Issuu on Google+

ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012

Exercícios práticos fazem parte das atividades de formação

Treinamento diferenciado

Em 1992, a Rudder dava mais um passo em direção à excelência no ramo da vigilância privada: a empresa criou o seu Centro de Formação. Desde o início das atividades da escola, a primeira preocupação foi montar um quadro de instrutores experientes e capacitados – todos têm curso superior e possuem um qualificado e extenso currículo na área de segurança. Conforme a coordenadora do Centro de Formação, Rosane Souza, são 19 professores e uma gama bem interessante de cursos que visam a dois aspectos fundamentais: treinar pessoas interessadas em atuar no segmento segurança e reciclar funcionários da empresa. O Centro oferece curso de vigilantes para o público em geral. “Vem gente de outros estados fazer o nosso treinamento. O diploma da Rudder tem um peso muito

grande na hora da entrevista de emprego”, revela Rosane. A empresa oferece uma turma por mês para trinta alunos – o número reduzido é para garantir a qualidade do atendimento. A procura é grande ao ponto de sempre existir lista de espera. A escola de formação também disponibiliza curso para Segurança Pessoal Privada, além de oferecer aos clientes Treinamentos Comportamentais dentro das empresas.

Na outra ponta, a Rudder preocupa-se com a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Apesar dos funcionários da área de segurança passarem por um treinamento rígido antes de entrarem na empresa, as atividades de qualificação interna acontecem constantemente envolvendo todos os setores. Muitas delas ocorrem justamente no Centro de Formação. No local, são enfatizadas, novamente, as disciplinas de legislação

aplicada à função, abordagem, práticas de tiro e manuseio dos equipamentos de segurança. Todas as ações direcionadas exclusivamente para os vigilantes são de acordo com a Portaria 387 do Ministério da Justiça em conjunto com a Polícia Federal. A palavra qualificação também vem em primeiro lugar em outra iniciativa da empresa. Rosane comanda, desde 2005, um programa direcionado para os vigilantes líderes, cerca de 60 funcionários por ano. O objetivo principal da iniciativa é capacitá-los para se integrarem perfeitamente com os seus colaboradores e relacionarem-se adequadamente com os clientes. Nos treinamentos, a psicóloga utiliza filmes e palavras-chave que fazem parte dos espetáculos da companhia circense Cirque Du Soleil. Tudo com a intenção de despertar o sentimento de liderança nos funcionários.


Despedir-se de um colega de trabalho é doloroso. Lembro bem de uma menina de 20 anos que bateu à porta da empresa cheia de sonhos. Seu nome: Vanda Maria Loss Guardiola. Sempre foi uma ótima funcionária. Vestiu a camiseta da Rudder com dedicação ímpar.

EXPERIÊNCIA DIRETO DA CASERNA Foto: Jonas Adriano

Adeus

Começou como secretária. Graças a sua dedicação, chegou ao cargo de diretora comercial. Comandou o setor com energia e competência, virtudes dos grandes administradores. Vanda partiu cedo, mas deixou um legado dentro da empresa. Foi um exemplo de conduta profissional para todos os colaboradores. Ficaram agora as recordações dos bons momentos compartilhados dentro da Rudder. Só me resta dizer: fique com Deus. Carlos Alberto Laude – Diretor Geral

PLANO DE SAÚDE

O instrutor é um dos mais experientes do Centro de Formação

Selmar Rodolfo Sperling tem no currículo militar vários serviços prestados à

Em função do reajuste anual, fique atento aos novos valores do convênio da Rudder com o Centro Clínico Gaúcho. Atendimento Ambulatorial: R$ 57,00 Atendimento Hospitalar: R$ 95,67 Os reajustes passam a valer a partir do dia 1° de outubro.

nação. Foi segurança pessoal de dois ex-presidentes da República e de vários

Hélio em dose dupla

• radiocomunicações, alarme e equipamentos;

O judoca do projeto Futuro Seguro Hélio Passos foi campeão em duas categorias, peso médio (até 90kg) e no absoluto (sem limite de peso), da 2ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos. O torneio ocorreu no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). A solenidade de abertura teve a presença do governador Tarso Genro e do secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe.

ministros. O oficial da reserva repassa toda essa vasta experiência na área de segurança para os alunos do Centro de Formação da Rudder. É considerado um dos melhores instrutores pela capacidade que tem de passar o conteúdo teórico usando exemplos práticos. Isso traz confiança aos colaboradores para enfrentar problemas durante o dia a dia da profissão de vigilante. Selmar é instrutor de três disciplinas: • segurança pública – crime organizado; • segurança patrimonial – vigilância. Para o instrutor, é fundamental o profissional de segurança dominar todos os equipamentos de comunicação. “A velocidade na transmissão da informação é, às vezes, o primeiro passo no combate ao crime”, destaca. Selmar não se descuida também da sua capacitação. “O setor de vigilância está sempre produzindo novos modelos eletrônicos para aperfeiçoar o sistema de proteção patrimonial ou de pessoas. E eu, como profissional da área, tenho que estar sempre atualizado com as principais novidades do mercado”, revela.


ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012

Dia a dia MAIS SEGURO

ORGULHO DE SER RUDDER

Saudade...

Foto: divulgação

No dia a dia, as pessoas sempre devem tomar certas precauções para não serem surpreendidas por ladrões. Conheça algumas instruções de segurança importantes para a sua proteção diária. • Quando estiver caminhando, observe o que acontece ao redor. Mantenha sempre 20 metros de distância de um suspeito e observe as mãos dele. Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito. • No momento dos exercícios ao ar livre, procure não usar fone de ouvido ou algo que distraia sua atenção. Mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas. • Nunca demonstre estar procurando um endereço. • O seu carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você mora, trabalha, estuda ou faz ginástica.

No dia 28 de outubro de 1974, começava a fusão da história da Rudder com a de Vanda Maria Loss Guardiola. Ela iniciou na empresa como secretária e foi com o tempo e experiência desenvolvendo um olhar periférico sobre tudo que acontecia em cada setor. A partir dos anos 90, graças ao seu profissionalismo e dedicação, foi promovida três vezes até chegar ao cargo de diretora comercial.

• Nunca use caixas eletrônicos à noite. Procure sempre usar caixas em mercados, shoppings e outros locais com segurança e público. • Evite abastecer em postos de combustíveis à noite. Também observe antes de entrar se há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos. Se desconfiar de algo, não entre. • Quando estiver parado de carro no sinal vermelho, a faixa central é a mais segura, pois o bandido ataca pelas calçadas ou pelo canteiro central. As primeiras fileiras são visadas para roubo de carros, as últimas para furto de objetos.

Dona Vanda respirava a Rudder. Foi uma das colaboradoras diretamente responsáveis pelo sucesso e referência da empresa no setor de segurança. “Profissional incansável que não se tranquilizava enquanto não atingisse o seu objetivo”, destaca o gerente comercial Miguel Louzado. Em virtude desse empenho, administrava com zelo e competência toda a área comercial do grupo Rudder. Sua relação com os clientes era modelo no departamento.

• Pedestres devem usar óculos escuros, andar rápido e no centro da calçada. Fique atento a veículos suspeitos. Mantenha a bolsa à frente do corpo.

Foto: Morguefile.com / dantada

*A sugestão da matéria foi do gerente operacional Gilberto Barreto. Envie sugestões você também para o email jornal@rudder.com.br.

Nas grandes cidades, procure andar em ruas movimentadas

A também gerente comercial Clarice Abreu Soares trabalhou 26 anos ao lado dela, desde que entrou na empresa em 1986. “Tudo o que eu sei, aprendi com ela”, ressalta emocionada. A relação das duas era de mãe e filha. Vanda cobrava Clarice como só as mães cobram das filhas. “Nossa relação era na sinceridade e respeito mútuo”, acrescenta. Para o diretor de Operações Coronel França, Vanda era exemplo de conhecimento e dedicação dentro da Rudder. Em 15 de junho de 2012, depois de quase quatro décadas trabalhando na Rudder, único local onde atuou, Vanda Guardiola faleceu, aos 57 anos, em virtude de uma neoplasia de pulmão. Vai deixar saudade e admiradores em todos os setores da empresa.

EXPEDIENTE

Este papel tem certificado FSC. Garante que a madeira utilizada é proveniente de florestas plantadas e sustentáveis.


RUDDER NEWS Palestra no Futuro Seguro O delegado da Polícia Civil e diretor do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Bolívar Lantada, palestrou para os alunos do projeto Futuro Seguro. O tema abordado foi “Projetos sociais esportivos na visão da segurança pública”. Ele enalteceu as oportunidades de crescimento pessoal e social das pessoas que participam destes projetos. O evento também foi aberto aos familiares das crianças e aconteceu no dia 4 de setembro no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE).

Imagem em alta resolução Conforme o gerente comercial da Rudder, Miguel

FUNCIONÁRIOS DESTAQUES Exemplo para todos Comprometimento e responsabilidade são palavras que se encaixam perfeitamente no perfil dos nossos profissionais. No dia 9 de agosto, a auxiliar de segurança Beatriz Aquino dos Santos foi elogiada pelo cliente Shopping Praia de Belas por comparecer ao treinamento interno mesmo estando de folga. A atitude será amplamente divulgada entre os funcionários pela Gerência de Segurança do centro de compras como exemplo de conduta profissional. Foto: Jonas Adriano

Louzado, a nova linha de câmeras megapixel IP revoluciona o conceito de monitoramento em segurança eletrônica. Com base em uma ótima resolução de imagens em Full HD (1920 x 1080), o equipamento possibilita visualizar com maior detalhe e nitidez as imagens gravadas. Alguns modelos, inclusive, possuem automação e cartão de memória para gravação. A utilização dessa tecnologia permite maior segurança aos clientes.

Operação na plataforma A Rudder está fazendo a segurança da construção da plataforma P-55 em Rio Grande. Ela é a primeira semisubmersível a ser montada no Estado e a maior do tipo a ser construída no país. A empresa também executa a proteção das plataformas P.63 e P.58 que estão sendo construídas pela Quip e CQG no canteiro junto ao Porto Novo. “Somos pioneiros nessa nova modalidade de serviço em segurança patrimonial”, explica o supervisor regional Jaime Sannes. O trabalho das nossas equipes vem recebendo inúmeros elogios das construtoras envolvidas no processo. *A matéria foi sugestão do vigilante Fábio Centeno

Mérito em segurança A Solae concedeu o certificado de Mérito em Segurança à Rudder. A distinção foi em virtude da nossa contribuição para a empresa, localizada em Esteio, atingir a marca recorde de 1000 dias sem acidentes com profissionais contratados. Ficamos muito orgulhosos em receber a premiação. A Solae é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias inovadoras à base de soja para os setores de produtos alimentícios, carne e produtos nutricionais.

VOCÊ SUGERE

A nova funcionária Beatriz se destaca pela dedicação

O colaborador Rudimar Machado Alves recebeu elogios pelo serviço prestado na unidade do Big em Alvorada. A iniciativa na identificação de um veículo suspeito nas proximidades de uma agência bancária na cidade de Triunfo rendeu inúmeros elogios do cliente Banco Itaú Unibanco aos nossos vigilantes Carlos Alberto Dias Gonçalves e Jonatas Lopes Marques. A atitude demonstra comprometimento com os procedimentos de segurança inerentes à função. O engenheiro de segurança da JBS Frangosul, Petter Pasin, destacou o trabalho de apoio realizado pela auxiliar de segurança Priscila Boff. Outros profissionais da empresa que foram destacados nos meses de julho e agosto: o vigilante Paulo Eduardo Mello, o auxiliar de segurança Renan Freitas da Silveira e a equipe que trabalhou no evento da LABS. Parabéns a todos!

Faça como o vigilante Fábio Centeno e nos ajude a fazer o Nossa Força. Envie um email para jornal@rudder.com.br com ideias para matérias. A sua participação é que faz a Nossa Força. ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012


Nossa Força 9 – Jul/Ago 2012