Issuu on Google+

NÚME RO 2 3 | ABRIL / 2 01 6

FASHION Armani não fará mais roupas com pele de animais Pág. 12

PERFIL EMPREENDEDOR Empresário Sérgio Tricca conta sua história de sucesso Pág. 24

e agora?

População não se cala e vai às ruas na busca por justiça. P . 18 ág

Dilma e Lula na mira do maior escândalo do Brasil. P . 20 ág


fique por dentro lançamento do melhores do ano 2016

equipe DIREÇÃO Jean Pierre Anderson Luiz EDIÇÃO Jane Roderich redação Jean Hanzzer marketing Kethllen Roderich design e diagramação Oliver Pereira Colaboração Gabriela Valani Stephen Machug Fotografia Felipe Gonçalves

anuncie ou fale conosco 074 5400 2047 ou pelos emails

sales@nossalondres.com e info@nossalondres.com

As surpresas não param esse ano para nós e para vocês. Temos o prazer de anunciar que teremos novamente esse ano, a premiação mais famosa de Londres, os MELHORES DO ANO 2016. É por meio desse prêmio que os empreendedores são reconhecidos; afinal, um trabalho de anos precisa ser reconhecido. Somos muito felizes por fazer esse prêmio todos os anos e, o melhor de tudo, sabemos que você, empreendedor de Londres, fica feliz de ter seu trabalho reconhecido. A premiação, em si, será só em novembro,. Mas teremos o coquetel de lançamento da edição 2016 do prêmio, com muitas novidades e surpresas. Uma das surpresas da noite , além do anúncio dos concorrentes , é a festa de 2 anos da REVISTA NOSSA LONDRES. Celebraremos o aniversário da revista na noite de lançamento do MELHORES DO ANO, afinal, a MELHOR REVISTA não poderia ficar de fora da premiação. E você está sendo convidado: será dia 30 de maio, às 19:00 no Grace Bar, que fica no Picadilly Center, em Westminster. Não perca essa festa. Será linda e feita com carinho

Kethllen Ribeiro

gerente de marketing

CAPA Os personagens principais do Brasil, Dilma e Lula, ficam na mira de um povo quenão se cala e está cansado de tanta corrupção e que busca apenas seus direitos de cidadão e respeito pelo dinheiro suado de cada dia.

18


Dilma e Lula durante evento Divulgação

14

SAÚDE Saiba como reconhecer a psicopatia

32

ESPORTES O adeus ao lendário jogador Johan Cruyff

22

TURISMO Londres é eleita o melhor destino para viagens

42

AMOR & SEXO Quando conversar com seus filhos sobre sexo?

30

AGENDA Shows e muitos eventos para você curtir

65

VOUCHERS Ganhe descontos exclusivos em produtos e serviços

siga-nos no facebook

NOTÍCIAS, ENTREVISTAS, NOVIDADES. TUDO SOBRE LONDRES E O MUNDO. facebook.com/ revista nossa londres

www.nossalondres.com


Mãe, Amor princípio de tudo e sinônimo de

Nesta data especial, sortearemos

cestas 5 de café da manhã para a sua mãe, que serão entregues em qualquer parte do mundo.

(O sorteio será para todas as ordens de Abril e será realizado dia 2 de Maio)

Sendo sempre a sua parceira na realização dos seus sonhos! *GANHE 4 CENTAVOS A MAIS

na cotação do dia. Apresente este anúncio em qualquer uma das nossas lojas.

12

SORTEIO de INGRESSOS PARA O SHOW DO

Harlesden: 12 High Street, London, NW10 4LX - 020 8453 1675 Tooting Broadway: 198b Upper Tooting Road, London, SW17 7EW - 020 8672 9949 easyworldinternationalmoney info@easyworldinternational.co.uk

w6w w . e a s y w o r l d i n t e r n a t i o n a l . c o . u k

24 DE ABRIL

(Sorteio será realizado pela Easy World no dia 15/04)

www.easyworldinternational.co.uk

nossa londres magazine - abril/2016


Coquetel de Lançamento

SAVE THE DATE Dia 30/05 | a partir das 7pm | Grace Bar Celebração de 2 anos da REVISTA NOSSA LONDRES; Abertura das inscrições dos MELHORES DO ANO 2016; Homenagem aos ganhadores dos MELHORES DO ANO 2015.

Compra exclusiva pelo telefone: nossa londres magazine - abril/2016

074 5400 2047 7

NÃO FIQUE DE FORA DESTA FESTA! GARANTA SEU INGRESSO!


horóscopo

touro 21/04 a 20/05 Se as compras são uma forma de terapia, faça-as, mas não carregue consigo o cartão de crédito. Não está num período muito favorável na área profissional. Procure não negociar, nem tomar decisões importantes, pois poderão tentar ludibriá-lo através de falsas promessas. Embora amor e romance não sejam prioridades para você agora, estão lhe acontecendo, goste ou não. Saúde, energia, auto-estima e confiança são vigorosas durante todo o mês.

gêmeos

libra

21/05 a 20/06

23/09 a 22/10

Não se preocupe demasiadamente com o futuro, deixando de viver o dia-a-dia. Seja controlado e viva feliz. Não tome decisões das quais venha a se arrepender. A tendência que possui para criar situações de instabilidade na sua relação poderá trazer dissabores.

Será um mês bastante agitado e alegre. Não se esqueça de relaxar quando puder e dormir bem, para que possa recompor as energias. Você não terá dificuldades financeiras neste mês em relação ao dinheiro. Profissionalmente falando, durante todo o mês, poderá surgir muitas tarefas, inclusive novas.

câncer 21/06 a 21/07 Depois de uma fase mais conturbada, você pode agora, finalmente, encontrar a paz que tanto necessita. A nível profissional, fique atento na hora de tomar novas decisões, pois, esta altura não é a mais indicada para ingressar em novos projetos.

leão 22/07 a 22/08 Se está num relacionamento, o diálogo é importante durante este mês. Exponha as coisas de forma clara, afim de evitar conflitos. Para os solteiros, invista numa relação e vai ter uma grande surpresa. Profissionalmente, é necessário saber esperar. É importante que durante esta fase, mantenha os pés assentes na terra, de forma a conseguir entender tudo muito bem.

virgem 23/08 a 22/09 Abril é o mês de criatividade, mas também do ritmo alucinante. A sua vontade de conseguir realizar todos os seus objetivos vai ser notória. Novas propostas por parte de pessoas com quem se relaciona, podem ser o ponto chave para aquilo que procura. 8

elas acontecerão por sua própria conta. Você precisa se dedicar ao seu trabalho e deixar a carreira se desenvolver naturalmente.Este mês ainda é excelente para se fazer reformas ou obras de construção em casa. A casa, como objeto físico, é apenas um espelho — um reflexo exterior do seu estado subconsciente.

aquário 21/01 a 19/02

escorpião 23/10 a 21/11 A sua receptividade em relação a novas propostas profissionais vai ser notória e é a hora ideal para fazer as mudanças que, de alguma forma, tem vindo a adiar, seja por falta de tempo, ou até de estímulo. Se está num relacionamento, é provável que este sofra alteração. Tenha cuidado com opiniões de terceiros, pois só você pode impedir que o sonho se torne um pesadelo.

sagitário 22/11 a 21/12 Em abril, sua espontaniedade vai deixar boquiaberto quem o rodeia, pois vai estar mais desinibido e com vontade de mostrar a sua personalidade. Novas propostas por parte de pessoas com quem se relaciona podem ser o ponto chave para aquilo que procura. Os conselhos dados por pessoas mais velhas podem tornar tudo mais fácil e claro.

capricórnio 22/12 a 20/01 Continue dedicado ao lar e à vida familiar neste mês. Estão acontecendo coisas muito boas com relação à sua carreira, mas

Abril chega com novidades e algumas mudanças inesperadas, o que pode fazer com que o aquariano possa se sentir confuso na hora de tomar uma decisão. A vontade de se afirmar e de conseguir chegar onde ambicionou pode colocar a relação com os outros em risco e é importante que se explique caso haja alguma situação.

peixes 20/02 a 20/03 No relacionamento, é provável que sinta um desgaste ou que não esteja sendo compreendido. De qualquer forma, deve fazer uma análise da sua vida no momento presente; talvez o erro seja seu. Suas capacidades profissionais vão estar muito bem definidas este mês, o que vai levar a que novos projetos sejam iniciados.

áries 21/03 a 20/04 Faça escolhas sobre quem deve, ou não, acompanhar os seus dias. A superficialidade dos relacionamentos deverá ser banida. Tenha cuidado para não acreditar demais nas pessoas. São de prever conflitos ou rupturas que não são as mais desejadas. Pense duas vezes, pois você pode sair magoado.

nossa londres magazine - abril/2016


beleza reprodução

sono e beleza – tem relação?

Tem e precisam ser levados em conta na hora de cuidar da pele. Veja dicas

make-up na primavera Aproveite o momento e dê uma renovada na maquiagem nessa época do ano.

A

primavera é um ótimo momento para dar um up na maquiagem. É hora de adicionar cores e novas texturas aos produtos de beleza. A Dior lançou produtos para esta estação, que já são considerados must-haves, inspirados pelas técnicas de maquiadores profissionais. Peter Philips, diretor de criação e de imagem para Dior Maquiagem, reinterpreta a arte de um brilho lindo com uma coleção de maquiagem luminosa, em cores inspiradas nos jardins de flores de Granville: Glowing Gardens. Selecionamos cinco opções das novas tendências, que você pode aderir nessa estação.Veja abaixo: • Tente uma nova textura – Nas estações passadas, os batons opacos estavam em alta, mas felizmente a nova temporada conta com uma série de lançamentos de gloss e bálsamo labial hidratante.

• Introduza cores – Você está acomodada com os tons de sombra neutros? Então é hora de colorir um pouco. Em vez de

comprar sombras individuais, uma ótima dica é comprar uma boa paleta, com pelo menos cinco tonalidades - então você pode mudar o seu olhar com facilidade.

• Ilumine sua pele – A aplicação de bronzer pesado está fora de moda. Agora é tudo sobre um look fresco e dewy. Realçar os traços do rosto e o ton da pele com um pale pink or peachy iluminating powder é a melhor dica.

• Praticidade – Produtos inovadores que facilitam a maquiagem, são perfeitos para o dia a dia. A Dior traz uma combinação que promete um look completo para o olho em apenas um bastão.

• Por último ... não se esqueça das unhas! – A primavera é a melhor época para introduzir cores nas unhas para complementar o look. Veja a dica que combina mais com você, e aproveite as tendências para arrasar nesta primavera!•

nossa londres magazine - abril/2016

M

ais de 1/3 da população tem problemas para dormir. E essa má qualidade do sono afeta a saúde, humor e no rendimento das tarefas diárias. E com a falta de repouso, nossa pele também sente os efeitos. O principal sinal é o aparecimento das indesejáveis olheiras. E, a longo prazo, pode haver ainda alterações do tônus muscular e o aparecimento de uma expressão de cansaço crônico. É a noite, enquanto dormimos, que as células descansam e reequilibram os estragos do dia, como os efeitos do sol e da poluição. Com essas células trabalhando, o momento é perfeito para tratar da beleza, usando cosméticos noturnos. Durante o sono, a epiderme é mais ácida do que ao longo do dia. Há ainda a liberação de substâncias importantes para o nosso corpo. As duas principais são os hormônios do crescimento (responsáveis pelo não envelhecimento celular) e o cortisol (hormônio do estresse, ligado à formação de radicais livres). Além disso, durante o sono há o aumento da oxigenação celular e da pele. É também o momento de descansar os músculos do rosto. Para dormir bem e melhorar a aparência siga as dicas: evite álcool, cigarro e refrigerantes, tenha horário para dormir e acordar e evite refeições pesadas à noite. • 9


beleza

Beleza

à flor da pele p or

fá bi a

sa n to s

tipos de cirurgia das mamas

O

lá caro leitores, o assunto hoje é cirurgias da mama. Mais mulheres e homens procuram por cirurgias da mama buscando ter bustos menores, maiores, remoção ou reconstrução devido ao câncer. Os tipos de cirurgia plástica feitas nos seios são:

do paciente. De maneira geral, é feita a retirada do tecido mamário, gorduroso e pele de uma determinada região da mama, em seguida, o remodelamento a forma natural da mama. A extensão da cicatriz varia: uma cicatriz periareolar ou o formato em T invertido, que se inicia ao redor da aréola.

• Mamoplastia de aumento – É colocada

• Mastopexia – É feita para levantar os

uma prótese de silicone que faz aumentar o volume. O tamanho da prótese depende da estrutura corporal da pessoa ou desejo do paciente. Juntamente com o cirurgião plástico decide-se colocar por cima do músculo do peito ou por baixo. Normalmente, a prótese de silicone pode ser colocada através de um corte feito na base da mama, através da axila ou pela aréola, ficando uma pequena cicatriz no local.

seios, também conhecida por lifting de mama. O lifting é feito através da remoção de pele e comprimindo o tecido, sendo comum realizar simultaneamente a mamoplastia de aumento ou redução. A cirurgia poderá deixar cicatriz ao redor da aréola, verticalmente ou em T invertido.

• Mamoplastia redutora – É removido o excesso de gordura e pele, reduzindo o tamanho dos seios, quando estas se encontram em tamanho e peso acima das características anatômicas do tórax. São utilizados critérios como a dimensão do tórax, grau de hipertrofia mamaria e satisfação pessoal

10

•Reconstrução dos seios – É realizada para alterar a forma, tamanho ou aparência da mama, principalmente após remoção de parte da mama devido a câncer. Podem ser feitas também a reconstrução do mamilo ou da aréola, ou para trazer de volta a forma natural. De modo geral, é importante evitar fumar por pelo menos 2 semanas antes do procedimento, evitar bebidas alcoólicas, in-

terromper o uso de anti-inflamatórios, principalmente com ácido acetilsalicílico, estar em jejum absoluto por 12 horas antes da cirurgia, levar o sutiã modelador adequado para cada tipo de cirurgia. O pós-cirúrgico é tão importante quanto a cirurgia em si (ou talvez até mais). Portanto, fique atento a: evitar esforços nos primeiros dias da cirurgia, ficar deitada com a cama elevada a 30º ou sentado 24 horas após a cirurgia, dormir de barriga pra cima no primeiro mês, evitar exposição ao sol por 3 meses, utilizar sutiã modelador, sem costuras por 24 horas por 60 dias no mínimo, evitar carregar pesos ou levantar os braços acima de 90º, dirigir somente após 40 dias, receber massagem de drenagem linfática por profissional qualificado após 10 dias da cirurgia, alimentar-se saudavelmente a base de proteínas, frutas e legumes, evitar bebidas alcoólicas, doces, refrigerantes e condimentos e tomar bastante água! Não se esqueça de consultar um profissional especializado. É fundamental para o sucesso da cirurgia e para a sua saúde. Um grande abraço a todos e até a próxima edição! •

nossa londres magazine - abril/2016


nossa londres magazine - abril/2016

11


fashion

A angel veste coast Alessandra Ambrósio é o novo rosto da campanha de verão da marca Coast

A coleção de verão mostra algumas das melhores peças da marca high street de temporadas passadas, e tem sido rotulada como “uma celebração do que a Coast faz melhor: glamour sem esforço e influenciada pela história de 20 anos”. A coleção tem uma atitude glamourosa; formas esculturais e estampas gráficas exclusivas em paletas de cores deslumbrantes, todos com uma caligrafia verdadeiramente feminina. Os preços da linha verão estão a partir de £ 129 e está disponível para compra nas lojas Coast e pelo site www.coast-stores.com. Além de seu trabalho com Coast, a brasileira se ocupa promovendo sua própria coleção, a Alessandra Swimwear. A linha possui lindos biquínis, maiôs e kimonos que você encontra no site www.shopstyle.co.uk. •

arquiv o

C

om um currículo impressionante e cheio de campanhas de moda para os gostos de Christian Dior, Ralph Lauren e Giorgio Armani, a “angel” brasileira da Victoria’s Secret, Alessandra Ambrósio, é revelada como o rosto da mais recente campanha da Coast. Com 34 anos, Alessandra tem trabalhado para Victoria’s Secret desde 2004, e o seu recente empreendimento não poderia ser diferente. A nova coleção – que mostra as mais adoráveis peças de praia da marca – foi criada para a mulher que quer estar linda e se destacar em seu próprio estilo inimitável. Falando da nova campanha, o diretor criativo, Neil Hendy, disse: “Alessandra é bonita e sexy, e mostra o quão alegre e glamourosa você pode ficar usando Coast. Ela é o nosso ícone de verão perfeito”.

armani vai parar de usar peles de animais

Giorgio Armani disse que o uso de peles é “cruel e desnecessário”

12

arquivo

O gênio da moda, Giorgio Armani, revelou que vai parar de usar peles de animais em suas coleções de moda. O designer confessou as alternativas disponíveis e disse que a utilização de pele real não é necessária e ele espera que o seu lançamento de outono/ inverno 2016 seja o primeiro a abolir a técnica.   Em comunicado, Armani disse: “Tenho o prazer de anunciar que o Grupo Armani fez um firme compromisso de abolir o uso de peles de animais em suas coleções. O progresso tecnológico que ocorreu ao longo dos anos permite-nos ter alternativas válidas à nossa disposição, que tornam o uso de práticas cruéis aos animais desnecessárias.” •

Iniciativa. Georgio Armani vai parar de produzir peças com peles de animais. nossa londres magazine - abril/2016


nossa londres magazine - abril/2016

13


saúde

O PERIGO ESTÁ PERTO A psicopatia é um mau que atinge boa parte da população e a maioria não conhece os sintomas. Veja detalhes de cada uma delas.

S

egundo especialistas, de 1 a 4 por cento da população é psicopata , também conhecido como sociopata. Todos nós podemos conhecer, ou até mesmo conviver com um. Você sabe como identificá-lo? A característica básica de um psicopata é a pessoa que não se enquadra nos padrões sociais, não desfruta das mesmas ideias de um bem comum e que faz tudo em função de satisfazer unicamente seus próprios desejos, seja passando por cima de quem for. É uma pessoa que têm uma incapacidade de amar e uma incapacidade de ter empatia. Não se coloca no lugar do outro. Na verdade, o psicopata é um predador dentro da nossa própria espécie. Ele não têm nenhuma ligação afetiva. Possui um tipo de personalidade diferente na maneira de ver e de ser, no qual o outro não representa nada. O outro é apenas um instrumento de diversão, status ou poder. Ele pode ser adulto, criança, homem ou mulher. Geralmente é muito inteligente e quando acuado, raciocina rápido. As quatro táticas básicas de uma pessoa psicopata é mentir, manipular, criar situações constrangedoras para impor a sua vontade e, até mesmo, a violência. Na realidade, como em qualquer alteração, temos desde a psicopatia leve até a psicopatia grave, que é a de um serial killer. Veja alguns exemplos de cada tipo de psicopatia. • Psicopatia leve: Aquele que conhecemos como “171”. É um psicopata leve. É simpático, sedutor e prestativo. Mas, mente para impressionar, para te usar em algum objetivo que ele tenha em mente. Totalmente diferente da pessoa imatura, 14

que mente sobre o carro para tirar uma “onda” com a namorada. • Psicopatia moderada: É aquele que, além das mentiras, não se expõe, não mata, mas manda fazer. Ele não suja as mãos, mas com um grande poder de indução, faz com que você faça por ele, o que ele quer, sem você perceber. • Psicopatia grave: É aquele que não manda fazer. Ele faz. Porque sente prazer em fazer, como um serial killer. Para entendermos melhor a cabeça de um psicopata, podemos citar o exemplo de uma rebelião em um presídio. Ele é aquele que articula o movimento, intimida, faz a “coisa” desencadear, e nunca é pego. Outro exemplo, podemos citar um homem-bomba. Este pode ser um psicótico, um doente mental, mas com certeza está sendo manipulado e induzido por um psicopata. O prazer do psicopata é enganar, dar o golpe, é acreditar que foi mais esperto. Ele sempre leva uma vida dupla, tripla,... O sociopata pode ser para você um tipo de pessoa, e para um conhecido seu, outra. Ele consegue ser para cada pessoa, o que a pessoa quer, mas que seja conveniente para ele. Diferente do oportunista que em algum momento sente culpa pelas suas ações, e tem afeto por algumas pessoas, o psicopata não é capaz de ter esses sentimentos. Ele já nasce com uma tendência desafiadora, onde a punição não causa efeito sobre ele. Ainda segundo especialista, as maiores vítimas do psicopata são as pessoas ao seu redor. A proximidade facilita a manipulação, a indução e até mesmo o ataque por parte do sociopata. Ele não mede esforços para “destruir” quem tenta obstruir seu caminho e impedi-lo de alcançar seus objetivos. Por tanto caros leitores, se vocês conhecem alguém assim...fiquem longe dele! •

n o s s a lo n dre s m a g a z i n e - abril / 2 0 1 6


saúde

o vírus a caminho da áfrica Após diagnóstico em Cabo Verde, o zika vírus pode estar chegando na África e especialistas estudam maneiras de bloquear a doença

O mosquito aedes aegypti, transmissor da zika, doença que pode estar chegando na África stock photos

U

m especialista em saúde global alerta que uma epidemia do zika vírus pode se dirigir a África ocidental, em países devastados nos últimos dois anos pelo Ebola. Ele diz que os esforços para conter o zika são essenciais para impedir outra emergência de saúde pública devastadora sobre o continente. Este mês, um bebê em Cabo Verde, uma ilha na costa noroeste da África, nasceu com a microcefalia, que está associada ao vírus. Ainda serão feitos testes para saber se o defeito de nascença foi causado pelo vírus, que é um patógeno transmitido por mosquitos. Para quem desconhece, a microcefalia é uma condição neurológica rara, em que a cabeça da criança é significativamente menor que o normal. Especialistas afirmam que o zika vírus contribui para o não-desenvolvimento cerebral da criança. A condição pode provocar complicações neurológicas e, até mesmo a morte fetal. A doença já infectou dezenas de mulheres grávidas na América do Sul, principalmente no Brasil, que deram à luz a bebês com a doença. Daniel Lucey, um especialista em doen-

ças infecciosas da Universidade de Georgetown, em Washington, teme que o caso de microcefalia em Cabo Verde seja o sinal do início de epidemia que pode ocorrer na África Ocidental. Ele alerta para medidas preventivas fortes e imediatas. “Se tivéssemos a chance de impedir que isso aconteça na África Ocidental e partes da África continental, não faríamos? E agora é a hora de fazê-lo”, disse ele. “Agora é o tempo de intervir contra o zika vírus e subseqüentes epidemias de microcefalia em outras partes da África Ocidental, além de Cabo Verde”. O Dr. Lucey está convocando pessoas, principalmente mulheres grávidas, para testes genéticos agressivos nos casos de suspeita de Zika. Ele diz que os esforços agressivos de controle do mosquito aedes aegypti, que transmite o zika, deve começar, que inclui destruir as larvas do mosquito com inseticidas e limitar a exposição a picadas, incentivando as pessoas a ficar em casa durante o dia e usar roupas de mangas compridas ao saírem. Lucey está particularmente preocupado com o impacto do vírus em Serra Leoa, Guiné e Libéria, países que foram o epicentro

nossa londres magazine - abril/2016

da epidemia de ebola. Milhares de pessoas morreram da doença altamente infecciosa, que as nações em desenvolvimento lutaram desesperadamente para eliminar. Os sintomas do zika vírus, que são relativamente leves, podem ser confundidos com os primeiros sintomas de ebola, e isso sobrecarregaria os poucos recursos médicos disponíveis no local, pois o diagnóstico sobre qual doença estavam enfrentando iria ser prejudicado. Lucey soou o alerta em um comentário publicado no jornal Health Security. A Organização Mundial de Saúde está considerando alguns métodos experimentais de controle do mosquito. Um deles é a liberação de mosquitos estéreis em estado selvagem, de modo que os insetos não possam se reproduzir e estabelecendo enxames de mosquitos aedes aegypti infectados com a bactéria wolbachia, que é capaz de bloquear o vírus da dengue e outros. Segundo Lucey, “o conceito (como ele entende), é os mosquitos que estão infectados com a bactéria wolbachia são muito menos propensos a ser infectáveis ​​com vírus, como o zika e, portanto, não vão ser capazes de transmitir o vírus para os seres humanos”. • 15


16

nossa londres magazine - abril/2016


arquivo pessoal

rapidinhas

feliz aniversário

Marco Túlio

Denilson Cerqueira

Cida Aparecida

Emanuela Menezes

Aparicio junior

NOAH YITZHAK

Jaqueline Boian

Sandra Griffiths

LUCI GONÇALVES

Thaize PaixÃo

Maya Silva

CLAUDIA SOUZA

4 DE ABRIL

6 DE ABRIL

13 DE ABRIL

savannah precisa da sua ajuda Savannah chegou ao mundo de forma dramática! Nasceu prematura, com 8 semanas antes do esperado, por cesariana em emergência. Como se fosse pouco, no décimo dia de vida, a família foi informada da chocante notícia de que Savannah sofreu um significativo sangramento raro no cérebro, e que ela não iria sobreviver. Felizmente, Savannah é uma lutadora e provou aos médicos que eles estavam errados! Savannah foi diagnosticada com paralisia cerebral tetraplégica espástica de nível grave, o que significa que seus braços e pernas são afetados. Ela também é parcialmente deficiente visual, já que seu cérebro tem dificuldade em processar imagens. Savannah precisa de ajuda dia e noite e, por não conseguir realizar atividades normais, ela precisa de terapeuta de linguagem e fisioterapia, de 3 a 5 vezes por semana. A família tem uma necessidade imensa em relação aos seus equipamentos como cadeiras especiais, acessórios para ajudar a desenvolver suas habilidades motoras e equipamento sensorial para ela se comunicar, além de sessões de fisioterapia e terapia de linguagem, hidroterapia e hipismo, inclusive uma adaptação especial para o carro. O objetivo da família é fazer com que Savannah atinja o máximo potencial de seu desenvolvimento por meio de estimulação com as terapias e equipamentos. Acesse o site www.savannahwillwalk.com para doações. Sua ajuda é fundamental para que a adorável Savannah volte a andar. •

14 DE ABRIL

24 DE ABRIL

26 DE ABRIL

14 DE ABRIL

24 DE ABRIL

27 DE ABRIL

19 DE ABRIL

26 de abril

28 DE ABRIL

A revista nossa londres deseja muitas felicidades a todos. 17


capa

o ã Nmos so

s o ç a palh essoas foram

ep d s de e e õ a h l ç i i t m e 3,3 de jus d a r s i u a c M rasil , à pro B s o a u a r r às o pa soluçã 18

Fernando Frazão/Agência Brasil

Manifestante durante protesto na CInelândia, Centro do Rio Fernando Frazão/Agência Brasil

D

omingo, 13 de março. O dia em que o Brasil parou a favor de seus direitos. Num mês onde escândalos vieram à tona e acusados tiveram seus nomes revelados, a REVISTA NOSSA LONDRES faz um resumo de tudo o que aconteceu nesse dia e relata ainda as próximas etapas da famosa Operação Lava-Jato. Nesta fatídica data, milhões de manifestantes foram às ruas nas maiores manifestações contra o governo Dilma Rousseff. As estimativas da Polícia Militar, em diferentes estados, totalizam mais de 3,3 milhões de pessoas nos protestos, que ocorreram em pelo menos 250 cidades. O maior ato ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo. De acordo com o Datafolha, 500 mil pessoas participaram da manifestação na Paulista. A Polícia Militar calcula público de 1,4 milhão. Apesar da multidão, não foram registradas ocorrências graves, segundo a PM de SP. Apenas uma mulher foi detida por desacato e levada à delegacia depois de ter arremessado garrafas de espumante contra policiais e causado pequeno tumulto em frente ao MASP, o Museu de Arte de São Paulo. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) também foram hostilizados em São Paulo, mas também aplaudidos em rápida passagem pela manifestação. Os tucanos não discursaram e foram chamados de “oportunistas” e “ladrão”. Enquanto um grupo de manifestantes aplaudia a comitiva, outro pedia “Fora Aécio! Fora Alckmin!”. A presidente Dilma passou o dia no Palácio da Alvorada, em Brasília, e não fez nenhum pronunciamento oficial, nem apareceu em público. No fim do dia, reuniu ministros do núcleo duro do governo para avaliar como foi o 13 de março pelo país. E continuou em silêncio. À noite, o Palácio do Planalto divulgou nota: “A liberdade de manifestação é própria das democracias e por todos deve ser respeitada”. As manifestações deste domingo só pio-


capa Rovena Rosa/Agência Brasil

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cariocas. Milhões em Copacabana. Sayonara Moreno/ Agência Brasil

São Paulo. Manifestantes lotaram a Avenida Paulista até a segunda, 14.

Salvador. População manifesta.

ram a situação da presidente. O governo, “açoitado” pela lei, atravessa uma situação econômica dramática e não tem apoio político. O “13 de março”, como foi conhecido o ato, foi lembrado que a parte da população que o rejeita é significativa e faz barulho. Pior de tudo, a gritaria chegou no início da semana em que o processo de impeachment seria retomado na Câmara. Momento mais delicado, impossível. Os protestos de “13 de março” pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, na época, era investigado pela Operação Lava Jato. Em nota, o Planalto destacou o “caráter pacífico das manifestações”. Líderes do PT disseram estar “tranquilos” com as manifestações e afirmaram que o tamanho dos atos “não surpreende”. “É preciso esperar. Vamos ver como o nosso lado se manifesta. Não podemos avaliar o cenário político apenas com base nas manifestações da oposição”, disse o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA).

SEMANA DE DENÚNCIAS Os protestos ocorrem uma semana após o agravamento da crise no governo Dilma, com a revelação de possíveis novas frentes de investigação da Lava Jato contra seu governo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quarta-feira (9), Lula foi denunciado à Justiça pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) por suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex em Guarujá (SP). A denúncia foi oferecida cinco dias após o ex-presidente ter sido conduzido a depor pela força-tarefa da Operação Lava Jato. O ex-presidente nega as acusações e diz que nunca cometeu irregularidades. Além do cerco das investigações a Lula, no dia 3 foi divulgado o suposto conteúdo da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-SP). O antigo líder do governo no Senado teria citado a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Tanto Dilma como Lula negam enfaticamente as acusações. •

Em Curitiba, 200 mil pessoas participaram dos atos segundo a PM. A manifestação se concentrou principalmente na praça Santos Andrade, Rua XV e Boca Maldita. Um manifestante que levava fogos de artifício sob a camisa foi detido. Em Brasília, os participantes fizeram um minuto de silêncio na frente da praça do Museu da República e em seguida realizaram uma caminhada até a praça das Bandeiras, próxima ao Congresso Nacional. No encerramento do ato, eles cantaram o hino nacional. A PM estimou em 100 mil o número de manifestantes. No Rio, quatro caminhões de som acompanharam o protesto em Copacabana, zona sul do Rio. Os manifestantes caminharam cerca de 2 km em direção ao bairro do Leme, também na orla. O comando do 19º batalhão da PM, de Copacabana, estimou entre 80 mil e 100 mil o número de manifestantes. Além de São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio, as maiores manifestações, conforme as PMs locais, foram as de Vitória (120 mil), Recife (120 mil) e Porto Alegre (100 mil).

nossa londres magazine - abril/2016

Continua nas próximas páginas >> 19


capa Lula Marques/ Agência PT

os bastidores do picadeiro brasileiro

M

uito se falou sobre o governo e seus líderes durante esse mês. Na verdade, eles ficaram no centro da mídia em todo o mundo, inclusive aqui em Londres, onde, diversas vezes por dia, atualizamos os leitores em nosso site oficial, o www.nossalondres.com, e em nossa página oficial no facebook. Lula, Dilma e Sérgio Moro são os principais personagens dessa história, que ainda conta com a participação de muitos outros. Logo após as manifestações do dia 13, Lula e Dilma se reuniram durante diversas horas. A pauta? O futuro do país. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato do futuro ser ainda pior do que os brasileiros ainda estão passando hoje. Durante a 24ª fase da Operação LavaJato, coordenada pelo juiz Sérgio Moro., o Ministério Público Federal e a Polícia Federal encontraram indícios de que Lula recebeu vantagens indevidas, como um apartamento e reformas em imóveis, além de doações e pagamentos por palestras via Instituto Lula e a empresa LILS Palestras, que pertence ao ex-presidente. O valor total investigado é de R$ 30 milhões. O ex -presidente foi chamado para depor em re20

gime de condução coercitiva, que significa quando alguém é levado para algum lugar contra sua vontade. Segundo Lula, ele se sentiu um prisioneiro ao sair de casa algemado. Já segundo Moro, a decisão de ser levado em regime de condução coercitiva foi para evitar manifestações. Após isso, a presidente Dilma telefonou para Lula prestando solidariedade e ainda chamou de “exagero” a ação da PF. Dias depois, entre suspensão das investigações, pedidos negados dessa suspensão e reuniões para definir estratégias para o ex-presidente após ação, Dilma anunciou que daria a Lula o cargo de chefia da Casa Civil. Ao que tudo indica, Lula, aceitando o cargo, sairia da investigação do juiz Sérgio Moro e passaria a ter a prerrogativa do chamado foro privilegiado, e as investigações envolvendo o ex-presidente seriam remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até então, não havia nenhum pronunciamento oficial quanto a isso. Até então... No dia 16 de março (outra data fatídica), o Planalto anunciou a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, cargo ocupado por Jacques Wagner, que passaria para a chefia de gabi-

Dilma e Lula, personagens principais, tomam decisão que pode prejudicar o país nete da presidente. Com a nomeação, o comando das investigações sobre Lula passaria a ser do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Já o juiz do caso passaria a ser o ministro do Supremo Teori Zavascki. Após o anúncio, líderes da oposição no Senado decidiram entrar com ações populares na Justiça Federal dos estados para tentar impedir que o ex-presidente assumisse a chefia da Casa Civil. A decisão foi tomada antes mesmo do Planalto confirmar a nomeação do petista para o primeiro escalão. ÁUDIOS VAZADOS O que piorou ainda mais a situação foi a divulgação de uma escuta telefônica, feita pela Polícia Federal, onde existe o diálogo da presidente Dilma Rousseff e Lula após a nomeação do ex-presidente. Veja a conversa: Dilma: “Alô.” Lula: “Alô.” Dilma: “Lula, deixa eu te falar uma coisa.” Lula: “Fala, querida. Ahn?” Dilma: “Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que

nossa londres magazine - abril/2016


capa reprodução

Juiz sérgio moro, da operação lava jato, é considerado 13º líder mundial por revista O juiz, aclamado pela maioria dos brasileiros, aparece como 13º líder

No sítio de Atibaia. Barco com nome de Lula e Marisa foi encontrado. é o termo de posse, tá?!” Lula: “Uhum. Tá bom, tá bom.” Dilma: “Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.” Lula: “Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.” Dilma: “Tá?!” Lula: “Tá bom.” Dilma: “Tchau.” Lula: “Tchau, querida.” O Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, disse que o diálogo de Dilma, ao contrário da interpretação da oposição, não estava dando a Lula um documento para ele se livrar de possível ação policial. Segundo o ministro, a presidente estava enviando a Lula o documento chamado termo de posse, para ele assinar. Isso porque Lula, de acordo com Cardozo, estava com problemas para comparecer à cerimônia de posse marcada para quinta-feira, dia 17, já que sua esposa, dn. Mariza Letícia, estava doente. O Planalto emitiu nota em que afirma que vê ‘afronta’ a direito de Dilma na divulgação do telefonema. Os advogados de Lula também acreditam que o grampo é “arbitrário e que suscitaria a convulsão social”.

Nesse mesmo dia, mais pessoas foram às ruas pedindo a renúncia de Dilma e a prisão de Lula. Deputados da oposição e dissidentes da base governistas também cobraram no plenário da Câmara a renúncia da chefe do Executivo. Aos gritos, os parlamentares gritavam “renúncia, renúncia”. No Senado, também houve pedido no plenário para que a presidente deixe o cargo. Após a divulgação dos áudios dos grampos, que envolveram diversas pessoas, mais juízes pediram a suspensão da nomeação de Lula. Dilma vê nisso um retrocesso da política do Brasil e acredita que Lula, uma vez que já negou todo seu envolvimento, não vê problema em ocupar o cargo. Já Lula disse que “não larga o osso e que apoia a decisão do STF.” Até o última dia da edição dessa matéria, Lula não era ministro da Casa Civil, e continuaria assim até o final das investigações das escutas e acusações. OPINIÃO A REVISTA NOSSA LONDRES, não possui inclinação política. Essa matéria é um resumo dos acontecimentos recentes no cenário político brasileiro, sem o intuito de tomar lados ou favorecer nenhum partido. •

nossa londres magazine - abril/2016

O

juiz federal Sérgio Moro, que comanda as ações da Operação Lava Jato, é considerado ,pela revista norte-americana “Fortune”, o 13º principal líder mundial em lista de 50 nomes, que inclui também o papa Francisco (4º), a premiê alemã Angela Merkel (2ª) e o fundador da Apple, Jeff Bezos (1º), conforme foi divulgado pelo jornal Estadão. O juiz paranaense aparece logo à frente do vocalista do U2, Bono Vox (14º), e dos astros da NBA Stephen Curry e Steve Kerr (15º). Além disso, Moro está melhor do que o presidente da Argentina, Mauricio Macri (26º) e o apresentador americano John Oliver (30º). Confira uma parte da lista da “Fortune”: 1 - Jeff Bezos (fundador da Apple) 2 - Angela Merkel (premiê alemã) 3 - Aung San Suu Kyi (Nobel da Paz em 1991) 4 - Papa Francisco 5 - Tim Cook (CEO da Apple) 6 - John Legend (cantor Americano) 7 - Christiana Figueres (diplomata) 8 - Paul Ryan (político norte-americano) 9 - Ruth Bader Gingsburg (juíza da Suprema Corte dos EUA) 10 - Sheikh Hasina (primeira-ministra de Bangladesh) 11 - Nick Saban (escritor norte-americano) 12 - Huateng ‘Pony’ Ma (co-fundador da Tencent) 13 - Sergio Moro (juíz federal) • 21


turismo

ORGULHO DE SER #1 no mundo

Londres é eleita o melhor destino de viagem e empresários comemoram o título com a esperança de aumento de vendas e visitantes

Londres e seus pontos turísticos: a London Eye e o Big Ben reprodução

S

egundo reportagem publicada no jornal britânico EveningStandard, Londres foi classificada como o destino número um do mundo, à frente de rivais como Nova York, Paris e Roma, pelo maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor. A classificação se deu após a análise de milhões de opiniões de turistas sobre restaurantes, hotéis e atrações turísticas visitados. A cidade de Londres, que em anos anteriores mantinha o sexto lugar, saltou para o primeiro pela segunda vez, tendo também liderado a lista em 2012, segundo o site. A capital está acima, por ordem de classificação, de Istambul, Marraquexe, Paris e Nova York, que ficou em nono lugar, informou o EveningStandard. Ainda, segundo o tabloide, o número de visitantes estrangeiros para a capital tem aumentado desde os Jogos Olímpicos de 2012, que atingiu um recorde de

22

17,4 milhões em 2014, tornando-se a cidade mais visitada por viajantes. “Londres é, sem dúvida, a capital cultural do mundo graças a nossas atrações icônicas, museus e galerias surpreendentes”, disse o prefeito Boris Johnson. “Juntamente com a nossa abundância de hotéis e restaurantes que oferecem cozinha diferenciadas para cada paladar, não é de admirar que Londres seja nomeada o melhor destino de viagem”, acrescentou. Os números do TripAdvisor em 2015 também mostrou que a capital, além de ter sido o destino mais procurado no site, foi a que obteve mais comentários: pouco mais de um milhão, um aumento de 43% em relação a 2014. Nova York recebeu pouco mais de 680.000 comentários. Belgravia teve a mais alta classificação para restaurantes, Spitalfields para atrações, e Westminster para hotéis. A atração número um foi a London Eye.

Jonathan Raggett, diretor da Red Carnation, que detém a melhor nota para o boutique Hotel 41, perto do Palácio de Buckingham, disse: “Ser bem conceituado no TripAdvisor é a última homenagem, porque ele é baseado em pessoas gastando seu próprio dinheiro e dando a sua opinião sobre a forma como estamos cuidando deles.” Ele continua afirmando que a grande força de Londres é sua capacidade de reinventar-se constantemente e que já estava se preparando para 2016 ser um ano “luz”, com grandes exposições planejadas em locais culturais, como o V & A e British Museum. Hannah Boulton, porta-voz do Museu Britânico, disse que a expectativa de visitantes para esse ano é de que supere a do ano passado, quando o número atingiu 6,9 milhões e se tornou um recorde para o museu. •

nossa londres magazine - abril/2016


nossa londres magazine - abril/2016

23


perfil empreendedor kethleen ribeiro

“tudo o que tenho hoje, é fruto do meu esforço” perfil sérgio tricca

Na estreia da seção “Perfil Empreendedor”, o empresário conta como suportou os problemas até realizar seus sonhos 24

S

érgio Tricca, proprietário do Mr. Ribs, é o nosso entrevistado da vez. Sua história de superação é surpreendente e inspiradora. Ele passou 8 anos lutando contra uma infecção na perna e chegou a marcar uma data para amputar a perna. N.L - Quem é o empresário Sergio Tricca e quais os valores você tem na sua vida? Sérgio - Sou uma pessoa carismática, honesta sempre, procuro fazer as coisas que gosto com muito amor e dedicação. Meu pai faleceu quando eu tinha 13 anos de idade e, desde então, minha mãe foi uma grande guerreira e minha maior referência de vida. Ela me fez amadurecer como homem, como pessoa, como ser humano e me ensinou a nunca desistir. Hoje, eu valorizo tudo o que eu ganho. Eu costumo brincar falando que não tenho tudo que amo, mas amo tudo o que tenho. Lembro que meu pai costumava dizer, a mim e a meus irmãos mais velhos, quando éramos crianças: “Você pode não ter nada na vida, mas tem o seu nome. Mantenha-o limpo pois, onde você for, as portas se abrirão, ou fecharão.” Tudo o que eu tenho hoje, não é porque alguém chegou e disse: “Toma. É teu”. Eu trabalhei muito. E isso é um conselho que eu dou pra todo mundo: acorde cedo, durma tarde. Trabalhe. Se divirta. Tome sua cerveja, faça um churrasco. Gaste dinheiro com isso, para evitar gastar dinheiro com remédios no futuro. Uma boa alimentação também é uma fonte saudável. N.L - Qual foi o momento mais difícil da sua vida? Sérgio - Antes de decidir vir pra Londres, eu tive gangrena. Fiquei uns 7, 8 anos lutando contra uma infecção, usei cadeira de rodas, muletas, cheguei a marcar uma data para amputar a perna. Esse sem dúvida foi o pior momento da minha vida, fiquei 7 dias internado num hospital em Santos, sem dinheiro e sem saber se amputariam minha perna. Minha mãe dormia no banco de madeira do hospital e se alimentava do que as enfermeiras traziam pra ela. Não tinha dinheiro nem pra pagar uma pensão pra ela.


perfil empreendedor kethleen ribeiro

Premiada. Empresa Revelação 2015. Depois de um tempo, ainda no Brasil, me recuperei um pouco, mas não conseguia emprego. Por causa da facilidade com a documentação europeia, em 1998 vim pra Londres para fazer uma cirurgia para poder voltar a andar novamente. Mas infelizmente não consegui a cirurgia. Acabei ficando por aqui e a vida seguiu.

N.L - Como foi a ideia ao criar o Mr. Ribs e quais os produtos e serviços que você oferece? Sérgio - Eu tive a ideia de criar um nome simples, pequeno, e que brasileiros, ingleses e todo mundo pudesse entender. No açougue, temos carnes de qualidade. Na mercearia, vendemos produtos brasileiros. E também temos o serviço de money transfer com a empresa Master Transfer. É uma empresa séria, respeitada e é por isso que estou com eles esse tempo todo. Conheço o dono da Master Transfer há 10

N.L – Qual o diferencial do Mr. Ribs Pastelaria ? Sérgio - Nosso diferencial é o atendimento, sem dúvida. Mas, além disso, temos diversos sabores de pastéis. Por exemplo, temos o de picanha com requeijão, bacalhau, o de coração de frango; coisa que ninguém tem. Sempre temos na pastelaria algumas promoções. Este mês, por exemplo, estamos com um voucher no final da revista que, na compra de 3 pastéis, a pessoa ganha 1 grátis. Além disso, estamos sempre criando sabores diferentes para os recheios dos pastéis. Por exemplo, temos o de 4 queijos, que é difícil encontrar nas pastelarias, o caldo de cana, um sucesso no Brasil. A famosa garapa, agora também no Mr Ribs. Também está chegando a máquina de café, pra poder comer com aquele delicioso pão de queijo quentinho. E uma novidade exclusiva: todas as quartas feiras, vamos servir a melhor feijoada de Londres. Só aqui no Mr. Ribs. Nós estamos pensando fora da caixa. Pro-

curamos inovar sempre, porque as pessoas gostam de coisas novas, diferentes. N.L - No ano passado, você ganhou como Empresa Revelação no prêmio Melhores do Ano 2015 da Revista Nossa Londres, com menos de 1 ano de empresa. Qual foi a sensação de ter ganhado o prêmio? Sérgio - Eu fiquei surpreso com o prêmio,e realmente muito feliz. Tivemos muitos votos e nos escolheram por causa do nosso trabalho, do atendimento, das carnes, dos produtos. Enfim, fiquei muito feliz só com o anúncio de ter sido indicado ao prêmio. N.L – Qual seu segredo para se manter de pé e forte, apesar de ter passado por tanta coisa? Sérgio - É a vontade de trabalhar muito. Eu sou assim. A verdade é que pra você crescer, não se deve deixar de ser quem você. Eu sou eu e nunca vou deixar de ser quem eu sou por causa de um negócio. N.L – Quais são os seus planos para 2016? Sérgio - Quero solidificar a marca Mr. Ribs no mercado. A ideia é que cresça, como temos lutado até hoje. E que no futuro, tenhamos uma marca ainda mais reconhecida e mantendo o seu padrão. Não quero fazer como muitos fazem hoje; abrir 5, 10, 15 lojas, quebrar e não manter o serviço. Eu prefiro continuar “pequeno” e servir bem, do que ter 10 lojas e não servir nenhuma. • arquivo pessoal

N.L - Como foi o processo de recuperação até você voltar a andar normalmente? Sérgio - Fisioterapia, natação, exercícios e, principalmente, manter a cabeça ocupada. Nesse período, voltei a estudar. Isso me ajudou a não ficar pensando muito no problema. Fiz novas amizades, e isso foi muito importante. Digo que renasci, principalmente na questão das amizades. Pude ver quem te dá oportunidade e quem não liga pra você. Londres me deu a oportunidade de renascer.

anos. Ele me chamou pra trabalhar com ele. Quando ainda tínhamos apenas uma loja, o trabalho foi dando certo e hoje contamos com mais 5 lojas. E a empresa só tende a crescer. Há mais ou menos 5 meses, tive a idéia de criar o Mr Ribs Pastelaria, que fica no mesmo corredor da mercearia, a poucos metro de distância. O meu desejo é que o meu cliente se sinta na cozinha de casa quando ele vêm até aqui. Quero atingir o coração do cliente.

Combinação. Novas amizades e pastel são parte da fórmula de sucesso de Sérgio.

nossa londres magazine - abril/2016

25


geral divulgação/nasa

o início de novas experiências Soyuz chega a estação espacial ISS para testar diversos experimentos

A

nave russa Soyuz chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 19 de março, com uma tripulação de três homens , incluindo um astronauta prestes a quebrar um recorde americano, Jeff Williams. Até o final de sua missão de seis meses na estação espacial, Williams vai ter passado mais tempo acumulado no espaço - 534 dias - do que qualquer outro astronauta na história dos EUA. Ele e os cosmonautas russos Oleg Skripochka e Alexey Ovchinin se uniram para a realização de centenas de experimentos científicos e biológicos. O cosmonauta russo Gennady Padalka detém o recorde mundial para o maior número de dias no espaço, foram 879 dias. O lançamento da Soyuz TMA- 20M foi no cosmódromo russo Baikonur, Cazaquistão, em 19 de março. •

26

n o s s a lo n dre s m a g a z i n e - abril / 2 0 1 6


geral

as causas sendo descobertas Inquérito sobre a morte de Alexander Litvinenko aos poucos é divulgado e o estado russo pode estar envolvido na morte

Alexander Litvinenko apenas três dias antes de sua morte, no London’s University College Hospital, em 2006 Natasja Weitsz/Getty images

A

viúva de Alexander Litvinenko, o ex-oficial da inteligência russa, que foi envenenado em Londres no ano de 2006, disse que, segundo um recente inquérito público britânico mostrou, o estado russo estava por trás de seu assassinato e que suas investigações em supostos laços do Kremlin com o crime organizado pode ter desempenhado um papel importante na decisão de matá-lo. Em uma entrevista ao canal governamental Voice of América, em Washington, Marina Litvinenko sublinhou a importância da investigação britânica, que foi liderada por Robert Owen, um juiz aposentado da Alta Corte britânica e que terminou em janeiro. “Owen fez um trabalho incrível. Ele

não investigou apenas todos os fatos da morte de Sasha (Alexander Litvinenko), como encontrou uma ligação deste crime com o estado russo. O Estado russo patrocinou esse crime”, disse ela. Owen concluiu que havia uma “forte probabilidade” de que os dois homens, a quem as autoridades britânicas acusaram​​ de envenenar Litvinenko com polônio 210 radioativo, Andrei Lugovoi e Dmitry Kovtun, estavam agindo “sob a direção do Serviço de Segurança Federal, ou a FSB, agência de segurança principal da Rússia.” Os dois homens negaram envolvimento na morte de Litvinenko. O juiz aposentado também concluiu que o assassinato de Litvinenko foi “provavelmente aprovado” pelo, então cabeça

nossa londres magazine - abril/2016

da FSB, Nikolai Patrushev, e pelo presidente Vladimir Putin. corrupção sendo descoberta O primeiro veterano da KGB, agência de inteligência soviética, e então do FSB, Litvinenko começou a falar contra a corrupção do alto nível governamental russo. Ele também fez uma série de acusações contra Putin. Mais tarde, ele ganhou asilo na Grã-Bretanha com sua família. Londres pediu a extradição dos acusados; Andrei Lugovoi, foi eleito em 2007 para a Duma, a câmara baixa do Parlamento Russo, e Dmitry Kovtun, um homem de negócios. Porém, Moscou se recusou. A Constituição Russa proíbe a extradição de cidadãos para serem julgados no exterior. • 27


geral reprodução

investimento chinês na austrália

Número de chineses que vão às terras australianas a procura de investimento é maior, mas a oposição se manifesta

A

China é o segundo país na escala de investimento na Austrália, perdendo apenas para os Estados Unidos, com interesses cada vez mais amplos em setores da economia. Mas, enquanto Camberra recebe investimento estrangeiro, houve uma oposição ao influxo de dinheiro chinês. Números recentes da empresa de finanças KPMG e da Universidade de Sydney mostram que o estado de Nova Gales do Sul atraiu mais de 70% do investimento chinês. Os setores mais populares são a infra-estrutura e imóveis comerciais. Hans Hendrischke, professor de negócios e gestão chinesa na Universidade de Sydney, disse que “a grande tendência atual, e que se tornou muito evidente, a partir do ano passado, foi o investimento em imóveis comerciais, mas chegando em outras áreas, tais como lazer, entretenimento e energia renovável”. O investimento Chinês na agricultura australiana deverá aumentar após a ratificação de um acordo de livre comércio de dezembro passado. Mas a compra de fazendas e terras é controversa. O governo em Camberra tem sido criticado por permitir maior negócio pecuária leiteira da Austrália, que compreende 28

25 fazendas e 30.000 vacas, à serem vendidos à um investidor chinês. A oposição à venda A empresária Jan Cameron, tentou, sem sucesso, adquirir a empresa com sede na Tasmânia e disse que achava que vendê-la para a China não era do interesse da Austrália. “Eles estão tentando garantir propriedades na Austrália para apoiar a sua população”, disse Cameron. “Eu não os culpo por isso, mas até certo ponto, é às nossas custas. E o público australiano tem que entender que por causa da necessidade para a segurança alimentar na China , eles nunca vão vender as propriedades agrícolas que compram aqui. “ Empresas de “private equity” chinesas também compraram fazendas leiteiras em outras partes da Austrália. Outra área de disputa é a de imóveis residenciais. Embora a florescente demanda chinesa na Austrália esfriou nos últimos meses, milhões de dólares de dinheiro chinês está sendo investidos em imóveis. Mais ricos Chineses Monika Tu, uma corretora imobiliária em Sydney, tem ajudado muitos mi-

lionários chineses a comprarem casas luxuosas na Austrália. Ela observou que ao longo dos últimos anos, desde que as mudanças foram feitas no sistema de vistos no governo, que dão boas-vindas para entrada de mais investidores estrangeiros, vemos mais e mais chineses no mercado australiano. “Dezenas de milhares de estudantes chineses frequentam escolas e faculdades australianas. Alguns vão começar a seguir uma carreira após a graduação, assistidos pelo investimento da família na propriedade”, disse David Milton, diretor da CBRE Real Estate Services, em Sidney. A tendência principal com os compradores Chineses é que a maioria deles tem um único filho, por isso eles tendem a investir no exterior onde essa criança foi para a universidade ou onde eles se estabeleceram e, assim, levando consigo todo seu dinheiro. Em 2014, estimou-se que os investidores chineses investiram US$ 8,35 bilhões na Austrália. Especialistas da Universidade de Sydney acham que esse número vai crescer com investidores chineses sendo atraídos pela perspectiva, relativamente positiva, para a economia australiana e das suas instituições estáveis. •

nossa londres magazine - abril/2016


geral

tudo na “bella” paz! Bella Cruise, filha adotiva de Tom Cruise e Nicole Kidman nega crise com pais.

divulgação/glamour

estado islâmico garante que haverá mais atentados terroritas, na europa

Em mensagem deixada no Twitter, Estado Islâmico confirma a notícia Cédric Simon/AFP

O

‘‘

I

sabella Cruise, filha adotiva de Nicole Kidman e Tom Cruise, criticou os rumores de uma briga entre ela e seus pais “pesos pesados” ​​de Hollywood. A garota, que está com 23 anos, insiste que sua relação com seus pais adotivos é absolutamente boa, apesar deles não comparecerem em seu casamento, em setembro passado. “É claro que nós nos falamos, eles são meus pais. Qualquer um que diga o contrário está falando besteira”, disse a modelo de make-up, que é conhecida como Bella.

Notou-se que Tom, 53, estava ausente da cerimônia realizada no hotel Dorchester, em Londres. Da mesma forma Nicole não estava lá, mas se encontrava em Londres na ocasião. Bella também falou sobre começar uma família própria. “Eu tenho 23 anos, então vamos ver. Eu ainda sou uma bebê sozinha”, disse ela. Apesar de Nicole e Tom somarem uma riqueza de cerca de £ 424 milhões, Bella rejeitou o apoio financeiro de seus pais, que foram casados, de 1990 até 2001, e vive numa casa modesta de um quarto em Croydon, sul de Londres. •

nossa londres magazine - abril/2016

Estado Islâmico irá forçar vocês a repensarem mil vezes antes de se sentirem encorajados a matar islâmicos novamente. Saibam que os islâmicos agora têm um Estado para defendê-los”, essa foi a frase deixada por um dos apoiadores do terror no Twitter após os ataques com homens-bomba no aeroporto e em uma estação de metrô em Bruxelas, Bélgica, que deixou um saldo de pelo menos 34 mortos e mais de 170 pessoas feridas, no dia 22 do mês passado. Os atentados ocorreram quatro dias depois da prisão de Saleh Abdeslam, principal suspeito dos ataques realizados por grupos jihadistas em Paris, novembro do ano passado. Abdeslam foi preso Bruxelas após quatro meses de uma operação de busca e captura. O EI informou que irá realizar “outras operações na Europa” no texto em que se declara responsável pelos dois ataques ocorridos em Bruxelas, informou o jornal egípcio Al Watan citando a agência de notícias dos jihadistas Amaq News Agency. • 29


AGENDA abril ABSOLUTE BOWIE dia 09 | 8pm Brookying Bowl Península Square - SE10 0DX a partir de £11

ADELE

SECRETSUNDAZE

diaS 04 E 05 | 6:30pm The O2 Arena SE10 0AX | Tube: North Grenwich a partir de £198

dia 30 | 2pm St John-at-Hackney Church E5 0PD | Tube: Hackney Central Overground a partir de £14.50

LONDON COFFEe FESTIVAL

CIRCUSFEST 2016

dias 7 a 10 | 12pm Old Truman Brewery Old Truman Brewery – Brick Lane - E1 6QL a partir de £14.50

dias 4 a 13 | 12pm Chalk Farm Road NW1 8EH | Tube: Chalk Farm a partir de £7.50

LOve BEER

FEAST ST. GEORGE

dia 17 | a partir das 10am Battersea Arts Centre SW11 5TN | Tube: Clapham Common/Stockwell free

dia 23 | a partir das 12pm Trafalgar Square WC2N 5DN | Tube: Charing Cross free

30

nossa londres magazine - abril/2016


nossa londres magazine - abril/2016

31


esportes

o adeus ao ídolo holandês Um dos maiores jogadores da Holanda, Johan Cruyff, morre após luta contra o câncer e deixa marca na história do futebol

A

pós lutar contra um câncer no pulmão, faleceu no último dia 24, aos 68 anos, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial – o holandês Johan Cruyff. Membro do carrossel holandês e multicampeão por Ajax e Barcelona, ele também foi treinador de sucesso, levando a equipe catalã ao título da Copa dos Campeões da Europa na temporada 1991-1992. “Em 24 de março, Johan Cruyff morreu pacificamente em Barcelona, rodeado por sua família, após um dura batalha contra o câncer. É com grande tristeza que pedimos respeito à privacidade da família durante seu período de luto”, afirma o comunicado divulgado no site oficial do ex-jogador. Cruyff foi diagnosticado com câncer em outubro do ano passado e mostravase otimista na luta contra a doença. “Tenho a impressão de estar prestes a ganhar de 2-0 na primeira parte de um jogo”, dizia o futebolista. Fumante inveterado, largou o cigarro em 1991 depois de ser submetido a uma cirurgia cardíaca. começo da carreira Cruyff iniciou a carreira no Ajax, em 1964, com apenas 17 anos. Ganhou des32

taque no início da década seguinte, ao ser o líder do Ajax tricampeão europeu (1971, 1972 e 1973). Em agosto de 1973, se transferiu para o Barcelona. Na época, Cruyff era o detentor do prêmio Bola de Ouro, concedido pela revista France Football ao melhor jogador da Europa. Ele ainda faturou o prêmio em outras duas oportunidades. Principal jogador da seleção holandesa na Copa do Mundo em 74 – time que ficou conhecido como “Laranja Mecânica” – ele imortalizou a camisa 14. Mesmo com a derrota na final para a anfitriã Alemanha Ocidental, Cruyff deixou o torneio sendo chamado por alguns de “Pelé Branco”. Em sua carreira, Cruyff vestiu ainda a camisa de Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levante e Feyenoord. Após encerrar a carreira de jogador, Cruyff dirigiu o Ajax e o Barcelona. Ele levou o clube espanhol ao tetracampeonato nacional entre 1990 e 1994, além do titulo inédito da Copa dos Campeões da Europa, em 1992. Inspiração para muitos Apelidado de “o holandês voador”, o exjogador de 68 anos era a encarnação do “futebol total”, praticado nos anos 1970 pelo Ajax e pela seleção holandesa. Junto

a outros holandeses como Johan Neeskens, Ruud Krol e Arie Haan, maravilhou o mundo pelo gosto pelo bom futebol. Apesar de sua figura esguia e aparência frágil, Cruyff viveu sua glória como jogador no Ajax entre 1964 e 1973 como uma referência entre os meio-campistas, criando jogadas, como um maestro, e tornando-se uma fonte de inspiração para muitos jogadores que o sucederam, como o francês Michel Platini. “Foi o melhor jogador de todos os tempos”, declarou Platini à AFP. Visão de jogo, passes rápidos e precisos, técnico, talentoso e goleador, Cruyff tinha todas as características de um bom jogador de futebol moderno. Profissional desde os 17 anos no Ajax, Cruyff cresceu com o número 14 nas costas, número que permanece emblema da sua passagem pelo Ajax. Em 1973 se juntou ao FC Barcelona treinado por seu compatriota Rinus Michels (1973-1978). Entre as imagens que ficarão para a posteridade, destaca-se o da final da antiga Copa da UEFA de 1972, em Roterdã, entre Ajax e a Inter de Milão, vencida por 2 a 0 pelos holandeses, impondo todo o seu futebol contra os italianos. Era a segunda de três vitórias consecutivas do Ajax na competição continental. •

nossa londres magazine - abril/2016


esportes Divulgação

novo sistema de classificação da f1 não agrada aos pilotos, que pedem a volta do antigo sistema O sistema estreou na Austrália, mas não teve sucesso entre os corredores

O atleta é pega no doping Exame de Ana Cláudia Lemos dá positivo e, a atleta pode ser suspensa das Olimpíadas

A

atual recordista brasileira e sul-americana dos 200m rasos, Ana Cláudia Lemos, foi flagrada em  exame antidoping em fevereiro deste ano. Em exame feito durante um camping da seleção brasileira no Rio de Janeiro, a velocista testou positivo para o anabolizante oxandrolona, também conhecido como Anavar. Ana já pediu abertura da amostra B, que foi coletada na mesma ocasião. Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Atletismo disse que o controle de doping no Brasil é exclusividade da ABCD  (Au-

toridade Brasileira de Controle de Dopagem) e que já iniciou procedimentos disciplinares sobre o caso. “O cronograma agora depende do laboratório e da agenda da atleta, que pode acompanhar todo o procedimento de análise da amostra B”, contou Marco Aurélio Klein, secretário responsável pela ABCD, segundo o site de notícias UOL. Se confirmado o doping , Ana Cláudia pode ser suspensa e ficar fora dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. “Eu confio nela. Ela é neurótica sobre isso”, disse o técnico da atleta, Katsuhico Nakaya. •

nossa londres magazine - abril/2016

novo sistema estreou de forma decepcionante no GP da Austrália. A – já antiga – insatisfação dos pilotos teve como estopim a mudança no formato sem a consulta de equipes e competidores e foi alvo de muitas críticas. A Associação de Pilotos (GPDA) publicou uma carta aberta no dia 24 de março, onde pede mudanças no processo de tomadas de decisão na principal categoria automobilística. Essa carta foi encaminhada aos donos, acionistas da F1 e também aos torcedores. Os chefes das escuderias chegaram a se reunir, em caráter emergencial, em Melbourne, na Austrália, juntamente com o delegado técnico da FIA, Charlie Whiting, para pedirem a retomada do formato antigo. Mas não obtiveram sucesso, pois precisavam da aprovação unânime da Comissão da F1, o que não ocorreu. Entenda a nova regra O treino segue dividido em Q1, Q2 e Q3, mas, em cada uma das fases, o último colocado é eliminado assim que o cronômetro marcar nove minutos para o fim. Em seguida, cai um por um a cada 90 segundos. A intenção é dar mais emoção e, quem sabe, uma embaralhada no grid. • 33


for men

o rei dos vinhos

Separamos dicas infalíveis para você, que talvez não entenda muito de vinhos, virar sommelier por um dia.

O

vinho tinto tem uma cor quente e sedutora. O frio é o período perfeito para degustá-los durante as refeições. O problema é que sempre aparece aquela dúvida na hora da escolha. Com tantas opções, é comum não saber qual o tipo de vinho, ou uva, que combina com o quê. Para arrasar na harmonização e provar que você também pode entender do assunto, separamos algumas dicas básicas. Os tintos caracterizam-se pela cor avermelhada em vários tons, pois são fermentados com a casca da uva. Os tintos que possuem tonalidade mais clara são mais leves e para consumo mais rápido. Já os mais escuros devem ser armazenados e envelhecidos. O vinho tinto pode acompanhar diversos tipos de refeições, principalmente as com carnes vermelhas e molhos fortes. Confira algumas dicas:

• PINOT NOIR Esta uva produz um vinho seco, encorporado, de cor violacia e sabor delicado. É 34

• MALBEC E TANAT Os países mais famosos produtores de vinho com essas uvas são o Chile e a Argentina. É bem mais encorpado com presença marcante de tanino. O Malbec é uma deliciosa opção de acompanhamento para massas, aves e carnes assadas. • CARMÉNÈRE É ideal para acompanhar queijos semi-maduros, pratos à base de creme e queijo, comidas muito condimentadas e pratos exóticos. Originalmente é uma uva da região de Médoc (Bordéus, França). Atualmente é exclusiva do Chile.

Divulgação/BIGSTOCK

• CABERNET SAUVIGNON É uma das uvas mais populares do Brasil. O sabor é bem equilibrado e não tem tanto tanino, que é o que deixa o vinho mais seco. Acompanha bem queijos maduros, carnes assadas ou grelhadas (porco, carneiro, gado ou vitela) e pratos condimentados. Perfeito também com carnes com molhos vermelhos.

considerado um dos vinhos mais prestigiados e caros do mundo. O Pinot Noir possui corpo médio e é sensível à umidade. Combina com frutos do mar, massas, fondues e aves.

• MERLOT O vinho desta uva é mais leve e mesmo assim encorpado. Diferente do Cabernet, tem sabor frutado. Acompanha queijos maduros, ensopados, guisados, pratos à base de legumes e frutas secas, como ameixas, figos, nozes e avelãs. Agora é só escolher o que te mais agrada e...tim-tim! • n o s s a lo n dre s m a g a z i n e - abril / 2 0 1 6


for men Divulgação

para os magros, estilo dos pés à cabeça

• ROUPAS LARGAS – Evite usar, pois te deixam mais magro. A ideia de colocar roupas mais largas para disfarçar a magreza não funciona. Vão fazê-lo parecer mais magro. Por tanto não as use. • ESTAMPAS E LISTRAS – Aí está uma ajuda para disfarçar a magreza. Camisetas estampadas, listradas na horizontal ou com grandes xadrez e calças com lavagens diferenciadas são bons aliados para ajudar a disfarçar.

Para aqueles que sofrem com a magreza, dicas infalíveis para se vestir

• CALÇAS SKINNY RASGADA – Para quem curte de calças estilo skinny, mas se sente incomodados em usar, rasgar é uma boa opção. Assim, mata a sensação de alongamento das pernas.

como evitar as acnes e espinhas?

1 – O excesso de sol faz mal para a pele de todas as maneiras, principalmente se não há proteção! Além do acne ainda corremos o risco de câncer de pele.

Cravos e espinhas são mais comuns em adolescentes, mas não significa que homens e mulheres já crescidinhos estão livres do problema. Dados afirmam que o problema atinge quase 80% da população entre 11 e 30 anos de idade. Confira algumas dicas para evitá-los.

2 – Lave o rosto sempre! O normal e recomendado é que lave o rosto duas vezes por dia com sabão neutro. 3 – Lave o cabelo sempre! Se o seu cabelo for oleoso, lave todo dia.

nossa londres magazine - abril/2016

• TÊNIS – Os de cano médio, alto e, no caso das bermudas, usar as meias suspendidas ajudam a disfarçar a canela fina, principalmente se as meias forem estampadas. • ACESSÓRIOS – Para quem tem pulsos finos, relógios e pulseiras ajudam a equilibrar com o resto do braço. Porém, se o seu braço for inteiramente fino, cuidado para não usar acessórios robustos! Isso pode ocasionar uma desproporção que não ficará legal. • CAMADAS – Incluir mais roupas no visual é um excelente aliado no disfarce. Você pode criar esse look com camisa, blusa, jaqueta, camiseta amarrada na cintura, etc. Veja alguns exemplos nas fotos acima e saia no estilo! • 4 – Não esprema as espinhas! Essa talvez seja a dica mais importante. Espreme -las é o que causa as maiorias das cicatrizes, então se já está sofrendo com elas, não toque na sua pele! Essas são pequenas dicas para prevenção, mas é sempre bom consultar um dermatologista. E nada de tomar remédios sem prescrição médica, isso pode piorar e muito dependendo de cada caso. • 35


cultura

a artista por trás da arte Conheça Anna Laurini, a artista que chama a atenção com suas artes espalhadas por Londres

R

ostos distintos pintados em andaimes; a mesma imagem, com variações sutis surgindo em toda parte do East London. Foi o que despertou a curiosidade de Dee Jas, um jornalista do The State of The Arts. Sua missão era descobrir quem estava por trás desse lindo trabalho. Mistério resolvido: Anna Laurini, uma artista de Milão, que agora chama East London de casa. Conheça um pouco dessa artista através da entrevista concedida à Dee e algumas de suas pinturas. Dee – Descreva Londres em três palavras. Anna – A primeira, sarcasmo. Eu gosto do senso de humor britânico. Segunda, individualismo, que por experiência própria, me ajudou a ser mais focada na

36

minha própria pessoa e descobrir quem eu sou e o que eu quero fazer na vida. E finalmente , gostaria de dizer esnobe, pois ela pode ser uma sociedade muito classista que afeta a mundo da arte também, mas eu sou do tipo ultrapassada para isso agora. Dee – O que ou quem te inspirou a fazer o que você faz? Anna – É um vício, uma função vital que começou a partir do estúdio e, por vezes, para as ruas. Eu tenho pintado por muitos anos, mas apenas 3 anos atrás eu comecei a pintar na rua, depois que um amigo me incentivou. Foi um desafio, mas agora é um vício puro. Minha arte é principalmente uma mensagem de beleza e é importante, para mim, trazer isso de volta (para a rua e para os outros).

Dee – Qual foi a música de sua juventude? Anna – Eu ouvia muito The Doors. Cada canção de Jim Morrison me faz querer cantar em voz alta! Eu ainda as ouço, e às vezes uso suas letras em minhas pinturas. Dee – O que você ama fazer? Anna – Quando estou pintando, eu sinto que estou no lugar certo, no momento certo. Sinto-me aterrada comigo mesma e com o universo. É um momento especial. Eu desistiria de tudo para continuar a pintar. Assim que eu começo a pintar, canalizo qualquer energia que eu possa ter nesse momento, em algo produtivo. É muito terapêutico e me faz sentir segura. Dee – E ódio ? Anna – Tento descrever para o trabalho, pois em última análise, vem do interior. O traba-

n o s s a lo n dre s m a g a z i n e - abril / 2 0 1 6


cultura

mesmo sobre ameaça, estreia de batman vs. superman foi destaque em londres

Ameaça de atentado na cidade não atrapalhou a estreia do filme

F lho pode representar nada e tudo, dependendo da conexão que você faz com ele. Dee – O que faz Londres ser um centro de cultura único para você? Anna – O cenário de arte e cultura em Londres é muito estruturado e poderia ser entendida como restritiva. Para mim não é muito original, mas é o lugar onde eu vivo no momento. Então, fazer arte aqui é como eu faria em qualquer outro lugar do mundo. Dee – Em quem devemos estar de olho no cenário da arte e da cultura atualmente? Anna – Banksy, um pintor de rua britânico. Ele é sempre inovador, eficaz, inteligente e soberbamente brilhante em transmitir a sua mensagem.

Dee – Qual é a coisa mais assustadora que você já fez ? Anna – Eu tento não fazer coisas assustadoras, mas a pintura nas ruas, por vezes, pode ser emocionante...eu adoro! Dee – Compartilhe algo sobre você que iria surpreender-nos! Anna – Eu sou tímida, mas minha arte me dá a confiança de que preciso. Dee – Viagens? Anna – Vou muitas vezes à Itália, mas estive em Paris em outubro do ano passado, onde fiz algumas artes de rua. A próxima parada será Nova York, na primavera, para dar continuidade ao meu trabalho, a arte de rua. •

n o s s a lo n dre s m a g a z i n e - abril / 2 0 1 6

oi destaque mundial: premiere do novo filme da Warner Bros., Batman vs. Superman, foi cancelada. Isso por causa dos atentados que aconteceram em Bruxelas no mês passado. Porém, logo depois os estúdios se retrataram. Foi cancelado apenas o red carpet, o mais famoso tapete vermelho de Londres. Em outras palavras, os atores do filme não iriam passar pelo tapete, onde ficam os fãs e a imprensa, e entrariam direto no cinema para a estreia. Mas não foi bem assim. Muitos fãs, fantasiados de seus super-heróis favoritos, conseguiram entrar no red carpet, assim como muitos da imprensa. E os alguns atores acabaram passando também pelo local. A produção acabou liberando alguns locais do corredor e, assim, os atores conseguiram ver os fãs, e vice-versa, e dar algumas entrevistas. Londres se virou para ver Ben Affleck, Henry Cavill e Gal Gadot, protagonistas, e eles se aproximaram de seus fãs, dando autógrafos e posando para fotos. Já o diretor do longa, Zack Snyder, aproveitou e pediu ao público ali presente fazer um momento de silêncio para as mais de 30 vítimas dos ataques em Bruxelas. “O Batman vs. Superman: Dawn Of Justice” teve sua estreia europeia no Leicester Square, em Londres e é o segundo filme da série seguinte do “Man Of Steel” (Homem de Ferro), de 2013. • 37


você sabia?

álbum mais vendido “Thriller”, de Michael Jackson, foi o álbum mais vendido de todos os tempos. Vendeu mais de 65 milhões de cópias no mundo. O álbum, junto com “Their Greatest Hits”, do Eagles, receberam 29 vezes o disco de platina da Associação da Industria Fonográfica Americana (RIAA) e são os álbuns mais vendidos nos EUA. Segundo a Official Charts Company, o álbum mais vendido em UK é Greatest Hits, do Queen (1981). Em 2014, tornou-se o primeiro álbum a vender 6 milhões de cópias em UK.

antiga carruagem A Carruagem a Vapor Greenville, um veículo de três rodas feito em 1857 é a carruagem sem cavalo mais antiga do mundo. Mais de 45 anos depois de aparecer na primeira edição do Livros dos Records como a “carruagem sem cavalo” mais antiga ainda em funcionamento, ela completou os 87km da Corrida de Carros Veteranos de Londres a Brighton no ano de 2000, em menos de 9h. Em 2009, foi levada de Bristol para o Museu Nacional do Automóvel, em Beaulieu – e até abril de 2014, ainda estava funcional. Robert Neville Grenville, de Somarset, UK, criou o veículo, que tem 4 lugares e chega a 24km/h.

que nariz!

Thomas Wedders (UK), atração de um circo ambulante nos anos de 1770, tinha o maior nariz do mundo, que supostamente media 19cm de cumprimento.

carro mais caro O carro comercial mais caro do mundo são da linha Les Légends de Bugatti. Seus preços variam de US$ 2,84 milhões, para o Ettore Bugatti, que é o último modelo lançado. A linha, baseada no Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, tem produção limitada a três unidades de cada modelo. Os preços não incluem transporte e impostos. O Rembrandt de US$ 2,96 milhões foi batizado em homenagem o irmão mais novo do fundador Ettore Bugatti. 38


você sabia?

7 metros?! Chris Walton, “A Duquesa”, tem as maiores unhas do mundo. Elas medem 3,62m na mão esquerda e 3,68 na direita, um total de 7,3m. As “garras de Chris foram medidas em Londres (UK) em 16/09/1013.

big bertha

Em 2010, o iPad foi o produto eletrônico de vendagem mais rápida. Foram vendidos 3 milhões nos primeiros 80 dias. O iPad2, lançado em março de 2011, vendeu a um ritmo de 311.666 unidades por dia.

A maior Samosa do mundo foi feita por chefs e estudantes do Bradford College, em West Yorkshire, Uk. Em 22/06/2012, eles prepararam um pastel indiano gigante que pesava 110,8kg e media 1,35 cm de comprimento, 85cm de largura e 29cm de altura. O grupo apelidou a samosa recordista de “Big Bertha”. Outra curiosidade é que: existem mais restaurantes indianos em Londres do que em Mumbai e Nova Delhi juntas.

volta mais rápida

viagem gelada fotos de Divulgação

milhões vendidos

frio na barriga

John McGuinness, do Reino Unido, foi quem fez a volta mais rápida do mundo no TT da Ilha de Man de Superbike. Numa prova da categoria Superbike TT em Douglas, Ilha de Man, (UK), em 02/06/2013, John MCGuinnes fez o tempo de apenas 17m11,57s, pilotando uma Honda CBR1000RR, na sexta e na última volta do Mountain Course. Ele alcançou uma velocidade média de 211,9km/h.

A montanha russa de aço Takabisha, situado no parque de Fuji-Q, no Japão é a mais íngreme do mundo. Seu pico está a 43m de altura – com um ângulo de 121º – em um trecho de 3,4m e demora apenas 0,38 segundos.

nossa londres magazine - abril/2016

Lewis Clarke, também do Reino Unido, foi a pessoa mais jovem a viajar ao Polo Sul. Nascido em 18/11/1997, ele tinha apenas 16 anos e 61 dias quando atingiu o polo Sul geográfico em 18/01/14. Havia esquiado 1.123,61km a partir da enseada Hércules, na plataforma de gelo Ronne, com a a ajuda do guia Carl Alvey (30). A dupla não teve apoio, apenas recebeu novos suprimentos pelo ar três vezes. 39


gata do mĂŞs

a ll i m a C nti a F

pr

a/ n i r d n o L ural de

nat

40

nossa londres magazine - abril/2016


gata do mĂŞs

quer ser a nossa gata do mĂŞs? envie um email com SUAS FOTOS, nome, telefone e idade para n o s sinfo@nossalondres.com.br a londres magazine - abril/2016

apoio

41


amor & sexo

M

uito se fala no desenvolvimento de uma criança em relação a caminhar sozinha, em aprender a comer sozinha, mas pouco se fala sobre o desenvolvimento sexual da criança. A maioria dos pais ainda se sentem tímidos em abordar esse assunto com as crianças. Segundo a pediatra Elizabeti Pereira, a criança começa a ser educada dentro da área da sexualidade desde o momento que ela nasce. “Na verdade, hoje, desde que é identificado o sexo a nível intra-uterino já existe toda uma educação sexual”, diz ela. Para a pediatra, os pais tem que cada vez mais se responsabilizar por essa área, e principalmente lembrar que a criança nos seus primeiros anos de vida até o surgimento da puberdade, ela não vê a sexualidade de uma forma erótica como o adulto vê. Mas ela aprende os valores a partir da infância. Então, o exemplo, o comprometimento e a responsabilidade dos pais em relação a sexualidade é fundamental. As crianças começam muito cedo a questionar seus pais sobre o seu nascimento. Muitos pais ficam receosos ou inseguros de falarem sobre o assunto e com isso, acabam passando uma mensagem para a criança de que tem alguma coisa errada, que tem que ser escondido e que não pode falar sobre isso. Os pais ficam muito perturbados com as perguntas das crianças, mas segundo a Dr. Elizabeti “As crianças querem respostas simples.”

repr oduç

ão

“pais, de onde eu vim?”

Pode não ser a pergunta que vale 1 milhão de reais, mas é assustadora para a maioria dos pais e, em algum momento, você precisará esclarecer essa dúvida para seu filho. Como reagir?

42

nossa londres magazine - abril/2016


amor & sexo Tais como: “Você veio da barriga da mamãe porque o papai participou com muito amor e formou você.” Este seria um exemplo para uma pergunta frequente : “De onde eu vim?” Fingir que esqueceu de responder, deixar para depois ou mudar de assunto pode causar de repente mais curiosidade ainda ou, uma mensagem de que “se eu preciso saber de alguma coisa, aqui eu não posso perguntar, tenho que procurar outros caminhos”. “Então, o diálogo aberto, simples e claro é o melhor caminho desde a primeira infância”, diz a psicóloga Fernanda Spengler. ENTÃO, QUANDO COMEÇAR? Geralmente as crianças dão pistas sobre isso. “Geralmente por volta de 3 ou 4 aninhos começam as primeiras perguntas, que no início geralmente é sobre diferença física, anatômicas entre meninos e meninas, e o surgimento dos bebês”, explica Fernanda. Também é natural que elas toquem seus órgãos genitais com frequência, pois estão descobrindo seu corpo. “É importante lembrar que a masturbação fisiológica é uma coisa absolutamente normal quando a criança descobre os seus órgãos sexuais. É prazeroso tanto para meninos quanto para meninas, mas não há nenhuma conotação erótica nesse ato”, diz a psicóloga. “É importante que as famílias não restrinjam muito o comportamento da criança, pois isso pode despertar a atenção e fixar um padrão”, diz a pediatra. Para evitar esse comportamento, que é uma fase passageira, em frente às outras pessoas, os pais devem ensinar e mostrar ao filho que ele vai ao banheiro fazer “pipi”, “coco” sozinho e fecha a porta. E que isso também é com o seu corpo e não pode ser feito publicamente. E nunca dizer “isso é errado”, “é feio”. Isso além de despertar a curiosidade, podem ocasionar trauma na criança . A criança não deve ser castigada por descobrir o seu corpo, até porque ela não entende o por quê do castigo. O pensamento infantil é diferente da lógica do pensamento adulto. A criança não tem nenhuma conotação erótica. Por tanto essa é uma fase da criança que logo desaparece. •

agora, é a vez deles Na última edição, falamos o que irritam neles. Agora, falaremos o que irritam nelas.

reprodução

A

lgumas vezes, na convivência do dia-a-dia, temos tipos de comportamentos que irritam muito o sexo oposto e ele não entende porque as maneiras de enxergar do homem e da mulher são diferentes. Então vale a pena você observar coisas que, de forma geral, irritam (muito) o sexo masculino. Na última edição, a REVISTA NOSSA LONDRES mostrou coisas que os homens fazem que podem facilmente irritar as mulheres. Agora, vamos inverter a situação. Mostraremos atitudes de mulheres que podem afastar os homens, segundo a mediadora de conflitos, Sueli Boriasco. São elas:

• Mulheres ciumentas e pegajosas – Os homens não gostam de ter que ficar se explicando o tempo onde estão, com quem estão e o que estão fazendo. E ficar atendendo bilhões de telefonemas, definitivamente, não é a “praia” deles.

• Mulheres intrometidas – Esse tipo de mulher irrita demais os homens. São aquelas que sabem de tudo e querem saber para quem e o por quê tal pessoa telefonou. Se metem em tudo, nos negócios, no que faz, como faz, como está, como não está e etc. Elas são as donas da verdade. O homem até gosta de compartilhar, mas eles não

gostam de ter que ser obedientes sempre em tudo que você fala.

• Mulheres dramáticas – Essas são realmente irritantes. São aquelas que fazem “tempestade” num copo d’água. Qualquer coisa se transforma numa choradeira enorme! Homem tem horror quando a mulher começa a chorar. Eles não sabem o que fazer quando você está chorando. Muitas mulheres usam o choro como forma de tentar comover o parceiro, mas cuidado! O “tiro” pode sair pela culatra. Preste atenção nisso!

• Mulheres carentes – Aquelas que querem que o companheiro fale “eu te amo” centenas de vezes por dia, que tem que se sentir a “número 1” na vida dele. Não fique cobrando. Os homens precisam se sentir mais livres e mais espontâneos.

• Mulheres super poderosas – Essas são o contrário das carentes. Elas não precisam deles pra nada. Elas sabem de tudo, resolvem tudo, fazem de tudo. E o pior, não dão satisfação de nada que fazem. E eles ficam pensando assim: “O que é que eu estou fazendo nessa relação?” • Mulheres muito críticas – São as do tipo que entram em um lugar e já começam a colocar defeito em tudo e todos. Fala mal de outras mulheres presentes para se valorizar, mas isso causa um efeito contrário. Cuidado! • 43


receitas

SALADA DE SALMÃO coM MOLHO DE MANGA

ingredientes • Mix de folhas (alface roxa, alface crespa, agrião) • 300g de salmão cortado em cubos • 1 copo (AMERICANO) de suco de laranja • 1 colher (sopa) de açúcar • 5 tomates-cereja cortados no meio • 1/2 manga cortada em tiras

44

• 1/2 manga cortada em cubos pequenos • 1/2 cebola picada • 1/2 cenoura picada • Gergelim preto e branco • Vinagre balsâmico • Azeite • Sal

modo de preparo MOLHO PARA A SALADA: Em uma frigideira, coloque a cebola, a cenoura e o açúcar e refogue. Acrescente o suco de laranja e os cubos de manga. Cozinhe por alguns minutos, coe e reserve. SALMÃO GRELHADO: Tempere o salmão

nossa londres magazine - abril/2016


receitas

frapÊ de café ingredientes • 1 xícara (chá) de café pronto, sem açúcar, congelado • 1 xícara (chá) de sorvete de creme • 1 xícara (chá) de leite gelado • 1 xícara (café) de leite condensado apenas com sal e grelhe os cubos em uma frigideira com um fio de azeite. Reserve. Antes de montar a salada, coloque um pouco do molho. Montagem: Monte NUM PRATO OS INGREDIENTES. Salpique o gergelim preto e branco. E finalize com algumas gotas de vinagre balsâmico.

nossa londres magazine - abril/2016

modo de preparo Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado. acrescente calda de chocolate, OU OUTRO SABOR, À gosto.

45


Pão de Queijo - Bolinha de Queijo - Rissoles - Bolinho de Bacalhau - Quibe - Esfiha - Croquete de Carne MINEIRINHA DOCES E SALGADOS

46

Bolos - Cajuzinhos - Brigadeiros - Beijinhos

E MUITO MAIS! Tel.: 07772 60 5701 / 07870 67 1276 www.mineirinha.com A MINEIRINHA DOCES E SALGADOS

nossa londres magazine - abril/2016


Sweet Temptations Aqui você encontra tudo para deixar sua festa mais doce! Bolos tradicionais & Decorados Docinhos tradicionais e finos Cupcakes Cake pops Bombons Bem - casados.

Fazemos entrega em toda Londres.

07801245925 marigrecco@hotmail.com

https://www.facebook.com/grecco.me

Rei do

Salgado Doces e salgados para festas Salgadinhos em pronta entrega Fazemos delivery Rei do Salgado

07895 248 562

o melho

r B O L I N DE CARNE HO SEC de Londre A s

CONFIRA NOSSOS SABORES

Quatro queijos Picanha Coração de frango Frango com catupiry Pizza Romeu e Julieta Carne Seca Bacalhau

Deli

Temos cupom promocional no final da revista. Não perca

020 3417 8870

The Market Village 70-73 - The Mall, Stratford Unit 9 - Stratford Shopping Centre London - E15 1XQ Estamos em frente a estação de Stratford Segunda à sábado de 9:30 às 18:30 e feriados de 11:00 às 17:00

nossa londres magazine - abril/2016

47


Envio para todo o Reino Unido

Açougue e mercearia brasileira

La Docta Ltd www.ladoctauk.com info@ladoctauk.com 020 3432 1662 / 078 3329 8320 44 Queenway - W2 3RS, Londres

020 3417 8870

Segunda à sábado - 9:30 às 18:30 Feriados - 11:00 às 17:00

Envie seu dinheiro com segurança e rapidez

FAZEMOS DELIVERY

The Market Village 70-73 - The Mall, Stratford Unit 9 - Stratford Shopping Centre London - E15 1XQ Estamos em frente a estação de Stratford 48

nossa londres magazine - abril/2016


. DECORAÇÃO DE FESTAS, ANIVERSÁRIOS E EVENTOS . SERVIÇOS DE BUFFET TELS.:

07798561529 07835059649

nossa londres magazine - abril/2016

49


50

nossa londres magazine - abril/2016


Nutri

Entregamos um plano alimetar balanceado na sua porta para que você coma de forma saudável!

“Nós adicionamos sabor e saúde à sua necessidade de comer bem.” Solicite sua cotação

07792 715625 emanuela@finotaste.com nossa londres magazine - abril/2016

51


52

nossa londres magazine - abril/2016


Dra. Zuleica Labonde OAB Nº 122.113

Assessoria e consultoria jurídica

Advogada, sediada no Rio de Janeiro - Brasil, especializada nas áreas imobiliárias e de órfãos e sucessões (inventários judiciais e extra-judiciais).

Contato inicial através do email

zlabonde@gmail.com

nossa londres magazine - abril/2016

53


Existimos por causa de você e falamos a sua língua.

CONSULTORIA

CONTABILIDADE • • • • • •

Registro de Autônomo Benefícios Registro de Empresa Business Start Up Contratos Empresariais Tax e VAT LANÇAMENTO DE NOTAS

• Análise de Fluxo de Caixa e Relatórios • Lançamentos de Notas Fiscais • Treinamento Interno e Externo

• • • • •

Auditoria Plano de Negócio Previsão e Orçamento Mentoring para Negócio Diretor Executivo e Não Executivo FOLHA DE PAGAMENTO

• Relatório Anual • Cálculo de Imposto de Renda e National Insurance • Entrega de P45 e P46 • Contrato de Funcionário e Autônomo

1 College Yard, 56 Winchester Avenue • London NW6 7UA | United Kingdom

54

nossa londres magazine - abril/2016


nossa londres magazine - abril/2016

55


Consultations available in English and Portuguese

Alcione Figueiredo da Silveira BSc(Hons)Homeopathy, RSHom, MHMA - UK

Specialist in Homeopathic Medicine

Homeopathy: The Art and Science of Healing that promotes healthy living Are you looking for a profound healing, balance and wellbeing that you have never experienced? Homeopathy is what you need. Homeopathy is for all ages and treats all health conditions whether it is of a physical, mental or emotional nature.

P S I C O T E R A P I A P A R A A D U L T O S O R I T B E C K Psicóloga Clínica

Atendo a comunidade brasileira há mais de 20 anos O20 8144 6566 / 077 1678 8841

Holistic Health Lab Clinic (by appointment only) 102, Mill Lane – West Hampstead - NW61NF www.alcionefigueiredo.com alcionehomeopath@gmail.com

56

Atendimento em Português, Español & English Registrada no UKCP, órgão regulamentador da profissão no Reino Unido

5 9 N o r t h E n d Ro a d , L o n d o n - N W 1 1 7 R L

020 8343 3906

nossa londres magazine - abril/2016


LOOK AFTER YOUR QUALIFICATION, IT IS YOUR GREATEST ASSET CUIDE DE SUA QUALIFICAÇÃO, É O SEU MAIOR PATRIMÔNIO

078 2154 1659 DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM REDUTORA MASSAGEM CLÁSSICA RELAXANTE MANICURE E PEDICURE DEPILAÇÃO THREADING ESTÉTICA FACIAL MASSAGEM FACIAL

Escola brasileira credenciada pelo VTCT e The Guild of Beauty Therapist

PEELING PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ESTES CURSOS E TODOS OS CURSOS DISPONÍVEIS: www.erbeauty.co.uk

Sports Massage Deep Tissue Massage Massagem Sueca Depilação Criolipólise Rádiofrequência

Facial Drenagem Linfática Pós-operatório Cavitação Vaccum Ultrassom

Cleuza: 07761608725

relaxingmassagetherapy.co.uk

Ultrassom Trat. Para Celulite Botox Dermal Fillers, certificado VTCT UK Brazil, com seguros

31-33 East Street Bromley - BR1 1QQ

Atendo as regiões de Catford, Cristal Palace Beckenham, Penge nossa londres magazine - abril/2016

57


58

nossa londres magazine - abril/2016


s h o w r o o m c o m at é 8 5 % d e d e s c o n t o

461 Fulham Road London SW6 1HL Tel: 020 7610 1610

49 Peascod Street Windsor SL4 1DE Tel: 017 5386 4844

www.avidafashion.com

Magna podóloga

Especializada em: unhas encravadas, infecções por fungos, micoses, verrugas, calos, etc. Atendimento à domicílio

Lilian Beauty MANICURE PEDICURE SOBRANCELHAS DE HENNA DEPILAÇÃO EM CERA FRIA OU QUENTE EXTENSÕES DE CÍLIOS

ATENDIMENTO À DOMICÍLIO COM HORA MARCADA

07448333464

Magna Eyre MCFhp MAFhp

0783 836 4444 0793 366 3808 nossa londres magazine - abril/2016

59


-

Construção e reforma Servicos de eletrecista Hidráulica Pintura Jardinagem Consertos e reparos em geral

CONTATOS: 02032903877 / 07450297225 / 07453274217

60

nossa londres magazine - abril/2016


QUARTOS ACOMODAÇÕES

e

CASAS

EAST LONDON STRATFORD BETHNAL GREEN WESTFERRY

ZONES 1 - 2 - 3

MAURÍCIO LOBO

07728265434

nossa londres magazine - abril/2016

61


62

nossa londres magazine - abril/2016


nossa londres magazine - abril/2016

63


CONSERTO DE MOTOS • RECONSTRUÇÃO DE MOTORES • RECOVERY • SEGUROS

PROMOÇÃO

Revisão Completa Para pessoas que estão fazendo o knowlegde (black cab)

£ 40,00

Revisão inclui: óleo, vela, filtro de ar ou filtro de óleo (apenas motos de 100 / 125 cc)

Tucano Muffs £ 40

Oxford Premier Grips £ 100

Oxford Scooter Grips £ 80

Tucano Leg Cover a partir de £ 65

Gerenciamento eficiente de Seguros - Atendimento de qualidade - Mecânica completa - Pintura - Pneus - MOT

34 QUIXLEY STREET - DOCKLANDS - E14 9PU - LONDON | 020 7987 9167 - 078 5304 5039 64

nossa londres magazine - abril/2016


vouchers

confira nossos descontos exclusivos para os leitores para a criação de seu logotipo para a criação de logotipo e cartão de visita

10% 15%

promoção válida apenas para o mês de abril

OFF

20% 15% OFF EM QUALQUER TRATAMENTO CAPILAR

020 8471 3030 074 7873 2107

125 Greengate Street E13 0BG

- cupom válido para tratamentos capilares; - consulte termos e condições no local.

DESCONTO IMPERDÍVEL

. Desconto válido apenas para caketoppers e a cada 30 lembrancinhas; . Promoção válida somente a partir do mês de maio.

VALE 1 PASTEL

RECORTE ESTE E LEVE AO MR.RIBS DELI

DE DESCONTO

. Promoção válida somente na compra de 3 unidades. Apresentando este cupom, o quarto pastel é grátis; . Válido somente de terça a quinta.

NO VESTIBULAR!

15%

de desconto em qualquer tratamento Promoção válida para os meses de abril e maio

Deli

841 Harrow Road NW10 5NH 020 7998 1854 / 075 9573 5279 belezaopcional@terra.com.br www.belezaopcional.com

58 Underwood Road - E1 5AW 0207 253 6907 - www.unigran.pt

CUPOM DESCONTO

The Market Village 70-73 - The Mall, Stratford Unit 9 Stratford Shopping Centre London - E15 1XQ Estamos em frente a estação de Stratford

A P R E S E N T E E S S E C U P O M E G A R A N TA O D E S C O N T O

10

DESCONTO DE

£

EM QUALQUER

TRATAMENTO CAPILAR 91 INVERNESS TERRACE, FLAT 7 W2 3JU TEL: 020 7985 2602 MOB: 079 1220 8069 www.leninhahairdresser.com leninhahairdresser

aproveite!

muitos cupons de desconto!

diversos serviços com muitos descontos, só aqui na revista nossa londres!

anunciante, publique seu cupom conosco. entre em contato pelo info@nossalondres.com nossa londres magazine - abril/2016

65


contatos úteis aeroporto luton aeroporto gatwick aeroporto heathrow aeroporto stransted táxi - black cabs táxi - mini cabs

01582 405 100

home office – dpt. de imigração

0844 335 1802

Lunar House, 40 - Wellesley Road, Croydon - cr9 2by somente com hora marcada www.ukba.homeoffice.gov.uk

0844 335 1801

orientação para gays e lésbicas

087 0606 7766

stonewall

0844 335 1803 020 7432 1432 020 7222 1234

emergências

Polícia, bombeiros e ambulância

08000 50 20 20

gay switboard

0300 330 0630

assistência para pessoas com depressão www.samaritans.org jo@samaritans.org

08457 90 90 90

casa do brasil 999

consulado brasileiro

3 Vere Street, W1G 0DG - Metrô Bond Street assist.cglondres@itamaraty.gov.br morte, prisão e acidentes www.itamaraty.gov.br

ligações à cobrar para o brasil

Ligar para o Brasil, pagando em Londres, disque 00 55 e o DDD da cidade desejada

0800 890 055

assistência jurídica, psicológica, alojamento,

tradutores, intérpretes e etc. (anuidade £40) 64-66 Wllesden Lane, London - nw6 7sw www.casadobrasil.org.uk

020 7328 7988

abras

Brasileira no Reino Unido 59 Station Road - NW10 SUX info@abras.org.uk

associação

020 8961 3377

transportes de londres

www.tfl.gov.uk

aOS ANUNCIANTES DA nossa londres magazine Pedimos a gentileza de colocar, na referência bancária do seu depósito, o nome do estabelecimento e o número do seu invoice. Assim, facilitará a identificação de seu pagamento. Agradecemos a atenção.

dados bancários: A J ENTERPRISE | sort code: 205706 | account: 13781291 | barclays Os artigos assinados, anúncios e publicidades aqui citados são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião do editor.

66

nossa londres magazine - abril/2016


67 TEL: 020 8534 4025 | 357 WINCHEALSEA ROAD E7 0AQ - STRATFORD - LONDON nossa londres magazine - abril/2016


68

nossa londres magazine - abril/2016


Nossa Londres - Abril/16