerd, e agora estão se formando. Valeu o aprendizado, já houve modificações no comportamento desses estudantes”, observou a professora e diretora Silvana. Para a diretora da Escola Valmor Antunes dos Santos, Solange Ribeiro, “35 alunos do 5º 1 e 5º 2 estão aqui para celebrar o que aprenderam durante o curso do Poerd, o que, sem dúvida é muito importante para os alunos que tiveram a oportunidade de aprender importantes lições sobre a prevenção do uso das drogas. Tínhamos muitas questões de bullying, de falta de respeito, etc. Hoje, os próprios alunos fazem questão de lembrar o que aprenderam para não caírem em comportamentos inadequados. O curso foi bem aproveitado, e tudo que vier para acrescentar para a escola será sempre benvindo. O curso ministrado pelo policial militar Couto foi muito bem aceito pelos pais, alunos e pela comu-

nidade”, frisou a professora Solange Ribeiro. Para o Major Rambusch, coordenador do Proerd na Região Serrana, “o processo como um todo é essencial. Abrir a sala de aula para que as crianças tenham acesso ao Proerd é fundamental. As participações dos pais para com a comunidade escolar é essencial. A participação da diretora também é muito importante na condução da comunidade escolar, como também os senhores pais que fazem parte desse conexto, exigindo dos seus filhos para que sejam pessoas detentoras de bons costumes, como disse o Prefeito Tito Freitas que o mal está solto. Agradecemos aos diretores e professores, assim como ao Sicoob pela participação. O setor privado tem que ter esse olhar para com a comunidade. Agradecemos ao policial Couto pela estima e dedicação. Aos alunos desejamos que busquem os bons exemplos, pelo bom caminho, busquem o que é melhor para suas vidas”, observou o Coordenador do PROERD na Região Serrana.


08

CÂMARA DE VEREADORES DE CAPÃO ALTO

Lages e Região, novembro de 2019

Vereadora propõe implantações de cursos em quali cações de gastronomia e outros A vereadora Sadiana Mello, PSD, solicitou ao Chefe do Poder Executivo do município de Capão Alto para que tome providências no sentido de determine a implantação na Grade Escolar de 2020, para que os alunos do 3º ano e séries finais da Rede Municipal de Ensino pudessem receber ensinamentos em Qualificação em Arte Culinária através de um convênio com a Epagri, utilizando o espaço do CEAPA que já pode ser utilizado que, conforme o Regimento da Vigilância Sanitária já foi liberado para realizações de cursos para a comunidade. Neste sentido, apresentamos um projeto para que esses estudantes possam ser qualificados na prestação de serviços que vai atender as exigências do turismo em nosso município que está em fase crescente. Tomara que dê certo, já conversamos com o assessor Jurídico o qual demonstrou receptivo ao projeto, até porque está sobrando salas de aulas no Colégio Estadual e ditos locais possam ser utilizados para qualificações de três ou mais cursos em diversos segmentos, como administrador, madeira, etc. Um outro projeto de nossa autoria é a inclusão do queijo na Merenda Escolar. Graças a uma Lei Municipal já existe autorização que seja feita as aquisições do produto diretamente dos produtores legalizados com a Vigilância Sanitária. Em 2019 já foram realizados os procedimentos e distribuídos na Meren-

da Escolar. Assim como o Mel e o Morango. Estivemos reunidos com o pessoal que participaram da Feira Sabores de Capão Alto presentes no último Rally para que façam a devolutiva. Em dois dias do evento agregado junto à promoção automobilística com uma arrecadação de mais de R$ 14 mil reais em vendas realizadas. O mais importante foi a divulgação que foi levada para outros destinos, longe dos limites do nosso município, já que pessoas de 11 estados estiveram aqui participando e tomaram conhecimento de nossos produtos artesanais e culturais. Quem sabe, um dia, teremos propostas para compras diretas. Também valeu pela experiência adquirida e pelo conhecimento entre as pessoas que participaram com suas produções”, observou a vereadora.

Emenda antiga está sendo liberada para pavimentação de ruas Numa Emenda Parlamentar da época em que Fernando Coruja era deputado estadual, a Bancada do MDB na Câmara de Vereadores era presidida pelo então vereador “Zezo’, hoje vice-prefeito de Capão Alto, somente agora que está sendo liberada, conforme informa o vereador João Branco, o qual também integrava a Bancada do MDB na época. “ Com esse recurso financeiro será pavimentado a rua João Trindade Ribeiro, que começa em frente à pecuária do Valério e vai até à Igreja Evangélica. Também outras ruas serão pavimentadas e a comunidade será beneficiada. Por essa razão estamos contente, já que sempre estamos realizando alguma coisa pelo nosso município. Por outro lado temos a liberação de uma Emenda que conseguimos com o deputado Ronaldo Benedet que, com o montante será utilizado para a compra de um trator com cabine. Dentro de poucos dias deverá chegar. A Licitação para a pavimentação das ruas deverá sair ainda este ano”, frisou o vereador João Branco.

Presidente da Câmara de Vereadores encaminha solicitações Em reunião realizada na Câmara Municipal de Vereadores foi apresentado e aprovado o Projeto de Lei de Diretrizes e Orçamento – LDO -, o qual determina o montante financeiro que será repassado a cada secretaria municipal para o exercício de 2020. “Certamente a Educação e Saúde serão as duas com maiores receitas”, previu o Presidente da Câmara vereador professor João Edeir. “Também encaminhamos à empresa de telefonia OI solicitando providências no sentido de que seja instalado um Telefone Público (Orelhão) em frente ao Restaurante Queijo, na Br 116, em Vacas Gordas. A Justificativa da solicitação deve-se ao fato de que um número considerável de pessoas passam por aquele estabelecimento, onde, muitas das vezes necessitam de um meio de comunicação; entre eles, os funcionários do próprio restaurante, moradores das adjacências e motoristas em trânsito. Um outro pedido de providências é endereçado à deputada federal Carmen Zanotto, solicitando providências no sentido de, por seu intermédio, agilizar liberação de recursos fi-

nanceiros através de Emenda Parlamentar para o município de Capão Alto, para colocação de um Portal na entrada e saída do município no início do perímetro urbano. Com certeza será um embelezamento no aspecto visual do nosso município. Finalmente, um outro pedido, encaminhado à titular da Secretaria de Assistência Social, Rita Campos, reiterando a presença de um Assistente Social até à residência do Sr. Marinho para que tome conhecimento da situação precária de sua família”, observou o Presidente do Poder Legislativo de Capão Alto, vereador João Edeir.

Uma luta em prol dos servidores municipais A Vereadora Janaíce Mortari, PSD, é uma incansável batalhadora pelas causas dos servidores municipais principalmente. Se bem, que, também sempre está defendendo em Tribuna no Plenário da Câmara Municipal as outras classes que integram o poder público. Ela entende que, se o funcionário estiver bem amparado em seus direitos, percebendo uma remuneração a contento, todos irão trabalhar satisfeitos. “Quem ganha com isso é a comunidade e a própria instituição para a qual prestam seus serviços no dia-a-dia. Já conseguimos as gratificações do Vale Transporte, Vale Alimentação e outros, juntamente com os demais vereadores. Nosso trabalho é voltado aos servidores públicos, com a colaboração do Sindicato. E o que não é bom para o funcionalismo, não tem e não terá meu apoio. Deixo bem claro que vou votar contra. Desde que assumi tenho batalhado em prol dos servidores, seja em conversa ou com ofício encaminhado diretamente ao Prefeito Municipal para que seja concedido um melhoramento às categorias. Também sempre defendo a Educação. Constantemente estão apresentando reivindicações em prol desse segmento. Esperamos que o Executivo, aos poucos faça o Plano de Carreira dos Servidores Municipais para beneficiar cada categoria. Recentemente foram colocadas várias lixeiras na área central. Estamos atendendo solicitações da comunidade e estamos solicitando que também sejam colocadas nos bairros, em pontos estratégicos para tender a população. Nós, vereadores, ouvindo e atendendo as reivindicações do povo. Cabe ao Executivo realizar os anseios da comunidade”, observou a vereadora Janaice.

Projeto 0032/2019 causa preocupação ao vereador O vereador Cleiton Lopes, o qual já esteve fazendo parte do Colegiado da administração anterior, hoje na condição de vereador é Opositor à atual administração municipal, e, vez por outra, usa a Tribuna do Plenário da Câmara de Vereador para realizar suas críticas e pedindo explicações, até mesmo de coisas indevidas. Recentemente, pediu explicações sobre o Projeto de Lei 0032/2019 onde deve merecer algumas modificações. Também solicitou explicações sobre a obra do Colégio Estadual em andamento. Nas questões das viagens a Brasília, várias explicações e apresentações de resultados positivos já foram apresentados. Talvez o vereador não esteja bem concentrado no assunto.


CORREIA PINTO

Lages e Região, novembro de 2019

09

Várias atividades realizadas pelo bem da comunidade Correia Pinto A secretaria de Meio Ambiente de Correia Pinto, está orientando à população para reciclar o seu lixo. Mais de 90% do lixo é reciclável, e pode ser transformado em fonte de renda para a família e menos impacto ambiental. Estamos orientando através das redes sociais, via jornal e emissoras de rádio para que as famílias façam o destino correto do lixo reciclável, como a compostagem. É até um adubo que pode ser reutilizado. Ou então realizarem as separações do lixo. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone: 3243 2070.

Castração de cães Estamos fazendo a segunda castração de fêmeas de cachorros de rua. Na primeira ação foram castradas 26 fêmeas de rua e já foram adotadas, são chipadas e o novo proprietário ficará responsável pelo animal. Nesta segunda etapa queremos castrar 100 fêmeas de rua. Nosso objetivo é que em 2020 possamos poder sanar esse problema, castrando todas as fêmeas de rua. Qualquer informação a respeito de fêmeas de ruas pedimos que entrem em contato pelo nosso telefone. Se cada um ajudar, com certeza vamos sanar esse problema em 2020. Esse é um problema de saúde pública.

Patrulha Agrícola Um outro serviço que estamos dando atendimento é com a Patrulha Agrícola, tendo em visto que estamos em plena safra. Através de lei em vigor regulamenta a hora/máquina ao produtor, cuja taxa é de R$ 48 reais pelo trabalho do trator na lavoura do produtor. Na época de safra disponibilizamos 10 horas de safra por produtor. São muitos, e até poderíamos não dar conta de atender a todos. Essa lei é direcionada somente ao pequeno e médio produtor. Para isso o produtor tem de vir à Secretaria da Agricultura e p re e n c h e r uma Guia, depois que pagar no Banco trás de volta o documento para que possamos programar e fazer o serviço ao produtor.

Leite A respeito do leite há muita reclamação pelo preço mínimo do litro do leite. Varia entre 0,76 centavos a R$ 1,40. Assim que, ficou estabelecido que o valor mínimo será de R$ 1,00 real. Também na época da estiagem tivemos que fazer um atendimento ao produtor, já que vários deles ficaram sem água em suas propriedades. Como temos apenas uma retroescavadeira, por essa situação o atendimento nas retiradas de entulhos da cidade foi prejudicada, o que já estamos colocando em dia. Por outro lado estamos perfurando um Poço Artesiano na comunidade de Invernardinha, na localidade conhecida por Atrás do Cerro.

7.500 mudas serão plantadas nos canteiros das vias públicas A cidade de Correia Pinto terá um novo visual paisagístico. Serão plantas 7.500 mudas que serão plantadas nos canteiros das vias públicas. O secretário, Robson Bastos, pede encarecidamente à população que colaborem com esse serviço, não depredando as mudas ou retirando-as dos locais onde serão plantas. É um embelezamento natural das vias públicas da cidade que merecem apoio da população.

Hortas Comunitárias Um projeto está sendo elaborado para as implantações de Hortas Comunitárias no município. “Em parceria com as associações de moradores dos bairros estamos cuidando da parte burocrática para que possamos implantá-las. Creio que a primeira Horta Comunitária será no bairro São Pedro. Na semana vindoura vamos marcar uma reunião com a comunidade para tomarmos conhecimento das pessoas interessadas em plantar, cuidar e demais processos na cultivação de verduras e legumes. Cada um deverá ter seu espaço. Faremos um local de compostagem para aproveitar o lixo orgânico coletado na cidade. Se Deus quiser com a ajuda da comunidade vamos implantar a primeira horta comunitária do município. Estamos nos reunindo com o pessoal da Epagri para fazermos uma projeção para o ano vindouro. Também já nos reunimos com o Departa-

mento de Finanças da Prefeitura Municipal que já definiu o Orçamento Financeiro para a Secretaria do Meio Ambiente no exercício de 2020. Em relação ao serviço de limpeza da cidade estamos dando continuidade diariamente, principalmente com a chegada do Verão que a tendência é proliferar os matagais. Nossa equipe está realizando um belo serviço. Estamos também elaborando um projeto para as plantações de flores com a chegada da nova estação. Enfim, o serviço não para, é o ano inteiro, ininterrupto”, observou Roberson Bastos. Escadaria do bairro São Pedro teve aceitação unânime pela comunidade À empresa construtora da Escadaria que dá acesso ao Hospital realizou uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente onde foram plantadas as gramas e os cedrinhos. O importante é, doravante manter a conservação daquele local que, diga-se de passagem, teve uma aceitação muito grande da comunidade. Temos um projeto para realizar numa área verdade ao lado da escadaria um espaço paisagístico com variadas espécies de flores”, frisou do Meio Ambiente.

Aciacop realiza Workshop para debater sobre Leis Eleitorais Numa promoção da Aciacop – Associação Comercial e Industrial de Correia Pinto, aconteceu na noite de 05/11, mas dependências da Ema Sevei o Workshop, com o seguinte tema:

“Aspectos Destacados da Lei Eleitoral”, onde foram debatidas as novas regras para as Eleições de 2020, como: Término das Coligações Proporcionais, Novas Regras de Campanha, O impacto das Redes Sociais, Idade Mínimas para Prefeito e Vereadores, Limite de Gastos de Campanha, Doações, Arrecadações (Tipo Vaquinha), Propaganda Eleitoral, Carros de Som, o Que pode Nas Vésperas da Eleição e O Que Não Se Pode. A Aciacop, presidida

pelo ex vereador e atual Presidente reeleito, Almir Bitencourt, trouxe para realizar o debate, o ex deputado estadual, advogado Gabriel Ribeiro e seu sócio também advogado Emiliano Branco. No final dos debates, foi aberto ao público presente as perguntas, as quais foram respondidas cabalmente pelos palestrantes. O presidente da Aciacop ficou satisfeito com a magnitude do evento. Frisou na oportunidade: “na nossa visão as expectativas foram s u p e ra d a s . C o n s e g u i m o s despertar e sanar as dúvidas iniciais dos participantes e, colocamos Correia Pinto no cenário eleitoral de Santa Catarina, por ser o primeiro município a realizar um Workshop dessa grandeza.”, observou o presidente da Aciacop.

Participantes Vale ressaltar que participaram em torno de 40 pessoas dos mais distintos segmentos da atividade econômica do município de Correia Pinto; como, advogados, contadores, políticos, pre candidatos a prefeito e a vereadores, e jovens interessados em tomar conhecimento sobre as mudança que estão acontecendo nas regras eleitorais visando o próximo pleito eleitoral. No encerramento do evento foram entregues um documento oficial expedido pela diretoria da Aciacop, aos palestrantes advogado Gabriel Ribeiro e Emiliano Branco, num gesto de agradecimento pelas brilhantes elucidações de um tema importante como a atual Lei Eleitoral.


10

CORREIA PINTO

Lages e Região, novembro de 2019

IBGE realiza reunião visando o Censo de 2020 O último Censo realizado em 2018 em Correia Pinto constatou que o município possuiu uma população total de 13.040 habitantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Agência de Lages realizou a 1ª Reunião para Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, realizado na Câmara de Vereadores com a participação de funcionários públicos que contou com a presença do Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas, atualmente ocupando a função de Coordenador Censitário de Área da Região de Lages Paulo Peruzzo da Agência do IBGE de Lages, o qual explicou como vai ser o Censo 2020, e sobre o que ocorreu durante a reunião na manhã do dia 24/10. “Foi um encontro muito bom, já que os presentes de-

monstraram muito interesses. É importante que, as principais entidades tenham representantes bem engajados no trabalho do IBGE, tanto para cuidar do planejamento como do acompanhamento. Estamos numa etapa inicial do Censo 202. Já fizemos um trabalho de base estrutural que seria basicamente o mapeamento da cidade e a divisão do trabalhado do recenseador. Já estamos trabalhando nas divulgações dos processos seletivos. O próximo processo seletivo será em Fevereiro de 2020 quando será lançado o Edital. Então temos esse prazo para trabalhar e planejar. Para os municípios será o tempo para implantar o Posto Coleta, e fazermos os trâmites legais, onde fazemos poder auxiliar os recenseadores em número de 12 que

estarão identificados com coletes, crachás e boné. Um equipamento bem típico do IBGE, da cor Azul com uma Bolsa com a inscrição do Instituto. Pretendemos entrar em contato com a Polícia Militar, e também com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, assim como di-

vulgar os nomes de todos os recenseadores para que a comunidade tenha conhecimento de todas as pessoas que estão realizando o Censo 2020 que vão chegar em todos os domicílios. A coleta será a nível nacional e serão realizados nos meses de Agosto, Setembro e Outubro de

2020. O recenseador vai questionar sobre a escolaridade, trabalho, rendimento, remuneração, idade, sexo, etc. Já temos um questionário divulgado no Site do IBGE. Para quaisquer dúvidas, pode ser acionado o 0800218181. Inclusive sobre a identidade do recenseador.

Assinatura de convênio garante continuidade do Projeto “Cultura em Movimento” Através do FIA – Fundo para a Infância e Adolescência de Correia Pinto, foi assinado na ter-feira do dia 29/10 um convênio com a Associação de Pais e Professores do Colégio Motivação o que garantirá a continuidade do Projeto CULTURA EM MOVIMENTO que atende semanalmente cerca de 50 crianças e adolescentes de todas as escolas de Correia Pinto dos estabelecimentos estadual, municipal e par-

ticular. O Projeto funciona nas dependências do Colégio Motivação gratuitamente. Para a Diretora da Escola, professora Lucina “é uma alegria poder contar com o município de Correia Pinto, através do FIA, para garantir a continuidade do projeto. Vemos nos olhos das crianças e adolescentes o gosto pela Cultura Gaúcha. O Projeto está aberto para toda a comuni-

dade, gratuitamente. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para que o ato tornasse realidade”, observou a diretora. O coordenador do CMDCA/FIA, Eder Mesquita, destacou que o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a ser repassado manterá o

projeto pelo prazo de 1 (um) ano. Destacou a importância das pessoas destinarem parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente. O Prefeito Celso Rogério disse estar satisfeito com a atuação do CMDCA que tem tido o cuida-

do de agir com seriedade para a seleção de ótimos projetos que fortalecem a formação pessoal das crianças e adolescentes. Atividades no contra-turno escolar são fundamentais para garantir que o trabalho feito pelos professores torne-se realidade.


CORREIA PINTO

Lages e Região, novembro de 2019

11

Justiça condena ex vereadores por improbidade administrativa O Ministério Público do Estado de Santa Catarina ajuizou ação de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra Adenir Nunes da Cruz, Anildo do Nascimento, Antônio da Cruz Machado, Jhonimettis Marcon Branco, José Maria Ferreira, Marcos Fabiano Beffart, Neusete Aparecida Maziero, Ronaldo Klann, Wolni Leopoldo Hames e Silvio Jorge.

De acordo com o Relatório da Sentença apresentada pelo Juíz de Direito André da Silva Silveira da Comarca de Correia Pinto, ficou demonstrada que “a Câmara de Vereadores do Município de Correia Pinto despendeu gastos elevados com o pagamento de diárias para custear viagens dos vereadores do município nos anos de 2009 e 2010; que, após análise dos documentos encaminhados ao Inquérito Civil angariaram-se dados que confirmam as irregularidades perpetradas pelos edis na percepção de diárias de viagens, com prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito; que os vereadores não conseguiram justificar e comprovar seus gastos ou a finalidade pública dos atos que ensejaram o pagamento das diárias; que não foi demonstrada a obtenção de qualquer benefício efetivo ao município a justificar a emissão de tão elevado número de diárias; que não foram observadas as determinações legais no tocante a comprovação das despesas; que as visitas eram efetuadas sempre aos mesmos parlamentares e secretarias de Estado, tendo como objetivo tratar de interesses políticos e companheirismo partidário; que os vereadores tinham por finalidade enriquecer às custas do erário”, constata o Relatório.

Improbidade Administrativa Com base nas constatações no decorrer do processo o representante do Ministério Público constatou que a conduta dos vereadores acarretou enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação aos princípios da Administração Pública e pediu a condenação dos acusados às sanções de ressarcimento integral do dano, perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda de cargo público, pagamento de multa civil, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais. Vale lembrar que a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) tem por escopo salvaguardar a Administração Pública de atos e comportamento indesejados ao interesse público, especialmente com conteúdo que viole a moralidade que deve pautar todo agente público, bem como o particular que com ele se relaciona.

vam e conseguiam diárias. O destino e o assunto praticamente era o mesmo para com os edis acusados, como Cursos de Oratória, viagens a Brasília para tratar de assuntos de interesse do município junto à diversos Ministérios e outros órgãos. Uma das viagens que chamou a atenção do Ministério Público foi a participação no 6º Congresso Norte e Nordeste de Vereadores/UVB (União de Vereadores da Bahia), um claro desvio de finalidade, pois o Congresso era dos Vereadores do Nordeste Brasileiro. Portanto, nada tinha a ver com os vereadores de Correia Pinto. Um desvio de finalidade. Também ocorreram algumas participações de um Congresso Estadual de Vereadores em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Também desvio de finalidade, pois o evento era para os edis daquele estado. Portanto, não justificou o longo deslocamento e consequente pagamento de diárias.

Penalidades: Identificação das Condutas O que chama a atenção, são as finalidades para as quais os vereadores pleitea-

Observada a conduta e sua individualização, considerando ainda os critérios de razoabilidade e proporcionalidade, o Juiz de Direito da Comarca de Correia Pin-

to aplicou a Adenir Nunes da Cruz, Anildo Nascimento, Antônio da Cruz Machado, Jhonimettis Marcon Branco, José Maria Ferreira, Ronaldo Klann e Wolni Leopoldo Hames as seguintes sentenças: a) Perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, com o ressarcimento dos valores irregularmente aferidos ao erário; b) Pagamento de Multa civil no valor equivalente ao valor do acréscimo patrimonial; c) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário. Por sua vez, o MM Juíz de Direito rejeitou o Pedido e absolveu Marcos Fabiano Beffart, Neusete Aparecida Maziero e Silvio Jorge por julgar IMPROCEDENTE. Resta saber como ficarão as situações do atual vereador Anildo do Nascimo e do atual Assessor Legislativo Wolni Leopoldo Hames e presidente do MDB de Correia Pinto. O povo quer saber qual será o encaminhamento que será dado pelo Presidente da Câmara de Correia Pinto diante dessa situação nada confortável. Afinal, a comunidade tem os vereadores como legítimos representante da sociedade.


12

GERAL

Lages e Região, novembro de 2019

Prefeitura de Lages será parceira do Projeto Indústria-Escola “O Programa de Educação Fiscal e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos estão despertando em nossos alunos outro viés da educação. Por isso, seremos parceiros do Indústria-Escola como mais uma ferramenta de apoio à educação técnica no município.” - prefeito Antonio Ceron O prefeito Antonio Ceron recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (5 de novembro), a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages (SIMMMEL); a diretora do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Lages, Silvia De Pieri Oliveira, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza; Educação, Ivana Michaltchuk, e de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos. Na pauta do encontro, a apresentação do Projeto Indústria-Escola. De acordo com o presidente da entidade, Everaldo Wiggers, os objetivos do

Indústria-Escola são de melhorar a competitividade das indústrias eletrometalmecânicas de sua abrangência territorial e de os alunos da rede municipal conhecerem a indústria e todo o seu funcionamento. “Com esta ação vamos mapear o perfil do profissional, qualificar a indústria, elevar a escolaridade dos trabalhadores entre outras atividades que serão os pilares para a realização do projeto em 2020”, explica. O prefeito Antonio Ceron parabenizou os idealizadores do Indústria-Escola e salientou os demais projetos já executados pela municipalidade e que incentivam crianças e adolescentes ao empreendedorismo. “O Programa de Educação Fiscal e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos estão despertando em nossos alunos outro viés da educação. Por isso, seremos parceiros do Indústria-Escola como mais uma ferramenta de apoio à educação técnica no município.”

Texto: Ari Junior / Foto: Greik Pacheco

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORREIA PINTO O Prefeito Celso Rogério Alves Ribeiro e a secretária de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal de Correia Pinto emitiram uma Nota Oficial, onde se torna público o Cronograma Administrativo e Financeiro de final do Ano de 2019, com as seguintes determinações: -Recesso: A partir do dia 23 de dezembro de 2019 a 02 de janeiro de 2020. Pagamento do 13º Salário aos Servidores Municipais, incluso Vale Alimentação: dia 13 de dezembro de 2019. -Pagamento do Salário referente a Dezembro de 2019: 223 de dezembro de 2019. Autorização de compras: Até dia 14 de novembro de 2019. Após essa data estará sendo feito o fechamento anual de despesas; Pagamento de Fornecedores: Despesas empenhadas até dia 04 de Dezembro serão pagas no Exercício Financeiro de 2019. Após essa data o setor contábil estará efetuando o encerramento do Balanço Anual. Abertura do Ano Contábil: 20 de janeiro de 2020.

1 –EDUCAÇÃO Encerra suas atividades letivas, com entrega de Boletins, no dia 13 de dezembro de 2019. O Calendário Escolar par o Ano Letivo de 2020 estabelecido junto ao Conselho Municipal de Educação, Inicia dia 03 de fevereiro com os professores e dia 05 com os alunos. A Creche Meu Cantinho, Bairro Pro-Flor, ficarão abertas em janeiro para atender a demanda.

2 – SAÚDE Hospital Faustino Riscaroli e Unidades de Saúde funcionarão normalmente.

CELSO ROGÉRIO ALVES RIBEIRO

JOELMA NETO DE LIZ

PREFEITO MUNICIPAL

SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS


GERAL

Lages e Região, novembro de 2019

13

Novas experiências para os alunos da Escola de Artes Buscando a evolução dos seus bailarinos, a Escola de Artes da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural levarão os seus alunos para dois grandes festivais de dança do Estado

As categorias de dança, ballet e street dance da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural, estarão participando neste próximo fim de semana de eventos em municípios da região norte do Estado. No próximo sábado (9 de novembro), a turma do ballet irá se apresentar em Joinville na Mostra de Dança “A Noite é Uma Criança”, e no domingo (10), os alunos de Street Dance vão participar do 17° Blumenau em Dança. Desta vez, a participação dos alunos de ballet da Escola de Artes será na 7ª edição da Mostra de Dança na cidade de Joinville, anteriormente os dançarinos tiveram a oportunidade de apresentar a arte em Florianópolis. As coreografias preparadas em Joinville são: “Japonesa”, com 13 bailarinas entre 9 e 12 anos de idade, e “Contorcionistas”, que conta com 17 bailarinas na faixa etária de 6 a 10 anos, as coreografias foram criadas pela instrutora Areta Silva Campos. Já o grupo de Street Dance estarão em Blumenau. Os dançarinos e dançarinas são coordenados pela instrutora Diane Araújo, e têm o objetivo de conquistar uma boa colocação, já que este festival proporciona uma visibilidade a nível nacional para os alunos. As apresentações acontecerão no Teatro Carlos Gomes. Saiba mais em: www.mostradedanca.com.br/joinville/ e www.festivalonline.com.br

Encontro de bateristas terá a participação de músico de 61 anos de idade Jairo, mais conhecido como Balaio, já con rmou inscrição para o Drummer Day Lages com Orquídea Negra que acontecerá em 16 de novembro na Joca Neves

Jairo Cesar Ramos Vieira nasceu há 61 anos em Lages, mas mora já há um bom tempo em Balneário Camboriú. Ele é engenheiro civil e professor universitário. O apelido “Balaio” veio da música. “Eu adorava a canção do Creedence Clearwater Revival, Jambalaya, escutava tanto que meus amigos acabaram me dando o apelido de Balaio”, conta. A história de Balaio é parte da grandiosa história de músicos de Lages. Ele começou a fazer barulho aos 15 anos de idade nos festivais de música da época. Fesinc (Festival Interno da Canção) e no Festinver (Festival de Inverno). A primeira bateria foi montada com tambores e pratos da banda do colégio e o pedal do bumbo era de madeira. “Depois eu acabei fazendo minha própria bateria até conseguir comprar uma”. Outro músico lageano famoso que fazia parte da banda era Daniel Lucena, que anos mais tarde formaria a Expresso Rural. Atualmente o músico faz parte da banda Rockability, ao lado dos amigos Guto, Claiton, Jackson, Ana e Bruno. A influência veio pelas mãos de outro colega de banda, o Paulo César Velho. “O

Paulo fez intercâmbio nos Estados Unidos. Quando voltou, trouxe vários LPs de rock. Foi a primeira vez que ouvi, por exemplo, Black Sabbath. Creio que a minha principal influência musical e gosto pelo rock, vem dessa época, por volta de 1974”, relembra. “O Drummer Day Lages é um evento bastante interessante e importante para divulgar a música tocada em Lages. Temos muitos bons músicos em Lages. Neste ano participei da Orquestra de Baterias em Florianópolis, e posso garantir que a sensação que se tem, ao ouvir centenas de caixas, bumbos e pratos sendo tocados simultaneamente, é absolutamente fantástica! Sugiro a todos que tocam bateria, que passem por essa experiência, e que participem do Drummer Day Lages”, salienta. Balaio é muito convicto em que acredita e respeita, o Drummer Day em Lages que não terá as proporções da Orquestra de Baterias realizada em Florianópolis, pois a intenção dos organizadores, Prefeitura e Fundação Cultural é comemorar o aniversário de Lages e homenagear uma

banda nascida na cidade. O baterista de 61 anos também é fã da Orquídea Negra. “Já conhecia a Orquídea Negra. Sei que é uma das pioneiras do heavy metal em Santa Catarina. Conheço mais o Robinho Anadon, que é multi-instrumentista, mas o restante da banda, especialmente o vocalista, também é muito bom!”. Os integrantes da Orquídea Negra escolheram três de suas músicas para o evento do dia 16 às 15 horas na Joca Neves e uma da banda Judas Priest. Balaio diz que já está praticando em sua residência, mas na véspera, quando chegar em Lages irá dar os “retoques finais”. Para os bateristas mais jovens, Balaio tem uma mensagem: “Eu gosto tanto de ouvir e tocar bateria que, embora já com 61 anos, não consigo imaginar a aposentadoria das baquetas. Para os mais jovens, a mensagem que eu gostaria de deixar, é que eles sigam seus sonhos. Se gostarem de música e tiverem habilidades para cantar ou tocar quaisquer instrumentos, principalmente a bateria, é claro, não deixem isso de lado, desenvolvam suas potencialidades!”, incentiva.

Serviço: O quê? Drummer Day Lages com Orquídea Negra, encontro de bateristas; Quando? Dia 16 de novembro, 15h; Onde? Praça Joca Neves; Inscrições? Gratuitas pelo site da Fundação Cultural de Lages cultura.lages.sc.gov.br Set list? Touch your Dream, Miss You, Surrender, Breaking the Law da Judas Priest.


14

COLUNISTA

Lages e Região, novembro de 2019

Marvad HNSP COM NOVOS DONOS Pois é, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres – HNSP – foi mesmo vendido para um grupo de médicos empreendedores. O valor total da compra e venda ainda não veio à baila. O importante é que, acredita-se que doravante os atendimentos médicos serão melhorados e também que, até novos investimentos serão realizados, aumentando a capacidade de bem atender a população. Até porque, deve ter sido um investimento de um montante razoável, e logicamente os empreendedores têm o desejo de reverter esse capital em boas prestações de serviço na área médica. Ninguém fez aplicação de dinheiro apenas por fazer. É sempre salutar trocar de proprietários, uma empresa que agora tem de tudo para dar certo. Pelo menos acredita-se que, o tratamento será prioridade. Nem tanto o amor pelo dinheiro…!!!!!

PRAZO PARA ATENDIMENTO É LEI A deputada federal Carmen Zanotto, como sempre, vem lutando pelos benefícios da população no segmento do atendimento na saúde pública. Desta vez, a parlamentar conseguiu agilizar que o atendimento para pessoas portadoras de câncer sejam realizadas no prazo máximo dentro de 30 dias através do SUS (Sistema Único de Saúde). A não ser os casos emergências que devem ser os tratamentos iniciados imediatamente. Vale frisar que, com o prazo agora definido em lei, foi mais um importante passo para o início do tratamento das pessoas portadoras de câncer. A deputada federal Carmen Zanotto, que já foi ex-secretária municipal da Saúde em Lages e ex-secretária estadual da Saúde em Santa Catarina, sendo também enfermeira profissional tem vasto conhecimento sobre a enfermidade. E aos poucos vai conquistando vitórias nas lutas que tem empreitado nas questões de saúde pública, o que merece apoio de todos em geral, sem bandeiras ideológicas nem cores partidárias. É bom lembrar que a saúde pública é de todos e, como tal deve ser apoiada por todos os segmentos, principalmente por se tratar de uma melhoria que vai beneficiar a própria população.

n at

contato@noticianoato.com.br

PÁREO BOM NA DISPUTA O vereador Lucas Neves, atualmente no PP, e com um pé no PSL, poderá ser o candidato a prefeito de Lages no seu novo partido. Ele não confirma nem desmente; porém, é o que se comenta pela boca do povão. Com o passar dos dias tudo virá à tona. O certo é que o PSL quer um candidato bom de voto. E, como se sabe, Lucas Neves foi o vereador mais votado na história do Legislativo de Lages no pleito anterior.

ZEZO: incerto e não sabido O vice-prefeito de Capão Alto é o novo presidente do MDB local. Isso não significa que Zezo Pires vai concorrer no próximo pleito em substituição ao prefeito Tito Freitas. Até porque, se a eleição fosse hoje, ninguém tira do atual prefeito. Hoje o prefeito Tito é imbatível. A sua administração o credencia a postular uma reeleição

A INCERTEZA IMPERA Ninguém duvida que os dois nomes, de Rita Silvana e da vereadora Sadiana Melo podem surgir como opções no próximo pleito eleitoral. Vencer as eleições é um outro passo. Por outro lado, o nome de Fernando do Queijo & Cia ainda não está confirmado para concorrer à próxima eleição. Comentam que, se depender da sua família, ele não colocará seu nome à disposição do partido. Entretanto como dizia Tancredo Neves: “Cabeça de político é como nuvem passageira. Ao mesmo tempo que está longe pode estar perto”. Na verdade, o prefeito Tito Freitas, caso concorra à reeleição, nadará de braçada diante de qualquer composição partidária.

CRÍTICAS SEM FUNDAMENTO O Vereador Cleiton Lopes informando e criticando pela rede social sobre a lavoura de morango cujas coberturas foram atingidas pelas chuvas que caíram no município. Seria bom que dito edil, tomasse providências antes das intempéries. Querer culpar a administração municipal por ações da própria natureza, é no mínimo uma falta de coerência. Depois da tempestade, não adianta fechar as janelas senhor vereador. Se quiserem estar livres das investidas climáticas devem fazê-las antes de que o mal aconteça. O edil que já esteve num colegiado municipal teve a oportunidade de fazer alguma coisa para a classe de produtores de morango, e não o fez. Tecer críticas e jogar palavras ao vento agora, é o mesmo que querer fazer chover no molhando. Ainda não é a época de campanha eleitoral. E se fosse, deveria ser feita com coerência e honestidade.

VOCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO Mesmo com uma crise econômica, política e financeira em todo o Brasil, aqui em Lages as coisas acontecem. Dia a dia aparecem novas empresas comerciais ou novas indústrias para se instalarem no município, gerando empregos e renda. Para se ter ideia, vem por aí a Berneck, com geração de 500 empregos diretos, O Supermercado Atacadista Forte com ......empregos. Um outro estabelecimento na atividade de confecções na rua Correia Pinto também se instalará em breve e oferecerá mais de 60 empregos. Também comenta-se que está por vir o Ceasa para Lages e muitos empregos serão oferecidos. Isso sem levar em considerações as outras indústria e novos estabelecimentos que se instalaram em Lages no decorrer de 2019, as quais geraram também centenas de empregos. São esses fatos que, demonstram porque Lages está entre as 100 cidades brasileiras para realizações de bons negócios. Com tudo isso, ainda existem os descontentes. Claro que, nunca se contenta gregos e troianos ao mesmo tempo.

PARA MELHOR Com a mudança no fluxo de veículos na rua Frei Gabriel, no começo aconteceram muitas reclamações e diversas críticas, em sua maioria infundadas. Hoje, com aproximadamente 30 dias da mudança para mão única, aos poucos a população vai se dando conta de que, de fato foi para melhor; principalmente no cruzamento da dita rua com a Belizário Ramos, onde havia um semáforo que, na verdade mais complicava que auxiliava. Basta respeitar a preferencial que é a rua Frei Gabriel que, nenhum problema vai acontecer. O fluxo acontece normalmente.

MAIS OPORTUNIDADES PARA OS LAGEANOS Mais uma empresa se instala em nossa cidade, gerando empregos com mão de obra 100% lageana. Com incentivo da prefeitura, a Lotus Química Industrial pôde se instalar em tempo recorde, trazendo pra nossa cidade mais 20 empregos diretos e 50 indiretos. São cerca de 70 famílias que poderão contar com mais um membro trabalhando com carteira assinada. Essa é a Lages Melhor que tanto queremos.


GERAL

Lages e Região, novembro de 2019

15

Lages 253 anos: Prefeitura anuncia intensa agenda de inaugurações e atividades para o mês de aniversário A Prefeitura de Lages anuncia para o mês de novembro uma agenda repleta de ações que contemplam ordens de serviço para asfaltamentos, Comunidade Melhor na região do bairro, entrega de ampliação e revitalização de Centros de Educação Municipais Infantis, entrega de hortas comunitárias, eventos esportivos e culturais que ocuparão os dias do lageano até 30 de novembro. O ponto máximo será a inauguração da revitalização da Praça João Costa, programada para o dia 23 de novembro, sábado, com uma programação que iniciará às 9h30 com shows que se estenderão até o fim da tarde. Para celebrar os 253 anos, além das atrações culturais o Prefeito Antonio Ceron fará a entrega oficial da Praça João Costa revitalizada para a comunidade por volta das 10h30. Depois da cerimônia, um bolo de 253 quilos será servido aos presentes. Segundo o Prefeito Ceron, o mês de aniversário de Lages servirá também para celebrar um ano de muitas conquistas para a comunidade. “Nossas atividades não vão parar por aqui, vamos comemorar o aniversário de Lages com uma parte delas. São demandas da comunidade e estamos conseguindo realizar ações por toda cidade. Vai ser uma linda festa”, comenta. Mais ordens de serviço para asfaltamentos Para novembro a Prefeitura de Lages, através do Minha Rua Melhor, programou para o dia 7 (quinta-feira) ordens de serviço para o asfaltamento da avenida 1º de Maio e Rua Marcílio Dias no bairro Várzea e asfaltamento para a Rua Vera Cruz, no Guarujá no dia 11 (segunda-feira). Para o bairro Jardim Celina serão três

ruas: José Thomaz D’Ávila, Lauro Muniz Paes e Pedro José Silveira, com ordens de serviço marcadas para o dia 12 (terçafeira). Hortas comunitárias Os bairros Caravágio e Santa Cândida também contarão com hortas comunitárias, do projeto Colheita Feliz. As entregas oficiais pelo prefeito Ceron e vice-prefeito Juliano Polese serão nos dias 12, às 16h no Caravágio, e no dia 14, às 17h, no Santa Cândida. CEIMs revitalizados e ampliados A Secretaria de Educação agenda de entrega de revitalização e ampliação para quatro Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) e um com nova estrutura: Dia 12, terça-feira, 17h – CEIM Ivo Pacheco de Andrade, Bairro Tributo; Dia 13, quarta-feira, 17h - CEIM Clarício Madruga, Bairro Santa Clara; Dia 18, segunda-feira, 17h - CEIM Araucária, Bairro Araucária; Dia 19, terça-feira. 17h - CEIM Jardim Celina – André Luís, Bairro Conta Dinheiro;

Esporte também na programação Dia 17 (domingo), as Leoas da Serra enfrentam Taboão da Serra na final da Copa do Brasil de Futsal Feminino. A partida será às 11h no Ginásio Jones Minosso. No mesmo dia, na Pista da localidade de Pedras Brancas acontece a Arrancada de Carros e Motos da Serra. De 20 a 22, os Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino (JESMEL) ocuparão o Ginásio Ivo Silveira. No dia 30 (sábado) tem a Copa Norte de Rugby no Estádio Municipal Vidal Ramos Jr. Também no dia 30, a Fundação Municipal de Esportes (FME) faz a entrega da revitalização do campo de futebol do bairro Passo Fundo. Comunidade Melhor De 4 a 9 de novembro as ações do Comunidade Melhor serão realizadas nos bairros Penha e São Miguel e nos loteamentos Itapuã e Nadir. Durante estes dias os serviços de melhorias em infraestrutura como: roçadas, capinagem, reforço na sinalização de trânsito, drenagem pluvial, desobstrução de bocas de lobo, patrolamento e colocação de britas nas vias sem pavimento, operação tapa buracos entre outros, são intensificados pela Prefeitura. No sábado (9 de novembro) será o “Dia D” com a participação de demais entidades parcei-

ras na prestação de serviços para a comunidade desta região da cidade. Shows, eventos culturais e entrega do Calçadão da Praça João Costa Para o dia 9 (sábado), a 13ª Cavalgada de Lages terá como ponto de partida a Igreja da localidade de Entrada do Campo a partir das 7h. No dia 16 (sábado), às 15h na Praça Joca Neves, acontece o encontro de bateristas (Drummer Day Lages) que irá acompanhar ao vivo a banda Orquídea Negra. No dia 22 (sexta-feira), a banda Expresso Rural fará show gratuito também na Praça Joca Neves às 19h. Dia 23 (sábado), as comemorações serão na nova Praça João Costa: 9h30 – Éder Goulart e grupo; 10h30 – Cerimônia oficial; 11h – Oswaldir e Quinteto Nativo; 13h – Apresentações da Escola de Artes da Fundação Cultural; 16h – Coral Vozes da Liberdade.

Dia 21, quinta-feira, 17h - CEIM Hermínia Zago, Bairro Pró Morar. Bairro Conta Dinheiro com Unidade de Saúde Comunidades da região do bairro Conta Dinheiro terão a partir deste mês uma nova Unidade Básica de Saúde. A entrega está programada para o dia 29 (sextafeira).

Texto: Fabrício Furtado / Fotos: Arquivo


16

GERAL

Lages e Região, novembro de 2019

José Ferreira recebeu o título de cidadão lageano

Comerciante, escritor, jornalista, aventureiro, cidadão do mundo: é difícil definir em uma palavra o gaúcho José Ferreira da Silva, que após 47 anos de morada em Lages, recebeu na noite de quinta-feira (7/11) o título de cidadão lageano da Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Lucas Neves (Progressistas), a sessão solene tem início às 19h, no Plenário Nereu Ramos. Zé Ferreira é conhecido por ter cruzado o mundo de lambreta no fim dos anos 60. Nesta incrível jornada, que durou quase um ano, ele atravessou 54 países, ilhas e estados independentes, somando mais de duas mil cidades, vilas e povoados. Pelo feito, ganhou a alcunha de o “O Mensageiro da Amizade” e uma menção na edição de 1998 do Guinness Book of Records como a mais longa viagem de lambreta ao redor do mundo. Recebeu títulos de “Cidadão do Mundo” e de “Bombeiro Honorário” nas três Américas (do Sul, Central e do Norte). Sobre este épico, escreveu o livro “O Aventureiro: a Volta ao Mundo de Lambreta”. “Tenho uma gratidão eterna a quem me ajudou na realização de meu sonho de conhecer o mundo. Foram quatro anos me preparando antes da partida pra aventura, dezenas de pessoas comuns, homens e mulheres me ajudando no conhecimento e incentivando. Portanto, agora sou um homem feliz e realizado. (…) Minha missão neste mundo eu procurei cumprir: plantei

árvores, escrevi um livro e tenho filhos”, define o homenageado. Da infância sofrida às mil aventuras Nascido na cidade de Caxias do SulRS, em 6 de outubro de 1937, José é filho de Ignácio e Francisca Ferreira da Silva, sendo o mais novo de uma família de dez irmãos. Casado com Marli Maurina, tem uma filha, Katia Silvana, e dois filhos, José Johnny e Kleyton. Veio a Lages para um serviço de 60 dias e fez daqui o lugar de sua tranquilidade. É proprietário, entre outros estabelecimentos, da Casa Olímpia e vive há 35 anos em uma residência próxima à praça Joca Neves, onde mantém um museu com o acervo de sua vida. Teve uma infância pobre e precisou se alimentar de frutas silvestres do mato próximo à sua casa em Caxias. Aos 7 anos, já ajudava seu pai vendendo banana nas ruas para o sustento da família. Com 12, passou a trabalhar na metalúrgica Abramo Eberle. Depois do horário de serviço começou os trabalhos de técnica e locução na rádio Caxias ZYF-3 e repórter de rua do jornal Correio Riograndense. Seguiu com a carreira após se mudar para São Leopoldo e Porto Alegre. Com a chegada da maioridade, serviu a Força Aérea Brasileira (FAB), onde tirou o brevê e se tornou piloto comercial por cin-

co meses, sonho interrompido por um acidente quase fatal. Após a recuperação, virou garoto-propaganda em filmes comerciais e outdoors. Depois de dezenas de cursos profissionalizantes, tornou-se diretor comercial de uma empresa de eletrodomésticos e de um laboratório de produtos farmacêuticos. Casou aos 26 anos, mas um ano depois, sua primeira esposa faleceu. A guinada em busca de um sonho Passado um ano desta fatalidade, deu início a preparação de quatro anos para um sonho da adolescência: conhecer o mundo. A inspiração veio após conhecer, aos 15 anos em Porto Alegre, um colombiano que estava rodando o continente de bicicleta. Decidiu que o faria de lambreta, por ser econômica e de fácil manutenção em qualquer lugar que estivesse. Estudou línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol e alemão), fez aulas de defesa pessoal, mecânica, táticas de sobrevivência, comunicação e exercícios militares, sobre a cultura dos povos. Contou ainda com o apoio da Televisão Gaúcha, Jornal Zero Hora, Correio do Povo e da Pepsi para iniciar sua jornada no dia 5 de outubro de 1968. Zé Ferreira cruzou a América do Sul, América Central, América do Norte até o Alasca. De lá partiu para a Europa, Oriente Médio, Índia, norte da África. De Tânger, no

Marrocos, seguiu para Portugal e de lá em um navio até à nação pátria, fazendo escalas nas ilhas da Madeira e de Cabo Verde, Dakar no Senegal, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Da Cidade Maravilhosa cruzou o país por mais três dias até chegar à Sapucaia do Sul-RS, onde residia sua família, em 29 de setembro de 1969. Os lugares que mais o impressionaram foram Machu Picchu, Punta Arenas, as ilhas de Páscoa, da Madeira e de Cabo Verde, Alaska e a Groenlândia. Pela volta ao mundo de lambreta virou um benemérito do motociclismo brasileiro, agraciado pela Federação Gaúcha de Ciclismo e Motociclismo. Também foi homenageado pela Rede Globo por três produções jornalísticas e entrou no Livro dos Recordes (Guinness Book of Records) na edição de 1998, página nº 96. Fez dezenas de palestras sobre a aventura em congressos, escolas, faculdades, clubes e associações em muitas cidades ao redor do país e países da fronteira. Atuou ainda como correspondente em vários jornais e revistas do país, na TV Cultura, de Florianópolis, TV Coligadas, Jornal Santa Catarina, de Blumenau, e O Povo, de Camboriú. Em Lages, trabalhou nas rádios Difusora, Princesa, Cidade e Guri, no jornal Notícia no Ato e na revista Serra News. Também foi membro da diretoria da Associação Lageana de Escritores (ALE).


Lages e Região, novembro de 2019

17

Edso Varel Crianças no Seara do Bem ou UPA?

Pitac d paróqui MÉDICOS – Na soma dos dois processos seletivos recentes, a prefeitura de Lages tentou contratar 72 médicos (50 em um processo e 22 em outro). Conseguiu contratar apenas 12. Ninguém quer bater cartão no Paço! OS PILAS – Liberados R$ 1.200.000,00 pelo governador Carlos Moisés para obras em vias lageanas. Some-se a isso mais os recursos para o Calçadão e o Mercado, esse governo tem tratado bem a paróquia! NA PARÓQUIA – Quem comandará o PSL com a filiação de Lucas Neves? Airton Amaral se submeterá à determinação superior e deitará o cabelo para ajudar o vereador no projeto a prefeito? Bem provável! LÁ E AQUI – Terceiro maior colégio eleitoral da Serra, Otacílio Costa não terá candidato a prefeito do PSL. Só candidaturas a vereador pela sigla. Em Lages anda não está bem claro se haverá candidatura a prefeito! LAGES 2020 – Se ambos concorrerem a prefeito na eleição de 2020, qual dos dois vai ficar desempregado a partir de 2021, Lucas Neves ou Jair Júnior? Ou os dois? SUPLENTES – Vereador Amarildo Farias (PT) deu exemplo de desprendimento do cargo ao compartilhar o mandato com os suplentes Moisés Savian e Sargento Sobrinho. Se os colegas fizessem o mesmo... CHAPONA – Nenhum partido terá chapa mais forte para vereador em Lages que o PSD. Aqueles nomes que se deslocavam para outras siglas para concorrer e ajudar na coligação agora grudarão no ‘partido mãe’. DO PAÇO – Queridas por alguns, nem tanto por outros, as secretárias Odila Waldrich e Ivana Michaltchuck serão pressionadas para concorrer à Câmara. Saúde e Educação sempre elegem bem seus candidatos! SOLIDARIEDADE – Sobre o aumento de pena ao ex-prefeito Elizeu, o atual prefeito Ceron pontuou: “É lamentável. É uma pessoa que estava ali na cadeira onde estou sentado. É ruim para Lages. Muito triste”. REJEIÇÃO – Incrível como o tempo passa e a rejeição a Colombo em Lages não muda. Onde o ex-governador vira assunto tem sempre alguém desfilando impropérios a ele. Em tal cenário não se apresenta como bom cabo eleitoral para 2020. Quem diria!

Vereadores como Jair Júnior (PSD) e Lucas Neves (PP) naquele âmago de se colocar ao lado da comunidade, porque esse é o papel deles, mas também para potencializar os nomes nas eleições de 2020, estão também atestando suas respectivas inexperiências num episódio. Trata-se na mudança do atendimento infantil da estrutura temporária viabilizada pela prefeitura no Seara do Bem para a UPA. Ambos os vereadores incluem nas suas postagens na rede social inclusive apelo para um abaixo-assinado virtual contra a mudança para a UPA. Acontece que essa questão não é uma opção de gestão da Secretária Odila Waldrich (Saúde). Na verdade, a alteração atende um encaminhamento de ordem legal. O Ministério da Saúde, para repassar R$ 300 mil mensais ao município, exige que o atendimento adulto e infantil seja no mesmo local. Por outro lado, há um TAC – Termo de Ajuste – que a prefeitura fez ainda em 2012 que respalda (e exige) tal mudança. Logo, posicionar-se contra essa providência de gestão, embora os vereadores fiquem de bem com a opinião pública, evidencia a inexperiência de ambos para o trato das questões públicas. Tornando-se prefeitos – e um deles pode chegar a esse posto – manteriam tal postura? Talvez Lucas e Jair precisem amadurecer mais nos posicionamentos e, principalmente, na tomada de decisões quando o assunto é gestão pública. Tomara que, se um deles se eleger prefeito – e isso pode ocorrer – haja essa percepção maior da legalidade que a postura de tentar agradar a todos.

QUEM VEM LÁ? – É quase certo que Antônio Ceron não vem para a reeleição em 2020. Um dos mirados para assumir o desafio é o Procurador de Justiça, Lio Marin. Ele que foi Promotor de Justiça durante toda a carreira em primeiro grau no Ministério Público aqui em Lages não fala e nem pode falar sobre o assunto porque ainda está na função. Mas deve deixar as atividades na Procuradoria nos primeiros meses de 2020. Se a ideia do eleitor é eleger alguém no estilo defendido por quem apoia Bolsonaro, o Procurador de Justiça é de um perfil que merece atenção. Tem experiência em gestão (foi Procurador Geral de Justiça em dois mandatos, por eleição) e quando integrante do MP em Lages costurou várias ações que ajudaram a cidade e a Serra.

JUDICIAL – Lamentável. Essa palavra não resume, mas dá ideia da situação que envolve Elizeu Matos. Não há como se recolher da solidariedade ao ex-prefeito após ele ter perdido a esposa, herdado a tarefa de criar um casal de filhos e agora convivendo com o inferno astral das condenações. A pena de 24 anos e 7 meses imposta na Comarca de Lages recebeu mais 7 anos, chegando a 31 anos e 7 meses, em relação à qual cabe recurso no TJ/SC. Não se crê que ele acabe preso para recorrer da sentença, mas vai precisar da atuação de sua defesa para continuar em liberdade. É uma situação bem lamentável!

POSTURA – Quem acompanha o vereador Lucas Neves (PP) nas redes sociais percebe que ele já está se aquerenciando com a futura nova casa partidária. Tem compartilhado posicionamentos do Presidente Bolsonaro, na evidência de um ‘tamo junto’. O casamento, em forma de filiação, acontece somente em março, mas a postura confirma que o prefeiturável e o PSL ‘estão ficando’. Lucas Neves aqui na prosa com o Gringo deixa escrachada que a ideia é trocar o PP de Polese por PSL em março de 2020

ZEZO PRESIDENTE – Convenção do MDB homologou Zezo Pires presidente e João Branco como vice. Agora o passo seguinte é costurar a definição de candidatura a prefeito. A princípio o atual vice-prefeito foca substituir Tito Freitas na prefeitura. Será que é candidatura sem volta? Vamos esperar para ver!

ELAS NO CAPÃO – Dois nomes femininos estão no páreo para uma composição pelo PSD em Capão Alto. Rita Silvânia, que já foi vice e a vereadora Sadiana Melo pode surgir como opção numa majoritária, integrando coligação com outras siglas, em se confirmando que Fernando do Queijo vai mesmo se recolher da disputa. O empresário do Queijo & Cia, por enquanto, ainda não bateu martelo se concorre ou corre da peleia de 2020.

Lio Marin não pode falar em política partidária enquanto estiver na Procuradoria de Justiça. Mas pode se tornar candidato a prefeito em Lages

PELEGOS 2020 – MDB realizou encontrão em Correia Pinto. Pré-candidatos a vereador e prefeito se misturaram sob a liderança do presidente, Celso Maldaner. Por esteve uma comitiva da Região dos Lagos, cujos integrantes podem disputar a eleição do ano que vem. Zezo Pires no Capão Alto, Dauri Fernandes em Campo Belo e Rosane Rodrigues no município de Anita. Interesse eles têm. Carece de ver se o eleitor também tem interesse em colocar o MDB no poder nesses municípios.

Comitiva da Região dos Lagos com Maldaner em Correia Pinto

Rita Silvânia com Júlio Garcia no evento do PSD

NOS TRINTA – O mais importante dos projetos de Carmen Zanotto como deputada virou lei. É aquele que determina que o SUS realiza num prazo de até 30 dias exames para diagnosticar câncer em pacientes com suspeita da doença. Pelo conjunto das ações no DF, Carmen já pode se considerar realizada em termos de atuação. Se chamada ao desafio pode se realizar também administrando Lages porque ela quer ser prefeita. Mas para isso precisaria costurar a vinda para a disputa e, naturalmente, a estratégia para chegar à vitória.


18

Lages e Região, novembro de 2019

GERAL

Exposições no Hall da Fundação Cultural: alunos da Escola de Artes mostram trabalhos dos cursos de desenho e pintura em tela A Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural (FCL), está apresentando para a comunidade o resultado dos estudos desenvolvidos por instrutores e alunos durante todo o ano em seus diversos cursos. Iniciou na última sexta-feira (1º de novembro) uma exposição com diversos trabalhos em desenho e pintura em tela dos alunos dos instrutores Sebastião Rodrigues de Albuquerque Junior, Desenho, Diva Pereira e Rosa Werner, Pintura em Tela. São mais de 50 obras dispostas no hall da FCL que ficarão em exposição até o dia 29 de novembro. A curadoria é do servidor Celso Cruz, responsável pela montagem das exposições. No lançamento da exposição, o superintendente da FCL, Giba Ronconi, parabenizou os instrutores e alunos. “É muito gratificante oportunizar que o estudo desenvolvido na Escola de Artes possa ser estendido para a comunidade através da exposição. Ações como essa provocam nas pessoas a vontade de também fazer arte, e tanto a Escola com o Programa Lages Melhor têm esses objetivos. A exposição descentraliza e abre portas, e é essa prioridade que o Prefeito Antonio Ceron nos passou”, comenta.

O que é?: Exposição Pintura em Tela e Desenho dos alunos da Escola de Artes da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural;

Onde? No hall da FCL; Quando? Até dia 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;

Ingressos e classi cação? Gratuitos e livres.

BR-282 - Bairro São Francisco, Lages/SC


GERAL

Lages e Região, novembro de 2019

19

Inscrições abertas para o Projeto Recreando da educação infantil municipal Os pais devem levar a documentação exigida, comprovando o vínculo empregatício Pais ou responsáveis que trabalham precisam ficar atentos ao prazo de inscrições para o atendimento no Projeto Recreando, exclusivo para alunos matriculados na educação infantil do sistema municipal de educação. Estarão abertas as vagas até o dia 14 de novembro, por meio de preenchimento de formulário, disponível no Cen-

tro de Educação Infantil Municipal (Ceim) frequentado pela criança. O projeto funcionará de 06 a 31 de janeiro de 2020, em quatro núcleos selecionados, de segunda a sexta-feira, em período integral, sem fechar ao meio dia. Destinado ao atendimento de crianças com idades entre zero e cinco

anos, cujos pais estejam comprovadamente trabalhando e não possuam qualquer outra forma de manter os filhos dentro do convívio familiar. Também serão atendidas crianças que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, que necessitam da proteção e cuidado. Haverá apenas a opção de atendimento em período integral, sendo obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição. Os pais devem levar toda a documentação exigida, comprovando o vínculo empregatício. A lista com as inscrições aprovadas serão divulgadas nos próprios Ceims, a partir do dia 22 de novembro, a partir das 9h. “Entendemos a situação dos pais ou responsáveis que trabalham neste período de férias para muitas pessoas. Por isso, nossa estrutura especial de atendimento é para receber às crianças que realmente necessitem deste projeto”, ressalta o prefeito Antonio Ceron. A coordenadora da Educação Infantil, Andrea Bortoluzzi, ressal-

ta que durante o projeto o atendimento será diferenciado, com passeios, atividades ao ar livre, brincadeiras lúdicas e alimentação especial, voltada para o período de férias. “Temos esta preocupação, de proporcionar lazer a eles, já que passam o ano inteiro em atividades formais em sala de aula. Terá uma programação parecida com uma colônia de férias”, comenta Andrea. Núcleos que estarão em funcionamento: - Ceim Maria Sônia de Quevedo – bairro Caravágio - Ceim Irmã Dulce (Caic) – Bairro Guarujá - Ceim Nossa Senhora dos Prazeres (Caic) – Bairro Santa Catarina - Emef Santa Paulina – Localidade de Tributo

Texto: Aline Tives / Foto: Arquivo


20

Lages e Região, outubro de 2019

MÍDIA

Profile for Notícia no Ato

Jornal Noticianoato edicão 16 novembro de 2019  

Jornal Noticianoato edicão 16 novembro de 2019  

Advertisement