Page 1

Foto: Jonas Adriano

ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

Orgulhosas da função, as vigilantes da Rudder seguem as mesmas regras dos homens, sem perder a feminilidade

Mulheres de fibra

Sim, elas abriram e ocuparam seus espaços, sem perder a doçura e a feminilidade. Se há algumas décadas era praticamente impossível ver uma mulher ocupando altos cargos em empresas ou assumindo o comando de países como hoje, imagine figurar como segurança em um shopping, por exemplo. Uma das pioneiras na contratação de seguranças femininas, lá em 1973, a Rudder hoje emprega 542 mulheres vigilantes, que trabalham em Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul e no Paraná, em bancos, condomínios, empresas, shoppings e indústrias. Primeira mulher contratada como segurança, Elvira Claudete da Silva segue funcionária da empresa, agora como chefe de departamento (DACP). Elvira veio do interior do Estado para prestar concurso para a Polícia Civil quando viu o anúncio da Rudder pedindo vigilantes femininas.

“Era exatamente o que eu queria”, revela. “Ser vigilante, para mulher, era ser pioneira”, orgulha-se. Elvira trabalhou em grandes redes de varejo da época, como Wolens, um loja de confecções, e Hermes Macedo, de departamentos. “Nunca sofri preconceito. Mulher é perspicaz, corajosa, observadora e detalhista, requisitos que fazem diferença para uma vigilante”, resume. Contudo, foi nos anos de 1990 que houve uma demanda maior na contratação de seguranças femininas, segundo o Cel. Murilo França, diretor de Operações. Ele concorda que há diferenças na atuação de homens e mulheres. “A mulher é mais perceptiva, detalhista, observadora, discreta e exigente”, afirma, sem pestanejar. Patrícia dos Santos, segurança que trabalha na recepção da Refinaria de Petróleo Riograndense, em Rio Grande, concorda.

“A mulher tem mais calma para lidar com situações extremas e usa mais sua sabedoria e paciência.” O desempenho singular de Patrícia em seu posto de trabalho recebeu, inclusive, destaque no informativo da refinaria. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento”, orgulha-se. E para elas não tem moleza, não. O treinamento das seguranças mulheres é o mesmo dos homens, dentro das conformidades previstas em legislação. O uniforme é padrão, mudando apenas algumas características como colete, cinto, sapato, corte da camisa e da calça. Com relação à postura profissional, também tudo igual. “As vigilantes têm a mesma qualificação que os vigilantes homens. Procuramos apenas evitar colocar as mulheres para trabalhar em locais mais ermos, com pouca estrutura”, especifica o Cel. França.


Às mulheres Infelizmente a humanidade convive há séculos com preconceitos de todas as

Zelo pelo patrimônio no Centro Logístico Araucária Foto: Jonas Adriano

ordens. Com a mulher não foi diferente, mas pelo menos essa barreira conseguimos vencer. Hoje vemos mulheres em todos os postos de comando – temos uma Presidenta! A Rudder foi uma das primeiras empresas de segurança do país a contratar mulheres para postos de segurança – e orgulha-se disso. No Mês da Mulher, aproveitamos para homenagear as nossas vigilantes femininas e demais funcionárias com a matéria de capa deste informativo. Nesta edição também falamos sobre parceiros importantes da Rudder, como o Centro Logístico Araucária, e vários outros que nos alegram diariamente com os elogios que enviam sobre o desempenho de nossos funcionários. Como o de Wanderlei Calderon, do Paraná, que atuou na prevenção de um possível incidente em uma agência bancária em Londrina, onde vive, e acabou evitando o ataque. Ou o exemplo de Altemir de Lima e André Ferrão, que devolveram a chave encontrada ao cliente, atitude simples que mereceu destaque. São histórias como essas, de responsabilidade, postura ímpar e trabalho digno, que nos orgulham diariamente. Inspire-se e boa leitura! Carlos Alberto Laude – Diretor Geral

Everton de Oliveira, gestor de Condomínios, trabalha tranquilo e em segurança

No bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre, um dos centros de armazenamento e distribuição de produtos que se destaca é o Centro Logístico Araucária, protegido pela Rudder desde março de 2012. “A Rudder é referência em sua área de atuação, sobretudo em relação ao zelo do patrimônio dos condomínios em que atua. Essa experiência nos levou a contar com a empresa para fazer a segurança do condomínio”, especifica Everton Dario de Oliveira, gestor de Condomínios do Centro Logístico Araucária. Com docas para dois caminhões por módulo, e com cada módulo dispondo de um depósito de 780m², escritório de 185m² e loja frontal com 49m², o Centro Logístico Araucária precisa de um tipo de segurança especial, de patrimônio, sobretudo porque está localizado perto de áreas de saída da cidade, regiões tradicionalmente de risco para a segurança das empresas que por lá atuam. Segundo Oliveira, o conhecimento técnico e os funcionários bem preparados e orientados possibilitam à Rudder prestar um serviço diferenciado nesse sentido. “Trata-se de uma empresa eficiente, ágil em nossas solicitações e em nossas demandas diárias”, garante.


ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

Ler faz bem para a

cultura e o cérebro Sempre ouvimos de pais e professores que ler faz bem. Naturalmente, adquirimos mais cultura e ficamos mais informados quando lemos um bom livro, uma revista ou jornal. Contudo, estudos recentes mostram que nossa imaginação atua de forma mais eficiente durante a leitura do que ao vermos um filme, por exemplo. Nossa mente fica mais liberta para elaborar as imagens. A leitura também ajuda na memória, já que estimula o cérebro a formar mais e mais conexões.

SESC: carteirinhas em uma semana Agora os novos funcionários da Rudder podem contar com os benefícios do SESC RS assim que são admitidos. Basta solicitar uma ficha no setor de Recursos Humanos, preenchê-la e entregá-la ali mesmo. Uma semana depois é só retirar a carteirinha no mesmo local e desfrutar de serviços como academia de ginástica, clube campestre e descontos em hotéis pelo Estado.

ORGULHO DE SER RUDDER Foto: Jonas Adriano

Por isso é importante manter o hábito da leitura ao longo da vida, para chegarmos à velhice com o cérebro em bom funcionamento intelectual. Quer praticar a leitura, estimular a memória e adquirir mais cultura e informação? Há bibliotecas em que é possível retirar livros de graça. Na internet é possível acessar sites e baixar,

Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

gratuitamente, obras de literatura. Confira:

Andrade fica feliz por garantir a tranquilidade dos clientes de seu posto

Segurança com foco nas pessoas

Biblioteca disponibiliza mais de 44 mil títulos de diversos gêneros

Em Porto Alegre • Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães – Av. Érico Veríssimo, 307 – Porto Alegre (RS) - Fone (51) 3289-8078 Na Internet • www.dominiopublico.gov.br - Biblioteca digital elaborada pelo Ministério da Educação. • http://virtualbooks.terra.com.br - Site para baixar livros gratuitamente. • www.editorakazua.com - Portal da editora que disponibiliza, no link Download, clássicos da literatura nacional e mundial.

EXPEDIENTE

Ele começou sua trajetória profissional como programador de rádio, fazendo os encaixes dos intervalos comerciais entre os blocos da programação regular de uma emissora. Porém, Paulo Ricardo Cesar de Andrade não resistiu ao chamado da Rudder e mudou completamente de área de atuação, virando segurança da empresa, função que desempenha há 20 anos. Mas sem perder o foco do que mais gosta em seu trabalho: o contato com as pessoas. Andrade, como é conhecido pelos colegas, hoje trabalha em um posto do Banco do Brasil, em Porto Alegre, e sente-se orgulhoso da atividade que desempenha. “Meu trabalho é importante porque possibilita que outras pessoas desempenhem as suas tarefas com segurança e tranquilidade”, resume. Nas horas de folga, ele também não para. Andrade costuma curtir a esposa Karen, as filhas Agnes e Allane e a netinha Yasmin, assistir a um bom filme e jogar futebol com os amigos aos sábados à tarde. “Sempre atuei na defesa, mas marco meus gols de vez em quando”, garante.


RUDDER NEWS Reconhecimento Mais uma vez, a Rudder foi apontada pela pesquisa Marcas de Quem Decide como a empresa de segurança mais lembrada pelos gaúchos. Os vencedores foram agraciados em evento realizado no dia 5 de março no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A divulgação dos premiados foi feita após um café da manhã, com a apresentação dos rankings e a entrega dos certificados. Promovida pelo Jornal do Comércio, Marcas de Quem Decide está comemorando 15 anos.

FUNCIONÁRIOS DESTAQUES Prevenção é o melhor remédio Antenado com as notícias, principalmente com os fatos que têm relação direta com seu trabalho, Wanderlei Calderon é do tipo que acha melhor prevenir do que remediar. Fiscal de Operações da Rudder em Londrina (PR), ele informou-se sobre as ocorrências policiais da região e deixou em alerta uma agência bancária no Paraná que é cliente da Rudder, na intenção de prevenir a gerência do banco sobre a onda de ataques que estava ocorrendo na cidade e nos arredores. A fiscalização regional do banco reconheceu o esforço de Wanderlei e o trabalho da Rudder na preservação da segurança patrimonial de seus clientes.

Rudder na RBS TV O gerente comercial da Rudder, Miguel Louzado, foi um dos entrevistados do RBS Notícias, da RBS TV Porto Alegre, em matéria sobre sistemas de segurança eletrônicos. O programa foi ao ar em janeiro e destacou o cuidado ao se contratar uma empresa de segurança. Paulo Mâncio, cliente da Rudder, também foi entrevistado e mostrou, em sua casa, a satisfação com o serviço. É possível conferir a matéria na íntegra no YouTube, no www.youtube.com/watch?v=-hMkZ0FrQBw.

Alarmes com tecnologia multiplex Unindo segurança e controle de acesso, as centrais multiplexadas de alarme implementadas pela Rudder possuem um sistema fácil de usar, que utiliza conceito modular, permitindo aos instaladores pouparem tempo e trabalho. Além de disponibilizar funções que tornam o sistema expansível, de instalação rápida e conveniente, a tecnologia também permite integrar soluções de controle de acesso, utilizando softwares para gerenciar os usuários e permissões de acessos.

Fechaduras de alta confiabilidade A Rudder disponibiliza um sistema de fechaduras de segurança eletromagnéticas que manda para o espaço os tradicionais trincos mecânicos. As fechaduras funcionam por meio de um bloqueio eletromagnético, que utiliza a força magnética para serem trancadas. Em caso de emergência, as fechaduras de segurança eletromagnéticas liberam automaticamente as portas ao corte de energia. A preocupação de que a porta não possa ser aberta devido a falha mecânica não existe.

VOCÊ SUGERE

Wanderlei Calderon, colaborador de Londrina (PR)

Outros elogios ao nosso pessoal:

A Gerência de Segurança da rede de agências do banco Itaú destacou a atuação da vigilante Orlanda Maria Velho, da agência de Esteio/RS. Um cliente Uniclass do banco elogiou formalmente o atendimento e a atenção da vigilante, sobretudo em relação à porta giratória. “A vigilante, atendendo as orientações da Rudder e do banco, age de maneira correta, com muito respeito e sorriso no rosto”, enalteceu o cliente. O banco afirmou que a atitude da senhora Orlanda “é exemplar e primordial para que os laços de parceria entre o Itaú e a Rudder sejam sempre efetivos”. O Sicredi elogiou a postura e o profissionalismo dos funcionários Daveson Araújo da Rocha e Luciano Pereira Duarte, que prestaram serviços no jantar de final de ano da diretoria da empresa. Altemir José Machado de Lima e André Ávila Ferrão receberam os agradecimentos de um cliente da agência Azenha do Banco do Brasil. Os seguranças encontraram a chave do carro que o cliente havia esquecido no local e a devolveram no dia seguinte, fato que resultou no elogio. A gerência da loja Intershop Nike Beira Rio enviou os parabéns a toda a equipe da Rudder, em especial ao assessor comercial Henrique e ao vigilante Cezar Fabris, pela parceria e desempenho em 2012. Vercidino Neves da Silva, vigilante da Rudder na sede da Fundação Bradesco, recebeu um belo cartão de Feliz Natal da empresa em que presta serviços.

Tem alguma sugestão de assunto para o Nossa Força? Encaminhe um email para jornal@rudder.com.br.

ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

Nossa Força 13 | Mar/Abr 2013  

Mulheres de fibra – Sim, elas abriram e ocuparam seus espaços, sem perder a doçura e a feminilidade.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you