Page 1


2

CIDADE

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

OBRAS

Prefeitura faz reconstrução de galerias pluviais no Cylleneo França ASCOM/PMJ

• ROGÉRIO RODRIGUES

A

Secretaria Municipal de Obras vem realizando um importante trabalho de reconstrução e instalação de galerias pluviais em diversos bairros de Jataí. Na última semana a região beneficiada foi a do bairro Cylleneo França, nas proximidades da obra em andamento da Avenida de Ligação ao Anel Viário. No local foram implementados mais de cem metros de galerias que devem beneficiar toda localidade. Durante todo o ano de 2013 foram diversas obras de galerias pluviais em diferentes regiões, destacando-se as da parte baixa do Colméia Park, trechos das ruas Minas Gerais e Castro Alves, No local foram implementados mais de cem metros de galerias que ampliação do sistema no Bairro devem beneficiar toda localidade

Obras do Minha Casa, Minha

Vida em ritmo acelerado Jataí vem buscando nos últimos anos, em ações conjuntas, diminuir seu déficit habitacional. Em 2012 foram entregues pela Prefeitura de Jataí e Caixa Econômica Federal, mil casas para a população através do Programa Minha Casa Minha Vida, (PMCMV) constituindo o bairro Cidade Jardim I. Em 2013 o município conquistou mais mil moradias pelo PMCMV e as obras para o Cidade Jardim II se iniciaram no início de abril. Os trabalhos no terreno, que constitui uma área de 492.870,39 m², estão em ritmo acelerado e boa parte das unidades habitacionais já estão com paredes elevadas.

A obra no valor total de 62.502.373,01 reais integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e beneficiará a comunidade jataiense em junho de 2014. Toda edificação será executada pela empresa Construtora Central do Brasil (CCB), contratada pela Caixa Econômica Federal. Está sendo investida no conjunto habitacional a ordem de 62.502.373,01 reais. A maior parte do orçamento para a construção das mil casas é provenientes do Governo Federal, no entanto uma parcela considerável do orçamento é originária do Governo Municipal de Jataí, que é responsável pela construção

dos projetos técnicos sociais. Isso significa que a disponibilização no bairro de elementos como escolas, CMEI`s, lar de idosos, Unidades Básicas de Saúde, CRAS, praças públicas, calçadas e demais equipamentos urbanos necessários para implantação do setor é de responsabilidade do município. Todo cadastramento para os interessados nas moradias do Programa Minha Casa Minha Vida é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Os registros se iniciaram no mês de maio e se estendem até o final de outubro na Superintendência de Habitação de Jataí. (Ascom/PMJ)

Cidade Jardim - Minha Casa Minha Vida I, Avenida C com Avenida D, na Vila Sofia e em diversas ruas no Setor Mauro Bento. A próxima obra referente a galerias pluviais será executada na semana do dia 28 de outubro na Rua José Maximiano Perez na Vila Olavo, em um perímetro crítico onde existem as minas d'água. A recuperação das galerias se faz necessária devido aos esgotos clandestinos residenciais que prejudicam a rede pluvial. Com a ação de melhoria a Prefeitura visa também à conscientização da população para que não jogue os resíduos nas galerias que devem ser exclusivas para escoar a água das chuvas.

Reforma da UBS Vila Olavo será concluída em novembro Mais uma obra que reflete os investimentos em saúde por parte da administração pública municipal está sendo concluída em Jataí. Desta vez os beneficiários serão os moradores da Vila Olavo que terão a Unidade Básica de Saúde toda reformada. A UBS está sendo reestruturada, incluindo troca integral do telado e ampliação de alguns ambientes. Fruto de investimentos do Fundo Municipal de Saúde de Jataí e do Ministério da Saúde a obra tem custo total de R$ 179.078,96. A previsão de conclusão é para o final de novembro, mês que a unidade já estará disponível a população. Enquanto a UBS Vila Olavo está em reforma a população daquele bairro está sendo atendida na nova unidade da Vila Sofia, próximo ao terminal rodoviário. (Ascom/PMJ)

Thiago solicita instalação de lixeiras em vários pontos da cidade DIVULGAÇÃO/CMJ

O vereador Thiago Maggioni solicitou à administração municipal a instalação de lixeiras em várias vias, praças e lagos de Jataí. “Ao caminhar pelas ruas, nota-se a falta de recipientes em que as pessoas possam descartar o lixo”, relata ele. “Isso faz com que a cidade fique suja, com as ruas cheias de todo o tipo de lixo, o mesmo acontecendo com nossas praças e lagos, locais usados pela comunidade para fazer caminhadas, passear com as crianças e outras atividades”. Thiago reivindica lixeiras para as avenidas Rio Claro, Brasil e Dorival de Carvalho, para as ruas Rio Verde, Joaquim Cândido, José de Carvalho Bastos, Marechal Rondon, Rui Barbosa, Capitão Francisco Joaquim Vilela e Anhanguera, para as praças Clodoaldo Rezende (Lambari), Catedral, praça do José Bento, José Nunes de Oliveira (Vila Paraíso), Jarbas Assis Carvalho (Vila Fátima) e para o Lago Diacuí.

Mauro Filho celebra assinatura de escrituras de dois bairros Aconteceu no último dia 4 de outubro, na Associação Cocha Bamba, a coleta de assinaturas em 444 escrituras dos bairros Colmeia Park e Mauro Bento. "Mais uma jornada vencida!", celebrou o vereador Mauro Bento Filho. "Estou feliz por consolidar juntamente com a Agehab e Marcos Abrão Roriz esse projeto que traz dignidade e legitimidade a tantas famílias". Agora essas escrituras, já assinadas pelos moradores dos dois bairros, retornam para a Agehab para serem assinadas pelo presidente Marcos Abrão Roriz e pelo procurador Geral do Estado. Posteriormente elas serão encaminhadas para o Cartório de Registro de Imóveis de Jataí para, depois, serem entregues aos moradores, como ocorreu com as 216 escrituras no último dia 19 de setembro.

Jataí ganha Programa Minha Primeira Empresa Com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Prefeitura Municipal, chegou em Jataí o Programa gratuito para quem quer ser bem sucedido em seu negócio: O Programa Minha Primeira Empresa, uma realização da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás e da AJE-Goiás, com cursos, consultorias e crédito de até 25 mil reais. As aulas presenciais iniciarão dia 16 de dezembro na Associação Comercial de Jataí. Faça suas inscrições pelo site www.minhaprimeiraempresa.org.

Autorizado o repasse de recursos a obra educativa A Câmara aprovou projeto enviado pelo executivo que autoriza a prefeitura a repassar recursos de até R$ 150 mil às Obras Sociais da Diocese de Jataí, para construção de um auditório do Centro de Formação Ambiental e de Lazer Padre Chico Bray, que será construído pela igreja católica. Como parte do convênio, o auditório poderá ser cedido ao município, quando solicitado, para realização de encontros educacionais ou culturais.


CIDADE/POLÍTICA

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBR0/2013

3

Estou desapontado com Eduardo Campos. Todos os predicados que eu imaginava que ele tivesse foram anulados pela absoluta falta de coragem Deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), via Twitter

Filiado recetemente ao PSD, o secretário de Comunicação da prefeitura de Rio Verde, Lissauer Vieira assegurou sua gratidão ao presidente estadual do seu antigo partido, (PRP), Jorcelino Braga. Vieira justificou dizendo da conduta de Braga na democracia partidária em Goiás: “Sempre fui tratado com respeito e consideração dentro do PRP. Minha saída foi por ajustes políticos do grupo que é liderado pelo prefeito Juraci Martins e pelo deputado federal Heuler Cruvinel”, afirmou Lissauer.

Rebatendo críticas Insatisfeito com algumas críticas feitas sobre sua administração, o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins (PSD), deu um verdadeiro chega pra lá nos críticos de plantão, em entrevista concedida a uma rádio local: “Temos que ter responsabilidade com o dinheiro do povo rioverdense. Estamos fazendo uma administração que foi reconhecida nacionalmente, o que muitos não reconhecem em nossa cidade”, disse Juraci.

Novas escolas estaduais em Jataí

‘Essa é uma decisão do Gênio’ Em entrevista concedida à uma rádio local em Jataí, o deputado federal Leandro Vilela (PMDB-G GO), comentou a saída do vereador Gênio Eurípedes do PMDB. Peguntado sobre a decisão do vereador, Leandro disse: “Não fazemos política com o objetivo de prejudicar ninguém, e nem tentar denegrir a imagem de alguém. Eu não faria e não faço, e não deixaria o partido, o grupo liderado pelo prefeito Humberto Machado. Pra mim não muda nada, e essa é uma decisão pessoal do Gênio. O PMDB continua sua luta, sua trajetória e, acho que o partido dá as oportunidades sim, e dá oportunidades à todos”. Quanto a pedir o mandato do vereador o deputado assegura: "Essa é uma decisão do diretório do partido, da coligação, isso vai ser colocado pelo diretório e pela legislação. Nós não conversamos, não fui procurado pelo Gênio, sabemos que essa é uma decisão pessoal dele, nós acatamos e respeitamos sua decisão e só desejamos sucesso a ele.

DIVULGAÇÃO

Elogios

Comerciantes capacitados As empresas goianas têm oportunidade especial para realizar bons negócios no final de ano. O Mês da Micro e Pequena Empresa em Goiás organizou a ação 'Preparando o comércio local para o Natal', que vai promover, este mês, cursos e consultorias específicas para a época, em outubro. Karoline Otaviano, coordenadora de Gestão do

Conhecimento do Sebrae Goiás, explica que o evento antecipou as demandas das empresas que já estão iniciando os preparativos para as festas natalinas. O empreendedor terá disponíveis soluções para Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Técnicas de Negociação, Gestão Visual de Loja, Gestão de Estoques e Plano de Marketing.

Já está pactuada com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desde maio passado, a construção de duas novas escolas estaduais em Jataí. As duas unidades foram garantidas à cidade pelo secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto. Os locais que receberão as escolas foram definidos em audiência entre o vereador Vinícius Luz e o prefeito Humberto Machado, que enviou à Câmara projeto de lei com a doação de uma área no bairro Cidade Jardim, já aprovado. A Vila Sofia deve receber a outra unidade, atendendo pedido da Subsecretaria Regional de Educação, que quer garantir o atendimento dos alunos que moram naquela região da cidade.

Alcides deixa o PP O ex-governador Alcides Rodrigues, considerado um dos piores governadores da história de Goiás, deixou o PP, e ingressou no PSB de Vanderlan Cardoso. Com a filiação do ex-governador, o PSB estaria descaracterizado em Goiás, além de provocar um enorme desgaste às candidaturas de Vanderlan e Eduardo Campos.

Conquistando espaço

DIVULGAÇÃO

Praticamente quase todos os prefeitos da base do governador Marconi Perillo (PSDB) apoiam a pré-candidatura do secretário-chefe da Casa Civil, Wilmar Rocha (PSD), ao Senado. Rocha demonstra humildade dizendo que sua caminhada começa no primeiro degrau, a fim de chegar ao topo da escada. Wilmar está no seu quinto mandato na Câmara dos Deputados e, para o prefeito de Britânia, Carlos Cunha (PP), é um aguerrido defensor de sua candidatura.

›› O vereador Gênio Eurípedes

(PSDB) recomendou ao Procon que fiscalize a veiculação de panfletos publicitários por parte de grandes lojas de eletrodomésticos instaladas em Jataí. Ele aponta a falta de identificação da marca dos produtos anunciados.

›› O ex-prefeito de Goiânia Iris

Rezende (PMDB) evita se colocar como pré-candidato ao governo do Estado no ano que vem, mas, em entrevista a edição desta semana do Jornal Tribuna do Planalto, deixou claro que não pode ficar alheio ao processo por respeito ao partido.

››

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz está tentando se aproximar do Democratas para buscar no TJDFT uma possibilidade de se candidatar a governador na eleição do ano que vem. O velho Cacique que já governou o DF por quatro mandatos não desiste munca.

›› O deputado federal Roberto

Balestra (PP) parece ter colocado uma pedra sobre o longo embate que travou pelo comando do partido. Balestra foi substituído pelo vicegovernador José Eliton, que chegou ao PP recentemente.

TERREMOTO POLÍTICO

Gênio troca PMDB pelo PSDB A DIVULGAÇÃO/CMJ

cena política jataiense foi sacudida, no último dia 14 de outubro, pelo anúncio da filiação do vereador Gênio Eurípedes ao PSDB. Não seria nada demais em um país em que se troca de partido como se troca de roupa. A comoção foi grande, no entanto, por se tratar da saída de um dos fundadores do PMDB no município, que já militava na política quando a legenda tinha o nome de MDB (Movimento Democrático Brasileiro). "Surpresa" maior pelo fato de a escolha da nova casa ter sido o maior rival no Estado e na cidade. Ingresso no MDB na década de 1970 e depois, já no PMDB, vice-prefeito no segundo mandato de Mauro Bento (19891993), secretário da Educação nas sucessivas gestões de Nelson Antônio e Humberto Machado (1993-2004), vereador desde 2005 (está no terceiro mandato), Gênio, que também é advogado, escritor, professor e cantor, há alguns anos vinha se sentindo desprestigiado dentro de seu partido. Entre as várias queixas, destaque para a falta de apoio as suas candidaturas a deputado estadual e federal e na última eleição para a presidência da Câmara Municipal. Tanto desgaste - causado

O que parece claro é que Gênio tentará a Assembleia Legislativa ou a Câmara dos Deputados pela nova legenda em 2014

principalmente, segundo ele, pela liderança da família Vilela culminou com a desfiliação do PMDB, na virada de setembro para outubro, quando vencia o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a troca de partido para quem tenha a intenção de concorrer ao pleito do próximo ano. Para não correr o risco de perder seu mandato de vereador, Gênio cogitou ingressar no recém-criado partido Solidariedade. Mas, como não conseguiu conversar com o líder da nova legenda, o deputado federal Armando Vergílio, ele acabou convencido pelas lideranças locais e estaduais do partido do governador Marconi Perillo. Ainda é uma incógnita se

haverá algum processo, por parte do PMDB, para reaver o mandato de seu ex-filiado no parlamento jataiense. O que parece claro é que Gênio tentará a Assembleia Legislativa ou a Câmara dos Deputados pela nova legenda em 2014. E em 2016 haverá a escolha do sucessor do prefeito Humberto Machado, que não poderá tentar reelegerse. Como Gênio nunca escondeu que tem o sonho de um dia comandar o executivo municipal, a disputa majoritária também não pode ser descartada. Grande amigo de Humberto, o vereador garante que a mudança não abalou seu relacionamento com o prefeito. Em entrevistas a emissoras de rádio locais, o

novo tucano garantiu que recebeu o apoio de Machado. Na Câmara, agora há um empate em três a três entre as bancadas de PMDB e PSDB Adilson Carvalho (presidente), Geovaci Peres e Gildenício Santos pelo primeiro; Vinícius Luz, Thiago Maggioni e agora Gênio Eurípedes pelo segundo. Marcos Antônio (PDT) é da base do prefeito, assim como João Rosa (PR) e Nilton César Soró (PSB). Mauro Bento Filho (PHS) também esteve ao lado de Humberto na última eleição, embora seu partido, no âmbito estadual, faça parte da base aliada ao governador. Havendo ou não maior equilíbrio de forças na Câmara Municipal, a ida de Gênio Eurípedes para o partido de Marconi causou um terremoto político tão impactante, talvez, quanto aquele registrado em 2004, quando o então viceprefeito Fernando da Folha (PR na época; hoje no PSD) resolveu trilhar um caminho independente em relação ao prefeito Humberto Machado. Como resultado, o PMDB perdeu, pelo menos por quatro anos, o domínio em um município que praticamente governa desde 1977.

Rincón se diz “seduzido” por Prefeitura de Goiânia O presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, que também acumula a presidência da Agência de Comunicação (Agecom), disse, ao Jornal O Hoje, que a disputa da prefeitura de Goiânia o “seduziria”. Um dos homens fortes do governo de Marconi Perillo (PSDB), ele era cotado

para disputar a Câmara Federal, mas, em entrevista ao jornalista Murilo Santos, no quadro De Frente com o Poder, descartou essa hipótese. “Ano que vem eu não disputo. Pretendo ficar até o final do mandato do governador Marconi Perillo. Em relação à 2016 eu acho que está muito distante, sem querer fugir da

resposta. Nós ainda temos uma eleição em 2014 que será fundamental para qualquer projeto de 2016. O ano de 2016 passa pelo ano de 2014. Agora eu não descarto, dentro de um projeto do governador Marconi Perillo, disputar algum cargo executivo”, indicou. Questionado se disputar a

prefeitura de Goiânia seria um sonho, ele complementou. “Um sonho não, mas o cargo, até pelo que nós estamos vendo que está acontecendo com Goiânia, acho que é um projeto que me seduziria. Talvez fosse o único cargo que eu topasse disputar um dia em minha vida. Eu não me enxergo nas ruas pedindo votos”.

Passado gratificante Enquanto meu pensamento voa em busca do passado, eu me recordo de lembranças constantes e de acontecimentos que marcaram épocas e deixaram saudade. É sempre gratificante quando viajo no tempo de mais ou menos 69 anos atrás e me recordo da Serra do Cafezal, onde nasci e fui criado com todo carinho, tempos estes que deixarão saudades eternas. Lembro-me dos amigos fazendeiros com os quais eu convivia diariamente pelas redondezas da fazenda da Cava até a Invernadinha. Eram os senhores Isidoro Furtado, Osvaldo Furtado, José Rodrigues, Sebastião Gonzaga, José Buriti, Antônio Gabriel, Virgínão, Edmundo Ferreira, João José e Jerônimo Cândido (todos in memoriam). Com muita alegria que me lembro dessas pessoas que convivi toda minha infância. Todos eles possuíam sua própria lavoura de café, moinho de cana e sua fábrica de açúcar. Era admirável a união entre eles, que trocavam entre si dias de serviço com seus carros de boi, puxando cana e às vezes até café. Certa vez armaram uma surpresa para o senhor Edmundo Ferreira. Como ia ter um pagode animado em sua sede para os amigos fazendeiros, na boca da noite, sem que soubesse de nada, chegou um caminhão vindo de Jataí, levando todos seus parentes para a roçada de pasto que teria que fazer. Não poderia ter recebido uma surpresa e ajuda melhor que esta. Inclusive foram levados com eles dois violeiros e cantores de moda,

Durvanil, filho de Joaquim Montalvão, e Raul Borges, filho de Pedro Borges, e me lembro como se fosse hoje as primeiras três músicas cantadas e tocadas por eles: “Meu cafezal em flor", "Tristeza do jeca", "Paineira velha" e "Chalana". Isso aconteceu em 1950 quando eu tinha meus 19 anos de idade. Por isso, tudo que é de meu passado me dá saudade! Não poderia também deixar de citar que os amigos fazendeiros sempre vinham para a cidade de Jataí montados a cavalos muito bem arriados e quando chegavam na cidade soltavamos ao lado da Praça do Olho d'Água, no local antigamente eram apenas pasto de propriedade se não me engano do senhor Micanor. A partir daí, por volta de 1950 começou para Jataí o progresso com a chegada de João José de Carvalho a procura de um terreno, onde construiu uma bela casa em frente à Praça do Olho d'Água, que foi uma das primeiras a ser construída naquele local. São outros tempos, de uma Jataí mais calma, mais segura e mais alegre. JERÔNIMO J. BORGES (Nego Maia) Jataí-GO


4

POLÍTICA/GERAL

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

WELLINGTON ANSELMO MARTINS www.cafe-com-politica.blogspot.com

PT: Certeza da vitória

DIVULGAÇÃO/INTERNET

Paulo Coelho não apoiará o PT

Mercadante disse semana passada: “(na eleição presidencial) o que nos dá a certeza da vitória é a qualidade do governo. Por isso a presidente Dilma é só beijos”. Essa ‘certeza de vitória’ confessada por Mercadante é ruim por dois motivos: 1) salienta que o povo aprova o governo petista apesar dos pesares de sua corrupção (Mensalão); 2) demonstra que o PT está tranquilo com sua reeleição, pois acredita já ter o povo cativo. “Na democracia, o povo é a bela moça: quanto mais facilmente a moça ceder ao homem-político, menos ele se empenhará para conquistá-la!”

O mais lido, vendido e traduzido escritor brasileiro, Paulo Coelho, que apoiou diretamente o PT de Lula (em 2006) e de Dilma (em 2010), declarou que não apoiará mais o Partido dos Trabalhadores daqui para frente; e chegou a chamar o governo atual de “patético”. Paulo Coelho, que é uma das personalidades mais influentes do mundo nas redes sociais (internet), certamente ajudará a tirar votos do PT em 2014. “Toda vidraça pode escolher mudar de cor, tal como aqueles que a observam podem escolher apedrejá-la!”

PCC: Crime combatendo Crime?!

O Instituto Datafolha fez uma nova pesquisa de intenção de voto presidencial. E, num possível segundo turno entre Dilma (PT) e Marina (PSB), a pesquisa revelou que Dilma ficaria com 47% dos votos, enquanto Marina com 41%. Ou seja, há uma boa aproximação das duas candidatas caso haja um segundo turno no Brasil. O que é muito bom! Pois essa forte oposição fará com que as candidatas se empenhem mais no debate público para tentar conquistar e bem representar os eleitores brasileiros. “As maiores virtudes e vícios só se revelam nas grandes adversidades! Igualmente na política: sem adversários fortes, só a mediocridade prevalece...”

Foi interceptada uma ligação do chefe da facção PCC, conhecido como Marcola, onde ele afirma que a criminalidade em SP caiu não porque os políticos trabalharam de verdade, mas porque o PCC ‘burocratizou’ os assassinatos, tornando-os mais difíceis de serem executados. O mais incrível (e temível) nisso é que a desconfiança nas instituições políticas no Brasil anda tão alta que já encontramos pessoas comuns que apoiam essa ação do crime organizado para a manutenção da segurança pública... Nossa! Que contradição! “Não é difícil confundir Deus com o Diabo se acaso Deus pecar demais e o Diabo começar a prometer bênçãos!”

Comunismo sem papel higiênico Um fato diferente ocorreu na comunista Venezuela do, já falecido, Hugo Chávez: não há papel higiênico no país! Isso mesmo! O povo venezuelano precisou correr para garantir os últimos rolos. E o governo de extrema-esquerda tomou duas atitudes diante do problema econômico interno: 1) decretou uma intervenção militar em uma fábrica de papel higiênico, colocando-a sob custódia do Estado; 2) apesar de não gostar de política ‘globalizada’, teve de importar mais de 50 milhões de rolos de papel para seu povo usar. “O capitalismo se fortalece mais a cada vez que precisa servir de papel higiênico para os malfeitos comunistas...”

Dilma na ONU: espionagem Na Assembléia-Geral das Nações Unidas, foi duro e direto o discurso da presidente Dilma (PT) contra a espionagem feita pelos EUA. A suspeita é de que os norte-americanos tenham sondado não só a nossa presidente, mas também a muitos outros cidadãos brasileiros e, ainda, a nossa Petrobras. Algo inaceitável, claro! “Aqueles que pregam a democracia ao mundo devem suportar o fato de, por serem democratas, não poderem mais manipular o mundo!”

Dilma e Marina Musa da corrupção: “pastinha” A Operação Miquéias, que já prendeu dezenas de pessoas e suspeita da movimentação de centenas de milhões (R$), investiga uma quadrilha envolvendo prefeitos e inúmeros outros políticos. O diferente nesse caso de corrupção foi a linda modelo Luciane Hoepers. Ela é suspeita de ter servido de ‘pastinha’, ou seja, de ser quem ‘aliciou’ os políticos para participarem dos crimes. “O ouro seria a maior sedução para o homem se, acaso, não existissem as mulheres!”

Tolerância religiosa...

Ex-U URSS: muita desigualdade! Um recente relatório internacional (da Credit Suisse) revelou que a Rússia atual é o país com a maior desigualdade econômica do mundo. Apenas 110 pessoas detêm mais de 35% da riqueza do país inteiro! Essa desigualdade é um dos frutos da experiência comunista soviética, que durou até há pouco tempo: URSS 1917-1991. Experiência soviética que, aliás, chegou ao fim exatamente por causa da miséria e opressão que impunha ao seu povo.“Quanto mais horizontal uma proposta econômica, mais inalcançável ela é; quanto mais vertical uma realidade econômica, mais finita ela se torna!”

Enquanto vemos, diuturnamente, o Oriente Médio se afundando em extremismos religiosos e políticos, a Europa continua sendo surpreendida com esse papa sul-americano, Francisco, que, semana passada, deu mais uma entrevista com grande repercussão mundial. Francisco declarou algo que, inevitavelmente, questiona a ortodoxia e o conservadorismo da Igreja, ele disse: “Não existe um ‘Deus católico’, há um Deus de todos!” ... Essa foi mais uma bela lição de inclusão religiosa e respeito, muito bem-vinda ao mundo atual. “Virtude da tolerância: todos devem apertar a mão de todos, todos, menos daqueles que estão com os punhos cerrados!”

Papai Noel magro Segundo economistas e o Banco Central, o Natal deste ano será de menor consumo no Brasil se comparado ao do ano passado. A razão? Os brasileiros estão endividados! Pior do que o consumismo (consumo exagerado) é o consumismo com inadimplência. Pois neste caso todos perdem: tanto o empresário que vende e não recebe quanto o comprador que adquire o que não precisa e, por não conseguir pagar, fica com seu CPF e seu crédito bloqueados. Diante disso não resta outra coisa senão ressaltar a necessidade de maior educação financeira para o nosso povo para que haja mais equilíbrio na hora das compras. “A vaidade é que dá asas ao consumismo; a racionalidade, por sua vez, deve servir como pertinente tesoura!”

SUCESSÃO ESTADUAL

Iris deve ser o candidato a governador de Goiás pelo PMDB DIVULGAÇÃO

Iris Rezende (PMDB) e Paulo Garcia (PT): o candidato a governador e o candidato a vice; esta é a chapa que o primeiro considera ideal

O

ex-governador de Goiás Iris Rezende articulou intensamente na semana passada. Mesmo que não quisesse, seu apartamento é reduto de reuniões e encontros com líderes políticos do PMDB e de outros partidos. “A casa de Iris é a Trindade do PMDB”, brinca um peemedebista. Trata-se, porém, de uma casa ecumênica — dada a variedade de políticos, empresários e até populares que a frequentam. A visitação é tão crescente que o peemedebista decidiu mudar-se para um escritório na Avenida T-9 — onde vai despachar ao lado de Iris Araújo. A pergunta que se faz é: por que Iris é tão procurado? O Jornal Opção ouviu vários peemedebistas e, até, petistas na semana pas-

Iris Rezende (PMDB)

sada e colheu praticamente a mesma resposta, às vezes com ligeiras variações: Iris deve ser o candidato do PMDB a governador de Goiás. Nos encontros da semana, embora ainda não se tenha definido como “o” candidato — até porque está “esperando” o crescimento de Júnior do Friboi —, Iris conversou inclusive com petistas, como o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, sobre a aliança de Goiânia. O projeto é o mesmo que vem se delineando há algum tempo: Iris para governador e Paulo Garcia para vice — com Júnior do Friboi para senador (ou vice; neste

DIVULGAÇÃO

Paulo Garcia (PT)

caso, Paulo Garcia iria a senador). É a chamada chapa dos sonhos de Iris e, também, do prefeito de Goiânia. Iris a quer. Paulo a quer. O PMDB e o PT a aceitam. Mas claro que há resistências. Os deputados federais Leandro Vilela e Pedro Chaves e o ex-deputado Marcelo Melo rejeitam a candidatura de Iris e dizem que, se não apostar na renovação, o PMDB vai perder mais uma eleição… para Marconi Perillo. Na semana passada, depois das críticas de Ivan Ornelas e Wagner Guimarães, Friboi, no lugar de contemporizar, radicalizou. Na presença de Iris, é ameno.

Longe de Iris, é agressivo contra o ex-prefeito de Goiânia e, segundo iristas, põe seus aliados para atacá-lo, sugerindo que é “ultrapassado”. Estaria falando, também, que, se Iris for para a convenção, será “atropelado”. O que Friboi parece não entender é que, se vencer Iris na convenção, caminha para uma derrota acachapante. Porque, se unido o PMDB perdeu quatro eleições para o grupo de Marconi; dividido, certamente perderá a quinta. “Friboi pode se tornar o Pirro do Cerrado”, ironiza um peemedebista. O fato é que, mesmo admitindo que Friboi pode ser candidato, se conseguir se viabilizar, Iris articula como possível candidato. O peemedebista não quer afastar Friboi do processo, por isso, no momento adequado, será convidado a participar da chapa majoritária — como candidato a vice ou a senador. “Menino emburrado, Friboi diz que só aceita ser candidato a governador. Ora, no Exército nenhum soldado começa como general. Por que, na política, o empresário já quer chegar por cima? A ‘janelinha’, por enquanto, é de Iris”, diz um irista. (Jornal Opção)

DE OLHO NA REELEIÇÃO:

Marconi faz promessas para próximo mandato O governador Marconi Perillo (PSDB), pré-candidato natural à reeleição, quebrou o silêncio sobre o processo sucessório e fez promessas: “Se vocês acharam que os nossos dois primeiros governos foram inovadores, aguardem, pois o terceiro será ainda melhor”. A declaração foi feita no últi-

mo sábado, 19, em vídeo exibido no 9º Encontro Goiás no Caminho Certo, da base aliada ao governador. O tucano não chegou a lançar sua pré-candidatura, mas garantiu a continuidade do projeto e reforçou seu slogan: “Continuaremos fazendo o melhor governo da vida dos goianos.”

No evento, o vereador Gênio Eurípedes, ex-presidente do PMDB de Jataí, assinou sua ficha de filiação ao PSDB, segundo ele, por acreditar no projeto politico de Marconi Perillo. Participaram do Encontro, além do governador de Goiás, o vice-governador José Éliton (PP), o presidente

estadual do PSDB, Paulo de Jesus, o ex-prefeito de Jataí, Fernando Folha, o secretario estadual de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci (PSDB), o deputado federal Heuler Cruvinel e representantes dos 14 partidos que compõem a situação do Estado.

POLÍTICA

Troca-troca de partidos mostra a fragilidade do sistema político brasileiro Até o meio-dia da sexta-

feira (4) mais de 100 deputados e dois senadores haviam comunicado a troca de partido à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara e do Senado. O prazo para os que querem concorrer nas próximas eleições terminou no dia (5). Durante a semana, a prática foi condenada em discursos de vários parlamentares e reacendeu as discussões sobre a necessidade de uma reforma política, embora muitos reconheçam que atualmente a possibilidade é remota. "O troca-troca de partidos mostra a fragilidade do sistema político brasileiro. Mostra que há um conjunto grande de partidos sem densidade programática", disse o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Apesar de não ver perspectivas nessa legislatura, Rollemberg defendeu que, a partir de 2015, com Congresso renovado, a reforma política possa finalmente ser votada. "Do jeito que está não dá para continuar." "A culpa e a responsabilidade desse fato lamentável são do Congresso", disse o senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o parlamentar, apesar de ter reconhecido a fidelidade partidária, o Legislativo não manteve uma posição firme em relação a novos partidos, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que as regras de perda de mandato para candidatos que mudam de legenda não se aplicam nos casos em que a migração é feita para um partido novo. "Essa situação delicada, com esse troca-troca, foi um erro do próprio Congresso. Se as regras fossem mais duras, as mudanças não ocorreriam em 90% dos casos", avaliou Paim. Na Câmara, até o meio-dia,

GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO

Rollemberg: “Reforma política deve ser votada em 2015” DICULGAÇÃO/AGÊNCIA SENADO

Paim: “Legislativo não manteve posição firme sobre assunto”

o Partido Social Democrático (PSD) foi a legenda com mais pedidos de adesão (52), enquanto, no Senado, a sigla já perdeu um representante: a senadora Kátia Abreu (TO) que, desde ontem, integra o PMDB. "Passo a fazer parte do maior partido de oposição no estado [o Tocantins], para compor uma frente ampliada. O objetivo é somar forças com outros importantes partidos, recuperar o Tocantins e preparar o seu futuro", destacou a senadora. Outra mudança no Senado foi comunicada por Vicente Alves que migrou do Partido da República (PR) para o Solidariedade. O parlamentar ocupa, há dois dias, a liderança da nova legenda no Senado. O Solidariedade foi um dos partidos recentemente criados e aprovados pelo TSE, liderado por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP). (Agência Brasil)


CIDADE/REGIÃO

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

5

SANEAGO

Servidores buscam apoio na Câmara contra a subdelegação

S

ervidores da Saneago, acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), João Maria de Oliveira, estiveram na Câmara Municipal de Jataí no último dia 16 de outubro. Eles buscavam apoio na luta contra a subdelegação dos serviços de esgoto no município. A partir do dia 1º° de novembro começa a vigorar o contrato que repassa esse sistema à empresa Foz do Brasil, ligada à construtora Odebrecht. Segundo João Maria, esse contrato é lesivo aos interesses da sociedade e dos servidores da Saneago. “Uma empresa privada visa apenas lucro”, lembrou o líder sindical. “Eles poderão aumentar as tarifas livremente, vão acabar com a tarifa social, voltada aos consumidores mais carentes, e colocarão em risco o emprego dos atuais funcionários”. Outro motivo da paralisação é o fato de que a Saneago obrigou os servidores da estatal a ensinar o serviço aos funcionários da

DIVULGAÇÃO/STIUEG

Servidores da estatal em Jataí estiveram na Câmara Municipal em busca de apoio contra a subdelegação

empresa vencedora da concorrência. “Nós nos recusamos a repassar o que sabemos ao pessoal da Odebrecht”, informou o presidente do Stiueg. “É como se estivéssemos cavando nossa própria sepultura”. Os vereadores presentes – Gênio Eurípedes, João Rosa, Vinícius Luz e Gildenício Santos – decidiram consultar o Ministério Público para conhecer a posição do órgão a respeito do assunto para depois realizar uma audiência pública ou tomar outra medida. De acordo com João Maria de Oliveira, o MP emitiu parecer contrário ao que o sindicalista

chama de privatização do serviço de esgoto de Jataí, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Trindade. “Isto é só o começo, pois eles terão o controle comercial do abastecimento de água também”, alertou ele. Outra desvantagem levantada pelos trabalhadores é que, com a subdelegação, a Saneago e os governos estadual e municipal não poderão mais receber recursos federais para obras de esgoto. O investimento ficará exclusivamente por conta da concessionária. “A Odebrecht disse que a universalização do serviço de esgoto precisará de R$ 1 bilhão”,

informou João Maria. “Mas levantamento feito por técnicos da Saneago apontou que são necessários R$ 560 milhões para que esse trabalho seja realizado”. O governo do Estado alega que não se trata de privatização, terceirização ou parceria públicoprivada (PPP), mas de uma concessão de serviço público. “Com a concessão, a Saneago não tem nenhum investimento no sistema de esgoto a ser concedido que deve ser feito pelo concessionário e não corre nenhum risco, que é todo daquele que vencer a licitação. O serviço de saneamento básico, embora concedido, continuará sob a responsabilidade da Saneago perante os municípios e os usuários. No caso de PPP, a Saneago teria que pagar uma contrapartida pelo investimento e as atividades operacionais realizadas, além de participar do risco envolvido no empreendimento”, afirmou Wanderlino Teixeira de Carvalho, advogado e secretário executivo do Conselho Estadual de Investimentos, Parcerias e Desestatização na Secretaria de Planejamento.

MINEIROS 75 ANOS

Muitos motivos para comemorar Em comemoração ao aniversário da cidade, 31 de outubro, administração entregará várias obras e benefícios à população

Cidade contará com UPA 24 horas A saúde pública em Mineiros, neste 1º semestre de ano de 2013, realizou muitas mudanças para ampliação e fortalecimento da atenção primária, que é constituída pelas unidades básicas de saúde e equipes da Estratégia Saúde da Família. Para avançar neste nível intermediário de atenção à saúde a administração está qualificando o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgências) e construindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Estes dois serviços integrados cumprem papel fundamental nos atendimentos de urgência e emergência. O objetivo é acolher os pacientes 24 horas por dia, de forma ágil e opor-

tuna evitando que casos que possam ser resolvidos na UPA, ou nas unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares. A UPA é uma unidade de saúde intermediaria, onde a equipe e os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles então analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. Esta estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. (SECOM)

CMEI Criança Elias Carrijo e do na ela ar ss pa a um Feliz; •Construção de lália; ência •Reabertura da Ag Avenida Maria Eu ssa Senhora l. No r na Transfusio •Asfalto no Seto Campo •Reforma geral do Aparecida; o eir nh Di to oje Pr Capoeira; •Implantação do dos medica•Descentralização as unidades de Direto na Escola; ura vai conss da to eit ra ef Além disso a Pr idades básicas mentos pa icípio; un saúde do mun truir cinco novas idade de toda a frota de Un a um e e •Recuperação de etaria de úd sa de h. 24 A cr to UP maquinário da Se Pronto Atendimen casas popu242 de o çã tru Obras; ns Co • ademia da acabamento; •Implantação da Ac lares em fase de va Casa de No Saúde. •Inauguração da e em Goiânia; ns Apoio ao Mineire te evento: ximadamen Programação do a Banda da •Repasse de apro ra entidades m co 05h - Alvorada R$ 170.000,00 pa r; ta ili Polícia M filantrópicas; vico e Militar gos e Terrenos 08h - Desfile Cí •Limpeza de Córre técnico e Show ro Pi ow 22h - Sh Baldios; es nt Po onário e José s ili va No com a Dupla M •Construção de 7 tras atrações. Rico além de ou na Zona Rural; s ibu zado na Praça ôn ali s re vo O evento será •Aquisição de 3 no do Bauhaus. escolares; unicipal M la co Es da a •Reform

RIO VERDE

Alunos aprendem noções de justiça e cidadania O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Fórum da Comarca de Rio Verde, em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, mediante a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início nesta semana às aulas pelo programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola. O projeto de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás tem por objetivo proporcionar aos estudantes das escolas públicas municipais e estaduais o conhecimento dos mecanismos de defesa dos seus legítimos interesses, noções de cidadania e

legislação. No município, o programa é voltado aos alunos do 4º ano, de unidades de ensino fundamental da zona urbana e rural, envolvendo quase 3 mil estudantes. A didática do projeto inclui a utilização da “Cartilha da Justiça”, que é repassada aos alunos pelos próprios professores, estes participaram de formação no mês de agosto. Durante quatro meses, os estudantes vão receber orientações sobre a temática, produzir textos, participar de peças teatrais com o Júri Simulado, de visita ao Fórum e vão receber o juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Rio Verde, Vitor

Umbelino Soares Júnior nas unidades. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Selva Campos Monteiro, os alunos já estão envolvidos com as atividades. Josué Pimentel, 9 anos, disse que está aprendendo muito. “Aprendi sobre justiça, os três poderes e várias coisas que não sabia antes”, contou. Julia Coelho, 9 anos, também concorda que está vendo muitas novidades. “São assuntos que nunca vimos antes, mas estamos aprendendo agora”, afirmou. A professora do 4º ano, Sônia Maria, relata que a cartilha é bem

ilustrada e chamou a atenção dos alunos. “Eles amam ler, não enjoam da cartilha, levam o material para casa, leem e repassam para os pais, é um trabalho que vai nos ajudar e contribuir também futuramente”, acredita. A gestora da EMEF Selva Campos Monteiro, Betania Araújo, destaca que trabalhar a temática é de suma importância, principalmente devido à realidade da sociedade atual. “O projeto veio na hora certa e permite que possamos trabalhar com nossas crianças, prevenindo a violência e possibilitando que cada uma conheça seus direitos e deveres”, relatou. (Secretaria de Educação/RV

Pronatec Presidenta, ouvi falar que o Pronatec está completando dois anos neste mês. As pessoas estão demonstrando interesse em fazer esses cursos técnicos? E as escolas técnicas receberam algum investimento pra aumentar suas vagas? (*) Sim, o Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem atraído um enorme interesse e é um marco na história do ensino técnico e da qualificação profissional do nosso país. Até 2014, os investimentos federais no programa somarão R$ 14 bilhões, e já temos 4,6 milhões de pessoas que fizeram ou estão fazendo um dos cursos oferecidos pelo Pronatec em mais de 3.200 municípios de todo o Brasil. Um terço das matrículas foram feitas no Nordeste. E estamos trabalhando firme para cumprir nossa meta de matricular 8 milhões de alunos até o final de 2014. Um aspecto fundamental é que no Pronatec o aluno não paga nada, pois todos os custos são cobertos pelo governo federal - matrícula, livros, uniforme, material para usar nas aulas práticas e até um auxílio para alimentação e transporte. Pagamos os professores, construímos novos laboratórios, modernizamos e ampliamos os existentes, fazemos apostilas e criamos todos aqueles instrumentos necessários para tornar o curso, de fato, muito mais dinâmico. Nós firmamos parcerias estratégicas com o Sistema S, colocando cerca de R$ 4 bilhões, para a oferta de cursos no Senai, na área da indústria; no Senac, na área do comércio; no Senar, na área da agricultura; e no Senat, na área do transporte. Os cursos também são dados por universidades federais, por exemplo, nas escolas de enfermagem; pelos institutos tecnológicos federais; e pelas escolas técnicas estaduais, que receberam do governo federal quase R$ 1 bilhão para se modernizar e ampliar a oferta de vagas. Só na expansão da rede federal de ensino técnico, já investimos R$ 2,7 bilhões. A meta do meu governo é criar 208 novas escolas técnicas, das quais 92 já estão em funcionamento. Estamos interiorizando os cursos, para atendermos às demandas regionais. No Amazonas, por exemplo, o curso mais procurado é o de técnico em informática, por conta da Zona Franca; nas áreas rurais, mais de 65 mil pessoas tiveram

acesso a cursos como os de operador de grandes máquinas agrícolas e de sistemas de irrigação, de viveirista de plantas e flores e de agricultura orgânica. Está surgindo uma nova geração de profissionais, que foi chamada de "Geração Pronatequiana" por um aluno do Rio Grande do Norte. Quase 70% desses alunos são jovens com até 29 anos, e 60% deles são mulheres. Com o Pronatec, trabalhamos em três eixos: primeiro, oferecendo ensino técnico para quem está cursando o Ensino Médio. Segundo, oferecendo mais e melhores oportunidades de qualificação profissional para o jovem ou o adulto que deseja uma melhor formação profissional. E, terceiro, oferecendo cursos para as pessoas que estão no programa Brasil sem Miséria, para que elas tenham melhores chances de conseguir um trabalho com melhor remuneração. Os cursos se dividem em dois tipos. O primeiro, são os cursos técnicos de maior duração, de um ano e meio a dois anos, que já tiveram mais de 1,5 milhão de matrículas. São os cursos complementares ao Ensino Médio, feitos durante o curso regular ou depois do seu encerramento. O segundo tipo são os cursos de qualificação profissional de curta duração, que vão de dois a seis meses, e nos quais já se matricularam mais de 3,1 milhões alunos. Dentre esses cursos de qualificação, os mais procurados são os de operador de computador, eletricista, instalador predial, costureiro, pintor, pedreiro, mecânico, desenhista, soldador, torneiro mecânico, ferramentista, auxiliar administrativo, recepcionista, funcionário de hotelaria, balconista, modelista, operador de caixa, costureira industrial. Para a parceria do Pronatec com o programa Brasil sem Miséria temos um milhão de vagas reservadas, e mais de 750 mil matrículas já foram realizadas. São pessoas que já aprenderam ou estão aprendendo uma profissão, e com ela passam a ter melhores chances de conquistar sua autonomia financeira. Os resultados mostram que o brasileiro tem uma enorme vontade de aprender, de conquistar o seu próprio futuro. O Pronatec está dando para as pessoas essa oportunidade. Quem estiver interessado em mais informações ou quiser se inscrever em algum curso, basta acessar o site http://pronatec.mec.gov.br.

(*) Esta pergunta, que precede a Mensagem, foi formulada pela Secretaria de Imprensa para melhor entendimento do conteúdo.


POLÍCIA

7

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

JATAÍ

PASSOS NEWS

50 ASSASSINATOS

em apenas dez meses

D

o começo do ano de 2013 até o início do mês de outubro, em apenas dez meses, já foram contabilizados em Jataí 50 homicídios. Os números são alarmantes e superiores aos de algumas cidades goianas com maior número de habitantes, e com maiores índices de criminalidade - 20 homicídios a mais do que em todo o ano passado já aconteceram em nossa cidade. Por último, na noite da segunda-feira (14), Ricardo Barbosa foi assassinado em uma residência, na Vila São Pedro, em que já havia acontecido outro assassinato no ano passado, quando uma adolescente foi morta por outros cinco jovens com 15 perfurações de faca. Na maioria dos casos, mais de 90% das vítimas são jovens que estão envolvidos no mundo das drogas, consumidos pelo vício em crack, maconha, cocaína e outros entorpecentes - são eles alvos de traficantes que os viciam e depois cobram dos mesmos o alto preço pelo consumo das drogas: a própria vida. Leis mais pesadas e a redução da maioridade penal reduziriam

DIVULGAÇÃO/FACEBOOK

ACIDENTE

Nelson Américo da Costa Júnior, de 23 anos, foi arremessado para fora do veículo

Maioria das vítimas são jovens envolvidos com o mundo das drogas

a criminalidade? Talvez sim, talvez não! Infelizmente em nosso país os governantes, na esfera federal e na maior parte dos governos estaduais, vêm deixando a desejar em relação às medidas socioeducativas para que estes "menores infratores" se recuperem das questões ligadas, como a desigualdade social (diferente de pobreza!), exclusão social, impunidade (as leis existentes não são cumpridas, independentemente de serem "leves" ou "pesadas"), falhas na educação familiar e/ou escolar, principalmente no que diz respeito à chamada educação em valores ou comportamento ético, e, finalmente, certos processos culturais exacerbados em nossa sociedade,

como individualismo, consumismo e cultura do prazer. Em todo o Estado de Goiás, sabemos das condições de nossos presídios e, mesmo que fosse reduzida a maioridade penal, este adolescente seria preso. Do que adiantaria a punição, se a situação é precária nos cárceres brasileiros e principalmente em Goiás? Este adolescente não teria condições de aprender coisa alguma, muito menos se reeducar num sistema tão perverso como o nosso. A cada dia que passa as coisas vêm se agravando mais e mais. São jovens que estão assaltando e roubando pessoas, residências e comércios para manterem o seu vício. E agora estão mais ousados ainda: estão furtando do interior

das residências os móveis do cidadão que trabalha honestamente para ter uma vida melhor e mais confortável. Estão matando uns aos outros na disputa pelas chamadas "boca de fumo". A vida do próximo não tem nenhum valor - são pais e mães desesperados na tentativa de conduzir os filhos, como foram educados. Tentativas frustradas. COMPLEXIDADE De acordo com dados divulgados na imprensa em Goiás, uma média de 2,5 mil homicídios é registrada todo ano no Estado, sendo que, a cada três mortes, apenas uma tem o inquérito concluído pelas delegacias, com autoria definida. Ao chegar ao Tribunal de Justiça, o caminho é ainda mais árduo, já que a média de julgamento desses processos é de 9 anos e 11 meses, segundo dados do próprio Poder Judiciário goiano. Pelo menos 8.890 processos de crimes contra a vida esperam por sentença. E os problemas não são isolados. Pelo contrário, fazem parte de uma cadeia complexa, que inclui a falta de agentes, escrivães, juízes, defensoria pública e, claro, o aumento da criminalidade.

Irmão do prefeito da cidade de Perolândia morre na GO-220 Um jovem morreu em um acidente ocorrido na noite deste domingo (20/10) na GO-220, próximo a cidade de Perolândia, a cerca de 386 quilômetros de Goiânia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Nelson Américo da Costa

Júnior, de 23 anos, saiu de Jataí após assistir a um show sertanejo e ao chegar próximo a cidade de Perolândia ele perdeu o controle da direção do veículo, que saiu da pista e capotou. Com o impacto, Nelson Américo, que era irmão do prefeito de Perolândia, Neldes

Beraldo Costa, foi arremessado para fora do veículo. Ele não resitiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo está sendo velado na residência da família. O enterro acontecerá na tarde de hoje no cemitério local. Fonte: Mais Goiás

Acidente mata jataiense no Sul de Minas

Um grave acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta deixou três vítimas fatais na Rodovia MG 444, município de Capetinga, na tarde deste sábado. Segundo informações um Caminhão Guincho Volvo/VM 260 6x2r cor branca, ano 2011 placa NVQ 1159 de Jataí/GO transportando outro caminhão sobre a prancha, estava trafegando na referida rodovia e em uma curva apelidada como a “curva da morte” o motorista perdeu o controle da direção, vindo a passar sobre a motocicleta Yamaha Fazer, ano 2006, cor preta, placa DTM 5271 de Franca/SP. (FONTE: PASSOS NEWS)

Juiz é afastado das funções Foi afastado de suas funções na 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, em Goiás, o juiz Ari Ferreira de Queiroz, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O juiz é suspeito de favorecer um cartório em Goiânia que era comandado por Maurício Sampaio, ex-dirigente do Atlético-GO e acusado pela morte do cronista Valério Luis, em julho do ano passado. Na audiência, os ministros acataram, por unanimidade, o parecer do corregedor-nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, pela instauração de um processo administrativo-disciplinar (PAD) contra o magistrado goiano.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO/PLANTÃODE POLICIA-JTI

• LÁZARO AUGUSTO Da Redação/Notícia Extra

Malas cheias de maconha Foram presas na região de Dourados, por Policiais Militares do Departamento de Operações de Fronteira - DOF, duas adolescentes que transportavam duas malas às margens da rodovia 163. Durante vistorias foram localizados no interior das malas 34,600 kg (trinta e quatro quilos e seiscentos gramas) de maconha. Questionadas a respeito da droga, informaram que foram contratadas para levar a droga da cidade de Dourados até a cidade de Iporá/GO. A adolescente de 16 anos, é moradora na cidade de Caiapônia/GO, e a de 17, reside na cidade de Iporá/GO.

Gado morre de fome

Dezenas de cabeças de gado foram encontradas mortas em uma fazenda no município de de Mineiros-GO. Segundo o delegado estadual do Meio Ambiente, Luziano Carvalho, os animais morreram de fome. A denúncia recebida pela polícia é de que, desde agosto, mais de cem cabeças de gado foram vítimas da falta de alimento. A estimativa é de que outros duas mil animais ainda corram risco de morrer pelo mesmo motivo. Mesmo acostumado a esse tipo de situação, a cena encontrada na fazenda chocou o delegado. "Cheguei a ver um bezerro recém-nascido morto, provavelmente ao lado da mãe", relatou ao G1.

Foragido em Serranópolis Está foragido do presídio da cidade de Serranópolis-GO, desde o dia 5 de outubro, Lucas Zanatta Rodrigues Costa. De acordo com a Polícia Militar o foragido possui algumas tatuagens pelo corpo, o que seria mais fácil o seu reconhecimento. Lucas é considerado perigoso e foi enquadrado no artigo 155 (Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa). Informação sobre o mesmo favor ligar anônimo para o telefone (64) 3668-11390. DIVULGAÇÃO

Morte dupla em Mineiros Na manhã do domingo (6), Ézio Marcos vulgo Boca e sua esposa Elizângela foram encontrados mortos em uma subestação de energia elétrica da cidade. Segundo a Polícia Militar, os corpos foram localizados pelo vigilante da subestação, que entraria no lugar de Ézio que também era vigilante do local A polícia suspeita que Ézio teria matado a mulher a tiros e cometido suicídio posteriormente. Próximo aos corpos foram encontradas quatro cápsulas deflagradas. Segundo a PM, o casal era usuário de drogas. O caso está sendo investigado.

LIGUE 197 JATAÍ - 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil Delegado(a): André Fernandes de Almeida Pça. Professor Maromba (antiga Cadeia Pública) CEP: 74805-103. Telefones: (64) 3632-0704 / 0705 / 0706

LIGUE 192

• SAMU - 193 • BOMBEIROS


POLÍCIA

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

7

Base aliada se fortalece durante encontro em Jataí DIVULGAÇÃO

O encontro confirmou, mais uma vez, o desejo de continuidade nos projetos do governador Marconi Perillo

E

m uma grande festa organizada pelas lideranças locais, foi realizado em Jataí, neste sábado, dia 19, o 9º Encontro dos Partidos da Base Aliada. O evento foi marcado pela filiação do vereador Gênio Eurípedes que deixou o PMDB, onde já foi presidente municipal, para se filiar ao PSDB, fortalecendo o grupo. O encontro confirmou, mais uma vez, o desejo de continuidade nos projetos do governador Marconi Perillo que, por meio de vídeo, deixou um recado aos participantes do evento. "Se vocês acharam que o nosso 1º e 2º governos foram inovadores, não tenham dúvidas de que esse 3º será ainda melhor. Faremos o melhor governo da vida dos goianos", garantiu

Marconi. As palavras do governador foram confirmadas pelas lideranças presentes, que enumeraram as obras já realizadas na região. "Tudo o que Jataí tem pedido ao Governo Estadual, somos atendidos. A estrada para Caiapônia é um exemplo que nos deixa muito feliz", listou o exprefeito Fernando da Folha, que recebeu o apoio do vereador Thiago Magione, ao destacar os feitos do Governo Marconi. "De Jataí para Serranópolis, nossos produtores passavam por uma estrada precária. Hoje é uma das melhores", observou. Segundo Thiago, criticar é fácil, mas as lideranças da Base se reúnem para mostrar os feitos de um governo que faz. "São diversas obras sendo realizadas ao mesmo tempo", completou o

vereador Vinícius Luz. O deputado federal Heuler Cruvinel lembrou, na oportunidade, que Goiás apresenta crescimento econômico de destaque nacional e que o desenvolvimento não se restringe a uma única região. "Todos os municípios recebem obras desse Governo que já marcou época", ressalta. Representando o governador Marconi Perillo, o vice-governador e presidente do PP, José Eliton, destacou que o ideal é que transforma o mundo. "O governador Marconi avança na política respeitando as pessoas e representa esse projeto colocado como Tempo Novo", observou José Eliton, listando as obras espalhadas por todo o estado. "O Tempo Novo inova, renova e transforma o estado de Goiás.

Não há na história precedente de tamanho investimento realizado no estado. É uma verdadeira transformação social", salientou. "Isso é o resultado da unidade de um projeto que é comandado por Marconi. Trabalhamos e temos o que apresentar", completou o presidente do PSDB, Paulinho de Jesus. O próximo Encontro dos Partidos da Base Aliada será em Catalão no dia 9 de novembro. De acordo com o cronograma, serão realizados outros quatro encontros ainda em 2013. O último será no dia 14 de dezembro, em Goiânia. A expectativa é de que o governador Marconi Perillo participe desse evento de encerramento. (Assessoria de imprensa Vice-G Governador)


8

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

AGRONEGÓCIOS

Produção de grãos deve

alcançar novo recorde DIVULGAÇÃO

Estimativa da Conab prevê crescimento na colheita de até 4,5% no País, podendo alcançar, até o final do ano, 195,5 milhões de toneladas

C

om estimativa de 191,9 milhões a 195,5 milhões de toneladas, a produção brasileira de grãos na safra 2013/2014 deverá atingir novo recorde, conforme o primeiro levantamento de intenção de plantio dos produtores, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A companhia estimou o crescimento da colheita entre 2,6% e 4,5% em relação em relação à safra 2012/2013, quando foram colhidas 187,09 milhões de toneladas de grãos. De acordo com o diretor de Política Agrícola da Conab, Sílvio Porto, a estimativa de novo recorde da safra de grãos é baseada na previsão de até 3,5% de crescimento da área plantada. "A soja, mais uma vez, puxará a produção, podendo ultrapassar 29 milhões de hectares plantados, 1 milhão a mais do que na safra anterior", disse Porto. A área plantada total da safra pode passar de 54,1 milhões de toneladas e chegar a 55,1 milhões de toneladas, superando a da atual safra, 53,4 milhões de hectares. O plantio da safra 2013/14 começa neste mês, e a produção de soja está prevista entre 87,6 e 89,7 milhões de toneladas, com área plantada entre 28,6 milhões e 29,3 milhões de hectares. Atualmente, a saca de 60 quilos desse grão é vendida a R$ 45 em Mato Grosso e a R$ 60 no Sul do país, destacou o diretor da

A soja, mais uma vez, puxará a produção, podendo ultrapassar 29 milhões de hectares plantados

Conab. Segundo Porto, o forte desempenho da soja é consequência de três fatores que impulsionam a produção: "os bons preços obtidos pelos produtores no mercado internacional, a boa liquidez do produto, que proporciona um retorno muito rápido do investimento, com a comercialização de toda a produção em seis meses, e o clima favorável, sem excesso ou escassez de chuvas nas áreas

produtoras." A pesquisa da Conab estima crescimento também nas safras de trigo, de 8,9% (390 mil toneladas) e feijão primeira safra, de 25,6% a 29,0% (247,2 a 279,8 milhões de toneladas). A produção de algodão também pode aumentar de 22,2% a 28,2% (6,15 milhões a 8,26 milhões de toneladas), sendo que Goiás obteve alta de 25%. (Agência Brasil)

LEGISLAÇÃO

Comissão aprova benefício para agricultor que preservar o ambiente DIVULGAÇÃO

A Comissão de Agricultura aprovou proposta que cria o Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais e um fundo federal específico para esse fim. O objetivo é permitir que o produtor rural que preservar áreas ou desenvolver iniciativas de preservação ou recuperação ambiental em sua propriedade seja recompensado financeiramente por isso. O relator, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), defendeu a aprovação do projeto de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC). Na avaliação de Mendes, o programa coloca em prática a política ambiental prevista no Novo Código Florestal. "O pagamento por serviços ambientais é um dos pilares que sustentam a nova legislação ambiental brasileira. De nada adianta aprovar o código, como aprovamos, se não avançarmos a discussão para formas de recompensa. É valorizar o produtor rural que cuida do meio ambiente", sustentou. O deputado Leandro Vilela (PMDB-GO) avalia que esta é uma das principais iniciativa para avançar no convívio harmoniso entre meio ambiente e agricultura: “A compensação garante que o produtor não desmate para plantar e não deixe de ganhar dinheiro por isso. É um jogo de ganha, ganha.” Pela proposta, o agricultor ou pecuarista poderá ter três tipos diferentes de atuação: unidades de conservação; formações vegetais; e água. A primeira delas busca a conservação da biodiversidade ou recuperação de áreas protegidas pela legislação. Será voltado aos residentes dessas áreas, proprietários de reservas particu-

Leandro Vilela: avanços

lares ou moradores rurais de corredores ecológicos ou zonas de amortecimento. Nas áreas classificadas como “formações vegetais”, o objetivo é recompor áreas degradadas com espécies nativas; preservar as paisagens naturais; conservar a biodiversidade necessária para fauna e flora; e proibir a conversão das florestas em zonas agropastoris. Esse subprograma tem como prioridade o atendimento a agricultores familiares, comunidades tradicionais, povos indígenas e assentados de reforma agrária. Já o subprograma “água” busca minimizar a erosão do solo, proteger bacias ou sub-bacias que abasteçam as cidades. O projeto prevê ainda que sirva de serviço ambiental seja aprovado por órgãos ambientais e que, além de pagamento, o produtor possa ter ajuda técnica para sua realização. Para Moreira Mendes, é uma maneira mais econômica de preservar a natureza. (Agência Câmara Notícias, com assessoria de comunicação)


9 Jataí, 22/10 a 05/11/2013

LIVRO A MAGIA DA REALIDADE

Rede Record completou 60 anos FOTOS: DIVULGAÇÃO

Formato: Livro Autor: DAWKINS, RICHARD Tradutor: MOTTA, LAURA TEIXEIRA Ilustrador: MCKEAN, DAVE Idioma: PORTUGUES Editora: COMPANHIA DAS LETRAS Assunto: CIÊNCIAS/FILOSOFIA E HISTÓRIA

A

Rede Record, emissora mais antiga do país, completou 60 anos de existência no fim do mês passado. Fundada em 27 de setembro de 1953, a empresa caiu no gosto do brasileiro com uma programação que leva para a família entretenimento, esportes e informação com a credibilidade que é a marca da Record. Atualmente, a emissora é o segundo maior grupo de comunicação do Brasil. Ao longo das décadas, a Rede Record acompanhou as principais transformações do país e o público também pode observar a reestruturação da emissora, que era transmitida apenas para São Paulo, mas que agora já atinge 96% do território nacional e chega a mais de 150 países pela Record Internacional.E o crescimento não para. O presidente da emissora, Luiz Cláudio Costa, destacou a continuidade dos investimentos que vêm sendo feitos na empresa com o objetivo de levar gratuitamente informação, serviço e entretenimento à vida de cada telespectador. Hoje a emissora possui mais de 10 mil colaboradores em todo o país e 107 emissoras afiliadas. Seu conteúdo é transmitido para mais de 150 países. A conquista aconteceu, principalmente, a partir da década de 90, quando o controle acionário da Rede Record passou as mãos do empresário bispo Edir Macedo. Durante a última semana de setembro, a Rede Record foi homenageada em solenidade realizada no Senado. O presidente da Rede Record destacou o compromisso da emissora com a população durante discurso. Falando da tribuna do Senado Federal, Costa mirou o futuro ao se lembrar da história firme e consistente construída pela emissora ao longo das últimas seis décadas.

Este livro contém experimentos, ilustrações e fatos buscando explicar fenômenos naturais. Discute questões como- Do que as coisas são feitas? Qual é a idade do universo? Por que os continentes parecem peças separadas de um quebra-cabeça? O que causa um tsunami? Quem foi o primeiro homem? 'A magia da realidade' procura não se limitar a expor o que os cientistas sabem, mas ensinar o leitor a pensar como um deles.

FILME O MESTRE Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman) é uma figura carismática e líder de uma organização religiosa nos anos 50. Entre seus súditos, que não paravam de crescer, Freddie Sutton (Joaquin Phoenix) era seu mais fiel seguidor, mas um dia seu discípulo começa a questionar a fé e, por consequência disso, seu próprio mestre.

Nova sede da emissora, a terceira maior em todo o país será inaugurada em breve em Goiânia

22 ANOS EM GOIÁS: NOVA SEDE DA EMISSORA SERÁ INAUGURADA NA CAPITAL DO ESTADO

Luciano Neto, diretor executivo da Record em Goiás

“Queremos fazer ainda mais nas próximas décadas. A Record tem orgulho não só de cobrir a história do País, mas de ter escrito com trabalho e princípios os 60 anos dessa história que marcaram a vida do brasileiro. Temos orgulho de trabalhar em uma televisão na qual as famílias se veem representadas. Temos orgulho de fazer uma TV do jeito que o povo gosta”.

Em breve, a TV Record de Goiás, com sede em Goiânia, ganhará novo espaço, o terceiro maior da emissora em todo o País. O prédio, que fica na Avenida T-9, no Setor Bueno, terá novos equipamentos para transmissão em alta definição (High Definition – HD) de todos os programas de sua grade. O local deve abrigar mais de 300 funcionários, entre técnicos e jornalistas. Atualmente, a empresa já transmite no padrão digital. Luciano Neto, Diretor Executivo da emissora em Goiás, reforçou

que a Record trabalha com sinais analógico e digital, mas, além da TV, vem buscando constante evolução. “Nós já somos grandes, mas podemos ser ainda maiores”, comentou ele. O maior foco da emissora em Goiás é o jornalismo. Por isso, a TV tem planos de mais crescimento, que também deve ter continuidade nas demais grades de programação da Record, como o esporte. E a nova sede, observa Luciano, será um marco nesta estratégia. A emissora completa 22 anos de atuação no mercado goiano.

BALANÇO GERAL

Audiência imbatível Cristiano Castro: Balanço Geral Jataí

Oloares Ferreira: Balanço Geral Goiás

O “Balanço Geral GO” é um dos maiores sucessos da Record no estado. O jornalístico que é apresentado na capital goiana por Oloares Ferreira, segue isolado, segundo pesquisas, como líder de audiência do horário. Recentemente, o apresentador goianiense postou em sua página, na rede social, o seu agradecimento:“ Obrigado, Goiás. A concorrência bem que tenta, nos copia, tenta fingir que está ao lado do povo, mas o telespectador continua comigo. Com o povo não adianta fingir, só para ganhar audiência. Fazer jornalismo popular sempre foi meu prazer. Sempre estarei ao lado da população”. Nos últimos anos, a emissora também cresceu de forma gigantesca no interior goiano, com a implantação da TV Sucesso em Jataí, no Sudoeste goiano. Na Cidade Abelha (como é conhecida Jataí), quem comanda o Balanço Geral é o apresentador Cristiano Castro, que iniciou sua vida na telinha, na condição de repórter policial e hoje é o âncora do programa mais assistido no horário do almoço. No interior, ainda não existe números oficiais, mas estima-se que apenas na região de Jatai, Cristiano é visto por cerca de 30 mil telespectadores em cada edição de seu programa. “Desde criança, sempre fui apaixonado pela comunicação. Sempre dormia ouvindo rádio! No início de meus trabalhos no meio televisivo, não foi fácil, tive que superar muitos obstáculos. Agradeço primeiramente à Deus, aos amigos que nos assistem, aos meus pais e à toda minha família pelas conquistas alcançadas!”. Com o crescimento da emissora na região, Rio

Verde, a capital goiana do agronegócio, como é conhecida, também passou a ter uma sucursal da TV Record, com um Balanço Geral próprio e um âncora local. O apresentador e radialista Cristian Gomes vem conduzindo o programa “Balanço Geral” da TV Sucesso, em Rio Verde, com muita competência e dinamismo. A emissora retransmite a programação da TV Record. “Nós atingimos 50 cidades”, frisa Cristian.” No total, a emissora atinge no interior uma populaçao de cerca de 800 mil habitantes. Recentemente, a cidade de Itumbiara, no sul do Estado, passou também a ter espaço no Balanço Geral da TV Sucesso. Cristian Gomes: Balanço Geral Rio Verde

Formato: DVD Diretor: ANDERSON, PAUL THOMAS Elenco: HOFFMAN, PHILIP SEYMOUR Elenco: ADAMS, AMY Elenco: PHOENIX, JOAQUIN Distribuidora: PARIS FILMES LK TEL Ano de produção: 2012 País de Produção: Brasil Gênero: DRAMA Duração: 144 minutos Volumes: 1 Sistema: NTSC Formato de Tela: FULLFRAME 16x9 Sistema de Cor: Colorido Faixa Etária: 14 anos Idioma Original: INGLES - DOLBY DIGITAL

GAMES DIABLO III - ED. LIMITADA - DLC (PS3) Diablo III' dá continuidade à narrativa épica de Diablo, com jogadores assumindo o papel de cinco personagens heroicos - bárbaro, feiticeiro, arcanista, monge ou caçador de demônios - e embarcando em uma jornada perigosa para salvar o mundo de Santuário das forças corrompidas do Inferno Ardente. Conforme os jogadores se aventuram por cenários detalhados e variados, eles participam de combates emocionantes contra hordas de monstros e chefes desafiadores, ganhando experiência e habilidade, adquirindo artefatos de incrível poder e encontrando personagens-chave que os acompanharão nas batalhas ou os ajudarão ao longo do caminho. Formato: BLU-RRAY Categoria: RPG Desenvolvedor: BLIZZARD BR Título original: DIABLO III Mídia: BLU-RRAY Categoria: RPG Ano de produção: 2013 Número de jogadores: 4

DIVULGAÇÃO

A arte barroca no Brasil No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia. Não por acaso – visando aperfeiçoar suas ações missionárias –, os jesuítas trouxeram da Europa as influências estéticas de cunho fortemente religioso que marcaram o estilo barroco. Na maioria das vezes, esse tipo de criação se manifestou na construção de igrejas e imagens religiosas que tomavam campo nos centros urbanos do país.


10

TJataí, 22/10 a 05/11/2013


10

TJataí, 15 a 31/10/2013

EDUCAÇÃO

DIVULGAÇÃO/SME

SME lança o Projeto Família e Escola de Mãos Dadas

O

correu no último dia 3 de outubro de 2013, aconteceu na Escola Municipal Diogo Lemes de Lima, o lançamento do Projeto PQV-AE: Família e Escola de Mãos Dadas Rumo ao Futuro, que tem como objetivo a conscientização das famílias em relação aos valores morais e éticos, levando-as a perceberem a importância dos pais no processo de ensino aprendizagem.

Mês da criança no Museu de Arte Contemporânea Acontece de 5 a 31 de outubro o Mês da Criança no Museu de Arte Contemporânea de Jataí. As crianças poderão participar de oficinas de fotografia em câmera escura, produção de tintas a partir de pigmentos naturais e pintura, grafite, gravura, aquarela, máscara, fantoche, Modelagem em argila e Construção de objeto com material reciclável. Terça a Sábado - 9h às 11h / 14 às 16h - GRATUITO. Rua Castro Alves, 468, Centro, Jataí-GO Tel.: 3632 4048. (ASCOM/CULTURA)

O secretário Rodrigo Franco falou da importância do projeto aos presentes

RIO VERDE Foram promovidas no dia 4/10, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) e Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI’s) reuniões administrativo-pedagógicas com a comunidade escolar. A reunião tem por objetivo elaborar o plano de ensino da unidade escolar, selecionar conteúdos, refletir sobre ações na escola e discutir atividades, estabelecendo diálogo entre pais e professores. Para a professora do 1º ano, Viviane Silva, programações como esta promovem união entre pais e professores. “A participação deles é fundamental para o desenvolvimento dos alunos”, acredita. (PMRV)

FAJA

Cursos foram bem avaliados pelo MEC Diretor da Faculdades Jataiense (FAJA), professor Evaristo Anania de Paula, comenta os resultados recentes do ENADE. Segundo ele, os cursos ministrados pela FAJA foram muito bem avaliados

instituições de ensino preenchem e enviam anualmente ao MEC.

DIVULGAÇÃO

Notícia Extra - Qual o significado de uma nota três no ENADE para a instituição de ensino? PROFESSOR EVARISTO Significa que seus alunos foram bem avaliados e respondem eficientemente as questões que lhes foram formuladas quando das provas. Uma nota três da à faculNotícia Extra - Professor Eva- dade um conceito muito bom risto, qual é a importância dos perante ao MEC e no nosso caso Cursos ministrados pela FAJA devem ser reconhecidos em breve pelo MEC resultados do ENADE? em particular é um forte indicatiPROFESSOR EVARISTO - O vo de que nossos cursos serão nhecido em breve pelo MEc, o poderá dentro em breve realizar resultado do ENADE é um dos reconhecidos. que dará oportunidade para o o seu grande sonho de poder componentes do Ciclo Avaliativo registro dos diplomas dos alunos tornar uma das mais novas forças do MEC em relação às faculNotícia Extra - Então em já formados. Quanto ao Tec- da educação de terceiro grau em dades brasileiras - nesta fase são breve os cursos serão reconheci- nólogo em Gestão Comercial e de nossa cidade que caminha a pasos alunos os avaliados, ou seja, o dos? Vendas, que já tem visita progra- sos largos para se tornar uma reseu grau de conhecimento PROFESSOR EVARISTO - mada pelo MEC para este final ferência em educação e polo estuadquirido durante o curso a que Sim, o processo de reconheci- de mês, agora com a nota três, dantil no interior goiano, oferese submeteram, mesmo porque mento do Curso de Ciências com certeza também será recon- cendo cursos presenciais de dirigido a alunos formandos. As Contábeis que já foi vistoriado e hecido e dentro em breve os qualidade e com garantia de outras formas de avaliação são obteve indicação para reconheci- diplomas já expedidos poderão formação de excelentes profisatravés das visitas no local dos mento, agora com a nota três do ser registrados. Assim a FAJA a sionais para o mercado de tracursos e nos questionários que as ENADE com certeza será reco- mais nova faculdade de Jataí balho.


TJataí, 22/10 a 05/11/2013

11

RELIGIÃO

O que diz a "profecia dos papas"? •THAÍS SANT'ANA

E

scrita por são Malaquias, bispo irlandês do século 12, a suposta profecia afirma que Francisco será o último papa da história. Não é exatamente uma previsão de apocalipse - apenas que o novo líder da Igreja Católica irá governar na "desolação do mundo" e que Roma será destruída. A profecia é formada por 112 lemas em latim. Cada um descreveria, em ordem, os 112 últimos papas. Mas, como tantas outras profecias, essas frases são vagas e permitem todo tipo de interpretação - podem se

Quem foi São Jorge?

referir, por exemplo, a um sím- autenticidade: como só foi bolo do país de origem do papa. descoberta em 1590, alguns Também há dúvidas sobre sua historiadores acreditam que foi

escrita nessa época e falsamente datada como sendo de 1139.

Alguns exemplos de previsões feitas por São Malaquias O perseguido LEMA - "Aquila Rapax" ("Águia de rapina") PAPA - Pio 7 PAPADO - De 1800 a 1823 A interpretação que justifica a atribuição do lema é que esse líder viveu durante o domínio militar de Napoleão Bonaparte, cujo símbolo era uma águia imperial.

O crucificado LEMA - "Crux de Cruce" ("Cruz da cruz") PAPA - Pio 9 PAPADO - De 1846 a 1878 As cruzes seriam metáforas para as dificuldades que enfrentou. Seu pontificado foi afetado pela Revolução Italiana (1848-1859) e ele ainda morreu enclausurado no Vaticano.

frente de seu tempo.

O estrelado LEMA - "Ignis Ardens" ("Estrela ardente") PAPA - Pio 10 PAPADO - De 1903 a 1914 O lema completo é "Ignis Ardens Funatus de Littore Veniet". O escudo desse papa tinha uma estrela ("Ignis Ardens") e ele mesmo no mar de Veneza ("de Littore Veniet").

O penúltimo LEMA - "Gloria Olivae" ("Glória da oliveira") PAPA - Bento 16 PAPADO - De 2005 a 2013 Era da Ordem de São Bento, cujo símbolo é uma oliveira. E foi o primeiro papa pertencente à

O breve LEMA - "De Medietate Lunae" ("Pelo período de uma Lua") PAPA - João Paulo 1º PAPADO - 1978 O italiano morreu de um provável ataque cardíaco 33 dias após assumir o pontificado. Ou seja, ficou no cargo aproximadamente o tempo de um ciclo lunar.

O iluminado LEMA - "Lumen in Coeluo" ("Luz no céu") PAPA - Leão 13 PAPADO - De 1878 a 1903 Embora tenha sido um papa rígido, era também um amante das ciências e das artes. Foi considerado um "iluminado" por estar à

o papa que mais viajou ao redor do mundo. Ou ao fato de que nasceu e morreu em dias com eclipse solar.

O trabalhador LEMA - "De Labore Solis Optimo" ("Pelo excelente trabalho do Sol") PAPA - João Paulo 2º PAPADO - De 1978 a 2005 Pode se referir ao incansável empenho de João Paulo 2: ele foi

CURIOSIDADE: Teólogos contestam classificar o texto como "profecia", pois o termo é exclusivo para previsões que constam na Bíblia

Ordem dos Olivetanos, também conhecidos como beneditinos.

O desolador LEMA - "Petrus II" ("Pedro 2º") PAPA - Francisco PAPADO - A partir de 2013 A profecia dizia que o sucessor de Bento 16 assumiria o nome de Pedro 2º. Ela errou: o novo papa se batizou como Francisco. E é até bom que esteja errada porque o restante do lema dizia: cTu, in desolacione suprema sede. Ecce Petrus Romanus, ultimus Dei veri Pontifex!" A tradução seria algo como: "Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, o último papa do Deus verdadeiro!" Ainda segundo são Malaquias, esse papa "alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo". A cidade seria Roma, onde fica o Vaticano.

FONTES: Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SSP, e Cássia Martins, especialista em profecias do site 2012 A Era de Ouro.

São Jorge foi um soldado cristão do Império Romano no século IV. Quando o imperador Diocleciano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou são Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica. Mas o santo também está envolvido em algumas lendas.

Por que 666 é considerado o número da besta?

Porque na Bíblia (texto de João, no capítulo 13 do livro Apocalipse) ele é citado como o "número do monstro". O documento descreve uma besta-fera parecida com um dragão, com chifres de cordeiro, poderes maléficos e características violentas e ameaçadoras. Segundo interpretações de estudiosos, o 666 seria o código secreto com que os cristãos do primeiro século poderiam identificar o Anticristo - um monstro humanizado que viria ao mundo para dominá-lo e tocar o terror. Sua chegada seria anunciada, de acordo com os escritos, com a abertura do sexto selo, o tocar da sexta trombeta e o derramamento da sexta taça. Ainda segundo especialistas em teologia, não dá para ter certeza de que o número original era 666 pois em manuscritos muito antigos do Apocalipse, ele aparecia como 616. (Heloísa Noronha)

Quem foram os druidas?

Os druidas formavam uma classe poderosa dentro da sociedade celta – povo que, há 3 mil anos, habitava territórios onde hoje estão Reino Unido e norte da Espanha, de Portugal e da França, na Europa. Todos esses povos compartilhavam um mesmo tronco linguístico e alguns traços culturais. Dentre as diversas funções dos druidas na sociedade, as principais eram como intelectuais e conselheiros. (Olívia Fraga)

O que é a cientologia?

É um conjunto de crenças e práticas criado em 1954 pelo norteamericano l. ron Hubbard (1911-1986), autor de livros de ficção científica. Entre os principais objetivos da entidade está o surgimento de uma civilização sem insanidade, criminosos e guerra, na qual o homem prosperaria e seria livre para se elevar em sua verdadeira natureza espiritual. Mas esqueça-se da imagem de igreja convencional. Os prédios abrigam amplas salas de estudo e displays interativos que explicam os princípios da instituição. No local, ministros tiram dúvidas de fiéis e curiosos e sugerem a participação em cursos – no Brasil, o mais procurado é sobre como superar os altos e baixos na vida. Atualmente há mais de 10 mil igrejas, missões e grupos em 165 países. Por aqui, são três endereços, todos na Grande São Paulo. (Karina Bueno)


12

TJATAÍ - 22/10 a 05 de NOVEMBRO/2013

ESTADO/REGIÃO

OBRAS

Governador vistoria obras em Goiânia

O

EDUARDO FERREIRA

DIVULGAÇÃO

Araí Assis: “Um país só alcança o progresso quando houver crianças felizes”

Vereadora realiza tarde de alegria para as crianças Governador visita viaduto da GO-060, saída para Trindade

rodovia que dão acesso ao Madre Germana. Em seguida, visitou as obras da Escola Padrão Século XXI do Setor Pontal Sul e, na sequência, a Avenida da Paz, em Aparecida de Goiânia. Após vistoriar as obras do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química ( Cedreq) de Aparecida de Goiânia, o governador retornou à capital, para vistoria da duplicação da GO020, saída para Bela Vista, pas-

sando depois pelo Autódromo Internacional de Goiânia, cujas obras de reconstrução tiveram início na semana passada. Por derradeiro. O governador visitou as obras de duplicação da GO-403, saída para Senador Canedo. Segundo o presidente da Agetop, Jayme Rincón, “O governador Marconi Perillo realizou, o maior volume de obras da capital em toda a sua

história”. Hugo 2 O governador demorou-se na visita ao Hugo 2, cujas obras estão avançando freneticamente. Junto com o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, Marconi percorreu todas as dependências dos edifícios que vão compor o complexo hospitalar. O prédio principal, de cinco andares, já está na última lage. (Goiás Agora)

FAJA

Cursos foram bem avaliados pelo MEC Diretor da Faculdades Jataiense (FAJA), professor Evaristo Anania de Paula, comenta os resultados recentes do ENADE. Segundo ele, os cursos ministrados pela FAJA foram muito bem avaliados Notícia Extra - Professor Evaristo, qual é a importância dos resultados do ENADE? PROFESSOR EVARISTO - O resultado do ENADE é um dos componentes do Ciclo Avaliativo do MEC em relação às faculdades brasileiras - nesta fase são os alunos os avaliados, ou seja, o seu grau de conhecimento adquirido durante o curso a que se submeteram, mesmo porque dirigido a alunos formandos. As outras formas de avaliação são através das visitas no local dos cursos e nos questionários que as instituições de

ensino preenchem e enviam anualmente ao MEC.

DIVULGAÇÃO

Notícia Extra - Qual o significado de uma nota três no ENADE para a instituição de ensino? PROFESSOR EVARISTO Significa que seus alunos foram bem avaliados e respondem eficientemente as questões que lhes foram formuladas quando das provas. Uma nota três da à faculdade um conceito muito bom perante ao MEC e no nosso Cursos ministrados pela FAJA devem ser reconhecidos em breve pelo MEC caso em particular é um forte indicativo de que nossos cursos nhecido em breve pelo MEc, o Jataí poderá dentro em breve serão reconhecidos. que dará oportunidade para o realizar o seu grande sonho de registro dos diplomas dos poder tornar uma das mais Notícia Extra - Então em alunos já formados. Quanto ao novas forças da educação de terbreve os cursos serão reconheci- Tecnólogo em Gestão Comercial ceiro grau em nossa cidade que dos? e de Vendas, que já tem visita caminha a passos largos para se PROFESSOR EVARISTO - programada pelo MEC para este tornar uma referência em eduSim, o processo de reconheci- final de mês, agora com a nota cação e polo estudantil no intemento do Curso de Ciências três, com certeza também será rior goiano, oferecendo cursos Contábeis que já foi vistoriado e reconhecido e dentro em breve presenciais de qualidade e com obteve indicação para reconhec- os diplomas já expedidos garantia de formação de exceimento, agora com a nota três do poderão ser registrados. Assim a lentes profissionais para o merENADE com certeza será reco- FAJA a mais nova faculdade de cado de trabalho.

SOLIDARIEDADE

Moradores do Jardim América promovem festa para as crianças Para comemorar o Dia das Crianças, alguns moradores do Setor Jardim América, em Jataí, promoveram no ultimo dia 13 de outubro, num domingo, uma animada confraternização para as crianças e jovens daquela região da cidade. O evento teve a organi-

SERRANÓPOLIS

zação das senhoras Marinalva Barbosa e Juscélia Bento, que contaram com o apoio de demais vizinhos do setor. Alguns vereadores, entre eles Vinicíus Luz, Gênio Eurípedes, empresários jataienses também contribuíram com a realização do evento.

Sob o tema "Acreditando que um país só alcança o progresso quando houver crianças felizes", a Vereadora Arai Assis Barros (PSD) de Serranópolis/GO, promoveu no domingo, dia 06 de outubro, as 13:00hs, no Complexo Poliesportivo do Ginásio de Esportes Candango, uma tarde de alegria em comemoração ao "DIA DAS CRIANÇAS", com muitas brincadeiras, presença de palhaços, turma da disney e trenzinho da alegria, touro mecânico, tobogã, camas elásticas e outros. A vereadora Araí, que vem desenvolvendo um trabalho sério junto ao Legislativo municipal, voltado exclusivamente para o bem

de todos em Serranópolis, teve a iniciativa deste evento e contou com o apoio de empresas como a Energética Serranópolis, da Prefeitura e da Câmara, Fazenda Flamboyant e comerciantes do município. “Agradeço aos empresários, pois sem a efetiva contribuição destes, as crianças possivelmente não poderiam ter contado com esta tarde tão repleta e festiva”, disse Arai. Foram muitas crianças presentes o tempo todo ao evento, bem como pais e responsáveis, divertindo e passando momentos agradabilíssimos. Fonte: SERRANOPOLISEMFOCO

São Simão recebe troféu Prêmio Top Turismo O troféu PRÊMIO TOP TURISMO – GOIÁS 2013 é um reconhecimento formal da revista TURISMO BRASIL a todos os municípios de Goiás que tem potencial turístico no estado para que todo Brasil possa descobrir, visitando e desfrutando das belezas locais de cada um. No final do mês de agosto, o Presidente Exe- O prefeito Márcio (E), recebeu cutivo da revista, Gui- o prêmio em seu gabinete lherme Bentes, esteve no Simão fica lisonjeado com a gabinete do Prefeito de São homenagem e a prefeitura Simão para fazer pessoal- não medirá esforços para mente a entrega do troféu. manter a tradição de muniSegundo o prefeito, Márcio cípio com potencial turístiVasconcelos, o povo de São co.

Em Rio Verde, Marconi elogia o Notícia Extra! Durante um evento em Rio Verde, no sudoeste goiano, o governador Marconi Perillo, ao receber a edição 14 do jornal Notícia Extra, teceu comentários elogiosos ao periódico sudoestino. "O jornal é um impresso sério, bonito e arrojado. Estive em Jataí há poucos dias, recebi alguns exemplares e tive a oportunidade de lê-los durante meu retorno à capital. E hora recebo a nova edição do jornal, que destaca a nossa visita e a nossa conversa produtiva com o prefeito jataiense Humberto Machado. Foi muito feliz e bem colocada essa foto da capa!". Segundo o governador, o jornal vem à somar para a comunicação impressa em Goiás. Vilmar Rocha - Na manhã seguinte à este even-

to, o Secretário - Chefe do Gabinete Civil do Governo de Goiás, Vilmar Rocha, recebeu os diretores do jornal num café da manhã, no Hotel Gelps, em Rio Verde. Na oportunidade, Vilmar fez uma prestação de contas detalhando as ações e parcerias do governo estadual na região sudoeste. Também elogiou a qualidade do periódico.

DICULGAÇÃO

governador Marconi Perillo vistoriou no dia 21, obras do Governo do Estado de Goiás em execução no município de Goiânia. O governador esteve em 10 canteiros de obras inspecionando de perto o andamento dos trabalhos e indagando a engenheiros e empreiteiros sobre detalhes técnicos. Marconi esteve o tempo todo acompanhado do vice-governador José Eliton Jr., do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas, Jayme Rincón, e de vários secretários de estado. Um grande número de deputados e de vereadores goianienses acompanhou o governador em suas visitas. A programação teve início às 9 horas e terminou por volta das 16 horas. Começou pelo Hospital de Urgências da Região Noroeste – o Hugo 2 – na saída para Inhumas. Dali o governador e sua comitiva partiram para o trevo da GO – 070, prosseguindo, na sequência, até o novo trevo da GO – 060. Depois o governador percorreu o trecho duplicado da GO 040, saída para Aragoiânia e vistoriou os viadutos sobre a

Marcos Grassi


TJataí, 22/10 a 05/11/2013

DIVERSOS TERRENO NO PORTAL DO SOL Vende-se terreno medindo 12x25 metros, na Rua PS, 07, quadra 32, lote 17, Residencial Portal do Sol I, próximo ao Fórum. Tratar nos fones 3631-1709, 9606-4148 (Vivo), 8453-0096 (Oi) ou 8106-7620 (Tim). Vende-se dois lotes na av. Rio Doce Vila Palmeiras, medindo 12x30 cada um. Valor a combinar. (64) 9947-8181 Aluga-se casa, 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, forrada, na Rua Inácio José de Melo 1790 - Santa Maria. Fone: (64) 8117-9692, com a Luzia. Compra-se lote no Portal do Sol, (parte mais alta). Falar com Alexandre (64) 96118984. Aluga-se uma casa no setor Colina, com 3 quartos, 2 salas, banheiro, área de serviço, garagem para um carro, interessados falar com Edinalva Fone: 9949 5777 após as 13hs. Troca-se casas por Chácara ou Fazenda 2 casas em um só lote no setor Jadirm Paraíso Av:Sul, nteressados falar com Kárita Fone 9965 4021. Vende-se uma casa na Rua Deputado Manoel da Costa Lima no Setor Jardim da Liberdade n° 296, ela contem 4 quartos , 2 banheiros , sala, cozinha,na Cerâmica interessados falar com Abadia Fone 3636 8421. Vende-se uma casa na Rua Alameda do Pecuarista no Setor Granjeiro, ela contem 3 quartos , 2 banheiros , sala, cozinha, área de serviço, forrada com Cedrinho, interessados falar com Manoel Fone 9989 0273.

Veiculo no Negocio Interessados Falar com Antônio Fone 9997 8117. Vende-se um apartamento no residencial dos ipês em frente o caíque 3 quartos sendo um suíte, armários embutido, quitado, ou ágil 1.630 reais a prestação , garagem para um veiculo interessados falar com o Junior Fone: 9998 2403 e troca por casa também. Vende-se casa residencial com 2 quartos, garagem para cinco carros, meia água de 3 comados nos fundos, fruteiras no quintal no setor Dom Abel na rua Francisco Nogueira Nº 85 interessados falar com o Neto Fone.: 9654 5733. Vende-se um lote na vila Fátima na Rua Inácio Jose de melo esquina com a 102 fone 3636 8552 valor de 180 mil reais interessados falar com a Maria abadia.

Joaquim Vilela nº 1237 Próximo a Saneago fone 9954 8861. Aluga-se cômodo com Banheiro para moças ou senhoras. Rua Dom Pedro II nº 534 Centro fone 9618 0760. Vende-se um lote no portal do Sol medindo 12 metros de Frente por 25 metros de lados, no asfalto devidamente quitado valor 55 mil reais interessados falar com Soneca Fone.: 9606 3100. Vende-se uma casa no Estrela D´alva contendo 8 cômodos toda na cerâmica, murada, garagem para um carro, escriturada. Av.: Pedro Ferraz ao lado do posto de Saúde interessados falar com Suair. Vende-se uma casa na rua José Inácio de Melo, esquina com a rua São Paulo com 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço, garagem, toda murada, na laje e com cerâmica. Interessados falar com Didi fone.:3636 6983 valor 90 mil reais. Aluga-se - Prédio na Dorival de Carvalho nº 1571 esquina com Minas Gerais, abaixo da

Vende-se uma casa com três quartos, sala, conzinha, banheiro, área de serviço, entrada para veiculo, lote de 12.5 por 30 murado, o imóvel é na cerâmica, pintura nova. Situado na Rua Vicente Oliveira Nº 355 Setor Dom Abel Interessado falar com o Antonio Fone: 9997 8117. Vende-se uma casa com 5 (cinco) quartos, 268 m² de área construída, piso em cerâmica, revestida, ponto comercial na av: Goiás interessados falar com a Maria Lucia Fone.:3636 6233

Aluga-se 2 Cômodos com Banheiro "dentro" Forrados situado na Rua Gumercindo Ferreira nº 162 Setor Santa Maria interessados Falar com Manoel Fone 9989 0273.

Vende-se uma casa no Setor Jardim Goiás Sala, cozinha ,2 quartos, banheiro, garagem para 2 carros Área de serviço, portão eletrônico. Interessados falar com Kleiber Fone: 9952 6633.

Vende-se uma casa no Bairro Dom Abel com Três Quartos, Sala, Cozinha, área de serviço, pintura nova, cerâmica, garagem, quintal Murado. Rua Vicente Oliveira nº 355 Setor Dom Abel, no asfalto Valor de 120 Mil Reais e pega

Vende-se uma casa com Dois (2) quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço,quarto com banheiro, forrada , cerâmica, espaço para quatro (4) carros, barracão nos fundos Preço de ocasião. Rua capitão Francisco

Vende-se - Uma Fazenda com 282 alqueires, terra mista no município de Mineiros, boa de água , 50% formada com georreferenciamento , interessados falar com Cecília fone: 9653 3887 Vende-se - Uma casa no setor colméia Park,Com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, despensa, área de serviço, forrada, cerâmica, quintal murado. Interessados falar com Djalma fone 9652 9525 Vende-se - Um Apartamento no Residencial dos Ypês saída para Caiapônia , 03 Quartos sendo um suíte, Armários Embutidos, Garagem para 1 Veículo. Vende quitado ou ágio, prestações de 1.630 Reais, também troca

por casa .Interessados Falar com Júnior Fone: 9998 2433. Vende-se - Uma Casa no Setor Centro, 03 Quartos, Edícula nos fundos, rua Benjamim Constant. Interessados ligar Fone: 8411 5854. Vende-se - Uma Casa no Setor Vila Fátima, 03 Quartos, Sala, Garagem para 3 Carros, Cerâmica, Forrada, na Rua Dep. Honorato de Carvalho nº 3154, valor 215 Mil Reais. Interessados Falar com Ilma Fone: 8408 2234. Vende-se - Um Lote no Setor Morada do Sol, Próximo ao Barcelona. Interessados Falar com Jeziel Fone: 9623 8302 Vende-se - uma Casa no Setor Estevão, 03 Quartos, Sala, Copa, Cozinha, Garagem para 2 Carros. Interessados Falar com Isaura Fone: 3636 5461 ou 9977 2539. Vende-se - Uma Casa no Setor Bela Vista, 132 metros Quadrado de construção, 4 Quartos, 2 Banheiros, sala, Cozinha, Área de serviço, forrada, Fruteiras no Quintal. Interessados ligar fone: 9653 3562 ou 3636-5356.

COMUNICADO Centro de Controle de Zoonoses O Núcleo de Vigilância Epidemiológica através do Centro de Controle de Zoonoses gostaria de informar a todos os proprietários de cães e gatos acima de 03 meses de vida que contamos com uma equipe de vacinador e entregador de vacina na POLICLÍNICA (antiga OSEGO Praça Lambari) de segunda a sexta, das 07:00h ás 17:00h e no CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES também de segunda à sexta, das 07h30min as 10h30min e das 13h30 min até as 16h30min para vacinar e/ou promover a entrega da vacina aos animais que não foram imunizados no dia "D" da Campanha Anti-Rábica Animal. Não esqueçam os cartões de vacina do animal caso o tenha. Lembramos que a Raiva é uma ZOONOSE letal, transmitida ao homem pela mordedura, arranhadura ou mesmo lambedura de mamíferos doentes. Por isto, proprietários, é fundamental que todos os esforços sejam feitos para que seus animais recebam a dose de vacina que é de graça. Contamos com o apoio de toda a população jataiense para continuarmos livres da RAIVA.

MARIUTON MARQUES SILVA CNPJ/CPF:908.302.371-00 Torna público que RECEBEU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jataí, a Licença Ambiental de Instalação e Funcionamento, com validade até 18/10/2015 para atividades de Extração de Areia. Situado na Fazenda Campos Bonsucesso, lugar denominado Bonsucesso, Rodovia BR-158, Entrada da Onça, 6 km do Lago Bom Sucesso, Zona Rural, Jataí-GO. FOI DETERMINADO O CUMPRIMEIRO DAS EXIGÊNCIAS CONTIDAS NAS NORMAS E INSTRUÇÕES DE LICENCIAMENTO DA SMMA.

Praça Lambari, 1 cômodo comercial e um apartamento com 2 quartos e garagem valor do aluguel 1500 cada, aluga separados interessados falar com Barsa fone: 9988 3170 Vende-se - Uma casa no setor Jardim da Liberdade com 2 quartos, sala , área de serviço, garagem e cozinha, valor 50 mil reais. Interessados fone: 9958 7390

VICENTE DE PAULO MARTINS CARVALHO AVIÁRIO CNPJ/CPF:054.573.511-49 Torna público que REQUEREU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jataí, a renovação de Lecença Ambiental de Funcionamento (LF), para a atividade de avicultura - frango de corte. Situado na Fazenda Boa Vista do Rio Claro, Rod. GO-184, sentido Jataí/Serranópolis km 12 à esquerda por mais 23 km de terra, Zona Rural, Município de Jataí-GO. FOI DETERMINADO O CUMPRIMEIRO DAS EXIGÊNCIAS CONTIDAS NAS NORMAS E INSTRUÇÕES DE LICENCIAMENTO DA SMMA.

13


BASQUETE

14

TJataí, 22/10 a 05/11/2013

"Uma cidade feliz consigo mesma sabe valorizar suas conquistas e tem força para enfrentar seus problemas"

GOIANÃO JUDÔ

Judocas de Jataí conquistam

medalhas no Goianão 2013 C om uma delegação composta de por 33 atletas a equipe Jataiense de Judô Wider Santos (Projeto Judô Para Todos), participou, no último final de semana, em Anápolis, da Sétima Etapa do Campeonato Goiano de Judô válido pelo ranking do Estadual 2013, conquistando um total de 11 medalhas. A competição disputada em todas as classes de idades, reuniu 24 clubes e academias filiados a Federação Goiana de Judô (FEGOJU) no Estado de Goiás, com representantes das cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Inhumas, Itapuranga, Goiânia, Jataí, Pirinópolis, Rio Verde, Valparaíso de Goiás, entre outras. O evento contou também com a participação de clubes do Distrito Federal, reforçando o nível técnico da competição. A Academia Wider Santos, com o Projeto Judô Para Todos, conta com o apoio da Prefeitura de Jataí, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Santos (Máster); para o desenvolvimento de suas ativi* Vice-Campeões: Matheus Morais dades, sem ônus para os alunos, e par- (SUB-13) e Leonardo Ortega (SUB-15 e ticipação das competições. SUB-18); * Terceiros colocados: Kaiky RESULTADOS Caldeira de Moura (Mirim), Eloisa * Campeões: Maria Eduarda Costa e Prado e Daniel Sandraque (Infantil), Paulo Leoar (Mirim), e Dieter dos Carla Silva Lima e Victória Amaro (SUB-

13), Maikon Nascimento, Jeferson da Silva, Gabriel Rocha (SUB-15); * Quintos Colocados: Pedro Henrique, Kaian Dutra, Maycon de Jesus, Anthony Andrade, Anthony Silva Lima e Tiago Garcia (Infantil), Caio Sousa Lima, Laura Almeida, Nayane Guimarães, Jacqueline Silva Lima (SUB-

13), Gustavo Dias Belo e Ítallo Macedo (SUB-15), Thalithon Gonçalves e Maykon Douglas (SUB-18); * Sétimos Colocados: Rian Dutra, Pedro Leoar e João França (Infantil) Reiner Santana, David Prado e Gustavo Nascimento Silva (SUB-13). (ASCOM - SEMEL)

Equipe jataiense conquista Copa Mão na Bola A equipe de Basquetebol da AABB de Jataí, sagrou-se campeã da 10ª edição da Copa Mão na Bola, realizada na cidade de Rio Verde, no decorrer do mês de setembro do corrente ano, que contou com a participação equipes das cidades de Acreúna, Goiânia, Jataí, Quirinópolis e Rio Verde. Na grande final a jovem equipe da AABB de Jataí, comandada pelo técnico Juscelânio Prado, venceu a equipe do Goiás E. C. por 64 a 48, em uma partida definida no último quarto do jogo. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer José Carlos, cumprimentou e parabenizou ao técnico e a todos os atletas pelo empenho durante os treinamentos, além de muita garra e determinação durante os jogos, que mais uma vez brilhou nas quadras, conquistando mais um título importante para a nossa cidade. A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Jataí, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com fornecimento de material esportivo e o transporte para participação de eventos esportivos. (ASCOM - SEMEL)

PFC PARDAL FUTEBOL CLUBE CAMPEÃO DA IV COPA HEINEKEN AABB 2013

Resultado: PFC 4 x 0 Realmatismo


15

TJataí, 22/10 a 05/11/2013 DIVULGAÇAO

DIVULGAÇÃO

Os tempos continuam trazendo as mudanças necessárias para que o caminho fique livre e você possa dar andamento aos seus projetos. A Lua ainda em Libra continua movimentando seus relacionamentos. Só fica o que for verdadeiro.

DIVULGAÇAO

Nesta foto - feita no final da década de 60 o então correspondente do jornal A Folha de São Paulo, Evaristo Anania de Paula, num bate-papo com o cantor Roberto Carlos, durante uma apresentação do artista na cidade de Barretos-SP.

O grande cantor Amado Batista, ao lado da linda Michelle Bouson. Michelle é repórter e apresentadora da TV Brasil Central, em Goiânia. DIVULGAÇAO

A linda Bruna Vieira escritora e blogueira do Depois dos Quinze, no lançamento do seu segundo livro, DE VOLTA AOS QUINZE, no BH Shopping, na capital mineira. A foto é do amigo Marcelo Santos, da Criart Fotografias.

O momento pode envolver muita confusão e malentendidos, especialmente em seus relacionamentos. Portanto, preste atenção no que fala e faz. Assegure-se também que está entendendo tudo o que tem recebido neste dia. Sem julgamentos.

DIVULGAÇÃO

Astral ainda tenso com algumas mudanças acontecendo e outras a caminho, especialmente no relacionamento com filhos e nos romances. Tempos de mudanças sempre causam estresse e vale a pena olhar com mais cuidado para sua saúde.

Um registro de dois grandes nomes em Goiás: empresário Junior Friboi e o prefeito de Jataí, Humberto Machado, ambos do PMDB. DIVULGAÇAOASSESSORIA DO GOVERNADOR

Pedro Campos, médico veterinário e Edineli Campos.

DIVULGAÇAO

DIVULGAÇÃO

A Lua ainda em Libra continua trazendo pressão à sua vida doméstica e aos relacionamentos em família, mas isso dura somente mais alguns dias. Procure entender que algumas mudanças devem ser feitas e devem começar por você.

Seu regente continua sob pressão e trazendo à tona a consciência de que algumas mudanças devem ser feitas, especialmente em seu caminho de vida. Uma mudança radical que envolva uma viagem pode acontecer.

Quando te perguntarem, onde você está em plena segunda-feira, diga que está no trabalho!

Astral ainda bastante pesado envolvendo diretamente seu signo traz mudanças, quer você as queira, quer não. É hora de enfrentar tudo o que não está de acordo com suas necessidades emocionais e dar um basta. Preste atenção às suas emoções.

COSTELA ASSADA NO FORNO INGREDIENTES

1 kg de costela 2 dentes de alho 1 cebola 3 colheres de azeite 1 limão 1 pitada de orégano 1 pitada de pimenta do reino 1 pitada de manjerona 1 pitada de alecrim 1 pitada manjericão 1 pitada de tomilho 1 folha de louro Sal grosso Papel alumínio

MODO DE PREPARO

Em uma forma coloque papel aluminio por baixo, em seguida coloque a costela temperada com sal grosso a gosto 2. Em um recipiente misture todos os temperos no suco de limão 3. Mexa bem, reserve 4. Na costela pique os alhos e a cebola em rodelas, coloque por cima da carne, despeje o azeite por cima também 5. Agora despeje o suco de limão com os temperos na carne, embrulhe toda a carne com o papel e espere 30 minutos 6. Leve ao forno pré-aquecido, deixe por 1 hora 7. Depois tire o papel e deixe por mais 30 minutos 8. Servir com um delicioso arroz e uma salada de rúcula

ÁL

DIVULGAÇÃO

Maria Clara

BU

MD

EF AM

ÍLIA

Repórter e apresentadora Liliane Assis (TV Jataí), jornalista Rogério Rodrigues e também a repórter e apresentadora Larissa Oliveira (TV Rio Claro)

O Governador dos goianos, Marconi Perillo, transformou Goiás num grande canteiro de obras. Um dos grandes nomes de seu governo é Jayme Rincón, homem de confiança de Perillo. Rincón, que revolucionou a AGETOP, recentemente assumiu um novo desafio: é o novo chefe da AGECOM. O anúncio foi feito pelo próprio governador através de seu Twitter!

Nesta fase algumas mudanças positivas podem acontecer, no entanto, você deve manter seus pés bem firmes no chão. A tensão está no ar, mas você pode reverter a situação com discernimento e racionalidade. Preste atenção em você.

A pequena jataiense que brilhou em Salvador/BA Filha do médico Rui Carlos e de Dulce Assis, a pequena Maria Clara Nassar Ferreira, descobriu ainda nos primeiros anos de vida, que tinha um talento nato para desfilar. Nem a timidez natural de uma criança, ofusca o brilho dela, que desfila como uma verdadeira profissional. A mãe, que pensa muito no futuro da filha, sempre tem ficado atenta quanto à conciliação dos ensaios e dos estudos da garota. Maria Clara cursa o 2º ano do ensino fundamental e pretende continuar os estudos para dar muita alegria e orgulho aos seus pais. No último dia 18 de agosto, a menina Maria Clara participou do Miss Brasil Mirim, realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, capital bahiana. Ela se destacou entre as principais finalistas, o que é um grande orgulho para Jataí e também para Goiás. Maria Clara agora ousa uma realização ainda maior: Participar do concurso Miss Universo Mirim, que acontecerá no Equador, em data ainda a ser definida. Sucesso pra você, Maria Clara!

Seja racional e não permita que emoções confusas tomem conta de você. As mudanças acontecem você querendo ou não, portanto, deixe as coisas fluirem. Sua saúde pede um pouco mais de cuidados. Procure relaxar.

Algumas amizades podem ser questionadas nesta fase, especialmente uma, que envolve sentimentos mais profundos. O momento pede sensatez e reflexão, antes de tomar qualquer attitude. A tensão continua por alguns dias.

Você tem sido pressionado diretamente por planetas poderosos e deve observar atentamente tudo o que deve ser mudado em sua vida profissional e metas. As mudanças ocorrerão de qualquer maneira, portanto, esteja consciente delas.

Você precisa parar para refletir sobre seus projetos mais ousados, aqueles que podem mudar seu estilo e filosofia de vida. As mudanças acontecerão de qualquer maneira, portanto, segure firme a direção de seu navio.

Você deve entender que, quando chega a hora de mudar, você não vai conseguir manter as coisas no lugar que sempre estiveram. O Universo dá o sinal. Se você entender, prepare-se para ser guido. Caso contrário, pode sofrer.


16

TJataí, 22/10 a 05/11/2013

Notícia extra 15  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you