Revista online ed 10 outubro 2014

Page 14

Legionella Em que actividades, sectores e processos laborais é maior o risco de se encontrar a Legionella? Hotéis e restaurantes Edifícios comerciais Indústrias (torres de resfriamento e ar condicionado) Expedição Escolas Recintos desportivos, piscinas de natação e recreação, spas e saunas Consultórios dentários Hospitais e clínicas Locais de trabalho com (exemplos): Sistemas de água que incorporam uma torre de arrefecimento; Sistemas de água que incorporam um condensador evaporativo; Sistemas de água quente e fria; Banheiras de hidromassagem, jacuzzis e banheiras de spas; Humidificadores e sistemas de nebulização de água; Tubos de água para cadeiras de dentista; Tanques de arejamento em estações biológicas de tratamento e estações industriais de tratamento de águas residuais; Máquinas de limpeza com água a alta pressão; Outras estações e sistemas que contêm água com probabilidade de exceder 20°C de temperatura e que podem libertar vapor de água ou aerossóis. Que profissões ou profissionais comportam o maior risco de contágio com Legionella? Eis alguns exemplos: Técnicos de manutenção de aparelhos de ar condicionado ou sistemas de abastecimento de água; Dentistas; Soldadores; Trabalhadores em instalações de lavagem de viaturas; Mineiros; Profissionais de Saúde; Trabalhadores em estações industriais de tratamento de águas residuais; Profissionais da Hotelaria e restauração No fundo, qualquer actividade na qual se esteja em contacto com aerossóis que possam levar à inalação de gotículas de água. As situações laborais em que tal pode suceder são muito diversas. Daí que grande parte do esforço deva de ser despendido na aplicação de medidas preventivas.

A avaliação de risco é um elemento fundamental de qualquer actividade preventiva no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho. A lei 102/2009, alterada pela lei 3/2014, no seu artigo 15.º, prevê esta actividade como uma Obrigação da Entidade Empregadora, sujeita a contra-ordenação muito grave, a aplicar pela Autoridade para as Condições de trabalho, nos casos de incumprimento. A Avaliação de risco nesta situação consiste, em geral, nas seguintes acções: Exame regular da qualidade da água presente nos processos industriais. Análise do estado das condutas, junções, isolamentos, etc., dos sistemas de ventilação, irrigação, arrefecimento etc. Análise do estado dos condensadores, termoacumuladores, ares condicionados, humidificadores, sistemas de água quente e fria etc. Análise do estado de tubos, mangueiras, tanques, reservatórios...Análise do risco associado às situações de contacto humano com as fontes de risco. Que medidas de prevenção, saúde e segurança devem ser implementadas? A aplicação de medidas de prevenção é uma das Obrigações da Entidade Empregadora, prevista na Lei 102/2009, alterada pela Lei 3/2014.

Como devem actuar as empresas nas quais os elementos materiais propícios ao desenvolvimento da legionella estejam presentes? Em primeiro lugar, qualquer empresa nas situações anteriormente descritas, deve proceder, no âmbito das suas políticas preventivas à AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS NO LOCAL DE TRABALHO.

por: Luciana Coelho Técnica de Higiene e Segurança no Trabalho luciana.coelho@nortemed.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.