Issuu on Google+

Jornal interno das Lojas Pompéia

Set/Out • nº 32

BASTIDORES

tudo o que acontece an tes da inauguração de uma no va loja

EScola de moda

veja o que rolou no pompéia fashion weekend

SEMPRE MODERNO

APRENDA A PRODUZIR UM LOOK QUE NUNCA SAI DE MODA


| editorial |

| look do bimestre |

PAULO PIRES

Esforço coletivo Atualmente, a Pompéia tem 68 filiais estrategicamente instaladas em mais de 60 cidades do Rio Grande do Sul. Além do jeito acessível e democrático de vender moda, é esta ampla abrangência que faz com que sejamos a maior rede de fast fashion do estado. Já temos unidades em todas as regiões gaúchas, mas queremos sempre mais. Nossa meta é crescer continuamente, levando a Pompéia a diferentes cidades e inaugurando cada vez mais filiais. Mas você sabe qual o principal ingrediente para que a abertura de uma filial seja feita com êxito? A cooperação entre todos os setores. E na matéria Especial contamos como cada setor trabalha para a abertura de uma nova unidade e como esse esforço coletivo é essencial para o sucesso. Por falar em sucesso, o Pompéia Fashion Weekend superou todas as expectativas e, mais uma vez, parou o centro de Porto Alegre em seus três dias de atividades. Desfiles, ambientes de beleza e relax e diversas ações da Escola de Moda encantaram os clientes e participantes. Tudo isso você confere em detalhes na nossa matéria sobre o evento. Inspirados por tantas tendências que foram apresentadas na filial 29 durante o PFW, os colaboradores de lá capricharam no Look do Bimestre e a equipe vencedora montou uma produção masculina com muito estilo e bom gosto. No Destaque desta edição, o consultor Lucas Primeira fala sobre a sua trajetória na rede e revela o segredo para trabalhar feliz. Recentemente, a filial da Assis Brasil reabriu as portas em alto estilo e contamos um pouquinho da sua história na seção Nossa Loja. O final do ano já está chegando e a última edição do RH Notícias de 2012 será muito especial. Para isso, queremos contar com você, colaborador. Confira na última página como participar da edição de Natal. Quem sabe você não estará nas páginas do próximo jornal?

Elegante e confortável O homem moderno está cada vez mais interessado em moda. Foi essa a inspiração do grupo vencedor do Look do Bimestre desta edição do RH Notícias para montar uma produção moderna e versátil. Os vencedores do Look do Bimestre desta edição se inspiraram no homem moderno para compor uma produção ideal para o trabalho. Os colaboradores da loja 29, de Porto Alegre, Débora Vanessa da Costa, Dianes José dos Santos, Ieda Maria Soares e Kátia Regina Santos aproveitaram os três dias de programação intensa do Pompéia Fashion Weekend, inclusive os desfiles, para buscar nas referências de moda, ideias para a produção de um look formal masculino. “O PFW nos inspirou muito. Assistimos aos desfiles e vimos quantas composições legais podem ser feitas. Foi ótimo porque, agora, podemos usar isso na hora da venda e orientar melhor os nossos clientes”, destaca a vendedora Ieda. Dianes, fiscal, e único homem do grupo, buscou escolher peças que ele mesmo usaria. “Nossa intenção foi deixar o homem confortável e, ao mesmo tempo, elegante. Por isso, escolhemos um blazer para quebrar a informalidade. Assim, só tirando esta peça, a pessoa já fica pronta para sair do trabalho e ir para um happy hour ou uma balada”, explica. Inclusive, ele aposta nas cores vibrantes para a próxima estação, também para os homens: “Eu gosto muito de usar cores nas minhas produções, mas antes ficava com medo que as pessoas achassem esquisito. Após o PFW, eu vi que dá pra inovar e ficar bonito ao mesmo tempo”, confessa ele. O verde vibrante da camiseta também é uma das tendências destacadas por Kátia. “Esta cor, juntamente com a gola V, faz muito sucesso e é ideal para estações quentes”, aponta a vendedora, que escolheu um tênis para ampliar o conforto no trabalho. Já a crediarista Débora pensou no look como algo versátil. “Acho importante que as peças por baixo do blazer sejam mais casuais, como um jeans básico e uma camiseta. Desta forma, o homem se sente livre para frequentar qualquer local a qualquer hora, já que a composição é bem discreta”, finaliza ela.

Com afeto, Fernanda Ferrão Guimarães Diretora de Treinamento e Desenvolvimento.

FOTO PRETTO

ref. 28170

“É bom ser , mas, importante o , na verdade r é se importante bom.” e n, escritor Malba Taha brasileiro matemático

2

ref. 29926

Os colaboradores Kátia, Dianes, Débora e Ieda buscaram referências nos desfiles do PFW para montar um look masculino para o trabalho.

ref. 33730

ref. 35222


| escola de moda |

Pompéia Fashion Weekend

O RH Notícias traz para vocês tudo que rolou no evento mais esperado do ano das Lojas Pompéia, COLOCANDO a rede no centro da moda gaúcha. Entre os dias 13, 14 e 15 de setembro, as Lojas Pompéia apresentaram a nova coleção primavera/verão da rede em um evento superbadalado. Essa foi a quarta edição do PFW, que levou para o Centro Histórico de Porto Alegre um lindo time de modelos, uma excelente equipe de consultores, além da estreia da TV Pompéia, onde os fãs da rede puderam acompanhar ao vivo, pela internet, todas as atrações do evento que foi apresentado pela jornalista Milene Zardo. O mais legal foi ver tudo isso acontecer sem que a loja fechasse as portas para os seus clientes.

O que rolou

Quem circulou pela loja 29 durante os três dias de evento pôde participar do bate-papo e realizar consultorias com a Equipe de Moda Pompéia, que deu dicas de como montar diferentes combinações de looks. Os convidados também foram presenteados com o Espaço Beleza, onde puderam produzir makes lindos com maquiadores profissionais, e com o Ambiente Relax, onde os clientes desfrutaram de uma gostosa massagem durante todo o evento. De olho em uma das maiores tendências da atualidade, a sustentabilidade, clientes e convidados ganharam bolsas de lona produzidas com material de campanhas passadas.

Vitrine Viva

Um dos pontos altos do evento ocorreu logo no dia da abertura, quinta-feira: a Vitrine Viva. Modelos apresentavam para os espectadores os looks produzidos pela equipe de moda da rede. Além de desfilarem, os manequins vivos interagiram com os clientes em pedestais no interior da loja. Já na vitrine, duas modelos, que eram gêmeas, chamaram a atenção enquanto mostravam uma variedade de looks. O público lotou a Rua Vigário José Inácio, em pleno centro de Porto Alegre, para acompanhar de perto a ação elaborada pela Equipe de Moda.

Transformação

Outra ação que fez sucesso durante o PFW foi a transformação da cliente Ingrid Rodrigues. A jovem, de 21 anos, se inscreveu para participar do evento pelo Facebook e ganhou cabelo, maquiagem, massagem e, de quebra, um look completo da nova coleção das Lojas Pompéia. Com o auxílio dos consultores da Equipe de Moda da rede, Ingrid levou para casa uma produção perfeita para ela que não é muito de curtir a noite, mas que não dispensa uma esticada depois do trabalho para uma saída com os amigos.

Na passarela

Os desfiles desta edição mostraram em primeira mão as novidades da Pompéia para a estação quente. Todas as novidades que irão circular nas ruas na estação do calor foram mostradas em três desfiles em uma passarela que cruzava o ambiente interno da loja, parte do projeto de cenografia criado especialmente para o PFW. As principais apostas que puderam ser conferidas foram os comprimentos mullet, as cores fluo e as estampas tropicais, além dos queridos paetês, que iluminaram a passarela. Para apresentar a coleção feminina, a presença da então Miss Brasil gaúcha Priscila Machado tornou o evento ainda mais especial. Já a coleção masculina contou com modelos entre 18 e 50 anos, mostrando que na Pompéia todos têm vez.

Quatro anos de sucesso

Com tantas atrações, mais uma vez o PFW foi um sucesso e se consolida na agenda de moda na capital gaúcha. Ano que vem tem mais!

3


| especial |

Bastidores de uma nova Pompéia Você já pensou em como é o processo de inauguração de uma nova filial da Pompéia? A rede, que conta com 68 filiais, em mais de 60 municípios gaúchos, tem por objetivo crescer cada vez mais e, por isso, as inaugurações não param. E para que uma nova filial abra as portas em perfeitas condições e seja um sucesso, o ingrediente principal é o esforço coletivo entre todos os setores. Como todas as áreas são peças-chave neste processo, o engajamento geral é que dá o resultado final. Assim, a abertura de uma filial é o ponto alto de todo trabalho feito anteriormente. E você sabe como cada setor trabalha NA abertura de uma nova loja?

A estrutura

O começo de tudo se dá com um planejamento estratégico: é neste momento que se decide o rumo da empresa, avaliando o numero de lojas, regiões e formatos que se quer seguir. Depois de decidido o caminho, inicia-se a divisão de tarefas. O departamento de Vendas realiza algumas avaliações do ponto onde será instalada a loja. O setor faz os levantamentos necessários para que o local escolhido pela direção da empresa se torne uma nova filial. A partir do momento em que é definido o ponto de venda, iniciam-se as obras. Então, é feito um monitoramento para que tudo, desde instalações de hidráulica e elétrica, até a etapa de pintura e acabamento, fique de acordo com o definido pela empresa. Finalizada a obra, é a vez das equipes de montagem e de moda entrarem em ação. É hora de organizar as mercadorias juntamente com a nova equipe que se formou para


atender a nova unidade. Neste momento, a loja ganha uma identidade visual, por meio de vitrines, expositores e cartazes de preço. Nos bastidores, o envolvimento do Centro de Distribuição começa antes mesmo da abertura. É lá que se organiza a distribuição do mix de produtos, pois cada filial recebe um número específico de mercadorias, para que os clientes encontrem sempre tudo que precisam. A equipe de compras se envolve no processo de aquisição dos produtos e monitoramento do mercado da moda. Assim, eles entendem e acompanham o perfil de consumo da região da nova Pompéia. Depois disso tudo, entra em cena o setor de TI, responsável pela instalação de sistemas de automação, de comunicação e interligação de dados entre matriz e filial.Tudo para que nenhum dado se perca e que fique sempre muito bem estruturado. Responsável pelo controle de recursos a pagar e receber da empresa, o setor Financeiro também faz parte desse grande processo que é a abertura de uma nova loja.

A nova equipe e o visual

Para que os colaboradores estejam inteiramente capacitados para exercerem suas funções, todos passam por um treinamento na sede da Pompéia em Camaquã. Varias áreas, como RH, T&D e Crédito, se unem para organizar, em conjunto, o treinamento, que é direcionado para a função especifica dos novos colaboradores. Estas áreas são responsáveis pela construção da equipe e pelo acompanhamento dos novos colaboradores dentro da Pompéia. A área de marketing também tem uma participação efetiva no processo. Esta equipe se divide para cuidar tanto da parte do evento de inauguração quanto da produção e distribuição dos materiais de divulgação, como propagandas em veículos de comunicação e redes sociais.Tudo para que todos saibam que a Pompéia está chegando. Enfim, a abertura de uma nova loja é a consequência da união de muitas pessoas que, trabalhando em conjunto, fazem da Pompéia uma empresa cada vez maior!

5


| destaque |

| fique sabendo |

fotos: Evandro Aubin

Competência que vem de berço

Inspirado pelo pai e pelo tio, fazer parte da equipe da Pompéia deu a Lucas a chance de descobrir um caminho novo e muito feliz.

Crescer, evoluir, ter seus valores e capacidades reconhecidos é o desejo de todo trabalhador que integra a equipe de uma empresa que tem como política o investimento nos potenciais internos, assim como as Lojas Pompéia. No entanto, crescer profissionalmente não significa, somente, crescimento hierárquico. É isso que pensa Lucas Primeira, 28 anos, consultor de moda e destaque desta edição do RH Notícias. Ele conta que, apesar de estar há quase cinco anos na Pompéia, seu envolvimento com a empresa vem muito antes disso. Seu pai, que é o seu maior exemplo, integrou por anos o time de colaboradores da rede e foi ele quem ensinou Lucas a nunca temer o desafio e sempre empenhar nesse compromisso todo o esforço necessário. E foi assim que, de uma forma inesperada, teve a oportunidade de integrar a equipe de moda da rede, um caminho que ainda não tinha imaginado que pudesse seguir: “Estava participando de uma capacitação do GER e tivemos algumas lições com a Madeleine Muller, que ministra as aulas da Escola de Moda. Ela achou que eu tinha jeito para trabalhar com moda. Depois disso, acabei sendo convidado a integrar a equipe de consultores da rede. Foi uma surpresa”. Para ele, estar motivado e gostar do trabalho é o principal fator que o faz se dedicar às tarefas a serem desempenhadas. “Comecei como empacotador, mas nunca me neguei a nada, fazia de tudo um pouco. Estava sempre disposto pra qualquer coisa, desde pintar uma parede a lavar o chão”, conta. “O trabalho significa uma necessidade, mas por nos fazer evoluir, amadurecer e crescer em caráter e como ser humano. A maior recompensa não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” Para Lucas, trabalhar na Pompéia requer muito comprometimento e foco, somente assim o conhecimento poderá ser dividido com os colegas, assim como um dia foi dividido com ele.

Premiação Cota Premiada

Os gerentes que fecharam pelo menos três cotas de abril a agosto deste ano receberam como premiação um dia especial no Pompéia Fashion Weekend. Os 12 vencedores vieram a Porto Alegre, assistiram aos dois desfiles, aproveitaram a estrutura dos espaços de beleza e relax, almoçaram no Mercado Público e ainda conheceram a então Miss Brasil Priscila Machado.

Viagem Temporada do Tênis

Os vencedores da Temporada do Tênis também já receberam suas premiações. Eles passaram um final de semana em Farroupilha. A primeira turma aproveitou o passeio no dia 28 de setembro e a segunda em 19 de outubro. Os felizardos, que ainda conheceram o lugar onde foi realizada a filmagem de O Quatrilho, foram gerentes e subgerentes das 10 lojas que mais positivaram na temporada, o melhor vendedor de cada nível, o supervisor com mais crescimento de vendas e o coordenador de vitrine que teve a melhor vitrine da rede.

| rápidas | ref: 31942

Bate-bola:

Um look: Camiseta, bermuda e tênis. Um lugar: Minha casa. Alguém que inspira: Meu pai! Sempre foi um lutador. Por que é fácil ser fashion: Com a Consultoria de Moda da Pompéia é impossível não ficar mais fácil ser fashion! Ser mais Pompéia é: Estar sempre entre amigos, como uma verdadeira família.

6

Curso com Dudu Bertholini A consultora de moda da Pompéia Mariana Rodrigues participou, no final de agosto, de um workshop de Produção de Moda com um dos principais nomes da área no Brasil, o consultor e estilista Dudu Bertholini. O curso contou com conteúdos teóricos, noções básicas sobre moda e mercado brasileiro e atividades práticas que mostraram o trabalho do profissional em desfiles, publicidade e editoriais. “Fiquei muito feliz de poder participar deste curso. Percebi como a Equipe de Moda da rede está alinhada com o mercado”, conta Mariana que ainda ganhou um elogio de Dudu ao final do curso.


fotos: fast color

| nossa loja |

A nova - e moderna - filial 19 Reinaugurada há cinco meses, a Pompéia da Assis Brasil ganhou ares de modernidade que motiva clientes e colaboradores todos os dias. Quando completou 23 anos, em maio deste ano, a filial 19 recebeu de presente uma bela e festejada reinauguração. Depois de passar por amplas reformas, ela reabriu as portas com muito mais conforto e tecnologia agregados à loja, localizada no coração da Zona Norte. Segundo Ana Cristina Vogelei, gerente da filial há dois anos, o resultado do investimento não poderia ser outro: “A equipe está mais motivada por trabalhar em um local moderno, bonito, bem iluminado e com uma estrutura cada vez mais adaptada às necessidades dos clientes”. Isso porque, com a reinauguração, a Pompéia da Assis Brasil também ganhou uma novidade: um elevador para trazer mais conforto e melhor atender aos clientes. “Como trabalhamos durante a reforma, ficávamos na expectativa de ver tudo pronto logo, mas fomos surpreendidos. A proposta da loja é ainda mais bacana do que imaginávamos, o ambiente é muito acolhedor”, afirma Ana Cristina.

nas Sucesso , as novelas peças em tão s paetês e do dominan as ruas. ref. 34844

Unidos da Zona Norte

Com uma equipe de 30 colaboradores para atender o público da principal avenida da Zona Norte de Porto Alegre, a filial da Assis Brasil se diferencia pela parceria e cumplicidade da equipe. “É muito importante que todos se ajudem. É dando que se recebe. Isso funciona para tudo, para o bom relacionamento entre os colegas, com os clientes e para as vendas”, afirma a gerente. E o RH Notícias também desempenha esse papel: “O jornal é muito bom, pois ajuda a manter a equipe informada e porque dá ótimas dicas de como podemos oferecer o nosso produto ao cliente”. Com tanta sintonia, como essa receita poderia dar errado, não é?

Não perca em Porto Alegre

A vendedora Lissandra Rubel indica os parques da Zona Norte para tomar aquele bom e velho chimarrão no fim de semana. O maior evento do verão porto-alegrense também acontece por aqui: o desfile no complexo cultural Porto Seco atrai foliões de todo o estado. Para os dias chuvosos, o que não falta são cinemas espalhados por diversos shoppings localizados deste lado da cidade.

7


| homenageados e promovidos |

| espaço kids |

Ligue os pontos Homenageados setembro de 2012 5 anos de empresa Darleia Chies Eliane Cavalheiro Eloá Terezinha Fischer Lenice Diemer Lucas Santos Primeira Sandra Mara Ciocari Colombo Talita Centenaro Vanessa de Moura Pires

outubro de 2012 5 anos de empresa Fabiana Martins da Rosa Marilia Oliveira Rodrigues Paula Daniela Rodrigues Goes

10 anos de empresa Antônio Augusto Pereira Rodrigues Everaldo da Silva Silveira Fábio Reus Maciel Samuel Birhalz Moreira Dummer

No Espaço Kids desta edição do RH Notícias descubra o desenho que se forma quando os pontos são ligados e depois se divirta colorindo. 10 anos de empresa Claudia da Fontoura Ferrão Jane Maria Justen Laureci da Rocha Conde 25 anos de empresa Maria Helena Silveira da Silva Lucia Maron Braun

15 anos de empresa Paulo Denilson Bilhava Ferrão Vanderlei da Rosa Barbosa 20 anos de empresa José Alex Ramos Leal Luis Valdeir Meireles Vargas Marco Antônio Pitana Dias

Promovidos até outubro

expediente

Colaborador Ana Paola Rapach Glauber Meier Ricardo Marcos Vinicius Timm Alves Rene Dagomar da Silva Dada

Promovido para Gerente da Loja 68 – Shopping Total Gerente Loja 02 – Pelotas Gerente Loja 45 – Sapucaia Gerente Loja 59 - Portão

Projeto Editorial e Execução: Giornale Comunicação Empresarial Fone: (51) 3378-7100 Site: www.giornale.com.br

Direção Geral: Denise Polidori Direção Executiva Estratégica: Fernanda Carvalho Garcia Direção de Conteúdo e Jornalista Responsável: Roberta Muradás (MTB 9351) Coordenação da Publicação: Rosanna Ramos Redação: Júlia Silveira, Natalia Bitello e Rosanna Ramos Editoração: Fernanda Smaniotto Netto Fotos: Evandro Aubin e Renan Costantin

Esperando Papai Noel O fim de ano está chegando e é comum relacionar esta época com momentos especiais que marcaram nossas vidas e também com os pratos típicos que incrementam os festejos. Toda família tem uma receita com sabor que faz resgatar histórias felizes. Compartilhe com os demais colaboradores a sua receita especial de Natal e também o significado que ela tem pra você, enviando tudo para rejane.td@lojaspompeia.com.br. Quem sabe no próximo RH Notícias sua receita seja publicada.


Rhnoticias 32