Issuu on Google+


PÁGINA A2

Novas mil casas em Jataí No município de Jataí, 2.750 famílias estão sendo atendidas nos dois eixos das políticas habitacionais do governo: o programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão (regularização fundiária) e o programa Cheque Mais Moradia (construção de moradias). A parceria entre a Agência Goiana de Habitação (Agehab), com recursos do Cheque Mais Moradia, e o governo federal, com o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), resultou na criação de um novo bairro na cidade com mil moradias: o Cidade Jardim II. As obras estão em andamento e a previsão de entrega do residencial é para o final deste ano. As novas unidades habitacionais representam um investimento total de R$ 67,3 milhões. A Agehab também atua em Jataí para regularizar 1.750 moradias em quatro bairros distintos. No Mauro Bento são 749 imóveis em processo de regularização. Já no bairro Colmeia Park são mais 830 imóveis. No conjunto Estrela D’Alva, outras 144 moradias. Na Vila Mutirão são mais 27 imóveis. Desse total, 216 escrituras já foram entregues no Mauro Bento. Outras 440 famílias já assinaram as escrituras, que foram enviadas para a Procuradoria-Geral do Estado. A professora aposentada Lúcia Esmeralda da Silva, 60 anos, não escondeu o entusiasmo ao receber a escritura de sua casa em setembro de 2013. “Eu nunca duvidei que nossas escrituras ficariam prontas. Eu confio nas ações do governo de Goiás e passo essa confiança para minhas vizinhas. Estou muito feliz de ver meu sonho se tornar realidade”. Assim como Lúcia, as amigas Honorina Campos Oliveira, Sandra Cardoso da Silva, Alda Ribeiro de Souza, Ana Ferreira Lima e Zilda Gonçalves de Lima eram só sorrisos na solenidade de entrega das escrituras. “Quando peguei a carta de convocação da Agehab para buscar minha escritura, pulei, gritei, acordei todos os meus filhos. Eu falei: ‘hoje estou rica’”, lembra Alda. (GOIÁS AGORA)

Prefeitura dá início a mais uma obra viária A Prefeitura de Jataí, através da Divisão de pavimentação asfáltica iniciou mais uma importante obra no município, o prolongamento da rua Honorato de Carvalho, ligando os bairros Cohacol 5, Setor Sul e adjacências à BR 364. A via terá 350 metros em pista dupla e está sendo feita exclusivamente com recursos municipais, estão sendo aplicado na obra cerca de R$ 370 mil. Os trabalhos de abertura das pistas, terraplanagem e os canteiros centrais já começaram, segundo o Secretário de Obras e Planejamento Urbano, Tales Augusto Machado, a previsão de conclusão é para julho deste ano.

José Bento recebe novas canaletas A Secretaria de Obras, através da Divisão de Pavimentação Asfáltica atendendo uma solicitação dos moradores do Bairro José Bento está construindo canaletas de concreto nos pontos mais críticos do bairro, o trabalho começou esta semana pelas ruas Tia Jerônima e Dona Ana Luzia. A construção dessas canaletas irá melhorar o fluxo das águas das chuvas e dos quintais que são despejados nas ruas dos bairros, danificando o asfalto, outras ruas poderão receber o beneficio, dependendo da avaliação dos profissionais envolvidos no serviço.

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

CRISTO REDENTOR

Sagrada reforma AMARILDO GONÇALVES

Marcos Oliveira Ascom/PMJ

I

niciou na última segunda-feira (04/04), uma reforma geral no Mirante do Cristo Redentor. Vários serviços estão sendo executados como: a recuperação da Via Sacra, troca de lâmpadas, recuperação da escadaria e a limpeza e pintura do monumento do Cristo Redentor. Também está sendo construído no local, um espaço próprio para orações e queima das velas levadas pelos fieis durante suas peregrinações realizadas constantemente ali. Não é a primeira vez que a prefeitura recupera o Cristo Redentor que é um dos principais pontos turísticos de nossa cidade. Sendo assim, o Poder Público solicita à população que ajude a conservar e até denunciar quem estiver depredando este patrimônio. As obras deverão ser concluídas até a Semana Santa, onde o fluxo de visitantes aumenta significativamente no local.

Marginal é liberada para trânsito Foi liberada para o trânsito na última semana o trecho da marginal do córrego Jataí entre as Avenidas Rio Claro e a Rio Verde. A obra ainda não está concluída, mas a prefeitura liberou a pista para não danificar o asfalto existente no local e após a instalação das defensas metálicas e da sinalização da via. Agora os moradores da Vila Progresso, Olavo e bairros vizinhos terão mais uma via de acesso ao centro da cidade. (MO)

SMT/JATAÍ SMT inicia inscrições para a 4ª Olimpíada de Trânsito

RECADASTRAMENTO

SMT inicia vistoria e recadastramento dos mototaxistas de Jataí A Superintendência Municipal de Trânsito, através do seu Departamento de Cadastro, Registro e Vistoria, iniciou na manhã desta segunda-feira (07/04) o recadastramento e a primeira vistoria semestral dos

CÓRREGO JATAÍ

mototaxistas sindicalizados e permissionários do município de Jataí, que irá prosseguir até o dia 11 de abril (sexta-feira), na sede da SMT, situada à Rua José Manoel Vilela, 413 Centro. ASCOM /SMT

O Projeto que tem como público alvo, estudantes do Ensino Médio das Redes Pública ou Particular de Ensino, visa incentivar a prática do ensino, estudo e pesquisa no campo da Legislação de Trânsito, além de mobilizar toda a comunidade estudantil através de uma competição saudável, resgatando valores de preservação e conservação da vida no trânsito e premiando os estudantes finalistas. As inscrições acontecerão até o dia 17 de Junho de 2014, na sede da SMT, situada a Rua José Manoel Vilela, 413 – Centro. ASCOM - SMT


PÁGINA A3

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

“Um governo vendedor de ilusões”, diz Gedda ASSESSORIA DO DEPUTADO

Por Lázaro Augusto Da redação/NE

E

m recente entrevista concedida ao jornal Tribuna do Planalto na capital do Estado, o deputado estadual, Francisco Gedda (PTN), falou de assuntos que vão desde a sua candidatura à reeleição na Assembleia Legislativa até à atual situação dos partidos que compõem a oposição do Estado. Gedda deixou bem claro o desejo de união entre todas as agremiações da oposição. O parlamentar acredita que a candidatura de Júnior Friboi (PMDB) é certa, e torce para que o ex-governador Iris Rezende (PMDB) declare seu apoio ao empresário. Indagado sobre as dificuldades em unir as oposições em busca da vitória do empresário Júnior Friboi nas eleições de outubro deste ano, o deputado Francisco Gedda foi categórico em dizer que sempre foi um bom conciliador. Que hoje, a agremiação conta com sete partidos oposicionistas e que acredita que em dois meses este número deve aumentar. "Em nossos encontros partidários, que estão sendo realizados a cada quinze dias em municípios por todo estado, tenho pregado sempre pela união das oposições. Acredito que se conseguíssemos unir as forças com Ronaldo Caiado, Vanderlan Cardoso, Iris Rezende, Júnior Friboi e Antônio Gomide, teríamos grandes chances de vencer Marconi Perillo ainda no primeiro turno", frisou o parlamentar. De acordo com Francisco

Francisco Gedda: “Marconi é ligado ao continuísmo, ao autoritarismo e ao coronelismo”

Gedda, é quase impossível que em Goiás tenha quatro candidatos ao governo nas próximas eleições, como tem sido ventilado na imprensa. "As coisas estão se afunilando, e mesmo se a oposição sair dividida poderemos prorrogar a eleição para o segundo turno. Mas ainda continuo acreditando na união e descartando a hipótese do segundo turno, se trabalharmos e caminharmos unidos", acrescenta Gedda. Quanto as farpas que vem sendo trocadas entre Friboi e Gomide, o parlamentar disse que tem sempre alertado para que isso não aconteça, mesmo porque companheiros devem trabalhar juntos - PT e PMDB, não devem disputar o mesmo espaço, - essas feridas devem ser curadas ao longo dos dias.

vêm sendo veiculadas nos meios de comunicação em Goiás, o parlamentar disse que é natural que o atual governador Marconi Perillo e o ex-governador Íris Rezende estejam em alta, mas que os novos nomes que surgiram como candidatos ao governo, também estão crescendo a cada pesquisa divulgada. De acordo com Gedda, Friboi vem crescendo porque tem demonstrado sua competência como empresário, em suas visitas pelo Estado.

Sobre energia Falando sobre a energa no Estado de Goiás, o deputado disse que falta investimentos nesta área também, mas afirma que não falta energia propriamente. “O maior problema está na distribuição da energia. Pesquisas Existem várias usinas de álcool Analisando as pesquisas que no estado que querem vender

energia, mas não tem como distribuí-la, as redes de distribuição não tiveram investimentos nos últmos anos. Temos a oferta de energia, mas não temos como distribuí-la”. Gedda explica que em Mato Grosso, por exemplo, não é permitido fazer uma extensão de energia rural, a não ser que seja a trifásica. Aqui em nosso Estado são monofásicas. Ele resume que o resultado disso é que no período chuvoso a energia cai. “Muitos criticaram o exgovernador Maguito Vilela por ter vendido Cachoeira Dourada, mas o atual governo entregou a Celg inteira. Marconi tem afirmado que ele não tem nada a ver com a situação da Celg, que foi o Alcides que não cumpriu o contrato. Isso é a maior conversa fiada que eu já ouvi dizer, porque nós temos documentos assinados por Marconi, entregues ao Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e ao Governo Federal dizendo que se este acordo fosse feito ele não iria cumprir. Então, o que temos é que o atual governador não olhou a questão da Celg como uma questão administrativa, mas sim como uma questão política. Os produtores rurais estão perdendo o seu leite, a sua produção, porque não se resolveu a questão da Celg. Eu tenho falado que este governo é o maior vendedor de ilusão que nós tivemos em todos os tempos em Goiás. O povo goiano já não acredita mais nessas propagandas ilusionárias que o governador tenta passar.

Victor Priori busca apoio Por

Lázaro Augusto

Com Redação

Lula aposta em Gomide

Bastidores da política goiana ventilaram nos últimos dias que o exPresidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já definiu que seu candidato ao governo de Goiás, será o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). De acordo com interlocutores petistas, Gomide já se tornou aposta certa de todo o partido para derrotar os tucanos nas próximas eleições, podendo contar ainda, com a participação do marqueteiro da campanha de Dilma Rousseff (PT), João Santana. De acordo com o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, em sua visita à Goiânia, disse que quando se fala em eleição em Goiás, Lula se mostra descontente e desencantado com o PMDB, que nos últimos 16 anos, foi freguês do governador Marconi Perillo. ASSESSORIA DO DEPUTADO

Eleitor anseia por mudanças

O deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Daniel Vilela (PMDB), afirma que o empresário e pré-candidato ao governo estadual Júnior Friboi (PMDB) vem se destacando e crescendo politicamente pela sua capacidade de gerência. Daniel reforçou ainda que este fator soma pontos ao peemedebista, já que o eleitor goiano anseia por alternância de poder, cansados e insatisfeitos com a administração do atual governo de Goiás.

Câmara devolve mais R$ 405 mil à prefeitura Dando sequência à política de devolução à prefeitura de recursos não utilizados, a Câmara Municipal de Jataí devolveu ao poder executivo, no mês passado, a quantia de R$ 405 mil. Mensalmente o legislativo recebe o duodécimo, que corresponde a 7% do orçamento municipal, percentual estipulado por lei federal. "Esse valor é fruto do empenho dos vereadores, que vêm realizando suas funções de forma eficiente e com base no princípio

Aprovado a reposição salarial de servidores públicos A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária do último dia 20 de março, o projeto de lei enviado pelo executivo que fixa em 6,78% o índice de reposição salarial dos servidores públicos municipais. O índice é a soma da inflação oficial entre março de 2013 e fevereiro de 2014, de 5,39%, com a diferença de 1,39%, para que o reajuste final fosse igual ao do salário mínimo concedido pelo governo federal.

ARQUIVO/CMJ

“Estamos trabalhando com base no princípio da economicidade”, afirma Adilson Carvalho

constitucional da economicidade", explicou o presidente da Câmara, Adilson Carvalho. No ano passado a Câmara devolveu R$ 332 mil, mesmo tendo recebido o mesmo duodécimo de 2012 - ou seja, o valor do repasse não subiu, apesar de o orçamento municipal ter crescido de 2012 para 2013. A primeira parcela foi de R$ 210 mil, entregue à prefeitura em maio, com o objetivo de colaborar na reforma do antigo

Hospital Regional Ana Isabel de Carvalho. Os restantes R$ 122 mil foram devolvidos em dezembro. "Nosso compromisso é o de continuar trabalhando de maneira eficiente no que tange ao gasto de recursos públicos em nossas atividades funcionais, com a finalidade de sempre haver sobras para que as mesmas possam ser aplicadas em obras e melhorias em prol da coletividade", complementou Adilson.

Vereadores pedem passe livre para estudantes Em requerimento coletivo, os vereadores jataienses solicitaram ao governo estadual a extensão da concessão do passe livre estudantil aos alunos de Jataí, como acontece em 17 cidades da região

metropolitana de Goiânia. Terão direito à gratuidade no transporte público os estudantes a partir do 5° ano do ensino fundamental ao superior. Os parlamentares pedem que seja atendido o princípio

Vereador sugere criação do Fundo Municipal Antidrogas O vereador Marcos Antônio sugeriu à prefeitura a criação do Fundo Municipal Antidrogas (Fumad) em Jataí. O objetivo é dar suporte financeiro ao Conselho Municipal Antidrogas (Comad), fortalecendo a prevenção e o combate ao uso de entorpecentes. "O Fundo, de

natureza contábil-financeira, teria por finalidade a captação de recursos financeiros para promover o planejamento, a execução e a fiscalização dos programas e projetos de política de prevenção à dependência química no âmbito municipal", explicou o parlamentar.

da universalidade e lembram que o município está desenvolvendo-se rapidamente como polo universitário, com o consequente e gradativo aumento de estudantes.

O empresário jataiense Victor César Priori, Presidente do PSDB regional, tem visitado vários municípios do Sudoeste goiano em busca de apoio de lideranças políticas e empresários, visando uma candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano. Priori afirma que em suas visitas, tem conseguido bons resultados e está otimista quanto ao seu desempenho e trabalho realizado nestes municípios. O pré-candidato disse ainda que as conversas estão bem adiantadas, mas que prefere aguardar as convenções estaduais que acontecem no mês de junho, quando irá definir com quem caminhar numa possível dobradinha. Para Priori, Jataí corre um grande risco de não eleger nenhum deputado, caso seja lançado vários nomes para concorrer a AL, como já aconteceu em outros pleitos.

Iris confirma pré-candidatura Adilson Carvalho Presidente do Legislativo fez a devolução de R$ 405 à prefeitura. de sobras do duodécimo

João Rosa Vereador fechou seu gabinete na Câmara de Jataí, em pleno dia de trabalho, e usou funcionários públicos em sua mudança particular.

Após algum tempo de “indecisão” o ex-governador Iris Rezende (PMDB), resolveu soltar o verbo. Na semana passada o chefe maior do PMDB goiano, convocou a imprensa da capital para avisar que é précandidato do partido, ao governo de Goiás. Contrariando, ou não os compamheiros peemedebistas, Iris disse: “esta é a vontade do povo goiano, por isso, sou pré-candidato ao governo atendendo à pedido da população de todo estado de Goiás”.

E agora, Friboi?

O empresário e também pré-candidato ao governo de Goiás, José Batista Júnior (Júnior do Friboi) - PMDB, disse encarar com “naturalidade” o anúncio feito por Iris Rezende, de que também é pré-candidato do PMDB ao governo do Estado – posição que até então era ocupada por Friboi. Não havendo recuo de nenhum dos dois, eles devem disputar a convenção da sigla, em junho. “Acho que faz parte da democracia as disputas internas. Nos Estados Unidos isso é normal. Os candidatos disputam internamente e, no final, o perdedor apóia o vencedor. Espero que seja assim no PMDB. Essa disputa interna é um grande avanço no PMDB de Goiás”, considerou, em nota enviada à imprensa.

Festa da Onça O vereador Mauro Bento Filho solicitou à administração municipal a construção de um galpão ou salão para centralizar os festejos da centenária Festa da Onça. Depois da doação de uma área, por parte de um agropecuarista, moradores da região da Onça fizeram um abaixo-assinado, mostrando que querem o evento sendo realizado sempre em um mesmo local. “Isso trará mais comodidade ao grande número de pessoas que comparecem fielmente nessa festa todos os anos”, declarou o parlamentar.

Justiça Educacional chega a Jataí

Com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da comunidade em geral, foi lançado na manhã de quinta-feira, em Jataí, o Projeto Justiça Educacional - "Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola". A ação é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), e desenvolvida nas comarcas goianas com estudantes das redes municipal e estadual de ensino. (DM)


PÁGINA A4

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

DISPUTA AO SENADO

Caiado ganha força em Jataí

Wellington Anselmo Martins, mestrando em Filosofia, graduado em Filosofia, professor universitário e colunista político www.cafe-com-politica.blogspot.com

Enfim, a ditadura militar já acabou de certa forma no Brasil, mas ela continua bem viva ainda hoje, de certa forma, nas periferias e favelas, onde os "amarildos" inocentes continuam sendo presos injustamente, torturados, mortos e tendo seus corpos ocultados. Isto é, há ainda uma certa ditadura policialmilitar que o povo brasileiro ainda precisa derrubar.

ESCÂNDALO DA PETROBRAS

Em pleno ano eleitoral, o PT enfrentará uma possível CPI para apurar suspeitas de irregularidades na maior estatal brasileira, a Petrobras. A revista Veja tradicional opositora do governo petista - estampou a crise da Petrobras em uma edição especial da semana passada. Enfim, é claro que o povo tem total direito de saber o que acontece com as finanças de uma grande empresa brasileira como a Petrobras, como também é claro que é direito (e dever!) da oposição tucana usar isso para descontruir qualquer idealismo acerca do governo petista: de Lula e Dilma.

50 ANOS DO GOLPE MILITAR

No dia primeiro de abril, completou-se 50 anos do Golpe Militar que foi dado contra o Estado brasileiro. Sim, no dia primeiro, pois foi no dia primeiro que houve a deposição do então presidente João Goulart, o Jango. E, sim, foi Golpe, pois a ação violenta dos militares para chegar ao poder, sob direcionamento dos EUA, não visava nenhuma transformação revolucionária do Estado brasileiro, mas apenas pautava-se em uma justificativa (ou seria desculpa?) de dar o Golpe para, então, evitar um tal Golpe comunista... Ou seja, os militares não queriam usar o dia primeiro de abril, pois este é o dia popularmente conhecido como 'dia da mentira', por isso os militares passaram arbitrariamente a comemorar o Golpe no dia 31 de março, todavia, no dia 31 de março de 1964 as tropas golpistas estavam em marcha, mas o Golpe só seria concretizado de fato, ou seja, só entraria para a História no dia primeiro de abril de 64. E sobre o uso do termo 'revolução', isto trata-se apenas de uma tentativa de marketing político, para amenizar a ditadura, a censura, as torturas e as centenas de mortes que os generais ditadores impuseram ao Brasil por nada menos que 21 anos diretos.

PROFESSOR E DIREITISTA DA USP

O professor de direito Eduardo Lobo Botelho Gualazzi, da USP, pretendia dar uma aula em defesa dos militares golpistas de 64, mas teve a sua aula invadida por militantes da esquerda, que filmaram tudo, e o fato ganhou repercussão nacional. Ora, os protestos podem ser um meio interessante de crítica e, se feitos em carácter de exceção, podem sim cumprir um papel politicamente importante. Todavia, temos que ressaltar que o protesto não deve ser a regra nos debates políticos. A regra, em um Estado Democrático de Direito, deve ser o debate racional, argumentativo. Ou seja, não adianta tirar o professor conservador da sua sala à força, pois isso é um tipo de "Golpe" e é um tipo de censura, tal como os militares, pela força, deram um Golpe em 64 e, pela força, impuseram uma censura nos meios de comunicação de todo país após 64. Enfim, a esquerda socialista tem todo direito de expor o seu projeto político, de igualdade entre todos e luta por justiça social, tal como a direita conservadora e pró-militarismo tem total liberdade para expor de modo equilibrado, racional e constitucionalmente legítimo o seu projeto político. Ou seja, na Democracia devem vencer sempre os projetos políticos que, pelo argumento, se mostrem mais válidos e pertinentemente justos, e devem ser descartados os projetos que, para serem implantados, precisem ser impostos ao povo pela violência: seja violência vinda de guerrilheiros comunistas de extrema-extrema ou vinda de militares golpistas de extrema-direita. O poder, dentro da Democracia, pertence ao povo! E este povo deve ser ganhado pelas propostas e projetos e não pelo grito e pelo armas.

ERRO EM PESQUISAS: IPEA

O IPEA é um instituto de pesquisas do governo federal e, nas últimas semanas, ele causou grande polêmica ao divulgar resultados questionáveis acerca do 'machismo' no Brasil. O IPEA primeiro afirmou que quase 70% dos brasileiros acreditam ser merecido que uma mulher, com pouca roupa, seja atacada/estuprada. Tal afirmação causou grande mobilizações nacional, e não era para menos! Todavia, duas semanas depois de tal divulgação, o IPEA voltou atrás, e agora disse que os dados estavam errados e que, na verdade, o número de pessoas (leia-se: ignorantes) que aceita a violência contra as mulheres caso elas estejam vestidas com roupas curtas não chega a 25% dos brasileiros. Ora, duas coisas decorrem desse fato: primeiro, essa pesquisa comprova como é grande o poder de mobilização popular que tais pesquisas têm sobre o país (mesmo que seja uma pesquisa mentirosa); segundo, como são questionáveis e, por vezes, inverificáveis tais dados apresentados por esses institutos de pesquisa. Todavia, obviamente, por sabermos que não dispomos de nada mais adequado que as estatísticas para esse tipo de estudo macro-social, então, quer com muitos erros ou acertos, quer com mais dúvida ou menos dúvida, são desses institutos como o IPEA, o IBGE, o DataFolha etc., de onde sairão boa parte dos dados das nossas reflexões políticas.

ELEIÇÕES 2014

Parece que já começou a enxurrada de informações duvidosas e de calúnias explícitas contra os diversos candidatos deste ano no Brasil. Já lemos, especialmente na internet, blogs e redes sociais com textos do tipo: o deputado Jean Wyllys é defensor de pedófilos... daí você vai procurar provas e outras fontes sobre isso, e elas não existem; o ministro Joaquim Barbosa será candidato à presidência em nome do Exército brasileiro... daí você vai procurar provas e elas não existem; o esquedista Marcelo Freixo (PSOL) ajuda no patrocínio do quebra-quebra feito pelos Blac Bloks... daí você vai procurar outras fontes e algumas provas, e vê que elas não existem; o presidenciável Aécio Neves não passa de um doente dependente de cocaína... daí você vai procurar algumas provas, mas elas não existem. Enfim, é claro que alguns boatos têm um fundo de verdade e, com o tempo, pode ser que se demonstre que eram verdadeiros. Todavia, em época de eleição, as calúnias e difamações mentirosas ou, no mínimo, falaciosas se tornam recorrentes especialmente na internet. Ora, cabe a cada eleitor e cidadão consciente ser crítico, questionador, e evitar se levar por qualquer informação que chegue até ele; importa duvidar (até que se prove o contrário) especialmente das informações mais alarmantes e sensacionalistas, pois estas são as que via de regra estão infundadas e só são postas na mídia para tentar manchar a imagem política ou moral de um determinado candidato.

SÉRGIO TORRES

Por Jerry Lewis Da redação/NE

N

o último dia 28, o Deputado Federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) esteve em Jataí, onde reuniu-se com estudantes para falar de reforma política, a convite do Centro de Ensino Superior de Jataí (CESUT) e OAB. Cerca de 350 pessoas participaram, incluindo produtores rurais, líderes comunitários, políticos, empresários e advogados. Dentre vários assuntos discutidos, ainda na palestra, o assunto foi Eleições Limpas. Em sua fala, Caiado reconhece que não existe em nenhum país do mundo, um sistema eleitoral que possa ser classificado como perfeito, no entanto há a necessidade de se corrigir falhas presentes nas eleições brasileiras. Segundo o parlamentar uma delas é o poderio financeiro presente nas candidaturas, o uso da máquina de governo e outras situações que afastam muitos candidatos da disputa, dentre eles a juventude. O parlamentar concedeu coletiva à imprensa, falou de suas ideias, respondeu perguntas e expôs seus projetos sobre Eleições Limpas para um público formado por advogados, universitários, bacharéis e operadores do Direito. Ronaldo Caiado pernoitou na cidade onde ainda cumpriu agenda de contatos com a classe política e empresarial rural. Senado Federal Ronaldo Caiado foi recebido no aeroporto municipal por várias lideranças políticas locais e da região. Durante sua permanência na cidade, dezenas de empresários, representantes da imprensa e líderes classistas levaram ao parlamentar seus cumprimentos e não deixaram de tocar no assunto de política. Uma possível candidatura do deputado ao Senado Federal foi bastante cogitada em todas as conversas, o que deixou o parlamentar muito satisfeito. Em fala exclusiva

Professor Evaristo, o deputado federal Ronaldo Caiado e Elizângela Alves, coordenadora educacional. no CESUT DIVULGAÇÃO/NE

O empresário e produtor rural Antônio Gazzarini ouviu atentamente o deputado Ronaldo Caiado

ao NOTÍCIA EXTRA, Caiado disse que sua visita à Jataí foi bastante produtiva e feliz. Produtiva por ter falado à centenas de jataienses sobre a reforma política e feliz por ter sido agraciado com tanta atenção e palavras de incentivo. Segundo as palavras de um grande empresário local, Caiado tinha em mente uma ligeira vontade de se candidatar ao senado, e que foi justamente

com essa visita na cidade abelha que a ideia tomou força, devido à recepção que o parlamentar obteve em Jataí. O Mesmo empresário cita outro caso histórico. O ex-presidente Juscelino Kubitschek, que veio em Jataí e. a partir daqui idealizou sua candidatura à Presidência da República. "Caiado repetirá a mesma história, disse o empresário, ale-

gando que a candidatura do deputado ao senado tomou força com essa visita na cidade abelha”. Ainda nas dependências do Centro de Ensino Superior de Jataí (CESUT) (Direito e Administração), o deputado ainda fez pose ao lado do diretor da entidade, Evaristo Anania de Paula e a coordenadora educacional, Elizângela Alves.

› ALIANÇAS Em sua visita à Jataí, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), curiosamente, foi recepcionado pela base do governador Marconi Perillo. Um vereador tucano conta que o presidente do DEM disse que não será fácil fazer parte da chapa majoritária do tucano-chefe, principalmente devido à resistência de alguns líderes governistas, como os prefeitos de Goianésia, Jalles Fontoura, e de Rio Verde, Juraci Martins (que, na sua primeira eleição, foi bancado por Caiado). Inquirido se, mesmo com os ataques, poderia compor, Caiado não disse nem que sim, nem que não. Mas frisou que tem uma

história, um perfil de político independente e responsável, e que a ação dos líderes da base não colabora para uma composição. O fato é que, apesar da resistência de setores da base – minoritários, vale dizer –, o governador Marconi Perillo quer uma composição com Caiado. Tirando a torcida do Olaria, Jalles, Juraci, José Eliton e Vilmar Rocha, a torcida do Flamengo, Marconi (governador), Jovair Arantes (deputado federal), Magda Mofatto (deputada federal), Helio de Sousa (deputado federal), Wilder Morais (senador) e centenas de outros líderes, quer compor com Caiado.

ENVIE-NOS A SUA OPINIÃO OU ARTIGO, DE PREFERÊNCIA COM FOTO E ENDEREÇO, PARA: jnoticiaextra@gmail.com

Cartões postais de Jataí Jerônimo Jacinto Borges (Nego Maia) Jataí-GO

Deparei-me novamente em uma de minhas caminhadas pelas ruas da cidade com algumas pessoas que estavam em um diálogo que me interessou. Como sou uma pessoa amiga e conhecida de todos, resolvi entrar na roda para discutir sobre o assunto, e uma das pessoas dizia o seguinte: o prefeito Humberto Machado continua insistindo na construção de lagos pela cidade e naquela ocasião, seria a vez de um pequeno lago no Parque Olho d'Água, ao lado da loja Irmãos Soares. Interessou-me mais ainda por se tratar do local onde moro há 54 anos. Pois bem. Uma outra pessoa soltou uma gargalhada e logo foi dizendo que o prefeito constrói os lagos por se tratar de obras baratas, que custam muito pouco aos cofres

públicos. Depois desta, saí da roda e segui minha caminhada em frente. Voltando outra vez a ocupar este espaço cedido pelo conceituado jornal NOTÍCIA EXTRA, onde graças a Deus podemos levar aos leitores de todo o Estado de Goiás nossas informações, sugestões, ou até mesmo as críticas, quando as temos, posso dizer que a construção de lagos realmente consome valores menores, em se tratando de dinheiro - mas posso afirmar a estas pessoas que o grande valor destas obras é o embelezamento de nossa cidade e a valorização de locais que há pouco tempo eram cercados por matagais. Nossa cidade mudou e cresceu muito, e hoje temos três lagos no perímetro urbano que são cartões postais para ninguém botar defeito. Hoje, Jataí é uma das melhores

cidades no Estado para se viver. E mais uma vez volto a dizer de quantas famílias estão sendo beneficiadas com a construção destes lagos, vendendo seus produtos, como o pipoqueiro, o vendedor de água de coco, espetinho, doces, frutas e muitas outras coisas, que antes não tinham como ganhar o pão de cada dia. E, aproveitando o espaço, vou falar um pouco da zona rural, que o prefeito Humberto está valorizando muito, construindo escolas e abrindo amplas frentes de trabalho para muitas pessoas, além de dar oportunidades para que os filhos dos produtores rurais tenham um ensino de qualidade - todos os dias são vários quilômetros percorridos, transportando crianças de várias idades são cerca de 640 crianças nas escolas


PÁGINA A5

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

ELEIÇÕES 2014

Propaganda eleitoral antecipada é representada pelo PRE-GO EDWARD MADUREIRA E ADRIANA ACCORSI UTILIZARAM A REDE SOCIAL PARA DIVULGAR SUAS PRETENSAS CANDIDATURAS ÀS ELEIÇÕES DE 2014 A Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás (PRE-GO) ajuizou representação perante o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) contra Edward Madureira Brasil e Adriana Sauthier Accorsi pela prática de propaganda eleitoral antecipada, com a utilização de perfil na rede social Facebook. De acordo com apurações da PRE-GO, Edward Madureira, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), mantém perfil no Facebook, administrado por colaboradores que, de forma reiterada, vêm divulgando sua condição de pré-candidato à Câmara dos Deputados. Criado no dia 4 de fevereiro deste ano, o perfil já divulgou informações como a filiação partidária do representado, além de inúmeras matérias publicadas na imprensa sobre a possível candidatura de Edward Madureira ao cargo de deputado federal nas eleições de 2014. Com mais de um mês de existência, o perfil já teve aproximadamente cem mil acessos. Para a PRE-GO está evidente que o objetivo do site é o de angariar votos e mostrar Edward Madureira como um candidato preparado e em sintonia com lideranças de seu partido, inclusive fazendo alusão a plataformas políticas e até mesmo insinuando ser a sua uma candidatura forte. Em relação a Adriana Accorsi, a sua pretensa candidatura ao cargo de deputada estadual também foi divulgada no perfil de Edward Madureira no Facebook. Nota divulgada no jornal "Opção" do dia 9 de março deste ano dando conta da pré-candidatura de Adriana Accorsi foi replicada no site. A representada teria visitado o perfil e ali deixado mensagem de apoio à pré-candidatura, o que deixou evidente o seu conhecimento quanto à divulgação da propaganda antecipada.

CARGOS COMISSIONADOS

EDUCAÇÃO/CIAR UFG

GOIÁS É O 2º

COLOCADO NO PAÍS PESQUISA DE 2012 TAMBÉM MOSTRAVA QUE OS COMISSIONADOS DO GOVERNO DE GOIÁS SÃO OS MENOS QUALIFICADOS DO PAÍS Goiás é o segundo colocado no ranking de cargos comissionados em gestões estaduais no País, aponta a pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros (Estadic 2013), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no último dia 27/3. Apesar das sucessivas promessas de cortes feita pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e da aprovação da lei que estabelece redução de 3,3 mil cargos, o Estado aumentou em 141 o número de comissionados de 2012 para 2013. O levantamento mostra ainda um aumento de mais de 4,5 mil funcionários sem vínculo com o Estado (prestadores de serviço, cedidos por outras entidades e contratados administrativamente, segundo o IBGE) em um ano. Os dados se referem a contratos temporários, sendo a maioria da Educação, segundo informações da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Enquanto em 2012 o governo goiano contava com 14.843 servidores sem vínculo, em 2013 foram contabilizados 19.389. De acordo com a pesquisa, o governo goiano tem 7.285 comissionados na administração direta (secretarias, agências e órgãos ligados diretamente ao Executivo) e 3.031 na administração indireta (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações), totalizando 10.316. Goiás só perde para São Paulo, o maior Estado brasileiro, que tem 14.731 comissionados em toda a administração. No levantamento referente a 2012, o governo goiano também ocupava a segunda colocação, com 10.175 comissionados. O IBGE chegou a divulgar que Goiás era o Estado com a maior quantidade no País,

mas São Paulo enviou correção dos dados, informando que o total naquele ano foi de 13.805 comissionados. Antes mesmo da divulgação da pesquisa do IBGE de 2012, o governador já havia prometido cortar cargos comissionados. Porém, além de não conseguir alcançar a redução, o governo ainda registrou um leve aumento (de 1,3%). A nova previsão do governo é promover os cortes até o fim deste mês. A pesquisa de 2012 também mostrava que os comissionados do governo de Goiás são os menos qualificados do País. Quase 50% dos funcionários em cargos de confiança cursaram apenas o ensino fundamental, nunca foram à escola ou não concluíram a 1ª série. Segundo os dados de 2013, o terceiro colocado no ranking de comissionados, Bahia, tem 941 a menos que Goiás. O Distrito Federal, que historicamente concentra grande quantidade de não efetivos, tem 7.728 comissionados. Na lista que considera apenas a administração direta, Goiás ocupa a terceira posição, com 7.285 comissionados. São Paulo tem 8.167 e Distrito Federal, 7.303. Os dados mostram redução de 4,1 mil servidores efetivos de 2012 para 2013 na administração direta. Na indireta, houve aumento de 551. Enquanto isso, o número de servidores sem vínculo permanente cresceu em 3.896 na administração direta e 650 na indireta. Na análise de servidores sem vínculo permanente, o governo goiano (19.389) ocupa a 10ª posição no ranking nacional. Minas Gerais lidera a relação, com quase 90 mil. São Paulo tem 61,5 mil e o Paraná, 37,1 mil. (Fonte: O Popular)

UFG oferece Licenciaturas na Modalidade Ead no Vestibular 2014-2 A UFG vai oferecer em seu próximo Vestibular 655 vagas para cursos de licenciatura a distância, distribuídos em 10 municípios do Estado de Goiás. Serão oferecidos os cursos de Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Física e Matemática na modalidade a distância. As provas do Processo Seletivo 2014-2 serão realizadas em maio e junho desse ano. As inscrições para o exame serão realizadas de 8 a 24 de abril, e o

edital com as normas para obter isenção da taxa de inscrição já foi lançado. Desde o dia 15 de abril, o Manual do Candidato já foi disponibilizado no www.vestibular.ufg.br. As provas da 1ª etapa serão realizadas no dia 18 de maio. Nos dias 8 e 9 de junho, os candidatos inscritos farão as provas da 2ª etapa. A publicação da lista de aprovados em primeira chamada está prevista para o dia 11 de julho de 2014.

PTN Mulher realiza encontro em Goiânia Aconteceu no mês passado na sede do diretório estadual do PTN, em Goiânia, o primeiro encontro estadual do PTN Mulher, em 2014. Além das mulheres que integram o partido, várias lideranças participaram do encontro, entre elas, a professora e membro do conselho estadual de educação, Cyl Miquelina, esposa do presidente estadual do partido, deputado Francisco Gedda. Durante o encontro, os participantes falaram sobre os trabalhos que serão realizados nas eleições deste ano, também foram escolhidos os membros que vão fazer parte da executiva estadual.

Segundo a esposa do presidente estadual do partido, o saldo da reunião foi positivo, “O encontro foi muito bom, todos tiveram espaço para expor suas opiniões. Tivemos também a participação de representantes de vários segmentos importantes, tanto de Goiânia como do inte-rior. A expectativa é que, na próxima reunião, mais lideres participem”, disse a professora Cyl Miquelina. De acordo com os membros, novas reuniões devem ser realizadas periodicamente, nos municípios onde já existe comissão provisória ou diretórios do PTN. Agnel Nascimento

Agehab ganha representação nacional

Luiz Stival: Presidente da Agehab

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, foi eleito diretor regional do CentroOeste pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC), em Brasília. Para Luiz Stival, o cargo significa uma força muito grande para a habitação de interesse social no Centro-Oeste, principalmente em Goiás. “Teremos voz ativa em todas as rodadas de habitação no Brasil, opinando e levando nossa experiência a serviço de outros estados”. Para ele, trata-se de um reconhecimento da importância da política habitacional executada pelo Governo de Goiás, que abre espaço para uma maior participação nas decisões políticas nacionais de habitação. Não é a primeira vez que Goiás conquista reconhecimento nacional na área. A Agehab já venceu cinco prêmios. No final do ano passado, a equipe da Agência esteve em Brasília para receber o Prêmio Caixa Melhores Práticas de Gestão

Local, das mãos do presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, além da notícia de que a Agehab concorrerá ao Prêmio da ONU-Habitat, com resultado a ser divulgado em 2014, em Dubai, Emirados Árabes. O projeto que rendeu à Agehab o quinto prêmio nacional e a indicação para a premiação internacional é Experiência de Mobilização e Participação dos Municípios Goianos no Planejamento Habitacional. A Agência ajudou 211 dos 246 municípios a elaborarem seus planos de habitação. Ainda em 2012, a Agehab havia sido vencedora do Caixa Melhores Práticas com dois projetos: Goiás Mais Moradia: Real Conquista Sustentável e Moradia Rural (em parceria com o Movimento Camponês Popular).

Referência nacional

No mesmo ano, também fatu-

rou o Selo de Mérito da ABC com o Real Conquista Sustentável. Em 2013, no primeiro semestre, a Agência recebeu ainda o Selo de Mérito da ABC com o programa de regularização fundiária Casa Legal – Sua Escritura na Mão. Este programa está presente em 50 municípios para regularização de moradias em 87 bairros implantados em áreas de domínio do Estado. Quase 8 mil escrituras registradas em cartório já foram entregues gratuitamente para as famílias beneficiárias do Casa Legal em todo o Estado. Luiz Stival acredita que os prêmios confirmam os acertos da política habitacional do Governo de Goiás em seus dois principais eixos: regularização fundiária e promoção habitacional. Com relação à construção de moradias, o Cheque Mais Moradia foi reformulado para atuar em parceria com todos os programas federais, as prefeituras e as entidades. “Consolidamos uma ampla

rede de parcerias para atender as famílias que mais precisam da intervenção do poder público para ter acesso à habitação. Ameta é atender todos os municípios do Estado”, frisa Luiz Stival.

Moradia nos municípios

Na atual gestão, 4.437 moradias foram construídas em 76 municípios. O presidente informa ainda que 19.883 moradias já foram contratadas e iniciadas em 175 municípios, com outras 66.870 em processo de contratação junto à Caixa Econômica Federal. “São R$ 184 milhões liberados pelo Estado em Cheque Mais Moradia para construção, reforma e ampliação de moradias e equipamentos comunitários, com projeção de R$ 738,5 milhões de investimento até o final de 2014”. (ASCOM/Agehab)


PÁGINA A6

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

Jataí: menor índice de analfabetismo de Goiás S

egundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade de Jataí tem o menor índice de analfabetismo entre todos os municípios do estado de Goiás.

Isso é reflexo das políticas públicas destinadas à alfabetização e letramento implantadas pela Secretaria de Educação de Jataí. Dentre as várias medidas adotadas podemos citar as formações contin-

uadas dos Professores municipais com os programas Além das Letras, Pró Letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Alfabetização de Jovens e Adultos, Oficinas Pedagógicas e Educação

de Jovens e Adultos. Todos estes programas vieram somar experiências e aporte teórico na prática do processo de ensino e aprendizado, em especial nas séries iniciais e no ciclo alfabetizador, o

que gerou este resultado tão positivo e qualitativo ao nosso município. A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os seus servidores pela dedicação diária na construção de uma Educação de qualidade.

ASCOM/PMJ

ESCÂNDALO Gênio Eurípedes denuncia abusos por parte de colegas DIVULGAÇÃO/CMJ

Novos abrigos estão sendo implantados para passageiros em pontos de ônibus de Jataí

Prefeitura implanta novos abrigos em pontos de ônibus Visando melhorar a qualidade na prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros, a Prefeitura Municipal de Jataí, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano, estão implantando novos abrigos para passageiros em pontos de ônibus. Serão fixadas 20 novas unidades, que serão distribuídas por diversas localidades do município, cujo modelo contemplará requisitos fundamentais como cobertura e assento. Foram investidos R$ 58.000 somente na confecção dos abrigos, excluindo-se aqui, os gastos com o material utilizado para implantação

e sinalização de trânsito (tinta, solventes, microesfera e outros). Investimentos como esse, trazem mais conforto e dignidade aos usuários do transporte público. Além dos novos abrigos, também está sendo feita a sinalização de trânsito nesses locais, através da demarcação do espaço para parada dos ônibus. É preciso que a população também faça a sua parte, contribuindo para a conservação dos mesmos e também não parando nem estacionando nos locais destinados a parada de ônibus. Vale ressaltar que destruir patrimônio público, é considerado crime (art. 163 - Código Penal).

O vereeador Gênio Eurípedes (PSDB), em entrevista à uma rádio local fez graves denúncias contra seus próprios colegas edis, colocando casos absurdos do que acontece dentro e fora do Legislativo Municipal envolvendo alguns vereadores. Uma das denúncias sérias é a divisão do salário de alguns assessores para com o próprio vereador, que segundo Gênio, é uma prática de muitos anos. Gênio falou ainda entre outras seriedades, do nepotismo cruzado. O vereador disse que está fazendo um favor aos munícipes e que essas denúncias não são para se elevar como vereador e muito menos pré-campanha eleitoral, ele disse estar revoltado com tanta farra e que no período em que foi presidente daquela Casa acabou com a farra do combustível e do telefone celular. O vereador acrescenta que não são todos os vereadores que fazem essa prática, mas, que não devemos nos acomodar, devemos acabar com toda essa roubalheira. O vereador diz que está pronto para atender ao Ministério Público em tudo que absurda que existe dentro da Câmara for necessário para dar fim nessa prática Municipal de Jataí. (Fonte: Jataí News)

ARTIGO FLAVIANE BALDO SCOPEL Me peguei pensando sobre o assunto que anda circulando nas redes sociais e que tanta polêmica tem causado: DITADURA! Alguns a favor, por acreditarem ser a única solução, outros contra, e o peso maior desses seria a falta de Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa, Liberdade de Manifestação... em resumo: LIBERDADE!!!Vivi boa parte da minha infância durante a Ditadura e confesso não me lembrar dela... não me lembro de pessoas serem mortas nas ruas, não me lembro de pessoas presas ou apanhando. Acho que ela não teve muita influência na minha vida nem de minha família, e tomo exemplo maior meus avós, pessoas sérias, honestas e trabalhadoras, mas que jamais se referiram a esse período como um período de "trevas". Acho que ouvi falar mais dela nos filmes e documentários do que por pessoas que vivenciaram essa época. Aí fiz uma análise dos dias de hoje... no Brasil trabalhamos cinco meses apenas para pagar impostos. É MUITO dinheiro! A maior carga tributário do mundo! De que forma países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Canadá, dentre outros, conseguem qualidade de vida pra população, com saúde, educação e segurança, sem cobrar tantos impostos? A resposta, é claro, está na seriedade na administração e, mais ainda, a inexistência da CORRUPÇÃO. A verdade é que não vejo resposta para o problema que vivemos... não consigo ver um

JATAIPREV

Servidores são convocados para recadastramento Atendendo uma exigência do Ministério da Previdência Social o Jataiprevi (Instituto de previdência dos Servidores Públicos Municipais de Jataí) está realizando um recadastramento obrigatório em todos os servidores ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Jataí. O recadastramento que teve início no dia 2 de abril, se estenderá por 60 dias e, após este período o pagamento dos benefícios poderão ser bloqueados até que o servidor regularize sua situação. Segundo o Ministério da Previdência o objetivo deste recadastramento é alimentar o sistema do SISPREVI, e fazer um cadastro único para o cruzamento dos dados de todos os servidores. Os servidores devem procurar a Prefeitura de Jataí, Secretaria de Educação e na sede do Jataiprev. Informações sobre os documentos necessários para o recadastramento e mais orientações procure os locais acima citados ou pelo fone: 3636 - 4182. (Jataiprevi)

Concluídas calçadas no cemitério Bom Pastor A Prefeitura de Jataí através da Secretaria de Obras concluiu a construção das calçadas internas do Cemitério Bom Pastor. A partir de agora, além de melhorar o aspecto do local, os frequentadores terão mais conforto ao transitar pelo cemitério. Segundo o Secretário de Obras, Tales Augusto Machado, foram investidos de recursos próprios do município, aproximadamente R$ 35 mil.

SOBRE A DITADURA único nome que possa livrar o país dessa merdalheira que se instalou, dessa praga que mata, rouba, corrompe, destrói... seria isso tudo preferível à não poder falar o que se quer? Liberdade de expressão? Então eu posso falar o que eu quiser, ESCREVER o que eu quiser, em nome de manter essa corja no Poder? Não teria medo de algo mais drástico apenas aqueles que estão no poder e estão sugando aqueles que trabalham? Será que quem recebe Bolsa Família, Vale Gás, foi beneficiado pelo "Minha Casa, Minha Vida" ou "Minha Casa Melhor" tem algo a dizer? Vivem de esmolas e foram calados por ela! Foram iludidos ao lhes dizerem que agora têm DIGNIDADE, quando na verdade foi exatamente isso que lhes foi tirado! Não tem EDUCAÇÃO, morrem de medo de votar em outros pra não perderem seus benefícios, morrem em filas de hospitais, não ambicionam um futuro além desse que agora têm... isso é DIGNIDADE? Liberdade de Imprensa? Que liberdade é essa? Imprensa que é calada quando milhões são gastos em propagandas que mantém as emissoras... matérias selecionadas e direcionadas aos interesses dos grandes. LIBERDADE? Liberdade de Manifestação? Como assim, se até isso conseguiram corromper? O que era uma boa causa virou baderna, manipulada por quem, de novo, está no Poder. Até quem era a favor agora é contra essas manifestações porque virou anarquia. Muitos morreram essa semana em rodovias que cortam nossa cidade... algumas mortes causadas por imprudência, mas a maioria delas causada por buracos na pista... mas como assim se pagamos uma fortuna de IPVA? Como poderia ter um único buraco? Será que serve de consolo às

famílias que perderam seus entes queridos poderem falar o que quiser? Terem "liberdade de expressão" pra criticar esses buracos de corrupção serve de alento? Digam à mãe que perdeu o filho, ou ao filho que perdeu o pai, que podem se expressar como quiser, que são livres para isso... Não sei se a solução seria um golpe militar, mas a verdade é que todos que estão no poder estão corrompidos de alguma forma. TODOS. Não adianta uma pessoa bem intencionada entrar nesse meio porque ela também será corrompida... nunca vi uma laranja boa conseguir "curar" um saco inteiro de laranjas podres. Não temos mais liberdade. Falamos o que queremos, mas não há ninguém para ouvir. Somos prisioneiros em nossos lares. Ou melhor, nem em casa estamos mais seguros. Quando saímos de casa não sabemos se retornaremos ou não. Vamos a um hospital e não sabemos se seremos atendidos ou se receberemos um diagnóstico correto. Escolas públicas não ensinam nada... professores desmotivados, mal pagos, estruturas comprometidas... mas quem sabe depois da Copa não utilizem esses estádios novos para dar aulas? . Se tivéssemos saúde, educação, segurança, acho que não teríamos mais nada para dizer... Escreveríamos canções, livros de romance e ficção, poemas. Eu não me importaria de ficar calada se o país estivesse bem. Se o futuro fosse promissor, se homens sérios e comprometidos assumissem o poder. Eu me calaria sim. Pagaria o preço com meu "silêncio". Afinal, tantos por aí tem falado, gritado, escrito, se manifestado... mas, peraí... quem está ouvindo mesmo? JATAÍ-GO


GERAL

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

A7


A8

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

PRODUÇÃO DE LEITE

Cooperativa de Goiás agrega valor à produção com o PAA DIVULGAÇÃO: COPARPA

Em Jataí a Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Coparpa) produz cerca de 600 mil litros de leite por mês

A

agricultura de Jataí, em Goiás, facilita a manutenção da atividade pecuária local, já que o município produz matéria-prima básica utilizada na ração animal. Com isso, os produtores do município investem no rebanho de leite. Como é o caso da Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Coparpa) que produz 600 mil litros de leite por mês. Criada em 1996, a cooperativa tem 1.150 associados. Destes, cerca de 900 são agricultores familiares com uma renda média de até R$ 100 mil por ano. Há cerca de cinco anos, a Coparpa começou a fazer propostas de participação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio da modalidade Formação de Estoques. Neste ano de 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, o governo federal comemora os 10 anos do programa, coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). Por meio dessa modalidade, cooperativas e associações acessam recursos do MDA, operacionalizado pela Companhia Nacional de Abaste-

cimento (Conab), para adquirirem a produção de seus associados e formarem estoques próprios. Esses produtos podem ser beneficiados, agregando valor à mercadoria e vendidos a qualquer mercado institucional, privado ou diferenciado. Assim, o agricultor familiar não perde sua produção. Foi o que fez a cooperativa de Jataí. Segundo o presidente da Coparpa, Gilmar Katzer, o recurso do PAA é utilizado na compra da produção dos seus associados, no beneficiamento na indústria, no frete e ainda complementa a renda dos associados. Katzer conta que comercializam com outra cooperativa que tem indústria para beneficiar o leite e produzir bebida láctea, iogurte, queijo, doce de leite, manteiga, além do leite em caixinha longa vida. Os associados da Coparpa também produzem 60 mil toneladas de milho e soja por ano, que também são vendidos para outras indústrias. Uma que produz derivados do milho e outras indústrias que utilizam a soja para o biodiesel. "Aproveitamos principalmente os derivados do leite para participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Fornecemos para as

prefeituras de Jataí e Goiânia que distribuem às escolas dos seus municípios", explica Katzer. "Queremos diversificar a produção. A região ajuda, o clima é bom e a assistência técnica orienta sobre o acesso ao crédito. Com o PAA e o Pnae, houve agregação de valor ao produto e uma renda extra", completa. Formação de Estoque Associações e cooperativas da agricultura familiar de todo país podem procurar uma Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (SUREG/CONAB) para entregar proposta de participação (CPR-Estoque). Ao formarem seus estoques, as cooperativas e associações agregam valor aos produtos da agricultura familiar e, ao mesmo tempo, conseguem atender com segurança e regularidade a entrega dos produtos às escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual. Dessa forma, o apoio à formação de estoques também contribui para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Fonte: MDA

GRANJA JATAÍ

‘Ovos de Ouro’ para a economia do município AGranja Jataí que teve o início do seu projeto no município, no ano de 2011 continua com as suas obras em andamento, e com previsão de término para o próximo semestre. De acordo com Kenji Amano, presidente do Grupo Gransete e responsável pelo empreendimento que está sendo instalado no município de Jataí, houve um pequeno atraso na construção devido a um problema na perfuração de poço para fornecimento de água para o local, mas que, os investimentos foram reiniciados no final de 2013 com a construção dos setores de produção. O Grupo Gransete que tem na bagagem 35 anos no mercado, instalada em Bastos no estado de São Paulo, devido à centralização de matéria-prima e a localização do município de Jataí, no Sudoeste goiano, e também do consumo final do produto, é que foi escolhido pelo grupo. Kenji destaca a receptividade que o grupo está tendo em Jataí, os aspectos

favoráveis, o clima, a logística e também a localização. Dentre as obras em andamento está a instalação da rede de energia, a plantação de mudas de eucaliptos para formação de barreira sanitária, terraplanagem e também projeto arquitetônico e ambiental. O presidente ainda esclarece que na Granja Jataí deve-se iniciar as atividades com um plantel próprio de 1.200.000 aves, entre galinhas poedeiras e outras, para cria e recria. A produção da Granja Jataí deve ir além da região, podendo abastecer o Norte, Nordeste e Sudeste do país, com ovo in natura. Para os produtores da região, com certeza, a granja será um consumidor em grande escala da matéria-prima, na alimentação das aves, que consumirão cerca de 1.000,000 de sacas de grãos (soja, milho, sorgo e milheto), por ano. Após a conclusão da obra, a Granja vai gerar cerca de 180 empregos diretos e 300 indiretos, e a meta é produzir diariamente, mais de 70.000 dúzias de ovos.


PÁGINA B1

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO:

VIA DE MÃO ÚNICA

O OBJETIVO PRINCIPAL É GARANTIR ÁGUA PARA 12 MILHÕES DE PESSOAS EM 390 MUNICÍPIOS DE CEARÁ, PERNAMBUCO, PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE MANO CARVALHO

1 - 25 M3/S PARA O CEARÁ 2 - 15 M3/S PARA O R.G. DO NORTE 3 - 15 M3/S PARA O PERNAMBUCO 4 - 15 M3/S PARA A PARAÍBA

NO PERNAMBUCO O abastecimento seguro para 113 municípios (2,9 milhões de pessoas em 2025) pelos Eixos Norte e Leste, pelos seus ramais (Ramal de Entre Montes e Ramal do Agreste), pelos Açudes Entre Montes e Poço da Cruz, pelos leitos de rios perenizados, em associação com uma rede de adutoras.

O

Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é a mais importante ação estruturante , no âmbito da política nacional de recursos hídricos, tendo por objetivo a garantia de água para o desenvolvimento sócio-econômico dos estados mais vulneráveis às secas (Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco). Neste sentido, ao mesmo tempo em que garante o abastecimento por longo prazo de grandes centros urbanos da região (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru, João Pessoa) e de centenas de pequenas e médias cidades inseridas no Semi-árido, o projeto beneficia áreas do interior do Nordeste com razoável potencial econômico, estratégicas no âmbito de uma política de desconcentração do desenvolvimento, polarizado até hoje, quase exclusivamente, pelas capitais dos estados. Os atrasos nas obras de transposição do Rio São Francisco

foram criticados por senadores da bancada do Nordeste nesta quartafeira, 12. Segundo Eduardo Amorim (PSC-SE) e Cícero Lucena (PSDB-PB), quando foram iniciadas em 2007 a previsão era de que a transposição seria concluída em 2012. Para eles, se for mantido o atual ritmo das obras, o novo cronograma não será cumprido. Apesar do pessimismo de alguns parlamentares, durante a audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional o ministro da Integração, Francisco Teixeira, garantiu que 75% das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão concluídos até dezembro deste ano. Segundo o governo, 55,5% do total previsto já estão concluídos. A expectativa do ministério é de que 100 quilômetros de canais em cada eixo estejam concluídos em dezembro deste ano e que todas as obras que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sejam entregues até dezembro de 2015.

Infraestrutura hídrica Estão em construção canais, aquedutos e barragens naquela que vem sendo classificada pelo governo como a “maior obra de infraestrutura hídrica do país”. O objetivo principal é garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. Segundo o Ministério da Integração Nacional, atualmente, mais de 9,2 mil funcionários trabalham em obras que incluem recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água. (Agência Brasil)

Ator João Rodrigues em um de seus espetáculos: Sinhá Maria

Cia. de teatro jataiense se prepara para festival Com a realização da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), coordenação geral de Nassim Guerra (professor pedagogo e teatrólogo), organização de Diogo Sanqueta e colaboração dos grupos teatrais Sol, Deja Vu, Aqua e 4 Nós, será realizado de 16 a 21 de Abril o II Festival Nacional de Teatro em Araguari-MG. O evento considerado de proporção nacional e, que está em sua segunda edição, este ano contará com a participação de dezenove espetáculos de grupos de outros estados e municípios, sendo treze concorrentes e seis não concorrentes, ou convidados. Os grupos representarão seus municípios e estados através de seus respectivos espetáculos, os vencedores vão receber o troféu Periquito de Ouro, ave símbolo do município mineiro. O periquito é figurado no Brasão e na Bandeira de Araguari, símbolo este, no qual os mais antigos acreditavam que as residências onde tais periquitos fizessem seus ninhos seriam abençoadas, teriam prosperidade, progresso e riqueza. Os organizadores do "FESTA", como é

popularmente chamado o festival, nesta edição irão homenagear duas personalidades da cidade: "Joel de Oliveira" carnavalesco, cenógrafo e aderecista, e Leda Pinho, ex-secretária de cultura e madrinha do evento, pois ambos contribuem ativamente nas questões ligadas à arte e cultura daquele município. A Cia. Abelharte Produções Artísticas de Jataí-GO, irá representar "competir" com o espetáculo Sinhá Maria, tendo como parceiro o Grupo Teatral Kabuki de Rio Verde-GO, do teatrólogo Fábio Oliveira, que irá como produtor do espetáculo. João Rodrigues, diretor e ator da Cia. Abelharte relata que o espetáculo Sinhá Maria de sua autoria, já lhe rendeu vários prêmios: O de melhor ator em 2002, prêmio especial do júri em 2004, prêmio de melhor cenário em 2004, prêmio especial do júri em 2006 e 2º melhor espetáculo também em 2006. "Estamos otimistas e esperançosos em participar deste festival, pois dentre outras coisas o intercâmbio entre artistas de outras localidades é sempre muito enriquecedor", disse o ator João Rodrigues.

ARQUIVO PESSOAL

Na primeira fase, a transposição do São Francisco teria as seguintes vazões:

NO RIO GRANDE DO NORTE O aumento da garantia da oferta hídrica proporcionada pelos dois maiores reservatórios estaduais (Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves) responsáveis pelo suprimento de água para os diversos usos da maior parte da população das bacias do Apodi, PiranhasAçu, Ceará-Mirim e Faixa Litorânea Norte.

NA PARAÍBA A redução dos conflitos existentes na Bacia do Paraíba, fundamentalmente sobre as águas do Açude Epitácio Pessoa, um dos maiores centros urbanos do interior do Nordeste (cerca de 400 mil habitantes).

ARQUIVO PESSOAL

NO CEARÁ O aumento da garantia da oferta hídrica proporcionada pelos maiores reservatórios estaduai vão fornecer água para os diversos usos da maior parte da população (5 milhões de habitantes de 56 municípios, em 2025).

SINHÁ MARIA

Beleza, sensualidade e simpatia são alguns das qualidades que podemos apontar na bela Fernanda Nanda Sarah Cristhiny, esta goianiense de 22 anos que é acadêmica do curso de Educação Física, professora de dança do ventre, modelo e agora atriz de vídeos publicitários. Isso mesmo, é que recentemente Fernanda participou de um comercial de TV de uma conhecida loja de colchões que lhe rederam muitos elogios, sua participação fez do comercial um dos mais vistos e comentados, com isso a moça descobriu que leva jeito para interpretação e pretende investir nesta área. Se depender da competência e da torcida, com certeza, ela vai longe.


B2

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

WWW.DIFUSORAONLINE.COM.BR

C

orpo escultural, beleza singular e sensualidade natural. Estes são os atributos da jovem THAIS MARTINS, 20 anos, 1,64 de altura e 54 kg, bem distribuídos. Nasceu em Goiânia e veio para Jataí há um ano, para cursar Medicina Veterinária na UFG, onde dedica maior parte do seu tempo. Thais que também tem o hobby de ser fotografada, na capital, fez vários trabalhos como modelo e participou do Musa Gyn, e foi a ganhadora do concurso. A moça que é torcedora do Atlético Clube Goianiense, mantém a boa forma praticando exercícios físicos.


B3

JATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil! Mario Quintana

Por

Professora Dra. Mirian Machado na Universidade Federal de Mendes Goiás (UFG) - Câmpus Jataí

Formato: Livro Autor: KOERNER, BRENDAN I. Idioma: PORTUGUES Editora: ZAHAR Edição: 1ª Ano: 2014

MÚSICA

O RENASCIMENTO DO PARTO Retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século 21 e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados 'hormônios do amor', liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

DIVULGAÇÃO/WEB

Devastados pela Guerra do Vietnã e pelo fim do idealismo da década de 1960, os Estados Unidos haviam se transformado, entre 1968 e 1972, no palco de uma epidemia de sequestros de avião. Num tempo em que as regras de segurança nos aeroportos praticamente não existiam, homens e mulheres desesperados e desiludidos, ou com alguma agenda política revolucionária, tomavam o controle de jatos comerciais quase uma vez por semana, usando armas, bombas ou frascos de ácido. Roger Holder e Cathy Kerkow assumiram o comando do Voo 701 da Western Airlines no dia 02 de junho de 1972. Com um misto de malandragem e estupidez sortuda, o casal atravessou o Atlântico em direção à África, e ainda recebeu meio milhão de dólares como resgate.

Formato: DVD Diretor: CHAUVET, EDUARDO Distribuidora: BRETZ - AMZ Gênero: DOCUMENTÁRIO Ano: 2013

REVIVENDO - VICENTE CELESTINO

DIVULGAÇÃO/WEB

Nossos tataravôs dormiam assim que a noite chegava. Nossos bisavôs iam dormir um pouco mais tarde, quando resolviam apagar o lampião e as velas. Nossos avôs vão dormir quando acaba o telejornal ou a novela. Nossos pais vão dormir depois das vinte e três horas. Nós dormimos de madrugada, quando percebemos que estamos cochilando sobre mesa do computador ou com o celular na mão. Os filhos dos meus amigos vão dormir tarde e somente sob ameaça de corte da mesada ou confisco dos celulares e vídeogames. Averdade é que a distribuição de energia e a invenção da lâmpada em 1879 foram as grandes responsáveis por um incrível progresso e desenvolvimento contornando a escuridão das noites, mas como efeito colateral levou junto nossas preciosas horas de sono. A cada geração as pessoas dormem menos e cada vez mais tarde, mas dormir pouco tem um preço. Nas crianças a redução nas horas de sono prejudica tanto o desenvolvimento físico, quanto o mental, comprometendo o crescimento e o aprendizado. O hormônio do crescimento, por exemplo, é produzido durante a noite enquanto a criança dorme. Nos adultos, além de gerar problemas de concentração e aprendizado, a privação de sono causa irritabilidade, problemas de falta de memória, aumento nos níveis de glicose no sangue, distúrbios hormonais, problemas no sistema imunológico, hipertensão arterial e riscos de doenças cardiovasculares. O estudo de um grupo de pesquisadores holandeses realizado com mais de 10 mil pessoas, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, demonstrou que pessoas adultas que dormiam menos de sete horas por noite tinham mais riscos de apresentarem problemas cardíacos, que variavam de batimentos irregulares até a maior propensão à morte. Quem dorme menos do que deveria, vive menos do que poderia, pois uma pessoa nessa condição irá apresentar alterações metabólicas que poderão levá-la a uma patologia mais facilmente.

O CEU NOS PERTENCE DIVULGAÇÃO/WEB

Quem dorme menos do que deveria, vive menos do que poderia

• VOLUME 1 1. Rasguei Teu Retrato 2. Em Delirio 3. ... E Nada Mais... 4. Voltaste 5. Fidelidade 6. História Complicada 7. Se Ela Voltasse 8. Martirios 9. Coração Materno 10. Abismo De Amor

1. Patativa 2. Gilka 13. Falando Ao Coração 14. Impiedosa 15. Folhas Ao Vento 16. Ilusão De Garoto 17. O Ébrio 18. Boca De Rosa 19. Sangue E Areia 20. Porta Aberta

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO/WEB

CLÁUDIO

Dormir horas suficientes é tão importante para o corpo quanto se alimentar bem, sendo que a média de horas de sono para um adulto varia entre 7 a 8 horas. Claro que existem pessoas que discrepam da média e precisam de mais ou menos horas de sono para se sentirem bem. Em geral os mais jovens dormem mais que os idosos. Um garoto de doze anos, por exemplo, precisa em torno de dez horas de sono, enquanto um idoso precisa de apenas seis horas. Muita gente enfrenta problemas para dormir e as consequências disso ficam estampadas no rosto dessas pessoas na manhã seguinte, na forma de olheiras, cansaço, palidez e desânimo. Uma boa forma de ajudar a chegada do sono para as pessoas que sofrem com esse problema é a cria-ção de hábitos e ambientes propícios para uma noite bem dormida. O quarto deve ser um ambiente silencioso, escuro e que inspire calma e aconchego, nada de televisão e computador ligados e principalmente nada de celulares perto da cama, pois alguns estudos afirmam que dormir com o aparelho celular próximo à cabeça prejudica a qualidade do sono. É preciso também evitar dormir logo após refeições e evitar também ingerir alimentos como café e refrigerantes a base de Cola, pois ambos têm em sua composição compostos estimuladores que prejudicam o sono.

FILÉ DE TILÁPIA AO MOLHO

DE 21/03 a 20/04

As energias amenizam bastante e as tensões ficam quase todas para trás. A Lua em Escorpião movimenta seus projetos financeiros, especialmente os que envolvem sócios e parceiros. Partilhas de divórcio são favorecidas.

DE 23/09 a 22/10

Marte em seu signo faz um ótimo aspecto com Mercúrio e Netuno e pode torná-lo mais tranquilo neste e nos próximos dias. A impulsividade fica para trás. Um projeto antigo que foi engavetado pode voltar a fazer parte de seus planos.

INGREDIENTES • 1 cebola grande picada em rodelas • 4 dentes de alho • 500 g de filé de tilápia • 5 colheres de sopa de azeite de oliva • 1 pimentão médio verde

• 1 pimentão médio vermelho • 1 molho de tomate sal a gosto se preferir colocar uma pitada de pimenta-doreino

DE 21/04 a 20/05

Marte em Libra, em ótimo aspecto com Mercúrio em Peixes, movimenta seus projetos e contatos, trazendo oportunidade de novos contratos ou fechamento de trabalhos em equipe, especialmente os que envolvem a comunicação.

DE 23/10 a 21/11

A Lua em seu signo torna-o mais tranquilo, acolhedor e com o coração mais aberto. O dia é ótimo para estar entre os seus e em sua intimidade. Vênus em Aquário aumenta ainda mais o bem-estar doméstico. Chame os amigos mais próximos e divirta-se.

MODO DE PREPARO Em uma panela de ferro, acrescente o azeite, refogue a cebola e o alho por 8 minutos em fogo baixo Acrescente o filé, salpique o sal e a pimenta se preferir Mexa com cuidado e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo Acrescente os pimentões, o molho de tomate e um pouco de água quente Tampe e cozinhe por 15 minutos Sirva com arroz branco e para acompanhar um vinho branco de sua preferência Bom Apetite!

DE 21/05 a 20/06 Finanças e projetos profissionais são bastante beneficiados neste período que dura alguns dias. Os resultados de todo esforço empreendido começam a surgir. A Lua em Escorpião movimenta seu dia de trabalho, trazendo ainda mais benefícios.

DE 21/06 a 21/07 A Lua entra em Escorpião e torna seu dia bastante agradável, ótimo para divertir-se com amigos ou com seu amor. Júpiter em seu signo faz um ótimo aspecto com Mercúrio, movimentando seus projetos de viagens. Os estudos estão favorecidos.

DE 22/07 a 22/08 Estes são tempos de preparação para um novo ciclo que começa em alguns meses. Você finaliza um ciclo de 12 anos e deve deixar muita coisa para trás, sem dor. A Lua em Escorpião promete trazer um dia bastante agradável, especialmente no convívio doméstico e entre os seus familiares.

DE 23/08 a 22/09 Seus projetos de trabalho ganham um novo e inusitado movimento, com boas novidades e passos avançados na direção do sucesso. Uma nova proposta de emprego pode surgir ou um convite para participar de um novo projeto.

DE 22/11 a 21/12

A Lua em Escorpião deixa você mais fechado no dia de hoje, mas também mais sensível e voltado para emoções que fizeram parte de seu passado. O momento é ótimo para curtir a intimidade junto de quem ama ou dedicar-se a uma boa leitura.

DE 22/12 a 20/01

Vênus em Aquário em ótimo aspecto com Urano movimenta positivamente suas finanças, trazendo novas e inusitadas oportunidades para o aumento de seus rendimentos. O momento é ótimo para começar novos projetos.

DE 21/01 a 19/02

Vênus em seu signo em ótimo aspecto com Urano promete boas surpresas no amor e nas finanças. O momento é ótimo para começar um relacionamento. Se já for comprometido, aproveite os ótimos momentos junto de seu amor.

DE 20/02 a 20/03

Marte faz um ótimo aspecto com Mercúrio em seu signo, melhorando a comunicação e abrindo portas para novas conquistas, especialmente se estiver envolvido com a comunicação. O momento é de concretização de projetos.


PÁGINA B4

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

Sicredi Sudoeste almeja

crescer 60% neste ano

A

companhando o plano de expansão do Sistema Sicredi em Goiás, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados da Região Sudoeste de Goiás (Sicredi Sudoeste GO) tem uma arrojada meta de crescimento em sua área de atuação para este ano. Atualmente com cinco mil cooperados e aproximadamente R$ 85 milhões em ativos e R$ 70 milhões em depósitos totais, ela pretende alcançar um crescimento de 60% em todos os indicadores financeiros em 2014. O Sicredi Sudoeste GO também estuda a abertura de duas novas unidades de atendimento em sua área de atuação. Estas metas já foram referendadas pelos associados no processo assemblear da cooperativa, que neste ano foi realizado, pela primeira vez, por meio de reuniões nas quais a área de atuação foi dividida em 21 núcleos. Cada núcleo elegeu um coordenador que levou a deliberação dos cooperados à assembleia geral, realizada no mês de fevereiro. Chamado de Nucleação, esse processo visa facilitar a participação dos associados nas assembleias e também possibilitar que eles participem das decisões e

DIVULGAÇÃO/NE

Abertura de uma unidade de atendimento em Jataí, em novembro do ano passado, marcou mais um ponto de expansão da Cooperativa no Sudoeste goiano

conheçam os resultados da cooperativa com mais transparência. Uma das pautas dessas assembleias foi a eleição da nova diretoria, que terá Zeir Ascari como presidente e Marcelo Rodrigues Ribeiro como vice, e oito conselheiros efetivos. O conselho de Administração é composto por conselheiros das três cidades onde a cooperativa possui unidades de atendimento: Quirinópolis, Jataí e Rio Verde. Ascari é um executivo de carreira na área

financeira, tendo experiência na gestão de bancos e de outras cooperativas, sendo que seu último cargo foi de superintendente da Central Sicredi Brasil Central. Agora ele trabalha em regime de dedicação exclusiva à cooperativa. Ele conta que a união estratégica do Sicredi Sudoeste GO ao Sicredi Verde GO, realizada em maio de 2013, deu boa estrutura para a ampliação almejada. "Foi de suma importância para as duas cooperati-

vas, que ganharam mais poder de escala, maior patrimônio líquido, mais capacidade de obter recursos para a qualificação dos cooperados e redução dos custos", elencou Ascari. Segundo ele, esse processo também permitiu a expansão da cooperativa no Sudoeste goiano, com a abertura de uma unidade de atendimento em Jataí, em novembro do ano passado. Fonte: OCB/GO

A Superintendência Municipal de Trânsito de Jataí (SMT) através do seu Departamento de Educação torna pública a Portaria que institui o 3º PRÊMIO JATAIENSE EDUCAR PARA O TRÂNSITO, projeto que visa estimular, reconhecer, divulgar e premiar as atividades de Educação para o Trânsito planejadas e executadas por instituições, professores e alunos de diferentes níveis de ensino. As inscrições poderão ser feitas na Superintendência Municipal de Trânsito, que fica situada na Rua José Manoel Vilela, 413 - centro, até o dia 17 de junho de 2014. Maiores informações: (64) 3632-4055 / 3632-4104. O Departamento Técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo está disponibilizando à comunidade a planta urbana de Jataí atualizada de 2014, nos formatos DWG e PDF com informações detalhadas da área urbana e dos limites dos bairros. Esta medida é importante e contribui para a correção de eventuais equívocos e distorções de áreas entre os bairros. Também estão sendo tomadas medidas em parceria com os Correios no sentido de corrigir eventuais distorções referentes às numerações de edificações existentes. Em comemoração ao Dia Mundial da Água que aconteceu no último dia 22, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente convidou uma turma de 25 alunos do Colégio Estadual José Feliciano para conhecer a PCH Jataí. A visita que aconteceu no dia 25 de março teve como objetivo mostrar aos alunos a importância da preservação e do uso consciente da água, que é um bem finito e tem que ser preservada. Aproveitando a visita, os alunos puderam observar o funcionamento da usina e a importância dos recursos hídricos para a geração de energia.


TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

PÁGINA B5

CAMPEONATO GOIANO DE JUDÔ

JATAÍ CONQUISTA O

4º LUGAR FOTOS: EQUIPE WIDER SANTOS

Com delegação de 40 atletas, a equipe Wider Santos "Projeto Judô Para Todos", participou no último dia 05 de abril, da 2ª Etapa do Campeonato Goiano de Judô, conquistando um total de 28 medalhas, sendo 08 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze, alcançando a 4ª colocação geral desta etapa. A participação dos atletas contou com o apoio da Prefeitura de Jataí, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o transporte de toda a equipe. Resultados Campeões: Maria Eduarda, Eduardo Belo, Gabriel Pires (mirim), Eloiza Prado (Infantil), Ana Levulis (SUB 13), Daryene Wider (Sênior) e Dieter dos santos (Sênior e Máster). Vice-campeões: Gabriel Prado, Paulo Leoar e Ryan Dutra (infantil), Daniel Sadraque, Nayane Guimarães e Kayan Dutra (SUB13), Reiner Tiago (SUB 15), Gleidson Souza, Maykon Almeida e Matheus Lima (SUB 18). 3º Colocados: Kaique Martins (Infantil), Alexandre Costa, Ryan Souza, Mateus Guilherme, Pedro Leoar e Braian Jesus (SUB13), Gustavo Nascimento (SUB15), Maikon Silva, Gabriel Peres e Thaliton Martins (SUB 18). (SEMEL)

Atletas de Jataí conquistaram um total de 28 medalhas, sendo 08 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze

Cruz-Maltino tem a maior média de notas em sete posições, enquanto Rubro-Negro ganha apenas com quatro jogadores em avaliação do GloboEsporte.com no estadual Neste domingo 13 de abril, às 16h (de Brasília), no Maracanã, Vasco e Flamengo se reencontram numa final de Campeonato Carioca depois de dez anos. Se nos números o equilíbrio marca o duelo do melhor ataque (42 gols dos Rubro-Negros) contra a defesa menos vazada (12 gols sofridos pelo CruzMaltino), no Raio-X do clássico os vascaínos levam a melhor. Em avaliação do rendimento individual dos jogadores feita pelo GloboEsporte.com durante todas as partidas do estadual até aqui, o time de São Januário possui médias de notas maiores na comparação posição por posição com a equipe da Gávea, que alternou entre titulares e reservas na competição em razão da disputa da Taça Libertadores. No comparativo para o primeiro embate da decisão, o placar foi de 7 a 4 para o Vasco - mesma vantagem que teve em relação ao Fluminense na semifinal. O domínio cruz-maltino passa pela defesa. No setor, o clube vence em quatro das cinco posições, com Martín Silva, Luan, Rodrigo e Diego Renan. Os três primeiros, aliás, fazem parte da seleção dos melhores do estadual com base na mesma avaliação do GloboEsporte.com e dos critérios do Troféu Armando Nogueira no Brasileirão. A única derrota no setor foi na lateral direita, onde Léo, reserva do vetado Léo Moura, teve notas mais altas. Das outras três vitórias do Fla, uma é no setor de ataque, onde Alecsandro, vice-artilheiro do estadual, com dez bolas na rede, superou o goleador da competição, Edmílson, que tem um gol a mais. Por GloboEsporte.com/RJ

SEMEL faz entrega de kimonos Crianças que participam do Projeto Judô para Todos, receberam nesta segunda feria (07), kimonos doados pela Prefeitura de Jataí, através da Secretaria de Esporte e Lazer. A entrega aconteceu no Ginásio de Esporte Tatuzão e contou com a presença de pais e alunos partícipes do Projeto, além do coordenador de esportes especializados da Secretaria de Esporte e Lazer, Pierre Sobrinho Lopes e dos professores Dieter Santos e Dariene Winter. O Projeto "Judô Para Todos" é uma iniciativa da

RAIO-X: Vasco supera Fla nos duelos individuais para a decisão do Carioca

Prefeitura de Jataí, através da Secretaria de Esporte e Lazer, tendo iniciado suas atividades em novembro de 2012, com núcleos no Estádio Municipal e no Ginásio Tatuzão, que atende crianças de baixo poder aquisitivo, oriundas da rede pública municipal de ensino, com a perspectiva de atender 300 alunos no médio prazo, sem cobrança de taxa de mensalidade, tendo como contrapartida a apresentação do boletim de notas escolares, periodicamente. O objetivo do programa é a iniciação esportiva, a prática

regular e o desenvolvimento do esporte entre crianças e adolescentes, visando a sua integração social, buscando, ainda, a formação e o treinamento de esportistas, para transformá-los em atletas aptos a participar de competições oficiais. Merece destaque o fato de que a priorização de investimentos públicos na promoção do desporto aparece como arma de inclusão social, diminuição da criminalidade, criação de empregos, além do combate as desigualdades. (SEMEL)


PÁGINA B6

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

ARMAS DE FOGO APREENDIDAS

15º BPM de Jataí é homenageado em Goiânia

DIVULGAÇÃO/G1-GO

A

14º Região Integrada de Segurança Pública foi destaque positivo no último dia 3 de abril, no Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer em Goiânia. Com a presença do Governador do Estado de Goiás Marconi Perillo; Secretário de Segurança Pública Joaquim Mesquita; CEL PM Silvio Benedito Alves, Comandante Geral da PMGO e do Coronel Ednilson Comandante do 14º CRPM, o Comandante do 15º BPM Major David Pires recebeu o Diploma Mérito da Segurança Pública por comandar a unidade que mais solicitou a indenização por armas de fogo apreendidas no Estado de Goiás desde a entrada em vigor da lei que estabelece a indenização por arma apreendida. O Sargento Simione do CPT de Jatai também recebeu o diploma de Mérito da Segurança Publica por ser o Policial Militar que de forma individual foi o que mais apreendeu armas de fogo na Policia Militar no primeiro trimestre de 2014. O delegado da Policia Civil Dr. André Fernandes de Almeida chefe da 14º DRPC, também se fez presente no evento. O Major David Pires fez questão de agradecer a tropa do 15º BPM pelo excelente trabalho que vem sendo realizado em Jatai e região. “Esse diploma de Mérito da Segurança Pública, compartilho com todos os membros do 14ºCRPM e 15º BPM e a sociedade jataiense e da região” disse o Major David Pires. (Site Plantão de Policia JTI)

Três mortes na BR-060

Sargento Simione do CPT de Jataí, delegado da Polícia Civil, André Fernandes e Major PM David Pires Comandante do 15º BPM no momento em que receberam o Diploma Mérito da Segurança Pública

Um acidente com um caminhão carregado de tijolos deixou três mortos na madrugada da terça-feira (9) 09/04 na BR-060, entre Abadiânia e Alexânia, cidades goianas do Entorno do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo colidiu contra a defensa da ponte do Rio Corumbá, na altura do Km 48, e capotou. O motorista e dois auxiliares não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O caminhão partiu de Anápolis, a 55 km de Goiânia, e seguia com destino a Brasília. No local do acidente, segundo a PRF, existe uma região de declive, onde o condutor perdeu o controle e acabou capotando. Ainda não há informações sobre o que causou o acidente, mas a PRF acredita que as causas mais prováveis são de que o motorista tenha dormido ao volante ou seguia com excesso de velocidade. Fonte: G1/GO

Homicídio no José Estevam

Na noite do domingo (06), um homem foi assassinano setor Gedda em Jataí. Segundo as informações a víti06/04 ma Aldecides Rodrigues dos Santos, 41 anos, foi morto a golpes de arma branca (faca), efetuadas por duas pessoas, uma delas foi identificada como enteado da vítima. De acordo com a polícia, o crime ´pssa ter sido motivado por briga entre familiares. Na tarde desta terça-feira (08), o menor E. G. S. F, de 15 anos acusado de ter matado o seu padrasto foi apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Jataí.

Acidente de moto mata jovem

Sargento Simione, Coronel Ednilson Nicolau dos Santos e Major PM David Pires

ESTUPRO - Um homem de aparentemente 35 anos foi detido suspeito de estuprar uma menina de 3 anos, na Praça do Botafogo, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia, no início da tarde desta segunda-feira (7/04). Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma senhora passava pela praça, viu a ação do homem e avisou uma viatura que fazia patrulhamento no local. Quando a PM abordou o suspeito, a menina estava chorando e reclamando de dor. De acordo com a PM, a irmã do homem é babá da menina e que ele teria saído para passear com a criança.

O Jovem Felipe de Lima Resende, 24 anos (foto), empresario do ramo 05/04 de instalação de forros PVC, em Jataí, foi vitima fatam em um acidente de moto ocorrido na Vila Palmeiras. De acordo com testemunhas, o jovem teria olhado para trás para cumprimentar alguns amigos e perdeu o controle na moto que ele pilotava e bateu de frente com um caminhão que transitava no sentido contrario.

DIVULGAÇÃO/G1

Capotamento na BR-060

Um capotamento deixou cinco pessoas feridas no trecho duplicado da BR-060 em Rio Verde, no Sudoeste 05/04 de Goiás, no último dia (5). O acidente envolveu uma caminhonete de uma empresa de seguros. O veículo ficou destruído. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, cinco pessoas vinham de Brasília para participar em um evento religioso em Rio Verde quando os pneus do carro estouraram. Eles acionaram a seguradora e um homem seguiu viagem com o guincho. Outros quatro passageiros embarcaram na caminhonete da empresa de seguros, quando aconteceu o acidente. Os feridos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento de Rio Verde. Fonte/G1

Assaltante fora de circulação

Na tarde do dia (03) um indivíduo invadiu um supermercado na parte alta da cidade e de posse de uma 03/04 arma apontou para a cabeça de um funcionário do estabelecimento anunciando o assalto. Após efetuar o roubo o bandido saiu correndo pela BR 158; os policiais rapidamente foram acionados, e da mesma forma, o homem rapidamente foi preso. O dinheiro levado pelo bandido foi recuperado, e uma arma foi apreendida com o mesmo que foi levado para a delegacia onde o delegado deliberou por sua prisão em flagrante. Por Liliane Assis

LIGUE 197 JATAÍ - 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil Delegado(a): André Fernandes de Almeida Pça. Professor Maromba (antiga Cadeia Pública) CEP: 74805-103. Telefones: (64) 3632-0704 / 0705 / 0706

LIGUE 192

• SAMU - 193 • BOMBEIROS


TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014

DIVERSOS Troca-se casas por Chácara ou Fazenda 2 casas em um só lote no setor Jadirm Paraíso Av:Sul, nteressados falar com Kárita Fone 9965 4021. Vende-se uma casa na Rua Deputado Manoel da Costa Lima no Setor Jardim da Liberdade n° 296, ela contem 4 quartos , 2 banheiros , sala, cozinha,na Cerâmica interessados falar com Abadia Fone 3636 8421. Vende-se uma casa na Rua Alameda do Pecuarista no Setor Granjeiro, ela contem 3 quartos , 2 banheiros , sala, cozinha, área de serviço, forrada com Cedrinho,

interessados falar com Manoel Fone 9989 0273. Aluga-se 2 Cômodos com Banheiro "dentro" Forrados situado na Rua Gumercindo Ferreira nº 162 Setor Santa Maria interessados Falar com Manoel Fone 9989 0273. Vende-se uma casa no Bairro Dom Abel com Três Quartos, Sala, Cozinha, área de serviço, pintura nova, cerâmica, garagem, quintal Murado. Rua Vicente Oliveira nº 355 Setor Dom Abel, no asfalto Valor de 120 Mil Reais e pega Veiculo no Negocio Interessados Falar com Antônio Fone 9997 8117.

TERRENO NO PORTAL DO SOL Vende-se terreno medindo 12x25 metros, na Rua PS, 07, quadra 32, lote 17, Residencial Portal do Sol I, próximo ao Fórum. Tratar nos fones 3631-1709, 9606-4148 (Vivo), 8453-0096 (Oi) ou 8106-7620 (Tim).

B7


B8

TJATAÍ - 10 a 25 de ABRIL/2014


Noticia extra 21