Issuu on Google+

Nº 40 – 02 de dezembro de 2011

http://www.inspetoriasalesiana.org.br/nh

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil lança uma proposta para animar as atividades pastorais 2012. Um novo subsídio para Colônia de Férias, Catequese, Ensino religioso e Grupos É com grande alegria que lhes apresento um excelente subsídio pastoral feito por muitas mãos, pessoas que dedicaram tempo e reflexão em vista da Colônia de Férias 2012. Com uma temática rica que ajuda a refletir a inteireza do ser humano, pois nos convida a vivenciar “A arte do bem viver”. Todos os anos a Colônia de Férias favorece o fortalecimento da caminhada das comunidades, oratórios, iniciativas que têm em vista a promoção da pessoa humana, ambientes educativos pastorais, a articulação de grupos jovens e a criação de várias experiências associativas eclesiais e sociais.

‘A arte do bem viver”. Uma proposta para crianças, adolescentes e jovens. Formato: 21x29,7 Páginas: 60 Pedidos: Pastoral Juvenil Inspetoria Salesiano do Nordeste do Brasil – Pastoral Juvenil (81) 2102.0800 pastoral.isneb@salesianosrec. org.br Valor: R$ 5,00 cada (+ despesa do correio)

A Colônia de Férias de 2012 tem como inspiração tanto a Estréia do Reitor-Mor: “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida”, quanto a Campanha da Fraternidade de 2012, com o tema: “Fraternidade e saúde pública” e o Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!”(Eclo, 38,8). Desejo que todos os que utilizarem este material possam ser instrumentos de transformação da juventude, especialmente dos jovens em situação de risco. E que Deus nos ajude nesta linda missão! Peça já o seu subsídio! Pe. Deyvson Soares dos Santos, SDB Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil

Nordeste Hoje - Ano XI - Nº 40 – 02 dezembro de 2011

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

1


VOCACIONADOS FAZEM RETIRO PARA O INGRESSO NO ASPIRANTADO 2012 Sharlon S. de Lucena, sdb

Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Instituto Salesiano de Filosofia, o retiro vocacional para os candidatos ao aspirantado 2012. Estavam presentes seis jovens vocacionados vindos da Paraíba, Pernambuco, Ceará e a equipe de animação vocacional. O retiro proporcionou aos candidatos momentos de profunda espiritualidade, para um discernimento responsável e comprometido com Cristo através do carisma salesiano. O pregador foi o P. Demontiér; em suas pregações teve o zelo de motivar os jovens falando da beleza e da atualidade da vocação salesiana como dom do Espírito Santo para a Igreja e para os jovens. Na missa conclusiva do retiro, presidida pelo P. Ildelfonso, os seis jovens entregaram no altar do santo Sacrifício seus respectivos pedidos para serem aspirantes em 2012. Rezemos ao Senhor por esses jovens, e que Ele continue enviando à nossa Congregação operários bons e fiéis.

NOTÍCIAS DAS CASAS

FORTALEZA – DOM BOSCO Ir.Quitéria Rosa-BRE e Jocasta Pimentel EXPERIÊNCIA DE EDUCOMUNICAÇÃO

Há três meses as Filhas de Maria Auxiliadora BRE vem companhando uma experiência de Educomunicação desenvolvida semanalmente( domingo das 9h as 10h da manhã) por Ir.Quitéria Rosa, Ir.Adriana Gomes e as formandas da Residência Santa Maria Mazzarello.A ousada experiência de fazer um programa vocacional na Radio Dom-Fortaleza foi proposta pelo salesiano, Padre Anderson Avelino que de imediato recebeu um sim acompanhado do nome do Programa “Nas Pegadas de Mazzarello”. Deste dia em diante as “ neo radialistas ” passaram por uma entrevista e após apresentação do projeto o programa vocacional passou a ser divulgado pelo site www.fmdombosco.com.br e pela 96,1 emissora líder em audiência na região e nas redes sociais .Assim ouvintes de toda parte do mundo podem acompanhar e conhecer um pouco mais sobre a pedagogia salesiana no jeito feminino de educar. Esta experiência tem por objetivo explorar a cultura vocacional realizada no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora- e Propagar o carisma salesiano na pedagogia de Madre Mazzarello , atualizado pelas FMA presentes nos cinco continentes. O “Nas Pegadas de Mazzarello” é um dos programas de destaque pelos ouvintes. A cada edição sinto a alegria de utilizar esta ferramenta para poder transmitir ao ouvinte uma experiência de fé deixada por nossa querida Main que em vida pediu que fosse “esquecida por todos porém lembrada por Deus”. È forte em meu coração o desejo de apresentar seu testemunho de vida sobretudo para as pessoas sedentas de Deus.”Por isso aceitei a proposta de estar à frente desse programa e sou grata aos salesianos da Comunidade do Colégio Dom Bosco de Fortaleza por Nordeste Hoje - Ano XI - Nº 40 – 02 dezembro de 2011

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

2


esta preciosa oportunidade. Acesse www.fmdombosco.com.br e acompanhe a mais uma experiência de espiritualidade salesiana promovido pelas Filhas de Maria Auxiliadora-Recife. FM DOM BOSCO RECEBE HOMENAGEM DA ACERT

Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, a rádio educativa FM Dom Bosco foi homenageada pela Acert (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão), pelos 10 anos de serviços prestados à sociedade. A solenidade aconteceu às 20h, durante a abertura da XIII Convenção Anual da Acert, no auditório José Flávio Costa Lima, da FIEC. Na ocasião, o diretor geral da emissora, Pe. Gilberto Silva recebeu a placa de homenagem. Em 25 de maio de 2001, foi aprovada e divulgada em Diário Oficial a outorga que permitia a concessão para a Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco atuar no serviço de radiodifusão sonora em freqüência modulada. A partir desse momento entrou no ar através da FM 96,1, a Rádio Dom Bosco. Atualmente, a emissora tem uma programação composta por noticiários, programas musicais, educativos e evangelizadores. Nestes dez anos a FM Dom Bosco conquistou a preferência da população fortalezense, que acompanha diariamente a programação. Segundo Pe. Gilberto Silva, o serviço que a emissora presta à comunidade local é de grande importância social, pois leva informações relevantes, conteúdos educativos e evangelizadores, para milhares de famílias.

FORTALEZA – DOM LUSTOSA Coordenação Pastoral RETIRO DA ADMA

Realizou-se dia 30/11, na chácara Nossa Senhora Auxiliadora, no Icaraí, o retiro do grupo da ADMA. O Pe. Wodson nos presenteou com uma belíssima reflexão. Com sabedoria nos ajudou a refletir sobre três pontos fundamentais: a importância do retiro, como estou chegando para este retiro e a necessidade de estarmos atentos, vigilantes, contextualizando com o tempo litúrgico: o Advento. Em sua fala vale salientar a necessidade de percebermos a importância dos dons que recebemos de Deus, como estamos na nossa vida organizando esses dons e que somos dons para as outras pessoas. “O Senhor colocou-nos no mundo para os outros”. Após a manhã de reflexão, oração e partilha, tivemos um gostoso almoço, partilhado por todos, lazer e a descoberta “dos anjos” com a entrega de presentes. Foi um dia maravilhoso! AÇÃO DE GRAÇAS

“A gratidão para com quem lhes fez o bem é a virtude que mais enfeita o coração de um jovem”, dizia Dom Bosco. Foi com este sentimento de gratidão que os alunos do 9º ano e 3º ano, pais, familiares, amigos e educadores nos reunimos para agradecermos a Deus pela caminhada dos nossos jovens educandos. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Wodson e concelebrada pelo Pe. Almeida. Ambos deixaram fortes mensagens de incentivo, dedicação aos estudos e, sobretudo, o cuidado com a formação humana e cristã. Estavam presentes também Pe. Gilberto e Pe. Anderson. Na oportunidade, Pe. Gilberto motivou os alunos do 3º ano a permanecerem firmes na formação salesiana participando do grupo dos ex-alunos. A diretora Rejane também deixou a sua mensagem de agradecimento às famílias e educadores.

Nordeste Hoje - Ano XI - Nº 40 – 02 dezembro de 2011

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

3


JABOATÃO - COLÔNIA Rafaela Andrade - Educadora I SIMULADO PARA INSTITUTOS TECNOLÓGICOS ( I SITOC)

A Escola Salesiana da Colônia é uma obra social, localizada em Jaboatão-PE, que beneficia cerca de 240 alunos, oferecendo educação integral do 1º ao 9º ano. Como estímulo à participação em provas de escolas técnicas, direcionando os alunos para uma boa formação, a equipe de professores do 9º ano promoveu o I Simulado para Institutos Tecnológicos ( I SITOC). O simulado aconteceu na sexta, 25, no horário da tarde. Como premiação para os quatro primeiros colocados: celular, mp4, pendrive e calculadora científica. A entrega da premiação, pelo diretor Pe. Eliano Queiroz, está prevista para a próxima missa da escola, dia 30 de novembro. Primeiros colocados: 1o. lugar : Salomão Lorran - 6,9; 2o. lugar : Mikaely Andrade - 6,7; 3o. lugar : Alekssander Moraes - 6,1; 4o. lugar : Breno Ângelo 5,8.

NATAL – GRAMORÉ Fonte: CEDB 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Nos dias 28 e 29/11/11, os jovens do Oratório Dom Bosco participaram da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A Conferência teve o Tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Município de Natal”. A participação dos jovens retrata a atuação do CEDB para promoção, defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociai. Participaram da Conferência Municipal 200 delegados de instituições filiadas ao COMDICA, profissionais de ONGs e de secretarias da Prefeitura do Natal, ale de crianças e adolescentes que participaram da pré-conferência. Esta Conferência é uma preparação e deliberação de propostas para as Conferências Estadual e Nacional.

NATAL – SÃO JOSÉ Luciana de Souza SALESIANO NATAL É O MAIS LEMBRADO NA PESQUISA TOP NATAL 2011

A quinta-feira, 10 de novembro, foi de festa para todos que fazem o Salesiano Natal. O colégio foi o grande vencedor da pesquisa Top Natal, que em sua décima edição elegeu as marcas mais lembradas do mercado em 32 segmentos diferentes. Realizada em julho deste ano, a pesquisa entrevistou 600 pessoas e elegeu o Salesiano como o Colégio Particular mais lembrado, com 17,2% da preferência popular. Uma vitória que traduz a formação de excelência, baseada nos valores de Dom Bosco e no trabalho contínuo de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Na foto, Padre José Mauro da Silva recebe o troféu das mãos do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Edivan Martins. Nordeste Hoje - Ano XI - Nº 40 – 02 dezembro de 2011

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

4


PARNAMIRIM – DOM BOSCO Fabiana Valério - Coord. Pedagógica ENCERRAMENTO FESTIVO

No dia 23 de novembro, os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de um momento festivo em que encerraram as atividades escolares com muita alegria. Agradecer a Deus pelas conquistas do ano 2011 foi o grande tema da festa. Por meio de acolhidas, visualização de fotos da trajetória e apresentação musical, os alunos puderam relembrar bons momentos e se confraternizar como verdadeiros alunos salesianos. Encerramos o ano com os votos de um Feliz Natal e um Ano Novo de plenas realizações.

RECIFE – POSNOVICIADO Antônio Neto QUEM PARTE, REPARTE VIDA E CAMINHO

Esta semana, o Cl. Walberto Giordano deu-nos a notícia de que não pedirá para renovar os votos que fez em 2009, pedindo assim um tempo para maior discernimento de sua vocação. Na sua despedida, não ficou um sentimento de “adeus”, mas de “até logo”. Nós que ficamos, esperamos confiantes em Deus, que ele continue firme em sua fé e sempre tome a decisão certa.

PÓS-NOVICIADO EM FESTA!

Dia 30 a nossa comunidade celebrou a vida do Padre Ildelfonso Mesquita. A festa aconteceu a noite, com um jantar festivo. Seguiram-se alhumas homenagens e demosntrações de afeto a ele que serve como formador dos pós-noviços. Nosso sentimento é de gratidão a Deus pela graça de sua presença em nossa comunidade. Desejamos muitos anos de vida plena nesta data querida!

SALVADOR – COLÉGIO DOM BOSCO/ PARALELA Gigliola Sena VESTIBULANDOS SE PREPARAM PARA 2º. FASE DA UFBA

Os estudantes do 3º ano do ensino médio estão fazendo uma revisão para os vestibulares da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). As aulas especificas começaram na semana passada, porém as orientações de estudos personalizadas, foram iniciadas na última segunda-feira, 28 de novembro. Nordeste Hoje - Ano XI - Nº 40 – 02 dezembro de 2011

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

5


VIAGEM AO SITIO DO CARROÇÃO

Roteiros estimulantes, um clima de aventura e descoberta foi a tônica da viajem ao Sítio Carroção dos estudantes do Ensino Fundamental I. O local fica situado em Tatui-SP, a atividade tem como objetivo confraternizar as turmas num espaço diferente da escola. Professores e coordenadoras do colégio se integram ao grupo de monitores do Hotel e participam com os educandos das gincanas, festas e esportes que são programadas para a ocasião. O passeio foi realizado entre os dias 25 e 27 de novembro. SALESIANO DOM BOSCO TORNA POSSÍVEL PRESÉPIO-MONUMENTO DE NA CIDADE DE SALVADOR-BA

A terceira cidade do país, Salvador-BA, ganhou um monumento de grande proporção (seis metros), um grande presépio, numa das mais vias importantes da cidade: a Avenida Paralela. A iniciativa foi possível a partir de uma parceria do colégio Salesiano Dom Bosco com o projeto “Salvador: Cidade Natal do Brasil” promovido pela Arquidiocese de Salvador. O objetivo é resgatar na cidade o autêntico espírito natalino centrado na figura do Deus-Menino. Inúmeras pessoas, famílias inteiras, passam diariamente pelo local para apreciar e tirar uma foto. A inauguração na segunda-feira, dia 28 de novembro, às 18h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e demais autoridades eclesiásticas, políticas, civis e a imprensa estiveram presentes. O presépio vai ficar aberto à visitação pública 24 horas por dia (com segurança) até 06 de janeiro, dia da Festa doReis Magos, quando será desmontado como manda a tradição. Porém, a cada ano, será remontado, no mesmo período, tornando-se um marco da celebração natalina da Capital.

70 ANOS DA RÁDIO EXCELSIOR

A estudante do 1º ano do ensino médio, Amanda Simões, interpretou Santa Catarina Labouré quando esta viu a aparição de Nossa Senhora das Graças. A apresentação aconteceu no dia 27 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), durante o Encontrão da Rádio Excelsior da Bahia – AM840. Cerca de quatro mil pessoas, entre: ouvintes, sócios e representantes do Clube Excelsior Vida estiveram presentes. Este ano, o evento fez parte das comemorações dos 70 anos da emissora.

CALENDÁRIO 05-06.11.2011 Conselho Inspetorial

ANIVERSARIANTES 04 – P José Rolim Rodrigues 06 – P César Casetta 09 – P Bernardo Roana INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL Equipe de redação/ edição: Jakeline Lira e Geraldino Souza Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Fone: (81) 2102-0800 - Fax: (81) 2102-0850 E-mail: nordestehoje@yahoo.com.br / ajs@salesianosrec.org.br e no - Site: www.inspetoriasalesiana.org.br Twitter: http://twitter.com/sdb_bre (Siga-nos!!!!)

Nordeste Hoje - Ano XI - Nº 40 – 02 dezembro de 2011

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

6


Nordeste Hoje 39