Língua Portuguesa | 3º Ano | 1º Bimestre - Versão professores

Page 61

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA - CADERNO DO PROFESSOR

págs. 47 e 48

sinais de pontuação

21 A análise de sinais de pontuação é muito potente nas situações de revisão de textos, sejam aqueles produzidos pelos alunos, sejam modelos colocados em discussão. Isso porque a pontuação está muito mais vinculada ao que se pretende dizer ao leitor, à forma como se espera que ele interprete o texto, do que a normas. Há casos em que mais de um sinal seria pertinente, sem que haja um certo e um errado. Aqui, porém, as propostas são de caráter disparador, promovendo observações mais normativas sobre o uso do sinal de interrogação em perguntas e do de exclamação sempre que se deseja que a entonação cause um conjunto de impressões no leitor, tais como medo, espanto e admiração. Aprender a pontuar textos não é algo que esse conjunto de atividades irá assegurar aos alunos. Por isso, as

revisões têm enorme importância. Este bloco de atividades pode ser encaminhado pouco antes da revisão dos textos de Você Sabia? da sequência Jogo da memória e mural de curiosidade (atividade 3B). Assim, é possível solicitar que insiram o sinal de interrogação ao final dos textos. A observação e a análise da pontuação são mais adequadas aos alunos leitores, com escritas alfabéticas. Porém, em se tratando de atividades iniciais, podem ser encaminhadas com toda a classe, embora não se possa esperar que todos compreendam igualmente o uso dos sinais e os incorporem. Nesta atividade, procure formar duplas que unam colegas mais experientes: crianças com escrita silábica com aquelas com escrita alfabética. Não faça uma leitura artificial ou exagerada, do ponto de vista da entonação.

Leia as frases de forma usual. Proponha, então, que as duplas respondam às duas perguntas da atividade. Sempre que as crianças explicitarem dúvidas, você poderá ler novamente as duas frases. As respostas podem ser variadas, a depender do que cada dupla conseguiu perceber. Os alunos podem responder sim, por causa da entonação da pergunta, ou não, pois não perceberam diferenças. Quando as crianças finalizarem a tarefa, encaminhe uma discussão coletiva procurando identificar e registrar as diferentes escritas explicitadas por elas. É importante guardar esse registro para retomá-lo posteriormente. Lembre-se de que essa é uma atividade inicial, disparadora de primeiras observações acerca dos dois sinais de pontuação e não é necessário que cheguem, já, a uma conclusão próxima da norma culta.

1º BIMESTRE

61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.