Festas & Eventos . Ano VIII . N.º 16 . Out 2010

Page 98

98

SUSTENTABILIDADE

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E CAMPANHAS DE BAIXO CARBONO: STEP BY STEP. Para as empresas, comunicar consiste na transmissão de informação que permite dar a conhecer ao mercado produtos, serviços e/ou mensa‑ gens corporativas. E são diversos os formatos de comunicação, quer se opte pela organização/patrocínio de eventos, como seminários ou concertos, ou pelo lançamento de campanhas publicitárias. Comunicar é também afirmar uma atitude, e os seus destinatários estão cada vez mais atentos, não só ao objecto comunicado, mas também à forma como é comuni‑ cado. A integração dos vectores ambiente e sustentabilidade tem, assim, uma importância crescente na comunicação. A Caixa Geral de Depósitos (CGD), sendo o maior banco nacional, com uma forte presença também na socie‑ dade portuguesa, promove anualmente um número significativo de acções de comunicação, entre as quais eventos e campanhas. De forma consequente e coerente com a sua Estratégia de Sustentabilidade e Programa Caixa Carbono Zero, a CGD elaborou um conjunto de guias práticos de compras de baixo carbono dedicados, especi‑ ficamente, à organização de eventos e à organização de campanhas e suportes de comunicação. Estes guias pretendem sensibilizar e informar todos os envolvidos nos processos de planeamento e organização de eventos, designadamente os seus colaboradores, para o impacte das suas decisões no ambiente e, em particular nas emissões de carbono. Apresentam também um conjunto de recomendações práticas

www.festaseeventos.net

para a minimização desses impactes, identificando alternativas com melhor desempenho (energético e ambiental), em cada uma das principais categorias de bens e serviços a contratar. O Guia Prático de Baixo Carbono: Organização de Eventos, por exemplo, aborda aspectos como a selecção do local de realização do evento, serviços de catering, produção e montagem de stands e materiais de apoio e promo‑ cionais, entre outros temas. O Guia Prático de Baixo Carbono: Campanhas e Suportes de Comunicação foca as categorias televisão e cinema, áudio, SMS e WEB (correio electró‑ nico, banners, micro‑sites), mupis e outdoors, produção e montagem de stands e materiais de apoio. Em cada documento é também apresentada uma lista dos selos, rótulos e certificações ambientais com relevância para cada uma das áreas em foco.

literacia ambiental e do carbono junto de um conjunto alargado de stakehol‑ ders, incluindo fornecedores, clientes e a sociedade em geral. Este é um compro‑ misso patente no Programa Caixa Carbono Zero, que concretiza a estratégia do Grupo CGD para as alterações climá‑ ticas. Assumida ao mais alto nível da gestão e transversal a toda a actividade do Banco, trata‑se de uma iniciativa única no sector financeiro português.

Os guias encontram‑se disponíveis para consulta no website da CGD (www.cgd.pt).

do Prémio Cidadania

A divulgação pública desta informação de suporte pela Caixa está em linha com o seu objectivo de promover a

O Programa Caixa Carbono Zero, recebeu, em 2010, o Prémio Iniciativa na categoria Ambiente ‑ distinção atribuída no âmbito das Empresas e Organizações, que visa distinguir a melhor iniciativa nacional desenvolvida na área do ambiente. E‑Value


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.